O que fazer em Niterói: Dica de roteiro dos melhores Pontos Turísticos

Compartilhar

Niterói, a segunda cidade mais importante da região metropolitana do Rio de Janeiro, é um destino que muitos turistas ainda não exploraram.

Com uma vista deslumbrante do Pão de Açúcar e da Ponte Rio-Niterói, é um passeio imperdível para quem quer conhecer mais da cultura e beleza do estado do Rio. O que fazer em Niterói?

Essa pergunta será respondida neste post, onde vamos explorar os melhores pontos turísticos e dicas de Niterói.

A cidade é conhecida por suas praias, trilhas, e o famoso Museu de Arte Contemporânea (MAC), símbolo de Niterói. Mas há muito mais para explorar, desde o Parque da Cidade de Niterói até os mirantes de Niterói, que oferecem vistas panorâmicas inigualáveis.

Se você está planejando um passeio de 1 dia ou mais, este roteiro vai ajudar você a conhecer em Niterói o melhor que a cidade tem a oferecer.

Niterói não é apenas uma parte do Rio de Janeiro; é uma cidade vibrante com sua própria identidade. Com opções para todos os gostos, desde arte contemporânea até as melhores praias, Niterói é um destino que merece ser explorado.

Seja para um passeio ao lado da estação das barcas ou para explorar a região oceânica de Niterói, este guia vai te mostrar o que fazer em Niterói para aproveitar ao máximo sua visita.

Um pouco sobre Niterói

Porém, vamos comprovar que ao visitar uma cidade litorânea não é preciso ficar 100% focado nas praias. Niterói, por exemplo, é um município incrível, cheio de atrações que irão agradar diversos tipos de turistas.

Localizada a somente 15 quilômetros do Rio de Janeiro, esta cidade é o lar de mais de 500 mil pessoas e ocupa um papel importante, tanto politicamente quanto economicamente, no estado fluminense.

Em relação ao turismo, Niterói é uma das cidades que mais recebem turistas no estado do Rio de Janeiro, ficando atrás somente da capital e do município de Búzios. Por conta disso, a cidade é bem estruturada para receber os visitantes, e deixar sua estadia o mais confortável possível.

Dessa forma, há hotéis, restaurantes, bares, diversas equipes de guias turísticos e muito mais facilidades aos viajantes, o que proporciona um maior conforto e assistência aos turistas que vão até Niterói.

Mas agora, sem mais enrolações, vamos falar tudo que você precisa saber antes de fazer essa viagem, desde quando e como ir, até onde se hospedar, onde comer e o que fazer em Niterói.

Quando viajar para Niterói

Qualquer passeio em Niterói fica muito mais agradável com um clima quente, que dá energia e traz mais vida à cidade. Por conta disso, acredito que os meses de férias de dezembro e janeiro, ou seja, o auge do verão, são os mais adequados para conhecer essa cidade.

No entanto, para quem não pode viajar durante esta época, ou prefere conhecer a cidade durante estações mais frias, saiba que há boas dicas de o que fazer em Niterói em dias mais frios ou chuvosos.

Onde ficar em Niterói

Um bom lugar para se hospedar é certamente uma das chaves para uma viagem de sucesso. Por conta disso, separei algumas dicas de onde ficar em Niterói. Confira:

Hotel Orizzonte Niteroi by Atlantica

32908 hotel orizzonte niteroi by atlantica
Hotel orizzonte niteroi by atlantica
32908 quarto no hotel orizzonte niteroi by atlantica
Quarto no hotel orizzonte niteroi by atlantica

Se você está a procura de um hotel impressionantemente bonito e que proporciona o máximo de conforto, o Orizzonte Niterói é um lugar certo.

Este lugar é amplo e conta com piscina, quadras de esporte e até mesmo academia, além de quartos amplos e bem equipados. O único porém é o preço, pois a diária lá não está entre as mais baratas.

Icaraí Praia Hotel

32908 icarai praia hotel
Icaraí praia hotel
32908 quarto no icarai praia hotel
Quarto no icaraí praia hotel

Por sua vez, o Icaraí Praia Hotel é um lugar mais em conta, e bastante confortável. Os quartos contam com ar condicionado, televisão e frigobar, além de uma varanda e uma mini cozinha.

A localização também é ótima, visto que fica próxima a vários dos principais pontos turísticos da cidade, como por exemplo o Museu de Arte Contemporânea.

Outra vantagem é que o estacionamento é gratuito.

Pousada Pedras Brancas

32908 pousada pedras brancas 1
Pousada pedras brancas
32908 quarto na pousada pedras brancas
Quarto na pousada pedras brancas

Já os turistas que estão à procura de um espaço mais isolado, que ofereça uma calmaria maior, a dia é a Pousada Pedras Brancas.

Aqui, o café da manhã está incluso na diária e os quartos são amplos e bem decorados. A pousada também conta com piscina e jardim, além de salão de jogos e até uma sauna.

É o lugar ideal para fugir das aglomerações de grandes centros urbanos, porém sua distância do centro da cidade é um pouco alta, o que pode não ser o ideal para alguns turistas.

O que fazer em Niterói: Os Pontos Turísticos

Esta é uma cidade que reúne atrações turísticas tanto no campo da cultura, quanto na da história e também na natureza. Venha conferir algumas dicas sobre o que fazer em Niterói:

Museu de Arte Contemporânea

Museu de arte contemporânea | o que fazer em niterói
Museu de arte contemporânea | o que fazer em niterói

Não tem como começar uma lista sobre o que fazer em Niterói sem falar sobre o cartão postal da cidade, e um dos pontos turísticos mais visitados de todo o estado do Rio de Janeiro.

O Museu de Arte já é uma visita que vale a pena somente pelo seu exterior, pois o prédio foi projetado por Oscar Niemeyer, e sua fachada traz aquele estilo clássico do arquiteto. 

Já no seu interior há um acervo riquíssimo, com obras dos principais artistas contemporâneos do Brasil e do mundo.

32908 teatro popular oscar niemeyer 1
Teatro popular oscar niemeyer 

Outro lugar incrível para você colocar na sua lista de o que fazer em Niterói, e que também foi projetado por Oscar Niemeyer, é o Teatro Popular, que leva o nome do grande arquiteto.

Inaugurado em 2007, este espaço recebe sempre grandes apresentações, com peças teatrais, musicais, espetáculos de dança e muito mais. 

Para quem gosta deste estilo de passeio, vale a pena ficar de olho no site do teatro, e escolher para visitar no dia que estiver acontecendo uma apresentação que lhe interesse.

Solar do Jambeiro

Solar do jambeiro | o que fazer em niterói
Solar do jambeiro | o que fazer em niterói

Minha terceira dica sobre o que fazer em Niterói é o Solar do Jambeiro, um espaço cultural lindíssimo, com uma arquitetura que chama a atenção, tanto no interior quanto no seu exterior.

Lá dentro há vários bens culturais importantes para a cidade de Niterói, além de rolar várias exposições e espetáculos. O jardim do Solar também é super bonito, bem arborizado e um ótimo lugar para relaxar.

Fortaleza de Santa Cruz da Barra

32908 fortaleza de santa cruz da barra 1
Fortaleza de santa cruz da barra

E para quem gosta de construções históricas, um lugar indispensável para você incluir no seu roteiro de o que fazer em Niterói é a Fortaleza de Santa Cruz de Barra, um espaço que impressiona pela sua grandiosidade e beleza.

Visitar esta fortaleza é uma verdadeira viagem no tempo pela história do Brasil. Recomendo dar uma olhada no relógio de sol do local, e também os calabouços e as guaritas, cuja construção é bem impressionante.

Campo de São Bento

32908 campo de sao bento 1
Campo de são bento

No entanto, se você estiver mais interessado em entrar um pouco em contato com a natureza dessa cidade, não deixe de ir ao Campo de São Bento, um lindo parque bem arborizado, com um lago e uma estrutura excelente.

Este é um espaço bem legal para andar de bicicleta, fazer piquenique ou apenas caminhar. Porém, recomendo ainda ir nos dias em que está rolando feirinhas, pois além de várias barraquinhas de comidas, também há artesanatos e lembrancinhas para levar de viagem.

Praia do Sossego

Praia do sossego | o que fazer em niterói
Praia do sossego | o que fazer em niterói

Obviamente não tem como falar sobre o que fazer em Niterói sem falar das praias da cidade, e minha primeira recomendação é a Praia do Sossego, um verdadeiro paraíso natural bem sossegado, com águas mais calmas e bem claras.

Ela é bem menos movimentada por estar localizada no meio de um grande paredão, e possui bastante vegetação ao redor, o que dificulta um pouco o acesso. Mas para quem chega até ela, tudo passa a valer a pena só para observar este visual maravilhoso.

Praia de Itacoatiara

32908 praia de itacoatiara 1
Praia de itacoatiara

Os turistas que estão à procura de um lugar mais movimentado podem incluir sem medo a Praia de Itacoatiara na sua lista de o que fazer em Niterói. Esta praia sempre atrai bastante visitantes, em razão da sua ótima localização e infraestrutura.

Na sua orla é possível encontrar vários estabelecimentos comerciais, e na areia há diversos quiosques com comidas, cadeiras e guarda-sóis para alugar. A praia também é uma grande atração para surfistas, devido às suas ondas. Então se você gosta deste tipo de esporte, este é o lugar certo para ir.

Caminho Niemeyer

32908 caminho niemeyer 1
Caminho niemeyer

O Caminho Niemeyer é uma area localizada no centro de Niterói, próximo das ruas Marquês de Caxias, Saldanha Marinho e Doutor Fróes da Cruz.

Recentemente, foi anunciado que o Caminho Niemeyer será aberto para visitantes em alguns fins de semana, oferecendo uma opção divertida para passeios, como poder ver um belíssimo pôr do sol na Baía de Guanabara.

A prefeitura de Niterói também anunciou as obras de integração do Caminho Niemeyer, que visa revitalizar a área e criar oito novos quarteirões e um boulevard para pedestres. O prefeito Axel Grael já assinou a licença para a urbanização e requalificação da área.

Onde comer em Niterói

Experimentar a culinária local é um dos aspectos mais interessantes de qualquer viagem. E os viajantes de Niterói não precisam se preocupar, pois o lugar faz juz a fama da maravilhosa culinária carioca, e possui restaurantes maravilhosos.

Porém, além daqueles estabelecimentos com comidas típicas, Niterói ainda tem vários restaurantes com comidas do mundo inteiro. Ou seja, há alternativas de onde comer para todos os tipos de turistas. Confira algumas dicas:

Restaurante Gruta de Santo Antônio

32908 restaurante gruta de santo antonio 1
Recepção da Gruta de Santo Antônio

Vamos dar inicio as dicas sobre onde comer em Niterói em um restaurante bem prestigiado na cidade. A Gruta de Santa Antônio possui um espaço muito aconchegante, além de um atendimento muito atencioso e rápido.

Em relação à comida, a especialidade da casa é a culinária portuguesa. Então, não tem como visitá-lo sem experimentar o maravilhoso bacalhau servido aqui, ou pelo menos algum outro fruto do mar.

Endereço: R. Silva Jardim, 148 – Centro, Niterói – RJ.

Restaurante Luiz Fogão

Já para quem gosta de uma comida caseira bem preparada, o Restaurante Luiz Fogão é o lugar certo. Aqui, o principal atrativo são os preços, bem abaixo de outros estabelecimentos em Niterói.

A variedade do cardápio é bem impressionante, e há opções para todos os tipos de gostos. Recomendo uma boa porção de baião de dois e também o risoto de rabada, um prato bastante elogiado pelos clientes.

Endereço: 582, R. Tenente-Aviador Carneiro Filho, 74 – Piratininga, Niterói – RJ.

Churrascaria Mocellin

Churrascaria mocellin | o que fazer em niterói
Churrascaria mocellin | o que fazer em niterói

Por fim, os apreciadores de um bom churrasco devem ir a uma das churrascarias mais conhecidas da cidade, a Mocellin. Aqui, a carne é servida ao ponto, e possui uma suculência incrível.

Além disso, há vários tipos de acompanhamentos, assim como também bebidas e sobremesas. O espaço não é refinado, mas é possível passar bons momentos com conforto lá dentro.

Endereço: Av. Quintino Bocaiúva, 151 – São Francisco, Niterói – RJ.

Como chegar em Niterói

Por ser uma cidade grande, e estar localizado ao lado de um município maior ainda, Niterói tem muitas possibilidades de acesso rápido e fácil, tanto de carro quanto de ônibus e avião. Venha saber mais:

Como chegar em Niterói de ônibus

Viajar até Niterói de ônibus é bem simples, visto que há várias cidades com veículos diretamente para essa cidade. E mesmo quando não há, certamente alguma vai direto para o Rio de Janeiro, e de lá em poucos minutos é possível acessar Niterói.

Ir de ônibus é sempre a melhor opção para quem deseja economizar, além de ser uma viagem um tanto prática, principalmente para quem vem de cidades vizinhas, ou com uma proximidade bacana.

Como chegar em Niterói de carro

Acredito que uma viagem de carro também seja bastante prática para quem vem de lugares próximos. Além disso, é preciso ter em mente que a cidade de Niterói é bem grande, e ter um meio de transporte nas mãos facilita muito a locomoção dentro dela.

Para chegar em Niterói de carro, o motorista precisa pegar a rodovia BR-101, caso esteja saindo do norte do estado, ou a RJ-104, que sai do distrito de Manilha rumo ao destino final da cidade carioca.

Como chegar em Niterói de avião

Ir para Niterói de avião também é uma opção extremamente possível, tudo isso devido a sua proximidade com dois dos maiores aeroportos do país, o do Galeão e o Santos Dumont, ambos localizados na cidade do Rio de Janeiro.

As dicas para viajar de avião são sempre as mesmas: procure comprar passagens aéreas antecipadamente, para conseguir melhores preços; também busque utilizar pontos acumulados se for possível; e claro, fique de olho nas bagagens e os preços cobrados sobre elas.

Conhecer Niterói: Dicas para passear em Niterói

Vista do parque da cidade em niterói
Vista do Parque da Cidade em Niterói

Niterói é mais do que apenas uma cidade vizinha ao Rio de Janeiro. Com suas próprias atrações, como o Parque da Cidade, trilhas, MAC, e a região oceânica, Niterói é um destino repleto de cultura, beleza natural e história.

O que fazer em Niterói não é mais uma pergunta sem resposta. Com este guia, você tem todas as dicas do que fazer para explorar o melhor de Niterói, desde os principais pontos turísticos de Niterói até os lugares mais bonitos e escondidos.

A boa viagem começa com um bom planejamento, e agora você tem todas as informações necessárias para fazer de Niterói uma experiência inesquecível.

Seja para um passeio pela Ponte Rio-Niterói ou para relaxar nas praias da região oceânica, Niterói é uma opção que vai além do centro do Rio.

Explore, descubra e apaixone-se por Niterói, o grande símbolo da diversidade e beleza do estado do Rio de Janeiro.

FAQ das Melhores Atrações para conhecer em Niterói

O que tem de bom para fazer em Niterói hoje?

Hoje, você pode explorar o MAC, passear em Niterói pelo Parque da Cidade, ou aproveitar as melhores praias da região oceânica de Niterói.

O que fazer em Niterói no final de semana?

No final de semana, considere fazer trilhas, visitar os mirantes de Niterói, ou explorar a arte contemporânea no MAC. Niterói tem turismo para todos os gostos.

Onde ver o pôr do sol em Niterói?

O pôr do sol pode ser apreciado do Parque da Cidade, que é um dos lugares mais bonitos de Niterói para essa experiência.

Como são as atrações do Passeio em Niterói?

As atrações em Niterói são diversas, incluindo pontos históricos, praias, museus como o MAC, e trilhas. É um passeio para fazer e se encantar.

Planeje sua viagem para Niterói

Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Icone de hotel Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.

Icone do rentcars O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.

Icone do seguro viagem É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.

Icone do ingresso Para evitar os famosos perrengue chique, eu indico que compre todos os ingressos e passeios com antecedência pela Civitatis.

Icone do avião Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.

Daniel Gualberto
Daniel Gualbertohttps://ficaativoeviaja.com.br
Oi! Sou o Daniel. Sabe, lá em 2019, quando o mundo parecia um pouco louco, criei este blog. Por quê? Para “re-viajar”, mesmo estando parado no mesmo lugar. Maluquice, né? Mas acompanhe comigo. Já imaginou acordar com os pés na areia em uma praia isolada da Tailândia? Ou talvez tropeçar em uma pedra (e em sua própria história) enquanto se perde nas ruelas de Roma? Pois é, viajar não é só uma forma de matar o tempo. É um jeitão de viver, meu amigo! E adivinhe? Não é tão complicado quanto parece.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais

Mais Noticias