O que fazer em São José do Rio Preto: Dicas, onde visitar e onde ficar

BrasilSão PauloO que fazer em São José do Rio Preto: Dicas, onde visitar...

Uma das mais importantes cidades do interior de São Paulo, São José do Rio Preto é um polo do comércio e da prestação de serviços. Mas aposto que o que você procura aqui são dicas do que fazer em São José do Rio Preto para se divertir e conhecer melhor a cidade, não é? Um dos grandes destaques são as artes, que você pode conhecer nos museus e teatros da cidade, além de parques, zoológico e muito mais. Continue lendo para descobrir o que fazer em São José do Rio Preto. 

Como chegar em São José do Rio Preto

O primeiro passo é decidir como você vai fazer para chegar a São José do Rio Preto. Quem vem de outros estados ou localidades mais distantes pode optar pelo avião sem muitos problemas, já que existe um aeroporto na cidade, o Aeroporto Estadual Professor Eribelto Manoel Reino, também conhecido como Aeroporto São José do Rio Preto. Até mesmo saindo de São Paulo capital você encontra voos para a cidade.

Outra opção é fazer a viagem de carro. Para quem sai de São Paulo, por exemplo, são cerca de 441,5 quilômetros, e o trajeto é, principalmente, pela Rodovia Washington Luiz (SP – 310).

Você também pode optar por fazer o trajeto de ônibus. De São Paulo, você encontra horários pela Viação Cometa. Outras cidades também possuem linhas para São José do Rio Preto, como, por exemplo, Campinas, que possui horários pela Viação Itamarati.

O que fazer em São José do Rio Preto

Parque da Represa Municipal

Uma das principais atrações para quem busca o que fazer em São José do Rio Preto é o Parque da Represa Municipal. A represa do parque é responsável por boa parte do abastecimento de água da cidade, mas, além de sua importância na vida prática da população, o Parque é um importante centro de lazer e de prática de esportes. Com pista de caminhada, aparelhos de ginástica, quiosques e uma grande diversidade animal e vegetal, o Parque da Represa é um dos melhores passeios em São José do Rio Preto. Não deixe de apreciar a fonte luminosa musical instalada no Parque, que é a segunda maior do Brasil.

Parque Ecológico Educativo

Aqueles que gostam de aproveitar os espaços verdes que as cidades oferecem para passear podem colocar na lista também o Parque Ecológico Educativo. Este parque conta com quadra poliesportiva, quadra de vôlei, mini campo de futebol e um parquinho de fazer brilhar os olhos dos pequenos. Além disso, é uma grande oportunidade de estar em contato com a natureza, já que o Parque possui cerca de 250 árvores em sua extensão, se tornando uma das principais áreas verdes da cidade.

Zoológico Municipal de São José do Rio Preto

Crianças e adultos costumam se encantar ao verem os mais imponentes e incríveis animais bem pertinho. Sua chance em São José do Rio Preto para isso é conhecer o Zoológico Municipal de São José do Preto. São aproximadamente 300 animais, de 70 espécies diferentes, como tigres, leões, jacarés e muitos outros.

Teatro Municipal Paulo Moura

Os amantes das artes cênicas que procuram o que fazer em São José do Rio Preto podem conhecer o Teatro Municipal Paulo Moura, o segundo maior teatro do interior de São Paulo. O nome é uma homenagem ao clarinetista Paulo Moura, que nasceu na cidade e faleceu em 2010. Acompanhe a programação e fique de olho se a sua viagem coincide com eventos que interessam.

Museu de Arte Naif

Se você é apaixonado por artes plásticas, já encontrou o que fazer em São José do Rio Preto. A dica é fazer uma visita ao Museu de Arte Naif, fundado em 2007. A Arte Naif, também conhecida como arte primitivista, é um estilo artístico que ganhou bastante visibilidade no Brasil após o movimento modernista. As obras naif normalmente não utilizam as regras tradicionais de representação e se utilizam de elementos populares. Um dos destaques do Museu são as obras do artista José Antônio da Silva, que viveu em São José do Rio Preto durante parte de sua vida e foi um dos principais expoentes desse movimento artístico na região.

Museu de Arte Primitivista

Outra dica para quem gosta de artes e quer conhecer um pouco mais sobre o estilo de arte naif é o Museu de Arte Primitivista. Fundado em 1980, o Museu guarda um acervo de telas, painéis e esculturas pertencentes a José Antônio da Silva, além de objetos históricos e documentos que fizeram parte de sua história. José Antônio da Silva é um importante nome da cultura em São José do Rio Preto, com suas obras em estilo naif, por isso, recebe merecido destaque na cena artística local.

Catedral de São José do Rio Preto

A Catedral de São José é considerada o marco zero da cidade de São José do Rio Preto. A Catedral possui uma longa história que começou no ano de 1912, com o início da construção da igreja concluída apenas em 1932. Em 1973, a então catedral foi demolida para que a atual pudesse ser construída com uma arquitetura bem mais moderna. Se você gosta de turismo religioso, vale a pena conhecer.

