A cidade de Curitiba é mundialmente reconhecida como uma cidade sustentável, e por causa disso são encontradas diversos parques e bosques por toda a região de Curitiba. Com soluções inovadoras para problemas típicos das grandes cidades, como transporte público, poluição, infraestrutura e degradação ambiental, é hoje vista como referência nacional e até mesmo internacional.
Algumas soluções encontradas pela cidade foram copiadas em outros lugares, fazendo de Curitiba um verdadeiro laboratório de ideias inteligentes e uma cidade modelo.
Uma das áreas em que a capital paranaense é exemplar é na preservação ambiental. Reconhecida como cidade verde, possui uma área de aproximadamente 65m² de área verde por habitante, uma das maiores proporções do mundo.
E quase toda essa área verde se concentra nos parques e bosques, bem como nas áreas de proteção da Mata Atlântica.
Os parques e bosques de Curitiba são os principais destaques no turismo da cidade.
Construídos muitas vezes em locais abandonados e degradados, como antigas pedreiras e velhas usinas, os parques foram construídos com a intenção de proteger as bacias hidrográficas próximas e de conter as águas das chuvas que antes inundavam a cidade.
Solucionaram o problema, e além disso criaram verdadeiros recantos de paz, de tranquilidade e contato com a natureza no meio da cidade.
Ideais para passeios e esportes ao ar livre, esses parques aumentaram a qualidade de vida dos curitibanos e tornaram a cidade muito mais atraente para os turistas, pois além de funcionais, são lindos! Venha conosco para conhecermos um pouquinho mais desses parques.
Como se locomover entre os Parques de Curitiba
O transporte público da cidade é exemplar. Há uma linha de ônibus, a Linha Turismo, que interliga a maioria dos parques e bosques listados abaixo. Comprando um cartão da linha turismo, você tem direito a pegar o ônibus quantas vezes quiser, num período de 24h.
Além disso, é possível alugar uma bicicleta e ir pedalando pelas várias ciclovias que interligam os parques. Então, seja de ônibus ou de bicicleta, anime-se e venha conosco, pois temos muitos parques para ver.
Os Parques de Curitiba
Jardim Botânico
O principal-cartão postal da capital paranaense não poderia ficar de fora. O Jardim Botânico, criado em 1991, é o parque mais importante de Curitiba. Seus grandes jardins inspirados no paisagismo francês, com canteiros de formas geométricas, estátuas e fontes encantam os visitantes.
Ideal para um passeio, para praticar esportes ou fazer um piquenique, é um recanto de paz e de calmaria no meio da cidade. E muito mais que apenas um espaço para relaxar, possui várias atrações que nos coloca mais próximos da natureza e mais conscientes de sua importância.
A parte principal do Jardim Botânico, sem dúvida, é a estufa. Construída com ferro e vidro, em estilo art nouveau, foi inspirada numa estufa que existiu no Hyde Park, em Londres.
Se o Jardim Botânico é o coração de Curitiba, essa estufa é o coração do Jardim Botânico. Não por acaso, é provavelmente o local mais fotografado da cidade.
Por ser uma cidade fria, a estufa é um local adequado para cultivar diversas espécies da flora da Mata Atlântica, especialmente as de climas quentes e úmidos.
Outra atração do parque é o Museu Botânico, que abriga a coleção doada pelo botânico curitibano Gerdt Hatschbach. Com centenas de milhares de espécies de plantas, é o mais importante herbário do Brasil e um dos mais importantes do mundo.
Atrai tanto pesquisadores quanto turistas, que estudam ou se encantam com os mais diversos tipos de plantas.
Além disso, o parque também sedia o Espaço Cultural Frans Krajcberg. Krajcberg foi um artista polonês naturalizado brasileiro, cuja obra retrata, dentre outros temas, a conflituosa relação entre o homem e a natureza, e principalmente a devastação que o homem provoca no meio ambiente.
Nessa galeria, dedicada a ele, que fica dentro do Jardim Botânico, pode-se apreciar uma coleção de aproximadamente 100 obras suas, que refletem sobre o desmatamento da Amazônia e propõe uma maior conscientização e a consequente preservação de nossas florestas.
E se você for ao Jardim Botânico, não deixe de visitar o Jardim das Sensações. A proposta desse espaço é não apenas ver o jardim, mas senti-lo. Deixe-se levar pelas sensações que a natureza desperta: a textura das plantas, o som das árvores e dos pássaros, o aroma das flores e da terra.
É um verdadeiro convite para apreciar a natureza e estar mais atento para o que ela nos propicia.
Com um visual incrível e o charme dos parques europeus, o Jardim Botânico tem a proposta de preservação dos ecossistemas. Abriga uma área de preservação da Mata Atlântica, bem como as já citadas coleções de plantas da estufa e do Museu Botânico.
Lazer, bem estar e preocupação ambiental reunidos num só lugar, fazem o Jardim Botânico ser a cara de Curitiba e o lugar ideal para começar seu passeio em Curitiba.
Parque Tanguá
Em uma cidade verde como Curitiba, até mesmo antigas pedreiras podem virar parque. É o caso do Tanguá, considerado pelos curitibanos, entre todos os parques de Curitiba como o mais bonito da cidade.
Após o fim da pedreira, o local, que foi cogitado para se tornar uma indústria, felizmente foi transformado, em 1996, em uma linda área verde, com belos gramados, muitas árvores, lagos e cascatas.
O parque é dividido em duas áreas, a superior e a inferior. Na parte superior há um jardim também em estilo francês, chamado Jardim Poty Lazzaratto, e grandes fontes. Ao fundo, fica o mirante. Dessa parte vê-se o pôr do sol mais bonito de Curitiba.
Na área inferior, há um grande lago e uma cascata de 65m de altura. Além disso, há belos jardins, muito bem cuidados, e pistas de caminhada. Nessa parte de baixo, mais tranquila, sente-se um pouco, relaxe. Se estiver animado, faça uma caminhada ou uma corrida.
E sobretudo contemple: o Parque Tanguá é o ambiente adequado para um momento de relaxamento e meditação.
Parque Barigui
O Barigui é o favorito dos curitibanos e das capivaras. Nos dias quentes, é possível ver esses bichos tranquilamente entregues ao sol ou banhando-se nas águas do lago.
Assim como muitos parques de Curitiba ele foi criado para preservar as matas ciliares e evitar o assoreamento do rio Barigui, o lago foi criado a partir do represamento de parte das águas do rio. Assim, evitam-se enchentes e, ao mesmo tempo, cria-se um lindo cenário para uma caminhada ao ar livre ou um piquenique.
O parque é plano e coberto por um gramado impecável. Possui alguns bosques espalhados por sua área, com trilhas no meio das árvores. A topografia plana é ideal para caminhar, correr, pedalar, ou fazer simplesmente como as capivaras: sentar na grama e deixar o tempo passar, despreocupadamente.
Além disso, o parque conta com algumas atrações e equipamentos. Se der fome, há várias lanchonetes e restaurantes. Se o ânimo aparecer, há uma academia de ginástica.
Também há quiosques, churrasqueiras, um centro de convenções e um teatro. Mas o destaque fica com o Museu do Automóvel, que certamente vale a pena visitar.
Parque Unilivre
Também no trajeto da Linha Turismo, esse pequeno parque, conhecido como Bosque Zaninelli, abriga a Unilivre (Universidade Livre do Meio Ambiente). Nada melhor para uma universidade focada em cursos sobre meio ambiente e preservação ter sua sede num lugar como esse.
O Bosque Zaninelli também já foi uma pedreira. Hoje, é um espaço bem conservado, com uma rica vegetação e uma variada fauna.
Comparado aos outros parques de Curitiba é um parque mais intimista, com poucos visitantes, quase desconhecido. Tranquilo e silencioso, é o lugar ideal para ouvir os sons dos pássaros e do vento.
E por ser pouco visitado, é perfeito para relaxar e contemplar as árvores, esquecer o tempo e deixar-se guiar pela natureza.
Parque Tingui
Também criado para preservar o rio Barigui, esse parque é um dos mais famosos de Curitiba. Homenagem aos índios tinguis, que habitavam a região na época da colonização, esse parque possui pistas de caminhada e ciclovias, um lago e muito verde.
Mas o destaque maior é o Memorial Ucraniano, com construções que imitam o estilo arquitetônico dos primeiros imigrantes da Ucrânia que chegaram na região. A sensação é de estar em outro país, ao passear pelas belas construções de madeira perdidas no meio das árvores.
Praça do Japão
Trata-se de uma grande praça com paisagismo e construções em estilo japonês, construída em homenagem aos imigrantes. As cerejeiras, vindas diretamente do Japão, dão um charme especial para a praça, principalmente na primavera, quando suas flores coloridas se destacam na paisagem.
Os lagos e os jardins asiáticos transmitem uma sensação de paz e de tranquilidade, e tornam o ambiente propício não apenas para uma caminhada, mas também para alguns minutos de meditação. De todos os parque de Curitiba esse é o lugar mais adequado para desestressar e ficar zen.
