Cultura, história, praias e muita moqueca capixaba marcam os dias de quem passa por aqui. Vitória é uma capital com altíssima qualidade de vida, vistas de cartão postal e opções de passeios para todos os gostos.
Quem procura cultura e história encontra na cidade alta um prato cheio!
São dezenas de igrejas, museus, conventos e palácios ilustrando o período da colonização capixaba.
Já os amantes de praias podem relaxar sob as sombras das castanheiras na Ilha do Boi ou fazer uma caminha ao fim da tarde no calçadão de Camburi.
Se o importante pra você é estar em contato com a natureza, além das praias vários parques complementam a experiência, com jardins sensoriais, trilhas, área de preservação da Mata Atlântica e mirantes com vistas de perder o ar!
Seja qual for o estilo, na hora da fome tudo se resolve com uma boa moqueca capixaba ou um bobó de camarão!
Como chegar em Vitória
Vitória é uma capital super acessível, você pode chegar de avião, ônibus, carro e até trem! O aeroporto de Vitória recebe vôos diários de várias cidades do país.
Quem vai de ônibus têm as opções das viações União, Kaissara, Águia Branca e Rio Doce e de carro o acesso é pela BR-262, para maiores informações de horários e valores, acessem o site da ClickBus.
Quem vem de Belo Horizonte pode chegar de trem, que é uma experiência a parte!
A viagem é um pouco longa, chega a 14 horas e as poltronas não são tão confortáveis como as de um ônibus, em compensação, o valor da passagem é bem mais barato que o do ônibus (R$120,00), chegando a custar quase a metade, R$73,00.
As Praias de Vitória
Praia de Camburi
É uma das praias mais movimentadas de Vitória, apesar de não ser a melhor opção para banho. O que atrai as pessoas para essa praia é o imenso calçadão que foi recentemente reformado, os parques, quadras e quiosques.
Camburi tem uma ótima estrutura pra quem gosta de esportes, várias pessoas se reúnem ali para correr, andar de patins, skate ou bicicleta e jogar vôlei na areia. Os quiosques e barzinhos fazem a alegria de quem só quer tomar uma cerveja ou comer um peixe olhando pro mar.
Praia do Canto
É uma das mais centrais da cidade, e o destaque vai para sua vida noturna, tanto os esportistas como os boêmios encontram seu lugar ali. Calçadão, quadras, praças e parques fazem parte da estrutura, além, claro, dos quiosques e até um Iate Club.
Durante o dia a praia tranquila fica ideal para esportes náuticos, e lá mesmo encontramos opções de pranchas para alugar.
Curva da Jurema
O melhor aqui é a vista. De frente pras ilhas do Frade e do Boi, você pode ficar por horas naquela areia só admirando a paisagem, sem cansar. A praia é bastante movimentada, tanto durante o dia como a noite.
O mar é calmo, sem ondas, a faixa de areia é extensa e cercada por diversas árvores e coqueiros. Como a maioria das praias de Vitória, possui um calçadão convidativo aos praticantes de esportes.
Ilha do Boi
A Ilha do Boi é um bairro residencial e fica em uma área nobre de Vitória. A Ilha possui duas praias, a praia grande e a praia da direita. Ambas as praias possuem o mar tranquilo, sem ondas fortes. A praia grande tem várias castanheiras em suas areias, que fazem uma sombra fresca e gostosa, vantagem pra quem não levou guarda sol.
Além disso, tem um pouco mais de estrutura e vendedores ambulantes do que a praia da direita, mas mesmo assim, não são muitos. A Ilha costuma ser mais tranquila durante a semana, e nos finais de semana, praias cheias, chegue cedo pra garantir o seu lugar na areia.
Você pode estacionar na própria Ilha (o que pode ser um pouco difícil nos fins de semana) ou pode deixar o carro na Curva da Jurema e seguir caminhando.
Ilha do Frade
Uma das áreas mais nobres de Vitória, a ilha é repleta de grandes mansões. As praias são pequenas e não muito frequentadas, e o mar pode ser agitado.
