spot_img

O que fazer em Ribeirão Preto: Dicas gerais, onde visitar e onde ficar

BrasilSão PauloO que fazer em Ribeirão Preto: Dicas gerais, onde visitar e onde...

A cidade de Ribeirão Preto fica localizada no interior do estado de São Paulo, a cerca de 315 quilômetros da capital. É um importante pólo tecnológico e cultural do estado, atraindo desde turistas viajando a passeio a muitas pessoas que visitam a cidade a negócios.

As opções para quem busca o que fazer em Ribeirão Preto incluem parques ecológicos, atrativos históricos e museus, ou seja: são ideias para todos os gostos, que já renderam a Ribeirão Preto até o título de Capital Brasileira da Cultura.

Continue lendo e descubra o que fazer em Ribeirão Preto.

Como chegar em Ribeirão Preto

Como chegar em Ribeirão Preto de Avião

Se você vai para Ribeirão Preto vindo de longe e escolhe fazer a viagem de avião, saiba que a cidade conta com o Aeroporto Estadual de Ribeirão Preto, também chamado de Aeroporto Estadual Dr. Leite Lopes, que atende várias cidades da região.

Outros aeroportos próximos a Ribeirão Preto estão localizados na cidade de São Paulo, como o Aeroporto Viracopos, a cerca de 235,5 quilômetros de Ribeirão Preto, o Aeroporto de Guarulhos, a aproximadamente 334 quilômetros, e o Aeroporto de Congonhas, a uma distância de 322 quilômetros de Ribeirão Preto.

Como chegar em Ribeirão Preto de Ônibus

Saindo de São Paulo, por exemplo, você encontra horários pelas companhias Cometa e Viação Rápido Ribeirão Preto, ambas saindo do Terminal Rodoviário do Tietê.

Outras cidades também possuem ônibus para Ribeirão Preto.

Por exemplo, saindo do Rio de Janeiro você tem opções pela Viação Util ou pela Companhia União. De Belo Horizonte, pode embarcar com a companhia Motta.

Como chegar em Ribeirão Preto de Carro

Se você não tem carro, ou alugará um carro, existe a opção de alugar um para fazer a viagem.

Para quem vai sair da capital, uma opção é pegar a Rodovia dos Bandeirantes e depois seguir na BR-050, em um trajeto que dura cerca de quase 4 horas de viagem.

A melhor forma de explorar um novo destino é com a liberdade total! Faça um cotação com a maior empresa de comparação de aluguel de carro, e você poder pagar em 12x sem juros.

O que fazer em Ribeirão Preto: Os Parques

Ribeirão Preto é uma cidade com múltiplas opções de parques – se você gosta desse tipo de passeio, terá um prato cheio de opções.

Sabemos que no ambiente agitado das cidades, muitas pessoas acabam buscando áreas para estar em contato com a natureza, praticar esportes, caminhar ou levar as crianças para brincarem.

Veja algumas opções de parques para quem procura o que fazer em Ribeirão Preto.

Parque Ecológico Doutor Luiz Carlos Raya

Parque Ecológico Doutor Luiz Carlos Raya

Se você procura um lugar legal para um passeio ao ar livre e um certo refúgio em meio ao ambiente urbano da cidade, uma das dicas que te dou sobre o que fazer em Ribeirão Preto é o Parque Ecológico Doutor Luiz Carlos Raya.

Construído em uma área antigamente destinada à mineração de basalto, o Parque é uma boa área de lazer em Ribeirão Preto e conta com cachoeiras, lagos e pistas para caminhada, além de academia ao ar livre.

Quem quiser se exercitar, quem sabe fazer um piquenique ou mesmo dar um passeio agradável tem no Parque Ecológico uma boa opção na cidade.

Jardim Japonês

Entrada para o Jardim Japonês | O que fazer em Ribeirão Preto

Você sabia que o Brasil possui a maior comunidade japonesa fora do Japão no mundo? Pois é! A imigração japonesa faz parte da nossa história e da nossa cultura. Em Ribeirão Preto, o Jardim Japonês foi construído como uma homenagem a esse povo.

Inspirado no estilo paisagístico japonês, o jardim possui lagos e diversas plantas ornamentais, algumas delas, inclusive, importadas do Japão, como bonsais, cerejeiras e pinheiros pretos, além de outros componentes como pontes e bancos. É um lugar lindo e que inspira paz e tranquilidade aos visitantes.

O Jardim Japonês faz parte do complexo do Bosque Municipal.

