Passeios em Caldas Novas: 10 Passeios imperdíveis

BrasilGoiásPasseios em Caldas Novas: 10 Passeios imperdíveis

Se você quer uma viagem que te permita relaxar, nadar, curtir a natureza e os parques aquáticos, considere conhecer os passeios em Caldas Novas. A cidade fica em Goiás, a cerca de 170 quilômetros da capital do estado, Goiânia. É um destino muito procurado por turistas do país inteiro, principalmente porque Caldas Novas é a maior estância hidrotermal do mundo. Isso quer dizer que as águas que afloram na cidade são naturalmente aquecidas, graças à temperatura no interior da Terra, propiciando banhos relaxantes e que, segundo se conta, possuem até mesmo propriedades medicinais. As atrações naturais convivem com os parques aquáticos e outros espaços de lazer que tornam Caldas Novas um destino imperdível, bem no centro do Brasil. 

Descubra aqui alguns dos passeios em Caldas Novas e comece já a programar seu roteiro!

City Tour em Caldas Novas

Para quem tem pouco tempo em Caldas Novas e não quer ir embora sem conhecer alguns dos seus principais pontos turísticos, eu recomendo que procure saber sobre o City Tour. Acompanhado de um guia, você poderá fazer um passeio pela cidade que dura cerca de 2 horas e meia e que pode acontecer em carro, van ou ônibus, a depender do número de participantes.

Conheça alguns dos principais passeios em Caldas Novas que estão incluídos neste tour pela cidade:

Monumento das Águas

O City Tour começa no Monumento das Águas. Quase toda cidade tem aquele cartão-postal, que todo mundo gosta de tirar uma foto pra se lembrar do momento. No caso de Caldas Novas, podemos dizer que esse cartão-postal é o Monumento das Águas. Ele foi criado para celebrar os atrativos que tornam a cidade tão famosa, ou seja, as águas termais. Por isso, é formado por cascatas artificiais e pedras que reproduzem o clima gostoso da proximidade com uma cachoeira, bem no centro da cidade. Esse monumento é a cara da cidade, por isso, não deixe de incluí-lo em seus passeios em Caldas Novas e de fotografar a visita.

Jardim Japonês

A próxima parada deste City Tour é o Jardim Japonês. Com certeza você vai se encantar com esse charmoso lugar, planejado pelo paisagista japonês Toshiyuki Murai.

Este Jardim tem como inspiração aqueles que eram construídos nos templos budistas, onde os monges iam para meditar. Por isso, os jardins em estilo japonês são cheios de elementos naturais, que inspiram a serenidade e o relaxamento. Cada elemento colocado possui um importante sentido dentro desta filosofia.

Além dos detalhes de inspiração oriental, é no Jardim Japonês que se localiza a Casa Goiana, uma construção que data do século XVIII e é a segunda mais antiga da cidade. Tudo isso torna o Jardim um lugar lindo e muito agradável para se passear.

Serra Verde Artesanal

Para completar o tour e ainda te permitir levar para casa alguma lembrança dos passeios em Caldas Novas, o CIty Tour te levará até o shopping Serra Verde.

O Centro Comercial Serra Verde é conhecido pelos chocolates vindos de Gramado, que você pode degustar lá mesmo ou comprar alguns para aproveitar em casa, assim como os outros doces artesanais.

Além disso, o shopping é cheio de objetos como artigos de decoração, roupas, acessórios, feitos de forma artesanal e ideais para quem não quer voltar para casa sem mostrar que se lembrou dos amigos ou mesmo sem colocar na sua decoração um pedacinho da cidade que visitou.

Além das compras, na Serra Verde você tem a oportunidade de visitar a torre do mirante, que te dá uma excelente vista do entorno.

Hot Park

Se você está programando uma viagem para esta cidade, provavelmente quer saber sobre as famosas águas termais, certo? Para isso, um dos principais passeios em Caldas Novas é o Hot Park, um parque aquático localizado no complexo Rio Quente Resorts.

