O que fazer em Urubici: Dicas gerais, onde visitar e onde ficar

Compartilhar

Se você está em busca de curtir um friozinho aqui mesmo no Brasil, e ao mesmo tempo não quer abrir mão de belíssimas paisagens naturais, comece a considerar incluir Urubici em seu roteiro.

A cidade fica em meio à Serra Catarinense e é um destino cheio de encantos, como cachoeiras, cânions e cavernas.

Urubici fica localizada em um vale a cerca de 918 metros de altitude, cercado por montanhas onde já se registraram as mais baixas temperaturas do país.

Se você se interessou por conhecer este lugar lindo, continue lendo e venha descobrir o que fazer em Urubici.

Como chegar em Urubici

Para chegar até esse destino, você tem algumas opções. Caso esteja vindo de longe, uma boa opção é fazer o trajeto de avião.

Nesse caso, você pode voar até o Aeroporto Antônio Correia Pinto, que fica na cidade de Lages, a cerca de 100 quilômetros da cidade, ou até o Aeroporto Hercílio Luz, que fica em Florianópolis, capital de Santa Catarina, a 174 quilômetros de Urubici.

Caso opte por ir de carro, saindo da capital você deve pegar a BR-282 e depois a SC 430. O acesso a partir de Lages também se dá pela BR-282.

Outra forma de chegar até Urubici é ir de ônibus. Para quem está saindo de Floripa, por exemplo, você encontra ônibus pela companhia Reunidas.

Melhor época para visitar Urubici

Decidir qual a melhor época para visitar Urubici depende, é claro, do seu gosto e da sua programação. Mas uma coisa é certa: o inverno é uma atração por si só.

Nessa época do ano são registradas baixas temperaturas na cidade e baixíssimas nas montanhas, com chances até de nevar. Aliás, foi lá que foi registrado o recorde de temperatura mais baixa no Brasil, com 17 graus negativos, nos anos 90.

Mas é claro que se você não quer encarar esse frio e está buscando temperaturas mais agradáveis para seus passeios, também encontrará o que fazer em Urubici nas outras estações.

Quantos dias ficar em Urubici

Uma boa ideia é reservar entre 3 e 5 dias para curtir as principais dicas do que fazer em Urubici.

Onde ficar em Urubici

Booking.com

O que fazer em Urubici

Morro da Igreja

15167 morro da igreja 1
Morro da Igreja | O que fazer em Urubici

Um dos principais atrativos de Urubici é sem dúvidas o Morro da Igreja. Com 1822 metros de altitude, dá para imaginar a vista surreal do entorno, não é mesmo? Nos dias de melhor visibilidade, dá até pra ver o mar.

Outro ponto que é possível avistar a partir de lá é a Pedra Furada, que marca a divisa entre os municípios de Urubici, Bom Jardim da Serra e Orleans. O Morro é considerado o ponto mais alto habitado do sul do país.

Prepare-se para o vento gelado, aliás, foi justamente no Morro da Igreja que foi registrada a tal temperatura recorde.

Mas vale a pena enfrentar o frio para curtir essa experiência, se você gosta de belas paisagens e não tem medo de altura, não deixe de incluir o Morro da Igreja em seu roteiro do que fazer em Urubici.

Caverna Rio dos Bugres

15167 caverna rio dos bugres 1
Caverna Rio dos Bugres

Dizem que a Caverna Rio dos Bugres era um abrigo de indígenas que habitavam a região, possuindo até algumas inscrições rupestres em suas paredes.

O caminho até lá passa por estrada de terra, sendo que no final é preciso deixar o carro e seguir a pé – a companhia no trajeto é o Rio dos Bugres. A caverna não tem iluminação, por isso, leve uma lanterna para conhecer seu interior.

Mas não espere tanto desse atrativo, é interessante conhecer se você gosta de incursões na natureza e de histórias, mas não há muito o que explorar na caverna em si.

Serra do Corvo Branco

15167 serra do corvo branco 1
Serra do Corvo Branco | O que fazer em Urubici

Outro passeio para quem procura o que fazer em Urubici para apreciar uma vista extraordinária é a estrada da Serra do Corvo Branco, estrada que liga o município a Grão Pará.

O início da estrada fica entre dois paredões de pedra, considerados o maior corte de rocha do Brasil, e ao longo de todo o caminho você será acompanhado pelas formações rochosas e por uma belíssima paisagem. Mas atenção!

A estrada é íngreme e as curvas são fechadas, com um trecho de estrada de terra.

Não dá para fazer o passeio em dias de tempo ruim, com um carro que não está em tão boas condições ou com carros muito baixos.

Mais recentemente, no topo da Serra, foram criados 6 mirantes que permitem uma extensa vista da Serra e até do mar, ponto conhecido como Altos da Serra.

Cascata do Avencal

15167 cascata do avencal 1
Cascata do Avencal

Para quem gosta de paisagens naturais incríveis, não falta o que fazer em Urubici. Mais uma delas é a Cascata do Avencal, queda d’água com 100 metros de altura, formada a partir do Riacho do Funil.

É possível acessá-la tanto pela parte superior quanto pela parte inferior. Na parte de cima da cascata, há dois parques, com diferentes pontos de vista.

Um dos pontos interessantes, que fica no Parque Mundo Novo, é um mirante de vidro, que avança sobre o penhasco, proporcionando um frio na barriga e uma excelente visão para fotos.

Para os mais aventureiros, há, no Parque Cascata do Avencal, a chance de fazer uma tirolesa por cima da cascata. Além disso, este parque conta com um mirante com vista frontal da cachoeira.

Cascata Véu de Noiva

15167 cascata veu de noiva 1
Cascata Véu de Noiva | O que fazer em Urubici

Outra cachoeira para quem ama apreciar as águas é a Cascata Véu de Noiva. Esta cachoeira possui 65 metros de queda, na qual a água desliza sobre as rochas e forma um delicado véu.

A Cascata, que está no caminho para o Morro da Igreja, fica em uma propriedade particular que conta com cabanas para hospedagem, restaurante e uma trilha suspensa na qual é possível praticar arvorismo.

Morro do Campestre

15167 morro do campestre 1
Morro do Campestre | O que fazer em Urubici

A natureza foi generosa nesta região, por isso, se você gosta de serras e formações rochosas terá muito o que fazer em Urubici.

Uma de suas opções é o Morro do Campestre, formação de arenito localizada sobre a Serra do Campestre. É um belo lugar para quem procura o que fazer em Urubici para assistir ao pôr-do-sol ou apreciar a vista do alto de seus 1380 metros de altitude.

O Morro fica dentro de uma fazenda, cujo acesso é por estrada de terra. Atualmente, o local passou por uma reestruturação e possui acesso bem mais fácil.

Rio Sete Quedas

15167 rio sete quedas 1
Rio Sete Quedas

Você ama uma queda d’água e está procurando o que fazer em Urubici para encontrar mais delas? Como o próprio nome já diz, no Rio Sete Quedas você encontrará não uma, mas sete quedas d’água ao longo de um percurso de 1800 metros.

A trilha que acompanha o rio é de média dificuldade, e o melhor é que você pode se refrescar e curtir as cachoeiras ao longo do caminho, principalmente se estiver viajando em épocas mais quentes.

Arroio do Engenho

Para quem procura o que fazer em Urubici para continuar a tour pelas cachoeiras, o Sítio Arroio do Engenho possui duas: a Cachoeira da Neve e a Cachoeira das Araucárias. A primeira possui 85 metros de altura e a segunda, 50 metros.

Um detalhe interessante é que a Cachoeira da Neve possui esse nome porque em dias muito frios faz nevar. O local apresenta área para camping e ainda proporciona a prática de rapel.

Encontre hospedagens com excelentes avaliações e pelo melhor custo-benefício!
Quanto antes você reservar maior será sua economia na diária! Confira agora as melhores opções de hoteis e pousadas!

Cânion Espraiado

15167 canion espraiado 1
Cânion Espraiado | O que fazer em Urubici

Pense em uma vista incrível… Isso não falta em Urubici. No Cânion Espraiado você tem a chance de conhecer o cânion com mais de 1000 metros de altitude.

Para chegar até lá, você tem a opção de fazer uma trilha, de cerca de 11 quilômetros, ou subir de carro, mas apenas se tiver um veículo 4×4 – e mesmo assim com muito cuidado e atenção.

O Cânion fica em uma propriedade particular, por isso, é preciso pegar uma autorização para entrar e pagar uma taxa. Uma de suas atrações mais recentes é o Balanço Infinito, no qual você tem a chance de estar voando em direção ao céu.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

15167 gruta nossa senhora de lourdes 1
Gruta Nossa Senhora de Lourdes

A Gruta de Nossa Senhora de Lourdes fica no caminho para o Morro da Igreja. Possui uma imagem de Nossa Senhora, colocada junto a uma queda d’água.

É um ponto de contemplação e oração em meio à natureza, que se tornou local de peregrinação para muitos fiéis. Se você procura o que fazer em Urubici para parar e ter um momento de fé e gratidão, talvez este seja seu lugar.

Morro Agudo

15167 morro agudo 1
Morro Agudo | O que fazer em Urubici

Se você está gostando destes passeios que envolvem trilhas e natureza, inclua em seu roteiro do que fazer em Urubici uma visita ao Morro Agudo. É um dos mais altos da região, com 1745 metros de altitude.

A travessia do Morro possui diversas trilhas com diferentes níveis de dificuldade. Para acessá-lo, é necessário o auxílio de um guia. Para os ciclistas, também é possível pedalar por lá.

Mirante Refúgio das Araucárias

15167 mirante refugio das araucarias 1
Mirante Refúgio das Araucárias

Mais uma dica para apreciar a bela paisagem da região é o Mirante Refúgio das Araucárias. O Mirante proporciona, uma visão privilegiada das imponentes araucárias, que são praticamente um símbolo do sul do país, e podem atingir até 50 metros de altura.

Onde comer em Urubici

É claro que tanta subida vai dar fome… Ainda mais se estiver viajando no friozinho, quando o corpo pede uma comida bem gostosa para ajudar a aquecer. Se você já está salivando pensando na gastronomia da cidade, veja aqui algumas dicas do que fazer em Urubici para comer.

15167 restaurante chateau du valle 1
Restaurante Chateau du Valle

Falou em frio, já pensou em fondue? Então a dica é o Restaurante Chateau du Valle, de culinária europeia. Além dos deliciosos foundues, de queijos, carnes, chocolates e até camarão, o Restaurante ainda oferece em seu menu diversos outros pratos como massas, sopas, entradas e muito mais.

15167 bistro quinta das bromelias 1
Bistrô Quinta das Bromélias

Para quem está procurando um lugar agradável e com sabores únicos, conheça o Bistrô Quinta das Bromélias. Priorizando ingredientes locais, o restaurante tem lugar na própria casa do chef Paulo Jacinto, que comanda um menu cheio de delícias como o cuscuz de pinhão com entrecot ou a truta com pinhão.

15167 manali bistro 1
Manali Bistrô | O que fazer em Urubici

Já para os viajantes que desejam uma boa massa artesanal, um hambúrguer artesanal com pão de cerveja ou outras delícias como saladas, peixes, vinhos e cervejas artesanais, a dica é o Manali Bistrô. O espaço é aconchegante e charmoso, com direito a lareira para se aquecer.

O que fazer nos arredores de Urubici

A Serra Catarinense é uma região rica em belas paisagens – inversamente proporcionais às temperaturas geladas!

Vale a pena visitar algumas dessas cidades, como Bom Jardim da Serra, Bom Retiro e Lages.

Dicas para os viajantes de Urubici

Nunca é demais dizer para se ter cuidado nas subidas íngremes e cheias de pedras, e Urubici está cheia delas. Se optar por fazer os passeios de carro, cheque antes se seu veículo está adequado.

Se for fazer o passeio a pé, lembre-se de levar roupas de acordo para não ficar desconfortável, e leve em consideração que o frio é ainda maior no alto das montanhas.

Gostou dessas dicas do que fazer em Urubici? Boa viagem e aproveite a cidade!

Planeje sua viagem para Urubici

Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Icone de hotel Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.

Icone do seguro viagem É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.

Icone do rentcars O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.

Icone do avião Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.

Daniel Gualberto
Daniel Gualbertohttps://ficaativoeviaja.com.br
Oi! Sou o Daniel. Sabe, lá em 2019, quando o mundo parecia um pouco louco, criei este blog. Por quê? Para “re-viajar”, mesmo estando parado no mesmo lugar. Maluquice, né? Mas acompanhe comigo. Já imaginou acordar com os pés na areia em uma praia isolada da Tailândia? Ou talvez tropeçar em uma pedra (e em sua própria história) enquanto se perde nas ruelas de Roma? Pois é, viajar não é só uma forma de matar o tempo. É um jeitão de viver, meu amigo! E adivinhe? Não é tão complicado quanto parece.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais

Mais Noticias