Passeios em Fernando de Noronha: 24 Passeios imperdíveis

BrasilPernambucoPasseios em Fernando de Noronha: 24 Passeios imperdíveis

Quer conhecer alguns dos principais passeios em Fernando de Noronha? Continue lendo e, como disse a Bruna Marquezine na foto que explodiu na internet: Noronhe-se!

Conhecido como um dos destinos mais badalados do Brasil, Fernando de Noronha ganhou fama por ser um dos lugares preferidos das celebridades para passar as férias.

O hype não é por acaso: o arquipélago, localizado no estado de Pernambuco, é formado por 21 ilhas e possui algumas das praias mais bonitas e descoladas do Brasil ou, quem sabe, do mundo.

Apesar da quantidade de ilhas, apenas a ilha principal e uma das ilhas secundárias são abertas à visitação. Mas não se preocupe, pois com certeza não faltam atrações para você aproveitar em Noronha.

Com a água de um tom de azul esverdeado único, com certeza você jamais vai se esquecer do mar e das paisagens vistas da ilha.

Como chegar em Fernando de Noronha

Como você já sabe, Fernando de Noronha é um arquipélago que fica a uma boa distância do continente: cerca de 360 quilômetros de Natal. É importante ter isso em mente para planejar como fazer para chegar até lá, já que não é possível fazer o trajeto simplesmente de carro ou de ônibus.

Por isso, um dos melhores meios para viajar para Noronha é o avião. O Aeroporto de Fernando de Noronha recebe voos diretos de Recife e Natal por meio das companhias Gol e Azul. Se você estiver vindo de cidades mais distantes, precisará fazer uma conexão em uma dessas cidades.

Outra maneira é chegar até Noronha de barco. No entanto, não existem linhas regulares que façam a travessia. Se você quiser essa opção, procure por excursões saindo de Recife através das agências de viagem locais.

Passeios em Fernando de Noronha

Agora que você já sabe como chegar à ilha, falta conhecer os melhores passeios em Fernando de Noronha para montar seu roteiro. Conheça aqui alguns dos muitos atrativos do arquipélago.

Baía dos Porcos

Se você está programando seus passeios em Fernando de Noronha, com certeza não deve deixar de conhecer a Baía dos Porcos, considerada uma das praias mais bonitas de todo o Brasil. Toda essa beleza é composta pelo mar de um tom esverdeado incrível, que contrasta com as formações rochosas ao seu redor.

O acesso a essa praia é feito por uma pequena trilha saindo da Praia Cacimba do Padre. Nos períodos de maré baixa, você poderá presenciar a formação de piscinas naturais, habitadas por peixes e recifes de corais. Um mergulho com snorkel é ideal para ver a diversidade marinha. Mas fique de olho, pois a preservação é prioridade em Noronha, por isso, não são em todas as piscinas naturais que os turistas podem entrar.

Baía do Sancho

Outra praia que não deve ficar de fora do seu roteiro em Fernando de Noronha é a Baía do Sancho. Esta praia já foi, inclusive, considerada por quatro vezes como a melhor praia do mundo, em uma votação do TripAdvisor.

A descida até a praia não é tão simples: em geral, você pára no alto do morro, onde um Posto de Informação e Controle te leva até o mirante. A vista é incrível!

Para chegar até a praia em si, você precisará descer por uma escada vertical de quase 200 degraus. A aventura já começa aí! Mas não se preocupe, pois o nível de dificuldade não é alto. Para ter acesso a essa praia, você precisa apresentar o ingresso do Parque Nacional Marinho.

Com o mar cristalino, a Baía do Sancho também é um ótimo lugar para o mergulho livre. Além da linda paisagem praiana, a praia ganha, nos períodos de chuva, duas lindas cachoeiras que tornam a paisagem ainda mais especial.

Baía do Leão

Acho que já deu para entender que o páreo das paisagens mais bonitas de Noronha é acirrado, mas a Praia do Leão com certeza é uma delas. Esta Baía tem vista para duas ilhas: a Ilha do Morro da Viuvinha e a Ilha do Morro do Leão, cujo formato, parecido com um leão marinho, dá o nome à praia.

Além disso, a Baía do Leão é um importante ponto de desova de tartarugas marinhas no período de janeiro a junho – os turistas mais sortudos conseguem presenciar a corrida das pequenas tartarugas filhotes em direção ao mar – e possui a formação de piscinas naturais com recifes de corais.

Mergulho no Naufrágio Eleni Stathatos

Não é novidade que Fernando de Noronha é um dos melhores destinos para mergulhar. Agora imagine que interessante a oportunidade de conhecer um navio naufragado em meio às águas cristalinas das praias do arquipélago?

