Parte do Circuito das Águas no estado de São Paulo, Monte Alegre do Sul reúne muitos atrativos para quem está à procura de uma viagem relaxante, em clima de cidade pequena de interior.
Aproveite as águas no Balneário ou mesmo na cachoeira, passeie pelas praças e aprecie os produtos artesanais da região, como as cachaças.
Quer saber mais sobre? Venha descobrir o que fazer em Monte Alegre do Sul.
Como chegar em Monte Alegre do Sul
Para quem está começando a planejar sua viagem, um dos primeiros passos é decidir qual transporte utilizar. Para quem vem de longe, o avião pode ser uma opção mais rápida.
Você pode procurar voos para o Aeroporto Viracopos, em Campinas, ou para os Aeroportos de Congonhas ou Guarulhos, em São Paulo.
Para sair da capital e ir até Monte Alegre do Sul, você pode escolher entre fazer a viagem de carro ou de ônibus. De carro, o caminho mais curto é pela Rodovia Fernão Dias.
Para ir de ônibus, você pode pegar o ônibus até Pinhalzinho pela Viação Bragança e de lá seguir até Monte Alegre do Sul pelo Expresso Metrópolis.
Quando visitar Monte Alegre do Sul
Em qualquer época do ano que você decidir programar sua viagem, você encontrará o que fazer em Monte Alegre do Sul.
Levando em consideração o calendário de eventos da cidade, uma boa dica é visitar Monte Alegre do Sul por volta do final de julho, quando acontece o Festival do Morango.
A cidade recebe diversas atrações e celebra o cultivo da fruta que faz parte de sua história, sendo Monte Alegre, ainda hoje, considerada uma das maiores produtoras de morango do Brasil.
O que fazer em Monte Alegre do Sul
Balneário Municipal

Uma das grandes atrações de Monte Alegre do Sul é seu Balneário Municipal, procurado por muitos viajantes que querem verdadeiramente relaxar.
E vamos combinar que com a rotina da vida corrida, um dos maiores luxos tem sido relaxar, não é mesmo?
O Balneário, cujas águas, segundo dizem, possuem propriedades curativas, oferece experiências como saunas, banhos de imersão, duchas, hidromassagem e outras atrações. Não deixe de incluir no seu planejamento do que fazer em Monte Alegre do Sul.
Locomotiva da Mogiana

Quer ver ao vivo um pedaço da história da região? Você pode visitar a Locomotiva da Mogiana, desativada em 1966, que pertencia à Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.
A Estação de Monte Alegre do Sul foi criada em 1890 e a locomotiva, datada de 1910, atualmente se encontra exposta na Estação da Mogiana.
Cristo Redentor

A 872 m de altitude, o Cristo Redentor observa de braços abertos a cidade de Monte Alegre do Sul. Portanto, além da visão do Cristo em si, você ainda pode curtir de um ponto de vista privilegiado o visual da região. Se você procura o que fazer em Monte Alegre do Sul, não deixe de fazer uma visita!
Praça Bom Jesus

Com muitos elementos históricos preservados, a Praça Bom Jesus possui aquele encanto que as construções antigas têm.
É lá que está localizado o Santuário do Senhor Bom Jesus. Além disso, os arredores da Praça preservam, ainda, a arquitetura dos casarões feitos com tijolos de barro e taipa de pilão.
Santuário do Senhor Bom Jesus

O Santuário do Senhor Bom Jesus está ligado a uma história cheia de fé: segundo se conta, no ano de 1873, Theodoro de Assis teria encontrado uma imagem do Senhor Bom Jesus em um ribeirão.
Esse achado se tornou um marco para a cidade, sendo que a data, 6 de agosto, se tornou o dia de homenagem ao padroeiro.
Theodoro ergueu uma capela, que foi demolida por seu patrão, e depois reconstruída em outro lugar.
Anos mais tarde, com a busca de uma igreja maior, foi construído o Santuário, que chama a atenção tanto por sua história quanto por sua beleza arquitetônica, que possui estilo neoclássico e foi inspirada em uma igreja romana.
Possui pinturas do artista italiano Domenico Rocco. Até hoje, o Santuário, o único do Circuito das Águas paulista, recebe muitas romarias.
Associarte

Uma boa maneira de conhecer a cultura da cidade e, de quebra, ainda apoiar os artesãos é visitar a Associarte.
A Associação de Artesãos de Monte Alegre do Sul foi fundada em 2005. Na sede da Associação, estão expostos diversos tipos de artesanato feito pelos moradores da cidade.
Encontre hospedagens com excelentes avaliações e pelo melhor custo-benefício!
Quanto antes você reservar maior será sua economia na diária! Confira agora as melhores opções de hoteis e pousadas!
Cachoeira das Andorinhas
A Cachoeira das Andorinhas é uma queda d’água formada pelo Rio Camanducaia. Com cerca de 10 m de altura, a bela cascata é cenário de uma revoada de andorinhas que lhe dão seu nome.
Mas tome cuidado, pois ela não é recomendada para banho.
Cachoeira do Sol

Outra cachoeira pra você aproveitar quando estiver procurando o que fazer em Monte Alegre do Sul é a Cachoeira do Sol.
Esta cachoeira fica em uma propriedade particular, de modo que é preciso pagar uma taxa para entrar. Mas com certeza vale a pena para apreciar as três diferentes quedas d’água, formadas por 30 nascentes.
Você vai viajar e não sabe se seu plano de saúde tem cobertura nacional?
Diversos convênios médicos não oferecem cobertura fora da sua região! Não viaje preocupado!
Contrate um Seguro Viagem Nacional, para que tenha assistência médica e odontológica, seguro de bagagem extraviada, assistência jurídica e mais um tanto de benefícios.
Mini Cidade
Imagine a cidade de Monte Alegre do Sul, mas em versão miniatura. Essa é a proposta da Mini Cidade: são pequenas casas e uma pequena reprodução do Santuário do Senhor Bom Jesus.
O principal objetivo é o lazer das crianças, mas acho que muitos de nós vão querer conhecer a mini cidade, não é?
As pequenas casas também abrigam agora uma exposição permanente, com releituras de grandes obras artísticas do mundo todo e também da região de Monte Alegre do Sul, valorizando os artistas locais.
Fazenda Experimental
Você já viu que o morango tem um papel central na economia de Monte Alegre do Sul, havendo, inclusive, um festival todinho dedicado à fruta.
Essa história começou com a Fazenda Experimental, local de criação das primeiras mudas da fruta em São Paulo.
Atualmente, a área da Fazenda é sede de um instituto de pesquisa relacionado ao agronegócio, mas ainda mantém preservadas algumas de suas construções típicas do período do ciclo do café, em estilo neoclássico.
Fonte Bom Jesus

As águas que tornam Monte Alegre do Sul (e todo o circuito das águas paulista) tão famosas estão presentes por toda a cidade.
Você pode desfrutar delas, por exemplo, na Fonte Bom Jesus, e, segundo se diz, aproveitar seus efeitos curativos sobre diversas enfermidades.
Fonte da Índia

Outro lugar em que você pode encontrar as famosas águas minerais é a Fonte da Índia. Além de aproveitar a água, você conhecerá um lugar cercado por muitas lendas: dizem que a fonte de água no local teria brotado a partir das lágrimas da Índia Obirici.
A região onde se localiza a Fonte é bastante arborizada e, por isso, muito buscada para quem gosta de passear de bicicleta ou caminhar.
Lago dos Patos

Um passeio ao ar livre à beira do lago em um clima gostoso como é o de Monte Alegre do Sul não parece má ideia, não é mesmo?
O Lago dos Patos, cujo nome “oficial” é Lago do Girardelli, fica localizado na Área de Lazer Vereador José Francisco Baldi.
A Área de Lazer inclui, ainda, um parque de diversões para crianças e a Fonte Caetano Sérgio Manfrini.
Memorial Mauro Silva
Se você é daqueles brasileiros apaixonados por futebol, já encontrou o que fazer em Monte Alegre do Sul: visitar o Memorial Mauro Silva.
O Museu homenageia o jogador, tetracampeão mundial, que viveu durante parte de sua vida na cidade. O acervo do museu envolveu troféus, camisas, chuteiras e outros artigos pertencentes a Mauro.
Pontilhão da Mogiana

Você já viu o trem da Mogiana e deve ter percebido a importância dessa forma de transporte para a região.
Outro marco dessa história preservado na cidade é o Pontilhão da Mogiana, ponte sobre o Rio Camanducaia com estrutura metálica, que foi importada dos Estados Unidos por volta de 1887 para a passagem do trem.
Praça Recanto Sebastião Silva

A Praça Recanto Sebastião Silva fica localizada próxima ao Balneário Municipal. Possui um parquinho para as crianças e um ambiente arborizado e agradável para visitantes de todas as idades.
Projeto Memória
Se você gosta de conhecer melhor a história das cidades, não deixe de incluir em sua programação do que fazer em Monte Alegre do Sul o Projeto Memória.
O museu reúne fragmentos de objetos e fotografias que apresentam a história arquitetônica dos séculos XIX e XX, explorando antigos estilos e técnicas de construção.
Cachaçarias

Quem gosta de uma boa aguardente, tão parte da cultura brasileira, ficará feliz em saber que Monte Alegre do Sul possui mais de 40 alambiques artesanais.
Para conhecer e aproveitar um pouco mais dessa cultura, você pode procurar pela Rota da Cachaça, que passa por diversas, muitas inclusive premiadas, cachaçarias da cidade.
Onde ficar em Monte Alegre do Sul
Depois de todo esse delicioso passeio, é hora de descansar, certo? E pra dormir tranquilo durante a viagem, escolha um hotel com um bom custo benefício. Para quem está se perguntando o que fazer em Monte Alegre do Sul para se hospedar bem, aqui vão algumas dicas.
Pousada Ypê das Montanhas

Uma boa opção de hospedagem na cidade é a Pousada Ypê das Montanhas.
Além dos quartos com TV e outras comodidades, a pousada apresenta bons atrativos como piscina, bar, jardim, sauna, mesa de bilhar e churrasqueira.
O café da manhã também é oferecido pela Ypê das Montanhas.
Pousada e Pesqueiro Trem do Peixe

A segunda dica é a Pousada Villa Balneário. Os quartos desta Pousada possuem TV, área de estar e nas áreas comuns os hóspedes podem aproveitar a piscina ao ar livre, o jardim, lounge compartilhado e outras comodidades.
O café da manhã também estará disponível.
Dicas para o viajante de Monte Alegre do Sul
Gostou dessas dicas do que fazer em Monte Alegre do Sul?
Aproveite seus dias de viagem para realmente relaxar e curtir os dias em clima de interior sem muitas preocupações.
Boa viagem!
Planeje sua viagem para Monte Alegre do Sul
Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.
Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.
É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.
O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.
Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.
Nunca foi tão barato e simples viajar com malas premium! No GetMalas você aluga malas sem complicações e com muita segurança.
Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.
Planeje sua Viagem pelo Brasil toda por aqui!
Finalmente, depois de uma avalanche de dicas, aqui está a última e mais importante: Em viagens, tempo é igual a dinheiro. Para poupar seu precioso tempo, reuni todos os sites que você precisará para planejar o que fazer na sua próxima aventura.
⛪ Hotel: Reserve já sua hospedagem pelo Booking e economize. Simples assim!
❤ Seguro Viagem: A Real Seguro Viagem é a melhor assistência à saúde e cobertura para imprevistos.
♟️ Passeios Incríveis: Com a Civitatis descubra passeios autênticos e seguros!
⛽ Aluguel de Carro: Alugue seu carro com a RentCars e compare preços. Sua aventura do seu jeito!
✈ Passagens aéreas: Com o Skyscanner encontre descontos de até 35% para todos os destinos.