O contraste da arquitetura da praça com os prédios do fundo também é muito interessante. É um verdadeiro refúgio de paz e calmaria encravado bem no meio de uma grande cidade.
Parque São Lourenço
Mais um dos parques de Curitiba que foi criado para conter enchentes, o São Lourenço é um dos maiores da cidade, com mais de 200 mil m².
O local, hoje coberto de grama e com árvores ao longo das pistas de caminhada, já foi, no passado, uma fábrica. Uma grande chaminé ainda existe por lá, testemunha de seu passado.
O prédio da antiga fábrica abriga hoje ateliês, exposições e uma biblioteca.
Parque Passaúna
Diferente dos outros parques de Curitiba este é um pouco mais afastado do centro da cidade, esse parque abriga a represa de mesmo nome, responsável pelo abastecimento de água da cidade. O parque é considerado a praia de Curitiba, e basta aparecer um sol que fica repleto de moradores com trajes de banho.
É ideal para esportes aquáticos e fica numa área de preservação ambiental. O ponto principal é o mirante, de onde se tem uma linda vista da represa, do parque e de seus arredores.
Se você quer se esquecer um pouco da vida urbana e se sentir no meio de uma floresta, esse é o seu lugar!
Parque Bacacheri
Localizado num bairro inicialmente habitado por franceses, o Parque Bacacheri também é uma ótima parada para quem quer conhecer os parques de Curitiba. Com um lago de 22 mil m², o parque possui várias pistas de caminhada, equipamentos de ginástica, quiosques e um amplo gramado. Perfeito para curtir numa tarde de sol.
Parque da Barreirinha
Esse possui não apenas um lago, e sim três. Coberto por uma densa vegetação de plantas nativas, atrai, além de turistas e moradores, várias espécies de animais, sobretudo aves.
Possui pistas de caminhada, onde é possível caminhar, correr ou pedalar. Se estiver com crianças, não se preocupe: tem parquinhos e brinquedos para elas.
E se quiser apenas sentar e respirar um pouco de ar puro, banquinhos embaixo de árvores é o que não falta. Se você quer sossego em meio à natureza e ouvir o canto dos pássaros, o Parque da Barreirinha está à sua espera.
Passeio Público
Se o Jardim Botânico é um dos parques mais famoso de Curitiba, o Tanguá o parque mais bonito e o Barigui parque o favorito do cidadãos da cidade, o Passeio Público detém o título de mais antigo parque da cidade. Cheio de histórias, esse tradicional parque conserva inúmeras características da época de sua fundação. Caminhar por ele é como fazer uma viagem no tempo.
O elegante e charmoso Passeio Público foi inaugurado em 1886. A princípio, foi criado para resolver um problema comum em Curitiba: reter as águas da região central, que era um terreno alagadiço. Resolvido o problema, o parque tornou-se um símbolo da cidade, e desde então tem se mantido como uma de suas áreas mais tradicionais.
É impossível separar a história de Curitiba da história desse parque. Por aqui passaram poetas, intelectuais e políticos importantes, e foi desde sua inauguração o ponto principal da cidade.
O Jardim Zoológico foi a princípio sediado aqui, só sendo transferido para sua nova sede na década de 1980. Além disso, também foi a primeira sede do Museu Botânico, até a sua mudança para o atual Jardim Botânico.
Densamente arborizado, repleto de lagos, o Passeio Público é o lugar ideal para sentar um pouquinho durante uma caminhada pela cidade.
Mesmo sendo movimentado, não deixa de ser um bom lugar para se esquecer um pouco da correria urbana. O ambiente é convidativo para se sentar na sombra de alguma árvore, ler um livro, bater papo com os amigos ou só ver o tempo passar.
E, se for com as crianças, não deixe de visitar o parquinho, um espaço com vários brinquedos para os pequenos se divertirem.
Os Bosques de Curitiba
Bosque Gutierrez
Inaugurado em 1986, esse bosque recebe o nome de seu idealizador, João Carlos Gutierrez, que preservou a região e evitou o seu abandono. Localizado num terreno íngreme, possui trilhas e escadarias em meio à uma densa vegetação, e uma grande fonte de água pura.
Confirmando o engajamento de Curitiba nas questões ambientais, o parque criou um memorial em homenagem ao seringueiro e ativista ambiental Chico Mendes, assassinado por causa de sua luta contra o desmatamento da Amazônia.
