O que fazer em Torres-RS: Dicas gerais, onde visitar e onde ficar

BrasilRio Grande do SulO que fazer em Torres-RS: Dicas gerais, onde visitar e onde ficar

Se você busca por belas praias no sul do Brasil, Torres com certeza deve entrar no seu roteiro. A cidade é conhecida por ter as mais bonitas paisagens praianas do Rio Grande do Sul, em seus cerca de 23 quilômetros de faixa litorânea. Localizada na divisa com o estado de Santa Catarina, Torres é caracterizada pelas falésias e relevos que tornam a sua paisagem única. Continue lendo e venha saber mais sobre Torres!

Como chegar em Torres

O primeiro passo para começar sua viagem é decidir como chegar até lá. No caso de Torres, essa tarefa não é difícil. Se você vai de avião, pode optar por ir até o Aeroporto de Torres, localizado na própria cidade, que recebe voos da companhia Azul. Se você não encontrar o que procura, pode optar pelo Aeroporto de Porto Alegre, na capital do estado.

De carro, são aproximadamente 190 km de Porto Alegre até Torres, que podem ser percorridos pelas vias BR-290 e BR-101.

Mas se para você a opção mais viável é o ônibus, procure horários pela Companhia Unesul, que faz o trajeto da capital até a cidade.

Qual a melhor época para visitar Torres

Como o ponto forte de Torres são as praias, a alta temporada é no verão, quando as temperaturas mais quentes favorecem um bom banho de mar. Por outro lado, é entre abril e maio que acontece o Festival de Balonismo, por isso, fique de olho no calendário para poder aproveitar os eventos.

Quantos dias ficar em Torres

Para aproveitar bem as praias e atrações de Torres, recomendo que você tire de 5 a 7 dias para explorar o destino e relaxar entre as belíssimas paisagens da cidade.

O que fazer em Torres: Praias

Praia dos Molhes

A Praia dos Molhes é uma praia de encontros. E nem falo somente dos encontros entre os visitantes que vão para curtir o mar cristalino e a areia espessa, mas de duas características peculiares dessa praia: Nela, você pode presenciar o encontro entre o mar e o Rio Mampituba, e é também esta Praia que marca o encontro entre os estados vizinhos Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O nome, Praia dos Molhes, vem do paredão de rochas construído mar adentro, chamado de molhe, que serve para proteger as embarcações da força das águas.

É uma praia com ótima infraestrutura, procurada para banhos de mar, esportes na areia e surf.

Praia Grande

A Praia Grande é uma praia bastante urbanizada, com uma boa infraestrutura e muito visitada durante os meses mais quentes. Possui uma extensa faixa de areia, que no verão é sede de alguns eventos da cidade.

Prainha

A Prainha, também chamada de Praia do Meio, é outra das praias mais urbanizadas na cidade. Além da faixa de areia, possui uma agradável área gramada, receptiva para quem quiser se sentar e curtir o dia à beira do mar ou quem sabe fazer um piquenique. Na Prainha, está localizado o monumento Torres, legal para tirar aquela foto memorável da cidade.

Praia da Cal

A Praia da Cal é muito procurada pelos surfistas que vão em busca de ondas fortes, ideais para praticar o esporte. Sua extensão é de aproximadamente 800 metros. No seu entorno, há bons restaurantes e bares.

Praia da Guarita

Quem procura o que fazer em Torres não deve deixar de conhecer a Praia da Guarita, uma das principais da cidade, considerada como seu cartão-postal. Cercada por morros, que dão o nome a Torres, é um belo exemplo das paisagens típicas das praias da cidade.

Esta Praia faz parte do Parque Estadual da Guarita, criado com o objetivo de preservar as belezas naturais e ecossistemas da região.

Praia da Itapeva

Localizada logo após a Praia da Guarita, a Praia de Itapeva também pertence ao Parque Estadual da Guarita. O belíssimo visual é formado por um mar de dunas que contrastam com as águas. A Praia da Itapeva é, também, um cenário bastante visitado pelos surfistas e por praticantes de outros esportes no mar.

Praia Arroio Seco

Se o que você busca é sossego, a Praia Arroio Seco pode ser uma boa dica do que fazer em Torres. Mais tranquila e menos procurada pelos turistas, é aquele bom lugar para relaxar ouvindo o som das ondas quebrando. Por outro lado, possui uma menor infraestrutura em seu entorno, embora ainda seja possível encontrar lugares para comer e beber.

Praia Estrela do Mar

Outra praia com menos agito é a Estrela do Mar, mais frequentada pelos pescadores e por moradores da região. Como consequência disso, possui sua paisagem natural bem preservada e pouca infraestrutura, compensada pelo sossego e pelo mar cristalino.

O que fazer em Torres

Gruta Nossa Senhora Aparecida e Calçadão da Praia do Cal

Logo abaixo do belo Morro do Farol, entre a formação rochosa e o mar, o calçadão liga a Praia do Cal à Prainha. Lá você encontra a Gruta Nossa Senhora Aparecida, também conhecida como Gruta da Santinha. A imagem de Nossa Senhora é acompanhada por uma delicada vertente de água que cai do Morro do Farol. Muitos fiéis vão até lá fazer suas orações, pedidos e agradecimentos.

Igreja de São Domingos

Se você gosta de turismo religioso, faça também uma visita à Igreja de São Domingos. Esta é uma construção bastante simbólica para Torres, sendo a sua Igreja Matriz e a primeira a ser construída no litoral norte do Rio Grande do Sul. Fica localizada no Morro do Farol e é tombada como patrimônio histórico pelo estado.

Lagoa do Violão

Nem só de águas salgadas se fazem as paisagens de Torres. A Lagoa do Violão possui cerca de 2 quilômetros de extensão e está localizada em uma área central da cidade. É possível observar os animais aquáticos por ali e ainda curtir passeios de pedalinho e stand up paddle.

Muitos atribuem o nome da Lagoa a dois fatores: um, mais óbvio, é seu formato. O segundo é relacionado a uma lenda, de acordo com a qual um navio teria naufragado no local, e um jovem teria conseguido sobreviver flutuando com seu violão. Ao ser salvo pelo chefe da tribo, conquistou a todos, incluindo sua filha, mas acabou sendo sacrificado pelo povo em busca de seus dons. As lágrimas da moça apaixonada se transformaram na lagoa, que ganhou a forma de seu violão.

Se essa história é verdade, fica a seu critério. Mas isso não diminui em nada o encanto da Lagoa, vale a pena fazer uma visita!

Barra dos Molhes

A Barra dos Molhes fica na Praia dos Molhes e foi construída para facilitar a entrada e saída das embarcações. A passarela acaba completando a paisagem e tornando-a única.

Morro da Guarita

As formações rochosas que emolduram as praias são características marcantes de Torres, e o Morro da Guarita é uma delas. O paredão se assemelha a uma torre de guarnição, por isso, recebeu o nome de Morro da Guarita. Com uma altura de aproximadamente 30 metros, o Morro é originário de eventos vulcânicos ocorridos há milhões de anos.

Morro do Farol

O Morro do Farol é uma das formações geográficas mais importantes de Torres. Proporciona uma belíssima vista do mar e das belezas da cidade. Além disso, é um local cheio de histórias: já abrigou um cemitério indígena, já foi sede do Forte de São Diego e já teve, ao todo, três faróis.

Parque da Guarita

Principal encanto de Torres, o Parque da Guarita compreende uma área de aproximadamente 375 hectares, que abrange a Praia da Guarita e as famosas “Torres”, como são conhecidas as falésias: a Torre Norte (Morro do Farol), a Torre do Meio e a Torre do Sul. O Parque foi criado em 1971 e é também chamado de Parque Estadual José Lutzenberger, em homenagem ao ambientalista e engenheiro agrônomo que foi um dos principais incentivadores da criação do Parque.

Parque do Balonismo

Outro atrativo de Torres são os vôos de balão. Experiência emocionante para quem voa e bonita até para quem olha. O Parque do Balonismo sedia o Festival de Balonismo que agita a cidade, e possui uma infraestrutura toda planejada para assistir aos vôos.

Ponte pênsil: Torres-RS até Passo de Torres-SC

A ponte pênsil é uma ponte de madeira e cabos de aço sobre o Rio Mampituba que liga as cidades de Torres e Passo de Torres e, mais que isso, une os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

A ponte passou a fazer parte da história de Torres ainda mais fortemente por ter sido palco de um evento inusitado: em sua inauguração, reuniram-se figuras políticas e religiosas “de peso” na região, mais uma multidão de observadores. Não deu outra: a ponte cedeu, jogando todos no Rio. Felizmente, não houve vítimas e a queda virou uma boa e engraçada parte da história da cidade, que na época ganhou destaque na imprensa.

Ilha dos Lobos

A Ilha dos Lobos é a menor unidade de conservação do Brasil e única ilha marítima do litoral do Rio Grande do Sul. É ocupada principalmente por leões-marinhos e, como o nome já diz, por lobos, além de outros animais como tartarugas, golfinhos e baleias.

Devido à preservação da ilha, os turistas só podem se aproximar a uma distância mínima de 500 metros por meio de embarcações. Ainda assim, vale a pena a experiência.

Museu de Ciências Naturais

Quem se interessa por descobertas científicas tem uma boa dica do que fazer em Torres: o Museu de Ciências Naturais. Construído sobre as ruínas de um restaurante, destruído pelo furacão Catarina, o Museu possui um pequeno acervo que explora a natureza local, além de trazer elementos sobre povos pré-históricos e outros artigos interessantes.

Museu Histórico de Torres

Para os amantes de história também vai uma dica: o Museu Histórico de Torres. Com o objetivo de valorizar a história da cidade, o Museu apresenta uma diversidade de materiais relacionados aos moradores e visitantes que compõem a cidade e sua cultura.

Passeio de Balão

Passeio de Balão em Torres

Você já deve ter visto por aí aquelas lindas fotos do céu azul pontilhado de balões coloridos e imaginando a sensação de um passeio como estes, embora talvez não saiba que um dos lugares em que você pode encontrar esse passeio sendo realizado é Torres. Mas se você está preocupado com a segurança, saiba que o voo de balão é considerado pela Federação Aeronáutica Internacional como o mais seguro esporte aéreo.

Os passeios são acompanhados por um piloto, e sobrevoam a belíssima paisagem de Torres.

Festival de Balonismo de Torres

A paixão de Torres pelos balões é tamanha que existe um festival todinho dedicado ao balonismo. O Festival é considerado o maior da América Latina, e conta com diversas provas, competições e shows. Os balões percorrendo o céu nas diferentes atividades proporcionam um verdadeiro espetáculo para quem assiste.

Onde comer em Torres

Se, quando você pensa em viajar para o litoral, já começa a salivar pensando nos deliciosos peixes e frutos do mar que vai poder provar, uma dica de restaurante em Torres é o Cantinho do Pescador. O local existe desde 1973, embora tenha passado por alguns donos diferentes, e serve delícias envolvendo siri, camarão, ostras, lulas, peixes e muito mais. Para completar, o Cantinho fica localizado no encontro entre o rio e o mar, tendo como cenário o Rio Mampituba.

Para quem está em busca de uma gastronomia elegante e saborosa, a Taberna Bistrô também é uma boa opção do que fazer em Torres para comer bem. O restaurante serve carnes, massas, frutos do mar e sobremesas.

Já para quem não abre mão de um bom restaurante a quilo, a dica é experimentar os deliciosos grelhados do restaurante Torre Grill. Possui uma ótima variedade e é bem procurado por moradores e visitantes.

Anote essas dicas/Informações Finais

Se você é um viajante que gosta da adrenalina de atividades mais radicais, também encontrará o que fazer em Torres. Além do balonismo, voos de paraglider e rappel marcam presença entre os turistas. Não faltam opções de passeios incríveis na cidade.

Boa viagem e aproveite Torres!

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
42FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.