O que fazer em São João del-Rei [Guia Completo 2023]

É uma honra falar para você o que fazer em São João del-Rei, pois é a cidade que eu moro desde de 2013! Você se encantará com ela, assim como eu me encantei!

Passear pelo centro histórico de São João del-Rei é como fazer uma viagem no tempo. Casarões coloniais, igrejas barrocas e as lendas Sanjoanenses fazem sentir na pele toda a tradição do lugar. Entre um passeio e outro, um cafezinho, um pão de queijo.

Na hora da missa, os sinos cantam, que é para ninguém “esquecê”. Dizem que por aqui, eles conversam. Mas nem só de badaladas vive a cidade dos sinos. Neste artigo, eu listei as principais atrações turísticas e tudo que você deve saber para aproveitar o maximo de São João!

Como chegar em São João del-Rei

Localizada na região conhecida como Campos da Vertentes, no sudeste de Minas Gerais, é um destino acessível às principais capitais brasileiras.

Os aeroportos mais próximo são os de Belo Horizonte, cerca de 180km. De lá, é possível pegar um ônibus ou alugar um carro. A Viação Sandra tem saídas diárias durante a manhã, tarde ou noite e o valor do trecho é de R$69,35.

Quem for de carro deve seguir pela BR-040 sentido Rio de Janeiro até chegar em Congonhas, de lá, seguir pela BR-383 até São João del-Rei.

Para quem vai de São Paulo, a dica é seguir pela BR-381 até a cidade de Lavras, e lá pegar a BR-265. O percurso tem 490km e dura cerca de 6:30 horas.

Saindo do Rio de Janeiro o trajeto tem 340km e dura 4:30 horas.O caminho é pela BR- 040 sentido Belo Horizonte até chegar em Barbacena, depois, seguir pela BR-265.

De São Paulo ou do Rio de Janeiro também é possível chegar de ônibus. Em São Paulo, a viação Útil oferece 3 saídas diárias, e no Rio, a Viação Paraibuna.

Quando visitar São João del-Rei

São João del-Rei é uma cidade convidativa o ano todo.

Para os dias quentes de verão, trilhas e banhos de cachoeira refrescam a experiência. Para curtir o inverno, nada melhor que passear pelo centro histórico, tomar um vinho e degustar a tradicional culinária mineira.

Ao longo do ano, alguns eventos movimentam a cidade. No carnaval, os tradicionais blocos agitam as principais ruas sanjoanenses e garantem a folia, com muitas marchinhas, fantasias e purpurina!

A semana santa é uma das celebrações católicas mais tradicionais por aqui. Procissões, missas orquestradas e a Paixão de Cristo atraem fiéis e turistas.

No mês de julho, o festival Inverno Cultural aquece São João del-Rei. Com mais de trinta anos de tradição, conta com uma programação variada, entre shows, exposições, teatro, oficinas e muito mais.

Quanto tempo ficar em São João del-Rei

Um dia é suficiente para passear pelo centro histórico e conhecer algumas das suas principais atrações.

Uma semana ainda é pouco para conhecer toda São João del-Rei ou enjoar do dia a dia gostoso do interior. Buscando um meio termo, dois a três dias são necessário para conhecer todos os principais pontos turísticos e apreciar algumas das tradições.

O que fazer em São João del-Rei: Basílicas e Igrejas

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Igreja de Nossa Senhora do Rosário

É a mais antiga de São João del-Rei, sua arquitetura e decoração são modestas se comparada a das vizinhas, mas não menos encantadora.

Basílica Nossa Senhora do Pilar

Basílica de Nossa Senhora do Pilar | O que fazer em São João del-Rei
Basílica de Nossa Senhora do Pilar | O que fazer em São João del-Rei

É a Matriz de São João del-Rei. Possui arquitetura barroca e neoclássica, devido às reformas que passou ao longo do tempo.

Em sua decoração, observa-se várias folhas de ouro, além de duas pinturas vindas diretamente de Portugal.

Sua história combina com a cidade, foi construída em substituição à antiga capela, que puseram fogo na época da guerra dos emboabas.

Igreja de São Francisco de Assis

Igreja de São Francisco de Assis
Igreja de São Francisco de Assis

Rodeada por um jardim de palmeiras imperiais, é a mais imponente igreja da região. Nela, encontramos obras de vários artistas consagrados, entre eles, Aleijadinho.

Ao fundo da igreja, está o cemitério que acolhe o túmulo de Tancredo Neves.

