O que fazer em São Paulo com chuva: 8 Opções Para Salvar Seu Dia

Visitar a capital paulista é um presente a todos os turistas que se dispõe a fazer essa viagem. Porém, não há como negar que em alguns momentos São Paulo realmente é a Terra da Garoa, o que pode fazer muitos viajantes considerarem que este não seja o melhor lugar para turistas. No entanto, para comprovar que essa ideia está errada, separei diversas dicas sobre o que fazer em São Paulo com chuva.

Afinal, esta famosa “selva de pedra” não faz juz ao nome, pois possui encantos que vão muito além dos seus grandiosos edifícios. Pois São Paulo reúne mais de 400 anos de história, que podem ser vistas nas suas ruas, nos seus museus e em cada pequena construção.

A grandiosidade de São Paulo vai muito além dela ser o pólo financeiro e industrial do país, mas também está na sua cultura riquíssima, que ao longo dos anos reuniu diversas nacionalidades para a formação multicultural que ela tem hoje.

Em geral, esta é uma viagem com grande capacidade de surpreender, principalmente os turistas que já saem de casa com um estereótipo bem específico na cabeça.

Quer saber o que fazer em São Paulo com chuva? Venha conferir recomendações de passeios maravilhosos para se fazer na maior cidade do continente americano.

Museu do Futebol

Estadio do Pacaembu
Museu do Futebol | O que fazer em São Paulo com Chuva

Irei dar inicio a essa lista de o que fazer em São Paulo com chuva, recomendando um passeio que nenhum amante, ou pelo menos entusiasta, do futebol pode deixar de fazer.

Localizado no estádio do Pacaembu, bem embaixo das arquibancadas, o Museu do Futebol reúne um acervo riquíssimo que conta a história do esporte mais popular do país.

Com vários ambientes tematizados, ele se propõe a mostrar as diferentes épocas do futebol no país, inclusive expondo peças, como bolas, chuteiras e uniformes, utilizados em épocas passadas.

Em uma das salas mais legais, o museu faz uma retrospectiva de todas as copas do mundo desde a primeira, realizada em 1930. Neste espaço, há diversas telas com fotos e vídeos da época, mostrando até mesmo acontecimentos históricos que marcaram aquele período.

Ainda há algumas atividades interativas, como escutar a voz do narrador antigo com um fone de ouvido e se sentir em épocas passadas, ou também marcar um pênalti com um goleiro virtual.

No fim do passeio, há uma loja onde é possível comprar diversos objetos para levar uma recordação do lugar. Desde simples lembrancinhas até uniformes completos de futebol.

Também há uma lanchonete ao lado da entrada do museu, para quem quiser comer algo. No entanto, existem outras opções para se alimentar, como as várias barraquinhas que ficam em frente ao estádio.

Em suma, é um passeio imperdível para quem está procurando o que fazer em São Paulo com chuva.

Pinacoteca

Pinacoteca
Pinacoteca

Minha segunda dica de o que fazer em São Paulo com chuva é outro passeio indispensável para quem está passando pela capital paulista e deve ser visitado independente do clima. Uma vez que este é um dos lugares mais bonitos e culturalmente ricos da cidade.

A Pinacoteca de São Paulo é um museu de arte que reúne artistas renomados nacionalmente e pelo resto do mundo afora. Entre as obras expostas lá, podemos dar destaque às artes de Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Lasar Segall, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, e muitos outros nomes importantes.

Além de pinturas, este acervo também conta com esculturas, fotografias, gravuras, tapeçarias e outros objetos.

Porém, muito além das artes expostas lá, a Pinacoteca se destaca especialmente por um fator: a sua arquitetura mais do que única.

O edifício sede é lindíssimo e nada parecido com os demais prédios de qualquer outro lugar. Tudo isso porque utiliza uma mistura muito peculiar de materiais, além de uma interessante disposição dos cômodos.

Dessa forma, se há um lugar nesta cidade que merece figurar em qualquer lista de o que fazer em São Paulo com chuva, certamente é a Pinacoteca.

Mercado Municipal Paulistano

Mercado Municipal de São Paulo
Mercado Municipal de São Paulo

Dando continuidade as minhas recomendações sobre o que fazer em São Paulo com chuva, irei indicar uma visita ao maior mercado municipal de todo o Brasil.

O Mercadão de São Paulo é um espaço gigantesco, onde estão reunidos quase 300 boxes com a maior variedade de produtos que você verá na sua vida.

Aqui, é possível encontrar desde comidas típicas e dificilmente comercializadas até outros produtos artesanais. Isso tudo em um prédio já tombado pelo patrimônio histórico, que além da sua arquitetura belíssima que mistura diversos estilos arquitetônicos, ainda conta com vitrais que dão um charme a parte para o lugar.

Localizado na Sé, o mercado virou um dos pontos turísticos mais importantes da Terra da Garoa e dá para chegar até ele de metrô com muita facilidade. Logo, é uma excelente dica de o que fazer em São Paulo com chuva.

Museu de Arte de São Paulo

12206 MASP
MASP | O que fazer em São Paulo com chuva

Que o MASP é um dos principais cartões postais da capital paulista, todo mundo já sabe. Mas o que faz deste um museu tão icônico e um lugar obrigatório em qualquer lista de o que fazer em São Paulo com chuva?

Para começar, este museu de arte contém um acervo de importância internacional, com obras de Picasso, Monet, Van Gogh, Renoir, além de artistas nacionais como Cândido Portinari e Anita Malfatti.

Além disso, a arquitetura super moderna e diferente do prédio também chama a atenção de quem passa pela Avenida Paulista, portanto, isso faz deste edifício ser um dos lugares mais emblemáticos da cidade.

Avenida Paulista

26357 Avenida Paulista
Avenida Paulista

Apesar de parecer ser um passeio nada a ver para quem está procurando alternativas de o que fazer em São Paulo com chuva, na verdade dar uma caminhada pela Avenida Paulista é uma dica super possível se não estiver rolando uma tempestade. 

Deste modo, basta apenas pegar um guarda-chuva e partir para um dos lugares mais incríveis da cidade. O melhor é que essa indicação se complementa com a dica anterior, afinal, quem está visitando o MASP já está na avenida, então basta descer as escadas para começar o passeio.

Esta rua reúne um conjunto arquitetônico indescritível, com prédios assinados pelos maiores e melhores arquitetos. Ao longo da avenida, não faltam opções de lojas, livrarias, restaurantes, lanchonetes, cafés e muito mais.

Porém, geralmente o que mais causa surpresa é o fato da Avenida Paulista ser um grande mercado a céu aberto. Por toda sua extensão é possível encontrar ambulantes vendendo produtos de todos os tipos, e isso acontece mesmo quando o clima não está dos melhores. 

Então se você não tiver problema com tomar uma leve garoa, não deixe de colocar a Avenida Paulista na sua lista de o que fazer em São Paulo com chuva.

Museu Afro-Brasil

Museu Afro-Brasil
Museu Afro-Brasil

Atualmente, cada vez mais pessoas estão cientes de que os negros foram escondidos na história do Brasil, sendo colocados sempre em posições coadjvantes e sem muita relevancia. 

Para comprovar o erro histórico que essa perspectiva tem, a capital paulistana possui o Museu Afro-Brasil, um espaço que conta a trajetória dos africanos e seus descendentes no país. Isto já faz dele um lugar perfeito para ser incluído em uma lista de o que fazer em São Paulo com chuva.

Este museu fica localizado no Parque do Ibirapuera, um dos pontos turísticos mais importantes da cidade, e conta com um acervo cheio de peças, fotos, documentos, pinturas e esculturas que exaltam a cultura negra.

Além disso, o Museu Afro-Brasil ainda recebe exposições regulares, então vale a pena ficar de olho nos calendários de eventos do local.

Memorial da América Latina

Memorial da América Latina | O que fazer em São Paulo com chuva
Memorial da América Latina | O que fazer em São Paulo com chuva

Como o maior país da América Latina, o Brasil não podia não ter uma espaço que celebrasse a união latino-americana. E este lugar existe, fica na capital paulistana e é uma ótima dica de o que fazer em São Paulo com chuva.

O Memorial da América Latina é um grande complexo com diversos prédios que reúnem um acervo de valorização da cultura latina. Em uma das partes mais legais do museu é possível caminhar em um chão de vidro por toda a extensão do território da América Latina, do México à Argentina.

Além de ser um importante centro cultural, onde são realizadas diversas apresentações de música, dança e teatro, este memorial também é um espaço político e representa toda a resistência latinoamericana.

Vale muito a pena visitar em dias de festa, quando o memorial reúne pessoas de diversas nacionalidades para celebrar a união.

Museu da Imigração

Museu da Imigração
Museu da Imigração

E como São Paulo é uma terra de muitas nações, não é possível ir embora sem visitar o Museu da Imigração.

Este espaço é super bonito e fala bastante sobre as raízes brasileiras nas mais diversas partes do mundo. É um lugar super especial para quem quer se conectar com seus antepassados.

Entre os itens do seu acervo há importantes documentos, fotografias e objetos pessoais de imigrantes que chegaram ao Brasil em diversas décadas. 

A arquitetura do museu também é super bonita e merece ser vista de perto pelos visitantes. 

Gostou dessas dicas de o que fazer em São Paulo com chuva? Agora você sabe que essa cidade tem muitos encantos surpreendentes. Então faça a suas malas e embarque em uma aventura indescritível.

Planeje sua viagem para São Paulo

Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Icone de Hotel Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.

Icone do Seguro viagem É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.

Icone do Ingresso Evite os famosos perrengue chique e compre todos os passeios com antecedência, reservando eles pela nossa parceira Civitatis.

Icone do RentCars O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.

Icone do Avião Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima