O que fazer em Porto Alegre com chuva: 10 dicas para salvar seu dia

Compartilhar

Situada ao sul do país, Porto Alegre é um destino maravilhoso para se conhecer no território nacional. A capital gaúcha tem diversas opções de lazer, até mesmo para quando o clima está fechado. Então se você está pensando em o que fazer em Porto Alegre com chuva, deixe a preocupação de lado! Esta cidade irá te proporcionar excelentes momentos.

A começar por ela ser culturalmente riquíssima, uma vez que foi fundada por diversos povos e todo esse multiculturalismo fica visível durante um passeio por este lugar. Os museus e centros culturais daqui refletem bem isso.

Outra coisa que surpreende, e encanta, em Porto Alegre é a sua beleza, que contempla belos edifícios e lindas paisagens naturais. Durante a chuva é possível visitar diversos monumentos arquitetônicos e se maravilhar com eles.

A gastronomia aqui também deve ser apreciada de perto, minha dica é experimentar o máximo de pratos típicos possíveis, como o matambre recheado, a tainha na brasa e o entrevero de pinhão, deste modo o seu passeio pela cidade será muito mais agradável.

Visitar essa cidade foi uma das viagens que mais gostei de fazer, mesmo com o clima chuvoso em que o município se encontrava. Por isso, separei algumas dicas de o que fazer em Porto Alegre com chuva que podem salvar o seu passeio.

Museus para visitar em dia de chuva em Porto Alegre

Não tem nem como começar essa lista sem recomendar alguns dos diversos museus que a cidade possui. Isso porque Porto Alegre é tão rica culturalmente que cada passeio se torna muito único. Então pode esperar uma experiência nova a cada museu visitado.

Vamos às recomendações!

Museu Júlio de Castilhos

14589 museu julio de castilhos
Museu Júlio de Castilhos

Irei começar indicando este museu para todos que estão pensando em o que fazer em Porto Alegre com chuva, uma vez que este espaço ajuda a entender bastante a história da cidade.

O acervo do Museu Júlio de Castilhos possui mais de 10 mil peças, entre elas mobílias, documentos, armas, objetos pessoais, pinturas, monumentos e muito mais. Esta coleção é toda voltada para contar a história do estado do Rio Grande do Sul, focando bastante nas tradições e no folclore local.

Além disso, o museu também conta com uma arquitetura bem interessante. Localizado em um casarão antigo, o ambiente também contribui para a construção da atmosfera do local. Então se você ainda não sabe o que fazer em Porto Alegre com chuva, saiba que vale muito a pena conhecer este lugar.

Museu Joaquim Felizardo

Museu joaquim felizardo
Museu Joaquim Felizardo

Outro museu que tive a oportunidade de conhecer foi o Joaquim Felizardo, um lugar simples, mas muito interessante.

Nomeado em homenagem ao famoso professor, este espaço guarda uma coleção gigantesca de fotografias de Porto Alegre. São mais de 9 mil imagens que contam a história da cidade no último século.

Este museu também possui diversas peças arqueológicas, além de instrumentos musicais, peças de decoração e outros itens que falam mais sobre a história da cidade.

O Museu Joaquim Felizardo também recebe exposições e é constantemente utilizado para palestras, debates, oficinas e outras atividades culturais. Em resumo, quem gosta desse tipo de passeio não pode deixar de incluí-lo na lista de o que fazer em Porto Alegre com chuva.

Museu de Ciência e Tecnologia

Museu de ciência e tecnologia
Museu de Ciência e Tecnologia

Agora uma dica incrível de museu para visitar em Porto Alegre, afinal de contas este lugar é mais voltado para a história natural do que cultural, tudo isso de um modo muito divertido.

Com um acervo gigantesco, este lugar possui diversos itens que remontam bastante a física, química e biologia. Entre as peças há fósseis e réplicas de dinossauros.

Um diferencial incrível do Museu de Ciência e Tecnologia são seus experimentos interativos, que deixam o local muito mais dinâmico, além do passeio mais atrativo ao público.

Uma das atrações é um giroscópio humano, que costuma ser bastante procurado por crianças e até mesmo por adultos. Além disso, também há um gerador de Van de Graaff, um espécie de balão elétrico que arrepia o cabelo e os pelos do corpo.

Amei conhecer este museu e acho ele um dos melhores lugares para se ir se você está pensando em o que fazer em Porto Alegre com chuva, especialmente se você estiver acompanhado de crianças.

3 hospedagens com excelente avaliações em Porto Alegre
($) Os viajantes que querem economizar o Hotel Erechim é um dos hotéis que recomendo mais barato.
($$) Com excelente custo-benefício proximo aos pontos turisticos é o Garibaldi Business Hotel.
($$$) Se quiser hospedar com mais conforto o Hotel Laghetto Stilo Higienópolis é uma das hospedagens preferidas.

Aos mochileiros de plantão o POA Eco Hostel é o que eu recomendo. Se você desejar, pode clicar aqui e conferir mais ofertas de hospedagem em Porto Alegre.

Bares para dia de chuva em Porto Alegre

A vida noturna dessa cidade é extremamente movimentada, então se você ainda não sabe o que fazer em Porto Alegre com chuva durante a noite, que tal visitar um barzinho?

Se liga nessas dicas:

Boteco do Joaquim

17914 boteco do joaquim porto alegre com chuva
Boteco do Joaquim em dia de chuva

Localizado na cidade baixa de Porto Alegre, esse barzinho tem um cardápio cheio de petiscos, drinks e ótimas cervejas, tudo isso por um preço bem justo.

O ambiente também é bem agradável, com uma decoração bonita e ótimo atendimento. Lá pedi uma porção de batata com linguiça e polenta, experimentei também a caipirinha servida no bar. Indico ambos.

Bar Chopp Tuim

Ao visitar a capital gaúcha é indispensável dar uma passada no Bar Chopp Tuim, ainda mais se você estiver pensando em o que fazer em Porto Alegre com chuva. Ele é um dos pontos mais tradicionais da cidade e vale a pena a visita.

Pequeno, mas ainda assim aconchegante, este bar tem uma parte externa que não é possível aproveitar em dias de chuva, mas não se preocupe, o interior do bar é um ótimo ambiente, ainda mais se você for acompanhado de poucas pessoas.

A comida servida aqui é bem tradicional da cozinha brasileira, mas muito bem preparada. Já o chopp é uma atração à parte e recomendo a todos que experimentem. Contudo, este bar fecha mais cedo que os demais, então a indicação é chegar cedo para curtir o ambiente.

Atrações para dia de chuva em Porto Alegre

Além de bares e museus, Porto Alegre tem diversas outras opções de lazer. Venha conferir algumas dicas:

Mercado Público Municipal

Mercado publico de porto alegre | credito paula por flickr
Mercado Publico de Porto Alegre | Credito Paula por Flickr

Recomendo fortemente que você dê uma chance ao Mercado Público Municipal, ainda mais se você está pensando em o que fazer em Porto Alegre com chuva. Este ambiente tem uma variedade enorme de produtos, como comidas, vinhos e artesanatos.

Localizado bem no centro histórico da cidade, o mercado fica situado em uma construção belíssima, com forte influência neoclássica na sua arquitetura. O prédio em si já vale uma visita.

Dentro, indico que você almoce em algum dos restaurantes de lá, afinal a culinária deles é incomparável, feita com produtos de altíssima qualidade. Sem falar que é um ambiente muito agradável para curtir um almoço em um dia chuvoso.

Catedral Metropolitana

Catedral metropolitana de porto alegre
Catedral Metropolitana de Porto Alegre

Quem gosta de passeios que unam história, cultura, arquitetura e religiosidade não pode deixar passar uma visita a Catedral Metropolitana, outra excelente dica de o que fazer em Porto Alegre com chuva.

Esta igreja foi construída no início do século XX e possui um estilo barroco. Ela encanta tanto pela estrutura grandiosa, quanto pelos detalhes que a ornamentam. O seu interior é extremamente cativante, com capacidade de encantar todos os turistas que a visitem.

Os belos mosaicos são um show à parte, e juntamente com o acervo riquíssimo, faz desta igreja um local muito bonito e que desperta a nossa curiosidade.

Shopping Iguatemi

E que tal passar o dia chuvoso em um shopping? Acredito que essa é uma boa dica de o que fazer em Porto Alegre com chuva pois este ambiente tem uma série de atrações, além de ser bem aconchegante e agradável, uma excelente forma de fugir do clima ruim.

Dentre os shoppings porto-alegrenses, o Shopping Iguatemi foi o que mais gostei de conhecer. Muito bonito e amplo, este espaço tem um ótimo cinema, boas opções de lojas e uma praça de alimentação com opções para todos os gostos.

Solar dos Câmara

Outra dica especial de o que fazer em Porto Alegre com chuva para os amantes de cultura. Este espaço se trata de um casarão colonial com uma arquitetura típica do século XIX. Neste lugar são realizadas diversas atividades culturais, entre elas muitas apresentações de artistas.

Além disso, também é possível encontrar aqui algumas estátuas, pinturas e outros itens muito importantes para a cultura gaúcha. O solar também é a sede de uma biblioteca e um memorial.

O ambiente é ricamente decorado, com muitos lustres, cristais, tapetes, murais e muito mais, sendo um lugar muito aconchegante para passar um dia com o clima fechado.

Casa de Cultura Mario Quintana

Casa de cultura mario quintana | credito obirici por wikimedia
Casa de cultura mario quintana | credito obirici por wikimedia

Inaugurado na década de 90, este lugar é um espaço cultural onde anteriormente funcionava um luxuoso hotel chamado Majestic. Pela arquitetura do lugar já dá pra ver que esta não é uma construção comum.

O prédio é de um estilo eclético, mas o que mais chama a atenção é sua pintura, toda rosa por fora. Dentro o ambiente é cheio de ambientes, como galerias, bibliotecas, teatros, cinema, e até mesmo um café, além de várias salas que são utilizadas para diversas atividades.

Em resumo, a Casa de Cultura oferece um passeio completo, em que é possível apreciar as mais diversas manifestações artísticas. Foi sem dúvidas um dos lugares que mais amei conhecer nesta cidade, por isso a recomendo nesta lista de o que fazer em Porto Alegre com chuva.

Depois de todas essas dicas de o que fazer em Porto Alegre com chuva, você já está pronto para aproveitar a capital gaúcha independente de qual clima esteja.

Planeje sua viagem para Porto Alegre com chuva

Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Icone de hotel Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.

Icone do seguro viagem É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.

Icone do rentcars O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.

Icone do avião Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.

Icone da mala Nunca foi tão barato e simples viajar com malas premium! No GetMalas você aluga malas sem complicações e com muita segurança.

Icone do onibus Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

Daniel Gualberto
Daniel Gualbertohttps://ficaativoeviaja.com.br
Oi! Sou o Daniel. Sabe, lá em 2019, quando o mundo parecia um pouco louco, criei este blog. Por quê? Para “re-viajar”, mesmo estando parado no mesmo lugar. Maluquice, né? Mas acompanhe comigo. Já imaginou acordar com os pés na areia em uma praia isolada da Tailândia? Ou talvez tropeçar em uma pedra (e em sua própria história) enquanto se perde nas ruelas de Roma? Pois é, viajar não é só uma forma de matar o tempo. É um jeitão de viver, meu amigo! E adivinhe? Não é tão complicado quanto parece.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais

Mais Noticias