O Que Fazer em Pipa: Passeios, Pousadas e Restaurantes!

Brasil Rio Grande do Norte O Que Fazer em Pipa: Passeios, Pousadas e Restaurantes!

O distrito de Tibau do Sul, há poucos quilômetros da capital Natal, preserva um dos seus tesouros mais valiosas: a Praia de Pipa. Um lugar de natureza exuberante, sol calor, surf e muita gente bonita. E você descobrirá tudo o que fazer em Pipa neste post!!

Pipa é, com certeza, uma das praias mais exuberantes do Brasil. Lotado de atrações legais e de sabores típicos, esse é um roteiro que você precisa colocar na sua viagem.

Como chegar de Natal a Pipa

Pipa fica localizada no distrito de Tibau do Sul, há 85 km de Natal. De Natal a Pipa, a viagem tem duração de 1h 30 min. No entanto, se você for pela Rota do Sol, a viagem pode demorar bem mais do que isso. Isso porque, a estrada é cinematográfica, com várias praias no meio do caminho. Se você parar em algumas delas, vai ficar mais demorado, mas também, vai valer mais a pena. Reserve um dia inteiro para isso.

Bate e volta de Natal até Pipa com Transporte e Guia

Destinos para você aproveitar na Rota do Sol:

  • Praia de Parnamirim e do Cotovelo
  • O maior cajueiro do mundo que fica localizado em Pirangi do Norte Pirangi do Norte
  • A chamada Nísia Floresta que fica localizado o Mirante dos Golfinhos,Praia de Camurupim, a Barra de Tabatinga e a Praia de Búzios.

Algumas opções para chegar a Pipa se você estiver sem carro:

Mas a melhor forma de explorar um novo destino: é com a liberdade total! Por isso faça uma cotação na RentalCars, a maior empresa de comparação de Aluguel de Carro, além disso você tem a vantagem de poder pagar em 12 vezes sem juros. Reserve Agora!!

Pegando um Transfer

Existem várias empresas que fazem esse trabalho, com valores que podem começar em 70,00. Para contratar, procure indicações no aeroporto, no seu hotel ou já chegue com tudo pronto reservando pela nossa empresa parceira TourOn.

Chamando um Táxi ou Aplicativo

Procure o ponto de táxi mais próximo do local onde você está ou peça para a sua hospedagem chamar um. Um valor estimado é entre 200 e 300 reais. Já por aplicativo, esses valores caem pela metade. Pelo Uber, você pode fazer uma cotação simples, antes mesmo de viajar.

O bom e sempre útil Ônibus

Se você optar por ir de ônibus, quem faz o trajeto é a empresa EXPRESSO OCEANO. Infelizmente, a empresa não faz vendas online, mas você pode comprar no Terminal Rodoviário, já que a partida sai de lá. A empresa faz 7 saídas diárias nos dias de semana e 2 nos fins de semana.

Não perca tempo e evite filas da rodoviária!

Compre online sua passagem de ônibus para qualquer lugar do Brasil.

Reserva na ClickBus

Do aeroporto de Natal a Pipa

Se você estiver no aeroporto e quiser ir direto a Pipa, suas melhores opções são táxi do aeroporto mesmo ou um aplicativo, como o Uber, por exemplo.

Qual a melhor época para visitar Pipa

Nos últimos tempos, tem sido muito difícil prever o tempo. Isso porque, no Brasil, as estações não são bem definidas e, em um mesmo dia, e possível passar por todas as quatro estações do ano. No entanto, a melhor opção é se agarrar nos históricos. Por exemplo, em Pipa o comum é que se chova mais no período entre Abril a Julho. E durante todo o ano, o local é bem quente, tipicamente nordestino.

Feriado de semana santa

A Semana Santa fecha a primeira alta temporada do ano em Pipa que só retorna entre Agosto e Setembro. Nessa temporada, as praias ficam sempre lotadas de gente bonita e de muito agito. O motivo é que há muitas festas nas praias, clubes e nos arredores, com atrações famosas nacional e internacionalmente e isso acaba atraindo milhares de pessoas.

Uma dica se você curte festas um pouco menos agitada é o Mirante Sunset Bar; música ambiente, bons drinks e um por do sol de cair o queixo. Agora, para o mais baladeiros, tem o Pipa Open Air, que há alguns anos vem se destacando por suas atrações e experiência.

Se hospede no Zicatela Beach Hostel um dos melhores hostel e melhor custo benefício de Pipa

Quanto tempo ficar em Pipa?

Visite Tibau do Sul, Visite Pipa - RN !
Visite Tibau do Sul, Visite Pipa – RN !

Em se tratando de um paraíso como é Pipa, quanto mais tempo você puder ficar por lá, melhor. No entanto, um roteiro de 3 dias já são mais do que suficientes para você conhecer Pipa por completo. Incluindo Sagi, Baia Formosa e até esticar um pouquinho em São Miguel do Gostoso. Minha sugestão:

  • No primeiro dia, um trajeto de Natal a Pipa passando pela Rota do Sol, parando em Pirangi, no local onde está localizado o maior cajueiro do mundo e no Mirante dos Golfinhos.
  • No segundo dia, Maratona de Praias: um passeio pelas principais praias de Tibau do Sul – Praia de Pipa, Baía dos Golfinhos, Praia do Madeiro e a Praia do Amor.
  • No terceiro dia, Passeio de buggy indo de Pipa até Barra do Cunhau, retornando para o pôr do sol na Lagoa de Guarairas.

Procurando hospedagem em Pipa no melhor preço nas datas de sua viagem?
Você sabia que quanto mais cedo você reservar, maior será sua economia paga pela diária! Confira agora diversas opções de hospedagem!

RESERVE AGORA

O que fazer em Pipa

Praia do Malemba

Malemba pertence ao distrito de Georgino Avelino, mas a maioria dos turistas vem de Tibau do Sul, onde fica Pipa. O caminho mais próximo é de balsa saindo de Pipa. Em Malemba, os passeios radicais de quadriciclo ou buggys são uma das principais atrações, além de kitesurf, sandboard e esquibunda.

Lagoa Guaraíras

Lagoa Guaraíras
Lagoa Guaraíras

Para o turismo, a Lagoa Guaraíras é perfeita para fazer longos passeios de barco, lancha, canoa, pesca esportiva e banana-boat. Há quem diga que atração mesmo do local é o por do sol, inigualável que cai sobre as águas da Lagoa.

Além de toda beleza, Guarairas, também tem muita história envolvida em suas águas. O local resistiu a imensas batalhas e hoje serve como base para a principal atividade econômica do município a carcinicultura (criação de camarão).

Aproveite e visite João Pessoa em um dia!

Cacimbinhas

Se você quiser fugir do agito de Pipa, a Praia de Cacimbinhas é sua melhor opção. A costa não é deserta, mas o lugar tem clima bem paradisíaco. Lá você também encontra os amantes de aventura e dos esportes radicais, justamente pelos seus bons ventos e águas boas. A Praia é uma ótima opção para passar uma tarde mais tranquila e desfrutar da excelente gastronomia que tem ao seu redor.

Praia do Giz

Com facílimo acesso de Tibau do Sul, de barco ou a pé pela orla, a Praia do Giz é uma calmaria paradisíaca. A Praia é própria para banho, com longas faixas de areia e piscinas naturais por sua maré baixa. Se você tiver a sorte de estar à noite lá em noite de lua escura, vai desfrutar de um ritual de encher os olhos: o Aratu no Facho.

Aratu de Pedra é uma espécie de caranguejo que dá em demasia em noite de lua crescente e minguante. Quando é assim os pescadores preparam a iguaria, ao som de uma boa música e muita luz vinda dos pneus que são queimados nos latões espalhados por toda Praia.

A Bela Praia de Maracajaú e mais um belo passeio de Lancha

Praia do Madeiro

Praia do Madeiro - Pipa RN | Credito Aureliano por Flickr
Praia do Madeiro – Pipa RN | Credito Aureliano por Flickr

O horizonte paradisíaco e o mar pouco agitado, faz a Praia do Madeiro ser uma ótima opção estando em Pipa. No entanto, se você estiver com crianças de colo, idosos, deficientes ou pessoas com mobilidade reduzida, essa praia pode não ser uma boa opção. O motivo é porque, para chegar até a Praia é preciso descer uma enorme escadaria (cerca de 170 degraus) e isso pode ser problema para algumas pessoas. Se não há problemas para você, aceite o desafio e ligue a câmera pois o cenário e cinematográfico.

