De volta ao mar de morros de Minas, a viagem de hoje leva você até a pacata e receptiva cidade de Monte Sião, simplicidade e aconchego na Capital das Malhas, uma localidade aninhada nos vales da fronteira entre Minas Gerais e o estado de São Paulo que se consagrou por seus trabalhos de malhas e tricô, reconhecidos em todo o Brasil.
Embora reconhecida como município somente em 1932, o registro do primeiro assentamento nas montanhas data de 1819, num período em que o garimpo já deixara de ser a perspectiva de fortuna e dias melhores para muitos trabalhadores.
Pouco mais de dois séculos depois, o produto mais valioso de Monte Sião não é de metal, mas sim de tecido. Com uma grande quantidade de confecções artesanais, sobretudo de tricô, muitas famílias monte-sionenses puderam desenvolver técnicas únicas no campo da moda tradicional.
Nos meses frios de inverno, cada vez mais visitantes de todas as partes do Brasil vêm descobrindo o que fazer em Monte Sião.
encontrar em meio ao frio alpino das montanhas a recepção calorosa de seus habitantes e dos produtos feitos como em nenhuma outra parte do país.
Como chegar em Monte Sião
Formular um bom roteiro de viagem é fundamental antes de listarmos o que fazer em Monte Sião.
A proximidade de outros destinos turísticos consagrados, como Poços de Caldas e Águas de Lindóia, já no interior paulista, permitem a você mais opções de incrementar o passeio, embora o foco de nossa viagem esteja na Capital das Malhas.
Chegar a Monte Sião não é uma tarefa difícil!
Para quem reside na capital paulista, por exemplo, a distância curta e as excelentes opções de estrada proporcionam uma ótima oportunidade de turismo bate-e-volta.
Antes de elaborar seu roteiro do que fazer em Monte Sião, listamos várias opções de acesso para facilitar o planejamento de sua viagem:
Como chegar em Monte Sião de ônibus
Quem aposta no transporte público como opção preferida de viagem pode contar com várias opções para chegar a Monte Sião.
O paulistano tem o ponto de partida de seu passeio no Terminal Rodoviário do Tietê, onde a Viação Bragança mantém linhas e horários regulares para a Capital das Malhas.
A distância pode ser coberta em cerca de quatro horas, em média.
Se você vem de Belo Horizonte ou outras cidades vizinhas da capital de Minas Gerais, o expresso Gardênia leva você até a cidade de Pouso Alegre, onde depois de um rápido traslado para outro coletivo também da Gardênia, pode-se seguir até a localidade de Jacutinga, a apenas 23 quilômetros de Monte Sião.
A ligação entre as duas cidades é feita pelas viações Danúbio Azul e Guerino Seiscento, com itinerários locais todos os dias. Outra opção ainda inclui os táxis, que são bem mais caros.
Já que vem do Rio de Janeiro em busca das malhas tradicionais da serra mineira vai precisar pegar o ônibus da linha para a capital São Paulo, através de empresas como a Kaissara, 1001 e a clássica Expresso Brasileiro.
De lá, pode-se seguir as mesmas opções dos paulistanos, com a Viação Bragança levando você até Monte Sião.
Como chegar em Monte Sião de carro
Se você possui carro próprio e sai de São Paulo, a melhor opção para sua viagem é a saída pela Fernão Dias (BR-381) até a intersecção para a cidade de Bragança Paulista, onde a viagem prossegue pela BR-146.
Na Fernão Dias, há cobrança de pedágio de passagem, num trajeto que totaliza 160km.
Os motoristas de Belo Horizonte ou que viajam vindos de outras partes de Minas Gerais mais ao norte devem seguir a BR-381 sentido Sul (indicado pelas placas) até a intersecção com a MG-459 em Pouso Alegre, onde, após um curto trecho pela MG-290 até a cidade de Ouro Fino, a BR-146 leva você até Monte Sião.
Já quem dirige a partir do Rio de Janeiro deve seguir pela BR-116 (Rio x São Paulo) até a cidade de Lorena, no Vale do Paraíba, e subir a Serra da Mantiqueira pela BR-459 até Pouso Alegre. De lá, as instruções são as mesmas para quem vem do interior de Minas.
Como chegar em Monte Sião de avião
