Pontos Turísticos da Bulgária: 23 principais lugares para conhecer

A famosa capital da Bulgária, é uma cidade extremamente interessante, com uma infinidade de monumentos imperdíveis. É considerada a terceira cidade mais antiga da Europa, e a encruzilhada entre Ocidente e Oriente. Você observará nos diversos pontos turísticos da Bulgária, principalmente de sua capital Sofia, como as construções de diversos séculos harmonizam-se lado a lado.

Arquiteturas de diversas partes do mundo mantém-se próximas, e às vezes até mesmo se mesclam, criando novos estilos, únicos, diferentes de tudo. São inúmeros edifícios históricos, museus, parques e templos antigos. Fica até difícil se orientar com tanta coisa para ver.

Mas para você descobrir o que fazer em Sofia, sem correr o risco de se perder, eu fiz uma lista dos seus principais pontos turísticos.

Os pontos turísticos pagos estão com o preço especificado, em Lev Búlgaro (BGN), sendo que em março de 2020 aproximadamente 1 BGN vale R$2,79.

 1.  Catedral de Alexandre Nevsky

Catedral de São Alexander Nevsky | Pontos Turísticos da Bulgária
Catedral de São Alexander Nevsky | Pontos Turísticos da Bulgária

O melhor ponto de partida é a Catedral de Alexandre Nevsky, possivelmente o mais conhecido entre os Pontos Turísticos da Bulgária. Foi construída em estilo neobizantino, entre 1892 e 1912, para comemorar o fim do domínio otomano sobre a Bulgária.

É uma das maiores catedrais ortodoxas do mundo, capaz de acomodar mais de 5 mil pessoas. A cúpula principal, feita de ouro, com 45 metros de altura, é ladeada de diversas outras cúpulas menores.

O ponto mais alto da catedral é o campanário, que possui doze gigantescos sinos, os quais podem ser ouvidos a uma distância de até 15 quilômetros.

Se o exterior da catedral é imponente, com a arquitetura majestosa e pitoresca típica dos templos cristãos ortodoxos, prepare-se para ver o interior. Entrar na Catedral de Alexandre Nevsky é como adentrar um outro mundo, com sua enorme nave de tirar o fôlego, coberta pelas gigantescas cúpulas.

As paredes são quase completamente pintadas de dourado, e a decoração é feita com ônix do Brasil e mármore e alabastro da Itália. Visitar a Catedral de Alexandre Nevsky é sem dúvida imperdível, e tenha a certeza de que será uma experiência inesquecível.

 2.  Igreja de Santa Sofia

Igreja de Santa Sofia | Pontos Turísticos da Bulgária
Igreja de Santa Sofia | Pontos Turísticos da Bulgária

Ao lado da Catedral de Alexandre Nevsky, fica a igreja que deu nome à cidade: a Igreja de Santa Sofia. Foi construída no século VI, e é hoje um dos principais exemplos da arquitetura paleocristã.

Possui uma história conturbada: foi modificada pelos otomanos, que a transformaram em uma mesquita; foi danificada por terremotos; passou por inúmeras devastações e modificações.

No entanto, continua de pé até hoje, e por sua enorme importância arquitetônica e histórica, não poderia ficar de fora de uma lista dos principais Pontos Turísticos da Bulgária.

 3.  Igreja Russa

Igreja Russa | Pontos Turísticos da Bulgária
Igreja Russa | Pontos Turísticos da Bulgária

Seu nome oficial é Igreja de São Nicolau, mas é mais conhecida como Igreja Russa. É um templo ortodoxo construído no início do século XX, seguindo a arquitetura típica das igrejas de Moscou.

No lugar, que fica bem perto da Catedral de Alexandre Nevsky, havia antes uma mesquita, que foi demolida para a sua construção. De dimensões reduzidas, possui cinco cúpulas cobertas de ouro, que chamam ainda mais atenção em contraste com o telhado verde.

O pórtico na entrada possui uma pintura em tradicional estilo bizantino, e embaixo as colunas apresentam os típicos arabescos da arquitetura oriental. O interior é ricamente adornado, com uma profusão de pinturas alegremente coloridas.

