O que fazer em Taubaté: Dicas gerais, onde visitar e onde ficar

BrasilSão PauloO que fazer em Taubaté: Dicas gerais, onde visitar e onde ficar

Localizado no Vale do Paraíba, no interior do estado de São Paulo, o município de Taubaté pode não ser um dos destinos turísticos mais comuns, mas guarda muitas atrações, que vão de museus e igrejas a belíssimas cachoeiras. A cidade, que já foi conhecida como a maior produtora de café da região, hoje em dia possui um título diferente: Capital Brasileira da Literatura Infantil, já que era em Taubaté que viveu Monteiro Lobato. Seja você daqueles que cresceu com as histórias do Sítio do Picapau Amarelo, ou apenas alguém que está em busca de atrativos culturais e naturais para sua viagem, continue lendo este artigo para planejar o que fazer em Taubaté. 

Como chegar em Taubaté

Mas, antes de começar a programar o que fazer em Taubaté, é uma boa ideia já planejar como chegar até lá.

Se você vai sair de cidades mais distantes, o avião é uma opção de transporte mais rápido. Você pode parar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, que fica na capital, e de lá seguir até Taubaté.

A partir de São Paulo, você pode escolher acabar de chegar ao seu destino de carro ou de ônibus. De carro, são aproximadamente 133 quilômetros pela BR-116. De ônibus, você encontra opções de horários pela companhia Pássaro Marron.

Quando visitar Taubaté

Não existe uma época específica em que você deva planejar sua viagem, pois você encontrará o que fazer em Taubaté em qualquer momento do ano. Por outro lado, você pode querer acompanhar um dos maiores eventos da cidade: a Semana Mazzaropi e Monteiro Lobato, que celebra dois de seus mais famosos habitantes. Essa semana acontece em abril, com shows, oficinas e apresentações culturais.

O que fazer em Taubaté

Museu Mazzaropi

Amácio Mazzaropi foi um importante cineasta brasileiro nascido em 1912, que deixou um imenso legado em nossa cultura por meio de sua extensa produção. Talvez você o conheça mais pelo nome do seu mais famoso personagem: Jeca Tatu, um preguiçoso e malicioso caipira que ganhou o carinho do Brasil.

O Museu Mazzaropi foi criado por João Roman Júnior, grande amigo do cineasta, e guarda um acervo com mais de 20.000 itens que contam a história da carreira de Mazzaropi. Sua sede é o Hotel Fazenda Mazzaropi, antiga Fazenda Santa, onde muitos dos filmes do artista foram gravados.

Museu Monteiro Lobato

Como você já viu, outra figura marcante de Taubaté é o escritor Monteiro Lobato, criador do eterno Sítio do Picapau Amarelo. Monteiro Lobato é o homenageado neste museu, que tem sua sede na casa em que o escritor viveu até seus 12 anos. O acervo do Museu conta com objetos pessoais, biblioteca e as primeiras edições de livros de Monteiro Lobato. O espaço recebe, ainda, apresentações teatrais com os personagens do Sítio. Se você estiver procurando o que fazer em Taubaté com as crianças, não deixe de incluir o Museu na sua programação.

Museu de História Natural de Taubaté

Uma boa dica para quem gosta de ciência e história e procura o que fazer em Taubaté é o Museu de História Natural. O Museu possui um acervo que mostra o desenvolvimento da vida na Terra, além de exibir fósseis de espécies pré-históricas e animais taxidermizados. Uma das estrelas do Museu é o Paraphysornis brasiliensis, encontrado na cidade. Esse achado colocou Taubaté em maior evidência, levando a um intercâmbio entre os pesquisadores na área que deu origem ao acervo do museu. É uma ótima dica de passeio em Taubaté que agrada crianças e adultos.

Mercado Municipal

O Mercado Municipal de Taubaté possui uma longa história: foi inaugurado em 1915, ou seja, há mais de um século. Nele, você encontra artigos de artesanato, doces e outras iguarias. Além disso, é no Mercado Municipal que acontece a tradicional Feira da Barganha, onde ainda é possível encontrar vários objetos no esquema de troca ou venda.

Centro Cultural de Taubaté

Com o objetivo de incentivar a arte e a cultura na cidade, o Centro Cultural de Taubaté foi fundado em 2008. O espaço recebe apresentações artísticas de diversas modalidades, como dança, teatro e música, além de possuir uma sala de exposições, biblioteca, museu e muito mais.

Casa do Figureiro

A Casa do Figureiro representa uma tradição artística e cultural muito rica em Taubaté: o trabalho das figureiras. Esta prática se iniciou por volta do século XVII, quando frades franciscanos trouxeram figuras sacras da Itália com o objetivo de construir um presépio. Para completá-lo, as artesãs da região começaram a produzir as próprias figuras, sendo chamadas de figureiras. Até hoje, homens e mulheres, a partir do barro e argila, esculpem diversas figuras, que podem ser encontradas na Casa do Figureiro. Uma das mais famosas representações é o pavão, considerado símbolo do artesanato no estado de São Paulo.

Horto Municipal Renato Correia Penna

Para quem busca o que fazer em Taubaté para encontrar um bom local para um passeio ao ar livre ou um piquenique, o Horto Municipal Renato Correia Penna é uma ótima dica. Fundado em 1985, o Horto possui uma bela área verde, em que é possível encontrar algumas espécies de árvores históricas e ervas medicinais. Além disso, crianças e adultos vão se encantar com os animais do mini zoológico do Horto, onde se encontram animais como capivaras, pavões e outras espécies.

Santuário Santa Terezinha

O Santuário Santa Terezinha foi inaugurado em 1929, em devoção à Santa Teresa de Lieux, canonizada em 1923. A belíssima igreja tem estilo neogótico francês, e possui uma imagem de Nossa Senhora do Carmo com Santa Terezinha, onde se encontram relíquias da santa (fios de cabelo e fragmentos de ossos).

Catedral São Francisco das Chagas

A Catedral São Francisco das Chagas possui uma história que vai longe no tempo: ela se originou de uma igreja antiga, construída por volta de 1645, quando era, então, Igreja Matriz de Taubaté. Após essa construção, o então povoado foi elevado à categoria de Vila de Taubaté. A Catedral já passou, ao longo de sua história, por inúmeras reformas que alteraram seu estilo original. A Catedral fica localizada na Praça Dom Epaminondas – aproveite para conhecer as barracas com produtos diversos que ficam por ali.

Alto do Cristo Redentor

Taubaté também tem seu Cristo Redentor, abençoando a cidade do alto. A estátua foi inaugurada em 1956, com 23 metros de altura. Localizada em uma colina, proporciona uma bela vista da cidade. Em sua base, há uma capela dedicada a Nossa Senhora da Paz.

Museu da Imigração Italiana de Quiririm

O Museu da Imigração Italiana fica localizado no distrito de Quiririm, que pertence a Taubaté e tem sede no casarão da família italiana Indiani, uma das primeiras a vir para o Brasil. O casarão possui arquitetura típica do norte da Itália, e o acervo do museu inclui painéis fotográficos, documentos e objetos que remontam à história dessa e de outras famílias de imigrantes italianos.

Cachoeira do Caipira

Para quem procura o que fazer em Taubaté para se refrescar e curtir a natureza, a Cachoeira do Caipira é uma boa dica. Com uma alta queda d’água, com cerca de 31 metros, esta cachoeira possui uma boa infraestrutura. O acesso a essa cachoeira não é difícil, apesar de passar por um trecho de estrada de terra.

Cachoeira da Pedra Grande

Outra belíssima cachoeira que você pode aproveitar em Taubaté é a Cachoeira da Pedra Grande. A queda d’água tem aproximadamente 45 metros de altura e faz parte da bacia do Rio Una. A cachoeira está a cerca de 50 minutos do centro e pode ser acessada por meio de uma trilha de média dificuldade.

Onde ficar em Taubaté

Já montou seu roteiro do que fazer em Taubaté? Então o próximo passo é encontrar um hotel que te receba de maneira confortável e torne a sua viagem uma boa experiência! Deixo aqui algumas dicas.

A primeira dica é o Faro Hotel, que possui acomodações com TV, ar condicionado, wi-fi, frigobar e banheiro privativo. No caso da suíte, você também pode aproveitar a banheira de hidromassagem. Nas áreas comuns, o Faro Hotel possui piscina ao ar livre, sauna e academia.

Outra opção é o Ibis Styles Taubaté. Suas acomodações também possuem comodidades como TV, ar condicionado, frigobar e mesa de trabalho, além de wi-fi gratuito. O Hotel possui restaurante, e uma piscina ao ar livre também está a disposição dos hóspedes.

Dicas para o viajante de Taubaté

Gostou dessas ideias do que fazer em Taubaté?

Uma última dica que deixo é para os fãs de comida italiana. Quando a fome apertar, se dirija ao Bairro do Quiririm, que, como você já viu, é um importante foco da imigração italiana e é cheio de restaurantes nesse estilo, inspirados nas cantinas italianas onde há sempre uma boa massa e um bom vinho à sua espera.

Boa viagem e aproveite Taubaté!

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
42FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.