Passeios em Ilhabela: 8 Passeios imperdíveis

Compartilhar

Comece a programar sua viagem para este pequeno paraíso e conheça algumas dicas de passeios em Ilhabela. 

Muita gente talvez não pense no litoral de São Paulo de cara quando planeja viajar para uma das praias brasileiras, certo? Mas a verdade é que o estado possui alguns bons destinos para curtir o clima praiano.

É o caso da charmosa Ilhabela, um município arquipélago, formado por 42 praias distribuídas em suas 14 ilhas, sendo, aliás, uma das poucas cidades-arquipélago do Brasil.

Ilhabela é um excelente destino não somente para curtir as praias: além de possuir boas opções de bares e baladas, é famosa  pelos esportes como a vela, pelas trilhas e também pelas várias cachoeiras – dizem que a cidade possui 365, uma para cada dia do ano.

Passeio de Escuna em Ilhabela

Passeio de escuna | passeios em ilhabela
Passeio de Escuna | Passeios em Ilhabela

Como Ilhabela é formada por um conjunto de ilhas, uma boa pedida para conhecer diferentes lugares é fazer o passeio de escuna.

O embarque para este passeio acontece no Píer do Perequê, e sua primeira parada é a Praia da Fome. Esta praia é uma boa escolha para quem quer mergulhar, pois suas águas calmas e cristalinas a tornam um ótimo cenário para a prática.

Assim, o passeio de escuna é uma boa oportunidade para conhecer esta praia linda, cercada de natureza e povoada apenas por algumas casinhas de pescadores, já que a Praia da Fome é acessível apenas de barco ou por trilha.

A segunda parada do passeio de escuna é a Praia do Jabaquara, uma das mais bonitas de Ilhabela. Com impressionantes tons de verde e azul, a Praia do Jabaquara é cortada por riachos de água doce que enriquecem ainda mais a paisagem.

Possui alguns restaurantes e quiosques, por isso, é um bom lugar para fazer um lanche. Não deixe de incluí-la nos seus passeios em Ilhabela.

Passeio Jeep Off Road

Passeio jeep off road | passeios em ilhabela
Passeio Jeep Off Road | Passeios em Ilhabela

Se a sua ideia de diversão é pegar a estrada e conhecer paisagens naturais incríveis, dê uma chance para um dos passeios em Ilhabela que tem essa proposta: o Jeep Off Road.

Este passeio começa passando pela estrada dentro do Parque Estadual de Ilhabela, área de preservação que envolve 27 mil hectares na região. Passear por este parque é um verdadeiro mergulho na natureza, que envolve uma imensa diversidade de animais e vegetais, além de paisagens incríveis como cascatas e picos.

O destino deste passeio é a Praia de Castelhanos. Se você fizer uma pequena trilha para chegar ao mirante e conseguir avistar a praia de cima, verá uma paisagem única: vista do alto, a baía tem um formato semelhante a um coração.

Junto a isso, a Praia de Castelhanos tem a areia clarinha completando a paisagem e boas ondas para quem gosta de surfar.

A última parada do passeio de Jeep é a Cachoeira da Água Branca. Afinal, não é só de água salgada que se fazem os passeios em Ilhabela, pelo contrário: o arquipélago é cheio de cachoeiras!

No caso da Cachoeira da Água Branca, são duas quedas d’água que formam 5 piscinas naturais, perfeitas para nadar à vontade.

Ilhabela Mar e Terra

Praia de castelhano
Praia de Castelhano

Outra dica que une o melhor dos passeios em Ilhabela é o tour Mar e Terra. Como o nome já diz, ele começa no mar: é a bordo de um barco que você conhecerá os primeiros pontos turísticos.

A partida é na Praia do Perequê, e a primeira parada é a Praia da Fome, onde você poderá praticar mergulho. Em seguida, o passeio vai para a Praia do Eustáquio, também chamada de Saco do Eustáquio. Nessa praia, que só é acessível pelo mar, você poderá aproveitar as águas claras e o clima tranquilo.

A terceira e última parada é a Praia de Castelhanos. Nessa parada, rola um tempinho para aproveitar a praia e, em seguida, começa a parte “Terra” do passeio.

Nesse trecho, o retorno é feito de jeep em meio à Mata Atlântica – um momento para apreciar a paisagem natural de Ilhabela, que inclui cachoeiras e uma diversidade de espécies da fauna e da flora.

Passeio Barco em Bonete

Passeio barco em bonete | passeios em ilhabela
Passeio Barco em Bonete | Passeios em Ilhabela

Se você gostou da ideia de passear de barco em Ilhabela, aqui vai mais uma dica: o Passeio de Barco em Bonete.

A bordo de um flexboat, você vai começar apreciando a incrível paisagem formada pelas praias do Sul de Ilhabela e pelas formações rochosas da região. É o caso, por exemplo, do Buraco do Cação, paredão de quase 80 metros de altura esculpido pelas ondas.

O primeiro destino do passeio é a Praia de Indaiaúba, uma praia linda e tranquila, formada pela areia branca e por um impressionante mar transparente e com poucas ondas, cercado pela mata.

A partir daí, você precisa pegar uma trilha, com cerca de 15 minutos de duração, para chegar ao Poço Fundo, uma agradável piscina natural de água doce, perfeita para um mergulho.

Por fim, o passeio te leva à Praia do Bonete, praia de mar agitado e areias claras. É um procurado cenário de surf e um ótimo destino para quem curte cachoeiras e trilhas.

Esta praia é habitada pela maior comunidade caiçara de Ilhabela, que vive da pesca e artesanato, por isso, é um ótimo lugar para quem quer fugir da correria, ficar off por algumas horas e relaxar.

Passeio Barco Castelhanos

Passeio barco castelhanos | passeios em ilhabela
Passeio Barco Castelhanos | Passeios em Ilhabela

Este passeio é uma boa ideia para quem gostou do passeio Ilhabela Mar e Terra, mas dispensa a parte do passeio de jeep, já que as atrações visitadas são basicamente as mesmas.

No Passeio Barco Castelhanos, você vai conhecer, de barco, a Praia da Fome, lugar isolado e ótimo para mergulhar, a Praia do Eustáquio, de clima bem tranquilo, e a Praia de Castelhanos, considerada uma das mais bonitas da cidade.

Tire o dia para fazer estes passeios em Ilhabela, que devem durar cerca de 7 horas e meia. A principal parada é na Praia de Castelhanos, que só é acessível de barco ou por estrada de terra.

Trilha de Baepi

Para quem está esperando por passeios em Ilhabela que envolvam aventura e natureza, chegou sua hora.

A trilha de Baepi é nesse estilo: são mais de 7 quilômetros de caminhada em meio à mata preservada do Parque Estadual de Ilhabela, contemplando toda a riqueza da Mata Atlântica.

Tudo isso para chegar ao Pico do Baepi, com 1.048 metros de altitude, que rende uma visão incrível do entorno: a imensidão do mar azul, o arquipélago de alcatrazes, o Canal de São Sebastião e outros picos nas redondezas.

Com certeza a vista e a proximidade com a natureza recompensam qualquer cansaço durante o trajeto, mas vá preparado(a) para uma caminhada que exige certo preparo, pois envolve subidas e solo irregular, e use roupas adequadas para o esforço físico.

Te contarei agora as principais razões pelas quais sugiro os passeios com a empresa Civitatis:

-> Sua experiência será inesquecível e contribuirá para todas as lembranças de sua viagem
-> Diversos passeios para todos os públicos e todas as idades
-> Preços sem cobranças de reserva ou taxas ocultas
-> Compre seu ingresso antecipado e evite as filas nos pontos turísticos

City Norte Ilhabela Vip

Não há dúvidas de que as belezas naturais dos passeios em Ilhabela encantam os viajantes, mas a cidade também possui atrativos históricos que vale a pena visitar. Neste passeio, você conhecerá a parte norte de Ilhabela, mesclando os pontos turísticos históricos às praias.

É na parte Norte que está localizado o Centro Histórico da cidade, também chamado de Vila. No Centro Histórico, visite o prédio da antiga cadeia, construído em 1914.

