O que fazer em Passa Quatro: Dicas gerais, onde visitar e onde ficar

BrasilMinas GeraisO que fazer em Passa Quatro: Dicas gerais, onde visitar e onde...

Unindo belas construções históricas e coloniais, o clima aconchegante do interior de Minas Gerais e incríveis paisagens naturais, Passa Quatro é um destino para o qual você deve prestar atenção na hora de planejar uma viagem. A cidade fica localizada nas Terras Altas da Serra da Mantiqueira, próxima ao Circuito das Águas de Minas, e recebe viajantes atraídos pelas programações ecoturísticas, históricas e outros passeios. Vai planejar uma viagem para lá? Acompanhe aqui algumas dicas do que fazer em Passa Quatro. 

Como chegar em Passa Quatro

Antes de conhecer a programação do que fazer em Passa Quatro que separei para você, comece decidindo como fazer para chegar até a cidade, que fica localizada no sul do estado de Minas. Caso você esteja vindo de longe e por isso prefira escolher o avião como meio de transporte, uma dica é procurar um voo para o Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), em São Paulo, que fica a cerca de 227,5 quilômetros de distância.

Para ir da capital paulista até Passa Quatro de carro, a principal via de acesso é a BR-116. De ônibus, você encontra passagens pela Viação Cometa.

Já para quem vem de Belo Horizonte e seus arredores, o acesso é pela Rodovia Fernão Dias, BR-381. De ônibus, você pode ir com a Viação Gardênia até a cidade de São Lourenço, e de lá continuar o trajeto com a Viação Cidade do Aço.

Quando visitar Passa Quatro

Você encontrará o que fazer em Passa Quatro em qualquer época do ano, portanto, a resposta a essa pergunta depende mais do seu gosto pessoal. Muitas pessoas gostam de aproveitar o clima frio entre as montanhas para fazer uma viagem de inverno, principalmente os casais. Por outro lado, temperaturas mais quentes permitem aproveitar melhor as cachoeiras para nadar.

O que fazer em Passa Quatro

Floresta Nacional de Passa Quatro

A Floresta Nacional de Passa Quatro é uma extensa área de preservação na cidade, que abrange o importante bioma da Mata Atlântica. Você pode curtir a proximidade com a natureza e aproveitar a área verde para passear e relaxar. A Floresta possui, também, lagos ornamentais, praças, parque infantil, viveiro de mudas e até mesmo um pequeno museu.

A bela Cachoeira do Iporã faz parte da área da Floresta, sendo um de seus mais importantes atrativos, e um ótimo local para quem está buscando o que fazer em Passa Quatro para se refrescar e renovar as energias.

Brasil Nota 10 Mundo das Miniaturas

Além de um importante ponto de divulgação histórica, o Brasil Nota 10 Mundo das Miniaturas encanta os visitantes com um minucioso trabalho artesanal. Isso porque a principal atração deste local são as maquetes criadas por Carlos Edil com a ajuda de vários jovens da cidade através de projetos de profissionalização. As maquetes reproduzem em miniatura diversos eventos históricos do Brasil e do mundo, com uma impressionante riqueza de detalhes. É possível fazer uma visita guiada, com explicações sobre todas as maquetes.

Túnel da Mantiqueira

Para aqueles que gostam de história, o Túnel da Mantiqueira é uma boa dica do que fazer em Passa Quatro, já que o local presenciou ao longo do tempo importantes fatos históricos. O túnel ferroviário possui 997 metros de extensão e foi inaugurado em 1884, com a presença de Dom Pedro II. Localizado sob a Garganta do Embaú, o túnel possui uma localização estratégica para se chegar à Serra da Mantiqueira, e foi um dos principais fronts de conflito entre paulistas e mineiros na Revolução de 1932.

Igreja Matriz de São Sebastião

Outro marco histórico da cidade, dessa vez de cunho religioso, é a Igreja Matriz de São Sebastião. Construída em 1850, foi a quarta capela de Passa Quatro. Um de seus atrativos é uma imagem de São Sebastião, trazida diretamente de Portugal.

Pico Pedra da Mina

A Pedra da Mina possui o impressionante título de quarta montanha mais alta do Brasil, com 2798 metros de altitude. Esta montanha faz parte da região da Serra da Mantiqueira chamada de Serra Fina, que possui nada menos do que 12 picos acima de 2600 metros de altitude. Mas saiba que essa dica do que fazer em Passa Quatro é voltada para quem curte caminhadas mais longas e desafiadoras: em geral, são cerca de 10 quilômetros cheios de dificuldades que envolvem subidas e descidas.

Trilha de Serra Fina

Outra dica para os mais aventureiros é fazer a trilha completa da Serra Fina, uma das mais clássicas do Brasil entre os montanhistas. São cerca de 30 quilômetros de caminhada, mas, embora a distância não seja tão grande, o nível de dificuldade não é pequeno. Você passará por picos incríveis e paisagens extraordinárias, e terá ainda a possibilidade de atravessar o ponto de limite entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Lembre-se de avaliar o nível de dificuldade e de tomar todas as precauções de segurança necessárias.

Ingazeiro

Para apreciar a natureza em sua imponência, conheça o Ingazeiro em Passa Quatro. A enorme árvore possui galhos tão grossos quanto troncos, com cerca de 30 metros de diâmetro em sua copa. É um ótimo cenário para passeios no seu entorno, ou para quem quiser se sentar à sua sombra e curtir o frescor.

Trem da Serra da Mantiqueira

Imagine voltar para aquele tempo em que o trem era um dos principais meios de transporte no Brasil… Está certo que isso não é possível, mas quem disse que você não pode aproveitar um pouquinho dessa experiência? Uma maneira é fazer o passeio no Trem da Mantiqueira, passeio turístico de Maria Fumaça. O trajeto sai da Estação Ferroviária em Passa Quatro, faz uma parada na Estação do Manacá e segue até a Estação Coronel Fulgêncio, tudo isso em meio a uma bela paisagem.

Centrinho

Para apreciar um pouco da atmosfera e da arquitetura de um lugar, nada melhor do que um passeio tranquilo a pé. Se você está buscando o que fazer em Passa Quatro, o centro da cidade reserva aos visitantes charmosas construções do século XIX, lojas de artesanato, doces típicos, restaurantes e cafés.

Cachoeira do Mauro

Boa para quem quiser curtir um bom banho nas águas geladas de cachoeira, a Cachoeira do Mauro fica localizada no Bairro do Paraíso. Possui uma pequena queda d’água e um ótimo poço.

Cachoeira da Gomeira

Se você está em busca de uma belíssima paisagem natural, encontrou o que fazer em Passa Quatro: a Cachoeira da Gomeira. Com várias quedas d’água, sendo que a maior possui 40 metros de altura, a cachoeira impressiona com sua beleza e força. Você pode fazer a trilha para conhecê-la pela parte alta e apreciar a vista ao redor, ou conhecer a sua parte baixa e tomar um bom banho em suas águas. Além disso, a Cachoeira da Gomeira também é um local bastante procurado para a prática de rapel.

Cachoeira do Andorinhão

Imagine um grande poço natural de águas cristalinas… É isso que você encontra na Cachoeira do Andorinhão, lugar sossegado em meio à natureza e ótimo para quem gosta de nadar. O acesso é por meio de uma estrada de terra e os visitantes pagam um valor para entrar, por se tratar de uma propriedade privada.

Cachoeira do Mato Dentro

Não faltam atrativos naturais em Passa Quatro, principalmente para quem curte cachoeiras. Se for o seu caso, faça uma visita também à Cachoeira do Mato Dentro. Esta cachoeira está a aproximadamente 6 quilômetros do centro de Passa Quatro e fica bem ao lado da estrada, não necessitando de muita caminhada para acessá-la. É formada por duas quedas d’água, que formam um agradável poço natural adequado para banhos.

Onde ficar em Passa Quatro

Agora que você já descobriu o que fazer em Passa Quatro, falta encontrar um bom lugar para se hospedar. Separei aqui algumas dicas para você, com um bom custo benefício.

A primeira opção é o Hotel Pousada São Rafael. Os quartos deste hotel possuem TV, frigobar e ar condicionado, no caso dos quartos superiores. Além disso, o hotel possui wi fi, estacionamento privativo e um bom café da manhã servido como cortesia. Nas horas vagas aproveite a piscina.

Outra dica é a Estalagem Usina Velha, que possui acomodações com TV, além de também oferecer estacionamento privativo e wifi. O Hotel possui piscina ao ar livre, uma bela vista para as montanhas e oferece café da manhã diariamente aos hóspedes.

Dicas para o viajante de Passa Quatro

Se você se interessa por turismo religioso, vale a pena saber que Passa Quatro faz parte do Caminho Religioso da Estrada Real (CRER), considerada como a maior rota religiosa do Brasil. A Rota vai do Santuário de Nossa Senhora da Piedade em Caeté (MG) até o Santuário Nacional de Aparecida (SP). São 32 municípios envolvidos, incluindo Passa Quatro, por isso, você pode programar sua viagem levando em consideração essa rota.

Na hora de visitar Passa Quatro, principalmente se você é do tipo viajante aventureiro, não se esqueça das roupas adequadas para caminhadas e trilhas, para que você possa curtir os passeios sem sofrimento.

Boa viagem e aproveite Passa Quatro!

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
42FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.