O que fazer em Palmas: Dicas gerais, onde visitar e onde ficar

BrasilTocantinsO que fazer em Palmas: Dicas gerais, onde visitar e onde ficar

Você sabia que Palmas é a capital mais nova do Brasil? Pois é, a capital do Tocantins foi fundada apenas em 1989. Afinal de contas, o próprio estado possui uma história recente: até 1988, o território era parte do estado de Goiás. Mas não é por sua juventude que Palmas se torna menos atrativa, pelo contrário. A cidade é muito procurada para viagens de negócios, mas quem quiser curtir uma viagem a passeio ou mesmo aproveitar sua estadia para conhecer a região com certeza encontrará boas atrações. A capital é rica em atrativos naturais, como as piscinas de água doce e cachoeiras. Além disso, é conhecida pelo planejamento urbano, com largas avenidas, praças e parques. Se você quer conhecer mais sobre a cidade, continue lendo e venha descobrir o que fazer em Palmas. 

Como chegar em Palmas

Se você prefere chegar a Palmas voando, a boa notícia é que a cidade conta com um aeroporto, chamado de Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, considerado como o principal aeroporto do Tocantins. 

Caso você prefira chegar a Palmas de carro, é possível acessar a capital pelas vias TO-050, TO-080, TO-030 e TO-010. 

Outra opção para chegar em Palmas é ir de ônibus. Você encontra ônibus partindo de várias cidades, como Goiânia, Brasília e São Paulo. As principais companhias que atuam na cidade são a Entram, a Viação Xavante, a Helios, a Viação Ouro e Prata, a Planalto Transportes, a Satélite Norte e a Liderança. 

Melhor época para visitar Palmas

Se você estiver em busca de calor, fique tranquilo, pois a cidade possui altas temperaturas o ano todo, e a boa notícia é que você encontrará o que fazer em Palmas para se refrescar. Se quiser fugir das chuvas, evite os meses em torno de novembro a abril. 

Quantos dias ficar em Palmas

Muita gente passa por Palmas a negócios ou a caminho de outros locais mais famosos da região, mas a verdade é que vale a pena dedicar alguns dias à capital. Com cerca de 4 dias você conhece as principais dicas do que fazer em Palmas. 

O que fazer em Palmas

Praia do Prata

Se você não sabe muito sobre a cidade, pode ser que esteja estranhando: praia em Palmas? Pois é, as praias da capital do Tocantins são praias de água doce, formadas pelos rios. Não deixe de conhecer a Praia do Prata, a mais visitada da cidade. Uma das vantagens desta praia é a sua boa infraestrutura, com quiosques que atendem aos turistas e outras comodidades como estacionamento, banheiro e quadras. 

Praia da Graciosa

Está em busca do que fazer em Palmas ao entardecer? Vá conhecer a Praia da Graciosa, de onde se pode acompanhar um maravilhoso pôr-do-sol. Assim como a Praia do Prata, a Praia da Graciosa é uma praia de água doce, e possui restaurantes e bares, quadra, parque infantil e outras atrações em sua orla. 

Ilha Canela

A Ilha Canela é um dos pontos mais imperdíveis para quem busca o que fazer em Palmas. Foi formada com o alagamento do Rio Tocantins para a construção da hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães. Para chegar até a Ilha, é possível pegar um barco a partir da Praia da Graciosa. A Ilha Canela conta com barracas e palhoças para quem quiser se refrescar com os pés na água ou para quem quiser mesmo curtir um mergulho. Apreciar o pôr-do-sol a partir da Ilha também será uma experiência incrível. 

Praia das Arnos

A Praia das Arnos é bastante procurada pelos moradores, mas não tão visitada pelos turistas. Possui barracas e restaurantes com preços acessíveis. Um ponto negativo da Praia das Arnos é que muitas vezes é um pouco difícil conseguir transporte para retornar.

Parque Cesamar e Casa Suçuapara

Um ótimo espaço de lazer em Palmas é o Parque Cesamar. Por lá, você consegue praticar esportes, caminhar pela trilha em meio ao cerrado, nadar na represa ou até praticar skate na pista. 

No Parque Cesamar está localizada, ainda, a Casa Suçuapara. Esta casa foi construída em 1987. A princípio, foi sede de uma fazenda, depois, com a fundação da cidade, se tornou sede da prefeitura. Hoje em dia, a Casa Suçuapara é uma casa de cultura, cujo acervo é composto de fotografias e documentos sobre a cidade. 

Museu Histórico do Tocantins 

É de programações históricas e culturais que você está à procura? Faça uma visita ao Museu Histórico do Tocantins. O Museu tem sua sede no edifício de madeira, conhecido como Palacinho, o primeiro a ser construído em Palmas. Foi sede do governo do estado até a construção da sede atual, o Palácio Araguaia. O acervo do Museu Histórico compreende objetos arqueológicos, etnográficos, relacionados à história do estado e um acervo relacionado à cultura popular. Para quem gosta de história local e procura o que fazer em Palmas é uma ótima dica.

Espaço Cultural José Gomes Sobrinho

Outra opção cultural do que fazer em Palmas é o Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. O espaço chama atenção por sua arquitetura moderna, com estruturas metálicas. Conta com um teatro, chamado de Teatro Fernanda Montenegro, praça, espaço para shows e eventos, sala de cinema e biblioteca. 

Cachoeira do Roncador

Palmas é famosa pelas altas temperaturas, mas, ainda bem, existem muitas opções para quem quiser se refrescar. Além das praias de água doce, a cidade também conta com algumas cachoeiras, como a Cachoeira do Roncador. Esta cachoeira possui 70 metros de altura, que caem formando um laguinho. O acesso é feito por meio de uma trilha, e os mais radicais podem também fazer rapel na cachoeira. 

Cachoeira Ecológica

Se você está procurando o que fazer em Palmas para curtir as cachoeiras, conheça também a Cachoeira que fica na Fazenda Ecológica. É preciso percorrer uma trilha pela fazenda, que chega até a queda d’água de 50 metros, com um ótimo poço para nadar ou para fazer rapel. 

Praça dos Girassóis

Só pelo seu tamanho, já vale a pena dar uma passada para conhecer a Praça dos Girassóis: esta é a maior praça da América Latina e a segunda maior do mundo. Esta praça reúne as sedes dos três poderes, executivo, legislativo e judiciário. A Praça é, ainda, repleta de monumentos e obras, como o Monumento aos Dezoito do Forte, que homenageia os 17 militares e um civil que se rebelaram contra a República Velha em 1922, e o Memorial Coluna Prestes, com projeto de Oscar Niemeyer. Não deixe de incluir a praça em seu roteiro do que fazer em Palmas e prestar atenção em todas as obras presentes ali. 

Palácio Araguaia

Outro atrativo pertencente à Praça dos Girassóis é o Palácio Araguaia, sede do Poder Executivo do estado. O Palácio possui arquitetura moderna e diferente, com arcos de tijolos que fazem referência à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Seu interior é dividido em quatro pavimentos, onde se encontram alguns monumentos que remetem à história do estado, além de vitrais com temas religiosos. 

Onde comer em Palmas

Se você já está pronto para aproveitar todas as dicas do que fazer em Palmas, espere só para ver as delícias que a cidade tem a oferecer. O estado do Tocantins possui uma culinária rica em sabores, em que os peixes são bastante presentes, principalmente devido à abundância dos rios. Para quem procura o que fazer em Palmas para comer bem, separei aqui algumas dicas. 

O Restaurante Cabana do Lago é um restaurante a la carte, especialista nos sabores regionais, com várias opções deliciosas como o peixe na telha e a carne de sol. Os pratos são bem servidos e saborosos. 

Se o que você busca é uma culinária contemporânea com toques regionais, minha dica para você é o Restaurante Maria Izabel. Este é um restaurante de ambiente descontraído, mas elegante, para quem curte comer com boa música acompanhando. Os pratos são criativos e você pode encontrar opções a quilo no horário do almoço, e a la carte para o jantar. 

Para quem procura o que fazer em Palmas e deseja unir os sabores típicos a clássicos como a culinária italiana e a francesa, um bom lugar é o Restaurante Quadra Contemporânea. O restaurante é ainda uma boa dica para quem curte bons vinhos para harmonizar. 

O que fazer nos arredores de Palmas

Está com um tempinho a mais na viagem e procura o que fazer em Palmas? A dica é explorar também os arredores. Lajeado, por exemplo, está a apenas cerca de 54 quilômetros da capital e possui atrativos naturais como cachoeiras, morros como o Morro do Leão e o Morro do Segredo. A cidade ainda possui um balneário chamado de Balneário Ilha Verde. 

É claro que não dá para deixar de falar na estrela do estado: Jalapão, a cerca de 171 quilômetros de Palmas. A região conhecida como Jalapão integra o Parque Estadual do Jalapão, uma área de proteção ambiental. Com cachoeiras, cenotes e rios, a região atrai cada vez mais visitantes de todo o Brasil em busca dos lindos cenários naturais. 

Anote essas dicas/Informações finais

Sempre vale reforçar que o calor é intenso em Palmas. Vá com roupas frescas na mala e não se esqueça de se hidratar sempre;

Gostou dessas dicas do que fazer em Palmas?

Boa viagem e aproveite a cidade!

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
42FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.