O que fazer em Salvador com chuva: 10 dicas para salvar seu dia

Compartilhar

É difícil pensar em Salvador e não imaginar um lugar com praia e muito sol, certo? Geralmente é isso que os turistas procuram ao visitar a capital baiana. Porém, quando o clima fecha bate logo aquela dúvida: o que fazer em Salvador com chuva? Se você é um dos viajantes que está pensando nisso, saiba que essa cidade tem diversas atrações para os dias chuvosos.

Mas antes de chegar nas minhas indicações de o que fazer em Salvador com chuva, vamos falar um pouco sobre a capital baiana. Esta cidade é o lar de mais de 2,8 milhões de pessoas, o que faz dela o município mais populoso do nordeste brasileiro.

Sendo a primeira capital do Brasil, não falta história e cultura em Salvador, algo refletido nas suas ruas com incríveis construções históricas, e no seu povo, que possui uma riqueza cultural gigantesca.

Um dos aspectos mais interessantes de se visitar Salvador é conhecer de perto a culinária que este lugar possui. Além dos pratos mais tipicamente conhecidos, como o acarajé e o vatapá, há ainda inúmeras iguarias tipicamente baianas para se provar durante a estadia na cidade.

Um prato que não conhecia antes da minha viagem à capital baiana, e que amei experimentar, é o caldo de sururu, uma espécie de sopa feita com moluscos. Também provei pela primeira vez o xinxim de galinha, uma receita que leva vegetais, galinha, camarão, amendoim e outros ingredientes no seu preparo.

Busquei planejar bastante minha viagem a Salvador, para que deste modo eu conseguisse aproveitar ao máximo minha estadia na cidade. Contudo, fui surpreendido por alguns dias de chuva, porém, com algumas adaptações no meu roteiro turístico, o clima fechado não foi capaz de estragar meu passeio. 

Por isso, separei algumas dicas de o que fazer em Salvador com chuva. Confira essas dicas e se prepare para fazer uma viagem inesquecível!

Museus para visitar em dia de chuva em Salvador

Não tem como elaborar uma lista de o que fazer em Salvador com chuva e não começar falando sobre os museus da capital baiana. 

Visitá-los é obrigação até em dias de sol, afinal este tipo de passeio é excelente para conhecer mais sobre a história não só de Salvador e da Bahia, mas do Brasil como um todo.

Dito isso, vamos a algumas dicas dos museus que mais gostei de conhecer nesta cidade:

Museu da Cidade

Museu da cidade com chuva em salvador
Museu da cidade com chuva em salvador

Localizado no Pelourinho, o mais icônico bairro de Salvador, o Museu da Cidade tem um acervo riquíssimo que conta com artigos da época do Brasil Colônia, objetos de grandes artistas, peças de cerâmica, esculturas, artefatos de diversas religiões e muito mais.

Em geral, o Museu da Cidade reúne itens religiosos, culturais, artísticos e históricos de Salvador, e possivelmente é um dos museus mais completos da capital baiana, o que faz dele uma excelente opção de como começar o seu roteiro turístico pela cidade. Ao visitá-lo você terá uma compreensão mais ampla sobre o município.

Museu da Misericórdia 

18009 museu da misericordia 1
Museu da Misericórdia 

Situado em um casarão histórico muito mais deslumbrante que o Museu da Cidade, o Museu da Misericórdia também conta a história da cidade através de um acervo  com mais de 3 mil peças.

Entre os itens encontrados no museu estão o primeiro carro a gasolina do Brasil, mobílias do famoso político Ruy Barbosa e até mesmo uma cadeira confeccionada exclusivamente para Dom Pedro II. 

Contudo, apesar dos objetos serem fascinantes e despertarem a curiosidade dos visitantes, o que mais encanta no museu é sua arquitetura. Este imponente palacete é cheio de ambientes lindamente decorados e construídos com uma riqueza de detalhes que impressiona.

Além do acervo fixo, o Museu da Misericórdia também recebe diversas exposições, além de ser palco de lançamentos de livros, apresentações artísticas, concertos e outros eventos. Vale muito a pena visitar, ainda mais se você estiver em dúvidas sobre o que fazer em Salvador com chuva.

Museu Afro Brasileiro

Salvador é conhecida por ser a cidade brasileira com maior influência africana. Aqui, a maior parte da população é negra, além disso, a cultura afro-brasileira está presente em diversos aspectos e costumes da população soteropolitana.

Desta forma, conhecer o museu voltado para a divulgação deste tema é mais que obrigatório. O Museu Afro Brasileiro está localizado no centro histórico da cidade, em um gigantesco casarão. 

É um lugar extremamente fascinante, com um acervo de mais de mil peças. Podemos encontrar aqui itens religiosos, gigantescos painéis, obras de artes, objetos relacionados a capoeira, instrumentos museus, esculturas, peças de cerâmicas, máscaras tradicionalmente africanas e muito mais.

O ambiente do museu também é bem agradável e organizado, dá vontade de passar horas e horas lá. Outro aspecto que gostei muito foi a disponibilidade dos funcionários do local, sempre dispostos a tirar qualquer dúvida dos visitantes. Em resumo, é um dos destinos que mais recomendo para quem está em dúvidas de o que fazer em Salvador com chuva.

Museu Náutico da Bahia

Visite o museu náutico da bahia em dia de chuva em salvador
Visite o museu náutico da bahia em dia de chuva em salvador

Localizado em um farol histórico, o Museu Náutico da Bahia é certamente um item indispensável para se colocar na sua lista de o que fazer em Salvador com chuva. Vale a pena visitar e conhecer de perto diversos objetos relacionados ao mar e às navegações.

Entre as peças encontradas no museu, as que mais gostei foram os objetos encontrados no fundo do mar, como por exemplo as armas bélicas, balas de canhão, mobílias e até mesmo imagens sacras.

Também adorei ver de perto várias maquetes e miniaturas de embarcações, assim como as cartas dos navegantes e muito mais.

Além disso, o prédio onde está situado o museu já é uma charme por si só, uma vez que o estilo arquitetônico do forte chama a atenção pela sua singularidade. Outro diferencial é sua vista maravilhosa, que dá bem de frente para o mar.

Igrejas para visitar em dia de chuva em Salvador

Você sabia que Salvador tem mais de 300 igrejas na sua extensão? Antes de visitar esta cidade eu também não fazia ideia da dimensão da riqueza cultural, arquitetônica e religiosa que este número representa. 

Mas ao chegar na capital baiana, você verá que é impossível não querer conhecer de pertinho esses templos, então que tal aproveitar o clima fechado e incluí-las na sua lista de o que fazer em Salvador com chuva?

Obviamente é impossível conhecer todas as 300 durante poucos dias de viagem, por isso selecionei as que considero mais interessantes, e indispensáveis, para você montar o seu roteiro turístico. Confira: 

Igreja e Convento de São Francisco 

18009 igreja e convento de sao francisco 1
Igreja e convento de são francisco

Certamente uma das mais conhecidas da cidade, este prédio é grandioso e belíssimo, sendo impossível não ficar encantado com a sua beleza. Logo, é um passeio obrigatório para quem ainda se pergunta o que fazer em Salvador com chuva.

A arquitetura dela é tipicamente barroca, mas o que realmente chama a atenção é o fato dela ser totalmente ornamentada em ouro. Esta igreja tem uma das decorações mais ricas que já vi na vida, além das belas pinturas e imagens encontradas lá.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Outra igreja indispensável para se conhecer na capital baiana, e que você pode incluir logo na sua lista de o que fazer em Salvador com chuva, é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

Localizada no Pelourinho e construída por escravizados, nesta igreja é possível encontrar diversas imagens de santos negros, além de uma decoração riquissima com altares, azulejos portugueses e diversos artefatos religiosos.

Igreja da Ordem Terceira do Carmo

18009 igreja da ordem terceira do carmo
Igreja da ordem terceira do carmo

A última igreja que irei recomendar nestas dicas de o que fazer em Salvador com chuva é a da Ordem Terceira do Carmo, uma construção do século XVIII com uma arquitetura tipicamente barroca e inspirações do estilo gótico. 

Uma das relíquias presente na igreja que chama a atenção é a obra “Senhor Morto”, uma imagem de Jesus Cristo após a crucificação que conta com mais de 2 mil pedras de rubi. Foi construída pelo escultor Francisco das Chagas e é considerada uma das peças mais icônicas das igrejas baianas.

Atrações para dia de chuva em Salvador

Se você está pensando em outras atividades para colocar no seu itinerário de o que fazer em Salvador com chuva além de visitar igrejas e museus, saiba que esta cidade ainda oferece uma série de opções de lazer. Olha só:

Cine Glauber Rocha

Acho que todo mundo gosta de aproveitar um cineminha em dia de chuva, certo? Se você gosta desse tipo de passeio, não deixe de ir ao Cine Glauber Rocha, um espaço maravilhoso, que exibe filmes para todos os gostos. 

O ambiente é bem agradável e dá vontade de passar horas lá assistindo um filme após o outro. Recomendo demais a todos os turistas  que conheçam esse espaço.

Restaurante Aconchego da Zuzu

Adoro aproveitar o dia chuvoso para ir em restaurantes diferentes, e o Aconchego da Zuzu foi um dos que mais gostei de conhecer durante minha viagem a Salvador.

O local é bem acolhedor e o cardápio é formado por iguarias tipicamente baiana. Lá experimentei uma moqueca deliciosa. Acho uma ótima dica de o que fazer em Salvador com chuva pois é um ambiente fechado, com boa comida e preços em conta.

Casa do Rio Vermelho

Casa do rio vermelho
Casa do rio vermelho

Se você é amante de literatura, vai amar conhecer a casa onde viveu Jorge Amado e sua esposa, e também escritora, Zélia Gattai.  

Aqui é possível encontrar diversos objetos que pertenceu ao casal, além das obras de ambos os escritores.

E aí? Gostou dessas dicas de o que fazer em Salvador com chuva! 

Onde ficar em Salvador

Booking.com

Planeje sua viagem para Salvador com chuva

Após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Icone de hotel Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.

Icone do seguro viagem É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.

Icone do ingresso Evite os famosos perrengue chique e compre todos os passeios com antecedência, reservando eles pela nossa parceira Civitatis.

Icone do rentcars O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.

Icone do avião Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.

Daniel Gualberto
Daniel Gualbertohttps://ficaativoeviaja.com.br
Oi! Sou o Daniel. Sabe, lá em 2019, quando o mundo parecia um pouco louco, criei este blog. Por quê? Para “re-viajar”, mesmo estando parado no mesmo lugar. Maluquice, né? Mas acompanhe comigo. Já imaginou acordar com os pés na areia em uma praia isolada da Tailândia? Ou talvez tropeçar em uma pedra (e em sua própria história) enquanto se perde nas ruelas de Roma? Pois é, viajar não é só uma forma de matar o tempo. É um jeitão de viver, meu amigo! E adivinhe? Não é tão complicado quanto parece.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais

Mais Noticias