O Que Fazer em Monte Sião: Dicas Gerais, Onde Comprar e Onde Ficar

Brasil Minas Gerais O Que Fazer em Monte Sião: Dicas Gerais, Onde Comprar e Onde...

De volta ao mar de morros de Minas, a viagem de hoje leva você até a pacata e receptiva cidade de Monte Sião, simplicidade e aconchego na Capital das Malhas, uma localidade aninhada nos vales da fronteira entre Minas Gerais e o estado de São Paulo que se consagrou por seus trabalhos de malhas e tricô, reconhecidos em todo o Brasil.

Embora reconhecida como município somente em 1932, o registro do primeiro assentamento nas montanhas data de 1819, num período em que o garimpo já deixara de ser a perspectiva de fortuna e dias melhores para muitos trabalhadores.

Pouco mais de dois séculos depois, o produto mais valioso de Monte Sião não é de metal, mas sim de tecido. Com uma grande quantidade de confecções artesanais, sobretudo de tricô, muitas famílias monte-sionenses puderam desenvolver técnicas únicas no campo da moda tradicional.

Nos meses frios de inverno, cada vez mais visitantes de todas as partes do Brasil vêm descobrindo o que fazer em Monte Sião: encontrar em meio ao frio alpino das montanhas a recepção calorosa de seus habitantes e dos produtos feitos como em nenhuma outra parte do país.

Como chegar em Monte Sião?

Formular um bom roteiro de viagem é fundamental antes de listarmos o que fazer em Monte Sião. A proximidade de outros destinos turísticos consagrados, como Poços de Caldas e Águas de Lindóia, já no interior paulista, permitem a você mais opções de incrementar o passeio, embora o foco de nossa viagem esteja na Capital das Malhas.

Chegar a Monte Sião não é uma tarefa difícil: para quem reside na capital paulista, por exemplo, a distância curta e as excelentes opções de estrada proporcionam uma ótima oportunidade de turismo bate-e-volta.

Antes de elaborar seu roteiro do que fazer em Monte Sião, listamos várias opções de acesso para facilitar o planejamento de sua viagem:

De ônibus

Quem aposta no transporte público como opção preferida de viagem pode contar com várias opções para chegar a Monte Sião. O paulistano tem o ponto de partida de seu passeio no Terminal Rodoviário do Tietê, onde a Viação Bragança mantém linhas e horários regulares para a Capital das Malhas.

A distância pode ser coberta em cerca de quatro horas, em média. Se você vem de Belo Horizonte ou outras cidades vizinhas da capital de Minas Gerais, o expresso Gardênia leva você até a cidade de Pouso Alegre, onde depois de um rápido traslado para outro coletivo também da Gardênia, pode-se seguir até a localidade de Jacutinga, a apenas 23 quilômetros de Monte Sião.

A ligação entre as duas cidades é feita pelas viações Danúbio Azul e Guerino Seiscento, com itinerários locais todos os dias. Outra opção ainda inclui os táxis, que são bem mais caros.

Já que vem do Rio de Janeiro em busca das malhas tradicionais da serra mineira vai precisar pegar o ônibus da linha para a capital São Paulo, através de empresas como a Kaissara, 1001 e a clássica Expresso Brasileiro. De lá, pode-se seguir as mesmas opções dos paulistanos, com a Viação Bragança levando você até Monte Sião.

Não perca tempo e evite filas da rodoviária!
Compre online sua passagem de ônibus para qualquer lugar do Brasil.

Reserve na ClickBus

De carro

Se você possui carro próprio e sai de São Paulo, a melhor opção para sua viagem é a saída pela Fernão Dias (BR-381) até a intersecção para a cidade de Bragança Paulista, onde a viagem prossegue pela BR-146.

Na Fernão Dias, há cobrança de pedágio de passagem, num trajeto que totaliza 160km.

Os motoristas de Belo Horizonte ou que viajam vindos de outras partes de Minas Gerais mais ao norte devem seguir a BR-381 sentido Sul (indicado pelas placas) até a intersecção com a MG-459 em Pouso Alegre, onde, após um curto trecho pela MG-290 até a cidade de Ouro Fino, a BR-146 leva você até Monte Sião.

Já quem dirige a partir do Rio de Janeiro deve seguir pela BR-116 (Rio x São Paulo) até a cidade de Lorena, no Vale do Paraíba, e subir a Serra da Mantiqueira pela BR-459 até Pouso Alegre. De lá, as instruções são as mesmas para quem vem do interior de Minas. 