Dentro de sua área, fica localizado um Mirante, com aproximadamente 45 metros de altura, que proporciona uma vista privilegiada do centro da cidade.

Parque Prefeito Luiz Roberto Jábali

Parque Prefeito Luiz Roberto Jábali | O que fazer em Ribeirão Preto

O Parque Prefeito Luiz Roberto Jábali, também chamado de Parque Curupira, é considerado o maior espaço de lazer de Ribeirão Preto.

Com cachoeiras e lagos artificiais, o Parque possui trilhas asfaltadas e é um ótimo lugar para caminhadas ou para um passeio de bicicleta. É possível ver algumas espécies de animais que vivem na área, como pica-paus, peixes e saguis, além de várias espécies vegetais.

É mais um bom lugar em Ribeirão Preto para relaxar, aproveitar a sombra das árvores e curtir o ambiente agradável e fresco que as cachoeiras e os lagos proporcionam.

Parque Municipal do Morro de São Bento

Outra dica para quem busca um refúgio na natureza em meio à cidade é fazer uma visita ao

Parque Municipal do Morro de São Bento. Criado com o objetivo de preservação da natureza e de funcionar como um espaço de lazer para Ribeirão Preto, o Parque abriga um complexo que inclui o Bosque Zoológico Fábio Barreto, o Complexo Esportivo e o Complexo Cultural Antônio Palocci.

O Bosque Zoológico compreende várias espécies vegetais, além das mais diversas espécies animais, entre mamíferos, répteis e aves.

O Complexo Esportivo inclui o conjunto poliesportivo Elba de Pádua Lima e o Ginásio da Cava do Bosque.

Já o Complexo Cultural inclui o Teatro Municipal, o Teatro de Arena Jaime Zeiger, a Casa da Cultura Juscelino Kubitscheck de Oliveira e a Praça Alto do São Bento.

Parque Tom Jobim

Parque Tom Jobim | O que fazer em Ribeirão Preto

Quem gosta de praticar esportes ao ar livre não pode deixar de conhecer o Parque Tom Jobim.

Com 64 mil metros quadrados, o Parque possui quadra poliesportiva, campo de futebol e academia ao ar livre (com playground inclusivo a crianças com diversidade funcional). Além disso, o espaço possui um lago de 8.000 metros quadrados.

 O Parque foi revitalizado em 2018 e se tornou uma das principais áreas de lazer da cidade.

O que fazer em Ribeirão Preto: Passeios Culturais

Além dos parques, outra boa dica em Ribeirão Preto é buscar conhecer os museus e outros passeios históricos na cidade. É uma boa maneira de se inserir na cultura e história locais e ainda garantir bons momentos na cidade.

Theatro Pedro II

Theatro Pedro II | O que fazer em Ribeirão Preto

Se você gosta de programações culturais e procura o que fazer em Ribeirão Preto, considere passar pelo Theatro Pedro II.

Este grande teatro da cidade foi um de seus principais pontos culturais durante muitos anos, e palco de importantes acontecimentos, tanto artísticos quanto sociais.

Inaugurado em 1930, o Theatro foi construído como um símbolo de sucesso e riqueza da sociedade cafeeira, mas pegou fogo em 1980 e precisou ser restaurado, sendo novamente inaugurado em 1996.

É o segundo maior teatro de ópera do Brasil, em número de espectadores – o Pedro II comporta 1588 lugares. Fique de olho na agenda do Theatro para conhecer a programação.

Você também pode agendar uma visita monitorada ou mesmo conhecer por fora esse magnífico edifício e que possui tanto destaque na história de Ribeirão Preto.

Museu Casa de Portinari

Museu Casa de Portinari | O que fazer em Ribeirão Preto

Esta dica não é exatamente em Ribeirão Preto: na verdade, o Museu Casa de Portinari fica em Brodowski. Mas como a distância é de apenas cerca de 30 quilômetros entre uma cidade e outra, vale a pena incluir o museu na lista, certo?

Você já deve ter ouvido falar de Cândido Portinari. O artista plástico nascido em 1903 pintou algumas das mais icônicas obras brasileiras. Tendo nascido em Brodowski, a casa onde Portinari viveu foi transformada em museu. Este museu preserva alguns de seus objetos, além de resguardar o local onde o artista fez algumas de suas primeiras experimentações com pintura mural.

O museu existe desde 1970, portanto, já está completando seus 50 anos de existência. Se você gosta de artes e cultura, talvez seja uma boa ideia para estar no seu roteiro.

Museu do Café Francisco Schmidt

Museu do Café Francisco Schmidt | O que fazer em Ribeirão Preto

Quem se lembra um pouquinho das aulas de história sabe que a produção de café teve um papel central na história do estado de São Paulo.

O Museu do Café Francisco Schmidt guarda a coleção mais importante do estado sobre a história do café e retrata o período de auge desta produção, no qual o café era o principal produto de exportação no Brasil, entre os séculos XIX e XX.

O Museu do Café inclui fotos dos principais períodos da produção de café na região, além de carros de boi, esculturas, documentos e outros objetos ligados a esta época.

O Museu foi nomeado em homenagem ao Coronel Francisco Schmidt, imigrante alemão que enriqueceu através do café, o que lhe deu, durante anos, o título de Rei do café – dado pela imprensa ao fazendeiro que liderou a produção naquele ano.  

Museu da Imagem e do Som José da Silva Bueno

Mais uma dica para quem procura o que fazer em Ribeirão Preto no estilo programação cultural é o Museu da Imagem e do Som José da Silva Bueno.

Contando a história dos veículos de comunicação, o museu apresenta fotos, documentos, aparelhos de rádio e de som, gravadores, máquinas de cinefotografia, rolos de fita cassete e outros artigos que remontam à história dos veículos de comunicação.

O nome do Museu, José da Silva Bueno, é uma homenagem a este pioneiro do rádio, que teve um papel central na construção dos equipamentos para a Rádio Clube em Ribeirão Preto, a primeira rádio do interior do estado de São Paulo e, mais ainda, a primeira rádio do interior do Brasil.

O que fazer em Ribeirão Preto: Turismo Religioso

Seja você uma pessoa religiosa ou não, as igrejas costumam ser pontos turísticos muito interessantes.

Além de representarem o estilo arquitetônico da época em que foram construídas, muitas vezes abrigam obras de arte sacra e ainda concentram uma grande importância histórica.

Conheça algumas em Ribeirão Preto.

Catedral Metropolitana

Catedral Metropolitana | O que fazer em Ribeirão Preto

A Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto, também conhecida como Catedral de São Sebastião, é um imponente edifício construído na área central da cidade. Sua construção data do início do século XX e foi feita em estilo neogótico.

A Catedral é composta por vários detalhes que chamam a atenção dos religiosos ou mesmo dos turistas, a começar pelas portas, que contam, em escudos de bronze, a história desta Arquidiocese.

Possui pinturas do importante artista paulista Benedito Calixto, o autor das seis telas que contam a história de São Sebastião, além de outras figuras da arte. Além de sua importância histórica, a Catedral é até hoje a igreja católica mais importante da cidade.

Santuário das Sete Capelas

Se você é um viajante que se interessa por conhecer prédios religiosos, seja por sua religião própria ou para conhecer melhor a cultura do lugar, não deixe de visitar o Santuário das Sete Capelas em Ribeirão Preto, chamado também de Santuário Nossa Senhora da Medalha Milagrosa.

Esta singular construção é formada por sete capelas, dispostas em um semi-círculo.

Estas capelas foram idealizadas por monges beneditinos, e cada uma homenageia um padroeiro:

  • Capela de Nossa Senhora das Graças,
  • Capela de São Judas Tadeu,
  • Capela de Nossa Senhora Aparecida,
  • Capela de Santa Terezinha,
  • Capela de São Jorge,
  • Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro,
  • Capela da Penitência.

Cada uma possui um estilo arquitetônico próprio, e foi construída entre os anos de 1948 a 1955.

O conjunto de capelas fica localizado no Morro de São Bento, próximo ao mosteiro, e forma, junto ao Teatro de Arena, à Casa da Cultura, ao Teatro Municipal e ao Cristo Redentor, o Complexo Cultural.

Encontre hospedagens com excelentes avaliações e pelo melhor custo-benefício!
Quanto antes você reservar maior será sua economia na diária! Confira agora as melhores opções de hoteis e pousadas!

O que fazer em Ribeirão Preto: Choperias e cervejarias

Ribeirão Preto tem um apelo a mais para quem curte uma cerveja. Isso porque a cidade é considerada um dos maiores polos cervejeiros do país.

Essa fama não vem só dos últimos anos, quando a produção artesanal de cerveja teve um boom geral: na verdade, a cidade tem história com a bebida, e desde cerca de 1892 já possui uma tradição de produção e consumo das cervejas artesanais.

É por volta de 1935 que o famoso bar Pinguim começa a fazer sua fama em Ribeirão Preto – dizem que o chopp de lá era especial, o que rendeu à cidade o título de “Capital do Chopp”. Com toda essa tradição, não dá pra passar por Ribeirão Preto sem conhecer algumas de suas cervejarias, certo?

Cervejaria Colorado

Cervejaria Colorado | O que fazer em Ribeirão Preto

A Cervejaria Colorado é uma das mais famosas de Ribeirão Preto. Fundada em 1996 por Marcelo Carneiro, a Colorado começou como um choperia de produção artesanal, que contava com oito chopes. A produção foi se ampliando, passou a incluir outros tipos de cervejas e se tornou uma marca.

Ao longo da sua história, a Cervejaria Colorado ganhou diversos prêmios, fez parcerias com bandas famosas, abriu novas filiais e hoje conta com um espaço chamado de Toca do Urso.

A Toca simula uma caverna, onde vive o animal que estampa os rótulos das cervejas Colorado. Lá você pode pedir os chopes, petiscos e sanduíches para acompanhar e provar uma seleção com o melhor desta famosa cervejaria.

Choperia Pinguim

Choperia Pinguim | O que fazer em Ribeirão Preto

Você viu que o Bar Pinguim faz parte da história de Ribeirão Preto. Este lugar tão tradicional já funciona há quase 85 anos, e até hoje é, não só uma referência nos chopes, mas um verdadeiro ponto turístico na cidade.

Antigamente, a qualidade dos chopes na Pinguim deu origem a uma lenda: muitos diziam que uma serpentina gigante ligava a fábrica diretamente ao barril onde era servido.

Os donos afirmam que a história é só uma lenda, mas que de fato o clima de Ribeirão Preto, a água de qualidade na cidade e os inovadores esquemas de armazenamento dão um sabor especial ao chopp.

Se você é cervejeiro(a) e quer saber o que fazer em Ribeirão Preto, não se esqueça de incluir a Pinguim no seu roteiro.

Cervejaria Lund

Cervejaria Lund | O que fazer em Ribeirão Preto

Outra cervejaria que é uma boa opção para quem curte a bebida e está procurando o que fazer em Ribeirão Preto é a Lund.

Fundada em 2009, a cervejaria segue fielmente a Lei de Pureza Alemã. Se você está familiarizado(a) com o mundo das cervejas, talvez saiba que essa lei, de 1516, propõe que os únicos ingredientes da boa cerveja sejam água, lúpulo e malte.

Para experimentar os diversos tipos de cervejas que são produzidos pela Lund, você pode conhecer o bar da cervejaria e experimentar as famosas cervejas, quem sabe acompanhadas de alguns petiscos.

Onde comer em Ribeirão Preto

Uma boa viagem não fica completa sem algum lugar para comer bem, não é? Se você está pensando o que fazer em Ribeirão Preto para encontrar comida boa, se ligue nessas opções.

Amici Ristorant

Uma dica para comer bem na cidade é o Amici Ristorante. É uma boa pedida para quem gosta de pratos sofisticados.

Seu menu possui influências da cozinha italiana e francesa, sob comando do chef Túlio Jr.

Além de um ambiente charmoso, o restaurante apresenta variadas opções, desde os antepastos, passando por pratos principais como filés, frutos do mar e massas (com destaque para as várias opções de lagostas), até as deliciosas sobremesas. Vale a pena experimentar.

Restaurante Jangada

Restaurante Jangada | O que fazer em Ribeirão Preto

Se você é apaixonado(a) por peixes e frutos do mar, não deixe de conhecer o Restaurante Jangada.

Tradição na cidade há mais de 50 anos, o Jangada possui um menu executivo com variados pratos, uma ampla seleção de entradas, pratos principais e porções, que trazem os peixes, camarões, lulas e outras delícias para o protagonismo.

Se você quer mesmo se esbaldar, nas quartas no jantar o Restaurante serve um rodízio de peixes.

O Jangada serve também opções de comidas orientais.

Grassy Spazio Caffè

Grassy Spazio Caffè | O que fazer em Ribeirão Preto

Já para quem está procurando um lugar para fazer aquela pausa para o café, talvez seja uma boa ideia conhecer o Grassy Spazio Caffè.

Esta charmosa cafeteria serve diferentes tipos de preparos da bebida, desde os mais tradicionais como o espresso e o coado aos mais diferentes.

O menu inclui bebidas quentes e frias que acompanham lanches deliciosos, como sanduíches, brownies, croissants e outras opções.

Onde se hospedar em Ribeirão Preto

Gostou dessas opções do que fazer em Ribeirão Preto? Para terminar de programar sua viagem, falta ainda encontrar uma boa hospedagem. Aqui vão algumas recomendações.

Wyndham Garden Ribeirão Preto Convention

Wyndham Garden Ribeirão Preto Convention

No centro da cidade, bem na rua do Parque Municipal Dr. Luiz Carlos Raya, está localizado o hotel Wyndham Garden Ribeirão Preto Convention.

Mas não é só a localização que conta pontos a favor do Wyndham, pois o hotel também tem ótimas opções de lazer. O clima de Ribeirão Preto costuma ser bem quente, por isso, uma piscina externa é bastante bem vinda.

Além disso, o hotel conta com serviços de spa, restaurante e academia. Se a viagem é de negócios, saiba que o Wyndham também tem salas de reuniões que acomodam até 630 pessoas e que recebem diferentes tipos de eventos.

As suítes possuem TV a cabo, frigobar e área de trabalho.

Neste hotel, você pode ter estacionamento disponível mediante o pagamento de uma taxa.

Hotel Dan Inn Ribeirão Preto

Dan Inn Ribeirão Preto

Com as diárias um pouco mais em conta, o Hotel Dan Inn Ribeirão Preto também possui um ótimo ambiente para quem busca hospedagem na cidade.

As dependências do hotel possuem wi-fi gratuito, e os quartos possuem comodidades como TV de tela plana, ar condicionado e minibar, e possuem opções como suítes e quartos para famílias.

O café da manhã é incluso na diária, e o Hotel Dan Inn também possui piscina para quem quiser se refrescar e aproveitar os momentos de lazer, além de salas para conferências, para quem pretende fazer reuniões e eventos de negócios.

Mont Blanc Premium

Mont Blanc Premium

Outra opção para quem busca hospedagem em Ribeirão Preto padrão 5 estrelas é o Mont Blanc Premium.

O Mont Blanc conta com opções de suítes confortáveis e luxuosas, como a Suíte Super Luxo e a Suíte Mont Blanc Premium. A Suíte Super Luxo possui cama king size e uma cama de solteiro e é toda equipada com roupas de cama de 200 fios.

Já a Suíte Mont Blanc Premium possui cama tamanho super king size e conta ainda com serviço exclusivo de mordomo. Isso mesmo!

Quem se hospeda na Suíte Mont Blanc Premium pode contar com um mordomo que o auxilia durante toda a estadia até o momento de ir embora. Além disso, todas as suítes possuem TV, minibar e ar condicionado.

O Mont Blanc também possui salas para reuniões e convenções, que podem receber até 500 pessoas.

Na hora de almoçar ou jantar, você pode procurar o Bar e Restaurante Mont Blanc Premium. O café da manhã é oferecido pelo hotel.

Se você também procura opções de lazer na hora de se hospedar, o Mont Blanc conta com piscina, academia e sauna.  

Dicas para os viajantes de Ribeirão Preto

Já está fazendo as malas para ir para Ribeirão Preto? Não se esqueça de algumas dicas.

O clima na cidade é conhecido pelo calor. No verão, as temperaturas costumam ultrapassar 30 graus facilmente, por isso, principalmente se sua viagem for nessa estação, vá preparado(a) para enfrentar o clima quente.

Se você ainda não programou a data da sua viagem, leve em consideração alguns eventos que costumam ocorrer em Ribeirão Preto.

Em maio, acontece a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que atrai vários artistas e muitos viajantes interessados em literatura.

É também em Ribeirão que acontece, há mais de 20 anos, a Agrishow, a maior feira do agronegócio da América Latina e uma das maiores do mundo. A próxima feira acontecerá no mês de abril.

Aproveite as dicas e boa viagem!

Planeje sua viagem para Ribeirão Preto

Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.

Os melhores pacotes de viagens nacionais e internacionais em 12 vezes sem juros estão no Hurb.

É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Seguros Promo.

O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars, você consegue comparar preços entre as todas as locadoras ao redor do Mundo.

Com o Passagens Promo você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.

Nunca foi tão barato e simples viajar com malas premium! No GetMalas você aluga malas sem complicações e com muita segurança.

Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação.

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

152FansLike
278FollowersFollow
49FollowersFollow
6SubscribersSubscribe

Planeje sua viagem

- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.