Não existem voos regulares diretos para a cidade de Monte Sião.
Quem vem do Rio de Janeiro pode usar a ponte aérea para São Paulo, com voos regulares que partem do Galeão, Aeroporto Internacional Tom Jobim ou o Santos Dumont, com opções de chegada à capital paulista em Congonhas Viracopos (situado em Campinas, não é a opção mais viável para quem busca o que fazer em Monte Sião) ou Guarulhos.
Feita a conexão com o Terminal do Tietê, o restante do trajeto é feito de ônibus pela Viação Bragança. O mesmo vale para quem escolhe voar a partir de Belo Horizonte, com os voos partindo dos terminais da Pampulha e Confins.
As companhias aéreas que disponibilizam o serviço são a Azul, Gol e Latam. Veja os melhores preço por aqui!
Quando visitar Monte Sião
A escolha da melhor temporada para sua viagem pode impactar positivamente sua experiência de conhecer o que fazer em Monte Sião. Embora seja tradicionalmente uma cidade serrana, Monte Sião possui atrações que podem ser conhecidas tanto no verão quanto na estação fria.
Quem busca conhecer o melhor das malhas de tricô que consagraram a cidade no panorama da moda de inverno nacional deve procurar viajar nos meses de outono e inverno, compreendidos entre abril e agosto.
É nessa época, sobretudo, que você poderá desfrutar das inúmeras atrações oferecidas pelo Festival Multicultural de Inverno.
Um evento de grandes proporções que, desde 2013, quando foi realizado pela primeira vez, atrai um grande fluxo de visitantes para a localidade.
Além das tendas de moda de inverno, você poderá desfrutar de dezenas de shows com grande variedade de estilo e gêneros musicais, exposições de arte, peças de teatro, desfiles de moda, competições esportivas e eventos de gastronomia e culinária típica.
Tudo isso em uma infraestrutura montada para servir milhares de pessoas em mais de 40 dias de festa.
Fora do contexto de atrações de inverno, muitas pessoas viajam a Monte Sião nos meses de primavera e verão para conhecer suas águas e fontes com propriedades terapêuticas, que, a exemplo de outras cidades consagradas por seus balneários como Caxambu, São Lourenço e Lambari, são conhecidas há décadas por suas fontes termais.
Alguns exemplos mais conhecidos são a fonte Virtuosa, com águas magnesianas a quais são atribuídos efeitos cicatrizantes, e a fonte Virtuosinha, com águas dotadas de radioatividade natural também com propriedades de cura.
3 hospedagens com excelente avaliações em Monte Sião
($) Os viajantes que querem economizar o Hotel Novo Horizonte é um dos hotéis que recomendo mais barato.
($$) Com excelente custo-benefício proximo aos pontos turisticos é o Vivas Hotel e Casa.
($$) Se quiser hospedar com muito conforto a Pousada Villa Di Carpi é uma das hospedagens preferidas.
Se você desejar, pode clicar aqui e conferir mais ofertas de hospedagem em Monte Sião.
O que fazer em Monte Sião
Assim como em outras cidades do Sul de Minas, encontrar o que fazer em Monte Sião é uma tarefa fácil e prazerosa, que levará você a mergulhar num universo de diversidade histórica e cultural único e rico.
Com uma vasta gama de atrativos naturais e culturais, Monte Sião oferece a seus visitantes a genuína experiência de estar imerso no bucólico cotidiano das pequenas cidades da Mantiqueira.
Confira abaixo alguns dos pontos de interesse que farão sua viagem ainda mais rica e inesquecível.
Igreja Nossa Senhora da Medalha Milagrosa
Aqui, você terá a oportunidade de conhecer a primeira igreja consagrada a Nossa Senhora da Medalha no Brasil, erigida em 1849. Extremamente bem-conservada, seu espaço amplo e seus vitrais fazem deste templo um destino obrigatório para os praticantes do turismo religioso.
Nas dependências da igreja você também encontrará painéis descritivos com a história da igreja e de sua respectiva divindade, além de testemunhos de fiéis e uma pequena lojinha de artigos religiosos, com uma excelente infraestrutura de acessibilidade.
Mosteiro de Santíssima Trindade de Monte Sião