Se gostou dessa descrição, considere incluir em seus passeios em Fernando de Noronha o Naufrágio Eleni Stathatos, navio grego que afundou na região em 1929. Submerso, o navio se tornou um ponto de mergulho com imensa diversidade de animais marinhos e, por isso, um paraíso para os mergulhadores.

Caso você nunca tenha mergulhado antes, pode optar por um mergulho de batismo, que é feito justamente para quem vai ter a primeira experiência.

Trilha e Praia do Atalaia

A linda Praia do Atalaia também chama bastante atenção dos turistas que buscam passeios em Fernando de Noronha. Para chegar até essa praia, é necessário fazer uma trilha, com cerca de 20 a 30 minutos de caminhada. Não é preciso fazer a trilha com acompanhamento de um guia, mas é necessário agendar a sua ida, pois o número de visitantes é limitado com o objetivo de preservar a região.

Ao chegar à praia, os visitantes têm cerca de trinta minutos para aproveitar a paisagem surreal, formada por pedras negras, com vista para o Morro do Frade, e flutuar em meio às piscinas naturais que se formam na maré baixa.

Esta praia também faz parte do Parque Marinho, por isso, é preciso ter ingresso do parque para fazer o passeio.

Mirante dos Golfinhos

Pelo nome você já deve ter imaginado do que se trata… Isso mesmo! A magia dos passeios em Fernando de Noronha é tanta, que você pode ter a chance de observar até mesmo golfinhos em seu habitat natural. A observação é feita a partir de um Mirante, localizado na enseada conhecida como Baía dos Golfinhos.

O acesso via mar é feito somente com autorização especial do IBAMA para pesquisas, mas você pode chegar até o Mirante por meio de uma trilha, de onde terá vista privilegiada do show proporcionado pelos golfinhos. Para este passeio, também é necessário um ingresso do Parque Marinho.

Aquasub

Quer uma atividade única e super divertida? Procure o aquasub, uma criativa invenção de Noronha.

Nesse passeio em Fernando de Noronha, você segura uma prancha, equipado com colete, snorkel e máscara, e vai sendo puxado por um barco. Você pode inclinar a prancha para baixo, fazendo manobras debaixo d’água, ou para cima, o que te levará para a superfície. A sensação é de voar na água, podendo observar os animais marinhos que habitam a região.

Vila dos Remédios

A Vila dos Remédios é o núcleo urbano de Fernando de Noronha e onde estão alguns estabelecimentos como banco, farmácia e lojas. Mas a visita à Vila não tem só interesse prático, pois é lá que estão algumas das atrações históricas de Noronha.

Para começar, você pode visitar a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, dedicada à padroeira do arquipélago. Construída em 1772, a Igreja foi tombada como patrimônio histórico e, apesar de sua arquitetura simples, é uma das relíquias da região.

Outro ponto que vale a pena conhecer em sua visita à Vila dos Remédios é o Forte de Nossa Senhora dos Remédios. Na verdade, o que você encontrará são as ruínas deste forte, construído no século XVIII. A vista do pôr-do-sol é incrível.

Se você gostar de história, é uma boa oportunidade, também, para conhecer o Memorial Noronhense, espaço que guarda uma série de registros históricos, mapas e fotografias envolvendo a história do arquipélago.

Conheça também o Palácio de São Miguel, inaugurado em 1948 e sede do Distrito Estadual de Fernando de Noronha.

O passeio pela Vila dos Remédios pode ser feito a pé mesmo. Não é necessário guia, mas procurando um passeio guiado você pode se aprofundar mais em alguns fatos históricos.

Praia do Bode

Mais um dos cenários paradisíacos que só os passeios em Fernando de Noronha possuem, a Praia do Bode é uma praia linda, com areia branca e vista para as Ilhas dos Dois Irmãos e para o mar esverdeado. Na maré baixa, há a formação de piscinas naturais. A Pedra do Bode, que dá nome à Praia, serve como mirante natural para apreciar toda essa beleza.

Trilha do Capim-Açu

A próxima dica é para quem curte se aventurar em trilhas e está com um bom condicionamento físico! A trilha do Capim-Açu te guiará por paisagens deslumbrantes em Noronha.

O início é por uma estrada de terra, que, depois de 800 metros de subida, chegará a um farol utilizado pela Marinha. A paisagem é formada pela mata virgem e por mirantes incríveis, como a Ponta da Sapata. Você pode chegar até aí e então retornar ou fazer o caminho completo, que levará, também, até a Caverna do Campim-Açu.

