O que fazer em Punta del Este: 7 passeios imperdíveis de graça

Compartilhar

Boa parte das opções do que fazer em Punta del Este de graça funcionam durante todo o ano, mas é claro que no verão, no Uruguai o auge da temporada é no mês de janeiro, tudo se intensifica, inclusive os preços.

É difícil não se encantar por Punta del Este! Além de todo o glamour dos seus cassinos, hotéis e baladas, a natureza é exuberante: a cidade fica no exato ponto onde termina o Rio da Prata e começa o Oceano Atlântico.

E o fato da cidade ser em uma península, proporciona um espetáculo da natureza, onde você poderá ver o nascer do sol no mar e o pôr do sol no rio, além de praticamente todas as praias terem sua restinga preservada.

Outro quesito que faz Punta del Este ter o pomposo apelido de “Balneário Estrela da América Latina” é a ostentação, que está presente na arquitetura, no cotidiano, e nos próprios moradores e visitantes, pois a cidade é reduto de artistas e magnatas de todas as partes do mundo.

Algumas pessoas dizem até que Punta é um paraíso fiscal!

Mas boatos a parte, para conhecer e ter boas experiências na cidade, você não precisa ser rico nem gastar rios de dinheiro, só precisa estar informado.

Mas se o seu objetivo é conhecer Punta gastando menos, visite a cidade entre abril e novembro, porém tenha em mente que algumas atrações podem estar fechadas. Ah, e não se esqueça de levar casaco!

Nesse post, citei alguns passeios tradicionais e outros que estão um pouco fora do roteiro turístico, onde tive experiências bem legais e quero compartilhar, para você montar um roteiro bem legal do que fazer de graça em Punta Del Este. 

Punta del Este além do luxo

A península mais famosa da América do Sul, não é feita só de festas chiques, luxo e badalação.

Se você pesquisar um pouco mais sobre a cidade, vai encontrar vários locais interessantes, como museus, centros culturais e parques. E o melhor, muitos desses passeios podem ser feitos de graça em Punta del Este.

Parque Arboretum Lussich

Parque arboretum lussich | o que fazer em punta del este
Parque Arboretum Lussich | O que fazer em Punta del Este

No caminho para Punta Ballena, a mais ou menos 15 minutos da península, está o Parque Arboretum Lussich.

Com uma área de 192 hectares, você pode caminhar pelas trilhas e avistar mais de 400 espécies de plantas, trazidas de vários lugares do mundo e mais de 70 plantas nativas.

Dentro do parque há também o Museu do Azulejo, com uma coleção de mais de 500 azulejos vindos da Europa e utilizados nas construções da área do Rio da Prata, e o Museu Botânico, que reúne fotos e documentos da criação e construção do parque, idealizado por Antonio Lussich, um botânico e marinheiro autodidata.

Há também um lindo mirante de 140 metros de altura, de onde é possível avistar a Baía de Punta.

O Parque Arboretum Lussich abre diariamente, das 9h às 17h no inverno, e das 9h às 19h durante o verão. Mais um passeio imperdível que você pode fazer em Punta del Este de graça. 

Parque Molino de Giot

Parque molino de giot | o que fazer em punta del este
Parque Molino de Giot | O que fazer em Punta del Este

Quando você estiver passeando pelo Bairro De Beverly Hills – que aliás, vale a visita para admirar suas lindas mansões, no estilo do famoso bairro americano – ao lado do campo de golfe, vai avistar o Parque Molino de Giot, uma grande área verde, que pertencia à família francesa Giot de Badet.

Além de passear pelos seus bosques, você encontra no parque um antigo moinho, já em ruínas, mas com uma arquitetura bem interessante e bonita.

Devido ao abandono e degradação, há boatos que a antiga construção é assombrada por espíritos, principalmente durante a noite.

Histórias a parte, você pode subir até o topo do moinho, onde agora é um mirante, e apreciar a vista do bairro.

O Parque Molino de Giot fica aberto diariamente, inclusive no inverno.

