Passeios em Olinda: 15 Passeios imperdíveis

BrasilPernambucoPasseios em Olinda: 15 Passeios imperdíveis

Afinal de contas, se juntarmos a natureza exuberante das praias, a cultura rica e colorida e o interesse histórico, temos aí alguns dos melhores elementos do Brasil. Continue lendo e conheça alguns passeios em Olinda que separei para você. 

Coladinha na capital é uma das estrelas do estado de Pernambuco. Unindo as lindas praias aos vários atrativos históricos, a cidade de Olinda chegou a ser considerada como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, por ser uma das cidades coloniais mais preservadas do Brasil. Suas ladeiras cheias de história e de cultura – presente no frevo, no maracatu e em outras manifestações populares – atraem turistas do Brasil e do mundo inteiro.

Como chegar em Olinda?

Mas antes de montar seu roteiro com os melhores passeios em Olinda, você precisa chegar lá. Como chegar depende de vários fatores: de onde você parte, qual o seu orçamento, se você quer ter maior flexibilidade para se movimentar na cidade ou não.

Por exemplo, se você vem de cidades mais distantes, não vai ter problema para ir de avião. O aeroporto mais próximo de Olinda fica na região metropolitana de Recife, o Aeroporto Jaboatão de Guararapes. Este aeroporto recebe tantos voos nacionais quanto internacionais, por isso, cobre bem as suas opções.

Vindo de Recife, são apenas 10 quilômetros. Isso facilita bastante para quem quiser alugar um carro por lá ou mesmo ir de Uber ou Táxi.

Para quem quer economizar, outra possibilidade é fazer o trajeto de ônibus. Saindo de Recife, existem ônibus de linha em vários horários que fazem o trajeto. Se esta for a sua escolha, evite os horários de pico, pois os ônibus ficam lotados. Dependendo de onde você parte, você pode pegar um ônibus para Recife e de lá seguir para a vizinha Olinda.

Passeios em Olinda

Agora que já planejou como vai chegar lá, conheça alguns dos melhores pontos turísticos da cidade e planeje seus passeios em Olinda. Estas dicas envolvem passeios pela região histórica da cidade, por alguns de seus atrativos culturais mais importantes e até parques de diversão.

Alto da Sé

Um dos cartões-postais de Olinda, o Alto da Sé, chama atenção, principalmente, pela vista incrível que proporciona. Sendo o ponto de maior altitude na cidade, o Alto da Sé ainda possui um elevador panorâmico que te permite visualizar de todos os ângulos de Olinda e até a orla de Recife.

É lá também que está localizada a Catedral da Sé ou Catedral Metropolitana de São Salvador do Mundo, uma verdadeira relíquia que preserva algumas das características originais de sua construção, no século XVI.

Além da Catedral, a região do Alto da Sé conta com barraquinhas de comida, artesanato e muito mais!

Basílica e Mosteiro de São Bento

A Basílica e o Mosteiro de São Bento são outros exemplos de edifícios importantes historicamente para Olinda, pois datam do período da colonização portuguesa no Brasil, sendo que a sua construção foi concluída em 1599.

A Basílica é considerada a Igreja mais rica da cidade, e possui um altar entalhado em madeira, em estilo barroco, revestido com 28 quilos de ouro. A riqueza desta peça é tamanha que já foi exposta, inclusive, em um museu em Nova Iorque. Além disso, a Basílica possui luxuosas peças de mobiliário e outros elementos importantes em seu acervo de imagens.

Convento de São Francisco

Tendo a linda paisagem do mar azul como pano de fundo, o Convento de São Francisco é o mais antigo conjunto arquitetônico franciscano do Brasil, tendo sido construído na época da chegada desta ordem ao Brasil, por volta de 1585. No entanto, a obra precisou ser reconstruída no século XVII devido a um incêndio ocorrido com a invasão holandesa à cidade.

O complexo abriga a Igreja Nossa Senhora das Neves, que data do século XVI, a Capela Capítulo, também construída no século XVI, a Capela Sant’Ana, do século XVIII e a Capela São Roque, construída no século XIX. As construções chamam atenção pelas características em estilo barroco e pelos azulejos portugueses, retratando a vida de São Francisco de Assis.

