Passeios em Bento Gonçalves: 15 Passeios imperdíveis

BrasilRio Grande do SulPasseios em Bento Gonçalves: 15 Passeios imperdíveis

Um dos pontos fortes da cidade de Bento Gonçalves é a sua produção de uvas, que ganham fama pelos sucos e vinhos que vem de lá e que fazem da cidade a Capital Brasileira do Vinho. Todos esses atrativos rendem passeios imperdíveis em Bento Gonçalves, e vale a pena conhecer alguns deles para programar sua viagem.

Bento Gonçalves é uma cidade pertencente ao estado do Rio Grande do Sul. Assim como outras cidades desta região, que foi colonizada por imigrantes de diferentes nacionalidades, a história de Bento Gonçalves está fortemente ligada à chegada dos italianos no século XIX, que construíram uma cidade com grande influência desta cultura.

City Tour Viva a história

Fazer um City Tour costuma ser uma boa ideia para conhecer a cidade, e, nesse caso, o passeio é todo especial: será a bordo de um antigo ônibus da Chevrolet, de 1961, já que o tema do passeio é justamente conhecer pontos turísticos importantes para a história de Bento Gonçalves.

Com duração de cerca de 4 horas, o passeio começa com a Via del Vino, que é uma importante praça no centro da cidade, já que foi em torno dela que Bento Gonçalves foi se desenvolvendo. Um grande atrativo desta praça é a icônica “la fontana”, afinal, uma fonte na praça é comum, mas uma fonte de vinho nem tanto. Isso mesmo: a praça possui um chafariz do qual jorra vinho, simbolizando a grande abundância desta bebida na região.

A parada seguinte do tour é o Museu do Imigrante, que exibe artefatos e documentos que recontam a história da imigração italiana na região. A sede do museu é um antigo casarão, com data de 1913 e que foi tombado como Patrimônio Histórico.

No City Tour, você conhecerá também o Pipa Pórtico, o cartão de boas vindas da cidade: um pórtico de 17 metros de altura, com o formato de uma pipa de vinho, ou seja, um barril.

O Monumento dos Imigrantes é mais um dos pontos turísticos em Bento Gonçalves que busca celebrar a imigração italiana na região e também faz parte do percurso. É uma escultura em bronze, que homenageia aqueles e aquelas que trabalharam para construir Bento Gonçalves em seus primeiros momentos.

Por fim, o passeio passa pela Fábrica de Malhas G’dom, uma das primeiras da cidade na confecção de malhas de tricot.

Esse é um dos passeios imperdíveis em Bento Gonçalves e uma experiência única de se aproximar da história da cidade.

Maria Fumaça

Um dos passeios mais tradicionais da região, a Maria Fumaça é uma maneira divertida e clássica de conhecer a Serra Gaúcha, passando por Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. A atração não é apenas o passeio de maria fumaça em si, pois ele se torna melhor ainda com os eventos que acontecem durante o trajeto e que tornam alguns passeios imperdíveis em Bento Gonçalves.

Noite Gaúcha no Trem Maria Fumaça

Quer ter a experiência completa do Rio Grande do Sul nesse que é um dos passeios imperdíveis em Bento Gonçalves? Na Noite Gaúcha, o passeio no trem vai ser alegrado com comidas típicas da região, música gaúcha e apresentações temáticas, que incluem uma visita ao Parque Cultural Epopéia Italiana, onde acontece um espetáculo que conta a saga dos imigrantes italianos que foram para a região.

L’essenza Del Vino no Trem

Imagine unir essas duas atrações tradicionais da Serra Gaúcha no mesmo passeio: a maria fumaça e os vinhos. Essa é a proposta deste programa, l’essenza del vino. A bordo de um vagão em estilo retrô, quem participa dessa atração faz o trajeto entre Carlos Barbosa e Bento Gonçalves aprendendo a degustar os maravilhosos vinhos da região, acompanhado de um sommelier que dá as melhores dicas de como apreciar esta bebida. Cada viagem possui um tema, mas todas são regadas a vinho. Você pode fazer uma parada na Estação Garibaldi durante o trajeto, e, para tornar tudo mais animado, o som fica por conta de um músico ao vivo, que escolhe o repertório de acordo com o estilo dos integrantes.

Filó do Trem na Maria Fumaça

Outro dos passeios imperdíveis em Bento Gonçalves a bordo da Maria Fumaça é o passeio Filó do Trem. O objetivo é aproximar você da cultura italiana que é tão celebrada na região. Para isso, o passeio tem apresentações musicais e teatrais, com direito a trajes típicos e a uma parada no Parque Cultural Epopéia Italiana para um show. Para acompanhar, aproveite os pratos típicos da culinária italiana, e, como não poderia faltar, a degustação de vinhos, espumantes e sucos de uva, durante o trajeto que dura quase 2 horas.

Tour pelos parreirais

Se você aprecia um bom vinho, há uma grande chance de que a fama da cidade seja um dos principais motivadores para sua viagem. Por isso, conheça aqui alguns passeios imperdíveis em Bento Gonçalves que têm as uvas e vinhos famosos da região como temática e permitem conhecer algumas das principais vinícolas.

Passeio pela Vinícola Dom Cândido

A primeira dica de passeio é na Vinícola Dom Cândido, um empreendimento familiar que começou com a produção de vinho para consumo próprio e acabou se tornando uma vinícola comercial, que passa de pai para filho. A família, de origem italiana, vive no Brasil desde 1875 e planta parreiras na região desde esta época. Foi nesse contexto que cresceu Cândido Valduga, e a partir desse costume familiar, começou a comercializar os vinhos.

Um dos passeios por essa vinícola é o tour de trator, que passa pelos parreirais, incluindo algumas das parreiras centenárias. O passeio tem direito a brinde de espumante e degustação de vinhos, e é guiado pelos filhos de Cândido Valduga. O tour de trator proporciona uma linda vista da paisagem ao redor, acompanhada das boas bebidas de produção local.

Nesta mesma vinícola, existem outros passeios como o tour guiado, que enfoca a história da família Dom Cândido, passando pela antiga casa da família, pelos parreirais e pelo grande e antigo sombreiro plantado por Cândido Valduga.

Se quer ir mais direto ao ponto para conhecer os vinhos, uma opção de passeio é a degustação, que te permite experimentar 6 diferentes rótulos produzidos na Vinícola, sendo alguns de espumante e os outros de vinhos.

Vale dos vinhedos

O Vale dos Vinhedos é uma rota turística da Serra Gaúcha, ocupada principalmente pelas famílias de imigrantes italianos que vieram para o Brasil, e que possui um vasto número de parreirais, já que tem a produção de vinho como um grande foco. As plantações da região formam paisagens incríveis, e são um dos passeios imperdíveis em Bento Gonçalves, assim como visitar as principais vinícolas, que são famosas em todo o Brasil pela qualidade da produção. De fato, foi a primeira região produtora a receber o título de “Denominação de origem”, que ateste que as condições do lugar em que os vinhos foram produzidos proporcionam características específicas e um estilo próprio.

Visita à Vinícola Torcello

A Vinícola Torcello foi fundada em 2000, por Rogério Carlos Valduga. Com uma produção relativamente pequena, a Torcello conta com processos artesanais que tornam as safras únicas e feitas com muito cuidado.

Se sua intenção é conhecer a vinícola, existem algumas opções de passeios. Por exemplo, caso contrate a degustação, terá a oportunidade de experimentar 6 diferentes rótulos dentro da produção da vinícola. Com o Enotour do conhecimento, você já será acompanhado em sua degustação, recebendo explicações sobre cada um dos aspectos da análise, e ainda poderá conhecer mais sobre o processo de produção dos vinhos, visitando o local onde acontece cada etapa. Já na Prova de Barricas, você pode experimentar 7 rótulos diferentes diretamente das barricas, com toda a parte explicativa, e ainda será acompanhado pelo próprio proprietário, recebendo uma taça da vinícola de lembrança.

Visita à Vinícola Marco Luigi

Outro dos passeios imperdíveis em Bento Gonçalves e que têm as vinícolas como destaque é fazer uma visita à Vinícola Marco Luigi. Seguindo a mesma linha das várias vinícolas do Vale dos Vinhedos, a Marco Luigi também é uma empresa familiar, que se orgulha da alta tecnologia envolvida no preparo dos vinhos e da produção que preza pelos cuidados com a sustentabilidade. A bela paisagem e as charmosas instalações da vinícola podem ser visitadas por quem quiser conhecer sua história, degustar alguns dos vinhos produzidos lá e comprar seus vinhos diretamente de quem produz.

Visita à Devorata Trufas Artesanais e Empório La Vigne

Um bom vinho e um bom chocolate não parece uma má combinação, certo? Por isso, enquanto passeia pelo Vale dos Vinhedos, vale a pena fazer uma parada na Devorata. A loja vende as deliciosas trufas, feitas de forma artesanal e somente com ingredientes de qualidade, e começou com um empreendimento de Jurema Milani para complementar a renda, se tornando uma fábrica pequena, mas muito bem sucedida. A Loja conta com um espaço agradável para se sentar, pedir uma sobremesa de chocolate e curtir o clima: se estiver calor, vá de sorvete, se estiver frio, experimente um chocolate quente.

Aproveite a visita para passar no Empório La Vigne, logo ao lado, que reúne uma série de produtos regionais e prioritariamente vindos de pequenos produtores, como queijos, embutidos, geléias e, como não poderia faltar, uma boa seleção de vinhos.

Vinícola Salton

A próxima dica de vinícola é bastante famosa e vale a pena uma visita. Salton é uma das maiores vinícolas do país, e possui uma longa história, tendo sido fundada em 1910 por imigrantes italianos que vieram para o Brasil, mais especificamente para a região que hoje chamamos de Bento Gonçalves. Assim como outras da região, a Salton começou com a produção de vinho informal, apenas para o consumo da família, e foi se expandindo até se tornar uma grande empresa.

Para quem deseja conhecê-la, saiba que o espaço da vinícola é lindo, com jardins exuberantes e obras de arte, incluindo as pinturas no teto, que contam a história da família fundadora da vinícola. A arquitetura é inspirada no estilo Villa Italiana, dando um charme especial ao local. Existem alguns passeios guiados que você pode escolher para conhecer melhor a vinícola, veja alguns deles:

Tour Intenso Salton

O Tour Intenso tem duração de cerca de 2 horas e não precisa ser agendado, a menos que se trate de um grupo maior que 10 pessoas. Nesse tour, você pode percorrer os vinhedos, conhecer uma série de espaços diferentes onde acontece cada uma das etapas do processo de produção dos vinhos e espumantes, visitar a Galeria dos 100 anos, que conta a história da vinícola, e o relógio solar, feito em mármore italiano e pedras. Além do passeio, você pode degustar 5 variedades das bebidas produzidas ali.

Tour Gerações Salton

Já o Tour Gerações precisa ser previamente agendado, já que inclui, além de todos os espaços da vinícola que é possível conhecer no Tour Intenso, um bônus mais restrito: a “sala secreta”. É lá que acontece a degustação, em que o visitante pode provar 6 produtos premium, que podem variar de acordo com a safra, e incluem um rótulo inédito. A degustação é acompanhada de uma tábua de frios, para que a visita seja ainda mais deliciosa e especial, tornando este um mais um dos passeios imperdíveis em Bento Gonçalves para quem gosta de vinhos diferentes e únicos.

Parque Epopéia Italiana

Como já deve ter dado para notar, a herança italiana é muito forte em Bento Gonçalves e motivo de muito orgulho para os habitantes da região. Por isso, a próxima dica de passeio também é sobre isso: um parque temático que homenageia a história da imigração italiana no século XIX. No Parque Epopéia Italiana, você terá a oportunidade de assistir a um espetáculo, que tem como protagonistas um casal de italianos, Rosa e Lázaro – que existiram, de fato, e foram bisavós de uma das fundadoras do Parque. A encenação apresenta desde seu embarque e as aventuras da viagem ao início da construção de uma vida na região. Após o espetáculo, como não poderia faltar em Bento Gonçalves, acontece uma degustação de vinhos, sucos e biscoitos típicos da culinária italiana.

Onde ficar em Bento Gonçalves?

Se você se interessou por estes passeios imperdíveis em Bento Gonçalves, já pode começar a programar sua viagem e decidir onde se hospedar. Acompanhe abaixo algumas dicas de preços e estilos bem variados, para decidir qual se encaixa melhor na programação da sua viagem.

Hotéis mais baratos que eu recomendo

Pousada Don João

Uma das opções mais em conta, mas que estão entre as minhas recomendações em Bento Gonçalves é a Pousada Don João. Esta Pousada possui boas acomodações, com ar condicionado, wi-fi, televisão e estacionamento privativo. Você pode escolher entre os quartos duplos e os apartamentos triplos, e desfrutar do gostoso café da manhã que é servido na Pousada Don João. É uma opção de hospedagem básica, mas confortável, para quem quer simplesmente um bom lugar para ficar enquanto faz os passeios imperdíveis em Bento Gonçalves.

Sonho da Serra Pousada

Outra opção mais barata para se hospedar na cidade é a Pousada Sonho da Serra. A Pousada possui uma boa localização, próxima a pontos turísticos como a Estação da Maria Fumaça. Com um ambiente bastante charmoso, seus quartos também possuem alguns confortos como wi-fi, televisão, ar condicionado e um farto café da manhã. Na sala de estar, uma lareira para te esquentar e entrar no clima da serra.

Dependendo de quem está viajando com você, escolha alguma das opções oferecidas, como apartamentos triplos e até quádruplos. Alguns deles possuem banheiros privativos, outros, banheiros compartilhados com o quarto ao lado – fique atento na hora da reserva para escolher a opção que mais te agrada.