Neste retiro monástico, você poderá conhecer um pouco mais da história religiosa de Monte Sião, bem como os hábitos e costumes dos monges da Trindade.
A tradição monástica que prega a busca pela paz e comunhão com Deus em meio ao estudo das Escrituras e no convívio com a Natureza torna-se uma experiência profunda que pode ser compartilhada e vivida pelo visitante, numa área repleta de muito verde, paisagens montanhosas e um ambiente acolhedor e aconchegante que convida qualquer um a ficar e desfrutar da atmosfera de paz por um pouco mais de tempo.
Porcelana Monte Sião

Além das malharias e dos trabalhos em tricô, você vai descobrir que a lista do que fazer em Monte Sião vai ainda mais além de seu repertório de moda de inverno.
Um dos exemplos mais tradicionais e conhecidos são as porcelanas confeccionadas artesanalmente, seguindo uma receita única cujas origens remontam ao final da década de 1950, quando as primeiras peças foram feitas para serem vendidas na região.
Apesar de possuir inspiração remota nas peças de porcelanas portuguesas, o estilo artístico das peças de Monte Sião consagrou-se de forma única a se tornar referência no gênero em todo o Brasil.
Hoje, passados mais de 60 anos que a primeira jarra foi moldada, você pode conhecer a loja e a fábrica deste ilustre ofício, que, seguindo os métodos e as técnicas de produção passadas de geração a geração, são hoje uma das marcas registradas de Monte Sião.
Praça Prefeito Mário Zucato

Ponto de encontro central da cidade e palco do Festival Multicultural de Inverno, esta simpática praça dos anos 1940 carrega o nome do primeiro prefeito da cidade, depois de sua elevação à categoria de município.
Aqui, você poderá conhecer os melhores e mais originais trabalhos de topiaria, que é a arte de esculpir figuras em copas de árvores e arbustos.
A tradição começou ainda na década de 1940, quando o jardineiro Estevan Comune começou a dar formas variadas ao arvoredo, aos arbustos e aos ciprestes, numa técnica rara que pode ser vista em pouquíssimos lugares atualmente.
A praça Prefeito Mário Zucato abriga ainda fontes e chafarizes e é também o ponto de referência para diversos outros locais de interesse do que se fazer em Monte Sião, como bares, hotéis, pousadas e restaurantes.
Museu Histórico e Geográfico de Monte Sião

As primeiras conversas para a criação de um museu destinado a contar a história do povo monte-sionense remetem a 1975, por iniciativa da Fundação Cultural Pascoal Andreta.
Oito anos depois, já em 1983, o Museu Histórico e Geográfico de Monte Sião abriu suas portas ao público, sendo mantido pela mesma instituição que o idealizou até os dias de hoje.
Aqui, você encontrará a maior e melhor das atrações culturais de Monte Sião, tendo a oportunidade de conhecer de perto carros antigos, a caldeira de uma locomotiva a vapor, um projetor de cinema da década de 1930, filmes de época e muito mais.
Outras atrações únicas incluem a réplica exata de uma caverna nas dependências do Museu, armas e equipamentos da revolução de 1932 e a placa de nomeação da fonte Marie Curie, uma homenagem à célebre cientista polonesa que visitou Monte Sião em 1926 para estudar as propriedades radioativas das fontes termais de Virtuosa e Virtuosinha, em 1926.
Ao visitar o Museu Histórico e Geográfico, você descobrirá muito mais!
Malharias e Confecções
As primeiras malharias de Monte Sião aglomeraram-se em torno da loja e fábrica de porcelanas, como consequência do aumento do fluxo de turistas na região na segunda metade do século XX.
Os teares, rocas e outros equipamentos característicos dessa primeira época da indústria das malhas podem hoje ser vistos no Museu Histórico e Geográfico da cidade.
Hoje, um dos tópicos mais importantes da lista do que fazer em Monte Sião é escolher entre as dezenas de malharias tradicionais da cidade, que com cada estilo único e artesanal do ofício do tricô, farão facilmente com que você se perca em centenas de peças variadas, que agradam a diferentes gostos e corpos.
O que comprar em Monte Sião
Você dificilmente poderá procurar o que fazer em Monte Sião sem pensar nas compras nas lojas de produtos típicos, souvenires e artesanatos manuais.
Seja como recordação ou presentes para quem ficou em casa, aqui você descobre as melhores opções de lojas e estabelecimentos para levar para casa o melhor da Capital das Malhas:
Malhas e Tricôs
Como mencionamos nas linhas anteriores, você poderá escolher dentre as muitas opções de fabricantes de malhas que a cidade oferece
Com o recente boom no turismo ocasionado pela criação do Festival Multicultural de Inverno, os negócios se diversificaram a ponto de haver uma ampla oferta, o que facilita ao visitante escolher os melhores preços e peças para levar para casa.
Você pode conferir uma lista das principais malharias de Monte Sião no portal.
Peças de Porcelana

A Porcelana Monte Sião mantém uma loja da fábrica em suas dependências, onde você pode conhecer todo o processo de fabricação de uma das louçarias mais consagradas de todo o estado de Minas Gerais.
Na simpática e aconchegante lojinha, você poderá escolher pratos, jogos de xícara, bules, caçarolas e muitos outros itens que darão um toque genuinamente mineiro a sua cozinha.
Onde comer em Monte Sião
Como qualquer boa cidade mineira, você encontrará na Capital das Malhas uma deliciosa comida tradicional que remete a muitos memórias da infância, enquanto a outros proporciona um mergulho de cabeça na experiência gastronômica regional.
Aqui, você pode conferir algumas das melhores opções que farão da procura do que fazer em Monte Sião uma experiência de satisfazer os sentidos.
A primeira delas é o Restaurante Cheiro Verde: como o tempero que dá nome ao restaurante, você poderá comer aqui a genuína comida mateira de fogão à lenha, tendo como destaques o tutu, o arroz tropeiro e a consagrada feijoada.
Outras opções no mesmo molde incluem o tradicional restaurante Tempero Mineiro e o Todo Sabor.
Já quem busca uma boa carta de carnes, a melhor pedida é o Cantinho da Costela, uma tradicional churrascaria bem no centro da cidade.
Boas pedidas para saídas noturnas incluem o Seu Bar, a Pizzaria do Roberto e a Choperia Mansão, essa última destacada por sua temática vintage.
Onde ficar em Monte Sião
Monte Sião conta com diversos hotéis e pousadas de todos os tipos, que certamente darão um toque aconchegante e requintado à sua viagem.
Não importa se você é um viajante que esta sozinho, está em família, numa excursão ou numa romântica viagem a dois, separamos aqui as melhores opções dos estabelecimentos que serão seu lar durante toda a estadia.
Hotel Dorta’s: Onde se hospedar na cidade de Monte Sião

Situado no coração de Monte Sião, o Hotel Dorta’s é o refúgio perfeito para aqueles que desejam desfrutar do charmoso sul de Minas Gerais. Conhecida como a capital nacional do tricô, esta cidade acolhe viajantes em busca de roupas de tricô de alta qualidade e de experiências genuínas mineiras.
- Localização estratégica: Está a poucos minutos dos principais pontos turísticos da cidade.
- Café da manhã mineiro: Com grãos do monte e deliciosos pães caseiros.
- Ambiente acolhedor: Perfeito para finais de semana ou viagens prolongadas.
Os visitantes frequentemente comentam sobre o atendimento acolhedor e amigável. “Nossa estadia no Hotel Dorta’s foi uma delícia! O café da manhã mineiro é imperdível”, disse um hóspede recente.
A divisa entre São Paulo e Minas Gerais permite fácil acesso ao hotel, tornando-o uma opção conveniente para aqueles que viajam de diversas regiões.
Além disso, para quem procura loja porcelana Monte Sião ou deseja aproveitar a cidade, este é o lugar ideal para começar.
Hotel Villa De Minas: Aproveitar a cidade turística de MG

O Hotel Villa De Minas representa a essência do que é Monte Sião: uma cidade rica em tradição e cultura. Conhecida como a capital nacional do tricô, Monte Sião é um destino imperdível para aqueles que apreciam moda e história.
- Próximo às atrações turísticas: Localizado próximo aos principais pontos turísticos de Monte Sião.
- Conforto e tradição: Quartos aconchegantes e um ambiente que reflete a cultura de Minas.
- Trilha das malhas: Um tour especializado para os amantes de tricô.
“Adorei a trilha das malhas! Comprei um lindo vestido de tricô e aprendi muito sobre a história da cidade”, comenta uma turista de São Paulo. E para os que querem conhecer mais sobre Monte Sião, o hotel oferece dicas de passeios e atividades na região.
Fazenda Monte Sião: Roteiro no charmoso sul de Minas Gerais

Imagine-se despertando ao som dos pássaros e com uma vista panorâmica das montanhas de Monte Sião. É exatamente isso que a Fazenda Monte Sião oferece aos seus visitantes. Localizada no sul do estado de Minas, essa hospedagem combina natureza e conforto de uma forma única.
- Contato com a natureza: Uma vasta área verde para caminhadas e piqueniques.
- Cultura mineira: Delicie-se com o tradicional café da manhã mineiro, com destaque para os grãos do monte.
- Atividades ao ar livre: Passeios a cavalo, pesca e trilhas ecológicas.
Muitos visitantes se surpreendem com a riqueza cultural da região. “A Fazenda Monte Sião é um pedacinho do céu em Minas Gerais! O contato com a natureza renovou minhas energias”, compartilhou um hóspede.
Fazenda Guarany Country: Conhecida como a capital de hospedagem em Monte Sião