Museu Regional de Olinda

Tem vontade de conhecer uma casa do século passado por dentro? É uma experiência muito interessante entrar nesse ambiente e imaginar como viviam as pessoas em um lugar e em uma época como aquela.

Se você se identifica com isso, faça uma visita ao Museu Regional de Olinda. Tendo como sede um solar em estilo colonial construído entre 1745 e 1749, este Museu é composto por peças de mobília, prataria, louças e obras de arte de grande importância histórica e cultural.

Espaço Ciência Pernambuco

Quem se interessa por ciência, com certeza vai gostar de incluir entre seus passeios em Olinda o Espaço Ciência Pernambuco. É verdade que talvez visitar um espaço de divulgação científica seja um tipo de programação que acaba ficando para escanteio quando vamos visitar uma cidade litorânea e cheia de encantos como Olinda. Mas é uma boa dica de programa para sair do óbvio e curtir um dia diferente na cidade.

Com o objetivo de contribuir com a divulgação científica, o Espaço Ciência possui exposições, experimentos interativos a céu aberto, planetário e um lindo manguezal.

Mirabilândia

Esta dica de passeios em Olinda para quem adora brinquedos radicais ou para quem está viajando com as crianças, pois o Mirabilândia é um parque de diversões com atrações para toda a família.

Se você é daqueles que não tem medo de altura, pode escolher, por exemplo, o Super Tornado ou o Over Loop. Mas se você está procurando um programa adequado para as crianças menores (ou por que não, para os maiores que não curtem tanto a adrenalina), o carrossel e o Mini Dumbo são algumas das várias opções.

Mas se você gosta de histórias de dar medo, a mansão do terror ou o trem fantasma vão te encher de emoção! Para resumir, o Mirabilândia é um bom parque para diferentes estilos.

Mercado Eufrásio Barbosa e Museu dos Mamulengos

É claro que as praias são lindíssimas e as atrações históricas muito interessantes, mas se tem algo que dá um brilho especial a Olinda é a cultura única e colorida.

Pensando nisso, visite o Mercado Eufrásio Barbosa, localizado no Largo do Varadouro, que é, atualmente, um importante Centro de Cultura Popular de Olinda.

O espaço foi construído entre os séculos XVII e XVIII, e nele funcionou a primeira Casa da Alfândega de Pernambuco. Posteriormente, o edifício foi fábrica de doces e mercado público e, mais recentemente, passou a abrigar o Centro de Cultura, com salas de exposições, oficinas de dança, artesanato e gastronomia, feiras, teatro, livraria e restaurante.

Hoje em dia, o Mercado também se tornou sede do Museu dos Mamulengos, dedicado aos bonecos utilizados no Teatro de Mamulengos, que é praticado, principalmente, na região nordestina. A origem desta manifestação cultural é incerta, mas se conta que teria surgido precisamente em Olinda, e vem sendo praticada desde o período colonial.

Você pode fazer uma visita guiada ao museu, que já existe há mais de 20 anos,onde poderá ver vídeos de apresentações além do grande e importante acervo de mamulengos.

Farol de Olinda

Outro ponto que é um dos cartões-postais da cidade é o Farol de Olinda, o segundo mais antigo do estado de Pernambuco. Este farol foi construído em 1872 no Fortim de São Francisco, mas, na década de 1940, decidiu-se que o Morro do Serapião seria o novo local para a sua instalação.

O Farol passou a ter 42 metros de altura e recebeu o primeiro elevador instalado em farol do Brasil, com o objetivo de facilitar o acesso à lanterna.

Igreja do Carmo de Olinda

Construída em 1580, a Igreja do Carmo de Olinda guarda, até hoje, uma grande importância histórica e religiosa para a cidade. Inicialmente, foi construída como Capela de Santo Antônio e São Gonçalo, mas em 1588 se tornou Convento de São Carmo, sendo, assim, a mais antiga Igreja da Ordem Carmelita no Brasil.

A fachada é construída em estilo colonial renascentista. A arquitetura é simples, mas a Igreja chama a mesma atenção pelo seu altar, com a imagem em estilo barroco da padroeira e dos Santos Elias e Eliseu, fundadores da Ordem dos Carmelitas, detalhadamente feito em madeira entalhada e pintado de ouro.

Mercado da Ribeira

Outra atração que faz parte da região histórica de Olinda é o Mercado da Ribeira. Sua construção se deu por volta do século XVII e, até metade do século XX, funcionou como um mercado público que vendia artigos de primeira necessidade. Depois desse período, o Mercado adquiriu um novo propósito com a ocupação de artistas e artesãos que, até hoje, vendem estes objetos no local.

Assim, o Mercado da Ribeira é um bom lugar para quem está procurando uma lembrança da viagem ou algum presente para os amigos e familiares que ficaram.

Além das lembrancinhas de viagem, o Mercado também vende peças de vestuário e até obras de arte mais caras, como quadros e esculturas. Por isso, é um lugar importante se você quer conhecer a arte produzida na região.

A arquitetura colonial se manteve preservada, com poucas alterações ao longo desses vários anos de existência do mercado.

Em alguns dias, principalmente aos domingos, além de poder comprar os artigos produzidos em Olinda, você ainda tem a chance de assistir a apresentações culturais como afoxés e maracatus.

Casa dos Bonecos Gigantes de Olinda

Com certeza você já deve ter visto imagens do carnaval de Olinda, uma festa única e cheia de alegria e cultura, sendo indispensavel que acrescente nos passeios para fazer em Olinda.

Se é o caso, provavelmente você reparou nos bonecos gigantes que trazem mais brilho a essa festa. Mas já se perguntou o que estes personagens ilustres fazem durante o resto do ano?

Pois é, os bonecos gigantes de Olinda ficam expostos durante o ano todo na Casa dos Bonecos Gigantes. As impressionantes figuras têm cerca de 3 metros e meio de altura e retrata diversas personalidades famosas. Além da exposição dos bonecos, você também vai poder conhecer um pouco mais sobre sua origem e sobre a confecção.

Passeios em Olinda: As Praias

Acho bem difícil que você visite uma cidade litorânea como Olinda e não esteja interessado(a) em curtir as praias. Por isso, separei aqui algumas delas que podem entrar no seu roteiro.

Praia do Bairro Novo

A praia Bairro Novo é uma das mais famosas de Olinda, por isso, fica mais cheia e agitada durante o verão, férias e feriados.

Com águas tranquilas e cristalinas, a Praia do Bairro Novo é um ótimo lugar para quem quiser curtir o mar. Além disso, é cercada por pedras, que tornam sua paisagem bem particular.

Possui bares no seu entorno, nos quais você pode pegar uma cerveja gelada para tomar curtindo a vista do mar.

Praia de Casa Caiada

Outra dica de praia bastante procurada em Olinda é a Praia de Casa Caiada. Próxima ao centro da cidade, esta praia possui uma boa infraestrutura, com pousadas, restaurantes e bares por perto. O mar é tranquilo e a faixa de areia é grossa e dourada, o que faz da Praia de Casa Caiada uma ótima paisagem para uma caminhada apreciando a vista, para um dia em frente ao mar ou para aquele mergulho restaurador.

Praia Rio Doce

Mas se você já está se imaginando relaxando na praia em um ambiente mais tranquilo, a Praia Rio Doce talvez seja uma boa escolha. Mesmo estando em um dos bairros mais habitados de Olinda, esta praia é mais frequentada por pescadores e por moradores da região, e não recebe tantos turistas quanto as outras. Também é uma praia de mar tranquilo, boa para quem quer mergulhar despreocupado(a).

Praia do Carmo

Ainda seguindo esse clima de praia mais reservada e tranquila, a Praia do Carmo também pode ser uma boa opção. Está normalmente não é a primeira escolha dos turistas, que acabam priorizando outras praias mais famosas, mas isso a torna um bom ambiente para quem está procurando um lugar mais calmo para curtir a natureza. Da orla da Praia do Carmo, é possível contemplar o Fortim São Francisco, construído no século XVII para combater as invasões holandesas.

Apesar de ser um bom lugar para relaxar, a Praia do Carmo não é muito indicada para tomar banho de mar, devido à qualidade da água.

Onde comer em Olinda?

Agora que seu roteiro de passeios em Olinda está cheio de ideias, falta decidir onde comer para aproveitar os sabores marcantes desta cidade. Recomendo que você não vá embora sem provar algumas comidas típicas, que fazem parte da cultura rica de Olinda.

Se o que você procura é um lanche despretensioso sem deixar de lado o sabor, uma dica é que aproveite seu passeio no Alto da Sé para conhecer as barraquinhas de comida por ali. É lá, no chamado Pátio das Tapioqueiras, onde se encontram as melhores tapiocas da cidade. O destaque vai para a barraca da Dona Zeinha, com mais de 60 sabores para você escolher.

Já para quem busca um restaurante, deixo a recomendação para você conhecer o Restaurante Patuá. Localizado na parte histórica da cidade, o Patuá conta com uma decoração cheia de personalidade e uma vista incrível para a cidade de Recife. O cardápio, sob comando do chef Alcindo Queiroz, envolve sofisticadas opções de pratos típicos, frutos do mar e deliciosas sobremesas, tudo feito com ingredientes frescos, selecionados e com muito capricho.

Outra dica para quem busca um bom restaurante em Olinda é o Beijupirá. Com um ambiente rústico, que tem a natureza como principal inspiração, o Beijupirá é um dos mais famosos restaurantes da cidade. Os pratos são criativos e trazem toques de inovação aos sabores típicos da região.

Onde se hospedar em Olinda?

Outro ponto que influencia muito na sua experiência de viagem é a hospedagem. A escolha de uma boa hospedagem depende dos seus gostos e do seu orçamento, por isso, vou deixar algumas opções para você escolher.

Se você quer um hotel bonito, bem localizado e cheio de opções de lazer, o Hotel 7 Colinas pode ser uma boa dica. Localizado no centro histórico, próximo ao Convento São Francisco, o Hotel possui apartamentos no estilo luxo, superior, standard e suítes com sala de estar. Os quartos possuem TV, ar condicionado, ventilador e outras comodidades. Para você aproveitar seus momentos de descanso, o Hotel oferece salão de jogos, sauna, piscina e muito mais! O café da manhã, com alimentos frescos e iguarias regionais, é incluído na diária, e o Hotel também possui restaurante para quem não quer sair para fazer as refeições.

A próxima dica é para quem não abre mão de uma acomodação à beira-mar. É o caso do Hotel Mar Aberto, que, além da vista para o mar, possui piscina ao ar livre, bar e jardim. Os quartos possuem comodidades como ar condicionado e wi-fi. Pode dormir tranquilo(a) que o Mar Aberto oferece café da manhã diariamente. A localização também conta pontos a favor deste hotel, localizado a apenas 400 metros do Mosteiro de São Bento.

Para quem gosta de acomodações mais em conta, os hostels costumam ser boas opções! Além dos preços mais amigáveis, este tipo de hospedagem envolve acomodações compartilhadas que permitem mais a convivência entre os hóspedes. Se esse estilo te agrada, uma recomendação é o Hostel da 13. Neste hostel, você pode escolher entre suítes ou acomodações compartilhadas em quartos femininos, masculinos ou mistos. Além disso, o Hostel da 13 também oferece café da manhã e possui piscina para quem quiser curtir.

Dicas para os viajantes

É verdade que Olinda é uma cidade cheia de encantos que duram o ano inteiro. Mas se quer ver a cidade no auge de seu brilho, alegria e cor, considere visitar Olinda no carnaval. Conhecido pelo frevo, pelo maracatu, pelo desfile dos bonecos gigantes e por várias outras manifestações culturais, o carnaval de Olinda é uma das mais bonitas festas do Brasil. Mas é sempre bom lembrar que se você procura sossego e quer fugir da muvuca, é melhor deixar para outra época.

Outra dica é que Olinda é de fato bem perto da capital, Recife, por isso, muitas pessoas optam por unir os dois destinos na mesma viagem. É uma boa maneira de aproveitar seu tempo na região, principalmente se você vem de mais longe.

Aproveite seus passeios em Olinda e boa viagem!

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
42FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.