Surfe nas Praias de Boldró, Conceição e Cacimba do Padre

Um paraíso como Fernando de Noronha também não poderia deixar de ser um bom cenário para surf, certo? Principalmente entre os meses de dezembro e março, os ventos tornam o arquipélago um ótimo lugar para o esporte, principalmente nas praias voltadas para o Mar de Dentro (face do arquipélago voltada para o Brasil).

Os melhores pontos para isso são a Praia de Boldró, a Praia da Conceição e a Cacimba do Padre. Em algumas dessas praias, dependendo da época e da maré, se formam ondas de cerca de 2 metros e com tubos perfeitos. Se você curte surf, vai amar pegar essas ondas tendo o visual inacreditável de Noronha como cenário.

Projeto Tamar

Acredito que você já deve ter ouvido falar no Projeto Tamar. O projeto foi criado, no Brasil, nos anos 80, com o objetivo de preservar as tartarugas marinhas ameaçadas de extinção. O que você talvez não saiba é que é possível acompanhar algumas das atividades do projeto em sua lista de passeios por Fernando de Noronha.

Se você é uma pessoa interessada no tema, pode acompanhar algumas das palestras que acontecem diariamente no projeto. Mas os turistas também têm a chance de presenciar momentos incríveis como a soltura dos filhotes de tartaruga e a abertura de ninhos, que ocorre de fevereiro a junho. É preciso se informar sobre os horários e o limite de pessoas no próprio Projeto.

O Projeto Tamar em Noronha conta também com o Museu a Céu Aberto da Tartaruga Marinha, que expõe esqueletos, maquetes, vídeos e outras informações sobre esse animal tão importante e tão ameaçado.

Mirante Dois Irmãos

O Morro dos Dois Irmãos é um dos principais cartões-postais de Noronha. Com certeza você já deve ter visto fotos do arquipélago com as imponentes formações rochosas em meio ao mar. Você pode vê-las de perto por meio de uma trilha suspensa que parte do Mirante do Sancho, e admirar a vista a partir deste ponto turístico inesquecível.

Praia do Cachorro e Buraco do Galego

Um dos cenários mais famosos para fotos, o Buraco do Galego é uma piscina natural formada na Praia do Cachorro, com cerca de 3 metros de profundidade. Muita gente gosta de pular das pedras na piscina (mas cuidado para não se machucar) e aproveitar um delicioso mergulho ou boiar na água. O ideal é ir durante os períodos de maré baixa, pois quando a maré está alta as ondas atrapalham o momento e ainda podem tornar o passeio perigoso.

Mas este não é o único atrativo da Praia do Cachorro. Esta praia é ideal para mergulho livre e possui uma boa biodiversidade marinha. É uma das praias mais próximas da Vila dos Remédios, por isso, é uma das preferidas de quem está hospedado(a) por lá. Além disso, a Praia do Cachorro oferece uma boa infraestrutura, com bar, cadeiras e guarda-sóis.

Enseada dos Tubarões

Cercada de rochas que funcionam como mirantes naturais, a Enseada dos Tubarões é mais uma das praias de Fernando de Noronha. Apesar da formação de piscinas naturais, não é um lugar muito adequado para tomar banho de mar. O atrativo da Enseada é outro, pois, como o nome já diz, durante a maré baixa é possível observar um grande número de tubarões que têm a região como seu local de acasalamento. Com isso, é possível vê-los em águas bem rasas e cristalinas. Já imaginou que experiência incrível?

Ponta da Air France

A Ponta da Air France é um dos passeios em Fernando de Noronha que une a importância histórica à beleza natural. O local chama atenção por ser o encontro entre o Mar-de-dentro (voltado para o Brasil) e o Mar-de-fora (voltado para o continente africano). O nome e a importância histórica vêm do fato de que, nos anos 20/30, o local foi ocupado pelos franceses como ponto de apoio para a aviação. Posteriormente, a base funcionou como um bar, que já foi desativado, e hoje funciona como Espaço Cultural, abrigando a Associação de Artistas e Artesãos Noronhenses.

Praia do Porto

Não faltam praias lindas em Noronha, e uma delas é a Praia do Porto. Com águas tranquilas e claras, a praia conta com um píer, onde muitas embarcações ficam ancoradas e de onde partem alguns dos passeios de barco. Diferentemente de outras praias do arquipélago, a Praia do Porto possui uma estrutura um pouco maior, com lojas de conveniência, lojas de aluguel de equipamentos de mergulho e restaurante. O cenário, como a ilha inteira, é lindo, e tem vista para o Morro do Pico. É um ótimo lugar para mergulho com snorkel ou com cilindro – aliás, é nesta região que o navio Elena Stathatos naufragou, dando uma grande diversidade aos mergulhos na área.

Praia do Sueste

A Praia do Sueste é uma praia mais tranquila e de ondas suaves, por isso, não é o melhor lugar para surf, mas, por outro lado, é ideal para nadar. Recomendo ter um snorkel, pois a diversidade marinha nesta praia é incrível, sendo possível observar peixes, polvos, tartarugas, recifes de corais e até tubarões. É nesta região, também, que está localizado o único mangue de águas oceânicas do Atlântico Sul, mas não é permitido entrar para preservar este ecossistema. Além disso, a Praia do Sueste possui uma boa estrutura de lojas e barracas, o que não é tão comum em Noronha.

Vale a pena ficar atento(a), pois a Praia do Sueste é divida em três áreas, sendo que em uma delas é permitido o acesso somente a pesquisadores com autorização prévia. O acesso à praia só é permitido entre 9 h e 16 h.

Praia do Americano

Quem gosta de praias mais desertas para aproveitar o relaxamento de um dia a beira mar vai gostar da Praia do Americano, com mar azul e areia fofa. Inclusive, durante a maré alta, a Praia do Americano fica isolada, já que seu acesso é a partir de uma trilha que sai da Praia do Bode ou pela costeira da Praia do Boldró. A Praia do Americano tem vista para o Morro do Pico e o Morro Dois Irmãos, tornando a paisagem espetacular.

Morro São José

A única das ilhas secundárias abertas à visitação pública, Morro São José pode ser acessada por meio uma trilha que parte da Ponta Air France. A trilha precisa ser agendada no ICMBIO e tem duração de cerca de 20 minutos. Caso a maré esteja baixa, é possível fazê-la somente andando pelas pedras, mas, na maré alta, é preciso fazer um trecho a nado – e, desse modo, será necessário o auxílio de um guia. Mas a travessia é parte do passeio, já que boa parte da graça é ir acompanhando a vida marinha durante o percurso. Para fazê-la com segurança, é obrigatório portar nadadeiras, snorkel e máscara de mergulho; já um colete salva-vidas é opcional. Ao chegar na ilha, você terá a oportunidade de relaxar e aproveitar as piscinas naturais formadas.

Trilha da Enseada dos Abreus

Os passeios em Fernando de Noronha são um paraíso para quem gosta de trilhas. Se é o seu caso, uma boa dica é a Trilha da Enseada dos Abreus. Partindo da praia do Sueste, são cerca de 20 minutos de trilha. Não é uma trilha de grande dificuldade, mas não é indicada para quem possui limitações na locomoção.

O destino final é a Enseada dos Abreus, onde deliciosas piscinas naturais te esperam para praticar flutuação e nadar com snorkel. Assim como outras trilhas em Noronha, esta precisa ser agendada junto ao ICMBio, mas pode ser feita sem auxílio de um guia.

Buraco da Raquel

O Buraco da Raquel nada mais é que uma pedra com uma fenda, de onde é possível observar o mar de fora. O curioso nome, conta-se, seria em homenagem à filha de um militar local, que utilizava o buraco para se esconder. Outras histórias já relatam que o Buraco seria cenário para seus encontros amorosos. A história verdadeira não se sabe, mas a certeza que se tem é a de que o Buraco da Raquel é um lugar de extrema importância ambiental para Noronha. No período de maré baixa se formam piscinas naturais, muito adequadas para o desenvolvimento de espécies marinhas. Já na maré alta, a região é ocupada por animais de maior porte, como os tubarões.

O mergulho não é permitido, mas vale conhecer o lugar pela paisagem exuberante e pela sua importância.

Museu do Tubarão

Já deu para ver que o temido animal marinho é uma das estrelas de Fernando de Noronha, não é? Não à toa, existe um museu todo dedicado a ele. Nesse museu, você verá as impressionantes arcadas dentárias dos tubarões, além de fotos, painéis explicativos e esculturas. O Museu conta com loja, onde você pode comprar alguma lembrança para levar, e também com restaurante, no qual você tem a chance de provar uma iguaria típica de Noronha: o tubalhau, bolinho feito com mandioca e carne de tubarão.

Passeio Ilha Tour

O Ilha Tour é um dos passeios mais tradicionais em Noronha, e você pode encontrá-lo praticamente em qualquer agência no arquipélago. É uma forma de ter uma visão geral da ilha e aproveitar vários pontos turísticos de uma só vez. As paradas do Ilha Tour são na Baía do Sancho, na Praia do Leão, Baía do Sueste, Museu do Tubarão, Buraco da Raquel, Enseada dos Tubarões e Praia Cacimba do Padre, terminando no Mirante do Boldró a tempo de assistir ao pôr-do-sol. Como o tour é mais geral e passa por vários lugares diferentes, não dá para ficar por muito tempo em cada um deles. Apesar dessa desvantagem, o Ilha Tour pode ser uma boa ideia se você tiver pouco tempo, ou, ainda, se quiser conhecer melhor a região, descobrir a distância entre os principais pontos turísticos e quais deles você quer aproveitar mais, para te ajudar a escolher o que fazer nos próximos dias.

Onde comer em Fernando de Noronha

Para o paraíso ficar completo, não dá pra passar a viagem sem comer bem, certo? Mas se prepare pois os preços dos restaurantes em Noronha acompanham a fama da ilha, que não é barata.

Uma dica para quem não quer deixar de aproveitar a vista é o Restaurante Mergulhão. Você pode comer apreciando a paisagem da Praia do Porto, especialmente no pôr-do-sol. O menu sofisticado envolve variados pratos com frutos do mar, carne de sol, filé mignon, saladas, massas e muitas outras opções de gastronomia nordestina contemporânea. Os(as) vegetarianos(as) podem ir tranquilos, porque o Mergulhão tem opções criativas como o ceviche de caju. Além disso, o menu inclui variadas opções de drinks (nada mal tomar um drink com aquela vista) e de sobremesas.

Se você não quer ir embora antes de aproveitar uma deliciosa moqueca, saiba que o Restaurante Tricolor tem a moqueca mais famosa da ilha. Você pode escolher entre peixe, camarão e polvo, e a moqueca vem acompanhada de arroz, pirão e farofa. Além da moqueca, o Tricolor oferece opções típicas de entradas como acarajé.

Outra opção famosa em Noronha é o restaurante da Pousada Zé Maria. O restaurante é aberto, não só para hóspedes, mas para visitantes. Além do extenso cardápio, o Zé Maria adquiriu fama graças ao Festival Gastronômico do Zé Maria, que, todas as quartas e sábados, serve um verdadeiro banquete, com dezenas de pratos, que incluem frutos do mar, carnes, preparações como paella, comida japonesa e muito mais.

Para quem gosta mais do estilo self-service, que acaba saindo mais em conta dependendo do quanto você costuma comer, uma dica é o Empório São Miguel. O Empório fica na Vila dos Remédios, e possui uma boa variedade no self-service, por R$79,00 o quilo.

Onde se hospedar em Fernando de Noronha

Um destino tão badalado quanto Noronha certamente tem algumas acomodações por valores mais altos.

Um exemplo é a Pousada Maria Bonita, propriedade de um dos casais famosos mais apaixonados por Noronha: Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank. O ambiente é charmoso e rústico, e os hóspedes podem escolher entre a suíte luxo, suíte superior e suíte Maria Bonita, todas com cama king size, ar condicionado, TV full HD e outros confortos, além da piscina externa.

Outra boa escolha é a Pousada Maravilha. Com uma vista extraordinária para a Baía do Sueste, esta Pousada é uma verdadeira experiência, com piscina de borda infinita, spa e sauna. Os quartos possuem cama king size, ar condicionado, e podem possuir varanda com vista para a praia e até ofurô.

Já a Pousada Filó, além de possuir confortos como o café da manhã, ar condicionado e wi-fi, vai te encantar pela vista incrível da piscina com borda infinita, voltada para o Morro do Pico.

Se você está buscando economizar na sua viagem, uma boa dica um pouco mais em conta é a Pousada dos Corais. A 900 metros da Praia do Cachorro, esta pousada conta com piscina ao ar livre, ar condicionado, wifi e um gostoso café da manhã incluso na diária.

Dicas para os viajantes

A preservação ambiental é prioridade em Fernando de Noronha. Por isso, ao chegar no arquipélago, os visitantes precisam pagar uma taxa de preservação, no valor de R$75,93 por dia de permanência.

Vale também lembrar que muitos dos passeios em Fernando de Noronha fazem parte do Parque Natural Marinho Fernando de Noronha. Por isso, para acessá-los, você precisa adquirir o ingresso do parque, no valor de R$111,00 para brasileiros e R$220,00 para estrangeiros(as). O ingresso te dá direito a acessar qualquer área do parque durante dias.

Apesar do valor, é o foco na preservação que torna Fernando de Noronha um paraíso tão deslumbrante.

O arquipélago possui diversas atrações e uma paisagem única que com certeza vai te encantar.

Boa viagem!

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
42FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.