Passeios em Brasília: 6 Passeios imperdíveis

DestinoBrasilPasseios em Brasília: 6 Passeios imperdíveis

Para quem deseja conhecer bem o Brasil e seus encantos, um destino que deve entrar no seu roteiro é Brasília. Afinal de contas, esta é a capital do nosso país, a terceira cidade brasileira mais populosa e onde se encontram as nossas principais instituições políticas federais, como as sedes dos poderes executivo, legislativo e judiciário.

Mas não é só por sua importância política que Brasília vale a visita. A cidade foi planejada desde seu início para ser um símbolo da modernização do país, e ficou marcada pelo ousado projeto urbano do arquiteto Lúcio Costa e pelo estilo singular de Oscar Niemeyer em seus edifícios – dizem, inclusive, que suas maiores obras-primas estão em Brasília.

O projeto de Brasília é famoso por seu formato, semelhante a um avião – embora Costa tenha pensado também em uma borboleta. Conheça esta cidade única, cheia de cultura e atrações turísticas, e planeje seus passeios em Brasília. 

City Tour em Brasília

O City Tour é uma boa dica para quem procura o que fazer na cidade, já que te dá a chance de conhecer vários dos principais passeios em Brasília em pouco tempo. A bordo de um ônibus panorâmico, o passeio transita por edifícios icônicos da cidade, como a Torre de TV, a Biblioteca Nacional, o Museu Nacional, a famosa Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida e o Prédio do Itamaraty, pertencente ao Ministério das Relações Exteriores e considerado uma das obras maiores obras de Niemeyer. Preste atenção também na Ponte JK, cuja arquitetura imita o movimento de uma pedrinha batendo na água do Lago Paranoá. O passeio também passa pelo Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente e pelo Palácio da Alvorada, residência do presidente. 

Você terá a oportunidade de conhecer a Praça dos Três Poderes e visitar externamente os prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto, sedes dos poderes legislativo, judiciário e executivo, que também são algumas das mais conhecidas obras de Niemeyer. 

A maioria dos pontos turísticos é vista de dentro do ônibus mesmo, mas o passeio faz três paradas: na Catedral Metropolitana, na Praça dos Três Poderes e no Palácio da Alvorada. Aproveite para tirar fotos e ver mais de perto estes lugares imperdíveis. 

Nesse passeio, com certeza você se encantará pelas formas únicas que Brasília revela e pela grandeza de suas modernas construções. 

By night em Brasília

Se Brasília já é linda durante o dia, imagine durante a noite, quando as luzes dos edifícios são acesas, destacando as obras contra o céu noturno. Por isso, o passeio By Night tem uma proposta parecida com a do City Tour, mas te leva para conhecer os passeios em Brasília à noite. 

O By Night começa passando pelo Memorial JK, que abriga os objetos e os restos mortais do presidente Juscelino Kubitschek, responsável pela construção da cidade. Em seguida, te leva até a Catedral Metropolitana, passa pela Esplanada dos Ministérios, que contém os edifícios sede de cada um dos ministérios, pelo Palácio do Itamaraty, pela Praça dos Três Poderes e pelo Palácio da Alvorada, todos eles deslumbrantes com a iluminação noturna. O passeio, que tem duração de cerca de 4 horas, termina com um jantar em uma churrascaria para terminar bem a noite brasiliense. 

Tour Religioso em Brasília

Brasília é uma cidade cheia de diversidade cultural e religiosa, já que foi construída por trabalhadores vindos de diferentes cantos do país e, ainda hoje, abriga as embaixadas de países do mundo todo. Por isso, a cidade reúne templos de várias crenças que compõem nosso país e que convivem harmoniosamente nesta cidade. Sendo assim, esse tour é um dos passeios em Brasília para quem deseja conhecer estas diversas manifestações de fé. 

O primeiro templo a ser conhecido neste roteiro é a Igreja Messiânica Mundial do Brasil, que pertence a uma religião fundada no Japão, e que acredita na ideia de que Deus criou os seres humanos para a construção de um Paraíso Terrestre, que viria pelo aprimoramento e desenvolvimento de um mundo sem doenças ou falhas. 

Depois de uma visita à Igreja Messiânica, você poderá conhecer a Mesquita do Centro Islâmico de Brasília. Em seguida, visite a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, famosa pelo projeto de Niemeyer, completamente diferente da grande maioria das Catedrais que conhecemos. O tour te levará também ao Santuário Dom Bosco, um dos cartões-postais da cidade e que chama atenção pela beleza de sua arquitetura, cercada de vitrais azuis que reproduzem o céu da cidade. O Santuário foi criado em homenagem a São João Bosco, que teria sonhado com a capital do Brasil. A próxima parada é a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, o primeiro templo religioso da cidade, construída como o pagamento de uma promessa da então primeira-dama, Sarah Kubitschek, e projetada por Niemeyer.

Conheça também o Templo Shin Budista Terra Pura, planejado pela comunidade japonesa e nipo-brasileira que vive em Brasília e, em seguida, a Comunhão Espírita de Brasília e o templo ecumênico chamado Templo da Boa Vontade. O passeio te levará ainda até a Praça dos Orixás, localizada na “Prainha”, às margens do Lago Paranoá e que abriga 16 estátuas que representam as divindades afro-brasileiras. Por fim, conheça também o Mosteiro de São Bento, onde vivem os monges que se dedicam a orar e trabalhar.

Esse é um dos passeios em Brasília incríveis para quem quer celebrar a união da diversidade que é o Brasil, onde costumes tão diferentes convivem em um mesmo lugar, e, principalmente, se lembrar da importância de respeitar todas as culturas e manifestações religiosas.

Tour Jurídico

Quando pensamos nas instituições que formam o governo do país, muitas vezes elas parecem algo bem distante, do qual só ouvimos falar nos jornais, mas seria muito legal conhecer de perto os lugares de onde saem grande parte das decisões importantes tomadas no país, certo? Se você concorda, saiba que o Tour Jurídico é um dos passeios em Brasília pensados justamente para isso. 

Este passeio começa com uma visita ao Tribunal Superior do Trabalho, a maior instância da Justiça que se dedica a julgamentos relacionados ao trabalho. Em seguida, você vai conhecer o Tribunal Superior Eleitoral, órgão máximo de Justiça relacionado aos assuntos eleitorais. Conheça também o Superior Tribunal de Justiça, que zela pela aplicação da lei em todo o país, e o Conselho Federal da Ordem de Advogados do Brasil, que representa os advogados e regulamenta o exercício da advocacia. 

O Palácio da Alvorada, residência oficial de todos os presidentes, é a próxima parada. Após a visita ao Palácio, o Tour segue para o Memorial JK, onde está o corpo de Juscelino Kubitscheck e vários dos objetos que pertenceram a ele. Outro ponto de visitação é a Praça dos Três Poderes, onde estão os edifícios do Palácio do Planalto, sede do poder Executivo, o Supremo Tribunal Federal, sede do poder judiciário, e o Congresso Nacional, sede do poder legislativo. Por fim, conheça também o Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. 

EcoTour em Brasília

Apesar da fama de seus atrativos urbanos e relacionados à arquitetura e à política, o turismo em Brasília também será uma boa experiência para quem gosta de estar em contato com a natureza, e o EcoTour é um dos passeios em Brasília que tem essa proposta. A começar pelo Parque Nacional de Brasília, criado para a preservação da água e vegetação no local. Este Parque possui duas piscinas, criadas pelo afloramento dos lençóis freáticos, além disso, tem espaço para prática de esportes em meio à natureza e abriga diversas espécies vegetais e animais, incluindo algumas ameaçadas de extinção, como é o caso do lobo-guará, por exemplo.

 A próxima parada é o Zoológico de Brasília, que também tem o objetivo de proteger e contribuir para a pesquisa com os animais, abrigando mais de 800 exemplares de diferentes espécies. 

Em seguida, o passeio te levará para conhecer o Parque da Cidade Sarah Kubitschek, um dos grandes pontos de encontro da cidade, que conta com um amplo espaço com praças, parque de diversões para as crianças, locais para praticar esportes, churrasqueiras, restaurantes e muito mais. 

O último ponto turístico do EcoTour é o Jardim Botânico, outra área que tem como principal objetivo a preservação de diversas espécies vegetais, principalmente do Cerrado. Possui vários jardins temáticos que encantam os visitantes e um lugar muito agradável para um passeio. 

Salto do Itiquira

Esta atração na verdade se localiza no município de Formosa, mas está a apenas 115 quilômetros de Brasília, por isso, podemos contá-la como um de seus passeios em Brasília, e você pode procurar uma agência que organize a saída da capital. 

O destino é o Salto do Itiquira, uma queda livre de 160 metros de altura, localizada no Parque Municipal Salto do Itiquira. O visual é inacreditável: uma magnífica cachoeira cercada pela natureza. Se sua visita for de manhã, então, o encontro do sol com as gotículas de água forma um arco-íris, que transforma a paisagem em um cenário quase mágico. 

Além de conhecer este lugar incrível, você se divertirá na trilha até chegar lá, poderá apreciar a vista maravilhosa, os vários pássaros que cantam ao longo de todo o caminho e a formação de piscinas naturais. A trilha não é muito desafiadora, mas vá preparado para caminhar e para se molhar quando chegar. 

Onde ficar em Brasília

Curtiu essas ideias de passeios em Brasília? Continue lendo e veja também algumas dicas de onde se hospedar na capital brasileira, com diferentes opções para você escolher aquilo que cabe no seu planejamento. 

Diária de até 160 reais para casal

GET Apart Hotel – Garvey

Uma boa opção para quem procura uma diária que saia até cerca de R$160,00 para o casal é o GET Apart Hotel. Localizado a cerca de 20 minutos da Catedral Metropolitana (para quem vai a pé), os apartamentos do hotel são confortáveis, com wi-fi, ar condicionado, banheiro privativo, microondas, utensílios de cozinha, TV e varanda.

As opções vão do standard, mais básico e mais em conta, ao deluxe, que possui todos os confortos para sua estadia. Para quem quer relaxar e aproveitar nos seus momentos de descanso entre os passeios em Brasília, o GET Apart Hotel conta com piscina externa na área comum. 

Se você está viajando com uma criança, pode pedir para acrescentarem uma cama extra por uma pequena taxa adicional. 

Mansoori Apart Hotel II

O Mansoori é outra dica de hospedagem em Brasília, principalmente para quem viaja em casal, e também oferece apartamentos, tanto para uma diária quanto para quem aluga pelo mês todo. 

As aconchegantes acomodações são mobiliadas com utensílios de cozinha e eletrodomésticos como fogão e microondas, para facilitar preparar algumas refeições no próprio local. Possui ainda ar condicionado, wi-fi e TV, além do sofá e de uma mesa para as refeições. É uma acomodação básica, mas ótima para se hospedar enquanto faz os melhores passeios em Brasília. 

As diárias saem até R$160,00 para os casais, mas você também pode escolher opções que hospedem mais pessoas, se este for o seu caso. 

Hotel Vila Planalto

Mais uma boa opção de hospedagem em Brasília é o Hotel Vila Planalto. Com quartos para famílias ou para casais, este hotel está a apenas 1,3 quilômetros da Praça dos Três Poderes. Além disso, os quartos possuem todos os confortos básicos, como ar condicionado e wi-fi. Uma vantagem do Hotel Vila Planalto é que as diárias incluem um bom café da manhã para começar o dia antes de iniciar seus passeios em Brasília. 

Diária de até 270 reais para grupo de 4 pessoas

Tamara-Garvey Park Hotel

Já para quem vai viajar em grupo, uma boa dica são as acomodações do Tamara-Garvey Park Hotel. Este Hotel possui opções de quartos ou apartamentos. Ambas as opções são bem confortáveis, possuem ar condicionado, wi-fi, cafeteira para preparar um cafezinho no próprio quarto e, no caso dos apartamentos, os utensílios que você precisa para usar a cozinha para preparar algumas refeições.  Nas áreas comuns, o Tamara-Garvey tem uma piscina para que você aproveite os momentos de lazer. Dentro do próprio hotel também existe um restaurante, por isso, você pode escolher fazer suas refeições por lá mesmo, naqueles dias em que chegar cansado dos seus passeios em Brasília e não quiser sair para comer. 

Hotel Diplomat

Para quem procura hospedagem em grupos, outra opção é o Hotel Diplomat. Na verdade, este Hotel é uma boa opção para todos os estilos de viajantes, pois os quartos vão da cabine individual, que abriga uma única pessoa, à suíte luxo, que pode acomodar até 4 hóspedes com conforto. Além das várias comodidades como wi-fi grátis, ar condicionado e TV, as diárias no Diplomat incluem um café da manhã bem completo, no melhor estilo café da manhã de hotel. Para quem não quer ter que sair do hotel para se alimentar, o Diplomat também oferece serviço de alimentação, que serve pratos executivos e lanches. 

Sateltour Apart Hotel GY

Outra possibilidade de hospedagem que vale a pena dar uma olhada é o Sateltour Apart Hotel. As diárias saem por um bom preço para quem viaja em grupo de até quatro pessoas. Os quartos possuem wi-fi, ar condicionado, tv, varanda e, nas áreas comuns, o Sateltour Apart Hotel possui também uma agradável piscina ao ar livre, além de jardim e academia para aqueles que não gostam de perder um dia de treino. O Site Tour oferece o café da manhã, e possui restaurante para quem quiser fazer as outras refeições. É outra opção com um ótimo custo-benefício!

Dicas para os viajantes

Para quem vai fazer os passeios em Brasília pela primeira vez, há uma chance de que a cidade pareça bastante confusa. Isso é porque os endereços são dados por siglas aparentemente aleatórias. Mas esta cidade bem planejada possui uma lógica: tendo em mente o formato de avião ou cruz que todos conhecem como o modelo para a construção da cidade, imagine que o Eixo Rodoviário compreende as asas do avião e corta a cidade de norte a sul, por isso, as regiões são conhecidas como Asa Norte ou Asa Sul.

Já o Eixo Monumental compreende o que seria o “corpo” do avião, e corta a cidade de leste a oeste. Os endereços tomam isso como referência, podendo se localizar a leste ou oeste e a sul ou norte. Para entender, preste atenção na última letra do endereço, que pode ser N (norte), S (sul), L (leste) ou W (oeste). As duas primeiras letras, em geral, se referem aos setores: SQ significa Superquadra e CL comércio local, por exemplo. 

Evite ir a Brasília no feriado de 7 de Setembro, a menos que você goste de tumulto, celebrações especiais e muito trânsito. Em Setembro também começa a seca do cerrado e com ela as queimadas na região. Evite!

Em Brasília é muito fácil alugar um carro, mas se você não for um adepto, contrate um city tour que será uma mão na roda.

Outra dica para quem visita a capital brasileira é que a maioria dos passeios em Brasília que oferecem um tour pela cidade não incluem a visitação interna aos edifícios.

Boa viagem e aproveite seus passeios em Brasília!

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
42FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.