As melhores dicas do que fazer em Rio das Ostras: um guia para turistas

Compartilhar

Além do enorme atrativo que são as praias, Rio das Ostras ainda possui um grande potencial turístico que inclui parques, praças, museus e outras atrações, tornando esta uma cidade com múltiplas possibilidades de passeios para todos os gostos. Gostou desta descrição? Então venha descobrir o que fazer em Rio das Ostras!

O verão vem chegando e, junto ao calor cada vez mais intenso e aos lindos dias de sol que temos no Brasil, vem também a vontade de colocar o pé na areia, tomar um suco ou um drink e ter o mar todinho pra se refrescar. 

Se você se identifica com essa ideia, uma dica é conhecer a cidade de Rio das Ostras, localizada na Baixada Litorânea do estado do Rio de Janeiro, a cerca de 165 quilômetros da capital.

Como chegar em Rio das Ostras

Para quem se atraiu pela proposta de um passeio em Rio das Ostras e já está começando a planejar como fazer para viajar até lá, leve em consideração qual meio de transporte é mais prático para você.

Como chegar em Rio das Ostras de Avião

Uma opção é fazer a viagem de avião, que costuma ser mais viável para quem vem de longe e não quer enfrentar horas de viagem. O aeroporto mais próximo de Rio das Ostras é o Aeroporto de Cabo Frio (CFB), que fica a aproximadamente 60 quilômetros da cidade.

Se o aeroporto de Cabo Frio não atender, o Aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro, está a cerca de 3 horas de viagem.

Como chegar em Rio das Ostras de Carro

Quem dirige e encara uma road trip também pode ir de carro. Saindo da capital, o acesso começa com a Ponte Rio-Niterói, seguir pela Manilha e depois pela Via Lagos. Já saindo de Cabo Frio, o caminho é pela Rodovia Ernani do Amaral Peixoto.

Como chegar em Rio das Ostras de Ônibus

Também é possível chegar a Rio das Ostras de ônibus. Se você sai do Rio de Janeiro, encontrará horários pela Viação 1001, que também faz o caminho de Cabo Frio a Rio das Ostras.

Quando visitar o Rio das Ostras

A estação mais procurada para visitar as praias costuma ser o verão, mas se você prefere épocas mais tranquilas, escolha estações de baixa temporada para evitar o agito.

O que fazer em Rio das Ostras: As Praias

Praia Costa Azul

13711 praia costa azul 1
Praia costa azul

A Praia Costa Azul é uma das mais conhecidas de Rio das Ostras, e possui uma boa infraestrutura para receber os visitantes que querem curtir uma praia por lá.

São mais de 2 quilômetros de extensão, de areia clara e um mar bem azul e agitado, cujas ondas fortes se tornam um bom cenário para os surfistas.

Nesta praia, está localizado o Pier de Costa Azul, que avança 200 metros para dentro da Praia, proporcionando uma visão privilegiada, principalmente durante o nascer do sol.

Praia da Joana

13711 praia da joana 1
Praia da Joana

Já quem procura o que fazer em Rio das Ostras para encontrar um mar mais tranquilo vai curtir a Praia da Joana.

Esta é uma praia menor e com menos infraestrutura, mas sua beleza a torna um ótimo lugar para um passeio, já que está situada entre dois costões, possui mar cristalino e é cheia de árvores que produzem uma agradável sombra.

É bastante procurada por quem busca apreciar as tartarugas marinhas.

Praia Boca da Barra

Apesar de todas as praias de Rio das Ostras terem uma bela paisagem, a Praia Boca da Barra possui uma característica particular, pois é nessa praia que o Rio das Ostras, que dá nome à cidade, se encontra com o mar.

A Praia Boca da Barra possui águas tranquilas e uma extensa faixa de areia, ideal para praticar esportes. Além disso, a área possui uma boa infraestrutura que atende turistas e moradores com quiosques e banheiros.

Praia do Centro

Quem procura o que fazer em Rio das Ostras para assistir a um belo pôr-do-sol, o píer da Praia do Centro é uma boa dica.

É desta praia que partem muitas das escunas e bananas-boat que realizam passeios na região. Também possui uma boa infraestrutura, inclusive à noite, quando os barzinhos no seu entorno ficam bastante movimentados.

Praia do Cemitério

Por estar próxima ao centro da cidade, a Praia do Cemitério é uma das mais acessíveis e, por isso, é bastante frequentada. Pequenos barcos de pesca sobre o mar azul formam uma paisagem linda e rústica.

É uma ótima praia tanto para se apreciar quanto para se aproveitar das águas tranquilas e a boa infraestrutura em seu entorno.

Praia Virgem

Imagine o sossego de uma praia quase deserta com o som das ondas quebrando no mar.

Esse cenário paradisíaco é possível na Praia Virgem, uma das menos frequentadas da cidade, por isso, se você estiver procurando o que fazer em Rio das Ostras para conseguir bons momentos de tranquilidade, essa praia é uma boa opção.

A Praia Virgem possui uma grande faixa de areia e uma paisagem bastante preservada. Tome cuidado apenas com o mar, que possui ondas fortes e águas profundas a poucos passos de distância.

Praia de Itapebussus

Ao contrário da Praia do Cemitério, a Praia de Itapebussus é um pouco mais distante, sendo necessário pegar a Rodovia Amaral Peixoto sentido Macaé, mas o deslocamento é compensado com uma praia tranquila e uma linda paisagem.

As águas são bastante cristalinas, o que torna a Praia de Itapebussus um local ideal para mergulhar e apreciar a diversidade marinha.

Praia do Remanso

Praia do remanso | o que fazer em rio das ostras
Praia do Remanso | O que fazer em Rio das Ostras

Com águas esverdeadas e mornas e com a formação de pequenas piscinas naturais entre as pedras, a Praia do Remanso é ótima para famílias ou para qualquer pessoa que queira curtir o mar.

Possui quiosques na orla, onde você pode aproveitar uma bebida ou um petisco.

Praia das Areias Negras

Praia pequena e pouco frequentada, a Praia das Areias Negras possui uma menor infraestrutura, de forma que os turistas não encontrarão muitos quiosques. Apesar disso, é uma ótima praia para se aproveitar o mar tranquilo e a linda paisagem sem tanto agito.

Encontre hospedagens com excelentes avaliações e pelo melhor custo-benefício!
Quanto antes você reservar maior será sua economia na diária! Confira agora as melhores opções de hoteis e pousadas!

O que fazer em Rio das Ostras: Outras Atrações

Praça da Baleia

Praça da baleia
Praça da Baleia

Esta Praça de Rio das Ostras homenageia um dos mais impressionantes animais do mundo: a baleia, que ganhou uma estátua de 20 metros de comprimento, obra do artista plástico Roberto Sá.

A Praça, um dos cartões-postais de Rio das Ostras, fica localizada em frente à Praia de Costazul.

Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba

Museu de sítio arqueológico sambaqui da tarioba
Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba

A próxima dica é para quem procura o que fazer em Rio das Ostras e curte variar os passeios na praia com programações históricas e culturais.

O Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba permite aos visitantes conhecerem vestígios de vidas pré-históricas que habitaram a região, como, por exemplo, ossadas de seres humanos que, segundo se aponta, ocuparam a área há cerca de 7.000 anos atrás.

As peças são catalogadas por época, origem e denominação, e, além das ossadas, incluem adornos e outros objetos característicos da ocupação humana pré-histórica.

Lagoa de Iriry

Lagoa de iriry | o que fazer em rio das ostras
Lagoa de Iriry | O que fazer em Rio das Ostras

A Praia da Lagoa de Iriry também é conhecida em Rio das Ostras pelo seu apelido: Lagoa da Coca-Cola, devido à presença de iodo que torna escura a coloração de suas águas.

Mas não deixe que a cor te intimide, pois a Lagoa é bastante procurada para nadar.

Seu entorno possui uma faixa de areia com vários quiosques, além de um mirante com cerca de 20 metros de altura, que proporciona uma boa vista da região.

Centro Ferroviário de Cultura Guilherme Nogueira

Centro ferroviário de cultura guilherme nogueira
Centro Ferroviário de Cultura Guilherme Nogueira

Outra dica para quem procura o que fazer em Rio das Ostras para encontrar programações culturais é o Centro Ferroviário de Cultura Guilherme Nogueira.

O Centro é um ponto de atração turística também pelo seu prédio, que, por volta do século XIX, funcionava como estação ferroviária. Ainda hoje, o edifício conserva suas características originais, como as paredes construídas com pedra e estrume e as telhas vindas da França.

Desde 1999, o espaço se tornou sede para o Centro Ferroviário de Cultura, abrigando uma Sala de Leitura e um Museu Ferroviário, que guarda um acervo sobre a história da Estrada de Ferro Leopoldina Railway.

Monumento Natural dos Costões Rochosos

Monumento natural dos costões rochosos
Monumento Natural dos Costões Rochosos

O Monumento Natural dos Costões Rochosos é uma faixa de rochas localizada entre a Praia da Joana e a Praça da Baleia.

As rochas empilhadas e lapidadas a partir de uma história geográfica de cerca de 2 bilhões de anos formam um impressionante monumento, transformado em reserva ecológica.

Casa de Cultura Dr. Bento Costa Júnior

Casa de cultura dr. Bento costa júnior
Casa de Cultura Dr. Bento Costa Júnior

Além de um espaço de cursos e palestras, a Casa de Cultura Dr. Bento Costa Júnior possui uma importância para a cidade de Rio das Ostras devido à sua história.

Isso porque a Casa abrigou, durante o século XVIII, um armazém, onde eram guardados os peixes e apetrechos de pesca de moradores da região. Mais tarde, a casa viria a se tornar um depósito de sal e, finalmente, em 1940, se tornou residência do médico Dr. Bento Costa Júnior. Possui estilo colonial e conserva os móveis da década de 1920.

Poço de Pedras

Poço de pedras | o que fazer em rio das ostras
Poço de Pedras | O que fazer em Rio das Ostras

Outro ponto turístico histórico da cidade de Rio das Ostras é o Poço de Pedras. O poço foi construído por volta do século XVIII, e, segundo se conta, era utilizado pelos antigos navegadores para fornecer água potável à população.

O poço foi demolido nos anos 90 durante o calçamento da orla, mas devido à sua importância histórica e turística, foi reconstruído a partir de registros fotográficos no ano 2000.

Parque Natural Municipal dos Pássaros

Parque natural municipal dos pássaros
Parque Natural Municipal dos Pássaros

Os viajantes apaixonados por animais podem incluir o Parque Natural Municipal dos Pássaros em sua programação. Este Parque foi criado com o objetivo de preservar áreas utilizadas como abrigo para a reprodução de aves ameaçadas de extinção.

Assim, os visitantes podem observar os pássaros, apreciar a rica vegetação e realizar trilhas ecológicas. O Parque possui o maior viveiro de aves do Brasil, com cerca de 48 mil metros cúbicos.

Parque Municipal Roberto Pereira Inocêncio

Parque municipal roberto pereira inocêncio
Parque Municipal Roberto Pereira Inocêncio

Quem gosta de passeios ao ar livre, caminhadas e prática de esportes em meio à natureza vai gostar de conhecer o Parque Municipal Roberto Pereira Inocêncio.

Este parque possui uma extensa área verde, além de estufa para plantação de mudas, trilhas, lago e parquinho para as crianças, formando um excelente passeio para toda a família.

Reserva Biológica União

Reserva biológica união | o que fazer em rio das ostras
Reserva Biológica União | O que fazer em Rio das Ostras

Lar das mais ricas e diversas formas de fauna e flora, em especial do ameaçado de extinção Mico-Leão-Dourado, símbolo da conservação da natureza Brasileira, a Reserva Biológica União é uma importante Unidade de Conservação da Mata Atlântica no Brasil.

A Unidade preservada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação Biológica está localizada nos municípios de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Macaé, e o principal acesso para a Reserva é feito pelo km 185 da BR 101, em Rocha Leão, município de Rio das Ostras.

As visitas devem ser previamente agendadas pelo site do ICMBIO e só são permitidas para fins educativos, de acordo com a lei Federal.

Orla do Centro

Um passeio pela orla apreciando a visão do mar não cai mal, não é? A Orla do Centro além de tudo possui uma boa infraestrutura, contando com quiosques, bares e restaurantes.

É na Orla do Centro que ficam localizados também a Concha Acústica, uma Figueira Centenária, que é indicada por uma placa, e o Poço de Pedras.

Onde ficar em Rio das Ostras

Se você gostou das dicas do que fazer em Rio das Ostras e já está começando a programar uma viagem para lá na próxima oportunidade, é hora de começar a pensar em encontrar uma boa hospedagem na cidade.

Pousada Casa dos Sonho

Pousada casa dos sonhos | o que fazer em rio das ostras
Pousada Casa dos Sonhos | O que fazer em Rio das Ostras

Uma dica com um bom custo benefício é a Pousada Casa dos Sonhos.

Esta pousada possui uma ótima localização: fica a 400 metros da Praia do Bosque e a apenas 500 metros do centro. Possui quartos com ar condicionado e TV e a opção de suítes com vista para o mar.

Hotel Vilarejo Praia

Hotel vilarejo praia | o que fazer em rio das ostras
Hotel Vilarejo Praia | O que fazer em Rio das Ostras

Outra dica é o Hotel Vilarejo Praia, que possui acomodações com TV, wifi e ar condicionado. Nas áreas comuns, piscina, sala de reuniões e salão de jogos são boas opções para os momentos de lazer entre os passeios.

Próximo à Praia de Abricó, este Hotel também possui quartos com vista para o mar.

Dicas para o viajante de Rio das Ostras

Se você é daqueles que gosta de levar para casa uma lembrança das suas viagens, uma dica é visitar o Tocolândia, mini shopping cheio de lojas de roupas, artesanato, comida e muito mais!

Gostou dessas dicas do que fazer em Rio das Ostras?

Boa viagem e aproveite a cidade!

Planeje sua viagem para Rio das Ostras

Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Icone de hotel Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.

Icone do seguro viagem É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.

Icone do rentcars O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.

Icone do avião Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.

Icone do onibus Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

Daniel Gualberto
Daniel Gualbertohttps://ficaativoeviaja.com.br
Oi! Sou o Daniel. Sabe, lá em 2019, quando o mundo parecia um pouco louco, criei este blog. Por quê? Para “re-viajar”, mesmo estando parado no mesmo lugar. Maluquice, né? Mas acompanhe comigo. Já imaginou acordar com os pés na areia em uma praia isolada da Tailândia? Ou talvez tropeçar em uma pedra (e em sua própria história) enquanto se perde nas ruelas de Roma? Pois é, viajar não é só uma forma de matar o tempo. É um jeitão de viver, meu amigo! E adivinhe? Não é tão complicado quanto parece.

Comentários

  1. Sempre vou aos Rio das Ostras! Cidade limpa, praias maravilhosas e não poluídas .
    Mas onde fica a estação de trem turística?

    • Ola Vanderli! O Centro Ferroviária de Cultura Guilherme Nogueira fica no Nucleo Urbano do bairro Rocha Leão. O endereço exato é: R. Henrique Sarzedas, 122 – Núcleo Urbano de Rocha Leao, Rio das Ostras – RJ.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais

Mais Noticias