Te contarei agora as principais razões pelas quais sugiro os passeios com a empresa TourOn:

-> Sua experiência será inesquecível e contribuirá para todas as lembranças de sua viagem
-> Diversos passeios para todos os públicos e todas as idades
-> Preços sem cobranças de reserva ou taxas ocultas
-> Compre seu ingresso antecipado e evite as filas nos pontos turísticos

Passeios no Rio Grande do Norte!!

Baia dos Golfinhos

Praia dos Golfinhos - Praia de Pipa (RN) | Credito Fabiano Ferrari por Wikimedia
Praia dos Golfinhos – Praia de Pipa (RN) | Credito Fabiano Ferrari por Wikimedia

O nome dessa Praia já é autoexplicativo! Isso porque, de lá é possível ver muitos golfinhos procurando peixes no mar e proporcionando um espetáculo à parte. A faixa extensa de areia e a maré quase sempre baixa, faz da Baía dos Golfinhos um cenário espetacular.

Praia do Centro

Praia do Centro - Pipa RN | Credito Rodrigo Soldon por Flickr
Praia do Centro – Pipa RN | Credito Rodrigo Soldon por Flickr

Essa é a mais próxima de Pipa e por isso, herdou todo o seu agito. Se prepare para encarar muita gente curtindo sol e a beleza do Rio Grande do Norte. Fazendo jus ao agito, por lá há vários quiosques, bares, restaurantes e pousadas. Aproveite para fotografar o pôr do sol lindíssimo que há por lá.

Fique no Hotel mais bem avaliado em Pipa: Reserve o Hotel Pousada OKA da MATA

Praia do Amor

Praia do Amor em Pipa (Olha o Formato do Coração)
Praia do Amor em Pipa (Olha o Formato do Coração)

A Praia do Amor ganhou esse nome por ter um formato de coração, fato que você confirmar, se subir até o Chapadão e vislumbrar a vista do alto. Para chegar nessa praia, recomendo caminhar partindo da Baía dos Golfinhos, elas ficam bem próximas e o percurso é um espetáculo à parte.

Praia das Minas

Esse é um recanto de paz, no meio do agito de Tibau do Sul. Pouco visitada, a Praia das Minas é um verdadeiro recanto. Isolada, paradisíaca e lotada de belas tartarugas. O local conta com um único estabelecimento o Restaurante Toca das Corujas, que você pode se deliciar com belos drinks e comidas típicas.

Praia de Sibaúma

Com certeza, essa é uma das praias mais bonitas do Brasil, com um cenário incrível. As piscinas naturais e o clima de sossego faz de Sibaúma um roteiro obrigatório na sua viagem.

Aproveite um dia de suas férias na Praia de Perobas e ande em uma bela Lanche

Barra do Cunhaú

Barra do Cunhaú RN | Credito valgnelo por Flickr
Barra do Cunhaú RN | Credito valgnelo por Flickr

O verdadeiro “Caribe Nordestino”. O azul inigualável do mar de Cunhaú juntado ao silêncio das ondas, da um toque especial para o local. Além de toda a beleza, a Praia é conhecida por ser bem hospitaleira e suas atrações tem preços bem atrativos. Ótimo lugar para levar a família e passear com os filhos. O encontro do mangue com o Rio é surreal e vale muito a visita.

Passeio de Buggy

Passeio de Buggy - Pipa RN - Credito por josep por Flickr
Passeio de Buggy – Pipa RN – Credito por josep por Flickr

Não dá para estar em Pipa e não se aventurar um pouquinho em um buggy. O vento no rosto e as paisagens naturais faz valer todo passeio. Uma dica é pesquisar antes da viagem por bugueiros. Apesar de não ser tão difícil de encontrá-los, se for uma dia muito agitado com muito movimento, os buggys podem estar escassos.

Os Mirantes de Pipa

Vista do Chapadão em Pipa - RN
Vista do Chapadão em Pipa – RN

Na Baía dos Golfinhos, em Sibauma ou em outras praias de Pipa, os mirantes são de fato um espetáculo. Não deixe de curtir as belas vistas e paisagens exuberantes que eles proporcionam.

Arvorismo e tirolesa

Nem só de calmaria, drinks e sol vive um paraíso como Pipa, a natureza é sem dúvidas muito ampla por lá, assim como as opções de exploração. Imagine um circuito com 11 desafios no meio da Mata Atlântica com boas doses de frio na barriga? Pois bem, se você tem espírito aventureiro, não deixe de conferir o Pipa Aventura Park.

O arvorismo do Pipa Aventura Park é um circuito com 10 estações e 11 desafios até chegar a tirolesa. E não se preocupe! Caso você caia em um desses desafios, você ficará somente pendurado, por cabos de segurança. É tudo bem tranquilo e seguro.

Um maravilhoso passeio pela Praia de Galinhos

Funciona assim: Antes de chegar ao local dos desafios, e preciso percorrer um caminho de cerca de 900 metros por dentro da mata. A parte é que há sombra por todos os lados.

Antes de vestir os equipamentos, você recebe toda instrução necessária para cumprir os desafios. Fique atento a elas! Depois você fará:

  • pinguela (em meio a copa das árvores)
  • nepalesa, sanfona, passo chinês, ponte em V (com vista panorâmica para o mar)
  • poleiros, pé de patos, mistas, teia falsa baiana
  • tirolesa de 300 metros de voo sobre a mata

Hidrate-se antes de chegar aos desafios, não é permitido levar água por questões de segurança. Esteja de roupas frescas, bota ou tênis. Chinelo e sandálias não são permitidos. Qualquer pessoa, mesmo sem experiência é permitido fazer os desafios, até por crianças a partir de 6 anos.

A melhor forma de explorar um novo destino é com a liberdade total!

Faça um cotação na RentalCars, a maior empresa de comparação de Aluguel de Carro, além disso você tem a vantagem de poder pagar em 12 vezes sem juros, pagando em Reais e sem IOF.

Reserve Agora!!

O que comprar em Pipa

A ideia de que em cidades pequenas só artesanatos e algumas iguarias para comprar é completamente ultrapassado quando se fala de Pipa. Isso porque lá, há uma variedade muito grande de serviços e produtos como: passeios, medicina, terapia, adegas, roupas, sapatos, acessórios, presentes e gastronomia.

Onde comer em Pipa

O clima quente e tropical de Pipa pede algo gelado e bem refrescante. Com certeza, a melhor pedida são os sorvetes. E em Pipa você vai encontrar varias delas. No entanto, em sites de avaliação de viagens, a mais bem pontuada foi a Preciosa Gelateria, que fica na Baia dos Golfinhos. Não deixe de conferir!

Sorveteria em Pipa
Sorveteria em Pipa

Outra opção tudo a ver com clima praiano são os crepes. Por serem leves e com sabores diversos, os crepes são opção para todos os horários. Abaixo, três creperias em Pipa mais bem avaliadas pelos viajantes:

Crepioca em Pipa
Crepioca em Pipa
  • Aruman: Av. Baía dos Golfinhos, 734
  • Fases da Lua restaurante e Creperia: Av. Baía dos golfinhos, 795
  • Creperia Marinas: Gov. Aluizio Alves, 334

Além dos crepes, uma pizza é sempre uma boa opção em qualquer lugar. Anote alguma das mais bem avaliadas opções em Pipa:

  • Fornalha Pizzaria: Galeria kanto da pipa
  • Pizzaria da Pipa: Av. Baía dos golfinhos, 708-714
  • Pizzaria do Ademilson: Rua das gameleiras

A Pousada Ecovila Spa da Alma é a pousada melhor avaliada em Pipa! Cote agora a sua diária.

Restaurantes em Pipa

Seja você admirador de uma gastronomia de alto nível ou interessado em curtir uma noite com requinte. Saiba que em Pipa, você encontra diversas opções renomadas com o mais alto luxo. Veja:

Atelier de Massas, que fica localizado na Baía dos Golfinhos, e um restaurante especializado em massas italianas.

Golde’s Restaurante, na Baía dos Golfinhos, especializado em gastronomia de fusão, com menu a la carte de gastronomia nacional e internacional. Um adendo: de longe, dá para se confundir achando que está na Grécia pela decoração das mesas externas.

Mas, se a intenção é somente aproveitar a Praia e ficar bem alimentado com comidas gostosas e que cabem melhor no bolso. Segue algumas opções:

  • Trio Resto e Grill, na Praia de Pipa. Comidas com ingredientes 100% orgânicos.
  • O Tal do Escondidinho, na Baía dos Golfinhos. Muitos tira -gostos deliciosos.
  • Restaurante Altas Horas, na Baía dos Golfinhos. Comida bem caseira.
  • Camarão na Fazenda, em Pipa. Pratos bem rústicos e com um tempero sem igual.
  • Churrascaria Dona Branca, na Baía dos Golfinhos. Churrasco e chopp gelado.

Algumas opções de Frutos do Mar:

Camarões em Pipa
Camarões em Pipa
  • Restaurante Vista Mar, na Baía dos Golfinhos.
  • Cruzeiro de Pescador, em Pipa.
  • Restaurante Terra Mar, na Baía dos Golfinhos
  • Pipa Beach Club, em Pipa.

Para fechar o roteiro gastronômico de Pipa, conheça essas opções de restaurantes Argentinos:

  • El Farolito, em Pipa. Vinhos e carnes na brasa.
  • Los Rocha- Parrilha Argentina, em Pipa
  • A lo Moron, na Baía dos Golfinhos. A verdadeira pizza Argentina.

Você vai viajar? Você sabe se seu plano de saúde tem cobertura nacional?

Diversos convênios médicos não oferecem cobertura fora da sua região! Não viaje preocupado! Contrate um Seguro Viagem Nacional para que tenha assistência médica e odontológica, seguro de bagagem extraviada, assistência jurídica e mais um tanto de benefícios.

Fazer Cotação

Onde ficar em Pipa?

O turismo em Pipa é a principal atividade econômica e por isso, há excelentes opções de hospedagens. O lugar que você vai se hospedar, depende da sua intenção em Pipa, mas uma boa dica é se hospedar bem no centro. De lá é possível ter acesso a todas as regiões mais badaladas da cidade e isso facilita muito seu turismo.

Confira abaixo algumas opções de hospedagem:

Hotel Ágora Bar Lounge

Booking.com

Ágora | Divulgação
Ágora | Divulgação

O Hotel Ágora Bar Lounge com suítes descontraídas e vista para o mar. Nesse hotel ainda há algumas opções de diversão como um bar e uma casa noturna. Diárias a partir de R$ 345,00.

Hotel Pipa Park

Booking.com

Pipa Park | Divulgação
Pipa Park | Divulgação

O Hotel Pipa Park com apartamentos acolhedores e simples e uma área externa de se encantar. Diárias a partir de R$ 280,00.

Hotel Pipa Mar Hotel

Booking.com

Pipa Mar Hotel | Divulgação
Pipa Mar Hotel | Divulgação

O Hotel Pipa Mar Hotel é uma pousada à beira mar com suítes aconchegantes e diárias a partir de R$198,00.

Pousada Enseada dos Golfinhos

Booking.com

Pousada Enseada dos Golfinhos | Divulgação
Pousada Enseada dos Golfinhos | Divulgação

A Pousada Enseada dos Golfinhos com quartos descontraídos e arejados, com vista para o mar e diárias a partir de R$196,00.

Pousada Pipa Village

Booking.com

Pousada Pipa Village | Divulgação
Pousada Pipa Village | Divulgação

A Pousada Pipa Village com várias casas de campo e decoração rústica e aconchegante. Diárias a partir de R$149,00.

Pousada Paraíso das Tartarugas

Booking.com

Pousada Paraíso das Tartarugas | Divulgação
Pousada Paraíso das Tartarugas | Divulgação

A Pousada Paraíso das Tartarugas conta com apartamentos rústicos e simples e diárias a partir de R$ 148,00.

E para os mochileiros de plantão tenho duas indicações de hostel:

  1. PIPAradise Beach Hostel com diárias começando em R$29,00
  2. Lagarto na Banana Hostel com diárias começando em R$38,00

Dicas essências para quem vai curtir suas férias em Pipa

Na maioria das praias de Pipa, não rola por do sol no mar, mas você pode assistir a esse espetáculo do Mirante do Cruzeiro que fica no Morro da Velha Vivência.

A maioria dos melhores restaurantes está localizado na Baía dos Golfinhos ( não deixe de notar as lindas ladeiras no fim da avenida principal). Já listei várias opções, mas o “Tal do Escondidinho” (com aquele clima bem nordestino vindo da decoração) e o Tranquilo (que tem pratos contemporâneos com mesinhas na rua) são as opções mais charmosas da região.

Em Pipa, você consegue encontrar caixas eletrônicos. No entanto, em dias muito movimentados você pode ter certa dificuldade. Leve sempre dinheiro em espécie para pequenos pagamentos.

Praticamente, todas as praias tem boas opções de guarda sol e espreguiçadeiras, mas é bom dar uma conferida na disponibilidade e no preço antes de usar. Algumas Praias podem ter os preços um pouco salgados.

Para ir na maioria das praias é preciso subir e descer muitas escadas. Cuidado se estiver com sapatos inadequados ou com idosos e crianças de colo

A Praia do Centro de Pipa é a única que não tem escadas para acessar. No entanto, em um bom pedaço da praia tem uma lagoa que separa do calçadão. Existem barcos que fazem o trajeto ou você pode andar até certo ponto da praia que já fica possível a travessia a pé.

Se for com a intenção de praticar arvorismo e tirolesa em Pipa, entre em contato com a empresa antes para verificar disponibilidade. Em algumas épocas do ano, principalmente, na alta temporada os lugares ficam muito cheios e você pode não conseguir fazer suas atividades.

O Nordeste dispensa comentários, as belezas de suas praias são inigualáveis. Fora que o calor do povo nordestino faz qualquer passeio ser único. Em Pipa, não seria diferente. Suas praias paradisíacas são verdadeiramente uma obra de arte a parte. Prepare-se para voltar (e se apaixonar) mais vezes!

Planeje sua viagem a Pipa

Após um turbilhão de informações no decorrer desse post, vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Esse ditado pode parecer comum, mas te garanto que nunca fez tanto sentido. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens, Fica Ativo e Planeje-se.

Para planejar uma viagem, começo sempre pela hospedagem. Quando minha intenção é descanso e curtir o hotel vou de Zarpo. Se for um passeio onde quero aproveitar todas as experiências da cidade, prefiro o Booking, mas quando é uma viagem em família já corro atrás mesmo é do AirBnb.

É tão recomendável que chega a ser obrigatório. O seguro viagem tem muitos pontos positivos, mas o principal para mim são os cuidados relativos à saúde, você pode entender mais sobre o assunto no artigo “Porque contratar um seguro viagem nacional?” ou fazer cotação através do Seguros Promo.

#FicaAtivoNoCupom: até o dia 31/10/2020 o site está com uma promoção única de 15% de desconto em todos os planos de seguro viagem usando o cupom HALLOWEEN. Ah! E pagando via boleto bancário você tem mais 5% de desconto.

Experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. O aluguel de carro garante essa oportunidade incrível. Através da RentCars, você consegue comparar preços entre 146 locadoras ao redor do Brasil.

Para evitar os famosos perrengue chique, eu prefiro fechar todos os meus passeios com antecedência, reservando eles pela nossa parceira TourOn.

O momento em que vou bater o martelo da data da próxima viagem, utilizo o site que encontro os melhores preços e promoções de passagens áreas: Passagens Promo, comprove você mesmo através desse link.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação. Até o momento não tive problema em minhas viagens nesse sentido, mas é sempre bom Ficar Ativo caso isso aconteça.

Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

16FansLike
176FollowersFollow
39FollowersFollow
- Propaganda -
- Propaganda -
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.