A melhor forma de explorar um novo destino é com a liberdade total!

Faça um cotação na RentalCars, a maior empresa de comparação de Aluguel de Carro, além disso você tem a vantagem de poder pagar em 12 vezes sem juros, pagando em Reais e sem IOF.

Reserve Agora!!

De avião

Não existem voos regulares diretos para a cidade de Monte Sião. Quem vem do Rio de Janeiro pode usar a ponte aérea para São Paulo, com voos regulares que partem do Galeão, Aeroporto Internacional Tom Jobim ou o Santos Dumont, com opções de chegada à capital paulista em Congonhas Viracopos (situado em Campinas, não é a opção mais viável para quem busca o que fazer em Monte Sião) ou Guarulhos.

Feita a conexão com o Terminal do Tietê, o restante do trajeto é feito de ônibus pela Viação Bragança. O mesmo vale para quem escolhe voar a partir de Belo Horizonte, com os voos partindo dos terminais da Pampulha e Confins. As companhias aéreas que disponibilizam o serviço são a Azul, Gol e Latam.

Quando visitar Monte Sião

A escolha da melhor temporada para sua viagem pode impactar positivamente sua experiência de conhecer o que fazer em Monte Sião. Embora seja tradicionalmente uma cidade serrana, Monte Sião possui atrações que podem ser conhecidas tanto no verão quanto na estação fria.

Quem busca conhecer o melhor das malhas de tricô que consagraram a cidade no panorama da moda de inverno nacional deve procurar viajar nos meses de outono e inverno, compreendidos entre abril e agosto.

É nessa época, sobretudo, que você poderá desfrutar das inúmeras atrações oferecidas pelo Festival Multicultural de Inverno – um evento de grandes proporções que, desde 2013, quando foi realizado pela primeira vez, atrai um grande fluxo de visitantes para a localidade.

Além das tendas de moda de inverno, você poderá desfrutar de dezenas de shows com grande variedade de estilo e gêneros musicais, exposições de arte, peças de teatro, desfiles de moda, competições esportivas e eventos de gastronomia e culinária típica – tudo isso em uma infraestrutura montada para servir milhares de pessoas em mais de 40 dias de festa.

Fora do contexto de atrações de inverno, muitas pessoas viajam a Monte Sião nos meses de primavera e verão para conhecer suas águas e fontes com propriedades terapêuticas, que, a exemplo de outras cidades consagradas por seus balneários como Caxambu, São Lourenço e Lambari, são conhecidas há décadas por suas fontes termais.

Alguns exemplos mais conhecidos são a fonte Virtuosa, com águas magnesianas a quais são atribuídos efeitos cicatrizantes, e a fonte Virtuosinha, com águas dotadas de radioatividade natural também com propriedades de cura. 

O que fazer em Monte Sião

Assim como em outras cidades do Sul de Minas, encontrar o que fazer em Monte Sião é uma tarefa fácil e prazerosa, que levará você a mergulhar num universo de diversidade histórica e cultural único e rico.

Com uma vasta gama de atrativos naturais e culturais, Monte Sião oferece a seus visitantes a genuína experiência de estar imerso no bucólico cotidiano das pequenas cidades da Mantiqueira.

Confira abaixo alguns dos pontos de interesse que farão sua viagem ainda mais rica e inesquecível:

  • Igreja Nossa Senhora da Medalha Milagrosa
  • Mosteiro de Santíssima Trindade de Monte Sião
  • Museu Histórico e Geográfico de Monte Sião
  • Malharias e Confecções
  • Porcelana Monte Sião
  • Praça Prefeito Mário Zucato

Igreja Nossa Senhora da Medalha Milagrosa

Aqui, você terá a oportunidade de conhecer a primeira igreja consagrada a Nossa Senhora da Medalha no Brasil, erigida em 1849. Extremamente bem-conservada, seu espaço amplo e seus vitrais fazem deste templo um destino obrigatório para os praticantes do turismo religioso.

Nas dependências da igreja você também encontrará painéis descritivos com a história da igreja e de sua respectiva divindade, além de testemunhos de fiéis e uma pequena lojinha de artigos religiosos, com uma excelente infraestrutura de acessibilidade. 

Mosteiro de Santíssima Trindade de Monte Sião

Mosteiro Santíssima Trindade
Mosteiro Santíssima Trindade

Neste retiro monástico, você poderá conhecer um pouco mais da história religiosa de Monte Sião, bem como os hábitos e costumes dos monges da Trindade.

A tradição monástica que prega a busca pela paz e comunhão com Deus em meio ao estudo das Escrituras e no convívio com a Natureza torna-se uma experiência profunda que pode ser compartilhada e vivida pelo visitante, numa área repleta de muito verde, paisagens montanhosas e um ambiente acolhedor e aconchegante que convida qualquer um a ficar e desfrutar da atmosfera de paz por um pouco mais de tempo. 

Você vai viajar? Você sabe se seu plano de saúde tem cobertura nacional?

Diversos convênios médicos não oferecem cobertura fora da sua região! Não viaje preocupado! Contrate um Seguro Viagem Nacional para que tenha assistência médica e odontológica, seguro de bagagem extraviada, assistência jurídica e mais um tanto de benefícios.

Fazer Cotação

Porcelana Monte Sião

Porcelana Monte Sião
Porcelana Monte Sião

Além das malharias e dos trabalhos em tricô, você vai descobrir que a lista do que fazer em Monte Sião vai ainda mais além de seu repertório de moda de inverno.

Um dos exemplos mais tradicionais e conhecidos são as porcelanas confeccionadas artesanalmente, seguindo uma receita única cujas origens remontam ao final da década de 1950, quando as primeiras peças foram feitas para serem vendidas na região.

Apesar de possuir inspiração remota nas peças de porcelanas portuguesas, o estilo artístico das peças de Monte Sião consagrou-se de forma única a se tornar referência no gênero em todo o Brasil.

Hoje, passados mais de 60 anos que a primeira jarra foi moldada, você pode conhecer a loja e a fábrica deste ilustre ofício, que, seguindo os métodos e as técnicas de produção passadas de geração a geração, são hoje uma das marcas registradas de Monte Sião. 

Praça Prefeito Mário Zucato

Praça Prefeito Mário Zucato
Praça Prefeito Mário Zucato

Ponto de encontro central da cidade e palco do Festival Multicultural de Inverno, esta simpática praça dos anos 1940 carrega o nome do primeiro prefeito da cidade, depois de sua elevação à categoria de município.

Aqui, você poderá conhecer os melhores e mais originais trabalhos de topiaria, que é a arte de esculpir figuras em copas de árvores e arbustos.

A tradição começou ainda na década de 1940, quando o jardineiro Estevan Comune começou a dar formas variadas ao arvoredo, aos arbustos e aos ciprestes, numa técnica rara que pode ser vista em pouquíssimos lugares atualmente.

A praça Prefeito Mário Zucato abriga ainda fontes e chafarizes e é também o ponto de referência para diversos outros locais de interesse do que se fazer em Monte Sião, como bares, hotéis, pousadas e restaurantes. 

Museu Histórico e Geográfico de Monte Sião

Museu Histórico e Geográfico
Museu Histórico e Geográfico

As primeiras conversas para a criação de um museu destinado a contar a história do povo monte-sionense remetem a 1975, por iniciativa da Fundação Cultural Pascoal Andreta.

Oito anos depois, já em 1983, o Museu Histórico e Geográfico de Monte Sião abriu suas portas ao público, sendo mantido pela mesma instituição que o idealizou até os dias de hoje.

Aqui, você encontrará a maior e melhor das atrações culturais de Monte Sião, tendo a oportunidade de conhecer de perto carros antigos, a caldeira de uma locomotiva a vapor, um projetor de cinema da década de 1930, filmes de época e muito mais.

Outras atrações únicas incluem a réplica exata de uma caverna nas dependências do Museu, armas e equipamentos da revolução de 1932 e a placa de nomeação da fonte Marie Curie, uma homenagem à célebre cientista polonesa que visitou Monte Sião em 1926 para estudar as propriedades radioativas das fontes termais de Virtuosa e Virtuosinha, em 1926. Ao visitar o Museu Histórico e Geográfico, você descobrirá muito mais!

Malharias e Confecções

As primeiras malharias de Monte Sião aglomeraram-se em torno da loja e fábrica de porcelanas, como consequência do aumento do fluxo de turistas na região na segunda metade do século XX.

