23 Imperdíveis Pontos Turísticos de Barcelona para visitar

O que faz de Barcelona uma cidade tão famosa, tão visitada e tão especial? Para responder a essa pergunta descubra os princiapis pontos turísticos de Barcelona.

Barcelona é a capital da Catalunha e a segunda maior cidade da Espanha, atrás apenas de Madrid. É também uma das cidades mais visitadas da Europa, e sua fama atravessou as fronteiras de seu país e o oceano, para se espalhar pelo mundo todo.

Já adianto que Barcelona é uma cidade jovem, animada, com muito alto astral. A cidade parece viver numa festa, num eterno clima de férias.

É uma cidade pioneira, que dita a moda, que lança tendências, ao mesmo tempo que está profundamente enraizada nas tradições culturais catalãs. Barcelona sabe ser universal e cosmopolita, ao mesmo tempo que permanece folclórica e completamente catalã.

É uma cidade super artística. Com algumas das mais importantes jóias da arquitetura mundial, com muitos museus interessantes, com igrejas e palácios belíssimos, parques fantásticos, Barcelona une arte e natureza, praia e montanha, passado e futuro de uma forma única.

Barcelona é uma galeria de arquitetura a céu aberto, mas outras artes também estão presentes em peso na cidade. Dois museus dedicados a dois grandes artistas do século XX, Picasso e Miró, enriquecem com muito bom gosto a oferta de artes visuais da cidade.

As paisagens naturais da Catalunha são maravilhosas. A Serra de Collserola, onde fica a montanha de Tibidabo, oferece lindas paisagens serranas. Na orla da cidade, as praias do Mar Mediterrâneo são igualmente belas.

Não podemos esquecer também da importância da cidade no mundo do esporte. O Barcelona, um dos mais importantes times de futebol do mundo, é da cidade.

Grande parte do turismo em Barcelona gira em torno do futebol. Visitar o campo do Barça é um programa imperdível para os que gostam de esporte. 

E por falar em esporte, o que você mais vai praticar aqui é caminhada. As ruas da cidade são tão agradáveis, que você não vai se cansar de andar sem rumo. E vamos começar agora essa longa caminhada.

 Free Walking Tour  

Que melhor forma de iniciar sua visita pelos pontos turísticos de Barcelona do que realizando uma visita com um guia local?

O free walking tour da lhe dará a oportunidade de conhecer as lendas e histórias dos lugares mais simbólicos de Barcelona. E tudo isso GRÁTIS!

Apesar do free walking tour não possuirem um valor, ao final do tour, é recomendado que dê uma gorjeta ao guia de acordo com o seu grau de contentamento.

Em Barcelona existem 3 Free Walking Tour, reserve já a sua vaga:

  1. Free tour por Barcelona
  2. Free tour pela Barcelona Romana
  3. Free tour de Gaudí e pela Barcelona Modernista

 Antoni Gaudí 

É impossível falar de Barcelona sem falar de Gaudí. A maior parte dos pontos turísticos de Barcelona foi construída por esse artista genial. Antoni Gaudí (1852-1926) foi um importante arquiteto, que viveu e trabalhou em Barcelona.

É considerado o maior arquiteto do modernismo espanhol e um dos mais célebres da época em todo o mundo. Em suas obras, Gaudí mistura a arquitetura típica dessa região da Espanha, a Catalunha, com outros estilos arquitetônicos, como a art nouveau, então em voga na França, e a arquitetura oriental, por exemplo.

Mas é impossível definir a arquitetura de Gaudí como uma mistura de estilos já existentes. O fato é que, ainda que ele tenha lá suas influências, Gaudí criou um estilo completamente novo, extremamente original.

Suas obras são, geralmente, oníricas, surreais, que parecem ter saído de um conto de fadas ou de um sonho. Uma das coisas mais interessantes para se fazer em Barcelona é passear pela cidade procurando as obras desse gênio incomparável.

 1.  Sagrada Família

Vista Da Sagrada Família
Vista Da Sagrada Família

O mais famoso dentre os pontos turísticos de Barcelona é sem sombra de dúvida a Sagrada Família, uma catedral incrível que fica bem no centro da cidade.

O projeto da catedral foi assinado por Gaudí, que trabalhou nela em seus últimos anos de vida. A construção da Sagrada Família começou em 1882 e, até o momento, não foi concluída.

A princípio, o projeto era a construção de uma catedral em estilo gótico. Quando Gaudí assumiu a obra, em 1883, ele modificou o projeto. Manteve as características góticas, mas acrescentou um pouco de art déco e, principalmente, de seu estilo inconfundível.

Como você vai ver ao visitar a igreja, a quantidade de detalhes e suas formas excêntricas tornam essa catedral uma obra única no mundo todo. Gaudí morreu em 1926. Desde então, a construção da igreja é feita por outros profissionais, todos seguindo à risca o projeto de Gaudí.