A Igreja Russa é sem dúvida um dos mais belos Pontos Turísticos da Bulgária, mas, como se não bastasse, ao seu redor fica o belo Parque Pushkin. O parque é densamente arborizado, um agradável local para um passeio, e possui uma escultura do famoso escritor russo Alexandre Pushkin.

O parque ainda abriga uma galeria de arte e um centro cultural.

 4.  Galeria de Arte Nacional

Galeria de Arte Nacional | Pontos Turísticos da Bulgária
Galeria de Arte Nacional | Pontos Turísticos da Bulgária

Perto da Igreja Russa, fica a Galeria de Arte Nacional. É o principal museu de arte do país e um dos mais famosos da Europa. O seu acervo é composto por milhares de obras de arte búlgaras, de todos os estilos e de todos os períodos.

Visitar esse museu é obrigatório para quem está conhecendo os principais Pontos Turísticos da Bulgária, e você vai sair de lá com a sensação de ter assistido a uma aula sobre a arte do país. A Galeria fica numa belíssima construção, que já foi o palácio real da Bulgária.

Atrás do palácio fica o Jardim Real, uma maravilhosa área verde, cheia de árvores e flores, de onde é possível ver o palácio, pintado em suaves tons pastéis, emoldurado pela natureza.

O ingresso para a Galeria de Arte Nacional custa BGN 6.

 5.  Anfiteatro de Serdica

Anfiteatro de Serdica | Pontos Turísticos da Bulgária
Anfiteatro de Serdica | Pontos Turísticos da Bulgária

O local onde hoje fica Sofia, era antigamente ocupado por uma cidade romana chamada Serdica. Essa antiga cidade foi quase completamente destruída, e hoje pouco resta dela. Mas algumas ruínas ainda existem, como o Anfiteatro de Serdica. Descobertas em 2004, as ruínas do anfiteatro passaram por um processo de escavação que terminou em 2006.

O Anfiteatro foi construído no século II ou III d.C, e foi provavelmente um dos maiores e mais importantes do império romano. Ali aconteceram lutas entre gladiadores, e entre humanos e animais.

As ruínas do anfiteatro foram descobertas dentro do hotel Arena di Serdica, que fica atrás da Galeria de Arte Nacional. Posteriormente, descobriram, nas adjacências do hotel, outra parte das ruínas. Uma das coisas que mais chama a atenção é o lugar onde o anfiteatro fica, dentro de um dos salões do hotel. Com certeza, é um local muito interessante, que não pode ficar de fora da nossa lista com os Pontos Turísticos da Bulgária.

A visitação é gratuita.

 6.  Ópera e Balé Nacional

Ópera e Balé Nacional
Ópera e Balé Nacional

Bem perto do anfiteatro de Serdica fica a Ópera. Essa é a mais importante casa de espetáculos e um dos mais belos edifícios de Sofia. O projeto da construção data de 1927, mas ela foi concluída só em 1953. Seu estilo arquitetônico é clássico, com suas dez imponentes colunas, arrematadas por belos capiteis jônicos.

Os espetáculos que são apresentados aqui são, como o nome já diz, de balé e, principalmente, ópera. Possui uma tradição de encenar as grandes obras clássicas do repertório operístico, além de fazer estreias mundiais, principalmente dos compositores búlgaros.

Aqui já foram apresentadas as mais conhecidas óperas, e compositores como Leoncavallo, Verdi e Puccini são frequentemente encenados.

A melhor maneira de conhecer a Ópera é assistindo a uma apresentação no local. Os ingressos custam a partir de BGN 10, e a programação pode ser vista no site.

 7.  Teatro Nacional Ivan Vazov

Teatro Nacional Ivan Vazov | Pontos Turísticos da Bulgária
Teatro Nacional Ivan Vazov | Pontos Turísticos da Bulgária

Na frente da Galeria de Arte Nacional fica o Parque da Cidade, o mais antigo parque público de Sofia e um dos mais frequentados pontos de encontro e de lazer dos moradores. Esse parque é um ambiente extremamente agradável, com muitas árvores, muitas flores e uma grande fonte. Ao redor, ficam diversos prédios de grande valor arquitetônico e cultural.