O Hot Park é cheio de atrações, como piscinas naturalmente quentes e que dizem ter propriedades medicinais. Além destas piscinas, o parque possui vários brinquedos aquáticos, tanto para crianças quanto para adultos, como os toboáguas, o passeio de caiaque e a Praia do Cerrado, uma das maiores piscinas de ondas da América Latina.

Quem está hospedado no Rio Quente Resort tem acesso ao parque sem precisar pagar o ingresso, embora alguns brinquedos precisem ser pagos à parte, mas quem está hospedado em outros lugares também pode entrar, basta pagar o ingresso separadamente.

Lagoa Quente Termas Parque

Outra dica para aproveitar bastante as atrações em Caldas Novas é o Parque Lagoa Quente Termas – o mais tradicional e um dos mais famosos da cidade, já que foi neste parque que as águas quentes que fazem a fama de Caldas Novas foram descobertas.

Em homenagem a essa história, a Lagoa Quente possui um monumento que representa Bartolomeu Bueno, um bandeirante que, em 1722, descobriu a Lagoa.

É neste parque, também, que está localizado um poço conhecido como Poço Cozinha Ovos – isso porque as águas possuem naturalmente a temperatura de 57ºC! Além das piscinas de águas aquecidas para relaxar, o parque Lagoa Quente também possui muitos brinquedos aquáticos, dos mais infantis aos mais radicais.

Para quem gosta de acampar, este parque será um prato cheio, pois possui um espaço dedicado a isso. O Lagoa Quente Termas Parque pertence ao Lagoa Quente Hotel, por isso, seus hóspedes possuem um acesso exclusivo ao Parque, mas de qualquer forma, independentemente de onde estiver hospedado, não deixe a Lagoa Quente de fora de seus passeios em Caldas Novas.

Passeio à Trindade

Quem gosta de turismo religioso pode aproveitar essa dica: um passeio à cidade de Trindade, localizada a 190 quilômetros de Caldas Novas. Trindade é considerada a capital da fé em Goiás, e todos os anos recebe festas e peregrinações para celebrar o Divino Pai Eterno. Por isso, os principais pontos turísticos incluídos nesse passeio são a Igreja Matriz de Trindade, fundada em 1912, e o Santuário Basílico do Divino Pai Eterno, o único do mundo dedicado a esta divindade. O Santuário recebeu o título de basílica em 2006 pelo Papa Bento XVI, por isso, possui uma grande importância para os religiosos.

Apesar do foco ser o turismo religioso, muitas pessoas gostam de conhecer estes locais pela sua arquitetura e pela importância histórica.

É possível fazer o passeio por meio de agências e excursões que saem de Caldas Novas. Principalmente se você sai de longe, é uma boa dica aproveitar a viagem para conhecer a região.

Parque Estadual da Serra de Caldas Novas

Outra boa dica para aproveitar bem os recursos naturais nos seus passeios em Caldas Novas é fazer uma visita ao Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, também conhecido como PESCAN.

Localizado na divisa de Caldas com a cidade vizinha, Rio Quente, o Parque foi criado nos anos 70 com o objetivo de preservar os lençóis termais da região, e desde 1999 é aberto para receber visitantes e turistas.

A Serra está localizada na cratera de um vulcão extinto. Aliás, uma curiosidade é que por muito tempo se acreditou que a temperatura das águas na região seria devido a este vulcão. Hoje, no entanto, se sabe que a água é aquecida graças à própria temperatura do interior da Terra.

Vá preparado para fazer as trilhas, pois elas te levam às duas grandes atrações do Parque: as cachoeiras. A trilha para Cachoeira da Cascatinha é mais leve, possui cerca de 700 metros até chegar ao destino. Já a trilha para a Cachoeira do Paredão é um pouco mais intensa, com cerca de 2 quilômetros, que levam até uma linda queda d’água com a formação de piscinas naturais. É um ótimo passeio para quem gosta de trilhas, natureza e de curtir visuais de tirar o fôlego.

