O Que Fazer em Paraty a Noite: Gastronomia, Festa e Cultura

Brasil Rio de Janeiro O Que Fazer em Paraty a Noite: Gastronomia, Festa e Cultura


Durante o dia, Paraty fascina seus visitantes pelo visual paradisíaco de suas praias e arquitetura histórica preservada, e o encanto do que fazer a noite em Paraty fica por conta do charme bucólico dessa que é considerada a cidade mais charmosa do litoral fluminense.

Palco de eventos de extrema importância para cultura de nosso país, como a mundialmente conhecida FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), o estilo cult, aliado com as boas energias da praia, tornam Paraty um lugar único a noite. E ao cair da noite a boemia dá o ar da graça, com opções para todos os estilos e bolsos.

Você não terá dificuldade alguma em encontrar um lugar para se divertir ou apreciar as delícias da gastronomia local, mas devido às imensas opções de barzinhos, restaurantes ou eventos culturais, é quase inevitável não se perguntar, qual devo escolher? Esse post vai te ajudar nessa escolha, apresentando ótimas opções de entretenimento para tornar a sua experiência das opções de fazer em Paraty a noite ainda mais prazerosa.

Um mar de barzinhos e suas delícias em Paraty

É no centro histórico (área mais nobre da cidade, onde os valores são mais elevados) onde se concentram a maioria dos bares com propostas diferenciadas, e a música ao vivo é quase unanimidade, inclusive com ótimos músicos, quase sempre numa levada de mpb, rock e música latina. Abaixo segue uma lista com opções dentro e fora do centro histórico.

Não perca tempo e evite filas da rodoviária!
Compre online sua passagem de ônibus para qualquer lugar do Brasil.

Reserve na ClickBus

O que fazer em Paraty a noite no centro histórico

Sarau Bar e Restaurante

Sarau Bar e Restaurante | Divulgação
Sarau Bar e Restaurante | Divulgação

Com um cardápio diversificado, que vai de hambúrguer artesanal da casa, passando por pratos a base de peixe e chegando a opções vegetarianas, o Sarau Bar e Restaurante é referência quando se busca comida de qualidade, ambiente aconchegante e bom atendimento.

Com uma localização privilegiada, no coração do centro histórico de Paraty, ao lado da Praça da Matriz e da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, a casa oferece música ao vivo todos os dias, apresentando os melhores artistas da cidade e com repertório que agrada vários públicos.

E um dos principais diferenciais do restaurante, é que você pode desfrutar de tudo isso sentado em suas mesas postas nas calçadas, com vista para os casarões antigos e charmosos da cidade. Visite a pagina do Sarau Bar no Facebook

Van Gogh Pub

Van Gogh Pub | Divulgação
Van Gogh Pub | Divulgação

Essa dica vai para os apaixonados por hambúrguer: o Van Gogh Pub une arte, música ao vivo e hambúrgueres artesanais e preços acessíveis (contando que está instalado num dos charmosos casarões históricos da cidade). A hamburgueria artesanal foi sonhada e fundada por dois irmãos uruguaios, apaixonados por Paraty.

O cardápio enxuto, porém muito elogiado, oferece o resultado da cozinha americana mesclada com a uruguaia e composta por ingredientes bem brasileiros, encontrados na região, o que torna os hambúrgueres mais saborosos e exóticos.

A casa também oferece opções para vegetarianos e conta com uma deliciosa carta de cervejas artesanais, produzidas na cidade. Para encontrar o Van Gogh Pub não tem erro, ele está localizado na Rua Dr. Samuel Costa, 248, Centro Histórico de Paraty.

Bendita’s

Benditas | Credito Paola Bucciotti
Benditas – o que fazer em Paraty a noite | Credito Paola Bucciotti

Se você além de estar curtindo suas férias em Paraty, também está conciliando sua viagem com uma data comemorativa, pode ser dia dos namorados ou aniversário de casamento, ou apenas quer desfrutar de um ambiente e cardápio refinados, o Bendita’s Restaurante é uma opção certeira.

A casa que também está localizada na Rua Dr. Samuel Costa, muito próximo a Igreja Nossa Senhora do Rosário, conta com uma decoração rústica, porém de muito bom gosto e um cardápio baseado na culinária caiçara e brasileira, onde o destaque fica com os frutos do mar, sempre frescos e de qualidade.

O restaurante Bendita´s também se destaca pelo ótimo atendimento, o qual já foi premiado por sua excelência. A conta por todo esse encantamento é levemente salgada, mas que vale por essa experiência gastronômica na cidade.

Você vai viajar? Você sabe se seu plano de saúde tem cobertura nacional?

Diversos convênios médicos não oferecem cobertura fora da sua região! Não viaje preocupado! Contrate um Seguro Viagem Nacional para que tenha assistência médica e odontológica, seguro de bagagem extraviada, assistência jurídica e mais um tanto de benefícios. Descubra porque deve contratar!

Fazer Cotação

Borogodó Paraty

Borogodô
Borogodô

Um dos melhores custos benefícios no centro histórico de Paraty. O local é pequeno, mas apesar disso tem um ambiente agradável, a decoração criativa e a mesas do lado de fora completam o charme do lugar.

O cardápio delicioso tem comida de boteco, molhos especiais, além de hambúrgueres diferenciados como o de camarão e de berinjela, só esses dois já valem a visita.

Os valores são acessíveis, um casal, por exemplo, pode comer bem e ainda beber umas cervejinhas e desembolsar algo em torno de R$ 80 a R$ 90, o que se tratando do centro histórico, é quase uma exceção. A casa fica na Rua João Luís do Rosário, 181.

Bar, Cachaçaria e Tabacaria Cana da Praça

Outro lugar que é “bão” e barato no centro histórico, tem um estilo que lembra os botecos mineiros, com uma grande variedade de bebidas e cachaças que na sua grande maioria são de produtores locais, que valem a pena serem provadas no estilo “cowboy” ou em forma de drink – o mais famoso deles é o Jorge Amado.

A casa tem também um cardápio simples, porém gostoso, oferecendo porções, lanches e pratos individuais, mas nada muito elaborados, no melhor estilo boteco mesmo. Como o nome sugere você encontra o Cana da Praça bem pertinho da Praça da Matriz, na Rua da Cadeia, 373.

Te contarei agora as principais razões pelas quais sugiro os passeios com a empresa Viator:

-> Sua experiência será inesquecível e contribuirá para todas as lembranças de sua viagem
-> Diversos passeios para todos os públicos e todas as idades
-> Preços sem cobranças de reserva ou taxas ocultas
-> Compre seu ingresso antecipado e evite as filas nos pontos turísticos

Passeios em Paraty!!

Thai Brasil

Thais Brasil Paraty | Divulgação
Thais Brasil Paraty | Divulgação

Apenas uma porta, que adentra um corredor estreito e comprido, todo decorado com pinturas coloridas, que te leva a um salão e, ao fundo, um jardim interno. Essa é a experiência chegando ao Thai Brasil, considerado por muitos, o melhor restaurante de comida tailandesa em Paraty.

A decoração é bem colorida e tropical, feita pela própria chef, uma alemã, que após ter viajado inúmeras vezes à Tailândia, decidiu abrir o restaurante. A cozinha é integrada ao salão, o que torna a experiência mais interessante, pois você já começa sentindo o aroma das especiarias e ervas da casa, algumas cultivadas no próprio jardim do restaurante.

Os pratos mais requisitados são os curries vermelho, amarelo e verde, nas mais variadas versões, inclusive para vegetarianos. Obviamente experienciar o Thai Brasil tem seu preço, mas que vale pena para deixar sua passagem por Paraty mais completa. 

Prepara-se para amanha! Reserve um passeio no Barco Shalom em Paraty

Geko Chill Beach Bar

Além do centro histórico, eventos culturais e infinitas experiências gastronômicas, Paraty também conta com belas praias, e para quem gosta de curtir a noite com o pé na areia, o Geko Chill é a melhor pedida.

O bar, localizado na Praia do Pontal, pertence ao Geko Hostel e Pousada Paraty, e oferece um amplo cardápio com pratos, porções e drinks, além das cervejas sempre geladas. E você desfruta de tudo isso apreciando o barulho do mar, a poucos passos do bar.

A melhor forma de explorar um novo destino é com a liberdade total!

Faça um cotação na RentalCars, a maior empresa de comparação de Aluguel de Carro, além disso você tem a vantagem de poder pagar em 12 vezes sem juros, pagando em Reais e sem IOF.

Reserve Agora!!

Casa Coupê

Casa Coupê - o que fazer em Paraty a noite | Divulgação
Casa Coupê – o que fazer em Paraty a noite | Divulgação

E o mais tradicional restaurante da cidade, não poderia ficar de fora dessa lista. A Casa Coupê foi inaugurada no ano de 1952, com o formato de bar, e desde então, já passou por algumas reformas e já foi também a rodoviária da cidade. Hoje, a esquina mais famosa de Paraty na praça da igreja matriz, conta com três salões e comporta 220 sentadas.

O cardápio oferecido é um dos mais variados do centro histórico, contando com sopas, pizzas, hambúrgueres, pratos com frutos do mar e sobremesas. O atendimento é ótimo e cuidadoso, a decoração remete aos bares e botecos boêmios, e os preços não fogem aos praticados no centro.



Porém, a experiência na Casa Coupê é única, e é um dos pontos de encontros mais badalados da cidade, tanto de turistas quanto de moradores locais. 

Procurando hospedagem em Paraty pelo melhor preço?

Você sabia que quanto mais cedo você reservar, maior será sua economia paga pela diária! Confira agora diversas opções de hospedagem!

Reserve Agora

O que fazer em Paraty a noite pelos arredores

Sereia do Mar

Sereia do Mar | Divulgação
Sereia do Mar | Divulgação

Pizzaria, bar e hostel, a combinação perfeita pra quem gosta de boa comida, música ao vivo e integração cultural. O restaurante e o bar são abertos ao público, e você pode provar as pizzas com massa de receita familiar, mesmo não sendo hóspede do hostel.

E como todo bom argentino, o dono faz um churrasco com molho chimichurri espetacular. Além das deliciosas pizzas, o que atrai os frequentadores, é a oportunidade de conhecer viajantes de vários países e conhecer idiomas e culturas diferenciadas.

O Sereia do Mar está localizado na Baía do Jabaquara, de frente para praia e a poucos minutos do centro histórico Paraty.

Cervejaria Caborê

Cervejaria Caborê - Choperia e Restaurante - o que fazer em Paraty a noite
Cervejaria Caborê – Choperia e Restaurante – o que fazer em Paraty a noite

Na cervejaria Caborê, a programação noturna já pode iniciar ao entardecer, pois de quarta a sábado, sempre às 17h, acontece a visita guiada dentro da fábrica, onde você pode conhecer todo o processo de produção da cerveja artesanal. Após a visitação gratuita, você pode degustar as cervejas da casa no brewpub (esse sim com custo, dependendo de quantas cervejas você consumir).

E anexado a cervejaria, está o restaurante, onde você pode estender a sua noite e provar o cardápio variado, que mistura culinária brasileira e caiçara, com opções que vão de petiscos, hambúrgueres e prato com frutos do mar, é opção certa das opções do que fazer em Paraty a noite. A cervejaria está localizada na Av. Otávio Gama, 421, no bairro Caborê, muito próximo do centro histórico.

Frida & Diego Taqueria Mexicana

Frida y Diego Taqueria Mexicana - o que fazer em Paraty a noite
Frida y Diego Taqueria Mexicana – o que fazer em Paraty a noite

A poucos metros do centro histórico, mas já fora dele, está instalado esse que foi o primeiro restaurante mexicano de Paraty. Como o nome já diz, a casa homenageia a artista Frida Kahlo e seu marido Diego Rivera, e traz em seu cardápio a mistura de cozinha mexicana com pratos do restante da América Latina, prezando sempre em utilizar ingredientes frescos e de produtores locais.

O restaurante possui sua própria cachaça de pimenta, que encanta o paladar de quem a prova. As terças a casa faz promoção de double drinks e os tacos saem por R$ 10 e no restante da semana os preços são os típicos de Paraty. 

O que fazer em Paraty a noite com um toque de cultura

Além das belezas estonteantes, Paraty se destaca também pelo apelo cultural. Se você decidir visitar a cidade nos dias de eventos é bem possível que você se sinta um pouco perdido com tantas opções de programações, pois além do que já está na programação, os bares da cidade aproveitam a grande movimentação para criar festa e eventos especiais e que costumam varar a madrugada.

Mas mesmo fora dessas datas especiais, a cidade oferece alguns atrativos culturais, que para quem aprecia é uma boa oportunidade de descontração na noite de Paraty, seguem abaixo duas opções imperdíveis.

Teatro Espaço

O teatro fundado em 1985 pertence à renomada companhia teatral da cidade, Contadores de Estórias. O espaço conta com uma programação regular as quartas e sábado às 21h com a apresentação da peça Em Concerto (classificação 14 anos), uma linda apresentação feita com bonecos de madeira. É possível conferir o trailer da peça no site da companhia, onde você também pode acompanhar a agenda do teatro.

