Quem vive no estado de São Paulo ou no sul de Minas Gerais tem a comodidade de estar bem perto de nosso destino, permitindo ao visitante procurar o que fazer em Serra Negra de carro em um viagem rápida e sem maiores desgastes.
Cortando a divisa entre Minas Gerais e São Paulo, a Serra da Mantiqueira guarda surpresas e novidades que se descortinam ao viajante a cada curva do caminho.
Com Serra Negra não é diferente.
Muitas cidades dessa região, como Monte Verde e Monte Sião se consolidaram como destinos procurados por visitantes de todos os cantos do Brasil, que procuram fugir da agitação dos grandes centros e deixarem-se envolver pelo ambiente tranquilo e bucólico das cidades mineiras e paulistas que pontilham a região serrana.
Fundada em 1828 por colonos portugueses, Serra Negra se desenvolveu com a imigração italiana e a chegada da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro ao município, que passou por um ciclo de ascensão e decadência da cultura do café, dando lugar à descoberta das propriedades terapêuticas de suas fontes termais.
Com radioatividade natural a qual é atribuído o tratamento de vários tipos de enfermidades, Serra Negra passou a receber um grande fluxo de visitantes a partir da década de 1930, e desde então se consolidou como uma das principais estâncias hidrominerais e turísticas da Serra da Mantiqueira paulista.
Seus visitantes vêm não somente pelas fontes que fizeram Serra Negra ser conhecida como a “Cidade da Saúde”, mas pelos seus pequenos atrativos que, somados ao friozinho gostoso de montanha, fazem de Serra Negra um lugar ideal para quem quer descansar e fugir do estresse e rebuliço das grandes cidades sem ir muito longe.
Faça suas malas e vamos embarcar nessa!
Como chegar em Serra Negra
Como chegar em Serra Negra de carro
Saindo de São Paulo sentido Jundiaí pela SP-348, você vai dirigir pela SP-360 sentido Itatiba, seguindo pela mesma estrada que levará você até a Cidade das Fontes, totalizando 146km.
O trajeto para quem viaja a partir do estado de Minas Gerais é o mesmo para acessar a maioria das cidades do Sul de Minas, seguindo a rodovia Fernão Dias até a cidade de Pouso Alegre.
De lá, basta seguir a intersecção com a MG-290 até Ouro Fino, seguindo pela BR-146 até a divisa de estados. No lado paulista, você estará na SP-360, que também leva a Serra Negra, percorrendo uma distância total de 509km.
A distância, por incrível que pareça, não é muito diferente da que os cariocas precisam percorrer para procurar o que fazer em Serra Negra: São 521km percorridos pela BR-116 (Rio x SP) até a intersecção da cidade de Jacareí, onde você poderá pegar o trecho da SP-065 sentido Campinas até o trevo de Itatiba, que por sua vez, também deixa você na SP-360.
Simples, não é?
Como chegar em Serra Negra de ônibus
Quem quer evitar o estresse e as despesas de uma viagem de carro pode contar com o ônibus como seu melhor companheiro de viagem.
Estando perto da região metropolitana de São Paulo, quem procura o que fazer em Serra Negra poderá se servir de excelentes serviços de transporte intermunicipal coletivo, com opções de deslocamento que asseguram uma viagem tranquila e confortável.
Você pode partir do Terminal Tietê na capital paulista com os ônibus da Viação Fênix, que levam você até a Cidade das Fontes por um preço acessível e uma viagem rápida de apenas três horas (em condições de normalidade).
Não existem ônibus diretos para Serra Negra vindos de Belo Horizonte ou do Rio de Janeiro; quem viaja a partir dessas cidades é obrigado a pegar a rota que leva para São Paulo ou Campinas e de lá fazer baldeações e adquirir nova passagem para ônibus regionais, o que pode facilmente elevar o tempo de viagem para mais de dez horas na estrada.
Felizmente, existem outras opções!
Como chegar em Serra Negra de avião
A proximidade da Cidade das Fontes com a região metropolitana de São Paulo e Campinas faz com que a via aérea seja a alternativa mais vantajosa para quem procura o que fazer em Serra Negra e vem de outros estados.
Decolando a partir do aeroporto de Confins (CNF) para Congonhas (CGH) ou Viracopos (VCP), quem vem de Minas Gerais pode escolher finalizar o resto da viagem com um deslocamento mais rápido e simples de ônibus pela viação Fênix (saindo de São Paulo) ou Expresso Metropolitano (saindo de Campinas).
O mesmo vale para quem sai do Rio de Janeiro, com voos da ponte aérea Rio x SP partindo do Galeão (GIG) ou de Santos Dumont (SDU) os cariocas podem se valer da mesma estratégia para ter uma viagem tranquila e despreocupada.
A partir daí, é pensar em quais lugares visitar primeiro na Serra da Mantiqueira!
Qual a melhor época para visitar Serra Negra
O clima de montanha é um dos maiores atrativos da maioria dos municípios e estâncias turísticas da Serra da Mantiqueira, logo, para quem quer apreciar o friozinho típico do ambiente serrano, a melhor época para procurar o que fazer em Serra Negra é durante o período do inverno, compreendido entre os meses de maio e agosto.
Já para quem procura apreciar os atrativos naturais e ecológicos que Serra Negra oferece, como as fontes termais, cachoeiras e trilhas na natureza deve procurar programar sua viagem para o período da primavera ou verão, compreendido entre setembro e março.
Independentemente de sua escolha, a Cidade das Fontes é um destino que conta com uma excelente infraestrutura turística, que permanece em funcionamento durante todo o ano!
Quantos dias ficar em Serra Negra
Com pouco mais de 25 mil habitantes, Serra Negra é uma das pequenas cidades da Serra da Mantiqueira que podem ser exploradas sem muita dificuldade.
Serra Negra possui a maioria de seus atrativos concentrada bem perto uns dos outros e tem boa infraestrutura de turismo, permitindo ao visitante encontrá-los muito facilmente.
Se você está programando sua lista de coisas a se fazer em Serra Negra e já separou um espaço no calendário para fazer seu passeio, nossa recomendação é ficar em Serra Negra por pelo menos três dias, contabilizando quatro pernoites em um dos muitos hotéis e resorts da cidade, assim, você terá tempo para desfrutar do ambiente serrano e explorar com tranquilidade uma das melhores estâncias hidrominerais de todo o estado de São Paulo.
O que fazer em Serra Negra
Prefeitura de Serra Negra

Poucos espaços públicos municipais são tão organizados e merecem tanta atenção como a sede do poder executivo de Serra Negra.
O Palácio das Águas é uma construção em estilo modernista rodeada de muita área verde, situado de frente para uma pracinha igualmente arborizada.
Está situada no coração do centro comercial de Serra Negra, com lojas e restaurantes em volta que facilitam e muito para quem está passeando a pé pelo local.
As opções do que fazer em Serra Negra na altura do Paço Municipal ainda incluem as pequenas barracas de artesanato e o aluguel do serviço de charrete, que é uma boa pedida para quem está passeando como casal ou com crianças.
Centro de Convenções Circuito das Águas

Quem procura o que fazer em Serra Negra pode contar com um calendário cultural rico e diversificado, com um carrossel de evento que garante atrações durante o ano todo.
Caso você programe seu passeio para um feriado ou fim de semana, é bem provável que você tenha a oportunidade de assistir a um show, evento, convenção ou exposição no Centro de Convenções Circuito das Águas.
Trata-se de um vasto complexo cultural na Estância Suíça, dotado de três auditórios, arena, área para estandes e estacionamento, num parque de mais de 60 mil metros quadrados.
É lá que, dentre outros eventos, é realizado o famoso Megacycle, o maior encontro de motociclistas de todo o Brasil.
Recinto Municipal de Feiras e Exposições de Serra Negra
Outro complexo de eventos que merece ter sua agenda conferida quando se está de férias na Cidade das Fontes. Uma das principais alternativas de lazer de quem encontra o que fazer em Serra Negra, sejam moradores ou visitantes, são as feiras e exposições que são realizadas neste pavilhão durante todo o ano.
A cereja do bolo é a Festa Anual do Peão Boiadeiro, que é realizada no mês de setembro de cada ano. Se você se programar bem, consegue pegar o melhor da festa!
Encontre hospedagens com excelentes avaliações e pelo melhor custo-benefício!
Quanto antes você reservar maior será sua economia na diária! Confira agora as melhores opções de hoteis e pousadas!
Praça João Zelante

O coração do centro da cidade está aqui: Perto de tudo, a Praça João Zelante consegue reunir um pouco das facilidades para quem está descobrindo o que fazer em Serra Negra e procura um ponto de referência para seguir para outros atrativos da Cidade das Fontes, saborear um bom almoço ou jantar, ou simplesmente passear e aproveitar o clima bucólico e tranquilo das pequenas cidades, onde o tempo parece fluir mais devagar.
Está situada bem próximo do boulevard da prefeitura, podendo o visitante conhecer os dois pontos em uma breve caminhada a pé.
Na praça, você também pode alugar o serviço de charrete ou ainda embarcar no trenzinho temático que circula pela cidade, sendo diversão garantida para crianças e adultos.
Lago dos Macaquinhos

Este belo lago é apenas uma das muitas atrações do parque Lago dos Macaquinhos, um parque de turismo rural e atividades radicais que pode facilmente prender você por um dia inteiro!
Lá, você poderá passear no lago com caiaques ou pedalinhos, descer pela tirolesa, praticar arvorismo, cavalgar, passear de jipe e muito mais.
Tudo isso em meio à uma grande porção de área verde e muita natureza, que proporciona momentos aprazíveis e descontraídos para toda a família.
Você ainda poderá desfrutar de um delicioso almoço tropeiro no restaurante do Parque, que por si só, já vale a visita!
Parque e Represa Dr. Jovino Silveira

Tal qual a cidade de Brotas, quem procura o que fazer em Serra Negra vai encontrar aqui um exemplo de como a revitalização de um espaço pode conceber uma atração que faz a alegria de moradores e visitantes.
A estação de tratamento de água da Cidade das Fontes abriga um vasto parque com mata preservada, um belo lago formado pela represa, espaço para piquenique e trilhas para explorar este espaço tranquilo e pacífico, onde você poderá estar em contato bem próximo com a Natureza.
Neste parque você ainda poderá encontrar um belo viveiro de pássaros, lanchonete, uma pista de bocha e a fonte Nossa Senhora de Lourdes, uma das mais tradicionais de toda a região.
Parque da Fonte Santo Agostinho
As trilhas panorâmicas são destaque neste parque de águas, bastante procurado pelos visitantes tanto na alta quanto na baixa temporada.
Aqui estão localizadas várias fontes de água mineral dotadas de radioatividade natural, as quais são atribuídos o tratamento de várias moléstias e enfermidades.
Para quem quer dar o passo da fé, existem duas pequenas capelas, com as imagens de Santo Agostinho e Santa Luzia, além de um belo lago de carpas que arremata a beleza de um dos mais belos e bem-arranjados parques de toda Serra Negra.
Teleférico e Cristo Redentor de Serra Negra

Não é apenas no Rio de Janeiro que você pode desfrutar de um passeio sobre os cabos suspensos do teleférico até um dos monumentos mais famosos do mundo: quem procura o que fazer em Serra Negra pode percorrer em cadeirinhas os 1400 metros que separam a estação do teleférico até o topo do Pico do Fonseca, a mais de mil metros de altitude.
Durante o trajeto, que dura aproximadamente 15 minutos, você poderá ter uma vista deslumbrante de toda a Cidade das Fontes, cuja paisagem é irresistível para tirar fotos do panorama urbano em contraste com as montanhas.
Em seu topo está o Cristo Redentor de Serra Negra, um colosso de 18 metros que, de braços abertos a olhar para a cidade, é uma figura que se destaca na paisagem da Cidade das Fontes e brinda você com uma das melhores vistas de toda a região.
Passeio de Trenzinho
Esta é uma opção divertida e interessante de se deslocar pela paisagem urbana enquanto se procura o que fazer em Serra Negra: são vários reboques com temática que se assemelha a um trem, que fazem passeios regulares com os visitantes por pontos de interesse da cidade.
A ideia surgiu como tributo á passagem da Companhia Mogiana pela região, cujos trilhos trouxeram o progresso e o desenvolvimento no começo do século XX.
É um city tour bastante diferente e divertido!
Disneylândia dos Robôs

Quem passa perto deste inusitado parque não deixa de logo se sentir preso aos seus movimentos: construído com mais de 8 toneladas de sucata reciclada, a Disneylândia dos Robôs é um lugar onde o imaginário e o real se encontram e a criatividade rola solta.
São mais de quarenta atrações mecanizadas, onde o visitante pode, com o apertar de um botão, ativar várias máquinas e robôs artesanais, num atrativo que certamente encantará tanto as crianças quanto os adultos.
Vale muito a pena a visita!
Onde ficar em Serra Negra
Pousada Vale da Montanha

A pousada está localizada em um ambiente tranquilo e exuberante, rodeado de montanhas, rios e cachoeiras. Os quartos são confortáveis e espaçosos, e possuem todas as comodidades necessárias para uma estadia agradável. Além disso, é possível desfrutar de várias atividades de lazer, como trilhas, passeios de caiaque, paintball, tirolesa e outras.
A equipe da pousada também oferece serviços de restaurante, estacionamento gratuito, cozinha e muito mais. Todos esses serviços tornam a Pousada Vale da Montanha um lugar ideal para descansar e desfrutar de alguns dias de lazer.
Pousada Villa Três

Os quartos estão equipados com todas as comodidades necessárias para uma estadia confortável e agradável. Os funcionários são simpáticos e acolhedores, e oferecem serviços de qualidade.
Além disso, a pousada tem acesso a uma área comum, com uma piscina, sala de jogos, restaurante, bar, lagoa, trilhas, uma área de lazer e muito mais. É um lugar perfeito para descansar, relaxar e desfrutar de suas férias.
Cordilheira Hotel

Os hóspedes podem desfrutar de um ambiente acolhedor e acolhedor, com quartos climatizados, um excelente serviço de atendimento ao cliente e serviços adicionais, como estacionamento, Wi-Fi gratuito, piscina aquecida e sala de ginástica.
Além disso, a localização do hotel é excelente, ficando a apenas 5 minutos a pé da estação de trem de Serra Negra, a 5 minutos do centro da cidade e a 10 minutos de carro da estação de ônibus.
Os hóspedes também terão a oportunidade de desfrutar de uma vista deslumbrante das montanhas e da natureza ao redor.
Hotel Fazenda São Matheus

Localizado em meio às montanhas, o hotel oferece uma ampla variedade de serviços e atividades para todos os hóspedes. O ambiente é muito acolhedor e a vista panorâmica das montanhas é incrível. Os quartos são espaçosos e elegantes, com as comodidades modernas e completas.
Além disso, o hotel também oferece uma ampla variedade de serviços, incluindo piscina, sauna, quadras esportivas, restaurantes, lanchonetes e muito mais.
Os hóspedes também podem desfrutar de uma variedade de atividades, como passeios de cavalo, trilhas, passeios a cavalo, passeios de barco, pesca e muito mais. A equipe é muito amigável e atenciosa, sempre pronta para ajudar os hóspedes a aproveitarem ao máximo a sua estadia.
Onde comprar em Serra Negra
Ao passear por Serra Negra, você encontrará uma infinidade de lojas e ateliers onde você poderá levar para casa uma lembrança de suas férias na Cidade das Fontes.
Nossa recomendação é percorrer as ruas Sete de Setembro e Coronel Pedro Penteado, onde ficam as lojas das famosas malhas da Serra da Mantiqueira, além de souvenires de todos os tipos e os já tradicionais doces e compotas trazidos dos pequenos produtores locais da região serrana, embora você também possa encontrar muitas opções de doceiros de Minas Gerais nas prateleiras.
Na estrada entre Serra Negra e Atibaia, não deixe de passar pela adega da Família Silotto, um dos mais tradicionais fabricantes de vinhos de toda a Serra da Mantiqueira.
Lá, você poderá adquirir manteiga da roça, suco de uma integral (integral MESMO, 100% feito de uva e sem adição de água), além de uma vasta carta de vinhos que são todos feitos ali mesmo na propriedade, com degustações de todos os produtos da casa.
Onde comer em Serra Negra
A culinária tradicional paulista é uma das mais variadas e ricas de todo o Brasil, ainda que não tão reverenciada como os sabores do litoral ou do Nordeste do país.

Você pode apreciar o que há de melhor do café e da comida tropeira no Café Boteco, um dos mais tradicionais da região central de Serra Negra.
Outra alternativa para quem gosta de comida tradicional serrana é o Panela no Fogo, com um vasto menu self-service feito no fogão de lenha á moda da casa.

Nossa maior recomendação para o jantar, por sua vez, é o restaurante Shangri-Lá, que preza por buscar a maioria dos produtos para a confecção de seu pratos de fornecedores locais, garantindo a certeza de uma comidinha caseira que certamente deixará lembranças de um sabor indescritível!
Dicas para os viajantes de Serra Negra
Com mais de 80 anos de tradição em atrair visitantes de todas as partes do Brasil por conta da magia de suas fontes, Serra Negra vem se despontando como um destino que oferece muito mais e muito além do que suas águas.
Os parques de Serra Negra são lugares ideais para a prática de piquenique, bem como esportes como o frisbee e o lançamento de boomerang. Para quem está viajando com crianças, é uma opção a mais de se divertir com toda a família, em um ambiente tranquilo, seguro e em meio à natureza.
Por outro lado, evite alimentar os macacos e outros animaizinhos silvestres. Embora seja bonitinho, dar comida processada aos micos e saguis pode fazer mal ao seu organismo, além de desencorajar a procura de alimentos por eles em seu habitat natural.
Representa a oportunidade de estar em paz consigo mesmo, em um ambiente aprazível, agradável e bucólico, onde o tempo parece fluir mais devagar e, longe da agitação do mundo, podemos estar em um momento em paz e descobrir que nas pequenas coisas, muitas vezes, estão as melhores surpresas que a Serra da Mantiqueira reserva para aqueles que visitam as montanhas que guardam a Cidade das Fontes.
Planeje sua viagem para Serra Negra
Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.
Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.
É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.
O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.
Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.
Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.
Planeje sua Viagem pelo Brasil toda por aqui!
Finalmente, depois de uma avalanche de dicas, aqui está a última e mais importante: Em viagens, tempo é igual a dinheiro. Para poupar seu precioso tempo, reuni todos os sites que você precisará para planejar o que fazer na sua próxima aventura.
⛪ Hotel: Reserve já sua hospedagem pelo Booking e economize. Simples assim!
❤ Seguro Viagem: A Real Seguro Viagem é a melhor assistência à saúde e cobertura para imprevistos.
♟️ Passeios Incríveis: Com a Civitatis descubra passeios autênticos e seguros!
⛽ Aluguel de Carro: Alugue seu carro com a RentCars e compare preços. Sua aventura do seu jeito!
✈ Passagens aéreas: Com o Skyscanner encontre descontos de até 35% para todos os destinos.