Monumento La Mano

Monumento la mano
Monumento La Mano | Ponto turísticos de Punta del Este

E um ponto turístico clichê, porém, imperdível, e o melhor, para fazer totalmente de graça em Punta del Este, é o Monumento La Mano (ou Los Dedos).

Feito pelo, até então desconhecido, artista plástico chileno Mario Irarrázabal, num concurso de esculturas realizado na cidade no verão de 1982.

Desde então, esse tem sido o ponto mais famoso e mais fotografado de Punta, um clássico que não pode faltas na suas fotos.

E falando em nisso, se quiser uma boa foto na escultura, chegue bem cedo, pois o local costuma lotar e formam-se filas para fotografá-lo, principalmente em alta temporada.

Mas a península mais badalada da América do Sul também tem muita história para contar, e museus não faltam pela cidade.

Alguns são pagos (e bem pagos) como a Casapueblo, mas também há aqueles museus que são gratuitos, e podem ser uma ótima alternativa se você está montando um roteiro para fazer de graça em Punta del Este.

Museu Azotea de Haedo

No fim da década de 50, o artista plástico e futuro presidente do Uruguai, Eduardo Víctor Haedo, fundou em sua casa de verão o centro artístico e cultural Azoteo de Haedo, onde realizava o encontro entre artistas de várias áreas, e também, recebia personalidades como Juan e Evita Perón, Che Guevara e Pablo Neruda.

Com o passar do tempo e com a morte de Haedo, o local também passou a ser um museu, preservando móveis e objetos da época, além de obras do ex-presidente uruguaio.

E no o jardim, você pode observar esculturas de artistas uruguaios renomados. Se a sua visita a cidade for no verão, você pode ainda curtir shows, apresentações artísticas e oficinas realizadas pelo espaço.

Um programa perfeito para você incluir no seu roteiro do que fazer em Punta del Este de graça, pois no Museu Azotea de Haedo, não há custo para entrar. Ele fica retirado da península cerca de 6 km, na Bvar. Artigas esquina com Mercedes, mas você consegue chegar lá de ônibus. Consulte o site da empresa, deixei no final do post.

O espaço abre de terça a sábado, das 10h às 17h30, porém durante o inverno, pode fechar mais cedo.

Museu Paseo de Neruda

A duas quadras do Farol de Punta, está a casa onde o famoso poeta chileno Pablo Neruda, morou durante alguns anos com sua segunda esposa Matilde.

Transformado em museu no ano de 2006, o local preserva os móveis e objetos de decoração da casa, além de várias obras, poemas e vídeos do poeta, contando como era o cotidiano do casal na cidade.

Pablo Neruda foi um importante poeta e diplomático do século XX, ganhando o Prêmio Nobel de Literatura, em 1971, e além de Punta, morou em várias casas pelo mundo, muitas delas transformadas em museu.

Além da preservação da casa, o museu realiza shows, atividades artísticas e exposições temporárias, não só de Neruda, como de vários outros artistas.

O museu abre de segunda a sexta, apenas das 11h às 14h, mas é uma ótima alternativa para você incluir no seu roteiro do que fazer de graça em Punta del Este.

Acompanhe as redes sociais do museu, para ficar por dentro dos horários e dias das exposições itinerantes e eventos artísticos. 

Te contarei agora as principais razões pelas quais sugiro os passeios com a empresa Civitatis:

-> Sua experiência será inesquecível e contribuirá para todas as lembranças de sua viagem
-> Diversos passeios para todos os públicos e todas as idades
-> Preços sem cobranças de reserva ou taxas ocultas
-> Compre seu ingresso antecipado e evite as filas nos pontos turísticos

Museu Vivo del Títere

Museu vivo del títere | o que fazer em punta del este
Museu Vivo del Títere | O que fazer em Punta del Este

A palavra títere significa fantoche em espanhol, e esse museu está, com certeza, entre os mais completos do mundo quando o assunto são fantoches, ventríloquos e marionetes.

A fundadora do Museu Vivo del Títere foi a professora Irma Abirad, que é reconhecida mundialmente por seus trabalhos na arte cênica, e lá você encontra muitas peças que pertenceram a ela.

Há também bonecos de várias épocas e de partes do mundo, incluindo uma peça lindíssima do século IX, pertencente ao povo Toltecas, que dominava o México antes da chegada dos Astecas.

Nesse museu você poderá conhecer mais sobre essa forma de expressão, que foi uma das primeiras em que “o homem conseguia ser outra pessoa”, pois sua criação antecede o teatro.

O Paseo San Fernando, onde está situado o museu e a 5 km da península, foi construído no ano de 1909 originalmente como um quartel, e entre os anos de 1973 e 1985, foi um “QG” clandestino da ditadura militar.

Esse é um ótimo passeio para você incluir no seu roteiro do que fazer em Punta del Este de graça, e funciona de terça a sábado, das 10h às 18h, no Paseo San Fernando.

Fazenda Lapataia

Crepe na fazenda lapataia
Crepe na Fazenda Lapataia

Essa é mais uma ótima opção para fazer de graça em Punta del Este, mas que na realidade está a cerca de 30 minutos de carro do centro da cidade.

Você consegue chegar tranquilamente de busão, só vai ter que ter um pouco mais de paciência e disposição para caminhar.

A Fazenda Lapataia é onde se produz o famoso doce de leite uruguaio Lapataia, entre outros doces da marca.

O lugar é quase um hotel fazenda, mas infelizmente não está aberto para hospedagem. Além de poder acompanhar parte da produção dos doces, e rola uma até degustação gratuita.

Mas se caso você deseja experimentar mais algumas delícias, há uma cafeteria na fazenda, onde um crepe com doce de leite e um café, por exemplo, saem $300 (R$39-Mai/20).

Na Fazenda Lapataia, também são feitos passeios a cavalo e de charrete, e você pode participar da ordenha de vacas ou dar mamadeira para os bezerros e carneiros – você só precisa informar na recepção que tem interesse de participar.

A fazenda fica aberta para visitação das 15h às 20h, somente na temporada de verão, iniciando sempre depois da primeira quinzena de dezembro e se estendendo até o inicio de março.

E se caso sua viagem for durante a baixa temporada, para não perder a viagem, aconselho entrar em contato com antecedência através do e-mail: [email protected].

Pôr-do-sol em Punta del Este

11615 por do sol em punta del este 1
Pôr-do-sol em Punta del Este

Assim como em todas as praias uruguaias que são banhadas pelo Rio da Prata, o entardecer em Punta del Este é um espetáculo único e inesquecível.

Como a cidade está exatamente na península que divide a costa uruguaia, entre praias de rio e praias de mar, esse momento pode ser ainda mais especial, pois você pode escolher o local de onde quer contemplar esse momento.

Se você estiver caminhando pela rambla (beira-rio para os uruguaios), é só você escolher seu lugar na areia para sentar e apreciar, ou simplesmente parar o carro em frente ao mar e curtir o sol baixando.

Em qualquer lugar da cidade, você terá um bela vista e lindas fotos, e obviamente, você consegue fazer isso de graça em Punta del Leste.

Mas há lugares em Punta que podem deixar esse momento mais especial, e se você ficar mais de um dia na cidade, minha dica é programar um pôr-do-sol em algum desses locais.

Farol de Punta del Este

11615 farol de punta del este

Bem próximo à ponta da península, entre a Praia Brava e a Praia Mansa, está o Farol de Punta del Este.

Assim como a maioria dos faróis, ele foi construído para orientar embarcações que navegavam pela área, feito de uma mistura de terra vulcânica trazida de Roma, que resultou em um material mais duro que o próprio cimento.

Por isso, desde que foi erguido, em 1860, nunca precisou ser restaurado e segue firme no seu propósito.

Você pode subir os seus 150 degraus e apreciar a vista de toda a cidade gratuitamente, basta ter disposição.

Confira o horário em que o sol vai embora e deixe para visitar o farol nesse momento, você não irá se arrepender!

Ah, e o mais importante, visitar o farol é mais uma coisa que você pode fazer em Punta del Este de graça.

Porto de Punta del Este

11615 porto de punta del este 1

Outro lugar que tem uma vista linda para o entardecer, é o Porto de Nuestra Señora de la Candelaria, popularmente conhecido como Porto de Punta del Este.

Além de apreciar suas tendas e peixarias, você pode também provar alguma delícia da costa uruguaia, porém não se engane, o porto de Punta não tem aqueles preços convidativos de outros portos ou mercados municipais, até ali a palavra de ordem é ostentação.

Mas, se você quer economizar e busca somente passeios de graça para fazer em Punta del

Este, além de passear por suas tendas e barracas, e quem sabe avistar os leões marinhos que vivem por ali, você pode desfrutar do lindo pôr-do-sol no porto, é inesquecível! 

Se você não curte tanto essa vibe de porto, logo ao lado está o Muelle La Glorieta. Além da privilegiada vista para o porto e para a Baía de Maldonado, você pode curtir o sol se pôr na linda Praia Mansa, a última praia do Rio da Prata no Uruguai.

Dicas para todos os viajantes de Punta del Leste

Para facilitar o seu rolê por Punta del Leste, seguem umas dicas das empresas de transporte da cidade, caso sua opção seja o busão a melhor dica é se planejar bem, pois os horários são escassos.

Lembre-se que a moeda vigente na cidade é o Peso Uruguaio ($U), mas real, dólar e cartão de crédito também são bem aceitos, e é bem fácil encontrar as casas de câmbio espalhadas pela cidade.

Alugar um carro: A diária de um carro 1.0 de quatro portas, por exemplo, custa entre US$ 31 a 35, mais o valor da gasolina gasta, que em Punta é bem salgado. Algumas empresas que prestam esse serviço, através da RentCars, você consegue comparar preços entre as 12 locadoras ao redor do Uruguai

Seguindo todas essas dicas, tenho certeza que você conseguirá economizar muito na sua viagem, e pode montar um roteiro bem interessante para fazer de graça em Punta del Este.

Transporte Coletivo: as passagens custam em média $U40 (R$5-Mai/20), mais informações sobre linha e horários, acesse o site.

Aluguel de bikes: média de US$ 8 (R$43-Mai/20) por duas horas ou US$ 19 (R$103-Mai/20) por dia.

Se você efetuar o pagamento com cartão mastercard internacional eles te reembolsam o IVA, que está em 18,3%.

Táxis e aplicativos de transportes: uma corrida de Uber do aeroporto até o centro de Punta sai no mínimo $U810 (R$102–Mai/20), já de táxi, o valor é quase o dobro.

Se o destino for à praia de La Barra, você vai desembolsar algo entre R$ 60 a R$70. Se você já programou seu passeio ou quer fazer o translado do aeroporto e prefere ir de táxi, agende a sua corrida com antecedência, assim você consegue economizar um pouco.

Planeje aqui sua viagem para Punta del Este

Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Icone de hotel Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.

Icone do seguro viagem É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.

Icone do rentcars O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.

Icone do avião Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.

Icone do onibus Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

Daniel Gualberto
Daniel Gualbertohttps://ficaativoeviaja.com.br
Oi! Sou o Daniel. Sabe, lá em 2019, quando o mundo parecia um pouco louco, criei este blog. Por quê? Para “re-viajar”, mesmo estando parado no mesmo lugar. Maluquice, né? Mas acompanhe comigo. Já imaginou acordar com os pés na areia em uma praia isolada da Tailândia? Ou talvez tropeçar em uma pedra (e em sua própria história) enquanto se perde nas ruelas de Roma? Pois é, viajar não é só uma forma de matar o tempo. É um jeitão de viver, meu amigo! E adivinhe? Não é tão complicado quanto parece.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais

Mais Noticias