Então, você está planejando visitar Montes Claros, MG, né? Aposto que está pensando, “O que há para se fazer nessa cidade?” Bem, Montes Claros não é apenas uma cidade mineira qualquer.
Conhecida como a “princesinha do norte”, essa cidade da região norte de Minas tem muito a oferecer! Não é à toa que tem se tornado um dos cartões postais do estado de Minas.
Localizada a uns tantos km da capital, Belo Horizonte, Montes Claros é um convite para aqueles que desejam entrar em contato com a natureza, conferir atrações únicas e saborear comidas típicas (já provou o arroz com pequi? Um tempero que só Minas sabe fazer!). Ah, e não posso esquecer das cachaças típicas da região norte. São de dar água na boca!
Dentre os principais pontos turísticos, você encontrará desde trilhas que te levam a deslumbrantes cachoeiras até centros culturais que te contam a história rica e vibrante dessa cidade mineira.
E falando em história, a universidade estadual de Montes Claros é um polo de conhecimento que se destaca em toda a região.
Agora, se você é do tipo que gosta de fazer compras ou simplesmente passear por um shopping, o Montes Claros Shopping te espera com os braços abertos.
E depois de um dia inteiro explorando, que tal uma visita ao Parque Municipal Milton Prates? Uma vasta área verde que com certeza fará você se sentir revigorado!
Um pouco da História de Montes Claros
Fundada em 1857, Montes Claros foi inicialmente descoberta por bandeirantes no século XVI. Durante a época colonial, as riquezas da região foram amplamente exploradas pelos invasores, entre eles Fernão Dias, o bandeirante mais conhecido da história brasileira.
Com o passar dos anos, a cidade foi crescendo vertiginosamente. A economia foi se consolidando e a industrialização da região aconteceu na década de 70 e foi importante para o fortalecimento de Montes Claros.
Atualmente o município montes-clarense é o lar de aproximadamente 420 mil pessoas, o que a torna uma das maiores cidades de todo o estado mineiro.
Em relação ao turismo, Montes Claros se destaca no quesito cultura e também por proporcionar diversas possibilidades de turismo ecológico, ideal para os viajantes que querem entrar em contato com a natureza.
Quando visitar Montes Claros
Por estar situada mais ao norte do país, Montes Claros possui um clima tropical e não registra temperaturas muito baixas. Por conta disso, é possível encontrar altas temperaturas nesta cidade durante o ano inteiro.
No entanto, o turista deve estar ciente que durante o verão há chuvas frequentes na região, assim, a dica para quem quer sair para explorar as atrações a céu aberto é optar por outras estações.
Onde ficar em Montes Claros
Uma das partes mais difíceis de planejar uma viagem é saber onde ficar. Afinal, uma hospedagem aconchegante pode até mesmo definir se a viagem foi boa ou ruim. Por conta disso, separamos algumas dicas de hotéis para ficar em Montes Claros.
Hotel Dubai Suítes
Já quem está à procura de um espaço que irá oferecer uma experiência única certamente amará o Hotel Dubai Suítes. Este hotel contém uma estrutura impecável, com ótimos quartos, academia e restaurante.
As suítes possuem TV de LED com canais via satélite e banheiros privativos com secador de cabelo e produtos de banho de cortesia
Porém, o que certamente chama a atenção é a sua belíssima piscina de borda infinita, pela qual é possível ter uma bela visão da cidade de Montes Claros.
Se você gosta de explorar a cidade, o Dubai Suítes fica relativamente perto do Museu Regional do Norte de Minas e você pode chegar ao Museu do Folclore em uma caminhada de 20 minutos.
E se você quiser fazer compras, o Ibituruna Center e o Montes Claros Shopping Center estão perto.
Intercity Montes Claros
Quer a experiência de se hospedar em um hotel que oferece tudo para o maior conforto dos seus clientes? Então talvez o Intercity seja a melhor solução.
O Intercity Montes Claros é um hotel 4 estrelas que possui uma estrutura moderna e está situado a 13 minutos do aeroporto e próximo às áreas comerciais e de entretenimento da cidade, além de oferecer apartamentos modernos e um café da manhã delicioso.
Os quartos são climatizados com Wi-Fi gratuito e banheiro privado, e conta também com um restaurante que serve pratos brasileiros e italianos e um bar.
O Intercity Montes Claros oferece café da manhã gratuito, terraço, serviço de lavanderia e Wi-Fi gratuito nos quartos com velocidade de 25+ Mbps. Ademais, há também um bar e uma academia no hotel.
O que fazer em Montes Claros: Os Pontos Turísticos Imperdíveis
Não faltam opções de lazer em Montes Claros. A cidade é bem rica no turismo cultural, mas também há infinitas possibilidades para se divertir em meio a natureza.
Assim, separamos algumas recomendações que não podem ser deixadas de lado na sua lista de o que fazer em Montes Claros. Confira:
Parque Estadual da Lapa Grande
Este parque é uma ótima opção de lugar para os turistas amantes da natureza colocarem na lista de o que fazer em Montes Claros. Ele se trata de uma reserva ambiental muito bem conservada, onde é possível fazer trilhas e tomar banhos de cachoeira.
Aqui é possível entrar em contato com uma flora praticamente intacta, além disso, também dá para chegar perto de vários animais que vivem neste parque. Não há muita infraestrutura, então o ideal é ir bem preparado para este passeio.
Ao longo do passeio também é possível adentrar em algumas grutas. Recomendo aos visitantes que passem por essa experiência magnífica, pois a visão de dentro de uma é indescritível.
Fazendas do Cipó
Outra forma de entrar em contato com a natureza é visitando as fazendas do entorno da cidade. As Fazenda do Cipó, por exemplo, são excelentes dicas sobre o que fazer em Montes Claros.
Ao visitá-las, os turistas terão um contato direto com a história da cidade, além de apreciar de perto práticas rurais e experimentar comidas e bebidas típicas. Como também entrar em contato com diversos animais.
Fazenda Zuculin
No entanto, os turistas com espírito aventureiro devem incluir no seu roteiro de o que fazer em Montes Claros a Fazenda Zuculin (Associação de Escaladores do Norte de Minas Gerais), um espaço que conta com diversos paredões naturais para serem escalados.
A fazenda toda em si é belíssima, e conta com cachoeiras ao seu redor. Quem não for amante de escaladas não precisa se preocupar, é possível curtir o passeio aproveitando o contato com a natureza que ele proporciona.
Cachoeira Duas Quedas
Considerada por muitos uma das cachoeiras mais bonitas de Montes Claros, a Duas Quedas é certamente a melhor para nadar, visto que ela possui um poço muito amplo, mas não fundo o suficiente a ponto de ser perigoso para crianças e pessoas que não sabem nadar.
A água dela é bem limpa e cristalina e a queda é bem impressionante. Além disso, ela não fica muito longe da cidade, pois está localizada na Fazenda da Lage e dá para acessá-la mais tranquilamente utilizando um carro.
Mercado Municipal de Montes Claros
Quem deseja levar uma lembrancinha da viagem até esta cidade deve colocar no Mercado Municipal na lista de o que fazer em Montes Claros. Afinal, lá é possível encontrar diversas coisas que relembram essa cidade, desde artesanatos até doces, comidas e bebidas.
O espaço é bem amplo e muito movimentado, mas tudo de forma bem organizada, isso o torna o ambiente ideal para quem deseja conhecer mais a cultura e costumes da cidade.
Museu Regional do Norte de Minas
Mas para os turistas que desejam se aprofundar na cultura da região, não tem como dispensar uma visita ao Museu Regional do Norte de Minas.
Este espaço possui um acervo riquíssimo, cheio de documentos, fotos e outros itens que rememoram a história desta região.
Os amantes de arquitetura também irão apreciar o passeio, pois o museu está localizado em um casarão histórico, com um projeto arquitetônico que chama a atenção.
O prédio está muito bem preservado e o centro conta com funcionários bem instruídos. A entrada é gratuita e ele fica aberto diariamente.
Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
Se você está procurando por um lugar sagrado e cheio de história para visitar, não perca a oportunidade de conhecer essa igreja maravilhosa!
Com sua arquitetura imponente e detalhes esculpidos cuidadosamente, a Catedral Metropolitana é uma verdadeira joia da região. Sua construção começou em 1948 e levou mais de 20 anos para ser concluída, tornando-se um símbolo da fé e da devoção da comunidade local.
Uma das características mais impressionantes da igreja é sua imponente torre, que se ergue majestosa ao céu. Do alto, você pode ter uma vista incrível da cidade e desfrutar de uma paisagem inesquecível.
Além da arquitetura espetacular, a Catedral Metropolitana também é rica em história e tradição. Você pode visitar seu interior para admirar seus lindos vitrais, seus altares e sua imponente imagem de Nossa Senhora Aparecida. Aqui, você pode se sentir transportado para outra época e mergulhar no universo espiritual que envolve essa igreja
Onde comer em Montes Claros
Tal como o restante do estado mineiro, a culinária de Montes Claros reúne tudo que há de melhor na gastronomia de Minas Gerais. Dessa forma, ir a um bom restaurante deve ser encarado com outro passeio para colocar na lista de o que fazer Montes Claros.
Confira alguns dos melhores restaurantes para ir nesta cidade.
Quintal Bar e Restaurante
É praticamente unanimidade que este é um dos melhores restaurantes da cidade. Isso porque este é um espaço que reúne comida boa e um ambiente aconchegante, além de possuir preços bem em conta.
O cardápio é bem variado, e traz tudo que há de melhor na culinária de Minas Gerais. Além disso, a noite é um bar muito agradável, com boas opções de cervejas e drinks, além de petiscos para acompanhar.
Endereço: Av. Cel. Prates, 52 Centro, Montes Claros.
Casa da Esfiha
A comida mineira é muito boa, mas para quem quer experimentar outras culinárias, Montes Claros tem o lugar ideal. A Casa da Esfiha é um restaurante que serve comida tipicamente árabe, muito bem preparada e com um preço bem justo.
Entre as iguarias presentes no cardápio, recomendo sobretudo o kebab de falafel e os beirutes, carros chefes da casa e constantemente elogiadas pelos clientes do restaurante. Indico também as fogazzas e as esfihas, cujo sabor você pode escolher de acordo com sua preferência.
Endereço: Av. Dep. Esteves Rodrigues, 873 – Melo, Montes Claros.
Restaurante Casa Amaral
Por fim, não posso deixar de indicar um dos espaços mais agradáveis de se comer nesta cidade, sobretudo para os amantes de um bom churrasco. A Casa Amaral se destaca por servir a melhor carne da região, muito suculenta e ao ponto.
O churrasco é servido com acompanhamentos, e o cardápio também possui opções de sobremesas e drinks para acompanhar. Aliás, o atendimento deste restaurante é ótimo, pois conta com funcionários bem atenciosos.
Endereço: R. Olímpio Dias de Abreu, 57 – Jardim Sao Luiz, Montes Claros.
Restaurante Bottega Coppola
No entanto, para aqueles que estão à procura de um espaço mais refinado, o Bottega Coppola é o lugar certo. Este ambiente traz o melhor da culinária italiana bem para o interior de Minas Gerais.
A decoração do espaço é lindíssima, pois incorpora elementos tipicamente italianos. Sem dúvidas é um dos aspectos que mais chamam a atenção dos clientes.
Em relação ao cardápio, ele é bem diversificado e mistura as iguarias que já são bem famosas no Brasil com algumas pouco degustadas pelos brasileiros.
Sem dúvidas, recomendo a todos que experimentem as pizzas e as massas servidas lá. Porém, indico que não deixem de pegar as sobremesas maravilhosas preparadas aqui.
Endereço: R. Olímpio Dias de Abreu, 107 – Jardim Sao Luiz, Montes Claros
Como chegar em Montes Claros
Montes Claros é uma cidade de acesso relativamente fácil, isso porque há três alternativas bem simples para chegar até ela: via ônibus, carro ou avião. Saiba mais:
Como chegar em Montes Claros de ônibus
O fato de Montes Claros ser uma cidade grande faz com que diversas cidades tenham ônibus direto para ela, inclusive municípios do interior.
No entanto, se o seu município de origem não possuir uma conexão direta com esta cidade, o caminho ideal é ir até Belo Horizonte e pegar um ônibus até Montes Claros.
Viajar de ônibus é a melhor alternativa para quem quer economizar, visto que as passagens costumam ficar muito mais em conta que outros meios de locomoção. No entanto, os turistas que vem de muito longe podem achar um pouco cansativo esse percurso.
Como chegar em Montes Claros de carro
Este município é atravessado por diversas rodovias, o que facilita na hora de pegar a estrada. Quem vem do norte do país pode viajar pela BR 251 ou a BR 381/040 para chegar a este destino. Já aqueles que vêm do sul acessam Montes Claros pela BR 135 a partir de Belo Horizonte.
Uma viagem de carro é ideal para quem deseja um passeio prático, afinal, ter acesso fácil a um veículo facilita muito ir de um ponto turístico para outro. Porém, essa pode não ser a opção mais barata, nem a mais confortável para quem vem de uma distância muito longa.
Como chegar em Montes Claros de avião
A boa notícia para quem gosta de viagens rápidas ou vem de longe é que a cidade de Montes Claros possui um aeroporto que facilita muito o acesso a ela.
Apesar de não ser um dos maiores do país, o Aeroporto Marcos Ribeiro é uma boa opção para quem preza pelo conforto em viagens.
Uma dica importante para os passageiros é ficar de olho nos sites das companhias aéreas para pegar os melhores preços. Além disso, é sempre bom comprar passagens antecipadamente.
Conclusão: Relembrando os principais pontos turísticos de Montes Claros MG
Ah, Montes Claros! Essa pérola da região norte que mais parece um grande catálogo de cartões postais.
Estamos no final da nossa jornada, e espero que você tenha curtido tanto quanto eu cada pedaço dessa cidade que fica a cerca de tantos km da capital, Belo Horizonte.
Não se engane pela calmaria do interior: Montes Claros é um importante polo, tanto comercial quanto industrial. Com 400 mil almas agitadas, a cidade se destaca como uma das principais cidades do Brasil.
Aqui, o tempero mineiro dá um toque especial em tudo, do mais simples prato ao calor das pessoas.
Entre os diversos pontos que visitamos, quem poderia esquecer da icônica ponte de pedra ou do místico boqueirão da nascente? Ah, e a lapa pintada, aquela reserva florestal que parece ter saído direto de um conto.
Para aqueles que buscam dicas de viagem, não faltam coisas para fazer em Montes Claros. Seja passeando pelo coreto, se deliciando na praça de alimentação, ou mergulhando na história do cultural de montes claros.
Não é à toa que tantos estudantes migram para a universidade estadual de montes claros, buscando mais do que apenas estudos, mas toda uma experiência de vida.
Agora, pensando bem, acho que o verdadeiro atrativo de Montes Claros é a forma como a cidade mistura tradição e modernidade.
Onde mais você encontraria um polo industrial tão próximo a lugares como morrinhos e a igreja senhora da conceição?
Então, na próxima vez que se perguntar sobre o estado de Minas e o que ele tem a oferecer, lembre-se de Montes Claros. Tenho certeza de que você não se arrependerá.
Recapitulando as maravilhas de Montes Claros:
- A rica mistura de modernidade e tradição.
- Os cartões postais inesquecíveis como a ponte de pedra e lapa pintada.
- A inconfundível culinária mineira com seu tempero único.
- O polo de educação com a universidade estadual de montes claros.
Fica a dica: Não perca a oportunidade de mergulhar no coração do estado de Minas. Até a próxima aventura, viajante!