Feirinha do Luar em Caldas Novas

Quer saber onde provar a gastronomia típica de Goiás? Dê uma passadinha na Feirinha do Luar – são várias barraquinhas, cada uma com uma delícia diferente, entre comidas salgadas, bebidas e doces. Além das comidas, a Feirinha, que já existe há mais de 20 anos, vende artesanato, acessórios, objetos de decoração e vários outros artigos.

Esta Feira funciona aos finais de semana e segundas-feiras, e são mais de 150 barraquinhas diferentes, por isso, com certeza alguma comprinha vai te interessar, seja para uma lembrança para você, seja um presente para os amigos e familiares que ficaram, ou apenas para curtir o movimento e comer uma boa comida de rua.

Museu de Cera em Caldas Novas

Esta dica é de um dos passeios em Caldas Novas bem diferente dos que normalmente conhecemos. Você sabia que a cidade tem um museu de cera? Pois é, em 2018 foi inaugurado o museu de cera Dreamland, que também possui filiais em Gramado e Foz do Iguaçu e é considerado o maior deste tipo na América Latina. São 36 cenários diferentes e 47 representações de diversos personagens e personalidades famosas, que vão desde desenhos animados como Bob Esponja a figuras políticas como o ex-presidente Barack Obama e religiosas como o Papa Francisco. Pare para tirar uma foto com seu artista favorito ou o personagem do filme que você ama, e se divirta observando suas esculturas de cera.

Onde ficar em Caldas Novas

Agora que você já conhece os principais passeios em Caldas Novas, falta uma parte importante para sua programação: a hospedagem. Caldas Novas possui várias opções de hotel, e muitos deles já incluem as piscinas termais na estadia. Conheça aqui algumas opções:

Hotéis mais baratos que eu indico

Pousada Recanto das Caldas

Uma dica para quem procura uma acomodação mais em conta em Caldas Novas é a Pousada Recanto das Caldas. A apenas 500 metros da Praça Mestre Orlando, no centro da cidade, a Pousada possui uma área de lazer com piscina, hidromassagem, sauna e espaço gourmet, ou seja, várias opções para você aproveitar os momentos de descanso entre os passeios em Caldas Novas.

Nas acomodações, você pode escolher entre o quarto luxo e o quarto standard. As principais diferenças são que o quarto luxo possui ar condicionado e é um pouco maior, mas ambos possuem TV, banheiro privativo e outros confortos. Além disso, a Pousada Recanto das Caldas oferece café da manhã para os hóspedes e possui estacionamento.

Pousada Castelinho

A Pousada Castelinho também é uma opção para quem quer se hospedar em Caldas Novas sem gastar demais. Com suítes confortáveis, a Pousada oferece TV, ar condicionado, banheiro privativo e outros confortos para os hóspedes, além do wi-fi liberado. O café da manhã também já está incluso nas diárias.

Você pode escolher entre os pacotes individual, duplo, triplo e quádruplo, que possuem valores bem em conta, por isso, é uma boa opção de hospedagem básica e que não vai te fazer extrapolar o orçamento da viagem, mas te permite aproveitar os passeios em Caldas Novas e se hospedar de forma confortável.

Hotéis com melhor custo benefício

Privé Riviera Park Hotel

Para quem quiser aproveitar as famosas piscinas termais de Caldas Novas sem nem precisar sair do Hotel, o Privé Riviera Park Hotel pode ser uma boa escolha. Isso porque são 15 piscinas de águas quentes ou frias dentro do próprio Hotel para você curtir e relaxar lá mesmo.

Além disso, o Privé possui academia, sauna, salão de jogos e várias outras diversões. Os papais e mamães também podem se hospedar tranquilos, pois o Privé tem playground e piscina infantil que vai manter os pequenos entretidos. Aliás, até quem se considera mãe ou pai de pet vai gostar do hotel, que não só aceita animais como tem um serviço de pet care especial para os bichinhos, por um custo adicional.