Basílica Menor de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

A Basílica Menor de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é considerada como uma das mais belas do estado de São Paulo, por isso, quem gosta de conhecer esse tipo de atração deve fazer uma visita. Cheia de detalhes, a Basílica possui no teto lindas pinturas que representam a vida de São Francisco de Assis, colunas pintadas a mão e algumas relíquias como um órgão construído na década de 40. Além disso, a Basílica é consagrada como um dos lugares em que se pode pagar promessas feitas a Nossa Senhora, sendo um ponto importante de visitação para os fiéis.

Biblioteca Municipal Dr. Fernando Costa

Aqueles leitores apaixonados que amam conhecer as bibliotecas espalhadas por aí também têm uma boa opção do que fazer em São José do Rio Preto. Além de um lindo prédio na Praça Municipal, a Biblioteca Municipal Dr. Fernando Costa possui um vasto acervo e um setor infanto-juvenil onde acontecem atividades de incentivo voltadas a esse público.

Casa de cultura Dinorath do Valle

A casa de cultura possui uma longa história em São José do Rio Preto, tendo sido fundada nos anos 60. Desde 2004, a Casa de Cultura ganhou o nome da jornalista, escritora e historiadora Dinorath do Valle, que foi diretora do espaço durante alguns anos.

A Casa possui uma grande importância para a cultura da cidade, possuindo escola de ballet e de dança contemporânea, além de espaço para diversos grupos artísticos.

Trem Caipira

O transporte ferroviário já ocupou uma grande importância nas cidades brasileiras. Resgatando essa história e as tradições rurais do interior de São Paulo, o Trem Caipira é um passeio de trem entre as cidades de São José do Rio Preto e o distrito de Engenheiro Schmitt. A viagem começa na estação ferroviária de São José, cuja construção data de 1912 e que foi restaurada especialmente para o passeio. O trem, em si, também é uma obra de arte, com pinturas do artista naif Silva.

O trajeto tem cerca de 45 minutos e acontece uma vez por mês. De quebra, você ainda tem a oportunidade de aproveitar Engenheiro Schmitt junto a São José do Rio Preto. Fique de olho para não perder o passeio!

Onde ficar em São José do Rio Preto

Se você gostou dessas dicas do que fazer em São José do Rio Preto, não perca seu tempo e comece a procurar uma boa hospedagem na cidade, que seja confortável para você e caiba no seu orçamento. Para facilitar seu planejamento, aqui vão algumas dicas de bons hotéis na cidade:

O primeiro é o Hotel Nacional de Rio Preto, hospedagem que possui quartos espaçosos, sejam duplos, triplos ou deluxe, que contam com ar condicionado, TV e wi-fi. Além disso, o Hotel possui piscina ao ar livre, restaurante e bar em suas dependências. As diárias incluem um café da manhã servido pelo hotel.

Outra dica para quem busca o que fazer em São José do Rio Preto para ficar bem acomodado é o Hyatt Place São José do Rio Preto. Os quartos possuem comodidades como ar condicionado, wi-fi e TV. Um lindo terraço com piscina, a academia e a bela vista para a cidade fazem a alegria das horas de lazer dos hóspedes. O café da manhã fica por conta do Restaurante Le Jardin, que também oferece jantar a la carte.

Dicas para o viajante de São José do Rio Preto

Quem é da noite tem algumas boas opções do que fazer em São José do Rio Preto. Uma dica é curtir o pôr-do-sol do Parque da Represa e emendar com alguns dos barzinhos ali da região. Você pode também procurar alguns dos pubs e baladas da cidade, como o Living Club, o Cavern e o Chess Pub, além de muitos outros.

A última dica é para quem ama comer bem: além de algumas iguarias e ingredientes disponíveis, o Mercado Municipal é famoso pelo tradicional pastel. Não deixe de experimentar!

Boa viagem e aproveite São José do Rio Preto!

 Planeje  sua viagem para São José do Rio Preto

Após um turbilhão de informações no decorrer desse post, vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Para planejar uma viagem, começo sempre pela hospedagem. Quando minha intenção é descanso e curtir o hotel vou de Zarpo. Se for um passeio onde quero aproveitar todas as experiências, eu prefiro o Booking.

É tão recomendável que chega a ser obrigatório. O seguro viagem tem muitos pontos positivos, mas o principal para mim são os cuidados relativos à saúde, você pode entender mais sobre o assunto no artigo “Porque contratar um seguro viagem nacional?” ou fazer cotação através do Seguros Promo.

#FicaAtivoNoCupom: até o dia 14/12/2020 o Seguros Promo está com uma promoção única de 15% de desconto em todos os planos de seguro viagem usando o cupom BRASIL. Ah! E pagando via boleto bancário você tem mais 5% de desconto.

O aluguel de carro garante a experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars, você consegue comparar preços entre 146 locadoras ao redor do Brasil.

O momento em que vou bater o martelo da data da próxima viagem, utilizo o site que encontro os melhores preços e promoções de passagens áreas: Passagens Promo.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação.

Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
42FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.