Localizada no coração de Monte Sião, a Fazenda Guarany Country é mais do que uma hospedagem: é uma experiência completa no sul de Minas Gerais. Aqui, tradição e modernidade se encontram para proporcionar momentos inesquecíveis.
- Ambiente rústico e sofisticado: Acomodações confortáveis com um toque mineiro.
- Gastronomia local: Saboreie pratos típicos preparados com ingredientes frescos da fazenda.
- Passeios pela fazenda: Explore a propriedade e conheça a verdadeira vida no campo.
Grande Glória de Águas de Lindóia: Pontos turísticos e conforto na divisa de São Paulo e Minas Gerais

O Grande Glória não é apenas um hotel, mas uma experiência completa na divisa de São Paulo e Minas Gerais. Oferece luxo, conforto e uma série de atividades para tornar sua estadia em Monte Sião inesquecível.
- Localização estratégica: Situado na divisa, oferece o melhor de ambos os estados.
- Spa e bem-estar: Tratamentos relaxantes após um dia explorando a cidade.
- Atendimento de primeira: A equipe está sempre pronta para atender e fazer da sua estadia algo especial.
Dicas para o viajante de Monte Sião
Visitar Monte Sião é mais do que uma viagem; é uma jornada emocional através da arte, cultura e tradição. Esta charmosa cidade tem algo a oferecer a todos, desde a moda tricô até a rica história automobilística.
- Coração da Cidade: A praça Prefeito Mário Zucato é onde tudo começa. Toda a cidade se abre a partir deste ponto, tornando fácil encontrar o que fazer em Monte Sião.
- Hotel Dorta’s e Shopping Petras: Se você se hospeda no Hotel Dorta’s, terá acesso direto ao Shopping Petras, um paraíso para os amantes de tricô. A malharia local é uma arte passada entre gerações.
- Encontro de Veículos Antigos de Águas de Lindóia: A cidade vizinha sedia o mais tradicional encontro de carros antigos do Brasil. Se você é um entusiasta de automóveis, planeje sua visita nos arredores de abril para presenciar este evento marcante.
- Experiência Única e Receptividade: A pequena Capital das Malhas oferece uma experiência calorosa e receptiva que transcende o clima frio da Mantiqueira. A arte das porcelanas, a comida feita artesanalmente com amor, e a tranquilidade dos jardins do monastério tecem recordações que ficarão com você para sempre.
Como alguém que visitou Monte Sião, posso garantir que sua viagem será uma renovação para o corpo e a alma. Você se encontrará imerso em uma cultura vibrante, cheia de calor humano e tradição.
E não se esqueça de trazer um casaco! As malhas de lá são a melhor maneira de ficar quente enquanto você explora todos os encantos da cidade. Quem sabe, você pode até descobrir uma nova paixão pelo tricô, como minha mãe fez!
Planeje sua Viagem toda por aqui!
Finalmente, depois de uma avalanche de dicas, aqui está a última e mais importante: Em viagens, tempo é igual a dinheiro. Para poupar seu precioso tempo, reuni todos os sites que você precisará para planejar o que fazer na sua próxima aventura.
⛪ Hotel: Reserve já sua hospedagem pelo Booking e economize. Simples assim!
❤ Seguro Viagem: A Real Seguro Viagem é a melhor assistência à saúde e cobertura para imprevistos.
♟️ Passeios Incríveis: Com a Civitatis descubra passeios autênticos e seguros!
⛽ Aluguel de Carro: Alugue seu carro com a RentCars e compare preços. Sua aventura do seu jeito!
✈ Passagens aéreas: Com o Skyscanner encontre descontos de até 35% para todos os destinos.
Planeje sua Viagem pelo Brasil toda por aqui!
Finalmente, depois de uma avalanche de dicas, aqui está a última e mais importante: Em viagens, tempo é igual a dinheiro. Para poupar seu precioso tempo, reuni todos os sites que você precisará para planejar o que fazer na sua próxima aventura.
⛪ Hotel: Reserve já sua hospedagem pelo Booking e economize. Simples assim!
❤ Seguro Viagem: A Real Seguro Viagem é a melhor assistência à saúde e cobertura para imprevistos.
♟️ Passeios Incríveis: Com a Civitatis descubra passeios autênticos e seguros!
⛽ Aluguel de Carro: Alugue seu carro com a RentCars e compare preços. Sua aventura do seu jeito!
✈ Passagens aéreas: Com o Skyscanner encontre descontos de até 35% para todos os destinos.