Os teares, rocas e outros equipamentos característicos dessa primeira época da indústria das malhas podem hoje ser vistos no Museu Histórico e Geográfico da cidade.

Hoje, um dos tópicos mais importantes da lista do que fazer em Monte Sião é escolher entre as dezenas de malharias tradicionais da cidade, que com cada estilo único e artesanal do ofício do tricô, farão facilmente com que você se perca em centenas de peças variadas, que agradam a diferentes gostos e corpos. 

Procurando hospedagem em Monte Sião e Água de Lindóia pelo melhor preço?
Você sabia que quanto mais cedo você reservar, maior será sua economia paga pela diária! Confira agora diversas opções de hospedagem em Monte Sião e os hotéis em Água de Lindóia!

RESERVE AGORA

O que comprar em Monte Sião

Você dificilmente poderá procurar o que fazer em Monte Sião sem pensar nas compras nas lojas de produtos típicos, souvenires e artesanatos manuais.

Seja como recordação ou presentes para quem ficou em casa, aqui você descobre as melhores opções de lojas e estabelecimentos para levar para casa o melhor da Capital das Malhas:

Malhas e Tricôs

Como mencionamos nas linhas anteriores, você poderá escolher dentre as muitas opções de fabricantes de malhas que a cidade oferece; com o recente boom no turismo ocasionado pela criação do Festival Multicultural de Inverno, os negócios se diversificaram a ponto de haver uma ampla oferta, o que facilita ao visitante escolher os melhores preços e peças para levar para casa.

Você pode conferir uma lista das principais malharias de Monte Sião no portal.

Peças de Porcelana

Porcelana Monte Sião | Divulgação
Porcelana Monte Sião | Divulgação

A Porcelana Monte Sião mantém uma loja da fábrica em suas dependências, onde você pode conhecer todo o processo de fabricação de uma das louçarias mais consagradas de todo o estado de Minas Gerais.

Na simpática e aconchegante lojinha, você poderá escolher pratos, jogos de xícara, bules, caçarolas e muitos outros itens que darão um toque genuinamente mineiro a sua cozinha.

Onde comer em Monte Sião 

Como qualquer boa cidade mineira, você encontrará na Capital das Malhas uma deliciosa comida tradicional que remete a muitos memórias da infância, enquanto a outros proporciona um mergulho de cabeça na experiência gastronômica regional. Aqui, você pode conferir algumas das melhores opções que farão da procura do que fazer em Monte Sião uma experiência de satisfazer os sentidos.

A primeira delas é o Restaurante Cheiro Verde: como o tempero que dá nome ao restaurante, você poderá comer aqui a genuína comida mateira de fogão à lenha, tendo como destaques o tutu, o arroz tropeiro e a consagrada feijoada.

Outras opções no mesmo molde incluem o tradicional restaurante Tempero Mineiro e o Todo Sabor.

Já quem busca uma boa carta de carnes, a melhor pedida é o Cantinho da Costela, uma tradicional churrascaria bem no centro da cidade.

Boas pedidas para saídas noturnas incluem o Seu Bar, a Pizzaria do Roberto e a Choperia Mansão, essa última destacada por sua temática vintage.

Onde ficar em Monte Sião 

Monte Sião conta com diversos hotéis e pousadas de todos os tipos, que certamente darão um toque aconchegante e requintado à sua viagem.

Não importa se você é um viajante que esta sozinho, está em família, numa excursão ou numa romântica viagem a dois, separamos aqui as melhores opções dos estabelecimentos que serão seu lar durante toda a estadia.

Hotel de Luxo em Monte Sião

Grande Hotel Glória de Águas de Lindóia

Booking.com

Grande Hotel Glória | Divulgação
Grande Hotel Glória | Divulgação

A mais conhecida delas é o Grande Hotel Glória de Águas de Lindóia: com uma infraestrutura completa que oferece café da manhã no pacote, apartamentos luxuosamente equipados e mobiliados e com uma excelente localização na praça Prefeito Mário Zucato, é uma excelente pedida para casais viajantes.

Reserve por aqui sua estadia no Grande Hotel Glória de Águas de Lindóia

Melhores Hotéis para família em Monte Sião

Hotel Fazenda Guarany Country

Booking.com

Hotel Guarany | Divulgação
Hotel Guarany | Divulgação

O Hotel Fazenda Guarany Country, por sua vez, conta com uma infinidade de atrações em seu carrossel, como quadras, campo de futebol, piscinas, tobogãs, estandes de tiro com arco e flecha e muito mais, sendo a melhor alternativa para excursões e famílias com crianças.