Para chegar às praias é preciso encontrar pequenas trilhas entre as casas, não há muita sinalização, a não ser nas praias na entrada da ilha, uma de cada lado da ponte.
A praia do lado esquerdo, cheia de barquinhos de pescadores, não é própria para banho, enquanto a do lado direito atraem banhistas e lanchas nos fins de semana.
Jardins e lagos também são parte das atrações, enfeitando o centro da Ilha e servindo de abrigo para vários animais, como patos, gansos e muitas espécies de pássaros.
Outro animal que é comum ser avistado por ali são as tartarugas marinhas.
3 hospedagens com excelente avaliações em Vítoria
($) Os viajantes que querem economizar o Lord Hotel Camburi é um dos hotéis que recomendo mais barato.
($$) Com excelente custo-benefício proximo aos pontos turisticos é o Bristol Alameda Vitória.
($$$) Se quiser hospedar com luxo o Sheraton Vitoria é uma das hospedagens preferidas.
Aos mochileiros de plantão a Guanaaní Hostel é o que eu recomendo. Se você desejar, pode clicar aqui e conferir mais ofertas de hospedagem em Vítoria.
O que fazer em Vitória: Cultura e Religião
Capela de Santa Luzia
A história da Capela se mistura a história da colonização de Vitória, pois ela é considerada a edificação mais antiga da capital, construída no século XVI.
É uma igreja de arquitetura simples, feita de pedra e cal de ostra, e passou por vários processos de restauração ao longo destes anos, estando por muito tempo fechada para visitação, mas foi reinaugurada em dezembro de 2019. Fica localizada na cidade alta, no centro histórico de Vitória.
Catedral Metropolitana de Vitória
Ainda no centro histórico de Vitória, essa Catedral é uma edificação mais recente, suas obras foram finalizadas em 1970, e ela realmente impressiona pela sua imponência e beleza. Inspirada no estilo neogótico, o principal destaque está nos vitrais, são 23 vitrais coloridos, de até 7 metros de altura!
Os vitrais ilustram algumas passagens bíblicas, como Jesus e o milagre dos pães e peixes, por exemplo, e algumas santidades. A Catedral é uma das principais atrações turísticas do circuito cidade alta.
Convento Nossa Senhora do Monte do Carmo
O Convento tem uma grande importância histórica para Vitória. Foi construído no século XVI, e o próprio Dom Pedro II escreveu que foi a igreja mais bonita que ele visitou naquela província.
De lá pra cá, muitas reformas se passaram, algumas partes foram construídas, outras modernizadas e outras demolidas, e hoje encontramos uma arquitetura mais simplista e duvidosa, denominada “eclética”.
No século XVIII, o espaço foi assumido pelo governador, e, durante esse período, abrigou variadas funções, até mesmo de exército.
Centro Cultural SESC Glória
É um dos centros culturais mais completos do país! Ali acontece uma programação bem variada, concertos, teatros, exposições variadas, entre outras atividades.
O centro ainda conta com uma biblioteca especializada em arte e cultura com mais de 7 mil itens em seu acervo e sala de cinema. Você pode consultar a programação pelo site.
Convento de São Francisco
Com mais de 400 anos, o Convento de São Francisco é considerada a segunda construção franciscana mais antiga do Brasil.
Como a maioria das edificações dessa época, várias de suas características originais se perderam em meio às reformas, mas algumas foram mantidas, como a fachada e as muralhas, e outras acrescentadas, como o alpendre em arcos.
O espaço, ao longo de sua história, teve outras utilidades além de convento. Já foi orfanato e até cemitério, e no centro do seu pátio existe um monumento que abriga os ossos das pessoas que haviam sido enterradas ali.
Dentro da capela do convento, a Nossa Senhora das Neves, é possível ver alguns ossos de pessoas que lá foram sepultadas, provavelmente franciscanos ou pessoas de alto poder aquisitivo, que “mereciam” estar próximas de Deus.
O Convento hoje faz parte do circuito turístico de Vitória, e é aberto a visitação de quarta a domingo, das 13 às 17 horas, entrada gratuita.
Santuário Basílica de Santo Antônio
A Basílica impressiona pela sua arquitetura. Sua base foi construída em formato de cruz grega, com uma grande cúpula central que chega a medir mais de 30 metros de altura, e mais quatro cúpulas menores em volta.
A localização também colabora para imponência da basílica, ela fica em um ponto bem alto do bairro Santo Antônio, de onde se tem uma vista privilegiada da cidade.
Igreja de São Gonçalo
A queridinha das noivas, é conhecida como a igreja dos casamentos dourados e felizes. Sua fachada tem estilo barroco, e seu interior abriga as duas mais importantes imagens sacras do estado, vindas de Portugal ainda no século XVIII, são as imagens de Santo Inácio de Loiola e a de São Francisco Xavier.
Aqui ainda se celebra a missa tradicional, em latim, acompanhada de canto gregoriano. As visitas monitoradas são gratuitas, de quarta a domingo, das 13 às 17 horas.
Igreja e Museu Nossa Senhora do Rosário
Um pouco distante do centro histórico de Vitória, a história, beleza e preservação da igreja fazem valer a pena a visita.
Sua fachada no estilo barroco foi preservada, além do corredor com ossos de membros da irmandade e o cemitério, que foi construído para que os negros fossem enterrados, visto que os cemitérios públicos não sepultavam negros, mesmo que alforriados.
Esse templo também foi palco do roubo de São Benedito, que desencadeou em uma rica entre a irmandade do Rosário e o Convento de São Francisco, que, na época, dividiam a posse da imagem.
Palácio Anchieta
No Palácio Anchieta funciona a sede de governo do Espírito Santo, uma das mais antigas do país, mas antes disso, ele foi usado como colégio e igreja, e é lá que está sepultado o Padre José de Anchieta, um dos responsáveis pela sua construção.
O edifício foi construído no século XVI e passou por três incêndios ao longo de sua existência, mas, devido às obras de restauração, sua estrutura se encontra muito conservada.
Fica localizado no centro histórico, em frente ao porto de Vitória, possui visita guiada e a entrada é gratuita.
A visita ao segundo andar, onde funciona a sede do governo, só é possível aos fins de semana, e, se você quiser visitar as duas partes do palácio no mesmo dia, vale a pena se informar antes do horário da visita completa.
Paneleiras de Goiabeiras
Uma das maiores tradições capixabas com mais de 400 anos e tombada como patrimônio imaterial, a produção das panelas de barro começou com os índios, e é passada de geração em geração.
Visitando a associação das paneleiras, você acompanha de perto todas as etapas do processo de fabricação das panelas.
A produção ainda é totalmente artesanal e familiar, e é feita da mesma maneira desde muitos anos.
O local a princípio pode não ser muito agradável aos olhos, se trata de uma barracão simples, dividido em vocês, e fica ao lado de um mangue, mas a experiência cultural e o privilégio de poder comprar uma panela diretamente do artesão tornam o passeio uma experiência única.
Você vai viajar e não sabe se seu plano de saúde tem cobertura nacional?
Diversos convênios médicos não oferecem cobertura fora da sua região! Não viaje preocupado!
Contrate um Seguro Viagem Nacional, para que tenha assistência médica e odontológica, seguro de bagagem extraviada, assistência jurídica e mais um tanto de benefícios.
O que fazer em Vitória: Os Parques
Parque Botânico da Vale
Se você gosta de biologia, ou de estar em contato com a natureza, esse passeio é pra você. Os 33 hectares de área do parque abrigam mais de 140 espécies de árvores, 350 mudas de orquídeas de 113 espécies diferentes, jardim sensorial além de diversos tipos de animais.
O parque conta ainda com um vagão biblioteca, parquinho infantil e trilhas guiadas pela área de preservação. As crianças também amam o passeio, ficam encantadas com a observação de animais! A entrada é gratuita, e as trilhas precisam ser agendadas no próprio parque.
Parque da Fonte Grande
São 217,58 hectares de parque, e uma extensa área de preservação da mata Atlântica. A observação da vegetação e dos animais é ainda mais variada se você percorrer pelas trilhas mata adentro, e, para isso, o parque possui guias gratuitos.
O mirante é a principal atração, a 309 metros de altura, o deque feito em madeira é uma verdadeiro camarote, de onde se tem a visão de toda a grande Vitória, incluindo Vila Velha e os municípios de Serra e Cariacica.
Parque Moscoso
O parque foi construído no século e passado e era ponto de encontro da burguesia. Fica localizado na área central de vitória, contrastando com toda a agitação da cidade, um bom local pra dar uma escapada pra relaxar. Possui alguns lagos, fontes, lanchonetes e até uma concha acústica, que serve de palco para shows e teatros.
Parque Municipal da Fazendinha
Localizado no bairro Camburi, o parque não é muito grande, mas é bonito. A estrutura possui uma lagoa, alguns animais como patos, tartarugas, pavão, peixes, entre outros, árvores frutíferas e um playground. É um passeio bom para se fazer com as crianças.
Parque Pedra da Cebola
Foi o primeiro projeto de recuperação de área degradada pela atividade mineradora da Vale na região. O parque é lindo, um convite para um piquenique, uma caminhada ou mesmo ler um livro sob as sombras de suas inúmeras árvores. Também tem lagoas, alguns animais e muitas galinhas.
O nome é devido a uma pedra em formato de cebola, naturalmente esculpida pela natureza, que repousa sobre uma outra pedra, chamando a atenção de qualquer um que passe por ali e a entrada do parque é gratuita.
Praça do Papa
A praça tem esse nome em homenagem a visita do Papa João Paulo II ao Espírito Santo em 1991, onde foi erguido um monumento em forma de uma cruz curvilínea e uma pomba branca.
Outro símbolo da praça é a rosa do ventos, ao centro e uma esfera de inox. Além disso, é nessa praça que encontramos também o Projeto Tamar e o Projeto Baleia Jubarte.
Praça dos Namorados
É o point para prática de esportes, fazendo desta, uma das praças mais movimentadas da cidade todos os dias. E não é pra menos, a vista para a praia e a marina é de encher os olhos.
Aos sábados, tem feirinha, e as barraquinhas de artesanatos e comidas tomam conta do espaço. Tapiocas, acarajé, frutos do mar, hambúrguer, pastel, caldo de cana, enfim, tem opções para todos os gostos.
Praça da Ciência
A diversão e física se misturam nesse lugar. Na praça, brinquedos educativos que proporcionam aprendizados através de experiências práticas fazem a diversão da criançada e até dos adultos. Tem tirolesas, jogo de espelhos, concha acústica e várias outras opções.
O que fazer em Vitória a noite
Shopping Vitória
O shopping é muito bem localizado, na área mais turística da cidade, perto da terceira ponte, curva da Jurema e praça dos namorados. É grande e conta com uma boa variedade de lojas e praça de alimentação.
Triângulo das Bermudas
Aqui se concentra a vida noturna de Vitória, e o lugar carrega esse apelido a mais de 20 anos, quando havia só três bares que formavam um triângulo, onde os boêmios “se perdiam”. Hoje o lugar possui muito mais que 10 bares, além de restaurantes, pizzarias, entre outros, mas alguns dos antigos confiam lá até hoje, como o Dia DomDom Botequim e o Bar Bilac.
Rua da Lama
Outro ponto de concentração da vida noturna da cidade, porém menos turístico. A rua fica no bairro da Penha, é uma avenida com várias opções de bares também e costuma atrair uma galera mais jovem, por estar próximo a faculdade.
Onde comer em Vitória
Vir a Vitória e não provar a famosa moqueca capixaba é como não vir! Na gastronomia local os peixes e frutos do mar são as estrelas dos cardápios.
Camarão, sururu e caranguejo são os queridinhos, e você consegue encontrar inclusive nas feirinhas de artesanato nas praças ou nos restaurantes self service.
Mas pra quem não abre mão de um bom e renomado restaurante pode optar pelo famoso Ilha do Caranguejo.
Ilha do Caranguejo é um restaurante grande e famoso por lá, um dos maiores do estado, com capacidade para até 600 pessoas. A especialidade da casa são pescados, e o fato de ser um grande restaurante não atrapalha em nada a qualidade, a comida é muito gostosa e caprichosa. Possui também um grande playground pras crianças.
Onde ficar em Vitória
Booking.comGuanaaní Hostel ($)
É o hostel mais reservados pelo os viajantes em Vitória! O Guanaaní Hostel situa-se no centro da cidade, os quartos são acolhedores e oferece ventilador e banheiro compartilhado. E para os viajantes de longa data as toalhas podem ser alugadas.
ibis budget Vitoria ($)
O Ibis budget Vitoria está localizado a 250 metros do shopping Masterplace Mall e a 1,1 km da Praça dos Namorados.
Todos as acomodações oferecem ar-condicionado, televisão de tela plana e banheiro privativo. Você também encontrará um bar no hall.
Ibis Vitória Camburi ($$)
Diversos viajantes escolhe essa opção como hospedagem em Vitória. Esta localizada a 200 metros da Praia de Camburi, bem no coração da capital do Espirito Santo.
O Ibis Vitória Camburi dispõe em suas acomodações com ar-condicionado, assim como estacionamento e internet, todos os dois gratuitos. Com um custo adicional é possível acrescentar um buffet de café da manhã na sua hospedagem.
Sleep Inn Vitoria ($$)
O Hotel Sleep Inn Vitória apresenta academia, serviço de quarto, bar e um café da manha muito bom. Ele tem comodidade para hóspede com mobilidade reduzida. Localizado a 3km da praia de Camburi e a 3,5 km do Convento da Pena.
Golden Tulip Porto Vitória ($$)
Uma das principais opções de hospedagem em Vitória. Com quarto equipados com frigobar, internet e ar-condicionado.
As suítes do Golden Tulip Porto Vitória têm em suas acomodações banheira ou banheira de hidromassagem. Um café da manha fabuloso incluído na sua acomodação.
O que mais fazer em Vitória
O ônibus Panorâmico Bustour
Bustour é um ônibus panorâmico que percorre os principais pontos turísticos de Vitória e Vila Velha. O passeio dura o dia todo, com paradas de 20 a 40 minutos, dependendo da atração e de 1h30 para o almoço. O ingresso custa R$70,00 para adultos e as crianças pagam a metade.
Faz parte do roteiro o centro histórico de Vitória, a Orla das praias de Camburi e Vila Velha, Farol de Santa Luzia, etc. Abuse do protetor solar, o ônibus é aberto e em caso de chuva a empresa distribui capas.
Projeto Tamar
Projeto Tamar uma ótima opção de passeio, no projeto você vê de perto todo trabalho do Tamar de resgate e preservação das tartarugas marinhas. No local há várias piscinas e tanques onde se pode observá-las de perto, aprender mais sobre essa espécie e de quebra tirar ótimas fotos.
O passeio acaba na lojinha do Tamar, com um monte de opções de presentes, souvenir e outras coisinhas fofas, todas com o tema da vida marinha, claro.
Pelos arredores de Vitória
Além das atrações de Vitória, as cidades em volta valem a pena ser visitadas. Vila Velha, Serra, Guarapari tem praias paradisíacas e na região serrana Domingos Martins e Santa Tereza tem parques, vinícolas e uma arquitetura estilo no estilo colonial italiano e alemão.
Vitória é isso, um destino eclético com opções que surpreendem e agradam a todo mundo. Uma cidade grande cheia de prédios rodeada por praias, montanhas, jardins e florestas.
Não é a toa que facilmente você encontra por lá pessoas que estão visitando pela quinta, sexta ou milésima vez.
Planeje sua viagem para Vitória
Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.
Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.
É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.
O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.
Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.