As acomodações são apartamentos em estilo flat e podem acomodar até famílias ou grupos de 4 ou 6 pessoas, pois possuem, além das camas, um sofá-cama para casal. Os confortos que os apartamentos oferecem incluem TV e wi-fi. O Hotel Privé também oferece café da manhã para começar bem o dia.

Hotéis de luxo em Caldas Novas

Privé Ilhas do Lago Eco Resort

O Privé Ilhas do Lago Eco Resort faz parte do mesmo grupo que o Privé Riviera Park Hotel. Localizado às margens do Lago Corumbá, é uma verdadeira experiência para quem quer se hospedar e se divertir ao mesmo tempo.

O Resort possui vários atrativos como piscina com borda infinita, ofurô, salão de jogos, academia e espaço para crianças, além de ficar localizado próximo ao Náutico Praia Clube. As acomodações também são no estilo flat e são equipadas para uma estadia confortável, com cozinha americana, wi-fi e tv.

Para a alimentação, um farto buffet de café da manhã é servido pelo Resort. Além disso, você pode desfrutar do restaurante com vista para o lago ou do Bar da Piscina, e aproveitar os drinks enquanto relaxa. Para os pequenos, a lanchonete serve um menu pensado especialmente para eles. Com certeza a família inteira vai ter ótimos momentos de diversão nesse Resort.

Taiyo Thermas Hotel

O Taiyo Thermas Hotel é uma das opções mais procuradas em Caldas Novas e uma boa dica para quem não se importa de gastar um pouco mais para ter a experiência completa. O Taiyo vem recebendo hóspedes desde 1994 e, além de hotel, é um parque aquático, cheio de atrações para aproveitar o melhor de Caldas Novas, como as piscinas de águas naturalmente quentes, a sauna natural e o ofurô.

No que se refere às acomodações, você pode escolher entre os quartos luxo, super luxo, standard e a suíte adaptada, que possuem wi-fi, varanda, televisão e ar condicionado.

O Taiyo possui um restaurante, que inclui tanto opções típicas do estado quanto elementos japoneses, nacionalidade de origem de seus fundadores – e se orgulha de afirmar que as folhas servidas são produzidas por eles mesmos, sem agrotóxicos. No que se refere ao café da manhã, durma tranquilo no Taiyo, sabendo que ele é preparado pelo hotel e está incluso nas diárias.

Dicas para os viajantes

Se você está se perguntando quando viajar, Caldas Novas recebe visitantes durante todo o ano. Minha recomendação é que você considere ir no inverno, pois as famosas águas quentes serão ainda mais gostosas em comparação com o tempo frio. É, também, a época menos chuvosa, o que facilita na hora de aproveitar os passeios ao ar livre. As férias escolares, tanto no verão quanto no inverno, são as temporadas mais cheias e animadas na cidade. Se isso é um fator positivo ou negativo depende muito do seu estilo – se gosta de programas mais sossegados ou procura a agitação – mas leve este fator em consideração na hora de fazer seu planejamento. Se decidir viajar na alta temporada, lembre-se de se programar com antecedência e não correr o risco de ficar para trás.

Você já deve ter percebido que os passeios em Caldas Novas são daqueles para agradar toda a família: crianças, adultos e idosos vão se divertir e relaxar nas piscinas quentinhas, parques e outros atrativos que a cidade oferece. Aliás, a cidade vem sendo cada vez mais procurada pela terceira idade, que organiza grandes excursões e vem curtir a aposentadoria em Caldas Novas. Por isso, não se acanhe em levar a família toda para te acompanhar nesse passeio. Quem visita uma vez acaba voltando em algum momento!

Boa viagem e aproveite seus passeios em Caldas Novas!

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
42FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.