O que fazer em Pouso Alegre: Dicas gerais, onde visitar e onde ficar

BrasilMinas GeraisO que fazer em Pouso Alegre: Dicas gerais, onde visitar e onde...

Uma das principais cidades do sul de Minas Gerais, Pouso Alegre é um dos grandes destaques da região em termos de infraestrutura e desenvolvimento. Possui uma localização privilegiada, com acesso fácil ao estado de São Paulo, além de estar no centro do Circuito de Estâncias Hidrominerais de Minas. Esteja viajando a negócios, passeando pela região ou simplesmente procurando o que fazer em Pouso Alegre, continue lendo as dicas que separei para você. 

Como chegar em Pouso Alegre

Já que você está programando sua viagem para Pouso Alegre, o primeiro passo é decidir como chegar até lá. A cidade possui um Aeroporto Regional, mas não recebe voos regulares, apenas táxis aéreos. Por isso, se você pensa em fazer o trajeto de avião, uma boa dica é escolher um voo até o Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU) em São Paulo.

Para ir de São Paulo a Pouso Alegre de carro, o caminho tem cerca de 209,8 quilômetros pela Rodovia Fernão Dias (BR-381). Se você optar pelo transporte coletivo, encontrará horários pelas companhias Santa Cruz e Bragança.

Para quem sai da capital mineira, Belo Horizonte, são cerca de 393,6 quilômetros de carro, também pela Fernão Dias. De ônibus, você pode procurar pela empresa Gardenia para encontrar suas passagens.

Quando visitar Pouso Alegre

Em Pouso Alegre, você encontra principalmente atrativos urbanos culturais e parques, que podem ser visitados em qualquer época do ano. Por isso, não se preocupe, você sempre encontrará o que fazer em Pouso Alegre.

O que fazer em Pouso Alegre

Catedral Metropolitana

A história da atual Catedral Metropolitana vai longe no tempo: começa em 1802, com a construção de uma capela, chamada de Capela do Senhor Bom Jesus. Com a demolição desta Capela, em 1857, foi construída uma Igreja Matriz, em estilo neoclássico. Por fim, nos anos 30, a Catedral Metropolitana foi erguida, em estilo neogótico, com um interior rico em detalhes, sendo, assim, um dos edifícios mais marcantes de Pouso Alegre.

Santuário Imaculado Coração de Maria

Para os viajantes que procuram o que fazer em Pouso Alegre na área de turismo religioso, outra dica é fazer uma visita ao Santuário Imaculado Coração de Maria. O belo templo centenário foi construído em 1905, com a vinda dos Missionários Claretianos. Recentemente, a Igreja vem passando por reformas para melhorar a sua estrutura, devido à sua grande importância para a cidade.

Museu Histórico Municipal Tuany Toledo

Sabemos da importância de preservar a história para conhecer mais sobre o presente e sobre o futuro. Se você é do tipo que concorda com essa ideia e gosta de conhecer a história das cidades que visita durante suas viagens, encontrou uma boa dica do que fazer em Pouso Alegre. O Museu Histórico Municipal Tuany Toledo foi fundado em 1984, e apresenta um amplo acervo relacionado a diferentes temas que têm ligação com a cidade. São fotos, documentos e objetos, totalizando cerca de 5 mil artigos.

Parque Natural Municipal de Pouso Alegre

Um dos principais espaços de lazer e de contato com a natureza é o Parque Natural Municipal de Pouso Alegre. A unidade de conservação abrange cerca de 500 hectares de Mata Atlântica, sendo lar de diversas espécies, que incluem até mesmo um jacaré de papo amarelo. A paisagem do Parque é completada por um belo espelho d’água, tornando-o uma área para os visitantes que procuram o que fazer em Pouso Alegre ou mesmo um bom local para a prática de esportes.

Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes

O Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes possui um amplo acervo de livros para pesquisa ou empréstimo, e ainda realiza diversos eventos culturais ao longo do ano. O prédio de características clássicas recebe uma bela iluminação durante a noite, vale a pena conhecer!

Casa da Cultura Menotti del Picchia

O interesse na Casa Cultura Menotti del Picchia já começa pelo edifício: inaugurado em 1895, era ocupado pela Estação Ferroviária da cidade, depois passou a funcionar como armazém e, finalmente, em 1988, foi reformado e reinaugurado como Casa da Cultura. Tombado como patrimônio histórico, atualmente o prédio é sede de eventos culturais, além de um centro de convivência para os idosos.

Teatro Municipal de Pouso Alegre

Outro edifício cheio de história é o Teatro Municipal de Pouso Alegre. Fundado em 1875, o prédio em estilo neoclássico abrigava um teatro, criado pela Associação Dramática de Pouso Alegre. Desde então, já foi loja de móveis, cinema e até cadeia, até que, em 1978, retornou às suas atividades como teatro. O prédio possui estilo neoclássico, um belo ambiente interno com capacidade para até 360 pessoas e atualmente é tombado como Patrimônio Histórico da cidade. Quem gosta de cultura e procura o que fazer em Pouso Alegre deve ficar de olho na programação ou simplesmente fazer uma visita ao teatro.

Cristo Redentor de Pouso Alegre

O impressionante monumento do Cristo Redentor de Pouso Alegre foi criado pelo artista Genésio Moura e é considerado como o 3º maior do Brasil. Localizado a uma altura de aproximadamente 1200 metros de altitude, o mirante onde está localizado o Cristo proporciona uma incrível vista da paisagem dos arredores da cidade.

Mercado Municipal

Há mais de 125 anos, o Mercado Municipal é um importante ponto de encontro para a população, além de permitir a comercialização de inúmeros produtos entre vegetais, pratos típicos, doces, roupas, bebidas e muito mais. Um dos destaques vai para o lanche típico da cidade: o famoso pastel de milho, que apareceu no Mercado há anos e até hoje faz sucesso entre a população.

Fontanário Machado

Pouso Alegre está localizada em meio à região conhecida no estado de Minas Gerais pelas estâncias hidrominerais. Você pode perceber um resquício dessa localização privilegiada no Fontanário Machado, cuja água mineral possui propriedades especiais.

Galeria Artigas

Se você é apaixonado por arte e gosta de aproveitar suas viagens para entrar em contato com obras diferentes, já encontrou o que fazer em Pouso Alegre. A Galeria Artigas busca apresentar e divulgar a arte produzida por artistas da cidade e da região, além de obras que retratam a cultura do lugar através das diferentes exposições que ocupam a Artigas ao longo de todo o ano. O nome da Galeria é uma homenagem a Celestino Roig Artigas, pintor espanhol radicado em Pouso Alegre.

Fonte Luminosa

Inaugurada em 1935, com projeto e execução de Antônio Corrêa Beraldo, que, mais tarde, se tornaria prefeito da cidade, a Fonte Luminosa até hoje chama atenção dos turistas e moradores com seu show de águas e luzes multicoloridas, sendo considerada, inclusive, como patrimônio cultural da cidade. O projeto foi considerado, na época, como inovador, pois produzia seu movimento com apenas um motor, popularizando a invenção de Antônio Corrêa Beraldo.

Feira de Artesanato

Depois de toda essa viagem, você não quer voltar pra casa sem uma lembrancinha?

Um bom lugar para encontrar artigos de artesanato, doces, roupas, cosméticos, brinquedos e diversos outros produtos é a Feira de Artesanato de Pouso Alegre, que acontece às sextas, sábados e domingos. A Feira, que é organizada pela Associação Pousoalegrense de Artesanato, acontece na Praça da Catedral.

Árvore Grande

Um testemunho vivo da história, a Árvore Grande é uma árvore centenária que se tornou um dos símbolos da cidade. Com 15 metros de altura e 30 metros de diâmetro em sua copa, a árvore foi cenário de muitos encontros e passeios na cidade, e até hoje é um dos marcos da paisagem pouso alegrense.

Onde ficar em Pouso Alegre

Se você gostou das dicas do que fazer em Pouso Alegre, já está bem perto de poder concluir o seu planejamento da viagem. Falta encontrar uma acomodação com um bom custo benefício. Veja aqui algumas dicas que separei para você.

O Marques Plaza Hotel possui quartos bem equipados, com ar condicionado, TV e frigobar, além de área de refeições e área de estar. Um dos pontos positivos deste hotel são os espaços de lazer, com uma bela piscina, academia e quadra esportiva. O buffet de café da manhã é servido diariamente, e quem preferir fazer suas refeições por lá pode ir até o restaurante do hotel.

Outra dica é o Granlago Hotel, que também possui acomodações com ar condicionado, mesa de trabalho, TV e wifi e, a depender da escolha do quarto, até mesmo uma banheira. Nas áreas compartilhadas, divirta-se na piscina, no bar e na academia do Hotel. Pela manhã, um bom café da manhã será oferecido.

Dicas para o viajante de Pouso Alegre

Como você já viu, Pouso Alegre é um dos principais polos do sul de Minas, por isso, possui uma boa estrutura em termos de comércio. Se estiver procurando o que fazer em Pouso Alegre e gostar de boas compras, aproveite para passear pelas várias lojas no centro da cidade.

Outra dica é aproveitar a localização privilegiada e a infraestrutura e organizar sua viagem a Pouso Alegre como um ponto de apoio para estender o trajeto e conhecer outras cidades turísticas da região, como Caxambu, São Lourenço, Monte Verde, Poços de Caldas e outras boas opções no sul de Minas, cujos arredores são famosos pela abundância em águas e pelo agradável clima montanhoso.

Boa viagem e aproveite a cidade!

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
42FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.