O que fazer em São Pedro: Dicas gerais, onde visitar e onde ficar

BrasilSão PauloO que fazer em São Pedro: Dicas gerais, onde visitar e onde...

Em meio à Serra de Itaqueri, São Pedro, no interior do estado de São Paulo, reserva boas surpresas para os viajantes. São belas paisagens, diversas opções na área do turismo rural e atrativos incríveis para os aventureiros, que não perdem a chance de procurar atividades um pouco mais radicais, além de um divertido parque aquático, considerado como um dos dez melhores da América Latina. Já deu pra notar que não faltam boas opções do que fazer em São Pedro, não é? Continue lendo e comece a programar sua viagem!

Como chegar em São Pedro

Se você está planejando uma viagem para São Pedro, comece a planejar como se locomover até lá. Para quem vai de avião, o aeroporto mais próximo da cidade é o Aeroporto Viracopos, em Campinas, a cerca de 94,3 quilômetros. Outras opções próximas são os Aeroportos de Guarulhos ou Congonhas, em São Paulo.

Se você está partindo, por exemplo, da capital, pode escolher entre fazer o restante do percurso de carro ou de ônibus. De carro, o trajeto tem cerca de 193,3 quilômetros pela Rodovia dos Bandeirantes. Já para quem opta pelo transporte público, existem boas opções de horários pela empresa Piracicabana.

Quando visitar São Pedro

Você encontrará boas opções do que fazer em São Pedro em qualquer época do ano e conseguirá aproveitar bastante a cidade.

O que fazer em São Pedro

Thermas Water Park

Crianças e adultos vão amar o Thermas Water Park, uma das principais atrações de São Pedro. São diversos brinquedos e piscinas para toda a família se esbaldar, incluindo a maior piscina de ondas do estado, parque infantil com atrativos lúdicos para diferentes idades, hidromassagem, ofurô e cascatas no Parque da Baleia, um incrível conjunto de toboáguas e até a experiência única de relaxar nas águas de um vulcão em erupção.

Também fazem parte das atrações do Parque o Mundo pré-histórico, com impressionantes réplicas de dinossauros, as esculturas de Insetos Gigantes e o Fundo do Mar, com obras que retratam os insetos e animais marinhos em tamanho gigante e a Fazendinha Vô Bráulio, boa atração para quem quiser curtir o clima de interior e entrar em contato com alguns animais do campo.

Parque Maria Angélica Manfrinato

Para fazer um passeio ao ar livre, uma caminhada ou um piquenique, inclua em seu roteiro do que fazer em São Pedro uma visita ao Parque Maria Angélica Manfrinato. Com um belo lago, onde você pode aproveitar o passeio de pedalinho, o Parque tem, ainda, quiosques e playgrounds. Os visitantes podem curtir a companhia de diversos animais como gansos, cisnes, peixes, tartarugas e outras espécies.

Parque Aureliano Esteves

Uma bela vista da cidade junto a um belo Cristo Redentor de braços abertos… Essa descrição te soa familiar? Talvez você não saiba que além do nosso Cristo carioca mais famoso, várias cidadezinhas do Brasil também tem seus monumentos nesse estilo. O Cristo de São Pedro fica no Parque Aureliano Esteves, também conhecido como Parque do Cristo. Localizado a 900 metros de altitude, o Cristo possui um mirante que rende uma vista privilegiada da cidade e da região.

Parque Marcelo Golinelli

Se o que você está buscando é um passeio mais contemplativo e a chance de apreciar as paisagens da região, conheça o Parque Marcelo Golinelli. Além de trilhas de caminhada e quiosques, este parque possui vários decks com vistas para os arredores, incluindo belas cachoeiras e os municípios em volta de São Pedro.

Igreja Matriz de São Pedro

Um marco religioso da cidade, a Igreja Matriz de São Pedro fica na Praça Gustavo Teixeira. Foi construída no ano de 1887, tendo muitas de suas características preservadas até hoje. No seu interior, um vitral retratando Jesus e Pedro, de joelhos, chama atenção dos fiéis e visitantes. Outras obras também tornam a Igreja um foco de interesse turístico, como o crucifixo de madeira de autoria de Gilberto Bertazzi e o afresco do artista italiano Gaetano Miani.

Rancho do Kajuba

Quem gosta de programas no estilo rural e de passeios a cavalo deve incluir em seu roteiro do que fazer em São Pedro o Rancho do Kajuba. O local oferece aluguel de cavalos, trilhas e passeios que vão encantar os fãs deste lindo e imponente animal.

Rancho da Tirolesa

Imagine deslizar nas alturas apreciando a vista incrível dos vales e montanhas da Serra do Itaqueri… É essa experiência que o Rancho da Tirolesa oferece, permitindo aos visitantes curtirem 500 metros de tirolesa em meio a uma linda paisagem.

O Rancho da Tirolesa também atrai muitos visitantes interessados no gostoso almoço servido por lá, onde você encontra a boa comida caipira para se deliciar.

Cascata Dorigon

Se você está buscando o que fazer em São Pedro para curtir uma belíssima paisagem e ainda se refrescar, pode incluir a Cascata Dorigon em seu planejamento. A queda d’água possui uma altura de cerca de 15 metros, com uma ótima piscina natural para quem curte nadar. O espaço possui uma boa infraestrutura, com área de camping, piscina e restaurante.

Cachoeira da Furna

Outro lugar em que você encontra uma belíssima cachoeira é o Hotel Fazenda Cachoeira da Furna. A impressionante cascata encontrada no Hotel Fazenda possui 154 metros de altura. Além disso, o espaço ainda possui restaurante, piscina, campo de futebol e outras atrações.

Santana’s Ranch

Também no estilo Hotel Fazenda, o Santana’s Ranch oferece diversas atividades de lazer, como passeios a cavalo, piscinas, restaurante, bar, parque infantil e outras atrações no estilo turismo rural.

Villa Caipira

Uma boa comidinha caseira, preparada no fogão a lenha, quase ninguém recusa, não é mesmo? Você encontra isso na Villa Caipira, que, além das deliciosas preparações, ainda funciona como um bom espaço de lazer, que inclui parquinho para as crianças e até uma mini fazenda.

Sítio Coloninha I

Outro bom lugar para quem procura o que fazer em São Pedro para curtir o turismo rural e, ainda, aproveitar as delícias da culinária caipira é o Sítio Coloninha I. Com passeios a cavalo e outras atrações típicas do campo, o espaço oferece ainda pratos saborosos, incluindo a fruta jaracatiá, típica da região.

Chácara Videira

Em meio ao forte destaque dado ao turismo rural em São Pedro, a Chácara Videira se destaca pelas produções orgânicas, principalmente das uvas. Os visitantes podem conhecer a propriedade e, além disso, experimentar uma das deliciosas frutas produzidas sem agrotóxicos.

Destilaria Cachaça da Diretoria

Depois de tanta comida caipira, talvez tenha batido por aí aquela vontade de provar uma boa cachaça. Se você está buscando o que fazer em São Pedro para tomar uma aguardente, visite a Destilaria Cachaça da Diretoria, que produz suas cachaças com todo o cuidado, utilizando água mineral natural vinda do Aquífero Guarani, e envelhecendo-as em tonéis de carvalho por 18 meses. Você pode conhecer a fábrica, degustar uma cachaça e ainda curtir a vista incrível do alto da serra, pois a destilaria está localizada a uma grande altitude.

Feira do Produtor Rural

Na hora de levar para casa bons alimentos frescos, procure a Feira do Produtor Rural de São Pedro, onde os pequenos produtores comercializam uma diversidade de alimentos, muitos deles orgânicos, incluindo pães, geleias, laticínios, vegetais e muito mais.

Capela de Santo Antônio

Localizada na região do alto da Serra de São Pedro, a Capela de Santo Antônio atrai muitos fiéis. Um dos motivos é a presença de uma relíquia no templo: um fragmento de osso de Santo Antônio, doado à Igreja pelo bispo Dom Eduardo Koaik. Todos os anos, em junho, acontece uma grande festa em homenagem ao padroeiro da diocese.

Museu Municipal Gustavo Teixeira

Os viajantes que amam história e não perdem a chance de incluir um programa cultural em seus passeios já encontraram o que fazer em São Pedro: o Museu Municipal Gustavo Teixeira. O Museu reúne sete salas de exposições, com um acervo formado por documentos e objetos que recontam a história da cidade. Um dos destaques são os artigos relacionados ao poeta Gustavo Teixeira, que dá nome ao museu. Nascido em São Pedro, Gustavo Teixeira foi um poeta do início do século XX, que produziu suas obras entre os movimentos Parnasianismo e Simbolismo.

Passeio de Balão

Talvez, como muitos viajantes, você tenha aquele sonho de voar em um balão colorido em meio ao céu azul. Se for o caso, já encontrou o que fazer em São Pedro! A cidade é bastante procurada pelos passeios de balão. A experiência dura por volta de 1 hora, a cerca de 300 metros de altitude, e pode ser feita pela empresa Air Brasil.

Voo Livre

Destino famoso pelas atividades de turismo radical, São Pedro tem algumas atividades incríveis como a prática de Voo Livre. A atração é tão popular por lá que foi criado o Parque Municipal de Voo Livre Celso Gonçalves Fonseca. A Rampa de Voo Livre tem impressionantes 900 metros de altitude e uma bela vista da região. Com certeza, será uma experiência inesquecível de adrenalina e liberdade.

Eco Park Camping

Se você é fã de acampar e de atividades de aventura, mas, ainda assim, não abre mão de uma boa infraestrutura, o Eco Park Camping pode ser uma boa dica. O espaço possui área de camping, banheiros, cozinha comunitária e restaurante. Além disso, possui quadras de areia para futebol e vôlei e oferece atividades como rapel, tirolesa, escalada, airsoft e até arco e flecha.

Pista de Skate

Para completar as várias opções para quem ama esse tipo de esporte, São Pedro conta com duas pistas de skate no estilo street. Com diferentes rampas e espaço para manobras, as pistas são um ótimo lugar para quem não perde a chance de praticar ou apenas curte observar os skatistas.

Onde ficar em São Pedro

Já deu para ver que São Pedro, mesmo não sendo uma cidade grande, é um grande destino turístico, com muitas opções de lazer, esporte e aventura. Se você gostou dessas dicas do que fazer em São Pedro, agora resta encontrar uma hospedagem com um bom custo benefício para completar sua viagem. Veja aqui algumas opções.

Pousada Vale do Dinossauro

A primeira dica é a Pousada Vale do Dinossauro. Com uma belíssima vista para as montanhas, este Hotel possui quartos climatizados com varanda, TV, ventilador, frigobar e outras comodidades. Nas áreas comuns, os hóspedes podem aproveitar a piscina e a sauna. O café da manhã também é oferecido pelo Hotel.

Pousada Portal

Outra boa opção é a Pousada Portal. Esta Pousada também possui quartos climatizados, com TV, frigobar e ventilador. Se a piscina te chamou atenção, não se preocupe, pois você também encontrará uma na Pousada Portal, além de um bom café da manhã.

Dicas para o viajante de São Pedro

Entre dezembro e fevereiro, é a época da fruta mais típica de São Pedro: Jaracatiá. Se a sua viagem acontecer entre esses meses, não deixe de experimentar os famosos doces feitos com a fruta.

A última dica é para que você sempre coloque a sua segurança em primeiro lugar. Na hora dos passeios e aventuras mais radicais, escolha sempre locais seguros e respeite o uso de todos os equipamentos necessários. Viajar com cuidado para viajar sempre, combinado?

Boa viagem e aproveite São Pedro!

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
42FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.