O que fazer no Rio de Janeiro com chuva: 13 Opções para se divertir

BrasilRio de JaneiroO que fazer no Rio de Janeiro com chuva: 13 Opções para...

O que fazer no Rio de Janeiro com chuva não é uma questão levantada por muitos turistas, afinal quando pensamos nesta cidade é difícil fugir daquela imagem de praia com sol escaldante, corpos bronzeados e água de coco para refrescar, tudo sempre remetendo a muito calor.

Mas no Rio nem sempre faz 40 graus, e quando os turistas que vão visitar a cidade maravilhosa chegam quando ela está em clima de chuva, já bate logo aquela sensação de “E agora?”.

E se você está se perguntando agora “O que fazer no Rio de Janeiro com chuva” Não se preocupe! Este lugar está cheio de atrações para os dias mais chuvosos.

Museus em dia com chuva

Sabia que além de ser um destino com belezas naturais indescritíveis, o Rio de Janeiro também é lugar com diversas opções de passeios culturais?

Visitar os museus nos dias mais chuvosos e deixar os dias mais quentes para passeios ao ar livre é uma excelente dica para aproveitar ao máximo sua estadia na cidade maravilhosa. 

Confira alguns dos museus mais legais para se visitar no Rio de Janeiro:

Museu do Amanhã

Museu do Amanhã em um dia com chuva no Rio de Janeiro
Museu do Amanhã em um dia com chuva no Rio de Janeiro

Apesar de ser relativamente recente (foi fundado apenas em 2015), o Museu do Amanhã já se tornou um destino indispensável para se conhecer no Rio de Janeiro.

Este espaço é voltado para a ciências, possui várias salas personalizadas e espaços dinâmicos. Cada detalhe deste lugar é muito curioso e fascinante.

A arquitetura do museu também irá intrigar os visitantes que vierem conhecê-la, isso porque o projeto dela é único. Aposto que você também nunca viu um prédio assim.

O Museu do Amanhã recebe diversas exposições; Uma curiosidade deste espaço é que ele não tem tantos objetos físicos, a maior parte do acervo é composto por vídeos, fotos e ilustrações.

Museu de Arte Moderna

Muito mais tradicional que o Museu do Amanhã, o Museu de Arte Moderna foi fundado em 1948 e é um dos pontos turísticos mais tradicionais da cidade. Conhecê-lo é uma excelente opção do que fazer no Rio de Janeiro com chuva.

O acervo deste espaço é riquíssimo e conta com diversas obras de artistas nacionais e internacionais. Além disso, ele está sempre recebendo exposições dos mais diferentes tipos.

Se você é amante da arquitetura, o desenho do prédio também irá te maravilhar, afinal o Museu de Arte Moderna é um marco no paisagismo do Rio de Janeiro.

Museu de Arte do Rio

Focado em reunir o melhor da arte carioca, visitar este museu é outra dica para o que fazer no Rio com chuva. O espaço é muito bacana e é uma oportunidade de entender cada vez melhor a cultura desta cidade.

Suas mostras sempre buscam apresentar algo do cotidiano, da história e cultura carioca. As diversas exposições deixam a visita ainda mais completa. Além disso, o Museu de Arte do Rio está localizado em uma parte muito bonita da cidade. Vale a pena visitar!

Outros museus para visitar no Rio de Janeiro: Museu Nacional de Belas Artes, Museu Naval, Museu da Imagem e do Som, Museu Histórico Nacional e o Museu de Astronomia e Ciências Afins.

Teatros em dia com chuva

Os teatros cariocas também são ótimas alternativas para o que fazer no Rio de Janeiro com chuva. E tem espetáculos para todos os gostos: comédia, drama, musical. Confira os melhores:

Teatro Municipal

Inaugurado no começo do século XX, o Theatro Municipal é um dos espaços mais lindos que já tive o prazer de visitar. A decoração daqui é toda ornamentada e reflete a grandiosidade e importância que o lugar possui.

Os espetáculos encenados aqui são maravilhosos, e quem desejar pode fazer uma visita guiada pelo teatro e conhecer tudo sobre a história deste espaço. 

Teatro Glaucio Gill

Com mais de 150 lugares o Teatro Glaucio Gill é um referência para atores e companhias

Ainda que seja menos importante que o Theatro Municipal, este lugar é um marco na cultura carioca. O espaço do teatro é muito acolhedor, e todos os visitantes certamente irão adorar passar algumas horinhas lá.

Além disso, todas as peças que tive a oportunidade de ver foram muito legais. Então se você tiver dúvidas de o que fazer no Rio de Janeiro com chuva, já sabe né? Visite o Teatro Glaucio Gill.

Ainda recomendo o Teatro dos Grandes Atores e o Teatro João Caetano.

Bibliotecas em dia de chuva

Se você ainda está pensando no que fazer no Rio de Janeiro com chuva, que tal aproveitar os dias chuvosos para conhecer as bibliotecas locais? Este tipo de passeio irá fascinar até mesmo pessoas que não são muito ligadas a livros, isso porque o ambiente das maiores bibliotecas do Rio são muito maravilhosos.

Real Gabinete Português

Eu não poderia começar uma lista de indicações sem recomendar o Real Gabinete Português, uma das bibliotecas mais completas que já tive o prazer de visitar. 

Inaugurada ainda no século XIX, este espaço é um marco na história da cidade, por isso não deixe ela de fora da sua lista de o que fazer no Rio de Janeiro com chuva.

Este espaço é tão fascinante que comporta mais de 300 mil livros, entre eles exemplares raros e obras completas de diversos escritores. Além de tudo, o espaço é muito lindo e possui uma arquitetura diferenciada, com inspiração no estilo gótico. 

Biblioteca Nacional

Outra biblioteca maravilhosa para se conhecer no Rio de Janeiro é a Biblioteca Nacional. Ela é considerada uma das mais importantes do mundo, comportando mais de 9 milhões de itens.

Uma coisa muito legal sobre este espaço é que ele é bastante moderno e boa parte do acervo já está digitalizado. Mas ainda assim, conferir as peças físicas é uma experiência única. 

Visitar a Biblioteca Nacional é mais um passeio que você deve considerar quando está pensando em o que fazer no Rio de Janeiro com chuva.

Centros Culturais com chuva

Como podemos perceber, as recomendações de o que fazer no Rio de Janeiro com chuva envolve muitos passeios culturais. Além de museus, teatros e bibliotecas, os centros culturais cariocas também são excelentes opções de lazer. Olha só essas dicas:

Centro Cultural Banco do Brasil

Arquitetura do Centro Cultural Banco do Brasil

Certamente um dos mais famosos da cidade, este centro cultural é uma alternativa maravilhosa de o que fazer no Rio de Janeiro com chuva, afinal este espaço reúne instalações para quem gosta de cinema, arte visual, teatro e etc.

Além disso, se você gosta de história, o Centro Cultural Banco do Brasil ainda possui um museu próprio, e arquivos cheios de informações que irão te ajudar a compreender mais a história não só do Rio De Janeiro, mas do Brasil.

Caixa Cultural

Este é mais um centro cultural bem conhecido da cidade maravilhosa, aqui os visitantes podem usufruir de um museu, galerias e cinemas. 

O espaço Caixa Cultural ainda realiza diversas oficinas, então se você estiver interessado em fazer alguma, vale a pena ficar de olho na programação do local.

Centro Cultural Correios

Outra opção de lazer quando bate aquela dúvida de o que fazer no Rio de Janeiro com Chuva é visitar o Centro Cultural Correios.

Este espaço possui 3 andares cheio de salas com exposições incríveis. Os eventos realizados no local são muito interessantes e contam sempre com uma temática artística que vale a pena ver de perto. 

Outras dicas de centros culturais do Rio de Janeiro: Centro Cultural Parque das Ruínas, Centro Cultural Light,  Centro Cultural Justiça Federal, Espaço Cultural da Marinha e Instituto Moreira Salles.

Mais opções para fazer no Rio de Janeiro com chuva

Além de todas essas dicas de o que fazer no Rio de Janeiro com chuva, ainda tenho algumas recomendações a fazer. Veja logo abaixo.

AquaRio 

Para fugir da chuva, que tal visitar um local com muita água?

O AquaRio é um aquário marinho considerado o maior da América do Sul. Este espaço reúne animais marinhos de diversas espécies, além de peixes, também encontramos raias e tubarões nos tanques enormes do local.

No total, este espaço é o lar de mais de 5 mil animais de mais de 300 espécies diferentes. Quem gosta da vida maninha, certamente irá amar o AquaRio, e quem não gosta terá sua curiosidade despertada depois dessa experiência.

Fábrica Bhering

Se você está pesquisando o que fazer no Rio de Janeiro com chuva, certamente não irá encontrar muitas recomendações para a Fábrica Bhering, isso porque este lugar não é uma das opções de lazer mais conhecida da cidade, contudo, ainda oferece um passeio muito legal.

A Fábrica Bhering é uma antiga fábrica de chocolate que se encontrava fechada há alguns anos Isso mudou no início dos anos 2000, quando o espaço foi ocupado por artistas, que o transformaram num lugar muito maravilhoso e único, onde encontrará gastronomia, artesanatos, fotografias e muito mais.

Apesar de não muito conhecido, visitar este lugar foi um dos passeios que mais gostei de fazer no Rio de Janeiro. Recomendo a todos que passem por lá, até mesmo em dias não chuvosos.

Igreja da Candelária

Para finalizar minhas dicas de o que fazer no Rio de Janeiro com chuva, indico uma ida à suntuosa Igreja da Candelária.

Esta construção de estilo neoclássico é um dos pontos turísticos mais famosos do Rio. Além de ser maravilhosa por fora, a decoração dela é riquíssima e conta com muitas pinturas e objetos religiosos.

Após essas dicas, você já está preparado para aproveitar o Rio de Janeiro com sol ou com chuva.

Selecione as atrações que mais gostou e faça uma lista bem completa dos pontos turísticos desta cidade.

Depois é só fazer as malas e boa viagem!

Planeje sua viagem para o Rio de Janeiro

Após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.

Os melhores pacotes de viagens nacionais e internacionais em 12 vezes sem juros estão no Hurb.

É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Seguros Promo.

Evite os famosos perrengue chique e compre todos os passeios com antecedência, reservando eles pela nossa parceira Civitatis.

O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars, você consegue comparar preços entre as todas as locadoras ao redor do Mundo.

Com o Passagens Promo você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.

Nunca foi tão barato e simples viajar com malas premium! No GetMalas você aluga malas sem complicações e com muita segurança.

Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação.

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

136FansLike
246FollowersFollow
47FollowersFollow
5SubscribersSubscribe

Planeje sua viagem

- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.