Passeios em Florianópolis: 12 Passeios imperdíveis

BrasilSanta CatarinaPasseios em Florianópolis: 12 Passeios imperdíveis

A capital de Santa Catarina é um destino muito procurado por viajantes de vários estilos. Florianópolis ou Floripa, como é carinhosamente conhecida, é formada principalmente por uma ilha, a Ilha de Santa Catarina, além de possuir uma parte continental e algumas ilhas adjacentes. Grande parte do seu encanto vem, é claro, das praias, destinos verdadeiramente paradisíacos. Mas, além delas, a cidade também possui atrações históricas e vem conquistando turistas e moradores devido à sua fama: afinal, é conhecida por possuir uma alta qualidade de vida e uma boa infraestrutura. Tudo isso vem dando a Florianópolis o apelido de Ilha da Magia. Ficou curioso(a)? Conheça então alguns dos melhores passeios em Florianópolis. 

Passeios pela cidade de Florianópolis

City Tour Florianópolis

Se você quer começar seus passeios em Florianópolis com uma visão geral da cidade, uma indicação é que você procure o City Tour.

O início do passeio é no Centro Histórico de Floripa, trecho que é feito, geralmente, a pé, pois o Centro Histórico é pequeno, tornando esta a maneira ideal para conhecê-lo de perto. Comece pela Praça XV de novembro, onde a então Vila de Nossa Senhora do Desterro foi fundada. É nesta Praça que se localiza uma impressionante figueira centenária, sobre a qual existem várias superstições. É, também, na Praça XV de novembro que se localiza a Catedral Metropolitana de Florianópolis ou Catedral de Nossa Senhora do Desterro, construída em 1678.

Neste tour, você passará pelo calçadão da Felipe Schmidt, onde se localizam vários pontos comerciais da cidade, e pelo Largo da Alfândega, praça localizada em frente ao antigo prédio da alfândega, e onde atualmente acontecem várias feiras e eventos. O passeio também te levará para conhecer o Mercado Municipal, construído em 1898, e que até hoje é um importante ponto de vendas da cidade, oferecendo de calçados a alimentos.

Depois desta parte do City Tour, você pode fazer uma parada para fotos na Ponte Hercílio Luz, um dos símbolos do estado de Santa Catarina, que foi, por muito tempo, a única ligação entre a parte continental e a parte central de Florianópolis. Na extremidade da ponte, está localizada a Praça de mesmo nome, que possui um mirante com uma bela vista da cidade. O tour passa também pela Avenida Beira Mar Norte, que como o nome já indica, é bordeada pela visão incrível do mar te acompanhando no passeio. Nesse momento, você pode fazer mais uma parada no Mirante da Lagoa no Morro das Sete Voltas, que oferece uma vista privilegiada da Costa Leste da Ilha.

Por fim, o passeio segue para a Lagoa da Conceição, a maior lagoa de Florianópolis, e vai para a Praia da Joaquina, finalizando na Praia da Barra da Lagoa.

Claro que, sendo Floripa uma cidade grande e cheia de atrativos, este passeio não vai contemplar todos, mas é uma boa chance de conhecer tanto a parte histórica quanto algumas das praias de uma única vez. Se você tem pouco tempo na cidade ou até mesmo se for difícil se deslocar para outras partes da ilha, considere conhecer os passeios em Florianópolis através do City Tour.

Tour ao Norte da Ilha

Já neste passeio, o foco são as famosas praias de Florianópolis, principalmente as que ficam na região norte da ilha.

O tour começa pelo Morro das Aranhas, que divide duas praias: a de Moçambique e a do Santinho, onde você poderá apreciar a vista incrível do entorno.

Em seguida, conheça a Praia dos Ingleses, uma das mais visitadas pelos turistas. Essa praia conta com uma boainfraestrutura e, além disso, é bastante extensa, possuindo tanto locais onde as ondas mais fortes formam um bom cenário para o surf, quanto trechos de águas mais tranquilas para um banho de mar.

Outra praia em seu caminho será a Praia de Canasvieira, conhecida pela água quentinha e tranquila e pelas areias brancas.

Este tour também é um bom momento para conhecer Jurerê Internacional, uma das praias mais nobres da cidade. Jurerê Internacional também possui uma boa infra-estrutura, e é conhecida pelo agito das baladas e beach clubs.

A última parada é a região da ilha conhecida como Santo Antônio de Lisboa, um dos bairros mais antigos da cidade. Ainda hoje, Santo Antônio de Lisboa preserva muitas das características dos séculos XVIII e XIX: são casas, igrejas e feirinhas de artesanato encantadoras, que completam bem o Tour ao Norte da Ilha.

Tour Sul da Ilha Floripa

Se o passeio anterior tem a parte norte da ilha como foco, este é um dos passeios em Florianópolis para conhecer a parte sul.

O Tour Sul parte da Freguesia do Ribeirão da Ilha, região povoada pelos imigrantes açorianos, e que preserva grande parte de sua arquitetura, além de costumes como a pesca e a colheita das ostras.

Em seguida, você fará uma parada no Mirante do Convento do Morro das Pedras, localizado em um convento jesuíta, e que proporciona uma vista surreal das praias da região.

Conheça também o Parque Municipal da Lagoa do Peri, uma reserva biológica remanescente da Mata Atlântica, onde está localizada a Lagoa do Peri, a maior lagoa de água doce da costa de Santa Catarina.

Em seguida, conheça a Praia da Armação, praia de ondas tranquilas e cercada de barcos de pesca que compõem uma paisagem única.

Para finalizar o passeio, você também visitará a Praia do Pântano do Sul, praia linda em uma região bastante tradicional para a pesca.

Tour Floripa Total

Este tour é para quem deseja uma visão geral dos passeios em Florianópolis, incluindo a maior parte da ilha de uma vez.

Junto às atrações da região norte e às atrações da porção sul da ilha, como a Praia dos Ingleses, Jurerê, o Morro das Pedras e Ribeirão da Ilha, você poderá também conhecer a parte central de Florianópolis, incluindo a parte histórica que compreende o Largo da Alfândega, a Catedral Metropolitana e outros pontos turísticos.

Além disso, você também passará pela região leste da cidade, conhecendo a Praia Mole, cujas águas agitadas a tornam um lugar ideal para as várias escolinhas de surf, a Praia da Joaquina e o Mirante Leste da Ilha. Outro ponto incluído neste passeio é a Barra da Lagoa, um distrito pertencente a Florianópolis.

Ao final, você ainda fará uma visita ao Projeto Tamar, destinado à proteção de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção.

Se escolher fazer o Tour Floripa Total, reserve o dia para conhecer estes passeios em Florianópolis, pois o tour tem duração de cerca de 8 horas. E fique atenta(o), pois a programação pode ser modificada de acordo com a temporada.

Passeios em Florianópolis para quem gosta de natureza e aventura

Trilha da Lagoinha do Leste

A Praia da Lagoinha do Leste é um dos melhores passeios em Florianópolis para quem curte praias mais tranquilas e isoladas. É bastante preservada em sua natureza e um ótimo lugar para o surf, devido às ondas agitadas. Mas, para acessar essa beleza toda, somente de barco ou a pé, através das trilhas.

Você pode escolher entre duas trilhas para fazer o percurso: a primeira parte da Praia de Pântano do Sul e tem cerca de 1 hora de duração – é a mais curta e também a mais comum. Vá aproveitando a natureza fechada no trajeto e curta a vista privilegiada do mar ao chegar no topo, mas se prepare para uma subida bastante íngreme. Outra opção é a trilha que parte da Praia do Matadeiro. É possível fazê-la em cerca de 2 horas e meia, mas dizem que a vista recompensa o trajeto mais extenso.

Quando chegar à praia, descobrirá outra atração: a subida ao Morro da Coroa, um mirante natural que proporciona uma vista surreal da paisagem. Aproveite e tire uma foto nas famosas pedras.

Não se esqueça de usar roupas adequadas para toda esta caminhada e de ir preparado(a) com comida e água, já que a Praia da Lagoinha não possui nenhuma infra-estrutura. Depois de todo esse trajeto, aproveite muito a Praia e não se esqueça de guardar fôlego para a volta.

Rapel no Rio Forquilhas

Se você gosta de aventuras na natureza, este passeio é perfeito pra você, pois vai ter a oportunidade de praticar o rapel de cachoeira. O rapel de cachoeira é um esporte que consiste na descida em uma queda d’água, utilizando técnicas verticais.

O cenário desta aventura é o Rio Forquilhas, que forma uma queda d’água de 35 metros de altura, em meio a uma paisagem incrível.

Se você nunca tiver feito rapel na vida, não se preocupe: mesmo iniciantes podem praticar, usando, é claro, todos os equipamentos de segurança necessários.