Hotéis com melhor custo benefício

Hotel Laghetto Viverone Bento Gonçalves

Uma opção que recomendo, e que tem um bom custo benefício para se hospedar enquanto faz os passeios imperdíveis em Bento Gonçalves é o Hotel Laghetto Viverone. Se você faz questão de estar em um lugar elegante e bem decorado, o Laghetto vai ser uma boa escolha. Além disso, este hotel possui academia, sauna, banheiras de hidromassagem nas áreas comuns e um bom café da manhã. As acomodações são muito confortáveis e possuem ar condicionado, frigobar, televisão e wi-fi. No caso do apartamento super luxo, quem se hospeda ainda tem uma vista muito privilegiada da cidade.

Se você acha mais confortável fazer as refeições no próprio hotel, o Laghetto Viverone possui um restaurante que funciona a la carte, com um cardápio cheio de delícias da culinária italiana.

Villa Michelon

O Hotel Villa Michelon é planejado para ser, não só um local de hospedagem, mas um ponto turístico e uma celebração do clima da Serra Gaúcha e de seus principais atrativos. Para começar, o Hotel fica em meio a uma linda paisagem que tem o Vale dos Vinhedos como cenário, e possui alguns espaços especiais, como o Memorial do Vinho. No Memorial, é contada a história da evolução da produção de vinho desde o século XIX até os dias atuais, homenageando este forte traço da cultura italiana. Outro espaço que também segue esta temática dentro do Hotel é o Parreiral Modelo.

Além disso, o Villa Michelon tem muitas opções de diversão para os hóspedes, pois possui sala de jogos, pista de cooper, um espaço de lazer chamado Casa do Filó, passeios de quadriciclo e até tirolesa. A piscina térmica e a sala fitness vem para completar os confortos que o Hotel oferece. Quem viaja em família também pode ficar sossegado que existem os parquinhos especialmente para as crianças, e tanto os pequenos quanto os adultos vão adorar passar um tempo no pomar e na mini fazenda, com pequenas criações de animais.

As hospedagens seguem o principal tema da região, pois são divididas em alas, cada uma nomeada de acordo com um tipo de uva que produz diferentes qualidades de vinho. Os quartos vão do econômico ao super luxo, que possui até banheira de hidromassagem, mas são todos bem confortáveis para receber os hóspedes.

Hotéis de luxo em Bento Gonçalves

Hotel & Spa do Vinho, Autograph Collection

Esta dica é para quem não economiza na hora de selecionar um bom lugar para se hospedar na viagem. Também seguindo a ideia de homenagear os vinhos tão tradicionais em Bento Gonçalves, o Hotel e Spa do Vinho Autograph Collection possui a maior adega de hotel do Brasil, com mais de 660 rótulos, que incluem um merlot exclusivo produzido no próprio hotel.

Além disso, certamente seu passeio em Bento Gonçalves vai se tornar um momento muito relaxante no spa deste hotel, pois nada melhor que aproveitar a série de tratamentos e sessões de relaxamento que são oferecidos. Algumas delas são baseadas na vinoterapia – isso mesmo, são tratamentos que utilizam os compostos do vinho e da uva.

Os quartos também não ficam para trás, e vão desde aqueles com camas de solteiro aos que possuem uma cama tamanho king size, com lareira e varanda.

LOTE20 Hotel Boutique

Outra opção para se hospedar com bastante conforto enquanto faz os passeios imperdíveis em Bento Gonçalves é o charmoso Hotel Boutique LOTE20, localizado na rota turística Caminhos de Pedra. Neste hotel, cada uma das confortáveis suítes possui um estilo próprio na decoração e incluem televisão, ar condicionado, wifi e outros agrados que, dependendo do quarto escolhido, podem incluir até uma hidromassagem. Cada quarto tem sua varanda com uma vista privilegiada para as montanhas. Um detalhe que pode tornar a experiência ainda mais especial é que o café da manhã é servido no próprio quarto, o que dá um tom intimista ao momento.

Dicas para os viajantes

Bento Gonçalves é um destino lindo e cheio de charme. Claro que qualquer estilo de viagem para lá é uma boa pedida, mas se você estiver procurando um local para uma viagem romântica com certeza vai ter momentos muito especiais na cidade, regados a bons vinhos e tendo a paisagem espetacular como cenário.

Se você acha que frio e Serra Gaúcha tem tudo a ver, vá no inverno e curta o clima aconchegante, mas talvez você queira saber que é no verão que os parreirais estão em seu ápice de beleza.

Aproveite esses passeios imperdíveis em Bento Gonçalves!

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
42FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.