A Sagrada Família já é gigantesca e, como eu disse, ainda está inacabada. Gaudí planejou 18 torres, dessas, apenas 8 estão prontas. Mas, ainda que falte muito para ser concluída, já há muito o que ver.

Eu Visitando A Sagrada Família A Noite
Eu Visitando A Sagrada Família A Noite

A catedral possui três fachadas:

  1. A da Paixão, a sudoeste;
  2. A da Glória, a sudeste;
  3. A do Nascimento, a mais impressionante de todas, a nordeste, nessa fachada, a quantidade de detalhes é tão grande que chega a ser surreal.

Por dentro, a Sagrada Família mantém a aparência fantástica de seu exterior. Ou melhor, por dentro ela é ainda mais fantástica, por causa da iluminação mágica dos vitrais.

Na nave principal, há diversas referências às formas da natureza: as colunas que sustentam o teto, por exemplo, tem o formato de troncos de árvore. A construção da Sagrada Família está demorando tanto, principalmente por dois motivos.

O primeiro é o projeto super ambicioso de Gaudí, que projetou a igreja com dimensões gigantescas e muitos detalhes. O segundo é que a igreja é financiada por doações e pelos ingressos para visitá-la.

O ingresso não é barato. A visita com audioguia custa 26 euros. Mas vale a pena pagar esse valor, se você pensar que vai ajudar um pouquinho com a construção.

Metrô: linhas L2 e L5, estação Sagrada Família.

 2.  Bairro Gótico

Bairro Gótico | Pontos Turísticos De Barcelona
Bairro Gótico | Pontos Turísticos De Barcelona

Na região litorânea de Barcelona fica a Ciutat Vella, o centro histórico da cidade. Essa é a parte mais turística de Barcelona. A parte mais famosa da Ciutat Vella é o Bairro Gótico.

A história de Barcelona é longa. A cidade existe desde a Antiguidade e, nos primeiros séculos, pertencia ao Império Romano. Nessa época, a cidade era conhecida como Barcino. Vestígios desse período podem ser vistos no Bairro Gótico, onde ainda há alguns fragmentos da muralha que cercava a cidade.

Mais tarde, Barcelona foi tomada pelos mouros, como eram conhecidos os muçulmanos que dominaram a Península Ibérica. Em seguida, se libertou dos mouros e passou a ser parte do Império Carolíngio.

Nessa época, Barcelona era governada por um conde, derivando daí o nome de Cidade Condal, pelo qual Barcelona ainda hoje é conhecida. O Bairro Gótico é testemunha dessa história: os primórdios da cidade e, sobretudo sua fase medieval, sob domínio muçulmano e carolíngio.

O Bairro Gótico é, hoje, um dos principais conjuntos da arquitetura medieval na Europa. Em suas ruas estreitas e labirínticas, você vai se surpreender com a beleza dessa arquitetura. São casas, palácios, praças e igrejas de grande beleza.

A coisa mais legal a se fazer é se deixar guiar pelo clima de mistério do bairro, e andar sem rumo por essas vielas cheias de encanto. Apesar do aspecto um pouco sombrio, o bairro é muito animado e está sempre repleto de turistas.

Possui uma grande quantidade de restaurantes, lojas de souvenirs e antiguidades. Na praça Del Pino acontece uma feira ao ar livre, com comidas típicas. Nos arredores dessa praça e na rua de Petritxol se concentram alguns dos melhores estabelecimentos.

No Bairro Gótico, você não pode deixar de conhecer a Plaza del Rey, onde fica o antigo palácio real da cidade. Essa praça, cercada pelo palácio e outras construções incríveis parece ter saído direto da Idade Média.

A sensação de ter voltado no tempo é enorme. Fica-se esperando ver um cavaleiro com elmo e lança passar pelo cenário. A Igreja de Santa Maria del Pino foi construída por volta de 1350, em estilo gótico. De aparência exótica, não possui torre.

Sua fachada possui um desenho retangular, onde os únicos adornos são a grande porta e um vitral acima dela. Seu desenho maciço e simples lembra um pouco o estilo das fortalezas.

Outros pontos de interesse no Bairro Gótico são: o Museu de História de Barcelona, a Praça Real e a Praça de San Jaime. A Catedral de Barcelona é o monumento mais importante do bairro, mas vou falar um pouquinho sobre ela no próximo item.

 3.  Catedral de Barcelona

Catedral De Barcelona
Catedral De Barcelona

Até a construção da Sagrada Família, a Catedral de Barcelona era a igreja mais importante da cidade. E permaneceu nesse posto por muito tempo. Foi construída entre os séculos XIII e XV, em estilo gótico.

Sua fachada impressiona por sua grandiosidade e sua riqueza de detalhes. Com seu grande portal e suas três torres, a catedral se destaca das demais construções do Bairro Gótico. Por dentro, possui uma nave gigantesca, repleta de altas colunas.

A decoração é deslumbrante, e possui algumas pinturas e esculturas importantes. Importante também é o órgão centenário.

A entrada custa 7 euros.

 4.  El Born

Ao lado do Bairro Gótico, fica um outro bairro muito procurado por sua arquitetura: El Born. El Born também apresenta um conjunto arquitetônico medieval, com casas centenárias, as típicas ruas estreitas e labirínticas, e algumas construções de destaque.

A diferença entre o Bairro Gótico e o El Born é que o Bairro Gótico é mais solene, tem mais aquela cara de centro histórico, ao passo que o El Born é bastante festivo. Essa mudança no clima do bairro data do século XX, quando a região se tornou um reduto boêmio, muito frequentado por artistas.

Um célebre frequentador da região foi Picasso. Desde então, o bairro passou a ser uma das regiões mais descoladas de Barcelona e, apesar de sua arquitetura medieval, é um dos lugares mais modernos da cidade. 

No bairro você encontra diversos restaurantes e bares. Anote aí alguns dos mais famosos: 7 Portes (Paseo d’Isabel II), La Casa de les Lettres (Praça Antonio Lopez), Cremat 11 (Rua Cremat Gran), La Carassa (Rua del Brosolí) e Mimo’s Born (Praça Jacint Reventós).

O bairro também é famoso por sua vida noturna. Em suas ruas, o movimento não tem hora para acabar. Possui algumas discotecas e alguns bares que sempre estão cheios de gente. 

 5.  Museu Picasso

Pablo Picasso nasceu em Málaga, mas viveu um tempo em Barcelona, onde começou sua carreira e fez parte de seus estudos. Não é por acaso, pois, que Barcelona tenha um museu dedicado a ele.

O Museu Picasso, um dos principais pontos turísticos de Barcelona, fica no bairro de El Born, e é uma visita imprescindível. Neste museu está a maior coleção de Picasso do mundo, com milhares de obras.

As obras que estão neste museu são, em sua maioria, referentes aos primeiros anos de trabalho do artista. Algumas são raridades, obras pouco conhecidas, mas que assumem uma importância enorme para compreender o percurso artístico do grande pintor.

Dentre as obras que fazem parte do museu, estão algumas pinturas de paisagens de Barcelona, como Paseo de Colón e Playa de la Barceloneta, dois lugares da cidade que veremos adiante.

A entrada custa 12 euros.

 6.  Basílica de Santa Maria del Mar

Catedral De Santa Maria Del Fiore
Catedral De Santa Maria Del Fiore

A Basílica de Santa Maria del Mar é uma das igrejas mais bonitas da cidade. Foi construída no século XIV, quando a região era um povoado de pescadores. Sua fachada é composta de uma linda porta, um vitral acima e duas torres bem finas.

Possui um desenho relativamente simples, mas de grande beleza. Em seu interior, o que mais chama a atenção é a pouca quantidade de elementos. Diferentemente de outras igrejas góticas, aqui não se vê aquela profusão de estátuas e outros objetos decorativos.

Essa ausência de decoração, aliada ao tamanho das colunas, dá a sensação de ser ainda maior do que é.

A Basílica de Santa Maria del Mar é considerada um exemplo perfeito do estilo gótico que se desenvolveu nessa região da Espanha e, como não poderia deixar de ser, um dos pontos turísticos de Barcelona mais bonitos.

A entrada é gratuita.

 7.  Palau de la Musica Catalana

O Palau (Palácio, em catalão) de la Musica Catalana é uma casa de espetáculos nada menos que espetacular.

A ideia era construir uma casa para apresentações musicais, mas o espaço roubou a cena e se tornou o espetáculo principal. É considerado um dos teatros mais bonitos do mundo, e foi até mesmo tombado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

O arquiteto a quem devemos essa obra incrível não é Domenech i Montaner. O Palau de la Musica foi construído em 1908, num estilo único. Cheio de detalhes e decorações exóticas, o prédio possui estrutura de ferro e muitos detalhes de vidro.

O auditório principal tem uma aparência completamente inconvencional para uma casa de espetáculos. Com uma mistura de art nouveau e modernismo, o auditório esbanja criatividade e beleza. O teto é quase totalmente tomado por uma enorme claraboia, com vitrais coloridos.

Quando está iluminado pela luz do sol, o resultado é um espetáculo incrível, mesmo quando o palco está vazio.

A visita com audioguia custa 10 euros; a visita guita é 14 euros.

 8.  Parque da Cidadela

Parc De La Ciutadella | Pontos Turísticos De Barcelona
Parc De La Ciutadella | Pontos Turísticos De Barcelona

Mistura perfeita entre jardins e arquitetura, o Parque da Cidadela é o parque mais antigo da cidade, e também um dos pontos turísticos de Barcelona mais visitados. Seus jardins são inspirados nos jardins franceses, sem perder, no entanto, seu aspecto mediterrâneo.

No parque, estão alguns prédios históricos de grande beleza, como o Parlamento da Catalunha e a Igreja Castrense. Além disso, o parque conta com várias estátuas, algumas verdadeiras obras primas da escultura.

A principal atração do parque é a Cascata Monumental, um grande trabalho escultórico de autoria de Josep Fontserè. Nessa cascata, há diversas esculturas de grande beleza, que ficam ainda mais belas com os jatos de água.

Outra atração do parque da Cidadela é o lago, onde é possível andar de barco. Muito frequentado por turistas, esse parque é também uma das principais áreas de lazer dos moradores.

O Parque da Cidadela fica logo ao lado de El Born, ainda na região de Ciutat Vella.

 9.  La Barceloneta

La Barceloneta
La Barceloneta

Pertinho de El Born e do Parque da Cidadela, fica o bairro La Barceloneta. Esse bairro começou a ser habitado por volta do século XVIII.

Por sua proximidade com o mar, a princípio seus moradores eram pescadores e outros trabalhadores marítimos. Ainda hoje, o bairro preserva as ruas estreitas e as casas antigas da época em que o bairro era quase uma vila de pescadores.

O charme dessas construções, a aparência pitoresca de suas ruas e o clima de cidadezinha pequena transformaram La Barceloneta numa região de grande fluxo de turistas. Atualmente, o bairro oferece uma ampla variedade de serviços.

Os restaurantes são muitos, a maioria servindo pratos da culinária mediterrânea: o Terrazza Ravello (Praça Pau Villa) e o Can Solé (Rua San Carles) servem deliciosos pratos tradicionais em ambientes super charmosos.

Se o ambiente que você quer é mesmo a praia, no sofisticado Jefferson (Praça del Mar) e na temática Surf House (Rua Almirall Aixada) você poderá fazer suas refeições com uma vista deliciosa.

A Praia da Barceloneta é a praia mais famosa do bairro e, provavelmente, um dos mais movimentados pontos turísticos de Barcelona. O calor típico da cidade faz com que os moradores e os turistas procurem uma praia, e a localização privilegiada da Barceloneta faz com que ela seja a escolhida.

Em dias ensolarados, ela fica repleta de banhistas, praticando esportes na areia, mergulhando ou simplesmente pegando um sol. Se você quer agito, é ideal; se prefere algo mais privativo, espere um pouquinho que mais pra frente eu te mostro.

 10.  La Rambla

Vista Aérea De Barcelona Com A Famosa Rua La Rambla Ao Nascer Do Sol
Vista Aérea De Barcelona Com A Famosa Rua La Rambla Ao Nascer Do Sol

Pertinho do Bairro Gótico fica La Rambla a rua mais famosa da cidade. Essa movimentada rua liga a Praça de Colón à Praça Catalunya, percorrendo pouco mais de 1 quilômetro, na região mais central da cidade.

La Rambla é provavelmente a rua mais bonita de Barcelona. Totalmente arborizada, com casas belíssimas e um clima de descontração, é um dos pontos turísticos de Barcelona mais charmosos.

Repleta de lojas, restaurantes e artistas de rua, durante os dias La Rambla está sempre cheia de turistas e de moradores. De noite, bares que ficam abertos até tarde impedem que o movimento acabe.

La Rambla é o coração da cidade. É imperdoável ir a Barcelona e não dar pelo menos uma volta por ela. E é praticamente impossível, também, uma vez que muitos pontos turísticos se localizam nela ou em suas proximidades.

Dentre os pontos de interesse que se localizam nela, estão o Museu de Cera, o Museu Erótico, a Fuente de Canaletas e o Gran Teatre, além dos que eu vou te apresentar abaixo.

 11.  Mercado La Boquería

Como saco vazio não para em pé, depois de andar por La Rambla vale a pena fazer uma parada no La Boquería, o mercado mais importante da cidade.

Há muito deixou de ter como única função o abastecimento de alimentos para os moradores, tornando-se um dos mais visitados pontos turísticos de Barcelona, atraindo muitos turistas curiosos.

Possui centenas de barraquinhas, que vendem de tudo da gastronomia tradicional catalã. Aqui você vai encontrar frutas, legumes, doces, carnes e pratos comuns dessa região da Espanha.

Tem também uma seção com bares, onde você vai poder apreciar as delícias da comida catalã lá mesmo.

É um verdadeiro paraíso para quem gosta de experimentar a comida tradicional dos locais que visita. Pelo menos uma vez em sua viagem, você precisa dar uma voltinha por aqui.

 12.  Palácio Guell

Uma das principais obras de Gaudí não fica propriamente em La Rambla, e sim numa rua transversal, a poucos metros da importante rua.

Como quase todas as obras de Gaudí, o Palácio Guell foi tombado como Patrimônio da Humanidade, e é um dos pontos turísticos de Barcelona mais visitados.

O Palácio Guell foi construído entre 1885 e 1890. Seu proprietário era Eusebi Guell, um rico empresário.

Nessa obra, estão presentes as principais características de Gaudí: a ornamentação exótica, com detalhes inusitados; o uso de materiais incomuns para época, como vidro e ferro; e a mistura de estilos arquitetônicos.

O Palácio Guell faz parte da fase orientalista de Gaudí, e de fato aqui se pode ver diversas características da arquitetura oriental.

A fachada do palácio, por exemplo, se parece com construções bizantinas e muçulmanas; no interior, o uso de tapeçarias e azulejos torna esse orientalismo ainda mais evidente.

A entrada custa 12 euros.

Você já se perdeu nas obras arquitetônicas de Gaudí em Barcelona? Ah, é uma experiência que encanta os olhos e a alma!

A Patrícia Veludo mergulhou no universo deslumbrante de Gaudí e nos traz um panorama incrível da cidade catalã sob essa perspectiva. Ficou curioso? Confira a aventura de Barcelona pela visão da Patrícia aqui!

 13.  Casa Amatller

Casa Amatller | Pontos Turísticos De Barcelona
Casa Amatller | Pontos Turísticos De Barcelona

Saindo da Praça da Catalunya, rumo ao noroeste, está o Paseo de Gracia, outra importante rua de Barcelona.

Essa rua é uma verdadeira galeria de arquitetura, concentrando alguns dos edifícios mais bonitos da cidade. Alguns desses edifícios contribuíram para fazer a fama de Barcelona.

O primeiro edifício digno de nota do Paseo de Gracia é a Casa Amatller, de autoria de Josep Puig i Cadafalch.

Vale a pena lembrar que a casa, na verdade, não foi construída por esse arquiteto. Antoni Amatller, um empresário endinheirado de Barcelona, comprou essa casa, que na época não tinha nada demais, e pediu a Puig i Cadafalch para reformá-la e embelezá-la.

A Casa Amatller possui influências do estilo gótico. Dentre elas, aquela espécie de pináculo em forma de degraus, no alto.

Os vitrais e as gárgulas também trazem um ar medieval à casa. Características do oriente médio também estão presentes, como o formato das janelas. O conjunto é muito curioso, um tanto irreal e divertido.

O interior preserva algumas características originais, mas parte dos móveis e da decoração não se encontra mais lá. Hoje, a casa sedia a Fundação Amatller, um instituto cultural para preservação da arte catalã.

Mas a fachada da Casa Amatller permanece com toda a sua beleza intacta. Dentre os pontos turísticos de Barcelona, poucos são tão originais e tão interessantes quanto a Casa Amatller.

A entrada custa 15 euros.

 14.  Casa Batlló

Casa Batlló
Casa Batlló

Logo ao lado da Casa Amatller, fica a Casa Batlló, essa sim, de autoria de Gaudí. Gaudí recebeu a encomenda de reformar essa casa em 1904. Seu proprietário era outro empresário importante (nessa época, o Paseo de Gracia era um dos endereços mais chiques da cidade).

Nesse projeto, que faz parte da fase naturalista de sua obra, Gaudí se inspirou profundamente nas formas orgânicas, nas linhas curvas presentes na natureza.

No alto, um telhado arredondado, com a superfície recoberta por cerâmica, imita as escamas de algum animal fantástico. A fachada sinuosa, irregular, repleta de curvas, bem como as janelas arredondadas dão um ar de encanto e magia.

Uns dizem que Gaudí se inspirou em elementos marinhos para desenhar a Casa Battló, e de fato sua fachada parece imitar o movimento das ondas.

No interior, cada detalhe que parecia meramente decorativo assume alguma função. Cada detalhe assume uma importância enorme, e percebe-se o minucioso trabalho de ornamentação.

Das janelas arredondadas, cobertas por vitrais, entra uma luminosidade de diversas cores. Onírica e surreal, a Casa Batlló parece ter saído de um conto de fadas.

A entrada custa a partir de 19 euros.

 15.  Casa Milà

Casa Milà | Pontos Turísticos De Barcelona
Casa Milà | Pontos Turísticos De Barcelona

Um pouco mais à frente, no Paseo de Gracia, fica outra obra de Gaudí: a Casa Milà, também conhecida como La Pedrera, um dos pontos turísticos de Barcelona incontornáveis.

Foi construída por volta de 1910, um pouco depois da Casa Batlló, época em que Gaudí estava inspirado pelas formas da natureza.

A fachada da Casa Milà é repleta de curvas, como se a construção estivesse se movimentando. No alto, é coberta por uma espécie de telhado, também repleto de curvas.

Um dos destaques da casa são as sacadas, com lindas balaustradas de ferro formando desenhos incríveis. Nessa obra, o arquiteto usou o estilo art nouveau, que era comum na França da época, e o remodelou, criando uma nova versão do estilo.

Quando você estiver na frente da Casa Milà, ou quando estiver visitando o seu interior, vai com certeza se dar conta da obsessão por cada detalhe.

De fato, nas obras de Gaudí, cada coluna ou cada janela, por menores que sejam, assumem uma grande importância.

Tudo é ornamentado, cada parte recebe um tratamento especial, e tudo parece se harmonizar com o resto da estrutura. 

A entrada custa 24 euros.

 16.  Castelo de Montjuic

Castelo De Montjuic
Castelo De Montjuic

Montjuic é uma das duas montanhas turísticas de Barcelona (a outra é Tibidabo, que eu mostro mais a frente). Fica na região litorânea, bem pertinho do mar.

Apesar de ser relativamente baixa (148 metros de altura) oferece vistas incríveis tanto do mar Mediterrâneo quanto de Barcelona.

Mas não é apenas por causa da vista que Montjuic é um dos pontos turísticos de Barcelona mais visitados. Essa montanha conta com uma série de monumentos e locais imperdíveis, como o Castelo de Montjuic. 

Montjuic desde antigamente era usada como ponto de observação e defesa da cidade. Esse castelo data do século XVII, e foi construído durante a Guerra dos Segadores, um conflito em que a Catalunha tentou se libertar da Espanha.

Atualmente o castelo está aberto a visitação, e é bem interessante, por ser um local de grande importância histórica e de grande beleza.

Na visita, você vai conhecer algumas dependências do castelo, como o pátio interno, as muralhas, o fosso e algumas salas.

Ao percorrer o castelo, vai se inteirar um pouco mais sobre a sua conturbada história e, também, sobre a história da cidade. Do castelo, há mirantes de onde se descortinam vistas incríveis da cidade e do mar.

 A entrada custa 5 euros; nos domingos é gratuita.

 17.  Fonte de Montjuic

Fonte De Montjuic | Pontos Turísticos De Barcelona
Fonte De Montjuic | Pontos Turísticos De Barcelona

A Fonte Mágica é outro ponto imperdível em Montjuic. Foi construída para a Exposição Universal de 1929, que ocorreu em Barcelona.

Durante as Olimpíadas de Barcelona, em 1992, a fonte também foi usada com um símbolo da cidade.

A fonte mistura jatos de água, com luzes e música. Os jatos de água fazem coreografias incríveis, como se dançassem ao som da música, enquanto as luzes coloridas trazem um ar de magia e de encanto para a fonte.

O espetáculo é simplesmente inesquecível. Nas noites quentes de Barcelona, centenas de turistas e moradores se reúnem em torno da fonte, para assistir a esse mágico e refrescante espetáculo. 

 18.  Fundação Joan Miró

Fundação Joan Miró
Fundação Joan Miró

Joan Miró foi um dos maiores artistas do século XX e, junto com Dalí, um dos máximos expoentes do surrealismo.

Miró nasceu em Barcelona e, para homenagear seu cidadão ilustre, em 1975 foi criada a Fundação Joan Miró, nas proximidades de Montjuic. Nessa fundação, estão expostas milhares de obras do grande artista, entre pinturas, desenhos e esculturas.

Além disso, lá você encontra anotações do artista, esboços, projetos de obras e muitas informações sobre sua vida. Essa fundação é mais que um museu, funcionando como um centro de pesquisa e de divulgação sobre a obra de Miró.

É considerada um dos mais visitados pontos turísticos de Madrid, e é uma visita muito interessante para quem gosta de arte.

A entrada custa 13 euros.

 19.  Camp Nou

Camp Nou | Pontos Turísticos De Barcelona
Camp Nou | Pontos Turísticos De Barcelona

Não muito longe de Montjuic fica o Camp Nou, o estádio oficial do Barcelona, um dos times de futebol mais famosos do mundo. Foi construído em 1957, e possui capacidade para aproximadamente 98 mil espectadores.

É considerado o maior estádio da Europa. O Camp Nou (Campo Novo) foi construído para substituir o Les Corts, o velho campo do Barcelona, que estava ficando pequeno para o tamanho da torcida.

Ao visitar o Camp Nou, você vai poder conhecer partes do estádio que normalmente são reservadas apenas aos jogadores ou aos funcionários.

Vai poder caminhar pelo campo, e ver as arquibancadas de um outro ângulo, além de visitar os vestiários e outras dependências do estádio. A visita inclui também um passeio pelo museu do time, anexo ao estádio.

Esse museu conta com fotografias, documentos e objetos, como troféus e camisas, que traçam uma trajetória do Barça, desde sua origem até conquistar o mundo.

Essa visita é particularmente interessante para os torcedores do Barcelona e amantes do futebol em geral.

A visita ao campo e ao museu custa a partir de 26 euros. Metrô – linha L3, estação Les Corts.

 20.  Casa Vicens

Casa Vicens
Casa Vicens

Primeira casa projetada por Gaudí, foi construída de 1883 a 1888. Já anuncia o estilo inconfundível do artista, sua excentricidade e sua imaginação.

Inspirada na arquitetura do oriente médio, a Casa Vicens tem uma fachada quase toda recoberta de mosaicos de cores quentes, o que chama a atenção de longe. O interior também tem muita influência oriental, com azulejos e mosaicos incríveis.

Mas talvez a parte mais legal da Casa Vicens seja a cobertura. Por cima da casa, há um espaço aberto, que funciona como um mirante.

Nessa cobertura, há uma série de elementos ornamentais muito interessantes, como as colunas e torres, que parecem ter saído de um mundo mágico.

A entrada custa 16 euros. Ônibus – 22, 24, 27 e D40.

 21.  Parque Guell

Parque Guell | Pontos Turísticos De Barcelona
Parque Guell | Pontos Turísticos De Barcelona

Esse é o parque mais famoso de Barcelona. Começou a ser construído no início do século XX, por Gaudí, e a princípio era um parque particular, pertencente ao empresário Eusebi Guell, que residia no Palácio Guell.

Esse parque se tornou público por volta de 1926, e desde então se transformou num dos pontos turísticos de Barcelona mais badalados, atraindo multidões de visitantes todos os anos.

Não é para menos. O Parque Guell parece ser o set de filmagem de um filme fantástico. Possui diversas construções, como casas e torres, que parecem ser de outro mundo.

Nessas obras, Gaudí misturou influências da arquitetura mudéjar (a arquitetura dos muçulmanos da Península Ibérica) com a arquitetura típica da Catalunha e com sua inspiração fantástica.

As formas da natureza também estão presentes em várias dessas construções. Para deixar tudo ainda mais bonito, várias dessas construções foram revestidas com mosaicos de porcelana coloridos.

O resultado? Um cenário alegre, festivo, onde não faltam magia e encanto.

A parte mais fotografada do Parque Guell é a entrada, com a Casa del Guarda e a Escadaria do Dragão. Essa é a parte mais característica do parque, onde ficam as principais construções.

Daqui é possível tirar fotos maravilhosas. Essa parte é repleta de cor, luminosidade e de formas incríveis. Em cima da Escadaria do Dragão fica a Sala das Cem Colunas que, a princípio, lembra um templo grego.

Só a princípio, Assim que você entrar lá, vai perceber que não tem nada da frieza solene dos templos gregos. Gaudí dotou as colunas e o teto de detalhes coloridos, formas exóticas e ornamentação exuberante. De novo, é um cenário de sonho.

Outra parte interessante do parque é a Casa Museu Gaudí, onde você vai poder conhecer mais do mundo fantástico do arquiteto.

Com alguns de seus projetos e informações importantes sobre a sua vida, não deixa de ser uma visita interessante.

Mas o parque é grande e conta com muito verde. É cheio de ruazinhas entre as árvores. As obras oníricas de Gaudí surgem de tempos em tempos.

De tempos em tempos também surge um mirante com uma vista da cidade de tirar o fôlego.

Depois da Sagrada Família, o Parque Guell é a visita mais importante da cidade, sendo um dos pontos turísticos de Barcelona obrigatórios.

A entrada custa 10 euros. Ônibus – linha 116.

 22.  Tibidabo

Tibidabo | Pontos Turísticos De Barcelona
Tibidabo | Pontos Turísticos De Barcelona

Tibidabo é o nome de uma montanha que fica a noroeste da cidade, na serra de Collserola. Essa montanha é de fácil acesso e está cheia de atrações imperdíveis.

A maior atração, sem dúvida, é a vista. Tibidabo é o ponto mais alto da cidade, e de lá é possível ver praticamente Barcelona inteira.

A paisagem da cidade, com suas ruas geométricas, suas construções regulares e seus pontos turísticos (alguns podem ser vistos de longe), emoldurada ao fundo pelo Mar Mediterrâneo, é certamente um dos pontos altos de uma viagem para Barcelona.

Em dias ensolarados, a vista fica ainda mais bela. Esse é sem dúvida um lugar perfeito para fotos incríveis.

Outra atração de Tibidabo é o Templo del Sagrado Corazón. Esse templo é uma imponente igreja em estilo gótico, que foi inaugurada em 1961, após décadas de construção.

A igreja possui grandes dimensões, e parece ficar ainda maior por sua localização. Do alto da montanha Tibidabo, o Templo del Sagrado Corazón parece coroar a bela paisagem de Barcelona.

Há ainda uma outra atração que você não pode perder: o Parque de Atrações de Tibidabo. Esse é um dos primeiros parques de diversão da Europa, e já conta com mais de 100 anos.

O Parque de Atrações vale a pena ser visitado principalmente se você estiver com seus filhos, pois é um lugar de diversão garantida.

O parque oferece uma grande quantidade de espetáculos de entretenimento e de brinquedos, como carrinho de bate-bate, e carrossel, por exemplo.

Talvez o brinquedo mais procurado seja a roda-gigante. Andar de roda-gigante, no topo da montanha Tibidabo, com a vista deslumbrante de Barcelona, é uma experiência que você precisa viver.

Para chegar em Tibidabo, você precisa pegar o trem na Praça Catalunya e descer na estação Peu del Funicular. Aí, pega o funicular que sobe a montanha.

Depois, basta caminhar um pouco para chegar nas principais atrações: o Templo del Sagrado Corazón e o Parque de Atrações.

A entrada no Parque de Atrações custa 28,50 euros para adultos, e 10,30 euros para crianças.

 23.  Praias

Praias Em Barcelona
Praias Em Barcelona

Agora vamos voltar para o litoral para conhecer as praias. Já falei sobre a praia da Barceloneta, mas além dela há várias outras. Ao lado da Barceloneta, no mesmo bairro, há três outras praias: a de San Sebastián, a de San Miquel e a de Somorrostro.

Por serem muito próximas e estarem no mesmo bairro, essas quatro praias são muito semelhantes. Além dessas quatro, Barcelona com mais cinco praias, cada uma com um perfil diferente.

As praias de Nova Icária e de Bogatell são vizinhas. Por estarem numa localização bem privilegiada, não muito longe de La Barceloneta, essas praias também são bastante movimentadas.

Apesar disso, são bem menos agitadas que a Barceloneta. A paisagem também muda bastante, dando a impressão de ser menos urbanizada.

As três últimas praias de Barcelona, que ficam cada vez mais ao norte da cidade, são: Mar Bella, Nova Mar Bella e Llevant.

Essas três praias formam um degradê de movimento: a Mar Bella é ainda um pouco movimentada (e tem uma parte para prática de naturismo), a Llevant é bem tranquila.

O movimento, que é pequeno, é composto de pessoas jovens. Por isso, apesar da tranquilidade, permanecem sendo um ambiente animado e cheio de vida, como Barcelona inteira é.

 Onde  ficar em Barcelona

Booking.com

 Dicas  para os viajantes de Barcelona

Depois de conhecer os principais pontos turísticos de Barcelona, já deu para entender de onde vem o encanto desta cidade. A cidade realmente se parece com um outro mundo, um mundo lúdico, alegre e festivo. Não é por acaso que a cidade é tão procurada para viagens de férias.

Ao passar um tempo nesse lugar tão especial e tão diferente de tudo, é fácil se esquecer dos problemas do dia a dia, se livrar do estresse e do cansaço. Se o que você quer é um tempo para descansar, repor as energias, e um pouco de sombra e água fresca, Barcelona é o destino perfeito para você.

Andar pela cidade é muito fácil. Com ruas quadriculadas, formando um perfeito desenho geométrico, é impossível se perder na cidade. A exceção é a Ciutat Vella, principalmente o Bairro Gótico e El Born, que possuem ruas bem confusas.

Mas nesses bairros, a intenção é se perder mesmo. Se precisar de transporte público, Barcelona conta com ônibus, metrô e trem, e com o cartão Hola BCN! você tem acesso ilimitado ao transporte público da cidade.

As bicicletas são cada vez mais usadas e populares em Barcelona e, se você animar, ela pode ser seu principal modo de transporte.

Outros tipos de transporte bem característicos da cidade são o teleférico e o funicular. Experimente dar uma voltinha no teleférico de Montjuic ou no funicular de Tibidabo.

Um opção de transporte que indico, é o Ônibus Turístico. Com dois andares, sendo o segundo aberto, esse ônibus é ótimo para quem acabou de chegar na cidade, ou para quem não tem muito tempo. Com três rotas diferentes, o passeio nesse ônibus oferece, ainda que de relance, um panorama bem abrangente dos principais pontos turísticos de Barcelona.

Proposta semelhante tem os barcos, que faz um passeio pelo litoral da cidade, para que os turistas contemplem a paisagem da cidade vista do mar.

Esses barcos se chamam golondrinas, e saem de perto do início de La Rambla, a Praça de Colón. Esse passeio é super indicado, pois afinal de contas esse é o lendário Mar Mediterrâneo. 

Com isso, você já está munido das principais informações: o que visitar e como visitar. Mais, um texto não pode dizer. O encanto da cidade, sua beleza, sua atmosfera, só mesmo indo para conhecer.

E a cidade está lá, às margens do Mediterrâneo, esperando sua visita. Prepare suas malas, coloque um tênis confortável, pegue suas roupas de banho, ponha uns óculos de sol e boa viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima