Embora seja cenário de um dos carnavais mais coloridos do Brasil, Recife não é só amor de carnaval, é amor daqueles para o ano inteiro.
As praias acabaram perdendo espaço nos últimos anos com o destaque de Porto de Galinhas e de outros destinos litorâneos na região, além de alguns ataques de tubarão registrados no mar da principal praia do Recife.
Mas a verdade é que as praias são apenas um dos diversos atrativos desta cidade rica em história e cultura. Se você ficou interessado, venha descobrir o que fazer em Recife!
Como chegar em Recife
Já está pensando logo em como chegar lá?
Se você vai de avião, fique tranquilo, pois a própria cidade conta com um aeroporto: o Aeroporto Internacional de Recife – Guararapes, que recebe voos de lugares não só do Brasil mas também de outros países.
Já para quem vai de carro, o que pode ser uma boa escolha para quem parte de outras cidades do Nordeste, a BR-101 é uma das principais vias de acesso e percorre o litoral.
Outra opção é chegar em Recife de ônibus. A cidade recebe ônibus de diversas capitais do Brasil, como Aracaju, Maceió, Belo Horizonte, Brasília e muitas outras, além de cidades do interior do estado.
Qual a melhor época para visitar Recife
O clima de Recife é quente durante boa parte do ano, mas o verão é uma época mais seca, por isso, há menos chance da chuva estragar sua programação do que fazer em Recife.
Os meses de férias escolares são considerados de alta temporada na cidade, por isso, vale lembrar que meses alternativos representam maior flexibilidade e preços menores.
Por outro lado, se você ama uma folia e quer ver a cidade em seu auge, considere visitar Recife e a vizinha Olinda no carnaval, quando a festa povoa as ruas da cidade.
Quantos dias ficar em Recife
Para conhecer e curtir as principais dicas do que fazer em Recife, reserve cerca de 3 ou 4 dias para sua viagem.
Onde ficar em Recife
Booking.comO que fazer em Recife
Praça do Marco Zero

A Praça do Marco Zero na verdade se chama Praça Barão do Rio Branco, mas é chamada assim porque ali se encontra o marco zero da cidade, de onde são medidas as distâncias de rodovias do estado.
Além do ponto considerado como o marco zero, a Praça conta com outras obras como o busto do Barão do Rio Branco, um importante diplomata brasileiro.
A escultura de bronze possui 2,5 metros de altura e é obra de Felix Charpentier. Outro atrativo da praça é o painel do artista plástico Cícero Dias.
Instituto Ricardo Brennand

O Instituto Ricardo Brennand é uma instituição cultural formada por um complexo arquitetônico que inclui o Museu Castelo São João, Pinacoteca, biblioteca, restaurante, galeria e a Capela Nossa Senhora das Graças.
O acervo do instituto tem sua origem na coleção pessoal de Ricardo Brennand e abriga obras importantes, como a maior coleção do pintor holandês Frans Post e uma das maiores coleções de armas brancas do mundo.
Museu Cais do Sertão

Se é para falar de cultura, Recife vai muito bem! O Museu Cais do Sertão é outro polo cultural da cidade com foco na cultura sertaneja. Um de seus grandes homenageados é Luiz Gonzaga.
O Cais do Sertão já começa a impressionar com sua arquitetura, dividida em sete áreas temáticas que falam de aspectos da cultura sertaneja.
Os elementos estão dispostos de forma interativa e lúdica, misturando objetos reais a projeções. Não deixe este Museu de fora de seu planejamento do que fazer em Recife.
Oficina de Cerâmica Francisco Brennand

Tudo começou com a fábrica de olaria do pai de Francisco Brennand, que foi transformada pelo filho em um grande ateliê.
Ali, Brennand foi constituindo sua obra e transformando o espaço em um grande acervo em que a arquitetura compõe com as esculturas uma grande obra de arte. São mais de 2.000 peças espalhadas pelo espaço da oficina de autoria de Francisco.
Parque das Esculturas de Francisco Brennand

Por falaParque das Esculturas de Francisco Brennandr em Francisco Brennand e suas obras que marcam Recife, outra grande atração relacionada ao artista é o Parque das Esculturas.
Para chegar até o parque, instalado no molhe do porto, os visitantes devem entrar em uma embarcação no píer do Marco Zero, que já vale a pena pelo passeio.
Praia de Boa Viagem

Com um lindo tom no mar, não é por acaso que Boa Viagem foi eternizada como o cenário para as tardes de um domingo azul da belle de jour.
Pois é, se você cresceu ouvindo Alceu Valença cantar que se lembra da moça bonita na Praia de Boa viagem, aposto que seu interesse por essa praia vai aumentar.
A Praia possui uma boa infraestrutura ao seu redor. As ondas não são fortes e é possível aproveitar as piscinas naturais durante a maré baixa.
Apesar disso, a Praia de Boa Viagem já teve ocorrências de ataques de tubarões. Por isso, não é recomendado que você nade na maré alta, nem que se afaste muito da areia.
Praia da Paiva

Já a Praia da Paiva é uma praia extensa e mais sossegada. A combinação dos coqueiros, vegetação nativa e areia fofa a tornam um lindo visual.
As ondas fortes atraem os turistas no verão, mas na maré baixa as piscinas naturais são ótimas para banho de mar.
Encontre hospedagens com excelentes avaliações e pelo melhor custo-benefício!
Quanto antes você reservar maior será sua economia na diária! Confira agora as melhores opções de hoteis e pousadas!
Paço do Frevo

Você sabia que o frevo é considerado Patrimônio Imaterial da Humanidade?
Se você está buscando o que fazer em Recife para vivenciar essa manifestação cultural tão importante, a dica é o Paço do Frevo, que se dedica à pesquisa, lazer e divulgação sobre o frevo.
O espaço conta com exposições, apresentações, escola de música, escola de dança e um centro de documentação sobre o assunto.
Parque Dona Lindu

Projetado por Oscar Niemeyer, o Parque Dona Lindu fica no bairro de Boa Viagem, à beira-mar. É um espaço de lazer de Recife com pista de skate, quadras, parque infantil e outras atrações, além de teatro e galeria.
Centro do Artesanato de Pernambuco

O que fazer para conhecer e valorizar o rico artesanato da região?
Uma visita ao Centro do Artesanato de Pernambuco!
O espaço, localizado em frente à Praça do Marco Zero, reúne mais de 25 mil peças, de artesãos de todo o estado de Pernambuco, que você pode comprar e levar para casa.
Capela Dourada

Para quem está a procura de um lugar de fé ou simplesmente quer conhecer um lugar lindo, a Capela Dourada deve entrar no seu planejamento do que fazer em Recife.
Em estilo barroco-rococó, a Capela é rica em detalhes, pinturas e entalhes, tudo revestido de ouro, o que lhe rendeu o nome de Capela Dourada.
Pertence à Ordem Terceira de São Francisco, tendo sido construída entre os séculos XVII e XVIII.
Sinagoga Kahal Zur Israel

Seguindo a linha para quem procura o que fazer em Recife na área de turismo religioso, a Sinagoga Kahal Zur Israel é um marco histórico e cultural da cidade, tendo sido a primeira sinagoga das Américas.
Por ali, você encontrará exposições sobre a cultura judaica, além de alguns achados arqueológicos encontrados na região.
Te contarei agora as principais razões pelas quais sugiro os passeios com a empresa Civitatis:
-> Sua experiência será inesquecível e contribuirá para todas as lembranças de sua viagem
-> Diversos passeios para todos os públicos e todas as idades
-> Preços sem cobranças de reserva ou taxas ocultas
-> Compre seu ingresso antecipado e evite as filas nos pontos turísticos
Mercado de São José

Na hora de fazer algumas comprinhas e ainda visitar um espaço tradicional da cidade, vá também ao Mercado de São José.
São cerca de 145 anos de história deste mercado, que foi construído em 1875 com inspiração na arquitetura de um mercado parisiense, sendo o mais antigo do Brasil.
O Mercado São José comercializa artesanato, peixes e frutos do mar, cereais, carne e outros produtos.
Casa da Cultura de Pernambuco

Cultura, arte, artesanato… Essas são palavras-chave em Recife e estão por todos os cantos.
A Casa da Cultura de Pernambuco é um importante centro com obras de diversos estilos de artistas de todo o estado.
E para quem busca o que fazer em Recife para encontrar um bom bolo de rolo, a Casa da Cultura é o seu lugar.
Além da iguaria, que é considerada patrimônio imaterial do estado, ali você também encontra cachaças, rapadura, mel de engenho e outros pratos típicos.
Embaixada dos Bonecos Gigantes

Quer um pedacinho do carnaval o ano inteiro? Coloque no seu planejamento do que fazer em Recife uma passadinha na Embaixada dos Bonecos Gigantes.
Os tradicionais bonecos que figuram no carnaval ficam expostos em um casarão, que reúne personalidades como Michael Jackson, Alceu Valença, Dom Pedro I e muito mais.
A visita conta ainda com explicações sobre a história dos bonecos e sobre o processo de confecção.
Museu da Cidade do Recife

Para quem busca o que fazer em Recife para encontrar outros atrativos relacionados à história, a dica é o Museu da Cidade do Recife.
Este museu fica localizado no Forte de São Tiago das Cinco Pontas, construído pelos holandeses. Seu acervo reúne imagens, livros e mapas que retratam o desenvolvimento da cidade. Além disso, recebe oficinas e exposições.
Onde comer em Recife
Para uma viagem ficar completa, falta experimentar a boa gastronomia da cidade, não é mesmo? Por isso, separei aqui algumas dicas para quem está procurando o que fazer em Recife para ter uma boa experiência.
Restaurante Leite
E por falar em experiência, o Restaurante Leite deve entrar em sua lista do que fazer em Recife porque é uma verdadeira atração turística. Afinal de contas, não é todo dia que você pode visitar o restaurante mais antigo do Brasil ainda em funcionamento. Foi fundado em 1882 pelo português Armando Emanuel Leite de França.
Com boas opções de frutos do mar, um dos destaques da casa é o bacalhau, além da cartola, sobremesa típica da região. O Restaurante já atraiu inúmeras personalidades históricas brasileiras durante todos os seus anos de funcionamento. A próxima pode ser você!
Oleiro Cozinha Artesanal
É um toque contemporâneo o que você quer? Conheça o Oleiro Cozinha Artesanal. O menu deste restaurante conta com ingredientes regionais em leituras sofisticadas e deliciosas. Para quem quer provar de tudo um pouco, existe a opção de aproveitar um menu degustação.
Entre Amigos
De sushi a hambúrgueres e massas, você encontra uma variedade de sabores no Entre Amigos: O Bode. Mas o carro chefe da casa é a carne de bode assada, prato mais tradicional do lugar. Ali você encontra drinks diversos e pratos saborosos com uma linda apresentação.
O que fazer nos arredores de Recife
Coladinha em Recife, está Olinda. A vizinha possui um belo Centro Histórico, sendo considerada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Entre as ladeiras da cidade, você terá a chance de conhecer uma série de construções em estilo barroco e apreciar a cultura única de Olinda.
Pra falar a verdade, não dá pra planejar o que fazer em Recife sem incluir pelo menos um passeio por lá.
Dicas para os viajantes de Recife
Lembre-se de tomar cuidado com os mergulhos nas praias da cidade. Não deixe as crianças sozinhas no mar e nem se aventure muito no fundo, devido aos ataques de tubarão. Mas não deixe que isso estrague sua experiência no Recife!
Não deixe de experimentar também o famoso e tradicional bolo de rolo, típico de Pernambuco. Você encontra até iguarias como o sorvete de bolo de rolo na gelateria Cioccolatte.
Gostou dessas dicas do que fazer em Recife?
Boa viagem e aproveite a cidade!
Planeje sua viagem para Recife
Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.
Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.
É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.
Evite os famosos perrengue chique e compre todos os passeios com antecedência, reservando eles pela nossa parceira Civitatis.
O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.
Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.
Planeje sua Viagem pelo Brasil toda por aqui!
Finalmente, depois de uma avalanche de dicas, aqui está a última e mais importante: Em viagens, tempo é igual a dinheiro. Para poupar seu precioso tempo, reuni todos os sites que você precisará para planejar o que fazer na sua próxima aventura.
⛪ Hotel: Reserve já sua hospedagem pelo Booking e economize. Simples assim!
❤ Seguro Viagem: A Real Seguro Viagem é a melhor assistência à saúde e cobertura para imprevistos.
♟️ Passeios Incríveis: Com a Civitatis descubra passeios autênticos e seguros!
⛽ Aluguel de Carro: Alugue seu carro com a RentCars e compare preços. Sua aventura do seu jeito!
✈ Passagens aéreas: Com o Skyscanner encontre descontos de até 35% para todos os destinos.