Passeios em Canoa Quebrada: 14 Passeios imperdíveis

BrasilCearáPasseios em Canoa Quebrada: 14 Passeios imperdíveis

Se você é daqueles(as) que, quando ouve falar em praia, já pensa logo na região Nordeste, com certeza vai adorar conhecer a cidade de Canoa Quebrada. Localizada no Ceará, Canoa Quebrada é bem conhecida pelas praias paradisíacas, como a internacionalmente famosa Praia de Canoa Quebrada, pelos cenários deslumbrantes e, ainda, pelos atrativos históricos preservados, ótimos para quem gosta de unir estes dois tipos de passeios. Curtiu essa descrição? Continue lendo para descobrir os melhores passeios em Canoa Quebrada. 

Como chegar em Canoa Quebrada

Canoa Quebrada está localizada a cerca de 150 quilômetros da capital do estado do Ceará, Fortaleza.

Para decidir como chegar a Canoa Quebrada, leve em consideração alguns fatores: de onde você parte, quanto você está disposto(a) a gastar, como prefere se locomover e etc.

Por exemplo, o avião é uma boa escolha para quem vem de localidades mais distantes. Existe um aeroporto na cidade, o Aeroporto Regional de Canoa Quebrada Dragão do Mar. Se você não encontrar tantas opções de voos com destino a este aeroporto, pode também procurar pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza.

A partir de Fortaleza, quem for de carro pode pegar a CE-040 em direção a Canoa Quebrada, ou então a BR-116 em direção a Boqueirão do Cesário e depois BR-304 até Canoa Quebrada.

Se você optar por ir de ônibus de Fortaleza até Canoa Quebrada, pode pegar ônibus pela Viação São Benedito, que tem diversas opções de horários diários.

Passeios em Canoa Quebrada: As Praias

Boa parte da fama de Canoa Quebrada vem das suas belas praias e das lindas paisagens. Com certeza, você não vai deixar de querer aproveitar os cenários paradisíacos típicos do litoral brasileiro quando estiver na cidade. Conheça aqui alguns dos principais passeios em Canoa Quebrada.

Praia de Canoa Quebrada

Uma das praias mais famosas de Canoa Quebrada é a Praia de Canoa Quebrada. Sua popularidade começou nos anos 70, quando a praia foi descoberta pelos hippies. Desde então, vem atraindo turistas do país inteiro, e até de fora do Brasil, para a região.

A Praia de Canoa Quebrada é parte da Rota das Falésias, uma região de 215 quilômetros no litoral cearense, famosa por suas belíssimas formações geográficas. Quando estiver nesta praia, faça uma visita à passarela que fica em meio às falésias para apreciar a vista única.

A linda paisagem é cenário para passeios de buggy, dunas incríveis (procure a duna que tem uma ótima vista do pôr-do-sol) e atrações diversas, como passeios de jangada e vôos de parapente.

Uma boa dica na região é um passeio à noite pela Rua Broadway, cheia de restaurantes e bares, e que concentra a maior parte da vida noturna na Praia.

Muita gente opta por fazer um bate e volta de Fortaleza para a Praia de Canoa Quebrada. No entanto, eu não recomendo essa opção – a viagem não é tão rápida e você acaba perdendo muito tempo que poderia estar usando para aproveitar os passeios.

Praia de Majorlândia

A Praia de Majorlândia é uma Vila de pescadores situada a cerca de 12 quilômetros do município de Canoa Quebrada, 7,5 quilômetros da também famosa praia de Canoa Quebrada e a 160 quilômetros de Fortaleza. Além de curtir a praia, por lá você pode também se encantar com o artesanato típico da região: garrafinhas e outros recipientes de vidro preenchidos com areias coloridas retiradas das falésias locais, que dão forma a lindos desenhos e paisagens para você levar para casa de lembrança. Por falar em falésias, outra grande atração do local são as esculturas gigantes nelas esculpidas, feitas pelas mãos do artista Toinho de Carneiro.

Mesmo sendo menos famosa que as praias vizinhas – como Canoa Quebrada -, Majorlândia não perde em infraestrutura e acolhimento de turistas: A praia está equipada com diversos restaurantes, pousadas, além de bares e barracas cercadas pelos coqueirais à beira-mar, onde você pode se deliciar com petiscos, pratos típicos da região e uma abundância de peixes frescos e frutos-do-mar.

Praia de Quixaba

A cerca de 8 quilômetros da vizinha mais famosa, a Praia de Canoa Quebrada, a Praia de Quixaba é um bom refúgio para quem busca curtir o mar e a praia com mais tranquilidade, e, ainda assim, quer aproveitar a bela vista das falésias. Esta praia possui uma boa infraestrutura de barracas, que são uma ótima pedida para quem quer experimentar os sabores típicos do Ceará. O destaque vai para o delicioso camarão do mar.

Quilombo do Cumbe

A comunidade quilombola do Cumbe se situa nas proximidades da Praia de Canoa Quebrada. A comunidade abre suas portas para o chamado Turismo Comunitário, que, além de uma fonte de renda, é uma maneira de manter viva sua rica e importante cultura. Você terá a chance de provar a deliciosa culinária preparada no quilombo, tendo como base os ingredientes vindos do mar, do rio e do mangue que cercam o Cumbe.

A hospedagem é uma experiência à parte, pois você terá a chance de se hospedar na casa dos próprios moradores do quilombo.

Os passeios oferecidos no Quilombo incluem passeios de barco pelo Rio Jaguaribe e pelos manguezais, trilhas ecológicas e passeios a cavalo.

Praia da Lagoa do Mato

O nome Lagoa do Mato vem da tranquilidade das águas nessa praia, por serem protegidas por uma barreira de recifes de corais – o que é ótimo para quem gosta de dar um mergulho tranquilo, principalmente nos períodos de maré baixa. A paisagem é formada pelo mar azul-esverdeado e inesquecível, emoldurada pelos coqueiros e pelas falésias.

A praia fica junto a uma tranquila vila de pescadores. Se você gosta de um bom peixe, a vila é um ótimo lugar para experimentar os deliciosos pratos feitos com peixe fresquinho.

Praia da Fontainha

Pra quem busca tranquilidade e privacidade, a praia de Fontainha é certeira: A cerca de 31 km de Canoa Quebrada, a praia conservada pelos pescadores parece um grande paraíso desértico natural. Sem barracas e sem muito movimento, a não ser pelo intenso movimento das ondas no mar agitado, a praia de Fontainha exibe areias claras e águas azuis cristalinas, dunas coloridas, falésias e desfiladeiros dignos de paisagem cinematográfica. Aliás, um de seus desfiladeiros mais famosos, um cânion formado por várias falésias esculpidas ao vento conhecido como “Garganta do Diabo”, localizado no caminho entre a praia de Fontainha e a de Lagoa do Mato, foi cenário para alguns takes da novela global “Meu Bem Querer”. O nome “Fontainha” se deve às diversas fontes de água doce que brotam dentre as grutas e os densos coqueirais. Quando a maré está baixa é possível notar que as fontes de água doce se estendem até a beirada do mar, brotando em meio à areia clara. A praia de Fontainha é uma das paradas de tirar o fôlego do passeio de buggy pela região.

Praia do Retirinho

Ainda pouco visitada pelos turistas, a Praia do Retirinho possui uma paisagem natural preservada em toda a sua beleza. Assim como outras praias em Canoa Quebrada, é cercada por um impressionante paredão colorido de falésias.

Para acessar esta praia, que fica a cerca de 25 quilômetros da sede do município de Canoa Quebrada, é preciso fazer um pouco de caminhada, mas nada que a vista não compense!

A Praia do Retirinho possui, ainda, uma fonte de água doce, muito usada pelos moradores locais, e possui uma areia fina e clara, coberta por algumas pedrinhas.

Passeios em Canoa Quebrada: Turismo histórico

Nem só de praias, areias claras, mar cristalino e falésias de tirar o fôlego é formada Canoa Quebrada! Além das lindas paisagens naturais, a cidade possui uma boa arquitetura histórica preservada que rende ótimos passeios urbanos – tanto é que Canoa Quebrada foi tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Antropológico Nacional) como Patrimônio Histórico Nacional. É uma boa dica para quem se cansa do clima praiano por muitos dias e quer variar o passeio. Conheça aqui alguns desses atrativos.

Igreja Nosso Senhor do Bonfim

Sede da tradicional festa de Nosso Senhor do Bonfim, que acontece na cidade todo dia 1º de janeiro, a Igreja Nosso Senhor do Bonfim é um dos mais importantes templos religiosos de Canoa Quebrada. Esta Igreja foi fundada em 1774 e, tendo sido construída em arquitetura barroca, passou por alguns reparos e reformas ao longo dos anos. Na parte de trás da Igreja, está o antigo cemitério da Irmandade do Bonfim, onde eram enterradas pessoas de prestígio na cidade.

Sendo assim, a Igreja Nosso Senhor do Bonfim é um dos pontos turísticos mais visitados por quem gosta de turismo religioso ou para quem aprecia construções históricas de grande importância.

Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário

Se você se interessou em conhecer a Igreja Nosso Senhor do Bonfim, considere também conhecer a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. Este templo católico faz parte do Centro Histórico de Canoa Quebrada – sua construção teve início no fim do século XVIII, a partir de uma capela que já existia no local, foi concluída já no século XIX e foi tombada pelo IPHAN junto a outras partes da cidade.

Rua Grande (Rua Coronel Alexanzito)

A Rua Coronel Alexanzito, também conhecida como Rua Grande, é uma verdadeira aula de história misturada a uma viagem no tempo. São diversas casas, prédios e sobrados históricos, datados dos séculos XVIII, XIX e XX num verdadeiro complexo arquitetônico repleto de azulejos portugueses e tintas coloridas. Com mais de 200 construções tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), nos anos 2000, a Rua Grande abriga o Teatro Municipal Francisca Clotilde cujo nome foi dado em homenagem à importante jornalista, educadora e escritora abolicionista cearense, o Museu Jaguaribano, A Casa de Câmara e Cadeia e a casa de Adolfo Caminha, conhecido como o maior escritor do movimento naturalista Brasileiro. A Rua Grande é um belo cartão postal da cidade. Com certeza vale uma parada em seus passeios em Canoa Quebrada e rende belíssimas fotografias.

Casa de Câmara e Cadeia

Você já ouviu falar das casas de câmara e cadeia? Esses edifícios eram bem comuns na época do Brasil colônia, e funcionavam como sedes da justiça e da administração da cidade.

Se você tem curiosidade de conhecer um desses lugares, vai ter a oportunidade em Canoa Quebrada. A Casa de Câmara e Cadeia da cidade teve sua construção iniciada em 1779, sendo considerada como uma das melhores Casas de Câmara e Cadeia do Ceará. O prédio deixou de funcionar como cadeia a partir de 1988, com a construção de outro presídio. Atualmente, é sede da Câmara dos Vereadores e da biblioteca do patrimônio.

Museu Jaguaribano

Quem gosta de inserir programações culturais nas suas viagens pode ir anotando esta dica. Além das praias e edifícios históricos, Canoa Quebrada conta com um Museu, chamado Museu Jaguaribano. O acervo do Museu é composto por diversos objetos históricos que tiveram importância no desenvolvimento de Canoa Quebrada, além de objetos sacros e áreas dedicadas a personalidades marcantes da região.

O próprio prédio sede do museu pode ser visto como uma interessante peça histórica, pois este fica localizado no famoso Sobrado do Barão de Canoa Quebrada, que pertenceu a José Pereira da Graça, primeiro e único barão de Canoa Quebrada. O edifício foi construído em estilo neoclássico, com uma bela fachada de azulejos portugueses.

Tudo isso torna o Museu Jaguaribano um passeio interessante para todos que se interessam por história, cultura, arquitetura ou simplesmente querem conhecer mais sobre a cidade.

Mercearia Ponciano

Falando nas tradições da cidade, a Mercearia Ponciano faz parte da história de Canoa Quebrada, pois vem abastecendo as famílias na cidade há quase 70 anos! A arquitetura da Mercearia foi preservada desde a sua fundação, e, desde então, o pequeno mercado vem passando de geração em geração. Se tiver oportunidade, experimente o famoso suco de tamarindo da casa – dizem que este lendário suco tem uma receita secreta, que vem sendo transmitida para os novos proprietários ao longo do tempo.

Cruz das Almas

O monumento Cruz das Almas possui uma grande importância na história de Canoa Quebrada, pois sediou o momento da própria fundação formal da vila. Construído em 1748, na entrada sul da cidade, o monumento consiste em uma cruz posicionada em cima de um pedestal.

A cidade de Canoa Quebrada já teve, inclusive, o nome de Cruz das Almas. O local também recebia muitos fiéis em romarias e novenas nas segundas-feiras, consideradas dia das almas, o que lhe rendeu esse nome. Segundo dizem, o monumento teria sido construído no local em que os primeiros escravos foram enforcados na cidade.

Apesar desta triste história, a Cruz das Almas marca momentos importantes que Canoa Quebrada passou até se tornar o que é hoje.

Onde comer em Canoa Quebrada

Você já percebeu como a comida tem o poder de marcar uma viagem? Só de lembrar do sabor daquele prato que você experimentou em algum lugar, já vêm as memórias que ficaram associadas a ele. Por isso, vale pensar com carinho onde comer para fazer da sua experiência em Canoa Quebrada ainda mais especial.

Uma das dicas que deixo para comer bem em Canoa Quebrada é o Restaurante Costa Brava, que fica localizado na badalada Rua Brodway. O restaurante é famoso pela culinária espanhola, com destaque para a deliciosa paella, mas possui opções diversas de porções, sobremesas, bebidas e muito mais.

Já a próxima indicação é de uma barraca de praia, ideal para uma refeição gostosa em frente ao mar. O Lazy Days Restaurante fica na praia mais estrela de Canoa Quebrada: a Praia de Canoa Quebrada. O Lazy Days possui várias opções de frutos do mar fresquinhos, pratos regionais e drinks, mas seu diferencial mesmo é o ambiente agradável, cheio de sofás, redes e mesas de jogos para você curtir a praia enquanto prova os sabores.

Para quem não fica sem aquele cafezinho, também deixo uma indicação. O Café d’Amélia fica no Centro Histórico e oferece mais de 30 opções de cafés, além de outras bebidas. Para os lanches, também existem várias opções, como tapiocas, cuscuz, tortas, pão de queijo, crepes e outras delícias.

Onde se hospedar em Canoa Quebrada

Agora que você descobriu algumas dicas de passeios em Canoa Quebrada, falta decidir onde se hospedar para aproveitar tranquilamente a sua viagem.

Uma opção com um bom custo benefício é a Vila Retiro. Se você gosta de sossego e privacidade, considere essa alternativa, pois a Vila Retiro oferece chalés charmosos e aconchegantes, além das opções de quartos duplos e trilhos. O melhor de tudo é que são à beira-mar, com vista para a Praia de Lagoa do Mato. A Pousada oferece café da manhã incluso na diária, e possui confortos como wi-fi gratuito, varanda, banheiro privativo e mini cozinha (no caso dos chalés).

Agora se você busca, além de se hospedar, ter uma experiência de lazer, o Complexo Turístico Mirante das Gamboas é a minha dica para você, pois o espaço, além de Hotel, e restaurante, parque aquático e possui bar molhado, canal de pesca, salão de jogos e áreas para prática de esportes. As acomodações do hotel abrangem chalés ou apartamentos, que, além dos confortos mais tradicionais como ar condicionado e ventilador, podem possuir varanda com rede e banheira de hidromassagem.

Para quem quer ficar próximo à famosa Praia de Canoa Quebrada, uma opção é se hospedar nos apartamentos flat do Portal das Dunas, que ficam a apenas 3,1 quilômetros da praia. As acomodações possuem 2 quartos, piscina privativa, ar condicionado, TV de tela plana e cozinha.

Dicas para os viajantes

Aposto que você terminou esse artigo já ansioso(a) para fazer suas malas e correr para Canoa Quebrada! E, de fato, são várias atrações para diferentes gostos, desde os mais adeptos do clima praiano aos apaixonados por programações históricas, além, é claro, daqueles que não recusam explorar nenhum cantinho novo de qualquer estilo.

Uma última dica que deixo é para que você procure saber sobre os passeios de Buggy. Eles são uma ótima maneira de aproveitar várias praias de uma vez, e curtir a experiência de passear pelas dunas e falésias.

Espero que tenha gostado das dicas!

Boa viagem e aproveite seus passeios em Canoa Quebrada!

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
42FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.