Reserve por aqui sua estadia no Hotel Fazenda Guarany Country

Hotel Fazenda Monte Sião

Booking.com

Hotel Fazenda Monte Sião | Divulgação
Hotel Fazenda Monte Sião | Divulgação

Outra opção do gênero, o Hotel Fazenda Monte Sião, dá a você possibilidade de escolher a alternativa mais vantajosa para seu passeio.

Reserve por aqui sua estadia no Hotel Fazenda Monte Sião

Hotel mais barato em Monte Sião

Para quem viaja sozinho, uma boa pedida é o tradicional Hotel Dorta´s.

Hotel Dorta´s

Booking.com

Hotel Dorta's | Divulgação
Hotel Dorta’s | Divulgação

endereco-google-maps Praça Prefeito Mario Zucato, 113. O hotel esta situado a 5km do Parque Aquático Thermas Águas de Lindóia e A 6,5km do Antigo Cristo Redentor e do Queijobom Center.

icone_valor_ingressos O preço da diária para uma pessoa no Hotel Dorta´s é aproximadamente R$110.
O preço da diária para casal é de aproximadamente R$220

Reserve por aqui sua estadia no Hotel Dorta´s

Dicas para o viajante de Monte Sião

A praça Prefeito Mário Zucato é o coração da cidade, encontrar o que fazer em Monte Sião é uma tarefa fácil tomando a praça central como ponto de partida para os passeios. 

Quem se hospeda no Hotel Petras tem acesso direto pelo Hotel ao Shopping Petras, uma galeria voltada exclusivamente para a venda de malharias e fabricantes de tricô. 

A cidade vizinha de Águas de Lindóia, no estado de São Paulo, costuma sediar o Encontro de Veículos Antigos de Águas de Lindóia, o mais tradicional de seu gênero em todo o Brasil. Quem busca um atrativo imediato nos arredores da cidade pode escolher a data da visita para os arredores de abril, quando acontece o evento. 

Visitar Monte Sião é uma experiência que nenhum amante de viagens deveria perder. Ainda que pequena em tamanho, a Capital das Malhas oferece no frio da Mantiqueira o calor e a receptividade de seus habitantes.

Através de suas águas com propriedades de cura, a arte das porcelanas e das malhas passadas entre gerações, a comida feita artesanalmente com amor e a paz que reina nos jardins do monastério proporcionarão a você uma experiência de renovação por dentro e por fora, tecendo recordações de uma viagem que dificilmente será esquecida. 

Planeje sua viagem para Monte Sião

Após um turbilhão de informações no decorrer desse post, vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Esse ditado pode parecer comum, mas te garanto que nunca fez tanto sentido. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens, Fica Ativo e Planeje-se.

Para planejar uma viagem, começo sempre pela hospedagem. Quando minha intenção é descanso e curtir o hotel vou de Zarpo. Se for um passeio onde quero aproveitar todas as experiências da cidade, prefiro o Booking, mas quando é uma viagem em família já corro atrás mesmo é do AirBnb.

É tão recomendável que chega a ser obrigatório. O seguro viagem tem muitos pontos positivos, mas o principal para mim são os cuidados relativos à saúde, você pode entender mais sobre o assunto no artigo “Porque contratar um seguro viagem nacional?” ou fazer cotação através do Seguros Promo.

#FicaAtivoNoCupom: até o dia 18/11/2020 o Seguros Promo está com uma promoção única de 15% de desconto em todos os planos de seguro viagem usando o cupom BNOVEMBER. Ah! E pagando via boleto bancário você tem mais 5% de desconto.

Experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. O aluguel de carro garante essa oportunidade incrível. Através da RentCars, você consegue comparar preços entre 146 locadoras ao redor do Brasil.

O momento em que vou bater o martelo da data da próxima viagem, utilizo o site que encontro os melhores preços e promoções de passagens áreas: Passagens Promo, comprove você mesmo através desse link.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação. Até o momento não tive problema em minhas viagens nesse sentido, mas é sempre bom Ficar Ativo caso isso aconteça.

Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

16FansLike
176FollowersFollow
40FollowersFollow
- Propaganda -
- Propaganda -
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.