O Que Fazer No Chile: As Cidades Turísticas Que Você Deve Conhecer

América do Sul Chile O Que Fazer No Chile: As Cidades Turísticas Que Você Deve Conhecer

Se você está planejando fazer uma viagem para o Chile, pode ter certeza que encontrará um destino incrível, com paisagens completamente surpreendentes e diferentes entre si. E para te ajudar a decidir qual será o roteiro da sua viagem, vamos falar um pouco sobre o turismo no Chile, levando em consideração as cidades para conhecer no Chile

O país, bem estreito em território, é imenso em relação à variedade de cultura e extremamente rico em história, tudo isso em meio a cenários naturais excepcionais. 

Sua localização é entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes, e é nesses extremos geográficos que é possível encontrar as cidades para conhecer no Chile, que vão desde locais de calor extremo até regiões imensamente frias, passando pelo litoral, áreas montanhosas, geleiras, desertos e vulcões. 

Os lugares para turismo no Chile variam muito, mas você pode ter certeza, em todas elas você encontrará um povo muito hospitaleiro e agradável, fama que os chilenos carregam com orgulho. 

Considerado o país da América Latina com a melhor qualidade de vida, o local combina a modernidade com a sua cultura secular, oferecendo uma ótima infraestrutura turística tornando a visita ao Chile inesquecível.

Acredite: uma viagem pelos pontos turísticos do Chile é inesquecível, onde cada uma tem o poder de te impressionar de maneira diferente. Confira as dicas de cidades para conhecer no Chile:

Viaje pelo conteúdo! Clique nos links e vá direto aos tópicos! ocultar

Santiago | A capital do Chile

Falar sobre as cidades para realizar turismo no Chile sem começar por Santiago seria até estranho, já que a Capital do país é normalmente a porta de entrada ao país usada pelos brasileiros, principalmente se a viagem for feita de avião, já que o Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez, o maior do país, encontra-se na cidade. 

Santiago é uma cidade repleta de atrações, sendo um dos destinos mais desenvolvidos de todo o continente, está localizado em um vale, chamado Valle Central, que possui proximidade tanto da Cordilheira dos Andes como do litoral do país. 

É uma das principais cidades para conhecer no Chile, oferecendo aos visitantes uma infraestrutura impecável, com modernidade combinada a preservação tanto da natureza como de seus edifícios históricos. 

Um dos destaques da cidade está em sua rede de metrôs, que possui veículos confortáveis e modernos, com passagens baratas. 

Dentro os belíssimos pontos turísticos de Santiago, podemos destacar:

Confira aqui as melhores ofertas de Hotéis em Santiago

Catedral Metropolitana e a Plaza de Armas

Plaza de Armas
Plaza de Armas

Considerada o coração da cidade, a Plaza de Armas é o ponto perfeito para começar a sua visita em uma das cidades turísticas do Chile mais famosas. A praça em si é muito bonita, além disso, ao seu redor há vários edifícios históricos impressionantes, com destaque para a Catedral Metropolitana. 

A Catedral foi construída no ano de 1800, sendo um conjunto arquitetônico incrível e a principal igreja católica do país. 

Além de conhecer a praça você pode caminhar pelas ruas da região, observando e visitando prédios históricos, como o edifício do Correio, além dos inúmeros cafés e bares. 

Palácio de La Moneda | Sede do presidente do Chile

Palácio de La Moneda
Palácio de La Moneda

Considerado um dos pontos turísticos mais famosos do país, é o local onde se encontra a sede presidencial do Chile. 

Assim como representa um ponto muito importante para a história do Chile, já que foi no palácio onde ocorreram os ataques que derrubaram o governo democrático no ano de 1973, colocando Pinochet no poder por 17 anos. 

Mercado Central 

Dentre as cidades para conhecer no Chile, Santiago é a que possui o Mercado Central mais agitado, nele você poderá encontrar diversos produtos alimentícios e experimentar pratos típicos da culinária chilena. 

Museu Nacional de Belas Artes

Se você é do tipo que se interessa muito pela história e cultura durante uma viagem, não pode deixar de incluir no seu roteiro passeios em museus. 

Santiago está repleto de museus dedicados aos mais diversos conteúdos, mas quero destacar aqui esses três. 

O Museu Nacional de Belas Artes está anexado ao Museu de Arte Contemporânea. No local você poderá conferir mais de 5 mil peças que contam a história da arte chile e também estrangeira. 

Museu de Arte Pré-Colombiana

Já para quem tem interesse em conhecer mais das civilizações do continente sul-americano antes da colonização, o Museu de Arte Pré-Colombiana é um prato cheio! Está repleto de objetos das antigas civilizações.  

Museu La Chascona

A La Chascona é uma das três casas de Pablo Neruda no Chile, onde você poderá conhecer um pouco mais sobre a sua trajetória. 

Cerro San Cristóbal, Parque Metropolitano e Cerro Santa Lucía

Cerro Santa Lucía
Cerro Santa Lucía

Apesar de Santiago ser uma cidade extremamente modernizada, conta com vários pontos onde você pode ter contato com a tranquilidade que só a natureza proporciona. 

O Parque Metropolitano abriga piscinas públicas, um zoológico e também a trilha para subir até o Cerro San Cristóbal, ponto mais alto da cidade, onde é possível ter uma vista panorâmica de grande parte da capital. No alto também há uma capela em homenagem a Imaculada Conceição. 

Bem no centro de Santiago está o Cerro Santa Lucía, um local com vários jardins e monumentos, além de uma trilha que sobe até o seu ponto mais alto, sendo o local perfeito para você fugir um pouco da movimentação da cidade e até mesmo apreciar o pôr do sol por um ângulo diferente. 

Visite os Bairros Providência, Las Condes, París y Londres, Bellavista e Lastarria

París y Londres
París y Londres

Um jeito fácil de organizar um roteiro de viagem para conhecer Santiago é pensar nos bairros que deseja visitar. 

Santiago possui vários bairros interessantes além do centro, como Providência, local que você deve visitar caso deseje fazer compras, ou Las Condes, local com várias construções incríveis. 

Em Bellavist e Lastarria você poderá encontrar muita arte e cultura, sendo considerados bairros boêmios. Já em París y Londres você poderá apreciar a arquitetura de edifícios que lembra muito os prédios europeus. 

Vale Nevado e a Cordilheira dos Andes

Valle Nevado é um centro de esqui chileno situado na Cordilheira dos Andes
Valle Nevado é um centro de esqui chileno situado na Cordilheira dos Andes

Clique aqui para ver as melhores ofertas de Hotéis no Vale Nevado

Uma das melhores formas para conhecer a grandiosa Cordilheira dos Andes a partir do Chile é pelas estações de esqui, várias delas se encontram bem próximas de Santiago. 

É possível observar melhor essa cadeia de montanhas a partir de mirantes, além de praticar esportes na neve, sendo divertido e impressionante ao mesmo tempo. Para ver a Cordilheira cheia de neve, o melhor é fazer esse passeio durante o inverno, entre junho e outubro. 

Valparaíso

Uma cidade que você tem que incluir no seu roteiro de turismo no Chile é a cidade turísticas de Valparaíso, uma cidade litorânea que fica próxima a Santiago.

Valparaíso é considera a cidade mais colorida do Chile, foi a primeira capital do país e atualmente é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Possui inúmeras casas coloridas construídas ao estilo de arquitetura portenha. 

Valparaíso, formada por morros, é muito famosa pelos seus cerros, que proporcionam uma visão incrível de vários pontos turísticos de Valparaíso e pelos seus, seus bares e restaurantes, com gastronomia riquíssima, além de ser considerada uma dos maiores polos da arte no país. 

Em sua viagem ao país você com certeza irá querer incluir Valparaíso na sua lista de cidades para conhecer no Chile, já que essa é a mais visitada de todo o país. 

Os pontos turísticos de Valparaíso vão desde locais com muita cultura até regiões de muito contato com a natureza:

Conheça aqui as melhores ofertas de Hotéis em Valparaíso

Bairro Puerto e Plaza Sotomayor 

Plaza Sotomayor
Plaza Sotomayor

No Puerto você poderá apreciar diversas embarcações atracadas na costa, com várias oferecendo passeios entre as praias de Valparaíso, além de uma feira de artesanatos. 

Na Plaza Sotomayor você poderá ver um monumento em homenagem aos marinheiros chilenos, além do Edifício da Armada do Chile, ponto onde ocorrem diversos encontros culturais. 

Parque Cultural de Valparaíso 

O edifício do parque foi há tempos atrás uma prisão pública, no entanto, atualmente funciona como um local para se expressar de forma artística. 

Você poderá aproveitar apresentações das mais diversas formas, lançamentos de livros, oficinas de arte e diversas exposições em sua visita. 

Os museus de La Sebastiana, Marítimo e Municipal de Belas Artes 

Dentre as cidades turísticas do Chile, Valparaíso é a que guarda o principal Museu em homenagem a Pablo Neruba o grande poeta chileno: a casa La Sebastiana. Foi a principal casa do artista no país, localizada no alto de uma colina, expõe sua história e diversos de seus objetos pessoais. 

Se você se interessar pela história naval, o Museu Marítimo irá te proporcionar uma visita bem interessante, com mais de 3 mil objetos em exposição. 

Já o Museu de Belas Artes conta com um acervo de pinturas do século XIX e XX, sendo ele localizado em uma mansão construída no ano de 1916. 

Cerros de Concepción, Bellavista e Alegre 

Famosa pelos seus Cerros, Valparaíso é uma das cidades para visitar no Chile que encanta a todos que querem ter uma visão panorâmica de parte do país. 

O Cerro Concepción é o local perfeito para uma caminhada e também para apreciar a vista do litoral, existe um passeio que liga ele ao Cerro Alegre, chamado Yugoslavo. 

Quem visita o Cerro Alegre irá encontrar muita diversão, principalmente durante a noite, onde diversos bares oferecem ótima comida, bebida e música ao vivo. Entre ele e o Cerro Concepción você poderá encontrar diversos pontos turísticos de Valparaíso. 

Uma das inúmeras artes de ruas encontradas em Valparaíso
Uma das inúmeras artes de ruas encontradas em Valparaíso

As Praias de Las Torpederas, San Mateo, Las Docas e Caleta Portales 

Apesar das principais atrações de Valparaíso não serem suas praias, você poderá aproveitar um dia de mar na cidade, se desejar. 

Das praias citadas, a Las Tropederas é a mais visitada da cidade, possui água cristalina, um mar bem tranquilo e fica bem próxima de linhas de ônibus, restaurantes e bares. 

A Praia San Mateo foi construída pelo governo, e conta com uma piscina com água do mar, duchas e quiosques. 

Las Docas é perfeita para quem busca mais tranquilidade, essa sendo envolta por bastante verde, apesar de a região ser tranquila, o mar é bem agitado. Está localizada ao sul de Valparaíso. 

Bem próxima de Viña del Mar, a Praia Caleta Portales conta com uma extensa faixa de areia, ótimos restaurantes e também brinquedos para crianças instalados em algumas épocas do ano. 

Viña del Mar 

Pertinho de Valparaíso está Viña del Mar uma das cidades para conhecer no Chile litorâneas, mas além das praias, ela também é rica em sua culinária, cultura e arquitetura. 

A cidade de Vinã del mar conta com restaurantes de ótima qualidade e que merecem ao menos um tempinho do seu dia para experimentar pratos especiais, além disso, possuem em seu território diversos palácios que impressionam a qualquer um. 

É uma das principais cidades turísticas do país, apresentando atrações incríveis para seus visitantes, devendo estar em todos os roteiros de turismo no Chile.

Viña del Mar é a cidade litorânea mais próxima da capital, procurada principalmente pelas suas praias, conta com diversos outros pontos turísticos interessantes:

Veja aqui as melhores ofertas de Hotéis em Viña del Mar

Castelo Wulff

Castelo Wulff
Castelo Wulff

Visitar esse Castelo é um passeio indispensável para fazer na cidade. A construção foi iniciada no ano de 1904, localizada acima de rochas com vista para a praia Miramar. 

Atualmente o Castelo pertence a Viña del Mar, ocorrendo no local diversas exposições artísticas. 

Avenida Perú e Reloj de Flores

Caminhando pela Avenida Perú você conseguirá apreciar um belo pôr do sol e se conectar com a cidade.

Você poderá apreciar o Reloj de Flores no final da Avenida Viana, sendo esse um dos pontos mais procurados de Viña del Mar. 

Parque Quinta Vergara 

Esse parque conta com belos jardins onde você poderá conhecer milhares de espécies de plantas do mundo todo, além disso, nas suas dependências está o Museu Artequin, um museu interativo focado no contato das crianças com a arte. 

No Parque ainda há o Palácio Vergara e o Anfiteatro de la Quinta Vergara. O primeiro possui arquitetura no estilo gótico veneziano, já o segundo prédio é mais moderno, mas impressiona da mesma maneira. 

As praias de Los Marineros, Reñaca, Los Enamorados, Amarilla, El Sol e Muelle Vergara

As praias de Vinã del Mar
As praias de Vinã del Mar

A maioria dos turistas vão até Viña del Mar em busca da possibilidade de curtir um dia na praia, já que a cidade oferece diversas opções para curtir o litoral. 

A Playa de Los Marineros possui areia branca, mar calmo, parques de diversões para crianças, bares e restaurantes. Além de uma boa estrutura, a praia fica em rente a antigos canhões usados durante a Guerra do Pacífico. 

Reñaca é uma das praias mais procuradas pelos turistas, conta com uma orla grande, que é agitada tanto durante o dia quanto a noite, perfeita para quem está procurando bastante diversão. 

A Praia Los Enamorados é recomendada para quem deseja curtir um dia mais tranquilo em um local paradisíaco, já que é considerada uma das mais belas do país, assim como a Praia Amarilla. Ambas se encontram distantes do centro de Viña del Mar, a primeira a cerca de 40 km ao norte e a segunda a 15 km na mesma direção. 

No centro de Viña del Mar você poderá curtir a Praia El Sol, que divide a faixa de areia com Acapulco, separadas por um píer. Já que são de fácil acesso, costumam ser bem cheias. 

O Muelle Vergara não é uma praia em sim, na verdade é uma obra de engenharia localizada em um píer, que atualmente foi tombada como Patrimônio Histórico. O passeio até o monumento é bem interessante, já que a região é muito bonita. 

Ilha de Páscoa | Região de Valparaíso no Chile

Ilha de Páscoa
Ilha de Páscoa

A ilha é uma das cidades para visitar no Chile que quase sempre está no roteiro dos turistas, já que é um local que causa entusiasmo só de pensar em visitá-lo. É a última fronteira da América do Sul, sendo verdadeira uma ilha isolada do mundo. 

A ilha está a 3.500 km da costa do Chile. Por volta do ano 1.000 ela era considerada o “umbigo do mundo”. Toda a sua existência está repleta de mistérios, sendo uma das principais cidades para se conhecer no Chile se você curte muita história e simbolismos. 

A principal atração da ilha está espalhada em vários pontos dela: os moais. Esses consistem em enormes estátuas feitas de pedra vulcânica, com alturas de 1 a 10 metros de altura, e algumas com até 80 toneladas. 

Não se sabe ao certo como elas foram construídas ou qual era a sua função, já que a cultura dos povos que viveram na região foi quase que completamente apagada. 

Conheça aqui as melhores ofertas de Hotéis em Ilha de Páscoa

Moais de Ahu Akivi, Ahu Nau Nau e Ahu Tongariki 

Essas são algumas das plataformas de moais espalhadas pela ilha. A primeira, Ahu Akivi, possui sete estátuas e se destaca das demais devido ao fato de não se encontrar na costa. 

O Ahu Nau Nau conta com várias estátuas, e está localizado na praia de Anakena. Os moai estão bem conservados e a paisagem do local é muito bonita. 

Por último, o Ahu Tongariki conta com 15 moai em pé, sendo um dos pontos mais procurados da ilha, pela beleza extrema dessa plataforma, que é a maior da ilha. 

Orongo 

Essa é uma antiga aldeia usada para uma cerimônia nos tempos remotos, hoje, é possível avistar diversas casinhas feitas em pedra e apreciar uma paisagem incrível.

A visita a ilha é paga, e o valor do ingresso da direito a visita ao vulcão Rano Raraku. 

O vulcão é um dos pontos mais famosos da ilha, suas encostas foram utilizadas para construir os moais.

É um vulcão inativo, sendo possível conhecer a sua cratera, onde há um lago. Em seu entorno há mais de 400 estátuas moai, incluindo o maior da ilha, com 21 metros. 

San Pedro de Atacama | Antofagasta no Chile

San Pedro de Atacama
San Pedro de Atacama

San Pedro de Atacama é a menor das cidades para conhecer no Chile, porém, uma das que carrega mais atrações turísticas, já que essa é porta de entrada para conhecer o famoso Deserto do Atacama. 

E se você quer explorar por completo as opções de turismo no Chile, o deserto do Atacama deve estar incluído neste roteiro.

A cidade de San Pedro de Atacama em si é composta por casas feitas de adobe e estradas de terra, o povoado é simples e sobrevive com o turismo, por isso, conta com muitos hotéis, lojinhas e restaurantes. 

O que impressiona mesmo são as diferentes atrações naturais que você encontrará no Deserto, que varia desde vulcões até lagoas de um azul sem igual. Esse é o deserto com maior altitude do mundo, e também o mais seco. 

No geral, é indicado que se passe cerca de 6 dias para aproveitar as principais atrações do Deserto do Atacama

San Pedro de Atacama é considerada um dos melhores lugares para observar o céu durante a noite, proporcionando ótima visão dos astros. 

Das cidades para conhecer no Chile, San Pedro de Atacama, com certeza, é uma das que reserva alguns dos passeios mais impressionantes:

Confira aqui as melhores ofertas de Hotéis em San Pedro de Atacama

Salar de Atacama e Salar Tara 

O Salar de Atacama é com certeza o passeio mais procurado na região, fica a cerca de 55 km do centro de San Pedro de Atacama, e consiste em um imenso deserto de sal. 

No Salar você poderá apreciar algumas lagunas, como a Laguna Chaxa, ponto habitado por dezenas de flamingos, a Miscanti e a Miñiques, lagunas que ficam  mais de 4 mil metros de altitude, dentre outras. 

O Salar Tara está a mais de 4.800 metros de altitude, no local você poderá avistar animais típicos da região, como lhamas, além de visitar a Laguna Quepiaco, com águas em tom de verde. 

Vale da Lua e Vale da Morte 

Vale da Lua
Vale da Lua

Outros dois pontos bem conhecidos dos desertos são o Vale da Lua, que com sua formação de rochas com areia e sal se assemelha ao solo lunar e o Vale da Morte, com iguais formações. 

Há alguns mirantes onde você poderá parar para apreciar toda a enormidade desses pontos, sendo uma paisagem inesquecível. 

Termas de Puritama 

Consistem em poços de água quente, onde você poderá relaxar um pouco em meio ao deserto. Essas Termas são privadas, mas vale a pena a visita, sendo possível aproveitar momentos bem tranquilos e relaxantes em uma das 8 piscinas. 

Geyseres del Tatio 

Geyseres del Tatio
Geyseres del Tatio

Outra das atrações que chamam atenção em San Pedro de Atacama são os Geyseres, que são formações rochosas que que contem água muito quente e sua cortina de fumaça são lançadas as alturas. 

Pucón | Araucanía no Chile

Pucón é outra das cidades para conhecer no Chile que apesar de pequena, proporciona aos seus visitantes passeios incríveis. 

A cidade de Pucón conta com uma ótima infraestrutura para atende os turistas, combinada a uma paisagem muito interessante, já que está bem aos pés do vulcão Villarrica, que é ativo, sendo o mais perigoso do Chile. 

Durante o ano todo é possível fazer vários passeios legais em Pucón, como praticar esportes náuticos no lago Villarrica, caminhadas e cavalgadas nas mais diversas trilhas ou aproveitar da boa gastronomia da cidade. 

Pucón conta também com uma estação de esqui na encosta do vulcão, que é uma das atrações mais interessantes durante o inverno, uma ótima opção de turismo no Chile no inverno. Confira os pontos turísticos imperdíveis de Pucón:

Clique aqui para ver as melhores ofertas de Hotéis em Pucón

Vulcão Villarrica 

Vulcão Villarrica
Vulcão Villarrica

O atrativo mais famoso de Pucón é com certeza o vulcão, que tem o seu cume em 2.874 metros de altitude. 

O vulcão ativo é chamado pelos povos nativos de “casa do demônio”. Apesar do nome um pouco intimidador, é possível subir a encosta do vulcão, onde você aproveitará as mais diversas paisagens. 

Santuário El Cañi

Já o Santuário El Cañi é uma das reservas privadas mais importantes do país, com uma área total de 500 hectares, você poderá conhecer todos os encantos de uma floresta repleta de araucárias ancestrais. 

Parque Nacional Huerquehue

Já no Parque Nacional Huerquehue você poderá fazer trilhas, se banhar em cachoeiras e apreciar a flora e fauna local. No Parque encontra-se o Lago Tinquilco, que combinado a vegetação ao seu redor proporciona uma paisagem encantadora. 

Parque Nacional Villarrica

No Parque Nacional Villarrica você encontrará alto contato com a natureza, além das Termas Geométricas, uma das atrações mais procuradas de Pucón.

Consistem em piscinas naturais de água quente, que possuem um formato bem interessante, além de claro, proporcionar um banho extremamente relaxante. 

Termas Geométricas
Termas Geométricas

As Cachoeiras dos Los Três Saltos, Ojos del Caburga e Salto La China 

Se você é do tipo que adora aproveitar um banho de cachoeira, Pucón apresenta inúmeras opções. A Cachoeira Los Três Saltos tem um espaço bem aconchegante em meio a um vale. 

A Ojos del Caburga impressiona tanto pela transparência da água quanto pelo verde ao seu redor, resultando em um cenário paradisíaco. 

Já a cachoeira Salto La China é perfeita para quem quer se aventurar mais, já que nela é possível fazer rapel ou descer de tirolesa. 

Punta Arenas | Magalhães no Chile

Punta Arenas
Punta Arenas

Considerada a capital da Patagônia, o polo de turismo do Chile, essa é uma das principais cidades para conhecer no Chile quando se trata dessa região do país. 

Até o ano de 1914, antes do canal do Panamá, Punta Arenas era o principal porto de navegação entre o oceano Pacífico e Atlântico.

O local é encantador, possui mais de 50 monumentos espalhados pela cidade, belas paisagens naturais e atrativos culturais. 

Conheça os pontos turísticos mais procurados de Punta Arenas:

Conheça aqui as melhores ofertas de Hotéis em Punta Arenas

Os mirantes de Cerro La Cruz e Cerro Mirador 

Um dos passeios mais interessantes para se fazer em Punta Arenas é aproveitar a vista da cidade a partir de um mirante, como o Cerro La Cruz e o Cerro Mirador, os dois pontos mais altos de Punta Arenas. 

Em dias com sol é possível avistar além da cidade, localidades vizinhas, como Porvenir. 

Plaza de Armas e Cemitério Municipal 

A Plaza de Armas é o ponto mais famoso de Punta Arenas. No local há um monumento em homenagem a Fernão de Magalhães, antigo governador da época colonial. Ao redor da praça encontram-se vários edifícios históricos, todos com uma linda arquitetura. 

Apesar de a ideia de visitar um cemitério não pareça tão interessante, no entanto, em Punta Arenas o cemitério conta com belos mausoléus, capelas e jardins. 

É um ponto bem interessante, oferecendo a possibilidade de apreciar o espaço de várias sociedades diferentes: há um espaço para os imigrantes franceses, croatas, dentre outros, além de um para as famílias tradicionais da Punta Arenas. 

Pontos para fazer compras: Mercado Municipal e Zona Franca 

Visitar o Mercado Municipal das cidades te proporciona muito mais contato com a população local, além disso, no Mercado Municipal de Punta Arenas você poderá comer pratos típicos da região a base de frutos do mar, com preços justos. Além de alimentos, no mercado você encontra agasalhos e souvenirs. 

Outra região para fazer compras em Punta Arenas é na Zona Franca, que vende de tudo: cosméticos, roupas, eletrônicos, free shops e até concessionárias. Tudo isso com um diferencial, todas as lojas da área são livres dos impostos chilenos. 

Caminhada na orla e passeio até a Isla Magdalena 

Durante uma caminhada pela orla de Punta Arenas você encontrará diversos monumentos e poderá apreciar as mais belas paisagens, que rendem fotos incríveis. 

Também é possível navegar até a Isla Magdalena, que consiste na colônia de pinguins mais famosa de todo o Chile. 

Puerto Varas e Puerto Montt 

Se você pretende visitar realizar turismo no Chile pela Região Los Lagos, essas duas cidades para conhecer no Chile são indispensáveis, já que uma é a capital da região (Puerto Montt) e a outra é considerada a capital turística (Puerto Varas). 

Assim como as demais regiões do Chile, Los Lagos impressiona com paisagens indescritíveis, variando entre montes, cachoeiras, vulcões e lagos. 

Como as duas cidades são bem próximas, com uma distância de apenas 19 km entre uma e outra, vou falar sobre elas juntas:

Os pontos turísticos de Puerto Montt

Puerto Montt é a porta de entrada para a região, já que o aeroporto que recebe voos de outras localidades do Chile encontra-se na cidade. 

A cidade de Puerto Montt é portuária e guarda resquícios da cultura alemã devido à colonização. É o ponto de partida para a Patagônia chilena e conecta o país com várias outras regiões por vias marítimas. Os seus pontos turísticos:

Veja aqui as melhores ofertas de Hotéis em Puerto Montt

Parque Nacional Alerce Andino 

Esse parque tem uma área de quase 40 mil hectares, onde há diversos bosques, com mata típica da Patagônia. No parque você encontrará diversas lagoas e poderá ter contato com a fauna e flora local. 

No parque é possível fazer trilhas onde você poderá acompanhar de perto belas paisagens, com cachoeiras e lagoas e muita mata ao redor. 

Praça das Armas e Casa de Arte de Diego Rivera 

Principal praça de Puerto Montt, ela foi construída em homenagem ao fundador da cidade. O ambiente é bem familiar, com jardins, estátuas e uma fonte, perfeito para relaxar durante a tarde. 

Se você se interessa por um passeio mais cultural, a Casa de Arte Diego Rivera possui várias exposições, desde fotografias, cerâmicas e gravuras, até apresentações de dança, música e teatro. 

As Ilhas de Maillén, Huar e Tenglo 

Essas três ilhas se encontram na baía de Puerto Montt, onde há também o vulcão Calbuco, formando uma paisagem incrível. 

É possível navegar até a Ilha Tenglo em apenas 5 minutos de barco, de lá, você poderá acessar um mirante e ter uma vista panorâmica da cidade e de toda a baía. 

Os pontos turísticos de Puerto Varas

Punta Varas
Punta Varas

Puerto Varas é bem menor que a cidade vizinha, mas reserva igualmente ótimas atrações turísticas, sendo uma indicação imperdível das cidades para conhecer no Chile. 

Dentre as cidades para fazer turismo no Chile na Região dos Los Lagos, essa é a mais buscada pelos turistas. Conhecida como Cidade das Rosas, foi colonizada pelos alemães, possuindo diversas casas em arquitetura típica enxaimel.

Confira aqui as melhores ofertas de Hotéis em Puerto Varas

Parque Nacional Vicente Perez Rosales 

Nesse parque você encontrará os principais pontos turísticos de Puerto Varas, já que nele está localizado o Vulcão Osorno, os Lagos Llanquihue e Todos os Santos, e os Saltos do Rio Petruhué, dentre diversas outras atrações naturais. 

O Vulcão Osorno possui 2.652 metros de altura e faz parte da paisagem de Puerto Varas, se localizando entre os principais lagos do parque. Seu cume fica sempre nevado, e o acesso até ele é feito a partir de um teleférico em uma estação de esqui. 

O Lago Llanquihue é o segundo maior lago do país e o terceiro maior lago natural de todo o continente, com uma superfície de 860 km². Além de um cenário muito bonito, é possível caminhar ao redor do lago, navegar e até mesmo mergulhar em suas águas. 

Já o Lago Todos Los Santos se destaca pela coloração de suas águas em tons de verde esmeralda. É possível navegar no lago, para avistar as lindas cascatas de água, ou apenas apreciar a paisagem, já que ele é cercado por bosque nativo e cordilheiras. 

Muelle Piedra Plein e Cassino 

O Muelle Piedra Plein é um píer, ao seu redor encontra-se um belo jardim e também a Casa do Turista, onde você pode se informar sobre os passeios de Puerto Varas. 

Puerto Varas também conta com um Cassino, local onde você pode se divertir jogando alguns jogos de sorte, além de comer muito bem em seu restaurante. 

No centro de Puerto Varas você também pode passar pela Plaza de Armas e visitar a Iglesia Corazón de Jesus, sua capela central. 

Puerto Natales 

Mais uma das cidades turísticas do Chile, Puerto Natales encontra-se no sul do país, em meio a Patagônia, possuindo uma grande variedade de belas paisagens compostas por fiordes, canais, lagos, montanhas e glaciares. 

Se você quer conhecer mais da Patagônia chilena, pode usar Puerto Natales como base. Por sua proximidade com vários pontos importantes da região, Puerto Natales é uma das principais cidades para conhecer no Chile. 

Clique aqui para ver as melhores ofertas de Hotéis em Puerto Natales

Parque Nacional Torres del Paine 

Parque Nacional Torres del Paine
Parque Nacional Torres del Paine

Esse é um dos principais locais procurados por quem quer conhecer mais da Patagônia chilena. O parque abriga diversas florestas, montanhas, glaciares, cachoeiras e uma fauna extremamente rica. 

O Parque é considerado Reserva da Biosfera pela UNESCO, e é considerado por muitos o parque mais bonito do país inteiro. 

Toda a área do parque está ao redor de um conjunto de montanhas, que possuem em seu entorno geleiras, lagos de degelo e muita mata nativa andina. 

É possível aproveitar o dia para ter muito contato com a natureza e relaxar, fazer trilhas, e até mesmo se arriscar no Circuito W, indicado para quem tem experiência com trilha, pois consiste em um caminho entre os vales do parque com duração de 4 dias. 

Cueva del Milodón

Uma caverna pré-histórica, que possui vestígios de um animal do período. Na região também há outras atrações: Silla del Diablo, Cueva Chica e Cueca del Medio.

Glaciares de Serrano, Balmaceda e Grey

Puerto Natales é repleta de glaciares, todos se encontram dentro de seus parques ambientais. O Glaciar Serrano e o Balmaceda estão dentro do Parque Nacional Bernardo O’Higgins. É possível navegar entre os fiordes e apreciar a vida marinha. 

Já o Glaciar Grey está dentro do Parque Nacional Torres del Paine, também é possível navegar por ele e chegar bem próxima da cordilheira de montanhas central. 

Valdivia | Los Rios no Chile

Valdivia
Valdivia

Finalizando as cidades para conhecer no Chile, uma ótima opção é Valdivia. Apesar de não ser considerada uma das mais famosas para realizar turismo no Chile, a cidade conta com várias atrações interessantes nela e em suas proximidades. 

Valdivia é a capital da região de Los Rios, e está entre as cidades para se conhecer no Chile da região, sendo cercada pelos rios Cau Cau, Valdívia e Calle Calle. 

No ano de 1960 ela sofreu o maior terremoto do mundo, que atingiu 9,5 pontos na escala Richter e teve duração de 10 minutos. 

Apesar dessa catástrofe natural imensa, Valdivia se reconstruiu e hoje possui uma boa infraestrutura para seus visitantes, perfeita para quem busca um destino bem tranquilo em meio à natureza e belas paisagens. 

Veja aqui as melhores ofertas de Hotéis em Valdivia

Rio Valdívia e Feira Fluvial 

É possível caminhar nas margens do rio, ou fazer um passeio de barco por ele, que te levará até a foz no Oceano Pacífico. 

Nas margens do rio também é possível visitar a feira fluvial, onde você poderá encontrar diversos produtos, variando de alimentos, peixes frescos e artesanatos. É sempre possível ver em meio à feira lobos e leões marinhos. 

Bairro Histórico 

Encontra-se próximo a feira Fluvial e reúne diversas mansões, prédios e casas construídas no início do século XX. 

Planeje sua viagem para o Chile

Após um turbilhão de informações no decorrer desse post, vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Esse ditado pode parecer comum, mas te garanto que nunca fez tanto sentido. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens, Fica Ativo e Planeje-se.

Para planejar uma viagem, começo sempre pela hospedagem. Se for um passeio onde quero aproveitar todas as experiências da cidade, prefiro o Booking, mas quando é uma viagem em família já corro atrás mesmo é do AirBnb.

É tão recomendável que chega a ser obrigatório. O seguro viagem tem muitos pontos positivos, mas o principal para mim são os cuidados relativos à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes, bagagem extraviada, entre outros. Para a cotação eu utilizo o Seguros Promo, ele tem a opção de forma de pagamento no cartão de crédito em até 12 vezes ou no boleto bancário.

#FicaAtivoNoCupom: até o dia 18/11/2020 o Seguros Promo está com uma promoção única de 15% de desconto em todos os planos de seguro viagem usando o cupom BNOVEMBER. Ah! E pagando via boleto bancário você tem mais 5% de desconto.

Tenho certeza que você não está lembrando de um detalhe, mas America Chip e eu temos a obrigação de te alertar. Ao chegar ao seu destino será necessário chamar um UBER, para isso a America Chip se faz presente com conexão de internet ilimitada em mais de 130 países pelo mundo. #FicaAtivoNoCupom: Utilizando o cupom FICAATIVO você ganha 5% OFF!

Experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. O aluguel de carro garante essa oportunidade incrível. Através da RentCars, você consegue comparar preços entre as 18 locadoras ao redor do Chile.

Para evitar os famosos perrengue chique, eu prefiro fechar todos os meus passeios com antecedência, reservando eles pela nossa parceira GetYourGuide.

O momento em que vou bater o martelo da data da próxima viagem, utilizo o site que encontro os melhores preços e promoções de passagens áreas: Passagens Promo.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação. Até o momento não tive problema em minhas viagens nesse sentido, mas é sempre bom Ficar Ativo caso isso aconteça.

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

16FansLike
176FollowersFollow
40FollowersFollow
- Propaganda -
- Propaganda -
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.