Aproveite para conhecer outro ponto turístico da Vila: a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Ajuda e Bom Sucesso, dedicada à padroeira da cidade. Você também pode conhecer as lojinhas da Rua do Meio e outros pontos de grande valor histórico.

Depois deste passeio pelo Centro Histórico, o tour segue para a Praia da Armação. Esta praia é um grande ponto de prática de esportes como o windsurf e o kitesurf, abrigando, inclusive, uma escola de esportes náuticos. É nesta praia, também, que está localizada a Capela Imaculada Conceição.

A próxima parada é a Praia da Pedra do Sino. Este nome não é por acaso – dizem que as pedras que compõem a paisagem da praia, quando batidas, emitem um som semelhante a um sino. Não deixe de fazer o teste! A Praia é extensa e cercada de palmeiras e coqueiros, que emolduram um mar raso e tranquilo.

Por fim, o passeio segue para sua última parada: a Praia do Barreiros. Nesta praia, não deixe de conhecer o Mirante do Barreiros, que proporciona uma belíssima vista do mar e até das cidades ao redor.

City Sul Ilhabela Vip

O foco deste tour são os passeios em Ilhabela localizados na parte sul, e une atrativos praianos às cachoeiras e outras paisagens naturais. O primeiro ponto do City Sul Ilhabela é o Mirante da Praia da Ilha das Cabras ou Mirante do Piúva.

Os 40 metros de altitude deste mirante proporcionam uma vista incrível da Ilha das Cabras e do Canal de São Sebastião. Em seguida, você pode aproveitar a Praia da Ilha das Cabras, também conhecida como Praia das Pedras Miúdas.

É um lugar muito procurado para mergulho, pois possui uma rica diversidade de espécies marinhas, já que a região da praia está no Santuário Ecológico Submarino, que protege os animais da pesca e da caça na região.

Depois deste trecho do passeio, você seguirá para a Praia do Curral. Esta praia possui uma infraestrutura maior que as outras, que inclui restaurantes, barzinhos e até música ao vivo, sendo bastante visitada principalmente pelos jovens.

É nesta praia também que está localizada a Capela de Santa Cruz.

A próxima parte do passeio já tem o objetivo de explorar algumas das cachoeiras de Ilhabela, como a Cachoeira da Toca. A Cachoeira da Toca é uma queda d’água de 3 metros de altura, que passa pela gruta que lhe dá nome e cai nas pedras, formando um incrível escorregador natural.

A última parada é a Cachoeira da Água Branca, a maior cachoeira de Ilhabela. Com seus

65 metros de altura, esta cachoeira forma poços naturais que fazem a alegria de quem gosta de nadar em água doce.

Encontre hospedagens com excelentes avaliações e pelo melhor custo-benefício!
Quanto antes você reservar maior será sua economia na diária! Confira agora as melhores opções de hoteis e pousadas!

Onde ficar em Ilhabela

Ilhabela é uma cidade que oferece muitas opções de hospedagem, incluindo hotéis, pousadas, resorts, casas de temporada, chalés e barco, com muitas praias lindas, montanhas cobertas de mata atlântica, mirantes, cachoeiras, trilhas e muito mais.

Ilhabela também é um destino ideal para aventuras, com atividades como mergulho, caiaque, escalada, mountain bike, SUP e kitesurf. E, claro, a ilha também tem muitos bares e restaurantes, além de uma animada vida noturna.

Os melhores hotéis de Ilhabela ficam próximos das praias. Eles geralmente são mais caros, mas valem a pena! Abaixo, você encontrará algumas das melhores opções de hospedagem em Ilhabela:

VELINN Pousada Ponta do Pequeah

Velinn pousada ponta do pequeah
Velinn pousada ponta do pequeah

A VELINN Pousada Ponta do Pequena está situada em Ilhabela, a 1,1 km da Praia do Bonfim, a 900 m da Praia do Curral, a 1,2 km do Museu de Arqueologia e a 1,7 km do Centro de Mergulho Náutico, também dispõe de acomodações com acesso Wi-Fi gratuito e vistas para o jardim.

Os quartos da pousada estão equipados com TV de tela plana, ar-condicionado e roupa de cama. O café-da-manhã continental maravilhoso é servido diariamente no alojamento. A pousada oferece uma área de praia privada.

Vila Pequeá Ilhabela

Vila pequeá ilhabela
Vila Pequeá Ilhabela

A Vila Pequeá Ilhabela é um hotel muito bom e aconchegante. Fica em uma localização excelente, perto da praia e do centro da cidade. O hotel tem quartos muito confortáveis e bem equipados. Os funcionários são muito simpáticos e prestativos

Hostel Da Vila Ilhabela

Hostel da vila ilhabela
Hostel Da Vila Ilhabela

OHostel Da Vila é o lugar perfeito para ficar enquanto explora tudo o que ele tem a oferecer. O Hostel Da Vila está localizado no coração da ilha, a uma curta caminhada da praia e de todos os melhores restaurantes e bares.

O pessoal é incrivelmente simpático e prestativo, e eles garantem que você tenha tudo o que precisa para desfrutar de sua estadia. Os quartos são limpos e confortáveis, e os preços são muito razoáveis. Eu recomendaria vivamente ficar aqui se você estiver procurando um lugar relaxante para ficar enquanto explora Ilhabela.

Verde Hostel Ilhabela

Verde hostel ilhabela
Verde hostel ilhabela

O hostel está situado em uma ótima localização, perto de todas as comodidades e atrações que a cidade tem a oferecer. O pessoal do hostel é extremamente amigável e prestativo, e se esforça para garantir que os hóspedes tenham uma estadia confortável e agradável.

Os quartos do hostel são limpos e confortáveis, e os preços são muito razoáveis. Em geral, Verde Hostel Ilhabela é um ótimo lugar para ficar em Ilhabela e eu o recomendaria altamente a qualquer pessoa que procure um lugar confortável e acessível para ficar na cidade.

Dicas para os viajantes de Ilhabela

Os passeios em Ilhabela são vários e vão desde as lindas praias, às cachoeiras e trilhas, incluindo, ainda, os atrativos históricos.

Como dizem os próprios moradores, um cenário desses tinha que ter algum defeito, não é? No caso de Ilhabela, existe um pequeno incômodo: os insetos chamados de borrachudos. Claro que isso não chega a atrapalhar sua viagem, mas não se esqueça de colocar um repelente na mala para evitar o estresse, principalmente nas praias selvagens e nas cachoeiras.

Escolha bem a data em que vai fazer a viagem. É claro que com todos esses atrativos, no verão a cidade é pipoca de turistas!

Se isso for um problema para você, considere conhecer Ilhabela durante outras épocas, por exemplo, na primavera, pois apesar do calor ser menos intenso, a cidade estará mais tranquila e a chance de chuvas será menor.

Durante outras épocas do ano, a cidade de Ilhabela também recebe muitos eventos, como a famosa Semana Internacional da Vela e o Festival de Jazz, que ocorrem em julho.

Espero que tenha gostado de conhecer estes passeios em Ilhabela!

Aproveite a cidade e boa viagem!

Planeje sua viagem para Ilhabela

Após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Icone de hotel Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.

Icone do seguro viagem É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.

Icone do ingresso Evite os famosos perrengue chique e compre todos os passeios com antecedência, reservando eles pela nossa parceira Civitatis.

Icone do rentcars O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.

Icone do onibus Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

Icone do avião Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.

Daniel Gualberto
Daniel Gualbertohttps://ficaativoeviaja.com.br
Oi! Sou o Daniel. Sabe, lá em 2019, quando o mundo parecia um pouco louco, criei este blog. Por quê? Para “re-viajar”, mesmo estando parado no mesmo lugar. Maluquice, né? Mas acompanhe comigo. Já imaginou acordar com os pés na areia em uma praia isolada da Tailândia? Ou talvez tropeçar em uma pedra (e em sua própria história) enquanto se perde nas ruelas de Roma? Pois é, viajar não é só uma forma de matar o tempo. É um jeitão de viver, meu amigo! E adivinhe? Não é tão complicado quanto parece.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais

Mais Noticias