Igreja Nossa Senhora das Mercês

Igreja Nossa Senhora das Mercês
Igreja Nossa Senhora das Mercês

Igreja Nossa Senhora do Carmo

Igreja Nossa Senhora do Carmo | O que fazer em São João del-Rei
Igreja Nossa Senhora do Carmo | O que fazer em São João del-Rei

Torres octogonais e portas trabalhadas em pedra sabão tornam ela uma das mais marcantes da cidade. Bem no coração do centro histórico, as esculturas de Aleijadinho podem ser visto ao redor de toda a igreja e a famosa imagem do Cristo Inacabado, que foi descoberta no século XX. Em uma de suas torres fica o Museu dos Sinos, que mostra toda essa tradição na cultura de São João del-Rei.

Perto da Igreja, encontramos o Cemitério do Carmo, que chama a atenção por ser um dos poucos cemitérios cobertos da América do Sul. Sua beleza e conservação deram origem ao ditado ” A Irmandade Nossa Senhora do Carmo cuida melhor dos mortos que dos vivos”

Você vai viajar e não sabe se seu plano de saúde tem cobertura nacional? Diversos convênios médicos não oferecem cobertura fora da sua região! Não viaje preocupado!
Contrate um Seguro Viagem Nacional, para que tenha assistência médica e odontológica, seguro de bagagem extraviada, assistência jurídica e mais um tanto de benefícios.

O que fazer em São João del-Rei: Os Museus da nossa História

Museu de Arte Sacra

O museu reforça a tradição católica da cidade: pratarias, pinturas e imagens fazem parte do acervo. Ele funciona de Segunda a Sexta-feira de 12h às 17 e sábado e domino de 09h às 13h.

Museu Ferroviário

Localizado na estação de onde sai os passeios de Maria Fumaça, o museu abriga a primeira locomotiva da ferrovia. Além dela, há ainda vagões de luxo e até de transporte de animais.

Objetos e documentos antigos complementam o acervo. Seu funcionamento é de quarta a domingo de 08:00 às 18:00.

Museu Regional de São João del-Rei

Em sua exposição permanente, o museu exibe peças que contam a história da cidade e seu estilo de vida colonial. Móveis antigos, obras de arte e diversos utensílios ilustram a cultura Sanjoanense.

O museu conta ainda com um espaço para exposições de curta duração e eventos, consulte a programação no site.

Solar da Baronesa

Foi erguido no início do século XIX o edifício colonial de três andares. Possivelmente morou ali a Baronesa Ana Eugênia, viúva do Barão de Itaverava, que deu origem ao nome desse magnifico casarão.

Hoje no imóvel funciona o Centro Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei todos os dias da semana de 08 da manha as 20 horas, e abriga exposições e eventos culturais.

Memorial Tancredo Neves

O acervo reúne documentos e objetos que ilustram toda a trajetória de Tancredo. O memorial possui variados recursos audiovisuais que enriquecem a experiência, além de estar localizado em uma linda casa antiga.

O Memorial esta de portas abertas de quinta a sábado de 09 às 17:30.

O que fazer em São João del-Rei: Pontos Turísticos

Centro Histórico de São João del-Rei

Caminhar pelas ruas de pedra do centro histórico é de praxe. É lá que se encontram a maior parte dos museus, igrejas e o casario antigo. Mas vá sem pressa!

A vida ali passa devagar, no ritmo mineiro. Aproveite a calmaria para admirar a paisagem, a arquitetura colonial e, claro, a deliciosa gastronomia mineira.

Rua das Casas Tortas

Rua das Casas Tortas | O que fazer em São João del-Rei
Rua das Casas Tortas | O que fazer em São João del-Rei

Caminhando pelo centro, próximo à Igreja Nossa Senhora do Rosário, uma rua se destaca pela arquitetura de suas casas, que parecem estar inclinadas, é a Rua das casas tortas.

O alinhamento das casas acompanham a curvatura da rua, o que causa essa sensação.

Solar dos Neves

No largo da Igreja Nossa Senhora do Rosário se encontra o sobrado onde morou Tancredo Neves, e, até hoje, pertence a sua família. O sobrado se destaca pela sua arquitetura colonial preservada, e faz parte dos bens tombados da cidade.

Teatro Municipal

Construído em 1893, o Teatro Municipal foi pólo da cultura regional da época. Depois de passar por várias reformas, o Teatro voltou às suas atividades, e conta com uma variada programação.

Artesanato

São inúmeras as opções de artesanato, tapeçarias, tecelagens, objetos de decoração, artigos da cultura mineira que você encontra nas lojinhas espalhadas pela cidade.

Lojas de estanho

Metal tradicional em São João del-Rei, caminhando pelo centro não se demora encontrar uma loja. Aqui se produzem artigos religiosos, decoração e até jóias em estanho.

Mercado Municipal

O mercado não é muito grande. Dentro dele, produtos típicos da região são a maior atração. Lá você encontra cachaças, queijos, doces e compotas, artesanatos e outros produtos locais por um preço justo.

O mercado também abriga um dos restaurantes populares da cidade, que serve almoço por R$2,50.

O que fazer em São João del-Rei: Cachoeiras

Serra do Lenheiro

Sua formação rochosa tem cerca de 1,6 bilhões de anos, e encanta com suas paisagens e pinturas rupestres. Além das pinturas, cachoeiras e a bela vegetação completam a visita, cenário para várias fotos.

O acesso pode ser feito a pé, através do bairro Senhor dos Montes. Há também algumas agências que oferecem o passeio.

Cachoeira do 14

Uma cachoeira com várias quedas, algumas que dá até para andar por baixo delas. Para chegar lá é preciso fazer uma trilha que passa por várias fazendas da região.

O acesso inicial é a partir de uma estrada sentido Presídio Regional, por quatorze quilômetros.

Cachoeira Reserva do Cala a Boca

Localizada na reserva do Cala Boca, próxima ao trevo da Oito de Dezembro, cerca de três quilômetros do centro. Trilha e um poço perfeito para nadar é o que você encontra por aqui.

Cachoeira Bom Despacho

Cachoeira Bom Despacho
Cachoeira Bom Despacho

É de fácil acesso e águas tranquilas, localizada na beira da estrada real, no município de Santa Cruz de Minas. O local é muito frequentado por famílias e possui um extenso gramado, ideal para fazer um piquenique.

Cachoeira do Urubu

Possui uma queda de 13 metros de altura, que forma um grande poço. Além dela, outras quedas se formam ao longo do rio.

A cachoeira está entre São João del-Rei e Tiradentes e, o acesso se dá através de uma estrada não pavimentada, próximo ao KM 150 da BR-265.

Cachoeira do Mangue

Em meio a Mata Atlântica, a cachoeira do Mangue tem águas claras e é formada por uma série de poços.

Localizada em Tiradentes, há diversas trilhas que levam até lá, começando na entrada da cidade. O percurso dura em média 30 minutos.

Onde comer em São João del-Rei

A gastronomia Sanjoanense é uma atração à parte. Pastel de angú, feijão tropeiro, pão de queijo e ora-pro-nóbis são alguns dos destaques da culinária local.

Tudo isso acompanhados das mais belas vistas de Minas. Alguns restaurantes tradicionais são:

Taberna D’Omar

Taberna D'Omar | O que fazer em São João del-Rei
Taberna D’Omar | O que fazer em São João del-Rei


Bem no centro histórico, conta com um variado cardápio de pratos executivos, porções, petiscos e sobremesas, de quebra, possui uma linda vista para Igreja do Carmo.

Endereço: R. Getúlio Vargas, 242A – Centro

Restaurante Villeiros

Um self-service com opções para todos os gostos, fica na mesma rua da Igreja de São Francisco, no centro.

Endereço: R. Padre José Maria Xavier, 132 – Centro

Dedo de Moça

Acaraje Mineiro no Dedo de Moça em São João del-Rei
Acaraje Mineiro no Dedo de Moça em São João del-Rei

Famoso pelo seu tradicional Acarajé Mineiro, o restaurante serve também o Fondue Mineiro e fica próximo à Igreja São Francisco.

Endereço: Rua Aureliano Mourão, 101 – Centro Histórico

Cervejaria Ovelha Negra

Cervejaria Ovelha Negra
Cervejaria Ovelha Negra

A especialidade da casa é carne, picanha, ancho e chorizo, além, claro, da cerveja artesanal . Fica perto da Basílica Nossa Senhora do Pilar.

Endereço: R. Getúlio Vargas, 145 – Centro

O que fazer a noite em São João del-Rei

Em São João del-Rei as noites são agitadas, dezenas de bares garantem o burburinho. Na rua da cachaça acontece todas as quartas o tradicional forró no Barteliê.

Por ali também tem o Bar da Lapa, bem na esquina da Igreja do Carmo, e a Taberna D’Omar.

Na Avenida Tiradentes, opções não faltam, um barzinho do lado do outro, para agradar todos os gostos.

Para quem quer esticar a noite, tem os bares da Avenida Leite de Castro, onde é comum durar até o sol nascer.

Onde ficar em São João del-Rei

Pousada Beco do Bispo ($$)

Pousada Beco do Bispo | O que fazer em São João del-Rei
Pousada Beco do Bispo | O Que Fazer em São João del-Rei

Localizado na rua de próprio nome, a pousada é sinônimo de requinte. Se você esta em São João del-Rei para uma reunião de negócios, ou mesmo uma viagem de casal, a Pousada Beco do Bispo é a pousada perfeita para você.

Seus quartos possuem moveis de madeira, com TV via satélite e frigobar. O seu café da manha é fantástico e é repleta da boa culinária mineira. Para os dias de calor ele tem uma bela piscina e conta com estacionamento gratuito. Com sua nota de excepcional dos sites de comparação de preço, é uma ótima pedida.

Pousada Rotunda ($$)

Pousada Rotunda
Pousada Rotunda

A pousada é para os que gostam de decoração rústica e elegante! A pousada esta próximo dos principais pontos turísticos da cidade, e dos melhores restaurantes da cidade.

A Pousada Rotunda é ideal para qualquer tipo de viajantes: sozinho, casal e família. Sua diária varia de R$170, para o quarto de um adulto, até R$450 para um quarto família.

Del Mundo Hostel ($)

Localizado na rua mais antiga da cidade, o hostel está no coração do centro histórico, na rua Santo Antônio, ou mais conhecida como rua das casas tortas. O casarão de 270 anos trás uma imersão cultural e histórica aos seus hóspedes. No Del Mundo Hostel eles tratam cada hóspede como um verdadeiro convidado.

Avaliações dos hóspedes: De tudo, desde as acomodações em si, a equipe que nos atende. Tem um espaço aconchegante e bucólico, combinando com as belezas naturais e históricas da região, ao mesmo tempo que proporciona conforto, comodidade e modernidade, seja nas instalações que possui, na qualidade de internet que oferece e no café da manhã apropriado para o desjejum de um turista. Pretendo voltar a visitar São João Del Rey, e novamente me hospedarei no Del Mundo, inclusive, já o recomendei para amigos e parentes.

Como ir de São João del-Rei a Tiradentes

Doze quilômetros separam Tiradentes de São João del-Rei. Você pode seguir pela charmosa Estrada Real, apreciando a vista para a Serra de São José ou seguir pela BR-265, se preferir fugir dos paralelepípedos de pedras.

De hora em hora, ônibus das Viações Presidente ou Porto Real operam o trajeto. A viagem dura trinta minutos e custa R$4,40.

Maria Fumaça | O que fazer em São João del-Rei e Tiradentes
Maria Fumaça | O que fazer em São João del-Rei e Tiradentes

Há ainda a opção de fazer desse percurso uma imersão histórica, com o delicioso e tradicional passeio de Maria Fumaça. O passeio custa R$70,00 a ida ou R$80,00 o pacote ida e volta.

É importante lembrar que o trem não viaja todos os dias, e os horários são variáveis. Você pode consultar a disponibilidade no site.

Como ir de São João del-Rei a Carrancas

Outro atrativo que encanta pelas belezas naturais é Carrancas, a 80 quilômetros de São João del-Rei. Cachoeiras, trilhas e grutas estão entre os principais atrativos, principalmente nos dias quentes do verão.

Para chegar até lá, é preciso seguir pela BR-265 até chegar em Itutinga, de lá, siga pela Rua Padre Vicente até Carrancas.

Também é possível ir de ônibus. Em São João del-Rei, pegue um ônibus até Itutinga e de lá, outro ônibus até Carrancas.

Em Carrancas sugerimos hospedar na Pousada Céu e Serra ($$) que fica localizada perto de duas cachoeiras lindas de águas cristalinas.


Espero sua visita aqui na minha cidade de São João del-Rei, com certeza vai lhe encantar! Seja pela riqueza histórica ou belezas naturais, aqui, de tudo se encontra, e deixa aquele gostinho mineiro de quero mais.

Como dizem por aqui, “ê trem bão!”

Planeje sua viagem para São João del-Rei

Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Icone de Hotel Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.

Icone do Seguro viagem É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.

Icone do RentCars O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.

Icone do Onibus Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

Icone do Avião Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima