O que fazer em Praia Grande: 12 Praias (+3 Hoteis)

Compartilhar

Se você se interessou por conhecer esse lugar cheio de atrativos, venha descobrir aqui o que fazer em Praia Grande. A previsão do tempo começa a indicar aquele solzão no fim de semana, e os moradores das capitais, cercadas de prédios, já começam a procurar onde se refrescar e curtir o verão, de preferência a beira-mar.

Mas aqueles que não são tão fãs de praia também têm alguns pontos turísticos para conhecer na cidade.

Imaginando esse cenário, não é de se surpreender que Praia Grande, que está a menos de 80 quilômetros da cidade de São Paulo, chega a receber 5 vezes o tamanho da sua população em turistas, pelo menos nas épocas de alta temporada.

Como chegar em Praia Grande

Para chegar até Praia Grande, você pode fazer sua viagem de avião, carro ou ônibus. Se você vem de mais longe, pode ir até a capital, São Paulo, e de lá partir para seu destino.

De avião, os aeroportos mais próximos estão na cidade de São Paulo: Aeroporto de Guarulhos recebe voos internacionais e o Aeroporto de Congonhas recebe voos nacionais.

Saindo de São Paulo de carro, o caminho é principalmente pela Rodovia dos Imigrantes (SP 160).

Já para quem opta pelo ônibus, eu utilizo e sugiro a ClickBus, que há horários saindo da capital pela Viação Cometa e pela Breda.

Quando visitar Praia Grande

A resposta a essa pergunta depende do seu estilo como viajante: se você gosta de mais agito, os meses de mais alta temporada estão entre dezembro e fevereiro, principalmente.

Mas se você quer uma viagem mais tranquila e, ainda assim, aproveitar o calor, escolha os meses menos badalados e que não coincidem com os meses de férias escolares, como outubro ou novembro.

O que fazer em Praia Grande

A cidade é formada por uma extensa faixa litorânea, com 23 quilômetros divididos em 12 praias. Com certeza as praias são as principais dicas do que fazer em Praia Grande, por isso, conheça aqui quais são elas.

Praia do Canto Forte

Praia de mar tranquilo, ideal para quem gosta de aproveitar bastante para nadar e aproveitar a água sem se preocupar com ondas fortes, a Praia do Canto Forte é uma das mais valorizadas e consideradas nobres na região.

Possui uma boa infraestrutura, com quiosques, restaurantes, hotéis e academia ao ar livre.

Praia do Boqueirão

Praia do boqueirão
Praia do Boqueirão

Localizada na região central da cidade, a Praia do Boqueirão também é uma das mais visitadas por quem procura o que fazer em Praia Grande.

Sua orla possui uma boa infraestrutura, com quiosques e outros estabelecimentos comerciais. Além disso, é um bom lugar para praticar esportes na areia.

Praia da Guilhermina

Praia da guilhermina
Praia da Guilhermina

Ao lado do Boqueirão, a da Guilhermina é uma praia de mar azul e areia amarelada.

Possui vários quiosques ao longo de seus 1,5 quilômetros de extensão, sendo, uma ótima opção para você.

Praia de Aviação

É a opção certa para quem deseja aproveitar o barulho das ondas para fazer uma caminhada na areia ou na calçada, ou mesmo para andar de bicicleta em uma ciclovia bem sinalizada.

Esta localizada entre as praias Tupi e Guilhermina é segura e tranquila, bem limpa e com uma extensa faixa de areia branca, além de lindos coqueiros dispostos pela areia.

A praia é nomeada em homenagem ao Aero Clube de Santos, popularmente conhecido por Campo da Aviação e inaugurado em 1936.

Praia da Tupi

Praia da tupi | o que fazer em praia grande
Praia da Tupi | O que fazer em Praia Grande

Localizada no bairro de mesmo nome, possui um mar azul escuro com ondas fortes e, por isso, é conhecida como o paraíso dos surfistas, sejam eles profissionais ou amadores, principalmente nos dias de sol ao longo de todo ano.

É uma praia muito segura, bem iluminada, equipada com câmeras e com uma extensa faixa de areia limpa, salvo em dias de grande lotação.

A praia conta com os tradicionais coqueiros garantindo uma sombra agradável, além de pequenos jardins na região.

Além disso, você pode encontrar na Praia de Tupi uma variedade imensa de quiosques, restaurantes, hotéis e comércios para todos os bolsos e gostos.

Praia de Ocian

Praia de ocian | o que fazer em praia grande
Praia de Ocian | O que fazer em Praia Grande

O bairro de Ocian que nomeia essa praia conta com uma vasta gama de hotéis e pousadas, muito procuradas pelos turistas.

Assim como as anteriores, esta praia conta com uma bela arborização e um calçadão limpo e bem conservado. A região também é rica em comércio, dos mais variados tipos.

Um destaque vai para o mercado boutique de peixes, situado bem na orla e construído no formato de um barco pesqueiro ancorado, resgatando a tradição de pesca artesanal da região, e onde você pode comprar diversos tipos de peixes e frutos-do-mar.

Outro destaque vai para a imponente Estátua de Netuno, um monumento inaugurado em 1956, que remete ao Deus Netuno ou Poseidon, da mitologia grega, conhecido como Deus dos mares e que atrai a atenção tanto de moradores como de turistas que passam pela região.

Você vai viajar e não sabe se seu plano de saúde tem cobertura nacional?

Diversos convênios médicos não oferecem cobertura fora da sua região! Não viaje preocupado!

Contrate um Seguro Viagem Nacional, para que tenha assistência médica e odontológica, seguro de bagagem extraviada, assistência jurídica e mais um tanto de benefícios.

Praia de Vila Mirim

É uma praia de mar mais agitado, mas, ainda assim, é bastante procurada pelos turistas e possui uma boa infraestrutura para recebê-los, que inclui um calçadão, quiosques e vendedores de praia.

As mesas e cadeiras para quem quiser curtir a praia ficam embaixo das árvores, proporcionando aquela sombra tão desejada nos dias mais quentes. Possui uma estátua de Iemanjá, com cerca de 9 metros de altura.

Praia Jardim Real

Praia jardim real
Praia Jardim Real

Possui um mar de águas mais escuras, mas nem por isso menos aproveitáveis, tanto pelos adeptos de esportes marítimos quanto aqueles que simplesmente buscam dar um mergulho e se refrescar.

Praia da Vila Caiçara

São cerca de 2 quilômetros de faixa de areia, acompanhada por uma orla arborizada.

Localizada em um bairro considerado nobre na cidade, a praia fica bem cheia nos meses de alta temporada, mas é tranquila durante a baixa temporada.

Praia Maracanã

O mar é mais agitado, o que para quem gosta de praticar esportes como windsurf e surf é uma vantagem. Além disso, esta praia possui uma extensa faixa de areia e orla com ciclovia e coqueiros.

Praia Solemar

Praia solemar  | o que fazer em praia grande
Praia Solemar | O que fazer em Praia Grande

Outro point para o surf em Praia Grande, que possui ondas mais agitadas. Por esse mesmo motivo, quem quiser tomar banho de mar nessa praia deve ficar atento às condições.

Possui uma bela orla, com pequenos jardins, além de academia ao ar livre, ciclovia e quiosques.

Praia Balneário Flórida

A Praia Balneário Flórida também possui águas mais escuras e agitadas. Por outro lado, possui uma extensa faixa de areia, ideal para quem quiser curtir o sol e quem sabe pegar um bronze ou mesmo fazer uma caminhada à beira mar.

Encontre hospedagens com excelentes avaliações e pelo melhor custo-benefício!
Quanto antes você reservar maior será sua economia na diária! Confira agora as melhores opções de hoteis e pousadas!

O que fazer em Praia Grande: Pontos turísticos

Portinho

Portinho
Portinho

Se o que você está procurando é um momento de paz ao ar livre e em meio a natureza para fugir do ritmo caótico dos centros e da cidade grande, encontrou!

O Parque Portinho, em Praia Grande, revitalizado em agosto de 2019, é uma excelente opção de lazer para turistas e moradores da região, com entrada gratuita.

São diversas atividades disponíveis, seja um piquenique com a família na sombra das árvores, uma caminhada ou pedalada ao ar puro, um churrasco com os amigos em um dos 26 quiosques recém reformados, uma pescaria tranquila em dos barcos e botes disponíveis para aluguel ou até mesmo uma partida de tênis em uma das quadras poliesportivas.

É um passeio que agrada a todos, excelente para levar as crianças e para reunir os amigos!

Além de tudo isso, Portinho ainda conta com um Museu Ambiental que contém diversas espécies típicas do mangue, com entrada também gratuita.

Fortaleza de Itaipu

Fortaleza de itaipu | o que fazer em praia grande
Fortaleza de Itaipu | O que fazer em Praia Grande

A Fortaleza de Itaipu já existe há mais de 100 anos em Praia Grande.

Fica localizada em uma área de preservação ambiental, a cerca de 2 quilômetros da cidade, e oferece passeios turísticos, ecológicos e históricos, tendo como atrativos as residências dos oficiais (uma curiosidade interessante é que Pelé serviu lá como soldado em 1959), um templo que homenageia a padroeira Santa Bárbara e a Praça dos Canhões, com um grande acervo de armamentos de guerra desativados.

Praça da Paz

Praça da paz
Praça da Paz

A Praça da Paz localizada em Praia Grande é também chamada de Praça das Cabeças, e a razão você vê de longe: a Praça é repleta de personalidades homenageadas por meio de esculturas de quase 10 metros de altura e 30 toneladas, como as de Nelson Mandela, Jesus, Papa João Paulo II e muito mais.

As obras são do artista Gilmar Pinna.

Palácio das Artes

Palácio das artes | o que fazer em praia grande
Palácio das Artes | O que fazer em Praia Grande

Quem gosta de cultura também encontra o que fazer em Praia Grande: o complexo cultural Palácio das Artes.

Com fachada em estilo neoclássico, o Palácio abriga o Museu da Cidade de Praia Grande, o Teatro Municipal Serafim Gonzalez e a Galeria de Arte Nilton Zanotti, e conta com diversas atrações culturais, como monóculos gigantes e exposições permanentes de esculturas.

Parque da Cidade

Parque da cidade
Parque da Cidade

Espaço de convivência e prática de esportes, o Parque da Cidade é outra dica para quem procura o que fazer em Praia Grande.

O local possui pista de cooper, espaço exclusivo para slackline, aparelhos de ginástica e parque infantil, atendendo bem a diferentes públicos que curtem um passeio ao ar livre.

Feiras de Artesanato

Muita gente não gosta de voltar para casa sem uma lembrança da viagem. Se esse for seu caso, conheça uma das Feiras de Artesanato de Praia Grande.

A cidade possui 4 feiras fixas, com cerca de 300 artesãos que vendem artigos diversos. Além disso, você encontra lanches, doces e outros pratos na feira.

Basílica Santo Antônio do Embaré

A imponente Basílica Santo Antônio do Embaré é uma boa dica para aqueles que gostam de turismo religioso e procuram o que fazer em Praia Grande, ou simplesmente para quem quer apreciar uma boa arquitetura.

Construída em 1945 em estilo gótico, a Basílica possui projeto arquitetônico de Maximilian Emil Hehl, que também projetou a Catedral da Sé em São Paulo.

Onde ficar em Praia Grande

Agora que você já sabe o que fazer em Praia Grande, veja também algumas opções de hospedagem na cidade com um bom custo benefício.

SW Praia Hotel

Sw praia hotel | onde ficar em praia grande
SW Praia Hotel | Onde ficar em Praia Grande

A primeira dica é o SW Praia Hotel, que possui acomodações individuais, duplas ou triplas, com comodidades como wifi e TV de tela plana. O Hotel está a apenas 250 metros do mar e possui café da manhã incluso.

Hotel Araguaia

Hotel araguaia | onde ficar em praia grande
Hotel Araguaia | Onde ficar em Praia Grande

Outra opção em Praia Grande é o Hotel Araguaia. A localização também conta pontos a favor deste hotel, que está em frente ao mar.

As acomodações no Hotel Araguaia possuem ar condicionado e wifi gratuito e, nas áreas comuns, lounge compartilhado e terraço. O café da manhã também é oferecido pelo hotel.

Dicas para o viajante de Praia Grande

Antes que você comece a fazer as malas, minha última dica é que você fique atento à Festa de Iemanjá, que acontece nas duas primeiras semanas de dezembro entre as Praias Vila Mirim e Caiçara.

Esta festa recebe apresentações musicais, momentos de fé e manifestações culturais!

Gostou das dicas do que fazer em Praia Grande?

Boa viagem e aproveite a cidade!

 Planeje  sua viagem para Praia Grande

Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Icone de hotel Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.

Icone do seguro viagem É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.

Icone do rentcars O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.

Icone do avião Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.

Daniel Gualberto
Daniel Gualbertohttps://ficaativoeviaja.com.br
Oi! Sou o Daniel. Sabe, lá em 2019, quando o mundo parecia um pouco louco, criei este blog. Por quê? Para “re-viajar”, mesmo estando parado no mesmo lugar. Maluquice, né? Mas acompanhe comigo. Já imaginou acordar com os pés na areia em uma praia isolada da Tailândia? Ou talvez tropeçar em uma pedra (e em sua própria história) enquanto se perde nas ruelas de Roma? Pois é, viajar não é só uma forma de matar o tempo. É um jeitão de viver, meu amigo! E adivinhe? Não é tão complicado quanto parece.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais

Mais Noticias