Além de apresentações teatrais, rolam concertos geralmente de artistas renomados no cenário musical. O valor médio das entradas é de R$ 27 e o teatro fica em um lindo casarão na Rua Dona Geralda, 42 no centro histórico e fica aberto até as 22h.

Cinema da Praça

Cinema da Praça - Paraty | Divulgação
Cinema da Praça – Paraty | Divulgação

O cinema inaugurado em 2018 depois de um hiato de quase 40 anos, está no mesmo casarão onde fica o antigo cinema do Seu Pedro, que funcionou até a década de 70, o espaço foi totalmente revitalizado, pode receber até 80 pessoas por sessão e é um verdadeiro charme.

O cinema é um ponto de parada obrigatório para os amantes da sétima arte, pois além de sessões com filmes comerciais, existem opções da cena alternativa. O cinema fica na Rua Marechal Deodoro, no coração do centro histórico de Paraty. Para conferir a programação acesse a página do cinema.

Você não pode perder em Paraty

Se a sua passagem por Paraty se estender para além do final de semana, você não pode deixar de fora da sua agenda o já tradicional Samba da Bênção, uma roda de samba que acontece todas as segundas (exceto quando chove), das 20 às 23h, na Praça da Matriz.

O Samba da Bênção de Paraty surgiu da vontade de um grupo de amigos, músicos locais, de democratizar o acesso às rodas de samba e à cultura brasileira, integrando moradores locais e turistas. 

Paraty é uma referência em eventos culturais e festivais no país, tendo uma agenda anual diversificada, atendendo a vários públicos. Além da FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty) que acontece entre os meses de julho e agosto, outros eventos agitam a cidade, como o Festival da Cachaça no mês de agosto, o Bourbon Festival Paraty no mês de maio, e mais uma dezena de eventos que são divulgados no site.

É de praxe que vários estabelecimentos da cidade ampliem sua programação e horário de funcionamento, por isso, se conseguir visitar Paraty na data de algum evento, você poderá curtir os restaurante e bares locais respirando literatura, arte e cultura.

O Sesc de Paraty oferece uma programação variada, com exposições, peças teatrais, shows e cursos. Então depois de um dia inteiro passeando pelo histórico ou curtindo a praia, a quem prefira um programa noturno mais leve e cultural, e com certeza, o Sesc vai oferecer algo que encaixe na sua noite, tendo eventos acontecendo em vários locais da cidade. Para mais informações acesse o site.

Sua passagem por Paraty não será completa, se você não saborear o tradicional drink local, carinhosamente chamado de Jorge Amado, uma homenagem feita ao autor. O drink é composto de cachaça Gabriela (temperada com cravo e canela), maracujá e limão e é oferecido nos principais restaurante e bares da cidade.

Resolva sua viagem para Paraty

Após um turbilhão de informações no decorrer desse post, vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Esse ditado pode parecer comum, mas te garanto que nunca fez tanto sentido. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens, Fica Ativo e Planeje-se.

Para planejar uma viagem, começo sempre pela hospedagem. Quando minha intenção é descanso e curtir o hotel vou de Zarpo. Se for um passeio onde quero aproveitar todas as experiências da cidade, prefiro o Booking, mas quando é uma viagem em família já corro atrás mesmo é do AirBnb.

É tão recomendável que chega a ser obrigatório. O seguro viagem tem muitos pontos positivos, mas o principal para mim são os cuidados relativos à saúde, você pode entender mais sobre o assunto no artigo “Porque contratar um seguro viagem nacional?” ou fazer cotação através do Seguros Promo.

#FicaAtivoNoCupom: até o dia 14/12/2020 o Seguros Promo está com uma promoção única de 15% de desconto em todos os planos de seguro viagem usando o cupom VERAO. Ah! E pagando via boleto bancário você tem mais 5% de desconto.

Experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. O aluguel de carro garante essa oportunidade incrível. Através da RentCars, você consegue comparar preços entre 146 locadoras ao redor do Brasil.

Para evitar os famosos perrengue chique, eu prefiro fechar todos os meus passeios com antecedência, reservando eles pela nossa parceira Viator.

O momento em que vou bater o martelo da data da próxima viagem, utilizo o site que encontro os melhores preços e promoções de passagens áreas: Passagens Promo.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação. Até o momento não tive problema em minhas viagens nesse sentido, mas é sempre bom Ficar Ativo caso isso aconteça.

Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

16FansLike
176FollowersFollow
40FollowersFollow
- Propaganda -
- Propaganda -
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.