Bosque Alemão
Curitiba é uma cidade definitivamente multicultural. Se um dos parques de Curitiba têm paisagismo francês, se outro tem um Memorial Ucraniano e se outro homenageia imigrantes japoneses, esse bosque relembra a comunidade alemã instalada na cidade.
Ao visitar esse parque, encante-se com a rica vegetação e as construções em estilo germânico. Trata-se de um pedaço da Alemanha em plena Mata Atlântica.
E não deixe de visitar suas atrações, que são muitas: filosofe um pouco na Torre dos Filósofos, construída para homenagear Nietzsche:
- perca-se na trilha João e Maria, que faz referência ao conto dos irmãos Grimm;
- sinta-se na Alemanha do século XVIII no Oratório de Bach, um espaço para concertos que leva o nome do grande compositor;
- e visite a Casa Encantada, uma biblioteca infantil onde há contação de histórias.
Aproveite o tempo nesse parque e sinta-se num verdadeiro conto de fadas!
Bosque do Papa João Paulo II
Inaugurado em homenagem à visita que esse papa fez a Curitiba, o Bosque do Papa é um reduto da tradição dos imigrantes poloneses na cidade.
Num lindo cenário, no meio de árvores, há algumas casas de madeira que demonstram um pouco da arquitetura típica da Polônia. Mais uma vez, a sensação é de estar visitando um outro país.
E quando estiver nesse bosque, dê uma passadinha no Museu Oscar Niemeyer, que fica bem ao lado. O prédio, projetado pelo famoso arquiteto, é um lindo espaço dedicado às artes visuais, de grande importância para a cultura brasileira.
Onde ficar em Curitiba
Booking.com3 hospedagens com excelente avaliações em Curitiba
($) Os viajantes que querem economizar o Hotel Sol é um dos hotéis que recomendo mais barato.
($$) Com excelente custo-benefício proximo aos pontos turisticos é o Intercity Curitiba Batel.
($$$) Se quiser hospedar com mais conforto o Novotel Curitiba Batel é uma das hospedagens preferidas.
Aos mochileiros de plantão o Social Hostel Café e Bar é o que eu recomendo. Se você desejar, pode clicar aqui e conferir mais ofertas de hospedagem em Curitiba.
Dicas para conhecer os Parques de Curitiba
Se você está pensando em visitar Curitiba, se prepare para explorar a natureza em seus incríveis parques. Calce um tênis confortável e vista roupas leves, mas não esqueça dos agasalhos, já que Curitiba é a capital mais fria do Brasil.
A melhor maneira de conhecer os parques é pegando o ônibus da Linha Turismo. O ônibus panorâmico não só passa pelos parques, mas também pelos pontos turísticos da cidade de Curitiba. Circula a cada 30 minutos e é uma excelente forma de explorar a cidade. Se você é fã de exercícios físicos, pode também alugar uma bicicleta e pedalar pela cidade, com vários lugares disponíveis para aluguel.
Não esqueça de levar uma cesta de frutas e sucos para um piquenique nos parques, e claro, sua câmera fotográfica para registrar as belas paisagens.
Além dos parques, Curitiba oferece uma rica vida cultural, com influências de imigrantes, museus, bares e uma vida noturna agitada. Com tantas opções, você com certeza se sentirá em casa em Curitiba. Boa viagem!
- Prepare-se fisicamente: Curitiba oferece várias atividades ao ar livre
- Vista-se apropriadamente: Pode ser bastante frio em Curitiba
- Use o Ônibus da Linha Turismo: Excelente forma de explorar a cidade
- Considere alugar uma bicicleta: Para os amantes de exercícios físicos
- Leve lanches: Ideal para piquenique nos parques
- Explore além dos parques: Curitiba oferece uma rica vida cultural e noturna
Planeje sua Viagem toda por aqui!
Finalmente, depois de uma avalanche de dicas, aqui está a última e mais importante: Em viagens, tempo é igual a dinheiro. Para poupar seu precioso tempo, reuni todos os sites que você precisará para planejar o que fazer na sua próxima aventura.
⛪ Hotel: Reserve já sua hospedagem pelo Booking e economize. Simples assim!
❤ Seguro Viagem: A Real Seguro Viagem é a melhor assistência à saúde e cobertura para imprevistos.
♟️ Passeios Incríveis: Com a Civitatis descubra passeios autênticos e seguros!
⛽ Aluguel de Carro: Alugue seu carro com a RentCars e compare preços. Sua aventura do seu jeito!
✈ Passagens aéreas: Com o Skyscanner encontre descontos de até 35% para todos os destinos.