O que fazer em Varginha-MG: Descubra os melhores pontos turísticos

Compartilhar

O estado de Minas Gerais é um dos mais fascinantes do Brasil. Cheias de belezas naturais e muita cultura, as cidades mineiras trazem uma experiência incrível para os turistas, e uma oportunidade de conhecer mais sobre o interior do país. Neste artigo sobre o que fazer em Varginha iremos explorar mais desta cidade muito encantadora.

Com mais de 130 mil habitantes, Varginha é a terceira maior cidade do sul de Minas Gerais, tambem conhecida como a capital da ufologia. Ela foi fundada em 1882, nesta época a economia da região era voltada para a produção de café.

A cidade atraiu uma enorme quantidade de imigrantes italianos, que auxiliaram muito para a construção do município, tanto na parte cultural quanto no que diz respeito à infraestrutura.

Porém, certamente o episódio histórico que mais marcou a história da cidade foi o caso do “ET de Varginha”, uma ocorrência que ocorreu no ano de 1996, em que meninas moradoras do município supostamente visualizaram uma criatura extraterrestre. O incidente nunca foi comprovado e virou objeto de piada durante as décadas posteriores.

Apesar da irreverência do caso, o acontecimento fez Varginha ser conhecida a nível nacional, o que ajudou a atrair mais turistas para visitar sua simpática localização.

Além disso, alguns pontos turísticos da cidade foram construídos para rememorar o caso, mas falaremos disso mais tarde.

Quando visitar Varginha

Em geral, Varginha é uma cidade com um clima bom para receber viagens ao longo de todo o ano. Afinal, esta cidade não costuma ter temperaturas nem tão altas e nem tão baixas, variando entre 16 e 23 graus durante todo o ano.

Porém, caso você seja o tipo de turista que deseja ir até atrações turísticas que proporcionam contato direto com a natureza, é importante saber que durante a primavera e o verão os níveis de chuva ficam extremamente altos. Já entre os meses de abril e setembro o clima fica mais seco.

Portanto, a dica é, para turistas que desejam ir até atrações em locais fechados, todos os meses do ano são bons para visitar Varginha, mas se quer ir até lugares abertos vale a pena ficar de olho na previsão do tempo se for viajar até a cidade no começo e no início dos anos.

O que fazer em Varginha-MG?

Agora, vamos às nossas recomendações sobre o que fazer em Varginha. Esta cidade possui boas opções de lazer para os mais diversos tipos de turistas, e certamente possui as alternativas de entretenimento certas para você.

O Museu Municipal de Varginha é um excelente lugar para conhecer a história e a cultura da cidade. O Parque Zoobotânico de Varginha é outra opção para explorar a biodiversidade da região. Além disso, a cidade tem muitas opções para os amantes da natureza, como trilhas para caminhada e ciclismo, e para os amantes da gastronomia, com uma grande variedade de restaurantes e bares.

Os visitantes também podem aproveitar as festas e eventos culturais que acontecem na cidade durante o ano. Em resumo, Varginha tem opções para todos os gostos e interesses.

Nave espacial de varginha
Nave espacial de varginha

Ao visitar a cidade que supostamente foi visitada por um extraterrestre, que tal ir até uma atração que relembra esse icônico acontecimento. Por isso, a primeira dica nessa lista de o que fazer em Varginha é visitar a Nave do ET, uma enorme estrutura em forma de nave espacial. 

Na verdade, a nave do ET é apenas uma caixa d’água com 20 metros de altura, porém, de perto ele impressiona bastante e dá para tirar várias fotos bacanas. O melhor é que ao lado da nave ainda há uma estátua do alienígena, o que torna a atração ainda mais divertida.

Além disso, a Nave e a estátua do ET ficam em uma praça bem simpática cheia de lanchonetes, que é outra ótima opção de o que fazer em Varginha.

Parque Novo Horizonte

32640 parque novo horizonte 1
Parque novo horizonte

Para quem gosta de áreas verdes e um passeio que promova um maior contato com a natureza, o Parque Novo Horizonte é uma excelente opção de lazer. Isso porque este espaço é muito agradável, ideal para caminhada, andar de bicicleta ou até mesmo para fazer um piquenique.

Este parque ainda tem um lago enorme, assim como playgrounds e academias ao ar livre. Há vários animais que vivem por lá, como patos, gansos e macacos, o que é ótimo para conhecer diversas espécies bem de pertinho.

Parque Zoobotânico e Zoológico de Varginha

32640 zoologico de varginha
Zoológico de varginha

Outra opção de o que fazer em Varginha é ir ao Zoológico Municipal, que por sinal fica muito pertinho do Parque Novo Horizonte, então é uma boa ideia emendar os dois passeios em um só dia.

O Parque Zoobotânico de Varginha é um lugar incrível para explorar a biodiversidade da região. Com uma grande variedade de espécies animais e vegetais, o parque é uma verdadeira aula de ecologia ao ar livre.

Os visitantes podem ver animais como macacos, pássaros, répteis e mamíferos em seus habitats naturais, além de uma variedade de plantas. Entre os animais que mais chamam a atenção dos visitantes estão o leão, o tigre e a onça, assim como araras e papagaios.

Este zoológico não possui uma estrutura imensa, mas ainda assim comporta um número bem significativo de animais, com aproximadamente 300 bichos, das mais variadas espécies, vivendo lá. 

O Parque Zoobotânico de Varginha é uma excelente opção para aqueles que desejam conhecer mais sobre a biodiversidade da região e está localizado em uma área verde e arborizada, com trilhas e espaços para relaxar.

Museu Municipal de Varginha

32640 museu municipal de varginha 1
Museu Municipal de Varginha

O Museu Municipal de Varginha é um lugar incrível para conhecer a história e a cultura da cidade. Com exposições permanentes e temporárias, o museu oferece uma visão completa do passado e do presente de Varginha.

A exposição permanente inclui itens históricos da cidade, desde objetos antigos até fotografias e documentos. Já as exposições temporárias abrangem diversos temas, desde arte contemporânea até ciência e tecnologia.

Theatro Capitólio

32640 theatro capitolio 1
Theatro capitólio

Inaugurado em 1927, o Theatro Capitólio é um ponto de cultura muito importante para a cidade, e uma ótima opção de o que fazer em Varginha.

Este teatro possui uma arquitetura impressionante, com uma decoração clássica e cheia de detalhes muito bonitos. O espaço foi restaurado recentemente, então está bem conservado.

Atualmente, este espaço recebe diversas apresentações, entre shows e espetáculos teatrais. Vale a pena ficar de olho no calendário de eventos do local e ir no dia que mais lhe agradar.

Lago de Furnas

32640 lago de furnas 1
Lago de furnas

É um lugar de encontro e lazer para os moradores e visitantes, conta com um belo lago, parque, e um ponto turístico, que atrai muitos turistas, é conhecida internacionalmente pelo suposto aparecimento de criaturas alienígenas.

Além de ser um local de lazer, nas margens do lago da represa de furnas também é palco de muitos eventos culturais e festivais que acontecem na cidade.

É um local de fácil acesso e com boa infraestrutura, oferece opções para todas as idades e gostos, desde caminhar, andar de bicicleta, até praticar esportes e alimentação, tornando-se uma das principais atrações da cidade.

Onde ficar em Varginha

Varginha tem boas opções de hospedagem, mas vale a pena dar uma pesquisada antes para saber qual  lugar combina mais com você.

Aqui vai algumas dicas sobre onde ficar nessa cidade:

Castelar Novo Hotel

32640 castelar novo hotel
Castelar Novo Hotel
32640 quarto castelar novo hotel
Quarto no Castelar Novo Hotel

Este hotel tem um excelente custo benefício aos hóspedes, além de ser um lugar muito bonito e aconchegante. 

O quarto está equipado com televisão, frigobar e internet, além disso ele fica localizado pertinho dos principais pontos turísticos da cidade.

O café da manhã está incluso nas diárias, o buffet é bem completo, composto por uma mesa cheia de frios, pães, bolos e sucos.

Class Hotel Varginha

32640 class hotel varginha
Class hotel varginha
32640 quarto no class hotel varginha
Quarto no class hotel varginha

Já para quem quer um hotel refinado irá adorar o Class Hotel Varginha, um espaço muito elegante que conta até mesmo com academia, piscina e bar.

Além disso, a decoração é bem detalhada, o que proporciona um maior conforto aos visitantes. Ainda dispõem de televisões no quarto, frigobar e internet de boa qualidade.

As diárias também incluem café da manhã, que são sempre servidos com muita abundância, além de serviço de quarto, o que gera maior comodidade.

Via Garden Varginha Hotel

32640 via garden varginha hotel
Via garden varginha hotel
32640 quarto via garden varginha hotel
Quarto no via garden varginha hotel

Por fim, outro hotel fascinante para se hospedar em Varginha é o Via Garden, um espaço maravilhoso para quem quer relaxar. Entre os benefícios deste hotel está uma belíssima piscina ao ar livre, além de banheiras de hidromassagem dentro dos quartos. 

Os hóspedes podem aproveitar uma mesa de café da manhã completa, já incluso na viagem. No entanto, este hotel ainda possui um restaurante nas suas acomodações, o que possibilita ainda mais facilidade às pessoas que estão hospedadas lá.

Um aspecto legal deste hotel é que apesar de ser mais luxuoso, ele não é tão mais caro, ainda mais se as reservas forem antecipadas. Portanto, se você deseja viajar para Varginha e ficar hospedado aqui, vale a pena fazer as reservas com antecedência para economizar neste processo.

Onde comer em Varginha 

Ir a bons restaurantes é uma boa opção de o que fazer em Varginha, algo muito legal é que esta cidade é cheia de alternativas para todos os gostos, com uma grande variedade de tipos de comida, além de diversidade de preços e estilos de restaurante.

Venha conferir algumas dicas de onde comer em Varginha:

Sabor Mineiro

A primeira dica de restaurante para ir em Varginha é o Sabor Mineiro, um espaço com comida self service que possui bons preços e uma variedade enorme de comidas. O espaço é agradável e os funcionários são bem atenciosos, o que deixa os clientes bem à vontade.

A comida é muito bem preparada e tem um toque de tempero caseiro, sendo que o churrasco é o carro chefe da casa, então vale bastante a pena pegar ele se for comer neste restaurante.

Endereço: R. Santa Cruz, 564 – Centro, Varginha – MG

Castelli Romani

Outro restaurante excelente de Varginha é o Castelli Romani, que serve comidas típicas da culinária italiana. Com mais de 30 anos de tradição, este espaço é bem agradável e o atendimento é bem rápido.

O cardápio traz iguarias como o Carpaccio e a famosa Salada Caesar, preparada com ingredientes frescos e servido com um molho que deixa as receitas ainda mais deliciosas.

Além disso, ainda são servidas massas, carnes brancas e vermelhas, churrascos, petiscos, pizzas e muito mais. Ainda há pratos executivos e infantis no cardápio, então não faltam alternativas para os clientes do restaurante.

Endereço: R. Silvianopolis, 76 – Jardim Andere, Varginha – MG

Pinga com Torresmo

Por fim, outro lugar para comer em Varginha é o bar e restaurante Pinga com Torresmo. Ele é espaçoso e traz bons drinks e petiscos no seu cardápio, vale a pena tanto ir para o almoço quanto para curtir a noite com a companhia de amigos ou familiares.

Para quem gosta de música ao vivo, o Pinga com Torresmo também traz diversas atrações para animar a casa. Em geral, o bar fica bastante lotado esses dias, o que é ótimo para quem já está em clima de empolgação.

Endereço: Av. Princesa do Sul, 29A – Jardim Andere, Varginha – MG

O que fazer em Varginha à noite?

A cidade tem uma vida noturna animada, com uma variedade de bares e boates que oferecem música ao vivo e DJs. Além disso, os visitantes podem experimentar a culinária local em restaurantes e bistrôs que oferecem pratos típicos da região.

A cidade também tem teatros e cinemas que oferecem opções culturais para os visitantes. Outra opção é aproveitar as caminhadas noturnas pelas trilhas e parques da cidade, para admirar as belas paisagens e a natureza.

Como chegar em Varginha

E se você quer visitar Varginha, fique sabendo que há várias rotas possíveis para chegar até lá, tanto de ônibus quanto de carro e até mesmo de avião. Várias alternativas para os mais diversos perfis de viajante.

Para saber qual é a melhor forma de viajar, cada turista deve avaliar suas preferências de meio de transporte e a distância que será percorrida até lá.

Confira agora como chegar até esta cidade:

Como chegar em Varginha de ônibus

Uma informação muito interessante sobre Varginha, é que ela está localizada a uma distância igual das três principais cidades da região sudeste (e alguns diriam do país inteiro): São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, sendo que estes três municípios possuem ônibus direto para este local.

Portanto, chegar em Varginha por meio de ônibus é muito fácil, basta percorrer o trajeto entre estes dois pontos. Contudo, além das opções RJ-Varginha; SP-Varginha; BH-Varginha, diversas outras cidades, especialmente da região, tem ônibus direto para esta cidade.

Recomendo uma viagem de ônibus para os turistas que querem economizar algum dinheiro e aqueles que estão perto ou um uma distância intermediária de Varginha.

Como chegar em Varginha de carro

Já a viagem de carro até Varginha é mais recomendada para aqueles que estão mais próximos da cidade, afinal, viagens muito longas de carro podem ficar um pouco desconfortáveis, e até mesmo meio caras.

Mas ainda assim, é uma boa opção para quem viaja em família, com amigos ou com criança, pois gera mais privacidade e pode ser feita em menos tempo do que uma viagem de ônibus.

A dica para os turistas que vão viajar de carro é ficar de olho na manutenção do veículo e pesquisar pontos de parada para se alimentar e ir ao banheiro.

Como chegar em Varginha de avião

Como dito anteriormente, Varginha está equidistante das cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, todos municípios com grandes aeroportos. É possível viajar até estes aeroportos e seguir o deslocamento de carro ou ônibus.

A própria cidade de Varginha possui um aeroporto, mas que recebe apenas voos domésticos, então não é uma opção para o turista comum.

Viajar uma parte do caminho de avião é uma excelente forma de chegar a Varginha para turistas que vêm de regiões distantes.

Conheça os arredores de Varginha

Varginha conta com localização privilegiada estão próximas de cidades importantes do sul de minas. Um exemplo é o circuito das águas, formado por cidades como Lambari, Caxambu, Três Corações e São Lourenço, é especialmente popular entre os turistas.

Lambari é conhecida por suas fontes termais e por ser a cidade mais antiga do circuito. Caxambu é famosa por suas águas cristalinas e suas cachoeiras. Três Corações é uma cidade histórica e cultural, com muitos museus e pontos turísticos. São Lourenço também é uma ótima opção para os visitantes, com suas fontes termais, arquitetura histórica e belas paisagens da serra da Mantiqueira.

Nas proximidades tambem encontra-se a cidade de São Tomé das Letras, um destino popular entre os amantes da natureza e espiritualidade, com suas belas paisagens e uma intensa vida boêmia.

Estas cidades oferecem uma mistura única de natureza, história e cultura, e são uma ótima opção para aqueles que desejam explorar mais da região de Minas Gerais.

Dicas para o viajante de Varginha

Por fim, como foi possível perceber, Varginha é uma cidade cheia de atrações turísticas ótimas para os visitantes que vão passar alguns dias por lá. A cidade possui uma boa infraestrutura para recepcionar visitantes, então não se preocupe de passar algum imprevisto por lá, pois provavelmente isso será facilmente resolvido.

No entanto, seguir algumas dicas de viagem é a melhor forma de se divertir sem maiores preocupações. Por isso, minha primeira recomendação é sempre se planejar com antecedência. Isto inclui fazer as reservas do hotel antes, e comprar as passagens de forma antecipada também.

Outra maneira de se planejar previamente é conferir que horas os pontos turísticos que você deseja visitar estão funcionando, e se eles estão recebendo turistas normalmente, afinal, nada é mais chato do que chegar em um lugar e não poder curtir ele por alguma razão.

Neste post, mostramos os melhores lugares para visitar e como aproveitar ao máximo sua viagem. Não perca esses lugares incríveis durante sua estadia. Deixe um comentário abaixo e compartilhe suas dicas de viagem para Varginha.

Planeje sua viagem para Varginha

Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Icone de hotel Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.

Icone do seguro viagem É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.

Icone do rentcars O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.

Icone do avião Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.

Daniel Gualberto
Daniel Gualbertohttps://ficaativoeviaja.com.br
Oi! Sou o Daniel. Sabe, lá em 2019, quando o mundo parecia um pouco louco, criei este blog. Por quê? Para “re-viajar”, mesmo estando parado no mesmo lugar. Maluquice, né? Mas acompanhe comigo. Já imaginou acordar com os pés na areia em uma praia isolada da Tailândia? Ou talvez tropeçar em uma pedra (e em sua própria história) enquanto se perde nas ruelas de Roma? Pois é, viajar não é só uma forma de matar o tempo. É um jeitão de viver, meu amigo! E adivinhe? Não é tão complicado quanto parece.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais

Mais Noticias