O que fazer em São José dos Campos: Dicas gerais e onde ficar

Compartilhar

A cidade de São José dos Campos está localizado no a cerca de 94km da capital, São Paulo. É uma cidade de grande desenvolvimento econômico e populacional, sendo a segunda maior cidade do interior do Brasil.

São José é conhecida como a capital do Vale, por ser o principal município da Região Metropolitana do Vale da Paraíba, e, como tal, apresenta uma importância central para o desenvolvimento tecnológico de todo o país. 

Como chegar em São José dos Campos

Para quem vem de longe e opta por chegar de avião, o aeroporto mais próximo de São José dos Campos é o Aeroporto Internacional de Guarulhos, que fica na cidade de São Paulo.

Da capital até São José dos Campos, é possível fazer o trajeto de carro ou de ônibus. De transporte público, você pode procurar pelos ônibus das companhias Gontijo, Pássaro Marron e Litorânea, que fazem as viagens por esta região. Já para quem escolhe ir de carro, o trajeto de São Paulo até a cidade pode ser feito através da BR-116. 

Motivos para conhecer São José dos Campos

Não faltam razões para tornar São José dos Campos uma cidade interessantíssima. São José é um polo do desenvolvimento tecnológico no Brasil, principalmente ligado ao setor aeronáutico e aeroespacial.

Aliado a isso, a cidade apresenta museus, parques e programações culturais para quem procura o que fazer em São José dos Campos, com destaque para o cuidado com a preservação de suas riquezas ambientais.

Vamos listar alguns dos principais pontos turísticos da cidade. 

Quantos dias ficar em São José dos Campos

Para conhecer os parques e museus da cidade, estimamos que passar cerca de 4 dias em São José dos Campos seja uma boa pedida. 

O que fazer em São José dos Campos: Os principais pontos turísticos

Mirante do Banhado

O Mirante do Banhado é uma estrutura a que é possível contemplar a bela vista da cidade e das montanhas ao longe com um extenso gramado.

O lugar é especialmente bonito para um passeio durante o pôr-do-sol.

O Mirante é construído em formato de deque de madeira no qual muitos turistas e moradores vão para ver a paisagem e caminhar. 

O nome Mirante do Banhado foi dado porque, no passado, durante as cheias do Rio Paraíba do Sul, o gramado observado ficava inundado, sendo até chamado de “mar joseense”.

Vale a pena conhecer esse Mirante, que já se tornou um dos cartões postais de São José. 

Igreja Matriz de São José dos Campos

Fachada da igreja matriz de são josé dos campos | credito wilson neves por flickr
Fachada da Igreja Matriz de São José dos Campos | Credito Wilson Neves por Flickr

A Igreja Matriz de São José dos Campos possui um grande valor histórico para a cidade por ter sido a primeira capela construída, por volta do século XVII, época São José ainda era habitada pelos indígenas. De lá para cá, a Igreja precisou passar por algumas reformas, sendo a última realizada em 1934.

Cercada por uma pracinha, a Matriz serve para relembrar o passado e a fundação de São José, pois todo a região do centro foi construída em torno deste edifício. 

O que fazer em São José dos Campos: Os parques da cidade

São José dos Campos é uma cidade que valoriza a preservação de sua natureza e os passeios em meio à vegetação.

Não por acaso, existem uma série de parques no município que valem a visitação para quem procura o que fazer em São José dos Campos e uma boa maneira de passar a tarde.

Parque Alberto Simões

Parque alberto simões divulgação
Parque Alberto Simões Divulgação

Quem procura o que fazer em São José dos Campos e gosta de passeios e esportes ao ar livre certamente deve conhecer o Parque Alberto Simões.

Nesse parque você pode praticar esportes radicais como escalada, tirolesa e arborismo.

Quem vai com crianças pequenas também pode ficar tranquilo, porque o parque conta com um playground. Todos os esportes são gratuitos, basta pegar uma senha e observar o horário de funcionamento dos equipamentos.  

O parque está localizado em uma antiga fazenda, a Fazenda Boa Vista.

O casarão do terreno, atualmente, é sede da Polícia Ambiental, que realiza um trabalho de educação ambiental na região. Com tudo isso, é uma boa opção de lazer em família.

3 hospedagens com excelente avaliações em São José dos Campos
($) Os viajantes que querem economizar o Carlton Plaza São José dos Campos é um dos hotéis que recomendo mais barato.
($$) Com excelente custo-benefício proximo aos pontos turisticos é o ibis São José dos Campos Colinas.
($$) Se quiser hospedar com conforto a Novotel São José dos Campos é uma das hospedagens preferidas.

Se você desejar, pode clicar aqui e conferir mais ofertas de hospedagem em São José dos Campos.

Parque da Cidade

Parque municipal roberto burle marx
Parque Municipal Roberto Burle Marx

O Parque da Cidade, nome mais comum para o Parque Municipal Roberto Burle Marx, é a maior área verde dentro do perímetro urbano de São José dos Campos.

Os visitantes podem aproveitar para caminhar em meio a flores exóticas, palmeiras, lagos e ilhas artificiais, que ocupam quase um milhão de metros quadrados.

Esta riqueza natural atrai uma série de animais silvestres que podem ser vistos por quem caminha pelo parque.

A residência de Olivo Gomes, antigo proprietário da fazenda que hoje dá lugar ao parque, também é aberta à visitação.

Assim como os jardins projetados por Roberto Burle Marx, a casa é tombada pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural – Comphac.

O parque ainda apresenta espaços culturais como o Teatro de Arena e o Museu do Folclore. 

Parque Natural Municipal Augusto Ruschi 

Criado com o objetivo de ser um espaço de preservação da natureza, o Parque Natural Municipal Augusto Ruschi é um pedaço da antiga Fazenda Boa Vista, o local abriga espécies da flora e fauna da Mata Atlântica, inclusive espécies ameaçadas de extinção.

O Parque recebe visitas com o objetivos de pesquisa científica e para turismo ecológico, além de receber grupos para visitas monitoradas, com o objetivo de promover educação ambiental. 

Parque Santos Dumont 

Parque santos dumont | credito mike peel por wikimedia
Parque Santos Dumont | Credito Mike Peel por Wikimedia

Uma outra opção para quem deseja praticar turismo ao ar livre e quer saber o que fazer em São José dos Campos é o Parque Santos Dumont.

Também com espaço para caminhada, pista de skate, equipamentos de ginástica e brinquedos para as crianças, o Parque é uma ideia do que fazer em São José dos Campos para os amantes de esportes e lazer.

Além disso, o Parque, como homenagem ao pai da aviação, Santos Dumont, e como forma de honrar a fama da cidade de polo aeronáutico nos dias atuais, apresenta réplicas de aviões, como o 14 bis e outros modelos emblemáticos

Parque Vicentina Aranha

Parque vicentina aranha
Parque Vicentina Aranha

O Parque Vicentina Aranha também é uma boa pedida para quem procura o que fazer em São José dos Campos.

Construído a partir de um antigo e importante Sanatório da cidade, o espaço foi tombado pelo COMPHAC.

O Parque foi inaugurado em 2007 e conta com espaço para caminhadas em meio a um bosque com diversas espécies vegetais, além de muitas programações culturais que acontecem lá, como apresentações musicais, oficinas, rodas de conversa e aulas abertas de atividades físicas como pilates e yoga.

O que fazer em São José dos Campos: Cultura e História

Para quem se interessa em conhecer a história da cidade e ficar por dentro de manifestações culturais de São José e do Brasil, vale a pena conhecer os museus que contam um pouco sobre o assunto.

Museu Municipal na Antiga Câmara Municipal

Museu municipal na antiga câmara municipal | credito silviavont tripadvisor
Museu Municipal na Antiga Câmara Municipal | Credito Silviavont TripAdvisor

O edifício da Câmara Municipal foi construído em 1926, e já abrigou diversos órgãos como a Escola Normal Livre, o Instituto de Educação João Cursino e a própria Câmara Municipal.

Com a mudança da Câmara para uma nova sede, em 2002, o prédio passou a ser usado por outras instituições, e atualmente é sede do Museu Municipal de São José dos Campos.

As obras presentes no museu atendem à função de preservar a história e a cultura da cidade. 

Memorial Aeroespacial Brasileiro

Memorial aeroespacial brasileiro | credito mike peel por wikimedia
Memorial Aeroespacial Brasileiro | Credito Mike Peel por Wikimedia

Como já mencionado, São José dos Campos é um dos maiores centros de tecnologia aeronáutica do Brasil e da América Latina. Assim, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, pertencente ao Comando da Aeronáutica, vem ganhando força diante da comunidade científica.

Para divulgar e celebrar esta história, a DCTA criou o Memorial Aeroespacial Brasileiro. O Memorial conta com um salão de exposições, cujo acervo é dividido em cinco ambientes: Ensino, Aeronáutica, Defesa, Espacial e Pesquisas Associadas.

O ambiente Ensino mostra algumas curiosidades sobre o passado do Instituto de Tecnologia Aeronáutica, o ambiente Aeronáutica conta sobre as primeiras pesquisas desenvolvidas pelo DCTA, e ainda exibe o protótipo do primeiro avião fabricado no Brasil.

O ambiente defesa mostra representantes da indústria bélica no país. O ambiente Espacial traz maquetes de foguetes e outros equipamentos.

Por fim, o ambiente Pesquisas Associadas mostra as mais avançadas pesquisas realizadas pelo DCTA. Na área externa, o Memorial conta ainda com aeronaves e réplicas de foguetes brasileiros expostos para os visitantes. 

Você vai viajar e não sabe se seu plano de saúde tem cobertura nacional?

Diversos convênios médicos não oferecem cobertura fora da sua região! Não viaje preocupado!

Contrate um Seguro Viagem Nacional, para que tenha assistência médica e odontológica, seguro de bagagem extraviada, assistência jurídica e mais um tanto de benefícios.

Museu de Arte Sacra

Para quem busca o que fazer em São José dos Campos e gosta de passeios culturais como museus, o Museu de Arte Sacra pode ser uma boa pedida.

Localizado na Capela Nossa Senhora Aparecida, fundada no início do século XX, este museu conta com um acervo de objetos litúrgicos, livros e oratórios, datados do século XVIII ao século XX. Além disso, o Museu de Arte Sacra recebe algumas exposições relacionadas à temática ao longo do ano.

O Museu funciona de terça a sábado e é aberto à visitação pública. 

Museu do Folclore

O Museu do Folclore está localizado dentro do Parque da Cidade. Fundado em 1987, o Museu se mudou para o Parque em 1997. Possui o objetivo de preservar e difundir a cultura folclórica de São José dos Campos e região.

A exposição permanente no Museu é chamada de Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional, e está dividida em dez ambientes:

  • Sala São José dos Campos,
  • Sala das Tecnologias,
  • Sala Religiosidade,
  • Sala Santos de Fé,
  • Sala Festas,
  • Sala Identidades,
  • Sala Brasil,
  • Sala das Panelas, que apresentam artefatos folclóricos de diferentes temáticas.

O Museu do Folclore recebe visitas espontâneas, e as visitas em grupo podem ser agendadas por telefone. 

Onde ficar em São José dos Campos

B&B Hotels São Jose dos Campos ($)

B&b hotels | o que fazer em são josé dos campos
B&B Hotels | O que fazer em São José dos Campos

Rua Lupércio Antônio dos Santos, 31. A menos de 1000 metros de supermecados, padarias, café, bares, restaurantes e feiras.

O preço da diária para casal no B&B Hotels gira em torno de R$103.

Monreale Plus São José dos Campos ($)

Monreale plus | o que fazer em são josé dos campos
Monreale Plus | O que fazer em São José dos Campos

Av. Eng Francisco José Longo, 511, São José dos Camposa. Perto de:

  • 100 metros da Drogaria São Dimas Supermercado e do Emporio Hopfields Café/bar
  • 250 metros do Parque Santos Dumont Feira e do File Miau Espetinhos
  • 1 km do Center Vale Shopping
  • 5 km do Vale Sul Shopping
  • 5 km do Aeroporto de São José dos Campos

O preço da diária para casal no Monreale Plus gira em torno de R$163.

Golden Tulip São José dos Campos ($$)

Golden tulip | o que fazer em são josé dos campos
Golden Tulip | O que fazer em São José dos Campos

Av. São João, 2200, São José dos Campos.

O preço da diária para casal no Golden Tulip gira em torno de R$255 a R$360.

Onde comer em São José dos Campos

Le Palmier Restaurant

Localizado no mezanino do shopping Boulevard Vila Ema, o Le Palmier tem um menu elaborado pela Chef Paula Hezequiel, com opções sofisticadas de massas, carnes, risotos, peixes e sobremesas.

Não é dos mais baratos, mas vale para quem ter uma experiência de gastronomia mais requintada.

Restaurante Villa Velha

O carro chefe do restaurante é o Pintado na Brasa, mas o estabelecimento também tem outras opções de peixes como o camarão na brasa e também apresenta pratos como filés, frango e massas.

O Villa Velha já existe desde 1968 e se tornou tradicional na cidade. 

Marinella Doceria

5084 marinella doceria 1
Marinella Doceria

Fundada em 1983 pelo confeiteiro e empresário italiano Giuseppe, a Marinella apresenta opções de salgados, como a famosa coxinha de frango com catupiry, e doces como tortas, bombas e sorvetes, já tendo recebido prêmios por ser considerada a melhor doceria da cidade.

O que fazer em São José dos Campos à noite

Para quem curte a vida noturna e procura o que fazer em São José dos Campos, a cidade apresenta diversos bares e pubs.

5084 guten bier em sao jose dos campos 1
Guten Bier em São José dos Campos

Um exemplo é o Guten Bier, espaço que é ao mesmo tempo bar e balada. No bar, são servidas diversas opções de comes e bebes, e na área externa do local o visitante pode apreciar um belo pôr-do-sol quando o dia chega ao fim. Na balada, que funciona a partir das 23 horas nas quintas e sábados, a casa recebe diferentes bandas para curtir. 

Um outro ponto bastante frequentado à noite, por seus bares e restaurantes, é o bairro Vila Ema, na região central de São José dos Campos, na qual estão localizadas opções para diferentes gostos, como o Savema, a Villa Ema Bar & Chopperia, o Espetinho da Ema, entre outras opções.

Se você procura um outro estilo de pub, uma opção para quem busca sair à noite é o Dunluce Irish Pub. Em estilo irlandês, este pub busca reproduzir em seu interior o antigo bar inglês The Cavern, no qual os Beatles iniciaram sua carreira. As músicas tocadas no Dunluce variam entre estilos como rock, soul e pop, entre outros, a depender da programação do dia. 

Um programa que nunca deixa de ser animado é um bom karaokê. Em São José dos Campos, existe o Acústico Karaokê Club. Além do Karaokê pra quem adora se arriscar e soltar a voz, o local oferece também opções de comidas e bebidas diversas. 

São José dos Campos é uma cidade moderna e com opções de passeios para todos os gostos.

Você pode aproveitar a visita à cidade para as compras em um dos shoppings da cidade, como o Vale Sul Shopping, o Shopping Colinas e o Centervale Shopping.

Não deixe de aproveitar os parques para um passeio em família e os museus para seguir uma programação cultural.

Planeje sua viagem para São José dos Campos

Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Icone de hotel Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.

Icone do seguro viagem É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.

Icone do rentcars O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.

Icone do avião Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.

Icone da mala Nunca foi tão barato e simples viajar com malas premium! No GetMalas você aluga malas sem complicações e com muita segurança.

Icone do onibus Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

Daniel Gualberto
Daniel Gualbertohttps://ficaativoeviaja.com.br
Oi! Sou o Daniel. Sabe, lá em 2019, quando o mundo parecia um pouco louco, criei este blog. Por quê? Para “re-viajar”, mesmo estando parado no mesmo lugar. Maluquice, né? Mas acompanhe comigo. Já imaginou acordar com os pés na areia em uma praia isolada da Tailândia? Ou talvez tropeçar em uma pedra (e em sua própria história) enquanto se perde nas ruelas de Roma? Pois é, viajar não é só uma forma de matar o tempo. É um jeitão de viver, meu amigo! E adivinhe? Não é tão complicado quanto parece.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais

Mais Noticias