O que fazer em Vassouras: Dicas gerais, onde visitar e onde ficar

BrasilRio de JaneiroO que fazer em Vassouras: Dicas gerais, onde visitar e onde ficar

Com uma intensa e belíssima história, preservada em vários de seus pontos turísticos, Vassouras é um destino no interior do estado do Rio de Janeiro em que você encontra inúmeras possibilidades e atrativos. As principais atrações compreendem antigas fazendas de café, cultivo que marcou fortemente o desenvolvimento da cidade, que chegou a ser conhecida como a Princesinha do Café, além de praças, museus e de um jardim ecológico. Se você ama esse tipo de turismo histórico, já encontrou seu lugar no Rio, então fique aqui e descubra mais sobre o que fazer em Vassouras. 

Como chegar em Vassouras

Vassouras não fica muito distante da capital, Rio de Janeiro, por isso, se você opta por fazer a viagem de avião pode procurar um vôo para o Aeroporto do Galeão, que fica a aproximadamente 108 quilômetros de distância.

Para quem vem de carro do Rio, o acesso é feito pela Via Dutra (BR-116). Depois do primeiro pedágio, você deve pegar a RJ-127 em direção a Paracambi. Para quem sai, por exemplo, de São Paulo, o trajeto também é pela Via Dutra até Volta Redonda, e então segue pela Rodovia Lúcio Meira (BR-393).

Quem decide fazer a viagem de ônibus também não terá problemas para encontrar linhas até Vassouras. Saindo do Rio de Janeiro, procure pela viação Normandy. Já quem sai de São Paulo pode fazer o trajeto com a companhia Águia Branca.

Quando visitar Vassouras

O estilo dos atrativos de Vassouras é aquele que pode ser visitado durante o ano todo – por isso, em qualquer época em que você vá, vai encontrar o que fazer em Vassouras. Tome cuidado somente no verão e fique de olho na previsão do tempo, para que as chuvas não atrapalhem os passeios ao ar livre.

O que fazer em Vassouras

Fazendas Históricas

Como você já viu, Vassouras faz parte do Vale do Café, e teve um grande destaque no seu cultivo, que, por volta do século XIX, foi uma grande sustentação para a economia brasileira. Apesar de tamanha importância ter declinado, as fazendas de café continuaram brilhando em Vassouras e nos seus arredores, mas agora pelo seu valor histórico. Conheça algumas delas aqui, e não deixe de incluí-las no seu planejamento do que fazer em Vassouras.

Fazenda Cachoeira Grande

A Fazenda Cachoeira Grande pertenceu, no século XIX, a Francisco José Teixeira Leite, que viria a ser conhecido, mais tarde, como Barão de Vassouras. Mesmo não sendo a maior da cidade, a propriedade trouxe a ele grande prosperidade, primeiro através do café e posteriormente através do beneficiamento de alimentos. Atualmente, a Fazenda foi revitalizada e está aberta a visitação.

Um dos proprietários te guiará pelo espaço, onde você pode contemplar a belíssima paisagem formada pelo lago que pertence à propriedade, além de poder conhecer o requintado ambiente interno da sede, que, apesar de não conservar os móveis originais, roubados durante os anos em que a fazenda ficou abandonada, guarda algumas relíquias, como uma cadeira pertencente a D. Pedro II, e móveis da poetisa Cecília Meireles.

A Fazenda Cachoeira Grande também conta com um acervo de carros antigos, que pertenceu a um dos proprietários.

Fazenda São Luiz da Boa Sorte

A Fazenda São Luiz da Boa Sorte se formou a partir da união de duas importantes fazendas: a São Luiz e a Boa Sorte. Além de um cenário exuberante para um passeio, as visitas guiadas à Fazenda incluem, ainda, o Museu do Café, que traz importantes informações sobre essa bebida e sua relação com a história do Brasil. Os amantes de história – e também os amantes de café – vão se deliciar com esse rico acervo.

Fazenda Mulungu Vermelho

Uma das mais prósperas da região no período do auge da produção de café, a Fazenda Mulungu Vermelho faz parte do circuito de fazendas que podem ser visitadas em Vassouras. O nome Mulungu Vermelho remete a uma árvore que se encontra em grande quantidade na propriedade.

O solar da Fazenda data de 1831, e você pode conhecer este cenário histórico tão importante em uma visita guiada pela Fazenda.

Jardim Ecológico Uaná Etê

Se você procura o que fazer em Vassouras, eu aconselho que não deixe de visitar o Jardim Ecológico Uaná Etê. Mais do que um simples Jardim, este é um espaço lúdico de encontro entre arte e natureza e guarda uma variedade de atrações que se inserem na linda paisagem do jardim. É o caso, por exemplo, do Labirinto da Música, o primeiro labirinto paisagístico dedicado à importância da música no mundo. Outra atração linda e simbólica é a Árvore das Infinitas Possibilidades, na qual os viajantes penduram fitas contendo seus desejos. No Jardim Ecológico você também tem a chance de conhecer o Jardim dos Cristais, que propõe uma reflexão sobre os minerais, além da exposição permanente chamada Bosque dos Sinos e de outras mágicas atrações.

O que fazer em Vassouras: Centro Histórico

O centro histórico também reserva boas atrações para quem procura o que fazer em Vassouras. Fique aqui com algumas dicas:

Praça Barão de Campo Belo

Um dos pontos que conserva grandes marcos da história de Vassouras é a charmosa Praça Barão de Campo Belo, que é um dos principais cartões-postais da cidade e símbolo do seu centro histórico.

Um lindo chafariz, datado de 1846, enfeita a Praça, que é cercada por edifícios históricos, como a antiga casa do Barão de Itambé e pelas imponentes palmeiras imperiais.

É também na Praça Barão de Campo Belo que fica localizada a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Construída em 1828, a Igreja possui características do estilo neoclássico e foi construída no lugar antes ocupado por uma capela.

Atrás da Igreja Matriz, está a rua conhecida como Rua das Árvores Centenárias, que, como o nome já diz, está cheia de árvores antigas, com grandes e belíssimos troncos e frondosas folhas. Vale a pena parar para apreciar e tirar uma foto.

Centro Cultural Cazuza

Se você é fã do artista mais “exagerado” da música brasileira e procura o que fazer em Vassouras, precisa conhecer o Centro Cultural Cazuza. O Museu tem sua sede em um casarão histórico no entorno da Praça Barão de Campo Belo. O edifício, de 1845, possui estilo neoclássico e já foi casa de diversos nomes importantes na história da cidade, sede de clubes, colégios e de um centro cultural.

Mas, além de toda essa importância histórica, foi nessa casa em que nasceu Lucinha Araújo, a mãe de Cazuza, e ela onde conheceu o pai do artista, João Araújo, tendo sido também muito visitada pelo cantor durante sua infância.

Inaugurado em 2018, ano em que Cazuza completaria 60 anos, o Centro Cultural possui uma sala de exposições, sala multimídia, biblioteca e uma sala permanente com objetos, prêmios e documentos que pertenceram ao cantor e compositor que marcou a música brasileira.

Estação Ferroviária

Durante o auge do cultivo de café na região, Vassouras se tornou um polo importante. Nesse período, por volta do século XIX, o principal meio de transporte era o transporte ferroviário. Somente nos anos 70 é que a Estação de Vassouras foi desativada e, mais tarde, se tornou um ponto turístico da cidade.

Dentro da Estação, você pode visitar o Memorial do Trem, que exibe equipamentos, fotografias e peças utilizada nos trens durante o período em que a locomotiva transportava os barões para a capital, tendo sido essencial para o desenvolvimento da cidade.

Museu Casa da Hera

Bom, você deve ter observado que, assim como a economia de Vassouras girava em torno do café durante séculos passados, o turismo na cidade continua se alimentando desse período da história. O Museu Casa da Hera segue essa temática, apresentando a história do café no Vale do Paraíba do Sul.

O Museu é no estilo museu-casa, tendo sua sede na casa que pertenceu à família Teixeira Leite desde o século XIX. . Em 1968, a antiga residência se transformou em Museu, tendo sido tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). É bastante interessante para quem busca conhecer o estilo de vida de épocas antigas.

Onde ficar em Vassouras

Agora que você já está por dentro das melhores dicas do que fazer em Vassouras, falta decidir onde se acomodar para aproveitar seu destino. Separei algumas acomodações em Vassouras com um bom custo benefício para você.

A primeira delas é o Hotel Santa Amália. Este Hotel possui quartos individuais ou quartos para famílias, além de oferecer boas opções de lazer para os hóspedes, como piscina ao ar livre, parquinho infantil, bar e restaurante. O buffet de café da manhã é incluso na diária.

A segunda dica para quem procura o que fazer em Vassouras para se hospedar bem é a Vila Hibisco Pousada e Apart. Suas acomodações possuem varanda com vista para o jardim, tv de tela plana, ar condicionado e outros confortos. Nas áreas comuns, a Pousada possui piscina ao ar livre, lounge compartilhado, restaurante e jardim. O Café da manhã também é oferecido pela Vila Hibisco.

Dicas para os viajantes

Gostou dessas ideias do que fazer em Vassouras?

A “princesinha do café” tem charmosas atrações que vão te proporcionar uma boa viagem.

Na hora de montar seu roteiro, reserve uma tarde ou uma manhã para visitar as atrações do Centro Histórico. Elas são bem próximas umas das outras e você consegue aproveitar bem seu tempo. A preocupação com o deslocamento surge mais na hora de visitar as fazendas mais afastadas. Você pode alugar um carro ou entrar em contato com as agências locais de turismo para organizar uma ida até elas.

Boa viagem e aproveite Vassouras!

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
42FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.