O que fazer em Nova Friburgo: Dicas gerais, onde visitar e onde ficar

BrasilRio de JaneiroO que fazer em Nova Friburgo: Dicas gerais, onde visitar e onde...

Curtir o clima serrano de um destino de inverno bem no Rio de Janeiro… Você não leu errado: É verdade que o sol e o calor cariocas são famosos, mas você também encontra destinos em meio à serra para curtir temperaturas mais amenas, como é o caso de Nova Friburgo. A cidade foi colonizada pelos suíços, fazendo com que seja conhecida como Suíça Brasileira, com elementos de arquitetura de inspiração europeia. Além de tudo, Nova Friburgo ainda possui atrações ecoturísticas como cachoeiras e trilhas. Se você curtiu e quer saber mais, veja aqui algumas dicas do que fazer em Nova Friburgo. 

Como chegar em Nova Friburgo

Para chegar a este destino único, uma das suas opções é voar até lá. Nesse caso, os aeroportos mais próximos são o Aeroporto Santos Dumont, a 141,5 quilômetros, e o  Aeroporto Internacional Tom Jobim (Aeroporto Galeão), a 143,6 quilômetros. 

Para ir da capital até Nova Friburgo, você pode optar por fazer o trajeto de carro pela BR-101 e pela Rodovia Presidente João Goulart. 

Outra opção é utilizar um ônibus para chegar até Nova Friburgo. Saindo do Rio de Janeiro, você encontra ônibus que fazem o trajeto pela Viação 1001. 

Melhor época para visitar Nova Friburgo

Nova Friburgo é um tradicional destino de inverno, pois, com temperaturas mais amenas do que em outras cidades do estado, o clima serrano se torna propício a viagens aconchegantes, com direito a lareira e vinhos. Além disso, você ainda escapa das chuvas, mais comuns no verão, e assim consegue aproveitar as opções do que fazer em Nova Friburgo ao ar livre.

Quantos dias ficar em Nova Friburgo

Você não precisa de tantos dias para curtir as melhores dicas do que fazer em Nova Friburgo. Se você tiver um final de semana ou um feriado prolongado, com certeza conseguirá fazer uma viagem legal. 

O que fazer em Nova Friburgo

Jardim do Nêgo

Uma experiência que você deve ter em Nova Friburgo é a visita ao Jardim do Nêgo. O Jardim é uma espécie de museu a céu aberto, onde estão expostas as esculturas do artista Geraldo Simplício. Simplício faz esculturas enormes, em torno de 10 metros, esculpidas em barrancos a partir de barro, argila, pedra e areia. Cobertas de limo, a impressão que se tem é a de que as obras de arte fazem parte da própria natureza, como grandes criaturas de pedra. Vale a pena visitar o jardim, com recepção do próprio artista. 

Cachoeira Indiana Jones

Agora é a hora de começar a pensar o que fazer em Nova Friburgo para curtir tudo o que a natureza oferece na região. O acesso à Cachoeira Indiana Jones não é tão simples – mas, afinal de contas, não seria digna do nome sem uma pequena aventura. Não se preocupe, o acesso não é de extrema dificuldade, apenas não é recomendado para pessoas com mobilidade mais reduzida, como idosos. O trajeto passa por um riacho e por algumas quedas d’água. Ao chegar, você avista a cachoeira, envolta em um cenário formado por cipós e pedras suspensas, que faz jus à homenagem ao filme. 

Cachoeira São José

A Cachoeira de São José fica em uma propriedade particular, por isso, é necessário pagar uma pequena taxa de entrada. A cachoeira possui uma queda d’água de cerca de 12 metros. Além dela, você encontra ali uma boa infraestrutura, com bar, piscina com água do rio, chuveiro e banheiros. 

Cachoeira da Adutora

Se você procura o que fazer em Nova Friburgo e não faz tanta questão de infraestrutura, preferindo um lugar mais roots, a dica é a Cachoeira da Adutora. É possível acessá-la a partir de dois pontos: na parte de cima, você curte as agradáveis piscinas naturais. Na parte de baixo, a queda d’água e a piscina formada por ela. É um lugar mais sossegado para quem gosta da natureza em sua forma mais pura. 

Cachoeira da Feiticeira

Outro lugar para quem busca o que fazer em Nova Friburgo para curtir uma linda paisagem é a Cachoeira da Feiticeira. Para chegar até ela, é necessário fazer uma pequena trilha, com uma descida um pouco íngreme. O trajeto leva até uma queda d’água, com uma piscina natural. 

Poço Belo

De fácil acesso, o Poço Belo é mais uma atração de Nova Friburgo que agrada os viajantes que amam um cenário natural. Tem pequenas quedas d’água e uma piscina natural rasinha, se tornando adequada para pessoas de todas as idades. Caso você esteja fazendo o passeio com um guia, você poderá conhecer um moinho de água ainda em funcionamento, que é utilizado para a produção de fubá artesanal. 

Apiário Amigos da Terra

O Apiário Amigos da Terra é uma empresa familiar que se dedica à produção de mel e seus derivados, já tendo, inclusive, sido eleito o melhor mel silvestre do estado. Além dos produtos como pão de mel, mel com favos e geleia real, no Apiário você encontra o único Museu do Mel do país, onde você poderá conhecer mais sobre as abelhas e sua preservação. Outra atração é a Oficina do Mel, que, além da visita ao Museu do Mel, conta com uma visita ao apiário. O Apiário está fechado devido à pandemia, por isso, vale a pena conferir antes de ir. 

Country club

Está a procura do que fazer em Nova Friburgo para encontrar um cenário encantador? A boa notícia é que os jardins do Country Club da cidade são abertos ao público. Você poderá entrar em contato com simpáticos pássaros em meio aos belos lagos. É considerado como um museu vivo de plantas raras, tanto nativas quanto exóticas. 

Passeio de teleférico

Sobrevoar suavemente a cidade com direito a uma vista panorâmica… Parece uma delícia, não é? Em Nova Friburgo, você tem a chance de fazer isso no passeio de teleférico. O teleférico é um dos maiores do Brasil, com cerca de 1500 metros de extensão.  O primeiro estágio da parada leva até um local de lazer com boliche, lanchonete e mirante. O destino final é o alto do Morro da Cruz, que proporciona uma vista incrível para a cidade. 

Praça do Suspiro

O ponto de partida do passeio de teleférico é a Praça do Suspiro. Além do passeio, essa praça conta com feirinha de artesanato aos finais de semana, uma fonte, chamada de Fonte do Suspiro. A Praça é considerada um dos principais cartões-postais da cidade, mas foi destruída em uma tragédia climática ocorrida em Nova Friburgo em 2011 e reconstruída novamente em 2014. 

Praça Getúlio Vargas

Outro ambiente gostoso para quem busca o que fazer em Nova Friburgo para dar um passeio é a Praça Getúlio Vargas. É tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Um dos pontos marcantes da praça são seus eucaliptos centenários. Além disso, o espaço também conta com parque infantil e chafariz. 

Colégio Anchieta

O Colégio Anchieta funciona até hoje, mas é considerado um ponto turístico de Nova Friburgo devido à sua história. Foi fundado em 1886 por padres e irmãos da Ordem dos Jesuítas. O atual edifício imponente, sede da escola, foi construído em 1901. Possui também uma bela área externa, com jardim de palmeiras centenárias. 

Casa Suíça

Um dos principais fatos da história de Nova Friburgo foi sua colonização por imigrantes suíços. Se você se interessa por conhecer um pouco mais dessa história, vale a pena fazer uma visita à Casa Suíça. Na Casa Suíça, você encontra a Queijaria e Chocolateria Suíça, onde você pode conhecer um pouco sobre o processo de produção e, é claro, levar as delícias para casa. Na Casa Suíça, você também encontra o Memorial da Colonização, que conta a história dos imigrantes, e o Museu de Taxidermia, que conta com animais empalhados. 

Ponte da Saudade

Você sabia que Nova Friburgo é considerada o polo da lingerie? Boa parte dessas lojas estão concentradas na Ponte da Saudade. Caso você esteja procurando o que fazer em Nova Friburgo para fazer compras, dê uma passada por lá. 

Encontro dos Rios

O Encontro dos Rios é como é conhecido o local em Nova Friburgo em que o Rio Bonito e o Rio Macaé se encontram. Neste encontro, se formam quedas d’água e piscinas naturais, que você pode aproveitar para um mergulho ou para curtir a paisagem. 

Parque Ecológico do Cão Sentado

Se você não teme uma pequena caminhada, uma dica que não deve ficar de fora do seu roteiro do que fazer em Nova Friburgo é conhecer a  Pedra do Cachorro Sentado. Pelo nome, você com certeza já reconhecerá facilmente a Pedra, que tem o formato muito semelhante ao de um gigante cachorro sentado. Para chegar até lá, a trilha tem cerca de um quilômetro e passa por grutas e cavernas. 

Três Picos

O Parque dos Três Picos é o maior parque estadual do Rio de Janeiro, e além de Nova Friburgo abrange outras cidades como Teresópolis e Guapimirim. A maior atração do Parque é a Trilha dos Três Picos. O maior deles, o ponto mais alto da Serra do Mar, possui 2316 metros de altitude, é seguido pelo Pico Médio, com 2280 metros, e pelo Pico Menor, com 2260 metros. O Parque em si possui cerca de 60 hectares e diversas formações rochosas, entre as quais os visitantes mais aventureiros aproveitam a paisagem surreal nas trilhas e escaladas. 

Pico da Caledônia

Se você gosta de aventuras e está procurando mais dicas do que fazer em Nova Friburgo, conheça também o Pico da Caledônia. Possui 2257 metros de altitude, que proporcionam uma vista incrível de toda a região, incluindo até mesmo a cidade do Rio de Janeiro e a Baía de Guanabara. Para chegar até lá, a trilha possui cerca de 5,5 quilômetros com trechos íngremes. 

Onde comer em Nova Friburgo

Hora de fazer aquela parada e procurar o que fazer em Nova Friburgo para experimentar uma boa refeição local. Se você está precisando de algumas dicas de restaurantes, veja aqui os que separei para você. 

A primeira dica é o restaurante Crescente Gastronomia. O Crescente é bastante premiado, possuindo uma culinária original, que dá prioridade a ingredientes frescos e locais. É considerado um dos melhores restaurantes de Nova Friburgo e foca tanto em pratos autorais quanto na culinária internacional. 

Outra opção do que fazer em Nova Friburgo para conhecer a boa gastronomia da cidade é o Viva Rô. A Rô em questão é Rosane Salcedo, que se casou com o chef austríaco Harald Riedmann. Harald domina a culinária alemã, levando ao Viva Rô deliciosas iguarias como tortas, embutidos, carnes diversas e muito mais. 

Você é amante da boa comida italiana? Então minha dica para você é o Spaghetti. O restaurante oferece massas frescas, desde o spaghetti que lhe dá nome a outras massas como fettuccine, canelone, rondelli, e delícias como pastéis e caldos. Os pratos são preparados com ingredientes selecionados; o sabor e capricho encantam a todos que o visitam. 

O que fazer nos arredores de Nova Friburgo

Se quiser estender o passeio a partir de Nova Friburgo, uma boa opção é Teresópolis. Na verdade, muitas atrações estão no próprio caminho que une as duas cidades, conhecido como “Terê-Fri”. Teresópolis também possui diversos pontos turísticos naturais, como o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e parte do Parque dos Três Picos. 

Anote essas dicas/Informações finais

Caso você queira fazer os passeios em Nova Friburgo que envolvem caminhada e trilhas, lembre-se de colocar na mala roupas adequadas e, principalmente, calçados confortáveis, que fazem muita diferença na hora de aproveitar a experiência. 

Gostou dessas dicas do que fazer em Nova Friburgo?

Boa viagem e aproveite a cidade!

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
42FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.