Um dos lugares mais visitados da América Latina e uma das regiões mais fascinantes do mundo, principalmente pelo Salar Uyuni, por isso eu fiz um planejamento para você do que fazer no Deserto do Atacama, localizado ao norte do Chile.
Considerado o deserto mais árido do planeta, possui, apesar disso, uma riqueza impressionante. Foi ocupado desde milênios atrás por diversas civilizações e povos diferentes, dos quais existem vestígios ainda hoje.
Além da vida humana, abriga uma grande quantidade de outros seres vivos: desde a flora, típica das altitudes elevadas e climas secos, tanto que é conhecido como o deserto mais seco do mundo, até algumas espécies de animais, como por exemplo as vicunhas e os flamingos, símbolos da região.

Ei, viajantes destemidos! Sou Daniel Gualberto, e acredite, já colecionei alguns “perrengues chiques” pelo mundo afora. E quer saber? Aprendi com cada um deles!
Primeira lição? Nunca subestime o poder de uma boa conexão. Lá estava eu, no meio de Berlim, tentando usar o Google Maps… e puff! Sem internet. Não cometam meu erro! Descobri o Airalo, a primeira loja de eSIMs do mundo, e nunca mais tive que fazer mímicas tentando pedir informações.
Segunda lição? Uma vez, na agitada Bangkok, minha mala decidiu tirar férias. Nunca a vi novamente. E isso me ensinou o valor inestimável de um excelente seguro viagem. Agora, viajo tranquilo com a Real Seguro, porque mala perdida é só uma história engraçada quando você está protegido.
E por último, mas não menos importante: Aquela sensação de ter sido enganado ao trocar dinheiro no aeroporto? Já passei por isso na Cidade do México! Agora faço minhas transferências pelo WISE e aproveito as melhores condições para o dólar.
Então, antes de embarcar em sua próxima aventura, que tal se equipar com as melhores ferramentas? Conecte-se com Airalo, proteja-se com Real Seguro e economize com WISE. Afinal, quem não quer viajar com paz de espírito e alguns dólares a mais no bolso?
Considerado pelos místicos um dos polos magnéticos da Terra, sua beleza surreal tem, há tempos, despertado fascínio e povoado mitos. Com paisagens de tirar o fôlego, possui cenários extremamente exóticos, que você não verá em nenhum outro lugar do mundo.
Então, vem comigo conhecer o atacama, esse lugar incrível, porque essa será certamente uma das melhores viagens da sua vida!
Como chegar no Deserto do Atacama
A cidade de San Pedro de Atacama fica a 2.400 metros de altitude e é a porta de entrada para o Deserto do Atacama, no norte do Chile. O aeroporto mais próximo fica em Calama, a 100 km de San Pedro, e lá são realizados vôos diários de Santiago (1h45 de duração) e de Antofagasta (45 minutos).
Existem também ônibus que fazem a ligação entre Calama e San Pedro de Atacama, com viagens que duram aproximadamente 2 horas e saem várias vezes ao dia. A empresa Tur Bus é a principal operadora, mas existem outras opções como a Andesmar e a Cruz del Norte.
Por último, é possível chegar a San Pedro de Atacama de carro, embora o ideal seja alugar um 4×4 já que a maioria das estradas são de terra. A viagem dura cerca de 5 horas saindo de Santiago ou 1 hora saindo de Calama.
Quantos dias no Atacama
Uma visita rápida para o Deserto de Atacama pode ser feita em três dias, mas para conhecer a maior parte do deserto mais árido do mundo, você deve planejar ficar pelo menos uma semana.
1. San Pedro de Atacama

A porta de entrada para o Deserto do Atacama é a cidadezinha de San Pedro. Fica no meio do deserto, a 1.600 quilômetros a nordeste de Santiago. É considerada o ponto de partida dos viajantes que vêm à região para explorar os incríveis passeios no Deserto do Atacama.
E, além de porta de entrada e ponto de partida, San Pedro é por si só um lugar digno de uma visita. A charmosa cidadezinha tem aproximadamente 5 mil habitantes, e é construída num estilo inconfundível.
Diversas casinhas, simples e bem pequenas, construídas de palha e barro, se enfileiram na Rua Caracoles, a mais importante do lugar. A arquitetura das casas é de uma simplicidade encantadora e única, típica dos pueblos indígenas dessa região da América Latina.
A sensação seria de ter voltado no tempo, se não fosse o grande número de turistas de todas as partes do mundo, que movimentam a cidade o tempo todo.
Além da pitoresca Rua Caracoles, há alguns pontos que você precisa visitar quando estiver na cidade. A Igreja de San Pedro, localizada na praça principal do vilarejo, parece cenário de filme.
Essa igrejinha, que é um dos mais característicos passeios do Atacama, foi construída com adobe e coberta com cactos. Apesar do material de que é feita, permanece de pé até hoje.
Foi construída no fim do século XVIII pelo colonizadores espanhóis, e encanta os turistas do mundo todo com sua simplicidade. A última coisa que alguém pensa em visitar quando está no Atacama é museu, certo?
Mas, acredite: em San Pedro há dois museus que eu recomendo que você visite antes de começar a explorar o deserto. O Museu Gustave Le Paige reúne uma grande quantidade de artefatos arqueológicos, construídos pelos atacamenhos, os povos originários da região.
Nesse museu você verá obras de arte, objetos do dia a dia, roupas e armas pertencentes a esse povo. Visite também o Museu do Meteorito, que reúne milhares de meteoritos que caíram no deserto ao longo de décadas.
Ideal para quem se interessa por astronomia e observação astronômica, que é uma das especialidades do deserto do Atacama. Bem pertinho de San Pedro, a apenas 3 quilômetros, fica Pukará de Quitor, um sítio arqueológico de proporções monumentais.
São as ruínas de uma fortaleza, construída no período pré-colombiano pelos atacamenhos, sendo posteriormente conquistada pelos incas. Ainda que a fortaleza esteja hoje em ruínas, ao visitá-la você vai sentir a grandiosidade dessa construção.
E, mais ainda, sentirá a grandiosidade do deserto ao redor, uma vez que ela fica em um local elevado.
Por sua grande importância histórica, é considerado um dos mais interessantes passeios no Deserto do Atacama. Além disso, é um bom lugar para você começar a sentir a energia do deserto, e para começar a se adaptar ao clima.
2. Vale de Marte | Valle de la Muerte
Um dos mais conhecidos passeios que você deve colocar no seu planejamento do que fazer no Deserto do Atacama: é o Vale de Marte, uma das paisagens mais exóticas que você vai ver na vida. A combinação de dunas e rochas que se erguem do solo, esculpidas ao longo dos séculos pelo vento, forma um cenário digno de outro planeta.
O nome vem justamente dessa aparência de outro mundo, tendo surgido quando um turista, encantado com a paisagem, disse que se parecia com Marte. De fato, o solo e as rochas de cor avermelhada lembram um pouco esse planeta.
E, como a paisagem é extremamente selvagem e inóspita, a região também é conhecida por um outro nome: Vale da Morte. Experimente passear pelo solo pedregoso e pelas paisagens incríveis desse lugar, e aproveite para tirar inúmeras fotos.
Outra opção para aproveitar o vale é a prática de sandboard. De noite, o Vale de Marte é perfeito para observar as estrelas.
Além de ser um passeio imperdível, uma das vantagens do Vale de Marte é sua proximidade com San Pedro: dista apenas 2 quilômetros da cidade. É possível ir a pé, mas por causa do sol forte, a forma mais confortável de chegar até lá é de carro.
Um ponto importante que fica entre o Vale de Marte e o vale que veremos a seguir é a Pedra do Coyote, onde há um mirante chamado Mirador de Kari.
Desse mirante, que é um dos mais sensacionais passeios do Atacama, tem-se uma vista impagável dos vales ao redor, além de um dos mais belos crepúsculos das redondezas.
A entrada no vale custa 3.000 pesos chilenos.
3. Vale da Lua | Valle de La Luna

Se o vale anterior parece uma visita ao planeta vermelho, logo ao lado você pode se sentir na lua. O Vale da Lua possui, como o anterior, formações rochosas muito interessantes e únicas, esculpidas durante séculos pela ação dos ventos e da escassa chuva que cai na região.
Repleto de crateras, lembra um pouco a superfície lunar, sendo por isso um dos mais famosos passeios no Deserto do Atacama. O solo do Vale da Lua e suas formações são compostos de sal, além de rochas típicas da região.
Uma das formações rochosas que se destacam por lá é a “Tres Marias”: um conjunto de três pedras que se erguem do solo uma ao lado da outra, das quais uma desmoronou. Além disso, outro destaque fica por conta de El Azzi, uma incrível caverna de sal.
Outra das atrações que o Vale da Lua oferece é o entardecer: quando o sol começa a se pôr, todo o vale se torna um espetáculo de cores e de luzes. Além disso, como o nome já nos indica, o Valle de la Luna também é ótimo para observações astronômicas.
A entrada para fazer o passeio custa 3.000 pesos chilenos.
4. Laguna Cejar e Laguna Tebinquinche

Ao sul de San Pedro fica a maioria dos pontos turísticos do seu guia do que fazer no atacama. Um dos passeios que eu indico que você faça é esse, a Laguna Cejar e a Laguna Tebinquinche que, por ficarem próximas uma da outra, geralmente são visitadas de uma vez.
A Laguna Cejar, que fica a 25 quilômetros de San Pedro, é sem dúvida um dos lugares mais bonitos da região. Como a maior parte das lagoas do Atacama, a quantidade de sal presente aqui é tão grande que é impossível você afundar.
Apesar da lagoa ser gelada, vale a pena entrar um pouquinho para ficar boiando na superfície. Se a água fria te desanimar a entrar, o passeio não foi perdido: a paisagem é tão linda que já compensa a viagem.
A Laguna Cejar possui águas extremamente azuis e tranquilas, e é rodeada pelas areias claras do deserto e, ao fundo, pelas montanhas. A paisagem é cinematográfica e, como em todo o Atacama, possui um colorido único.
Perto dali, fica a Laguna Tebinquinche, um dos passeios do Atacama mais sensacionais. Não é permitido o banho.
Mas nem faz falta: o grande diferencial dessa lagoa é o pôr do sol. Como na lagoa Cejar, na Tebinquinche também há um jogo de cores incrível, que fica ainda mais bonito durante o pôr do sol.
Em todo o Atacama você verá um céu incrível e um entardecer indescritível, mas a Laguna Tebinquinche merece uma menção especial. Escolha o período da tarde para esse passeio e não se esqueça da câmera para registrar esse momento tão especial.
A entrada para visitar ambas as lagoas custa 15.000 pesos chilenos.
5. Salar de Atacama e Lagunas Altiplânicas

Um pouco mais ao sul, a aproximadamente 50 quilômetros de San Pedro, fica o Salar de Atacama. É um dos maiores desertos de sal do mundo e um dos mais famosos passeios no Deserto do Atacama.
O grande diferencial desse salar é que ele não possui a superfície plana, como a do Salar de Uyuni, e sim uma superfície irregular, coberta de pedras de sal.
Um de seus principais atrativos é a Laguna Chaxa, um belíssimo lago com águas tranquilas e de um azul suave. Nessa lagoa, bem como no restante do salar, é muito comum ver um dos moradores mais famosos do Atacama: os flamingos.
O Salar de Atacama e as Lagunas Altiplânicas ficam dentro da Reserva Natural Los Flamencos, que é o habitat de três espécies dessas encantadoras aves. Nesse salar, é comum ver bandos de flamingos passeando despreocupadamente, ou se alimentando de pequenos peixes nas águas rasas da Laguna Chaxa.
Não muito longe do Salar de Atacama, ficam as lagoas de Miscanti e Miñiques, mais conhecidas como Lagunas Altiplânicas.
São provavelmente as lagoas mais famosas de todo o deserto, e certamente estão entre os passeios do Atacama obrigatórios. Ficam a mais de 4 mil metros de altitude, cercadas por majestosos vulcões e imponentes montanhas.
A paisagem é de tirar o fôlego. As duas lagoas, de águas cristalinas, ficam no meio do deserto, cercadas por um solo árido, com vegetação rasteira. O cenário é tão surreal que mais se parece com uma miragem.
Aqui, além dos flamingos, é possível ver outro dos adoráveis personagens do deserto: as vicunhas, simpáticos camelídeos andinos da família das lhamas. Prepare a câmera e esteja bem atento para fotografar rapidamente esses animais, que não param quietos.
A entrada na Laguna Chaxa (que inclui o Salar de Atacama) custa 2.500 pesos chilenos. O mesmo preço da entrada para as Lagunas Altiplânicas.
6. Piedras Rojas
Piedras Rojas é um conjunto de formações rochosas vermelhas situadas no deserto de Atacama. O conjunto é composto por um grande número de pedras de diferentes tamanhos, algumas delas medindo até 3 metros de altura. As pedras são cobertas por camadas de areia e cascalho, o que lhes confere um aspecto único.
Piedras Rojas fica a aproximadamente 80 quilômetros ao norte da cidade de San Pedro de Atacama. A melhor maneira de chegar até lá é de carro ou de um passeio contratado, pois não há transporte público direto para o local. O estacionamento fica a cerca de 5 minutos a pé da entrada do conjunto de pedras.
A visita a Piedras Rojas foi muito interessante! As rochas vermelhas são espetaculares e a vista do deserto é única. A entrada para Piedras Rojas custa cerca de CLP$5.000 por pessoa.
7. Vulcão Lascar

Com mais de 5 mil metros de altitude, o Vulcão Lascar é um dos maiores e mais ativos do Chile. Fica a aproximadamente 130 quilômetros de San Pedro, e pode ser visto de grande parte da região que vimos acima.
Ideal para trekking, a subida até a sua cratera é certamente um desafio, mas a sensação de chegar lá em cima compensa qualquer dificuldade do caminho. São mais de 3 horas de subida em meio a paisagens que vão deixar você boquiaberto.
Lá em cima, você verá a gigantesca a assustadora cratera do vulcão. Apesar da subida não ser considerada de grande dificuldade, esse passeio é indicado para quem quer conhecer o deserto pelo seu lado mais selvagem.
As longas distâncias, o frio e o vento fazem desse um dos passeios mais extremos do Atacama, ideal para quem gosta de esportes de aventura e de muita adrenalina.
No entanto, por ser de elevada altitude, planeje com calma esse passeio, pois é necessário que você já esteja acostumado com a altitude e com o clima da região.
Além disso, só é possível fazer esse passeio contratando um guia, que pode ser facilmente encontrado nas agências de turismo da Rua Caracoles, em San Pedro. E, depois disso, não se esqueça da câmera para tirar uma infinidade de fotos quando chegar lá em cima.
A vista é incrível e o jogo de cores é sensacional. Não poderia ficar de fora de uma lista dos principais passeios no Deserto do Atacama.
8. Gêiseres de Tatio

A 80 quilômetros ao norte de San Pedro, ficam os Gêiseres de Tatio, um dos maiores conjuntos de gêiseres do mundo. Alguns jatos de água alcançam aproximadamente 10 metros de altura, com uma temperatura que chega perto de 80ºC.
Esse campo de gêiseres é conhecido por ser um dos mais exóticos passeios do Atacama, e uma de suas paisagens mais surreais. De fato, a paisagem parece ser de outro mundo, e ver o espetáculo das colunas de água quente e da densa fumaça subindo em direção ao céu é uma experiência única.
Como os gêiseres só estão ativos nas primeiras horas da manhã, é necessário sair de San Pedro ainda de madrugada para aproveitar ao máximo o passeio aos gêiseres.
A entrada custa 5.000 pesos chilenos.
9. Termas de Puritama

A 30 quilômetros ao norte de San Pedro, fica outro dos passeios no Deserto do Atacama que você não pode deixar de conhecer: as famosas Termas de Puritama.
Caso você tenha se assustado com as típicas águas geladas das lagunas da região, agora é a sua vez de aproveitar um banho: as águas de Puritama, com temperatura acima de 30ºC, são perfeitas para relaxar um pouco e se recompor do frio e do vento do Atacama.
As oito piscinas, que acompanham o leito de um rio, são naturalmente aquecidas pela atividade vulcânica. As águas, além de quentes, são cristalinas e cercadas por uma vegetação belíssima.
E, ao redor, o belo horizonte do Atacama, repleto de montanhas e vulcões, formam um pano de fundo de tirar o fôlego. As termas são o lugar perfeito para encerrar sua visita pelo Atacama. Aqui você poderá relaxar e repor as energias que perdeu durante a viagem.
Como a entrada nas termas na parte da tarde é mais barata, uma boa ideia é visitar o Gêiser pela manhã e sem seguida visitar as termas.
A entrada, depois do almoço, custa 9.000 pesos. De manhã, o valor é bem mais alto: 15.000 pesos.
10. Lagunas Escondidas de Baltinache
As Lagunas Escondidas de Baltinache são um conjunto de três lagoas de água doce localizadas no deserto do Atacama. O passeio pelas lagunas é uma das atividades mais populares entre os turistas e oferece um Contraste eclético de beleza natural.
Desde as areias vermelhas do desierto, passando pelos geleiras e neves eternas, chegando às exuberantes vegetações das florestas, as paisagens são de tirar o fôlego. Além disso, aves raras e animais selvagens são uma atração à parte.
11. Salar de Tara

O Salar de Tara é um magnífico paredão de sal que se estende por quilômetros a fio no deserto do Atacama. Tara é o nome do rio que deságua no salar, e o lugar é verdadeiramente espetacular.
A paisagem é inteiramente branca, com longos e retos blocos de sal que formam um enorme contraste com o cenário árido ao redor. É possível caminhar pelo salar, mas é importante lembrar de levar bastante água e proteção solar, pois o lugar é extremamente quente e seco.
Nele também encontra um dos maiores lagos salgados do mundo e é rodeado por montanhas de até 6.000 metros de altura. O lago tem um salinidade média de 33%, o que o torna cerca de três vezes mais salgado do que o oceano.
Devido à sua elevada salinidade, o lago é conhecido por suas características únicas, como a formação de cristais de sal e as grandes flutuações de sua superfície.
A experiência de caminhar sobre o Salar de Tara é única, e o lugar é realmente surpreendente. É um lugar imperdível para quem visita o deserto do Atacama.
12. Tour Astronômico no Atacama
A Tour Astronômico no Atacama é uma atração turística que oferece aos visitantes a oportunidade de ver as estrelas e outros corpos celestes através de um telescópio.
A experiência foi uma das melhores que já tive. A paisagem é deslumbrante e a qualidade do céu é incomparável. A atração custa cerca de U$40 por pessoa.
Onde comer em San Pedro de Atacama
A culinária é muito dependente de ingredientes locais, como quinoa, alpaca e lhama. Há também uma forte influência do povo indígena aymara, que tem seu próprio estilo único de cozinhar.
Se você está procurando por uma refeição tradicional chilena, não pode errar com um prato de empanadas. Estas empanadas fritas são normalmente recheadas com carne, frango ou queijo, e fazem um delicioso lanche ou refeição leve.
Se você estiver procurando algo um pouco mais saboroso, experimente o bife de lhama. Esta carne magra e saborosa é uma especialidade local, e muitas vezes é servida com batatas, vegetais e aioli.
Não importa o que lhe apeteça, com certeza você a encontrará em San Pedro de Atacama. A comida aqui é deliciosa, e os restaurantes locais definitivamente valem uma visita.
La Pica Del Indio

Se você está procurando por uma autêntica experiência gastronômica chilena, não procure mais que La Pica del Indio.
Este charmoso restaurante está localizado no coração da cidade e oferece uma variedade de pratos tradicionais chilenos, todos preparados com ingredientes frescos e locais. O serviço é excelente e os preços são muito razoáveis. Não deixe de experimentar as empanadas, elas são das melhores da cidade!
Emporio Andino

Se você quer uma boa vista do pôr-do-sol e alguma cozinha chilena incrível, Emporio Andino é o lugar certo para ir. O restaurante está localizado em uma colina em San Pedro de Atacama, para que você possa desfrutar de uma bela vista das montanhas e do vale abaixo enquanto come.
A comida é fantástica, e eu recomendo vivamente as empanadas. O serviço também é ótimo, e o pessoal é muito simpático.
Ckunza Tilar

A comida é absolutamente incrível, e o ambiente é perfeito para uma noite romântica ou uma noite com amigos. O serviço é de primeira, e o pessoal é incrivelmente simpático e prestativo, além do excelente custo-benefício.
Onde ficar em San Pedro de Atacama
As melhores áreas para ficar estão na parte central da cidade. Há vários hotéis, pousadas, hostel (albergues) e Airbnb no centro da cidade, perto de restaurantes, bar (sim, só tem um!) e lojas. As vilas vizinhas de Chaxas e Toconao também têm acomodações se você quiser uma experiência única de estar mais perto do deserto.
Booking.comNueva Lodge Estación

Oferece aos hóspedes acomodações aconchegantes e uma localização central, a poucos passos de diversas atrações da cidade. As acomodações do lodge são espaçosas e bem equipadas, tornando-se um ótimo lugar para relaxar após um dia de explorar a região.
O lodge também dispõe de uma piscina e uma área de spa, proporcionando aos hóspedes a oportunidade de relaxar e rejuvenescer. Além disso, o lodge oferece um café da manhã diário e está situado a poucos minutos a pé de restaurantes e lojas.
Hoteles Pueblo de Tierra

Os quartos são espaçosos e bem decorados, com uma televisão de tela plana e uma casa de banho privativa. O hotel oferece Wi-Fi gratuito em todas as áreas. Os preços são bastante acessíveis, considerando a localização do hotel e a qualidade dos quartos.
O hotel está localizado a poucos minutos a pé de várias atrações turísticas da cidade, como o Museu Arqueológico, o Centro de Informações Turísticas e o Parque das Dunas. O café da manhã é servido diariamente no restaurante do hotel e é bastante completo, com uma variedade de frutas, pães e bolos, além de sucos e chás.
Hotel Jardin Atacama

O Jardin Atacama Hotel é um hotel duas estrelas que conta com acomodações equipados com banheiro privativo, TVs de tela plana e Wi-Fi gratuito, que também oferece piscina e um café da manhã fantástico.
O hotel está localizado no centro da cidade, a apenas algumas quadras da praça principal e a uma curta distância a pé de muitas das atrações da cidade. É ideal para viajantes que procuram um lugar confortável e conveniente para se hospedar em San Pedro de Atacama.
Rey Lagarto Hostel

Os quartos do Rey Lagarto Hostel dispõem de ar-condicionado, frigobar e roupa de cama, também oferece Wi-Fi gratuito e churrasqueiras.
O café-da-manhã é servido diariamente e você pode relaxar na sala de estar ou desfrutar de uma bebida na área comum.
O Hostel está situado no centro de San Pedro de Atacama, a 1 km do Parque Nacional Torres del Paine. O hostel fica a 3 km do vulcão Láscar e a 4 km da Laguna Cejar. O Aeroporto El Loa fica a 120 km.
Anka Hostel

Oferece acomodações em quartos compartilhados ou privados com Wi-Fi gratuito. Todos os quartos do Anka Hostel dispõem de uma mesa, um guarda-roupa e uma casa de banho compartilhada.
O café da manhã é servido diariamente e há um restaurante no local. Você pode desfrutar de atividades nas proximidades, como caminhadas, passeios a cavalo e passeios de bicicleta. O estacionamento privativo é gratuito.
Dicas para os viajantes ao Deserto do Atacama
Para terminar, vou te dar mais algumas informações, para que você não fique perdido. A maioria dos passeios no atacama tem como ponto de partida a cidade de San Pedro de Atacama.
Lá, você encontra diversas empresas que oferecem esses passeios, mas você também pode ir de carro e, caso o passeio for dos mais curtos, você pode alugar uma bicicleta.
Em geral é preciso pagar uma taxa de entrada nos pontos turísticos, mesmo quando você contrata uma agência. Os passeios das agências cobrem só o transporte e, dependendo da empresa, lanches no local.
É importante também lembrar que, como muitos passeios estão numa altitude muito elevada, é necessário cautela. Primeiro, convém visitar os pontos mais baixos, para ir se acostumando, até que seu corpo consiga subir a altitudes mais elevadas.
E, como você deve imaginar, as temperaturas variam muito ao longo do dia. Convém sair com muitos agasalhos, e esteja preparado para ir tirando-os à medida que o dia esquenta, ou, se for de tarde, para fazer o processo inverso. E é só isso. O resto você vai descobrir lá.
Prepare-se para viver alguns dos melhores dias no Atacama e boa viagem.
Se você quer conhecer as comidas típicas do Chile, confira o meu post sobre o assunto. Descubra a rica e variada culinária deste país cheio de surpresas!
Descubra o melhor da América do Sul sem sair daqui!
A majestade dos Andes, as belezas escondidas da Patagônia, o encanto das praias de Cartagena… A América do Sul é um continente de maravilhas. E para que você mergulhe profundamente em suas riquezas sem preocupações, compilei os recursos essenciais para otimizar sua jornada.
⛪ Hotel: Para noites tranquilas e confortáveis, faça sua reserva no Booking e garanta as melhores ofertas.
❤ Seguro Viagem: Viaje pela América do Sul com a segurança de que a Real Seguro Viagem estará lá para você em qualquer situação.
♟️ Passeios Incríveis: A Civitatis te leva a experiências genuínas e seguras nos recantos sul-americanos!
⛽ Aluguel de Carro: Quer explorar no seu ritmo? Alugue seu carro com a RentCars e compare as melhores opções.
✈ Passagens aéreas: Buscando voos? O Skyscanner tem descontos de até 35% para te levar aos cantos mais deslumbrantes da América do Sul.
☎️ Conexão Sem Fronteiras: Com o Airalo mantenha-se conectado em qualquer lugar da América do Sul. Adquira eSIMs e garanta acesso à internet de qualidade no Mundo.
⌛ Viajando pela América do Sul? Não seja pego desprevenido! Evite o tumulto do Dólar Blue na Argentina e as oscilações de moedas no Peru, Equador e Colômbia. Faça sua conta no WISE agora e garanta a melhor conversão para sua viagem