Um deles é o prédio do Teatro Nacional Ivan Vazov, construído em 1906 em estilo neoclássico. É um dos mais emblemáticos Pontos Turísticos da Bulgária. A sua elegante fachada forma um belo conjunto com a vegetação do parque e com a fonte. No interior, o destaque fica por conta de uma cortina inspirada num balé de Stravinsky.

Quando for visitar o Teatro Ivan Vazov, você pode ficar alguns minutos descansando no lindo Parque da Cidade, apreciando de lá a arquitetura do prédio. Ou também sentar-se num dos vários cafés que tem nas proximidades e ficar vendo o movimento passar.

Essa região de Sofia é extremamente agradável e ideal para relaxar um pouco antes de continuarmos o nosso passeio.

NÃO PERCA SEU TEMPO EM FILAS ENORMES!
Adquira com antecedência seu passeio e evite filas durante suas férias.

>> Pub Crawl. Tour de festa por Sofia!
>> Tour pela Sofia comunista
>> Excursão a Plovdiv
>> Excursão a Koprivštica e ao mosteiro de Kremikovtsi
>> Excursão pelas cavernas da Bulgária
>> Transfers em Sofia

 8.  Museu Arqueológico Nacional

Museu Nacional de Arqueologia | Pontos Turísticos da Bulgária
Museu Nacional de Arqueologia | Pontos Turísticos da Bulgária

Bem perto do Parque da Cidade e do Teatro Nacional Ivan Vazov, há uma antiga construção em estilo oriental. Essa construção, do século XV, já foi uma mesquita. Hoje sedia o Museu Arqueológico Nacional, com um enorme acervo de peças arqueológicas.

O acervo cobre vários períodos da história, começando com os primeiros vestígios humanos no planeta. Uma visita imperdível, pois o museu é sem dúvida um dos principais Pontos Turísticos da Bulgária.

A entrada custa BGN 10.

 9.  Igreja de São Jorge

Igreja de São Jorge | Pontos Turísticos da Bulgária
Igreja de São Jorge | Pontos Turísticos da Bulgária

Andando um pouquinho, bem perto do Museu Arqueológico, fica a Igreja de São Jorge. Curiosamente localizada no meio de um complexo de prédios do governo e um hotel, numa espécie de pátio interno, essa é a mais antiga construção de Sofia, dentre as que permanecem intactas.

Foi construída no século IV, e é uma das obras remanescentes de Serdica, a antiga cidade romana que existia na região de Sofia.

Além da igreja, que se encontra perfeitamente preservada, há no local uma série de ruínas também pertencentes à antiga Serdica. O conjunto da Igreja de São Jorge e das ruínas formam um dos principais Pontos Turísticos da Bulgária.

Em estilo românico, apresenta um formato retangular, com uma grande cúpula em em forma de círculo. No interior, o que há de mais importante são as várias camadas de afrescos que datam de séculos diversos. Os mais antigos são do século V.

Aproveite a visita para reparar no curioso contraste que a Igreja de São Jorge e as ruínas de Serdica formam com os modernos prédios do governo e do hotel ao fundo. Sem dúvida uma localização bastante excêntrica para um edifício religioso tão antiga.

 10.  Catedral de Sveta Nedelya

Catedral de Sveta Nedelya
Catedral de Sveta Nedelya

Essa catedral ortodoxa construída no século X é também uma das construções mais importantes de Sofia. Passou por inúmeras devastações e construções até chegar aos nossos dias. Também possui as características típicas das igrejas ortodoxas, como as formas geométricas, as colunas e a cúpula.

O interior também é ricamente adornado, composto de arcos coroados pela cúpula. Um dos mais importantes templos ortodoxos do país, a Catedral de Sveta Nedelya é sem dúvida um dos mais incríveis Pontos Turísticos da Bulgária.

VIAGEM MARCADA E AINDA NÃO SABE ONDE FICAR EM SOFIA?
Não se preocupe! Eu pesquisei para você os melhores hotéis, considerando os meus próprios critérios de avaliação.

Hotel com melhor custo-benefício:Favorit Hotel |Hotel Akord |Hotel Lion Sofia.

Hotel de Luxo:Grand Hotel Millennium Sofia |InterContinental Sofia |Adella Boutique Hotel.

Hostel:Hostel Mostel |Hostel Mostel Hub |First Hostel 123.

Se você desejar, pode clicar aqui e conferir mais ofertas de hospedagem em Sofia.

 11.  Praça Nezavisimost

Assembleia Nacional | Pontos Turísticos da Bulgária
Assembleia Nacional | Pontos Turísticos da Bulgária

Essa talvez seja a praça principal da cidade, bem pertinho da Catedral de Sveta Nedelya. Além de ser o principal ponto de circulação, a praça reúne três edifícios que são os principais exemplos da arquitetura soviética e as principais testemunhas do regime comunista que imperou no país entre 1944 e 1989.

Os três edifícios são:

  • a Assembleia Nacional,
  • o Conselho dos Ministros,
  • o Gabinete Presidencial.

O prédio da Assembleia Nacional, que é o que mais se destaca na paisagem da praça, já foi a sede do Partido Comunista da Bulgária. Localiza-se no fim da praça, entre uma bifurcação de ruas. Concluído em 1955, é um dos mais importantes exemplos do que se convencionou chamar de “classicismo soviético”.

Sua fachada com seis colunas traz uma leve inspiração greco-romana, mas sua imponência e suas grandes dimensões demonstram se tratar de um edifício da arquitetura soviética.

O Conselho dos Ministros e o Gabinete Presidencial são construídos cada um de um lado da praça. Foram inaugurados em 1957 e 1956, respectivamente. Possui os mesmos elementos arquitetônicos do prédio da Assembleia Nacional, o que claramente demonstra que os três edifícios foram pensados para formar um complexo arquitetônico.

Apesar de menos imponentes, não deixam de ser monumentais. Só para se situar, é atrás do prédio do Gabinete Presidencial que fica a Igreja de São Jorge e as outras ruínas de Serdica, que vimos ali em cima.

A praça Nezavisimost é um dos locais mais interessantes de Sofia, e um dos mais badalados Pontos Turísticos da Bulgária. É um importante centro governamental, dada a quantidade de prédios associados ao governo, além de um grande centro comercial, já que possui muitas lojas.

É o coração da cidade. E parece ter sido desde sempre, pois o centro da antiga Serdica também era nesse local. Por esses e muitos outros motivos, essa praça não pode ficar de fora de seu roteiro por Sofia.

Aproveite os minutos que passar aqui para se encantar com a imponência dos três edifícios do classicismo soviético e tirar inúmeras fotos, pois o local é extremamente fotogênico.

E, se possível, não deixe de dar uma passadinha por aqui a noite, pois a iluminação dos prédios é incrível.

 12.  Igreja de Sveta Petka

Igreja de Sveta Petka | Pontos Turísticos da Bulgária
Igreja de Sveta Petka | Pontos Turísticos da Bulgária

Anexa à praça Nezavisimost fica a curiosa Igreja de Sveta Petka, um pequeno edifício religioso ortodoxo medieval. Localiza-se numa parte mais baixa da região, numa espécie de escavação.

A explicação para isso é a seguinte: os otomanos (que dominavam a Bulgária no século XIV, quando Sveta Petka foi construída) permitiam os cultos ortodoxos, mas exigiam que as igrejas cristãs fossem mais baixas e menos visíveis que as mesquitas.

Inclusive, como no caso de Sveta Petka, algumas vezes as igrejas cristãs eram edificadas em buracos, para que não fossem vistas. Apesar disso, o solo onde ela se localiza hoje foi escavado e ela permanece lá, visível e curiosíssima.

O fato de ter sido construída num buraco, para passar despercebida, hoje parece causar o efeito oposto. Mais uma vez, como é comum em Sofia, é criado um contraste muito curioso com os prédios socialistas, que ficam lá perto.

Não perca a oportunidade de tentar fotografar essa paisagem única, pois só em Sofia você verá igrejas medievais dentro de buracos no meio de prédios comunistas.

Não consigo viajar despreocupado sem um Seguro Viagem! E Você?

Ele é tão importante, que chega a ser obrigatório o seguro viagem, se precisar, ele vai te ajudar com despesas médicas, extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto.

Eu indico o Real Seguro Viagem para fazer a cotação, ela compara os melhores planos das principais seguradoras aos menores preços! Você estará economizando seu tempo e dinheiro, é um investimento barato com tudo que te ajudará em caso de grandes problemas. Você pode pagar no cartão de crédito em até 12 parcelas.

 13.  Mesquita Banya Bashi

Mesquita Banya Bashi | Pontos Turísticos da Bulgária
Mesquita Banya Bashi | Pontos Turísticos da Bulgária

Há várias igrejas ortodoxas em Sofia, mas também há mesquitas. Na verdade, existiram 70 mesquitas em Sofia, cujos prédios ou foram destruídos, ou atualmente sediam outras coisas, como o Museu Arqueológico Nacional, que está lá no começo de nossa lista.

A única mesquita em funcionamento é justamente essa que vamos conhecer agora, a Banya Bashi.

Banya Bashi, que fica bem pertinho da Praça Nezavisimost e da Igreja de Sveta Petka, significa “muitos banhos”. A mesquita recebeu esse nome pois foi construída sobre fontes de águas termais, que existem até hoje. Sua conclusão data de 1566, e até hoje ela se destaca na paisagem urbana.

De grandes dimensões, a construção imponente é visível de longe graças à sua grande cúpula e, principalmente, ao seu minarete. No interior, o que se destaca são os belos azulejos e a cúpula, decorada com mosaicos.

Trata-se sem dúvida de um dos principais Pontos Turísticos da Bulgária, e a visita é imperdível para vivenciar um pouco mais da história da cidade e sentir a sua multiculturalidade.

 14.  Museu de História

Museu de Historia Nacional
Museu de Historia Nacional

Atrás da mesquita de Banya Bashi existe um parque chamado Tsentralna Banya, que significa “banhos centrais”. O nome também deriva das águas termais que existem na região. Desse parque você avistará um lindo edifício, que hoje é o Museu de História, mas que até 1986 sediava os Banhos Minerais Centrais, as principais termas da cidade.

O edifício foi construído no começo do século XX, numa mescla de art nouveau com características da arquitetura búlgara e algumas características orientais. Esse edifício e o parque juntos formam uma paisagem idílica e inspiradora, e você com certeza vai querer dedicar alguns minutinhos para apreciar essa paisagem.

Como se não bastasse a história desse edifício, hoje ele ainda sedia o Museu de História. Em seu acervo, há peças que remontam ao neolítico, e documenta todo o desenrolar da história do país desde então, chegando até ao século XX. Se você for a Sofia e não visitar esse lugar, você não conheceu direito.

É um dos mais emblemáticos cartões-postais e Pontos Turísticos da Bulgária, e você não vai querer ir embora antes de fazer uma visita aqui.

A entrada custa BGN 6.

 15.  Sinagoga de Sofia

Sinagoga de Sofia
Sinagoga de Sofia

Já vimos várias igrejas ortodoxas e uma mesquita, e agora veremos uma sinagoga. Fica a alguns metros da mesquita de Banya Bashi e do Museu de História, e é considerada uma das maiores e mais importantes sinagogas da Europa.

Foi construída na primeira década do século XX, em um estilo híbrido entre art nouveau e arquitetura mourisca. No interior, chamam a atenção as suaves cores das paredes, o enorme lustre e as colunas de mármore.

Além da beleza, o que faz a sinagoga ser um dos principais Pontos Turísticos da Bulgária é ser mais uma prova da sua grande variedade cultural.

Aqui você se sente em diferentes partes do mundo e em diferentes momentos da história sem ter que andar muito, às vezes basta virar uma esquina.

 16.  Mercado Central

Mercado Central | Pontos Turísticos da Bulgária
Mercado Central | Pontos Turísticos da Bulgária

Não precisa nem virar uma esquina: é só atravessar a rua e pronto, já chegamos ao Mercado Central. O mais importante centro de compras da cidade é incrível e vende de tudo, de comida até jóias. Vale a pena levar um pouco mais de dinheiro para comprar umas lembrancinhas.

Mas mais importante que os produtos que lá dentro estão à venda, é o prédio.

O enorme e elegante edifício é um dos prédios mais conhecidos de Sofia, e foi construído aproximadamente na mesma época da Sinagoga. Sua arquitetura segue o neorrenascimento, mas apresenta alguns detalhes bizantinos.

Um ótimo lugar para tirar umas fotos e, caso a fome bater depois de andar tanto, comprar algumas comidinhas típicas.

 17.  Igreja de St. Paraskeva

Igreja de St. Paraskeva | Pontos Turísticos da Bulgária
Igreja de St. Paraskeva | Pontos Turísticos da Bulgária

Mais uma igreja ortodoxa, St. Paraskeva é uma das maiores da cidade, e sua construção foi concluída em 1930. Apesar de ser do século XX, apresenta características da arquitetura medieval búlgara.

É uma construção muito pitoresca, com algumas características comuns dos edifícios religiosos ortodoxos, como a grande quantidade de cúpulas, arcos e formas geométricas sobrepostas. 

 18.  Igreja dos Sete Santos

Igreja de Sete Santos | Pontos Turísticos da Bulgária
Igreja de Sete Santos | Pontos Turísticos da Bulgária

Essa é outra igreja do cristianismo ortodoxo, mas foi construída a partir de uma mesquita. A mesquita que existia no local foi construída no século XVI, algumas vezes atribuída ao lendário Mimar Sinam, o maior arquiteto do império otomano.

No início do século XX, um projeto para transformar a mesquita em uma casa de Deus cristã foi posto em prática. Da antiga mesquita, foram aproveitadas apenas a nave e a cúpula. O aspecto atual do edifício, por isso, é essencialmente ortodoxo.

Visita imperdível para ver de perto, mais uma vez, os desdobramentos e reviravoltas da história do país, estampados nessa igreja que é um dos maiores Pontos Turísticos da Bulgária.

 19.  Museu de História Militar

Museu de História Militar | Pontos Turísticos da Bulgária
Museu de História Militar | Pontos Turísticos da Bulgária

Trata-se de um museu bastante diferente, que tem o intuito de conservar a história militar da Bulgária, mas também de toda a Europa. Em seu acervo há desde insígnias, uniformes e bandeiras, até objetos maiores, como canhões, aviões e mísseis. Um pouco perturbador, talvez, mas que vale a pena ser visitado por sua peculiaridade.

A entrada custa BGN 8. Ônibus: linhas 9, 72, 120 e 313. Trem: linhas 20 e 21.

 20.  Museu de Arte Socialista

Museu de Arte Socialista | Pontos Turísticos da Bulgária
Museu de Arte Socialista | Pontos Turísticos da Bulgária

Esse museu se dedica a preservar a história do período comunista da Bulgária, que vai de 1944 até 1989. Em seu acervo, encontram-se inúmeras estátuas de líderes comunistas e pinturas do período.

Além disso, há produções audiovisuais que retratam a vida durante a época socialista. Se você quer conhecer um pouco mais sobre esse período da história, não apenas na Bulgária, como no resto da Europa e no mundo, esse lugar não pode ficar de fora de sua viagem.

O ingresso custa BGN 6. Ônibus: linhas 67 e 413.

 21.  Igreja de Boyana

Igreja Boyana
Igreja Boyana

É localizado bem na parte sul de Sofia, bem distante do centro. Mas, apesar da distância, é uma visita imperdível. Tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco, Boyana é a mais importante igreja medieval da Bulgária, e uma das mais importantes obras medievais do leste europeu.

