As cidades de Valparaíso e Viña del Mar, que ficam a pouco mais de 100km de Santiago, são conurbadas, formando uma única área urbana, o que torna fácil planejar o que fazer em Valparaíso e Viña del Mar de uma só vez.
Como você deve imaginar, são incontáveis os pontos turísticos de Valparaíso e Viña del Mar. Mas não se engane, pois apesar de estarem uma ao lado da outra, essas duas cidades são muito diferentes.
Valparaíso nasceu no século XVI, durante o período colonial. Desde seu surgimento, foi uma cidade portuária de grande importância. A cidade teve uma história conturbada, cheia de batalhas navais, pirataria e terremotos.
Considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, a cidade se destaca, no turismo, por suas casas coloridas construídas sobre colinas, que os moradores chamam de Cerros.
São mais de quarenta cerros, cheios de ruas íngremes e sinuosas, funiculares (que os moradores chamam de ascensores) e vistas incríveis. Os cerros mais turísticos, como veremos abaixo, são verdadeiras galerias de arte urbana.
O charme de Valparaíso, como é chamada carinhosamente, reside justamente nesse caos urbano, sendo uma cidade simples e rústica, mas de uma beleza despretensiosa, espontânea e inesquecível.
Free Walking Tour
Que melhor forma de iniciar seu roteiro do que fazer em Valparaíso do que realizando uma excursão com um guia local?
O free walking tour da lhe dará a oportunidade de conhecer as lendas e histórias dos lugares mais simbólicos de Valparaíso. E tudo isso GRÁTIS!
Apesar do free walking tour não possuirem um valor, ao final do tour, é sugerido que dê uma gorjeta ao guia de acordo com o seu grau de contentamento.
Em de Valparaíso e Viña del Mar existem 3 Free Walking Tour, reserve já a sua vaga:
Valparaíso
1. Plaza Sotomayor

Um dos pontos imperdíveis de Valparaíso é a Plaza Sotomayor, a principal e mais movimentada praça da cidade.
A praça é mais conhecida pelo Monumento aos Heróis de Iquique. Esse monumento foi construído em homenagem aos soldados chilenos que combateram frotas peruanas nas batalhas de Iquique e de Puenta Gruesa, durante a Guerra do Pacífico, no século XIX.
Sob o monumento, estão os restos mortais do capitão Arturo Prat e de outros combatentes. Mas, além do monumento, são dignos de nota os edifícios históricos que cercam a praça, testemunhas de diferentes períodos da história de Valparaíso.
O mais famoso deles é a Armada Chilena, construído em 1910, à maneira dos palácios neoclássicos da França.
Quando você estiver na Plaza Sotomayor, não deixe de visitar o porto, o mais importante do país e um dos mais simbólicos pontos turísticos de Valparaíso e Viña del Mar.
>> CLIQUE AQUI e agende os melhores passeios por Valparaíso
2. Palácio Baburizza e Cerro Alegre

Ao lado da Armada Chilena fica o funicular El Peral, que sobe até o Paseo Yugoslavo, onde fica o Palácio Baburizza.
O palácio, considerado um dos mais interessantes pontos turísticos de Valparaíso e Viña del Mar, foi construído no início do século XX, e serviu de residência a um empresário croata que morava em Valparaíso.
A construção é de estilo um tanto incomum e chama a atenção de qualquer um que passa pelo Paseo Yugoslavo.
Atualmente, sedia o Museu de Belas Artes, cujo acervo contém pinturas de artistas europeus e chilenos.
O Palácio Baburizza fica no Cerro Alegre, um dos bairros mais turísticos de Valparaíso. Depois de visitar o palácio, convém dar uma voltinha pelas ruas íngremes e estreitas, cercadas de casas coloridas, que são o maior charme de Valparaíso.
Esteja atento também para os grafites e pinturas nas paredes, pois o bairro é um dos redutos da arte urbana na cidade.
3. Cerro Concepción

O Cerro Concepción fica ao lado do Cerro Alegre, e possui as mesmas características do anterior. Por aqui, muita arte de rua, muitas subidas e descidas, muitos becos cheios de grafitis e escadarias decoradas.
No Cerro Concepción ficam dois exemplos famosos da arte urbana na cidade: a Escalera Piano, uma escadinha cujos degraus foram pintados como se fossem as teclas de um piano, e um muro com a frase “We are not hippies, we are happies” pintada com cores vibrantes. Aproveite esses lugares e capriche nas fotos.
Além da arquitetura pitoresca e da arte de rua, o Cerro Concepción é rico em mirantes. Por ficar numa colina, o bairro é cheio de ruas que oferecem belas paisagens.
Desses mirantes, eu aconselho que você conheça o Paseo Atkinson, uma movimentada e alegre rua de pedestres, cheia de turistas e artistas de rua. Essa rua possui simpáticas casinhas coloridas, naquele típico estilo de Valparaíso.
Daqui é possível ver uma paisagem linda da cidade. Outro mirante imperdível é o Paseo Dimalow, outro dos movimentados redutos turísticos do Cerro Concepción.
O Paseo Dimalow fica perto do ascensor Reina Victoria, por onde você pode descer para a parte baixa da cidade e continuar seu passeio por Valparaíso.
4. Cerro Bellavista e seu Museu a Céu Aberto

Ao descer do ascensor Reina Victoria, basta seguir a Rua Condell que em pouco você vai chegar no Museu de História Natural. Bem pertinho dali, fica o ascensor Espíritu Santo, que vai te conduzir até o Cerro Bellavista.
Uma das regiões mais pitorescas da cidade, esse cerro é merecidamente conhecido como um dos principais pontos turísticos de Valparaíso e Viña del Mar.
Possui algumas das características dos cerros que vimos anteriormente, como as ruas íngremes e irregulares e as casas coloridas e simples. Mas a principal atração do Cerro Bellavista é o Museu a Céu Aberto.
Esse museu consiste em uma série de pinturas em muros e paredes, que se localizam num conjunto de ruas do bairro.
São pinturas murais de diferentes estilos e de diferentes artistas, alguns mundialmente reconhecidos, como o expressionista Roberto Matta.
O Museu a Céu Aberto fica logo no início do bairro. Ao terminar a subida do funicular, você estará bem perto das ruas Pasteur e Rudolph, onde estão os primeiros murais.
Para descobrir os outros, basta percorrer as agradáveis ruas do Cerro Bellavista, onde as pinturas urbanas se misturam com as charmosas casinhas e com mirantes belíssimos.
Aproveite os bares e cafés da região para descansar e comer alguma coisa, porque para chegar no próximo ponto você vai ter que subir bastante.
5. La Sebastiana

Basta subir a Rua Ricardo de Ferrari, que começa bem pertinho do Museu a Céu Aberto, que em pouco tempo você vai chegar na Casa La Sebastiana, que é um dos maiores pontos turísticos de Valparaíso e Viña del Mar.
La Sebastiana é uma das três casas que pertenceram ao poeta Pablo Neruda. Como as outras duas, La Chascona, em Santiago, e Isla Negra, em El Quisco, La Sebastiana foi transformada em um museu.
A casa foi comprada pelo poeta em 1959, e recebeu o nome do seu proprietário e primeiro dono, Sebastián Collado. A casa foi construída num estilo exótico, que tanto agradou o gosto excêntrico de Neruda, que a decorou de forma ainda mais inusitada.
A intenção era decorar a casa como uma criança o faria. Mas a coisa mais especial de La Sebastiana é a vista maravilhosa que se tem.
Como se localiza no topo do cerro, de lá é possível ver grande parte da região litorânea de Valparaíso e, ao fundo, o mar. Aqui é fácil ser poeta.
A entrada custa 7.000 pesos chilenos. Ônibus: linha 612.
6. Paseo 21 de Mayo e Museu Naval e Marítimo

Um dos principais pontos turísticos de Valparaíso e Viña del Mar, o Museu Naval e Marítimo se localiza no Cerro Artilleria, no lado oeste da baía de Valparaíso.
Para chegar, basta pegar o ascensor Artilleria, que fica bem perto da Plaza Sotomayor. Esse museu ocupa o edifício onde funcionava a Escola Naval, inaugurado em 1893. O museu reúne objetos e documentos que contam a história naval do Chile.
Lembra do Monumento aos Heróis de Iquique? Pois então, mais informações sobre as batalhas de Iquique e Puenta Gruesa, dentre outras, você vai obter aqui.
O Museu Naval fica no Paseo 21 de Mayo, um dos mais famosos mirantes da cidade. Daqui você verá parte do centro de Valparaíso e de sua zona portuária, além, é claro, do mar.
Um dos mais agradáveis pontos turísticos de Valparaíso e Viña del Mar, o Paseo 21 de Mayo é o lugar perfeito para curtir um fim de tarde e ver o pôr do sol.
O ingresso para o museu custa 3.000 pesos chilenos.
7. Bateria Esmeralda e Museu Esmeralda

O Bateria Esmeralda é sem dúvida um dos principais pontos turísticos de Valparaíso e Viña del Mar, tanto por sua importância histórica quanto por sua beleza. Foi construído na década de 80 do século XIX, durante a Guerra do Pacífico.
Projetado para auxiliar na defesa de Valparaíso contra as tropas do Peru e da Bolívia, o forte é hoje testemunha do passado conturbado da cidade, bem como de sua relação intrínseca com o mar.
Foi considerado Monumento Nacional do Chile em 1938, e permanece ainda hoje como um dos lugares mais interessantes da cidade.
Além da construção em si e dos canhões, é impressionante aqui a vista do mar. O Bateria Esmeralda fica bem perto do Paseo 21 de Mayo, e logo ao lado da Praia San Mateo.
8. Farol Punta Angeles e Praia Las Torpederas

O Farol Punta Angeles foi o primeiro farol do Chile, construído por volta de 1837. Localiza-se num elevado promontório, e possui 18 metros de altura.
No farol, há uma sala de exibição que conta com documentos e demais itens sobre a tradição portuária e marítima de Valparaíso.
Mas o mais interessante desse farol é sua localização: a paisagem do seu entorno é maravilhosa, e é um dos lugares mais privilegiados para ver o entardecer e o pôr do sol. Se você chegar cedo demais para o crepúsculo, não tem problema: pode esperar o entardecer na Praia Las Torpederas.
Essa praia é bem pequena, mas sua beleza faz com que mereça estar entre os pontos turísticos de Valparaíso e Viña del Mar.
Por ser uma das mais famosas e movimentadas da cidade, está quase sempre cheia, mas mesmo assim vale a pena passar um tempo por lá.
A entrada no farol é gratuita. Ônibus: linhas 507 e 512.
NÃO PERCA SEU TEMPO EM FILAS ENORMES!
Adquira com antecedência seu passeio e evite filas durante suas férias.
>> Tour panorâmico de trólebus por Valparaíso
>> Tour gastronômico por Valparaíso
>> Passeio de barco por Valparaíso
>> Pub Crawl. Tour de festa por Valparaíso!
>> Tour privado por Valparaíso e Viña del Mar
>> Tour noturno por Valparaíso e Viña del Mar
>> Aula de cozinha chilena com almoço
>> Avistamento de pinguins na ilha Cachagua
Onde ficar em Valparaíso
Há algumas áreas que se destacam como os melhores lugares para se ficar em Valparaíso. Primeiramente, Cerro Alegre e Cerro Concepción são excelentes locais se você quiser estar no coração da ação e estar perto de todas as atrações principais.
Em segundo lugar, se você está procurando uma atmosfera mais relaxada, então ficar em um dos subúrbios da praia como Viña del Mar ou Reñaca é uma ótima opção.
Finalmente, se você quiser fugir de tudo isso e escapar da agitação da cidade, então ficar em uma das pequenas cidades ou vilarejos nos arredores é uma ótima idéia. Seja qual for a opção escolhida, com certeza você se divertirá muito nesta cidade maravilhosa.
Booking.comFauna Hotel

O Fauna Hotel em Valparaíso é um ótimo lugar para ficar se você estiver procurando um lugar que seja próximo a toda a ação. Este hotel está localizado no coração da cidade e fica a apenas algumas quadras da praça principal.
Os quartos do Fauna Hotel são limpos e confortáveis e o pessoal é muito simpático e prestativo. O hotel também tem um restaurante e um bar que são ambos muito bons.
Hotel Reina Victoria

O Hotel Reina Victoria é um belo hotel localizado no coração de Valparaíso. O hotel está situado em um edifício histórico que foi meticulosamente restaurado, e oferece uma vista deslumbrante da cidade e do porto. Os quartos do hotel são elegantemente indicados e contam com todas as comodidades modernas que os viajantes precisam.
O pessoal do hotel é amigável e prestativo, e estão sempre disponíveis para ajudar os hóspedes no que for preciso. O restaurante do hotel serve uma deliciosa cozinha chilena, e o bar do hotel é o lugar perfeito para relaxar com uma bebida depois de um longo dia de exploração da cidade. O Hotel Reina Victoria é o lugar perfeito para se hospedar quando se visita Valparaíso, e com certeza fará com que sua viagem ao Chile seja inesquecível.
Hotel Winebox Valparaiso

O hotel está situado em um edifício histórico que foi renovado e oferece uma experiência única e com estilo. Os quartos são espaçosos e confortáveis e o pessoal do hotel é simpático e prestativo. O hotel está localizado próximo a muitas das atrações da cidade, e as vistas do terraço do telhado são simplesmente deslumbrantes.
Se você está procurando por uma experiência verdadeiramente única e memorável em Valparaíso o Winebox Valparaiso é a escolha perfeita.
Hostel La Casa Piola

Este hostel está localizado em um edifício histórico na Zona Histórica de Valparaíso, portanto você estará a uma curta distância a pé de todos os melhores pontos turísticos e atrações.
Os quartos são limpos e confortáveis, e o pessoal é simpático e prestativo. O Hostel La Casa Piola está totalmente equipado com cozinha completa, lavanderia, sala de estar, biblioteca, Wi-Fi e um terraço com vista para a baía. Há também uma grande área comum onde você pode conhecer outros viajantes e relaxar depois de um longo dia de exploração.
Dicas para os viajantes de Valparaíso
Como vimos acima, a região de Valparaíso está repleta de lugares interessantes para você visitar. E para se locomover entre um ponto e outro, a melhor forma é andar a pé. Valparaíso é uma cidade onde quase tudo é ponto turístico.
A cidade é linda, e por todos os lados tem belezas que só são devidamente vistas se você caminhar a pé. Vale a pena realmente se perder pelo labirinto de suas ruas.
O único meio de transporte do qual você deve abusar são os ascensores, que fazem parte da identidade e da história da cidade.
Quando os pontos são mais distantes, especifiquei as linhas de ônibus. Todos os ônibus especificados saem da Plaza Sotomayor ou arredores.
Em Viña del Mar, vale a mesma recomendação, mas por motivos contrários: as ruas são mais planas e menos tortuosas, sendo sempre muito fácil se orientar e achar os lugares interessantes. Difícil se perder pelas ruas da Cidade Jardim.
Com essas informações, você já sabe quais são os pontos turísticos de Valparaíso e Viña del Mar que você precisa conhecer e também como conhecê-los.
Tenho certeza que você vai curtir cada minuto de sua viagem, e voltará cheio de fotos e de lembranças inesquecíveis.
Se você quer conhecer as comidas típicas do Chile, confira o meu post sobre o assunto. Descubra a rica e variada culinária deste país cheio de surpresas!