Seja você do estilo aventureiro ou apenas uma pessoa curiosa para ter esse tipo de experiência, os passeios em Florianópolis são ótimas oportunidades para aproveitar a natureza e os esportes deste tipo.

Rafting em Santo Amaro

Falando em esportes e aventuras, outra dica para você que está procurando por passeios em Florianópolis neste estilo é o Rafting em Santo Amaro. No rafting, você desce a correnteza de um rio, nesse caso do Rio Cubatão, utilizando um bote inflável e os remos.

Para garantir a segurança no passeio, você começa com um treinamento e utiliza todo o equipamento de segurança. São vários níveis de dificuldade, do iniciante ao mais avançado. Depois de passar pelo treinamento, basta se jogar nessa aventura. São 5 quilômetros de trajeto com 40 metros de desnível!

Passeios pelos arredores de Florianópolis

Tour Nova Trento e Brusque

Uma boa dica, principalmente para quem sai de longe para conhecer os passeios em Florianópolis, é aproveitar a viagem para conhecer outros destinos da região. Existem agências que programam o passeio saindo da cidade para facilitar a vida dos viajantes que não perdem tempo para conhecer novos lugares. Um exemplo é o passeio que leva até as cidades de São João Batista, Nova Trento e Brusque.

São João Batista é famosa pelas confecções de calçados, por isso, neste passeio você poderá conhecer a feira de produtos regionais e, quem sabe, escolher algum para levar.

Em seguida, conheça Nova Trento, cidade localizada a cerca de 80 quilômetros de Florianópolis. Um de seus grandes atrativos é o turismo religioso, afinal, foi nesta cidade que viveu a primeira santa brasileira – Santa Paulina. Visite seu Santuário e também o Morro da Cruz, que além de ser onde está localizada a Igreja de Nossa Senhora do Bom Socorro, possui uma vista linda. Outro aspecto que torna Nova Trento famosa é a grande influência da imigração dos italianos, por isso, não deixe de conhecer também o Museu da Cultura Italiana. Estão incluídos no passeio, além disso, uma visita à Vinícola Girol – uma ótima oportunidade para quem gosta de degustar vinhos – e à chocolateria Chocolates Avvento Cioccolato Artigianale.

Por fim, conheça também a cidade de Brusque, um conhecido destino para compras, onde você poderá visitar a FIP, Feira da Moda, que possui mais de 200 lojas vendendo produtos do setor têxtil.

Tour à Blumenau e Pomerode

Se você gostou da ideia de já emendar seus passeios em Florianópolis com uma visita à região, talvez se anime com a proposta de fazer um tour pelas cidades de Blumenau e Pomerode.

Blumenau fica a pouco mais de 2 horas de viagem de Florianópolis, e é bastante conhecida pela grande herança cultural vinda da colonização alemã na região. O passeio começa com um percurso pelo Rio Itajaí-Açu. Além do Rio, o cenário deste passeio é a paisagem formada pelas construções em estilo alemão, chamadas de enxaimel. Você também conhecerá o Jardim da Cerveja e a Vila Germânica, um parque de arquitetura com inspiração europeia que recebe uma série de eventos, como é o caso da famosa Oktoberfest. Além disso, você poderá visitar o edifício da Prefeitura, também em estilo enxaimel, localizado no prédio antes ocupado pela Estação Ferroviária, e passará pela Catedral Metropolitana de Blumenau, inaugurada em 1958.

A segunda cidade deste tour é Pomerode, conhecida como a cidade mais alemã do Brasil. Em Pomerode, você vai conhecer uma das fábricas de cervejas artesanais da cidade, onde pode parar para degustar algumas delas, e passará pelo Portal Turístico, o cartão de boas vindas de Pomerode. Outro ponto que muitas pessoas gostam de visitar na cidade é a tradicional fábrica de porcelana Schmidt, que fabrica os produtos no local desde 1945.

Se estiver com crianças, aposto que elas vão adorar conhecer a Vila Encantada, um parque cheio de atrações para os pequenos, como os dinossauros em tamanho real. Além disso, esse tour também passa pelo museu e pelo zoológico da cidade, que costumam fazer sucesso entre crianças e adultos.

Estas duas cidades são muito visitadas por quem quer se inserir um pouco na cultura alemã, tão difundida no estado de Santa Catarina. Se tiver tempo, vale a pena estender um pouco a viagem para torná-la ainda mais interessante!

Tour à Balneário Camboriú

Santa Catarina é um estado cheio de cidades turísticas, nos mais diferentes estilos. Uma das mais famosas delas e que certamente vale a pena dar uma passada quando estiver viajando por lá é Balneário Camboriú.

Os atrativos dessa cidade são muitos, mas a maioria das pessoas se interessa principalmente pelas praias. O tour começa pelo Parque Unipraias, onde você pode aproveitar os 47 bondinhos em meio à natureza. Uma boa dica é descer na Estação que fica na Praia de Laranjeiras, uma das mais bonitas da cidade.

Além disso, você pode fazer um tour panorâmico pela Avenida Atlântica, que contorna a Praia Central, uma das principais praias da cidade. Neste tour panorâmico é possível, também, avistar a linda Ilha das Cabras e as Barras Sul e Norte.

Aliás, você sabia que não é só o Rio de Janeiro que possui um Cristo? Balneário Camboriú também! Pois é, o Cristo Luz da cidade possui 33 metros de altura e está localizado em um dos pontos mais altos de Balneário Camboriú – não deixe de conhecê-lo neste tour.

Tour à Guarda do Embaú

A apenas 50 quilômetros de Florianópolis, está localizado o município de Palhoça, e é lá que se encontra o destino deste passeio: a Guarda do Embaú. Este lugar paradisíaco é uma das praias mais lindas do litoral de Santa Catarina, ou até mesmo do Brasil.

Em meio a um vilarejo de pescadores, a praia é bastante preservada, e o acesso é feito pelo Rio da Madre, seja nadando, de barco ou caminhando nos períodos em que o rio está mais raso. Nos tempos de maré cheia, o encontro do mar com o rio torna a paisagem incrível!

Guarda do Embaú também é um destino bastante conhecido pelos amantes do surf, mas atrai turistas de todos os estilos, dentro ou fora do país. É um ótimo lugar para nadar, surfar ou gastar uma tarde relaxando na sua extensa faixa de areia.

A partir da praia de Guarda do Embaú, você pode fazer uma trilha para a Prainha, que, por ser mais isolada, é o lugar ideal para quem quer curtir a tranquilidade de uma praia pouco movimentada.

Beto Carrero

Da próxima dica de passeio na região de Florianópolis você já deve ter ouvido falar: o maior parque temático da América Latina fica em Santa Catarina, a cerca de 1 hora e meia de viagem da capital.

Pois é, o Beto Carrero World também pode entrar para o seu roteiro! Famoso pelo personagem cowboy, o parque oferece as mais diversas atrações, como espetáculos, brinquedos, que vão dos radicais como as montanhas-russas aos infantis como o carrossel, zoológico, personagens famosos para tirar foto e muitas opções de diversão para a família inteira.

Principalmente se você estiver viajando com as crianças vale a pena aproveitar a ida a Floripa e separar alguns dias para conhecer este lugar único.

Onde ficar em Florianópolis

Para curtir seus passeios em Florianópolis tendo a melhor experiência, só falta decidir onde se hospedar. Veja algumas dicas de hotéis e pousadas, separadas pelo valor da diária.

Diária de até 100 reais para casal

Mar e Mar Florianópolis

Uma boa dica dentro desta categoria, com diária até 100 reais para casal, é a Pousada Mar e Mar. Um dos pontos a favor do Mar e Mar é a sua localização: a apenas 300 metros da Praia dos Ingleses.

As acomodações nesta pousada oferecem uma série de comodidades como wi-fi e ar condicionado. A Pousada possui opções diversas, como o apartamento de um quarto, que acomoda até 3 pessoas e possui cozinha equipada, o quarto família, que acomoda até 4 pessoas, a suíte deluxe para casais e o quarto com acessibilidade.

Pela manhã, a Pousada Mar e Mar serve um gostoso café da manhã, famoso pelos bolos e tortas. Um charmoso ofurô na cobertura vem para completar a experiência da hospedagem.

Pousada Baleia Franca Canasvieira

A Pousada Baleia Franca é outra opção de acomodação até 100 reais para casal. A apenas uma quadra de distância da Praia de Canasvieiras, a Pousada recebe muitos turistas que desejam facilitar suas idas à praia. Seus apartamentos podem acomodar 2, 4 ou 6 pessoas, e são equipados com wi-fi, ar condicionado, utensílios de cozinha e TV. Os apartamentos da frente possuem uma sacada, e a maioria dos apartamentos possui também lavanderia individual.

A Pousada também possui uma churrasqueira para quem quiser curtir um churrasco entre seus passeios em Florianópolis.

Palm Beach Apart Hotel

O Palm Beach Apart Hotel fica localizado à beira-mar, mais especificamente na Praia dos Ingleses – por isso, quem se hospeda lá tem acesso direto a esta praia, e seus apartamentos possuem a tão desejada vista para o mar.

Além disso, as acomodações possuem sacada com churrasqueira, ar condicionado, TV, cozinha equipada, e em geral acomodam até 4 ou 5 pessoas.

O Hotel oferece estacionamento privativo e, para quem vai para curtir a praia, disponibiliza guarda-sóis e cadeiras.

É uma ótima e bem confortável opção dentro da categoria de diárias até 100 reais para casal.

Hotéis com melhor custo benefício

Majestic Palace Hotel

Uma opção de hospedagem em Floripa com um ótimo custo benefício é o Majestic Palace Hotel.

Se você gostou do Palm Beach pela vista, não se preocupe: o Majestic também possui vários apartamentos com vista para o mar.

Falando nos apartamentos, você pode escolher entre apartamentos do tipo standard, superior, luxo e executivo, além das suítes júnior, executivas, master e presidenciais. Todas as acomodações possuem TV de Led, ar condicionado, minibar e wi-fi. As variações ficam por conta do tamanho, da vista e de alguns confortos que não estão presentes em todos os quartos, como banheira jacuzzi, travesseiros de penas de ganso e outros luxos.

Além de um bom café da manhã, o Majestic possui um restaurante com vista panorâmica para a Avenida Beira Mar Norte.

Se você gostou do Majestic até agora, espere até chegar na melhor parte: imagine que incrível voltar da praia e relaxar na piscina, sem perder a vista para o mar. O Hotel também oferece SPA e sauna para seus hóspedes, mas estes serviços são contratados por um valor a parte.

Pousada Ilha Faceira

A apenas 200 metros da Praia do Campeche, a Pousada Ilha Faceira possui apartamentos aconchegantes, que podem ser duplos ou triplos, e oferecem uma série de confortos como TV, wi-fi, ar condicionado e uma agradável varanda com rede e vista para o jardim.

Além destes apartamentos, a Pousada oferece a Suíte Master, que acomoda até 6 pessoas, e, junto das mesmas comodidades dos apartamentos, possui cafeteira e banheira de hidromassagem.

As diárias incluem, também, o café da manhã servido pelo hotel e o serviço de quarto.

Il Campanario Villaggio Resort

Se sua preferência em Florianópolis é a Praia de Jurerê, o Il Campanario Villaggio Resort pode ser uma boa opção, pois fica a apenas 2 minutos desta praia.

Este Resort vai transformar a hospedagem em uma verdadeira experiência, pois possui uma série de atrativos dentro do próprio espaço. São piscinas – coberta e ao ar livre – sala de massagens, espaço kids e parquinhos para os pequenos.

A gastronomia servida no Resort também é toda pensada para completar o passeio, e vai desde o Positano Diamond Bar by D’vie, o primeiro bar com joalheria do país, passa pela cozinha italiana e ainda possui o Simple by the pool, para se deliciar à beira da piscina. Você pode escolher alguma das suítes, que possuem ar condicionado, TV, banheiro com hidromassagem vertical, utensílios de cozinha e outros confortos.

Dicas para os viajantes que vão realiazar os passeios por Florianópolis

Floripa é uma cidade bem grande. Cada bairro ou região possui um estilo e atrações diversas. O que muita gente faz para aproveitar bem é se hospedar em hotéis diferentes ao longo dos dias de viagem para conhecer cada cantinho sem precisar se deslocar muito. Mas se você não tem muito tempo ou disponibilidade para isso, não se preocupe: escolha a região que mais te agrada e aproveite! Se o tempo sobrar, alugue um carro e conheça o resto de Floripa, mas se lembre que, se sua viagem for na alta temporada, deve enfrentar um certo trânsito, pois outros viajantes terão a mesma ideia. Aliás, esta é outra dica: Florianópolis é uma cidade bem badalada e recebe muitos turistas, principalmente durante as férias de verão e os feriados. Escolha bem sua data e se programe com antecedência para não ter estresses.

Espero que tenha gostado de conhecer os principais passeios em Florianópolis!

Aproveite a cidade e boa viagem!

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
42FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.