A Boyana é dividida em três partes, construídas em períodos diferentes: uma no século X, uma no século XIII e outra mais recente. O maior destaque são, sem dúvida, os afrescos em seu interior.

A maior parte é datada do século XIII, e são uma das principais realizações pictóricas de toda a Idade Média. As pinturas são fortemente coloridas, cheias de vitalidade e riqueza de detalhes. As figuras humanas apresentam um realismo incomum para a época.

É um dos mais imperdíveis Pontos Turísticos da Bulgária, portanto reserve uma manhã para uma visita.

Você pode chegar até a Boyana de ônibus – linhas 64 ou 107. Além disso, é possível visitá-la em conjunto com o Monastério de Rila, pois geralmente os bate-voltas para Rila passam em Boyana. A entrada custa BGN 10.

 22.  Monastério de Rila

Monastério de Rila | Pontos Turísticos da Bulgária
Monastério de Rila | Pontos Turísticos da Bulgária

Também tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco, Rila é o maior mosteiro da Bulgária. Localiza-se a 120km de Sofia, mas existem várias opções de bate-volta, inclusive algumas que, antes de chegar a Rila, passam pela Igreja de Boiana.

O Mosteiro de Rila foi construído no século X. Foi completamente devastado no século XIX, e posteriormente reconstruído. Foi fundado por Ivan Rilski, um homem que se instalou no local, vivendo sozinho, orando o tempo todo. Com o tempo, ele recebeu fama de santo.

Várias pessoas iam visitá-lo, pedindo milagres, e conseguiam. Muitos resolveram se juntar a ele e viver na região, e com o tempo a quantidade de seus seguidores foi aumentando. Assim foi surgindo o mosteiro.

Hoje, o mosteiro é considerado o mais importante monumento da Bulgária. Sua arquitetura é belíssima, cheia de colunas, pórticos e arabescos. Além do prédio em si e sua linda história, um dos motivos para visitá-lo é sua localização. Fica num lindo vale, rodeado de montanhas e de uma vegetação maravilhosa.

Você não vai querer ir embora de Sofia sem conhecer esse lugar. Reserve um dia para fazer um bate-volta para Rila, e prepare-se para se encantar.

 23.  Sete Lagos de Rila

7 Lagos de Rila
7 Lagos de Rila

Enfim, para terminar nossa lista dos principais Pontos Turísticos da Bulgária e região, apresentaremos os Lagos de Rila. Se você gosta de natureza, não pode deixar de visitar esses sete lagos.

Localizados a aproximadamente 90km de Sofia, é possível chegar até lá num bate-volta. Os lagos são formados pelas águas de degelo da neve, e ficam em altitudes que variam entre 2.100 e 2.500 metros.

As paisagens que se tem do alto das montanhas é de tirar o fôlego. É um lugar perfeito para quem ama as paisagens de montanha, o contato com a natureza e, claro, um pouquinho de aventura.

Ofertas de hospedagens em Sofia

Booking.com

Como já disse lá em cima, a maior parte dos Pontos Turísticos da Bulgária podem ser visitados a pé. Mais precisamente os dezoito primeiros. Os demais são mais distantes, mas não se preocupe, porque o transporte público é muito eficiente.

Uma outra dica é o Free Sofia Tour, um grupo que percorre muitos dos Pontos Turísticos da Bulgária, gratuitamente. Há grupos todos os dias, em vários horários. Os grupos saem do Palácio da Justiça.

Mas enfim, seja de ônibus ou a pé, sozinho ou em grupo, prepare-se para conhecer Sofia e se encantar. Afinal, se essa cidade foi, ao longo dos séculos, disputada por tantos povos, invadida por tanta gente, ocupada por diversas religiões, é porque ela é especial.

Tenha certeza que as características únicas de Sofia vão conquistar você, assim como me consquistou, e farão a sua viagem ser inesquecível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima