Os 21 Melhores Passeios em Curitiba

Brasil Paraná Os 21 Melhores Passeios em Curitiba

Com seus quase dois milhões de habitantes e a fama de ser uma das capitais mais sustentáveis de todo o mundo, Curitiba merece um espaço especial em nosso roteiro de viagens, sendo uma cidade rica em história e beleza e lotada de opções de passeios para se aproveitar.

Bastante urbana, a capital Curitiba, sabe encantar seus visitantes com seus prédios históricos e empreendimentos de luxo.

Conhecida como uma metrópole cosmopolita e em constante inovação, a capital do Paraná viu sua infraestrutura turística crescer e se desenvolver a um patamar que em nada perde para outros destinos turísticos conhecidos no Sul do Brasil, como Foz do Iguaçu e Balneário Camboriú.

Seja para quem gosta de percorrer atrativos urbanos, como bares e restaurantes, adeptos do turismo histórico-cultural ou ainda aqueles que gostam de explorar a natureza a cada novo destino, quem procura passeios em Curitiba encontrará uma vasta gama de atividades para escolher, agradando a qualquer gosto e proporcionando a você vivências únicas e lembranças inesquecíveis.

Prepare a mochila e a máquina fotográfica e vamos nessa!

 1.  City Tour em Curitiba

Nossa primeira pedida dentre as opções de passeios em Curitiba é o City Tour: uma modalidade de passeio urbano cada vez mais presente em cidades turísticas, aqui você poderá percorrer localidades e pontos de interesse para quem deseja conhecer o melhor da capital paranaense.

Com a comodidade de ter o veículo do tour para buscar você na porta de seu hotel, você terá excelentes vistas panorâmicas de locais de destaque na paisagem curitibana, como a famosa Praça Tiradentes, o belo prédio centenário da Universidade Federal de Curitiba (UFPR), o suntuoso Teatro Guaíra e a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com suas linhas modernas e características.

Além destes atrativos, o City Tour ainda incrementa seu passeio com uma parada no museu Oscar Niemeyer – um dos mais ricos espaços culturais de todo o estado do Paraná, além de outras visitas ao conhecido Jardim Botânico, o Bosque do Papa, a Ópera de Arame e o belo Parque Tanguá, em paradas de trinta minutos.

Para quem quer uma opção dinâmica e descomplicada de conhecer a Cidade-Modelo, esta é a melhor escolha!

 2.  By Night em Curitiba

Assim como qualquer metrópole, a capital paranaense conta com uma grande gama de atividades noturnas que garantem a diversão e o entretenimento dos passeios em Curitiba.

Este tour leva você, no entanto, para muito além do divertimento convencional: através do By Night em Curitiba, você poderá vivenciar uma imersão cultural nas raízes da Cidade-Modelo, com um passeio pela paisagem típica do Centro Histórico, moldado pela imigração italiana que é ainda mais visível na região do bairro de Santa Felicidade, onde você terá o privilégio de se deliciar com um requintado jantar italiano no Restaurante Madalosso, que por si só já vale por todo o passeio, com suas especialidades da casa que remetem ao cotidiano de gerações que construíram Curitiba.

Outro destaque ainda é a icônica Rua das Flores: seus quase 3km de extensão são inteiramente cobertos com pedras portuguesas, numa iniciativa inédita de construir uma avenida exclusiva para pedestres.

Nela você ainda poderá apreciar a movimentação noturna de Curitiba, com seus restaurantes, pubs, galerias e confeitarias típicas que formam uma profusão de cores e movimento na noite.

Vale muito a pena! 

 3.  Tour à Lapa Histórica

Quem aprecia conhecer a história de seu destino não pode ficar de fora dessa série de passeios em Curitiba.

O Tour à Lapa Histórica possibilita a você viajar de volta ao começo do século XX, quando os suntuosos casarões e palacetes em estilos ecléticos e neoclássicos eram parte do cotidiano de uma população citadina em pleno crescimento.

Através de um passeio em meio aos mais de 230 prédios clássicos preservados em suas características e cores originais, você será levado a transpor a mágica fronteira entre presente e passado.

 4.  Coffee Bike Tour

Coffee Bike Tour
Coffee Bike Tour

Uma cidade com soluções inovadoras em transporte possibilita o uso de alternativas versáteis e dinâmicas – como a bicicleta, por exemplo.

Paralelamente, a riqueza cultural de Curitiba se traduz na vasta presença de um produto que já simbolizou a riqueza de estados como Paraná, Minas e São Paulo: o café.

O Coffee Bike Tour une as duas coisas ao levar você a conhecer as melhores cafeterias da Cidade-Modelo, onde você poderá apreciar e degustar variedades nacionais e importadas de uma das bebidas mais amadas de todo o mundo!

Tudo isso através de uma forma eficiente e agradável de conhecer a capital paranaense, que conta atualmente com uma das melhores infraestruturas de ciclismo de todo o Brasil.

Junte a família ou seus amigos e vamos pedalar!

Reserve um o Coffee Bike Tour por Curitiba

 5.  Rota das Cervejarias

Assim como os amantes de vinho, os apreciadores da boa e velha cerveja também têm vez nas opções de passeios em Curitiba: a TourOn traz o imperdível tour pela Rota das Cervejarias, um passeio pelos melhores fabricantes de cervejas artesanais de toda a capital paranaense.

São nada menos que NOVE cervejarias que, seguindo diferentes métodos e receitas desenvolvidas por cada mestre cervejeiro, permitirão a você escolher a melhor variedade desta bebida tão apreciada pelos brasileiros, seja ela clara, amarga ou escura: a cada taça das degustações garantidas nesse pacote, você descobrirá que há muito mais a ser descoberto e vivenciado por trás de uma boa cerveja.

 6.  Café do Viajante

Se você é um apreciador inveterado de café, vai se apaixonar pelo Café do Viajante.

Situada nos arredores do Centro Cívico de Curitiba, estaca cafeteria concentra o que há de melhor nas variedades do grão, de fontes nacionais e importadas, ela também faz muito sucesso nas redes sociais com suas fotos que dão água na boca de qualquer um, considera um dos passeios indispensável em Curitiba.

A grande diferenciação está nas técnicas de manejo dos baristas e nas formas diferenciadas de filtragem da bebida, conferindo a cada copo um sabor único e marcante. Lá você encontra cafés e chás de todos os tipos, mas o que mais faz sucesso no Café é a decoração das xícaras, com desenhos, dizeres, acabamento com doces, marshmallows e mais.

Por ser bastante requisitado, o Café pode estar bem lotado e você pode enfrentar filas gigantes e ter que esperar bastante, consulte previamente o Café pelo telefone ou pelo Instagram da rede.

 7.  Curitiba Free Walking Tour

Curitiba Free Walking Tour
Curitiba Free Walking Tour

Tido como a melhor forma de fazer passeios por Curitiba, o Free Walking Tour merece um destaque especial em nosso roteiro.

A iniciativa inédita foi criada de forma voluntária por profissionais do turismo na capital, com o principal objetivo de estimular e despertar no visitante o interesse por conhecer mais a fundo a história da Cidade-Modelo, seus hábitos e seus costumes.

Os roteiros são inteiramente gratuitos, ficando a critério do visitante contribuir com qualquer valor para manter o projeto em atividade.

Descubra uma forma de viver a verdadeira experiência de conhecer Curitiba e contribua com esta bela iniciativa! 

 8.  Curitidrinks

Para quem quer uma saída noturna organizada com boas opções de passeios em Curitiba durante a noite, o Curitidrinks se destaca em nossa lista de recomendações.

Um verdadeiro rolê pela zona boêmia da Praça da Espanha, onde você poderá apreciar diversos tipos de bebidas em vários bares diferentes. E a melhor parte é que você pode chamar ainda mais nove pessoas para ir junto, com direito a guia especializado no assunto! E aí, vai ficar de fora?

 9.  Kuritibikes

Já mencionamos em nosso roteiro que a Cidade-Modelo é referência em transporte sustentável, com uma das melhores malhas cicloviárias de todo o país.

Partindo dessa premissa, o Kuritbike oferece a vantagem de possibilitar passeios em Curitiba por várias áreas, desde os parques ecológicos até a zona histórica, atendendo ao gosto pessoal de cada um.

Há ainda opções de bicicletas para casais e veículos pet friendly – onde você ainda poderá levar seu animal de estimação com você.

Eles tem vários roteiros para agradar todo tipo de perfil, ou seja, tanto para quem gosta de praticar atividades físicas, quanto para quem quer conhecer a cidade por outro ângulo.

Conheça Curitiba de um jeito novo e divertido com o Kuritbike! 

 10.  Linha Turismo

Linha de Turismo
Linha de Turismo

O Linha Turismo é um ônibus que faz uma rota dos principais pontos turísticos da cidade. Ele é um ônibus diferenciado, com um espaço aberto em cima, para você curtir o passeio com uma vista panorâmica.

Uma opção simples e descomplicada para quem está de passagem pela capital e quer passear por Curitiba sem maiores preocupações, a Linha Turismo segue roteiros fixos a partir da Praça Tiradentes, com 23 paradas em pontos de interesse de toda a Cidade-Modelo.

Ele passa por 25 pontos turísticos, então você pode pegar o folheto com os horários do ônibus, descer no ponto turístico que você mais gosta e esperar o ônibus passar novamente para te buscar.

Os ônibus panorâmicos de dois andares mantém vários horários diferentes das 9h às 17h e 30min, dando a você liberdade absoluta para explorar seus pontos turísticos favoritos de Curitiba. 

A tarifa do ônibus é R$4,50 e te dá direito a fazer cinco embarques por esse preço. É uma econômica opção de realizar um passeio por Curitiba.

 11.  Serra Verde Express – Trem para Morretes

Trem por Curitiba
Trem por Curitiba

O Serra Verde Express é um dos turismos ecológicos mais fascinantes da região, considerado o passeio mais famoso e mais procurado de todo o estado do Paraná que não poderia faltar em nossa lista: a TourOn possui vários pacotes para quem deseja conhecer o belo trem de Curitiba a Morretes, mantido pela Serra Verde Express.

Atravessando algumas das paisagens mais exuberantes de toda a Mata Atlântica, este trem – tido como um dos dez mais bonitos de todo o mundo – cruza vales, pontes, túneis e montanhas, numa paisagem de tirar o fôlego.

Um dos mais procurados é o Trem do Pôr do Sol, que atravessa o vale do lendário viaduto Carvalho como se estivesse nas nuvens, em um cenário surreal e paradisíaco.

Quem quer emendar o idílico passeio à Ilha do Mel com uma romântica viagem de trem também pode, num dia inesquecível no oceano e nos trilhos.

Outras opções imperdíveis são os trens que, além da cidade histórica de Morretes, contemplam ainda uma esticadinha até as cidades de Antonina ou Paranaguá, que possibilitam a você através de suas ruas e construções antigas a oportunidade de embarcar não somente no passeio de trem, mas em uma verdadeira viagem no tempo. 

O trem parte todos os dias de Curitiba para Morretes em um percurso de 110km de extensão em meio à Mata Atlântica. São quase 3 horas de viagem com o que Curitiba tem de melhor na natureza.

Valores a partir de R$140,00 por pessoa

Compre seu ingresso do Trem de Morretes

 12.  Tour Gastronômico Cultural

Curitiba carrega consigo a fama de ser uma cidade cosmopolita, construída com a contribuição de vários povos e culturas, sejam nacionais ou estrangeiras.

Se você quer unir a experiência agradável dos passeios em Curitiba com uma opção exótica e única para seu almoço, esse tour levará você a experimentar nada menos que quatro diferentes sabores da gastronomia do Brasil e do mundo.

Desde uma entrada com um prato árabe para aquecer o estômago para uma deliciosa especialidade da cozinha alemã, passando pelo tradicional café brasileiro até uma sobremesa oferecida pelo melhor da culinária polonesa.

Você será agraciado com uma verdadeira volta ao mundo com este tour gastronômico, numa viagem de sabor e conhecimento com os povos que contribuíram com a construção da Cidade-Modelo.

 13.  Tour Comida de Buteco

Tour Comida de Boteco |  Divulgação
Tour Comida de Boteco | Divulgação

Outra escolha de saída noturna bastante procurada em nossa lista de passeios em Curitiba é o Comida de Boteco.

Aos moldes do consagrado Curitidrinks, neste tour você percorrerá vários pubs, bares, restaurantes e espetarias, no melhor circuito gastronômico da região onde você experimentará as melhores especialidades culinárias de cada local.

O Tour é a pé, pois os bares são muito próximos. Já vai se preparando para sair da dieta e a diversão na noite com a família e os amigos é garantida!

 14.  Tour Curitidoce

Curitidoce | Divulgação
Curitidoce | Divulgação

Consagrado há décadas pela excelência na produção de chocolates e doces de toda espécie, o calçadão da rua XV de Novembro é o lar de diversas confeitarias tradicionais de Curitiba, que podem também ser exploradas através de um único tour.

O Curitidoce leva você até as melhores especialidades de cada loja, onde cada mordida é uma viagem de sabor e imersão no fantástico universo dos chocolates!

Um guia te leva para as melhores cafeteiras e lojas de doces para você conhecer e degustar todas as novidades doces com duração de 3 horas de passeio por cinco docerias mais famosas de Curitiba.

É impossível fazer o passeio uma vez só.

O ingresso para o Tour custa cerca de R$70,00 por pessoa.

 15.  Parque Estadual Vila Velha

Os atrativos naturais não poderiam ficar de fora em nossa lista de passeios em Curitiba!

Quem é praticante do ecoturismo vai adorar este parque ecológico, com suas formações rochosas em arenito que rendem algumas das mais belas esculturas naturais conhecidas em todo o Brasil.

A mata nativa é ainda o lar de várias espécies de animais da região, como tatus, quatis e lobos-guará, que podem ser vistos ocasionalmente no passeio pelas trilhas em calçamento, que são parte de uma grande infraestrutura de um grande complexo ecológico que é um dos parques mais procurados de toda a região.

Não fique de fora dessa aventura!

 16.  Cânion Guartelá e Castro

Outra opção ainda mais empolgante de passeios em Curitiba e região é explorar o sexto maior cânion do mundo, situado numa área de preservação onde você também terá o privilégio de ver em seu habitat natural aves, répteis e mamíferos nativos de nossa Mata Atlântica.

A trilha, de aproximadamente cinco quilômetros, passa por paisagens de tirar o fôlego e ainda leva você até um rio onde você poderá nadar e se refrescar num contato bem próximo com a Natureza!

E as surpresas não param por aí: você poderá saborear um delicioso almoço regional na cidade vizinha de Castro, e ainda passear por este belo povoamento.

Com 242 anos de história e tida como a cidade-mãe do Paraná, a localidade abriga o histórico Museu do Tropeiro, primeiro de seu tipo em todo o Brasil.

Ao percorrer as mais de 2500 peças de seu rico acervo, você lembrará da trilha pelo Guartelá como uma amostra do que os primeiros desbravadores do Brasil enfrentaram no processo de colonização.

 17.  Ilha do Mel e Barco

Um passeio luxuriante com paisagens e lembranças inesquecíveis.

É o que promete o tour de barco até a bela Ilha do Mel, que, partindo do porto de Pontal do Paraná, leva você a descobrir um dos destinos mais procurados por quem faz passeios em Curitiba e região.

Alguns dos destaques são o emblemático Farol das Conchas e suas belas praias, tidas por muitos como mais belas que as do próprio litoral.

O pacote para esse passeio ainda reserva para você um delicioso almoço na ilha, em um dos melhores restaurantes de todo o arquipélago.

Você não pode perder!

 18.  Passeio Vale do Itajaí

Se você quer diversificar o roteiro e possui alguma disponibilidade de tempo na agenda, você pode usar os passeios em Curitiba como ponto de partida para um verdadeiro safári pela região vizinha de Santa Catarina.

Ao aproveitar esse tour, você conhecerá de uma só vez as fantásticas cidades de Joinville – detentora de um patrimônio histórico e cultural riquíssimo – Blumenau, com sua influência alemã e sede da maior festa de cultura germânica fora da própria Alemanha em todo o mundo (você pode conhecer mais sobre essa maravilhosa cidade em nosso outro passeio clicando aqui! ) e a badalada Balneário Camboriú, com suas praias, festas regadas a música eletrônica e muitas opções de diversão noturna (a qual você também pode conhecer mais aqui).

Outra escolha para quem não abre mão de uma boa praia é Itajaí, que também não fica para trás no trajeto. É imperdível!

 19.  Enoturismo na Vinícola

Uma modalidade de passeio cada vez mais procurada no sul do Brasil (sobretudo na região de Gramado), o enoturismo reúne a possibilidade de conhecer o processo de fabricação do vinho com a chance de conhecer e degustar várias variedades de uma das bebidas mais antigas presentes na civilização humana.

Tal modalidade também está presente nos passeios em Curitiba, onde você poderá ver de perto o cotidiano das atividades de fabricação do vinho na tradicional Vinícola Araucária.

O pacote inclui a apresentação dos conhecimentos do enólogo responsável pela vinícola, que abrirá para você as portas do maravilhoso universo dos vinhos.

Tudo isso acompanhado da degustação das melhores especialidades da adega: desde o vinho mais suave ao mais encorpado, este tour levará você a uma experiência única em todos os sentidos!

 20.  Circuito Italiano

Circuito Italiano | Divulgação
Circuito Italiano | Divulgação

A presença da imigração italiana em Curitiba foi fundamental para o crescimento da bela cidade que abriga a capital do Paraná.

Na região metropolitana da Cidade-Modelo você encontrará a cidade de Colombo, tida como a maior colônia italiana de todo o estado do Paraná e uma das melhores opções de passeios em Curitiba para quem quer mergulhar na cultura deste povo que tanto ajudou a construir a identidade regional e nacional.

Você poderá conhecer a Chácara Engenho Verde, que ainda guarda técnicas de agricultura saudável e familiar usadas de geração a geração, bem como a famosa vinícola Franco Italiano: premiada internacionalmente com seu famoso Cabernet-Sauvignon, esta adega possibilitará a você conhecer várias receitas italianas de vinhos, cujas origens remontam à imigração característica do final do século XIX.

O tour guarda ainda outras surpresas, como a fantástica gruta Bacaetava, uma grande caverna que abriga uma área de preservação da Mata Atlântica intocada pelo homem. 

Adquira ao passeio do Circuito Italiano

 21.  Vinícola Franco Italiano

A Vinícola Franco Italiana, fica na cidade de Colombo, ao lado de Curitiba. Ao adentrar na Vinícola você tem varias opções para aproveitar o espaço.

A Vinícola conta com um restaurante de alto nível e degustação de seus produtos (vinhos e espumantes).

Lá também ministra mini cursos sobre os processos de fabricação.

Reserve uma tarde inteira para almoçar, fazer degustação e aprender um pouco mais sobre a produção de vinhos e espumantes.

Onde ficar em Curitiba

Booking.com

Diária de até 100,00 para casal

Seja uma viagem a sós ou a dois, a paisagem metropolitana de Curitiba guarda uma excelente rede de hotéis que atendem as necessidades de qualquer viajante que procura por passeios em Curitiba.

Uma pedida barata, acessível e confortável é o Piazza Batel: situado perto de um complexo de bares e restaurantes, este hotel oferece acomodações confortáveis e bem-equipadas a valores bastante convidativos tanto na modalidade hostel quanto no modo convencional.

Há ainda a CLH Suites Curitiba, que, com uma infraestrutura simples e uma equipe bastante solícita, pontua entre uma das melhores no quesito atendimento.

Outra opção interessante é o simpático Hotel Blumenau: situado num bonito prédio de 1954, também atende as expectativas de quem busca uma hospedagem simples e confortável.

Já a Pousada Eilat Bacacheri oferece como vantagens adicionais o estacionamento e Internet por conta da casa, com quartos que podem ser reservados tanto pelo TripAdvisor quanto pelo AirBnb. 

Diária de até 160 reais para grupo de 4 pessoas

Para quem está viajando em grupos, alguns estabelecimentos hoteleiros de Curitiba se destacam em nossa lista como ótimas opções de hospedagem em bando.

O Hotel Flat Paraty oferece uma infraestrutura de quartos de primeira qualidade, além de um café da manhã diversificado que rende elogios à parte dos hóspedes.

O tradicional Hotel Laron, por sua vez, carrega a vantagem de sua posição privilegiada no coração da Cidade-Modelo, perto de atrações como o Museu de Arte Contemporânea e o Museu Paranaense, situado também num edifício característico dos anos 1950.

A cereja do bolo de nossa lista fica por conta do Hotel Brasilia Curitiba: situado a apenas alguns quarteirões do Passeio Público, o hotel figura como sendo detentor de uma das melhores infraestruturas de hospedagem de todo o bairro local, com suítes confortáveis e um café-da-manhã que é um show à parte!

Dicas para os viajantes a Curitiba

Ao chegar à Rodoferroviária de Curitiba, procure conhecer as atividades da ABPF. Fundada em 1977, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária faz um trabalho voluntário de restauração de trens antigos, como carros de passageiros centenários e locomotivas históricas. Vale muito a pena conhecer!

Outra atração histórica interessante ligada a ferrovias é o Museu Ferroviário mantido dentro do Shopping Estação. Lá ficam uma grande coleção de peças e equipamentos que contam a história da ferrovia em Curitiba, além de uma genuína locomotiva a vapor, construída em 1908 e trazida de Minas Gerais para ser exposta na capital como monumento. 

As ciclovias em Curitiba podem levar você a vários pontos da capital; logo, se você quer conhecer vários passeios em um dia, programe-se para alugar uma boa bicicleta através do Kuritbike. Não se esqueça também de uma boa garrafa de água, afinal manter-se hidratado enquanto pedala é muito importante.

Venha se encantar em Curitiba! 

Planeje sua viagem e seus passeios em Curitiba

Após um turbilhão de informações no decorrer desse post, vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Esse ditado pode parecer comum, mas te garanto que nunca fez tanto sentido. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens, Fica Ativo e Planeje-se.

Para planejar uma viagem, começo sempre pela hospedagem. Quando minha intenção é descanso e curtir o hotel vou de Zarpo. Se for um passeio onde quero aproveitar todas as experiências da cidade, prefiro o Booking, mas quando é uma viagem em família já corro atrás mesmo é do AirBnb.

É tão recomendável que chega a ser obrigatório. O seguro viagem tem muitos pontos positivos, mas o principal para mim são os cuidados relativos à saúde, você pode entender mais sobre o assunto no artigo “Porque contratar um seguro viagem nacional?” ou fazer cotação através do Seguros Promo.

#FicaAtivoNoCupom: até o dia 30/09/2020 o site está com uma promoção única de 15% de desconto em todos os planos de seguro viagem + 5% OFF para pagamentos via boleto, usando o cupom VOUDEPROMO.

Experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. O aluguel de carro garante essa oportunidade incrível. Através da RentCars, você consegue comparar preços entre 146 locadoras ao redor do Brasil.

Para evitar os famosos perrengue chique, eu prefiro fechar todos os meus passeios com antecedência, reservando eles pela nossa parceira TourOn.

O momento em que vou bater o martelo da data da próxima viagem, utilizo o site que encontro os melhores preços e promoções de passagens áreas: Passagens Promo, comprove você mesmo através desse link.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação. Até o momento não tive problema em minhas viagens nesse sentido, mas é sempre bom Ficar Ativo caso isso aconteça.

Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

Resolva sua Viagem

Booking.com

Zarpo

RentCars

Seguro Viagem

Internet

Omio (Europa)

Ingressos

Passeios no Brasil

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Quer aprender a Viajar Barato e com Estilo?

Faça essa escolha e a partir desde momento você receberá dicas de como viajar de maneira barata e com estilo! Aproveitando de toda a experiencia que possa adquirir em uma viagem com menor investimento.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

13FansLike
35FollowersFollow
2FollowersFollow
- Propaganda -
- Propaganda -
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.