Pontos Turísticos de Curitiba: Conheça todos com a Linha Turismo

Compartilhar

Na região sul do país, está localizada a cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná. Curitiba vem se tornando um dos destinos adorados pelos turistas, com diversos pontos turísticos, e conhecido por seu bom planejamento urbano e por ser cuidadosamente pensada para receber os visitantes, como a Linha Turismo que passa pelos principais pontos turísticos de Curitiba.

É, também, uma cidade de grande riqueza cultural, tendo recebido, ao longo da história, imigrantes que vieram de diferentes países, como Alemanha, Itália, Polônia e Ucrânia.

Para facilitar a vida dos turistas, o ônibus chamado Linha Turismo circula pela cidade e percorre seus principais pontos turísticos.

O ônibus possui dois andares, sendo o último deles aberto e permitindo uma visão panorâmica da cidade.

Os ônibus Linha Turismo saem a cada meia hora, das 09h às 17:30h, e funcionam todos os dias, exceto nas segundas-feiras, a não ser por ocasião de feriados e férias escolares.

Como utilizar e comprar o ingresso para a Linha Turismo

Para utilizar o serviço, o visitante deve comprar um cartão-turismo, o que pode ser feito dentro do próprio ônibus. O valor da tarifa é R$50,00 e dá direito a embarques ilimitados dentro de 24 horas. Vale lembrar que crianças de até 5 anos não precisam pagar.

O ponto de partida da Linha Turismo de Curitiba é a Praça Tiradentes, mas é possível embarcar em qualquer um dos pontos turísticos, respeitando-se o intervalo de 30 minutos entre os embarques.

Os pontos turísticos de Curitiba

É interessante saber um pouco mais sobre cada um dos pontos pelos quais o ônibus passa para identificar e apreciá-los melhor. Assim, segue uma breve descrição das localidades que estão no trajeto.

Praça Tiradentes

A Praça Tiradentes, um dos principais marcos históricos da região, é o ponto de partida da Linha Turismo de Curitiba. Possui dois obeliscos que celebram a história da cidade.

Um deles foi construído em comemoração aos 250 anos de sua fundação, época em que era chamada de Vila da Nossa Senhora da Luz dos Pinhais – conta-se que teria sido nesta praça que a cidade foi fundada. O outro obelisco é o Marco Zero, e demarca a distância de Curitiba a outros estados.

A Praça já foi chamada de Largo da Matriz, Pátio da Matriz e Largo D. Pedro II, em homenagem ao fato de que o mesmo já se hospedou no local.

Este ponto turístico tão rico em história foi testemunha de uma série de eventos importantes para a cidade, como a Guerra do Pente e a inauguração do primeiro supermercado curitibano.

Na Praça Tiradentes, trechos do antigo calçadão e outros objetos preservados no tempo ainda resistem, sendo possível observá-los através de uma passarela de vidro.

Além disso, para completar o interesse dos amantes de história, a praça homenageia, ainda, grandes personalidades do passado brasileiro, como Tiradentes, Getúlio Vargas e o Marechal Floriano Peixoto.

É também na Praça Tiradentes que estão localizados o relógio de sol da cidade, no qual as horas são marcadas a partir da sombra que o sol faz, e a Catedral Metropolitana, também conhecida como Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Como se pode observar, a Praça Tiradentes centraliza marcos de diferentes pontos históricos de Curitiba. No entanto, sua importância não está somente em seu passado: atualmente, é um grande núcleo comercial para a cidade é um importante terminal de ônibus.

Rua das Flores

Rua xv novembro ou rua das flores | pontos turísticos de curitiba
Rua XV Novembro ou Rua das Flores | Pontos Turísticos de Curitiba

O calçadão conhecido como Rua das Flores, fundado em 1972, é famoso por ter sido a primeira grande avenida do país destinada somente a pedestres.

É um ótimo lugar para se apreciar o movimento da cidade e conhecer, não somente as lojas, mas também seus peculiares músicos de rua, além de ser um belo cenário para fotos, com seus canteiros de flores e seu chafariz.

Na Rua das Flores, também vale uma parada para um lanche em uma das lanchonetes e cafés. É nela que está localizada a Confeitaria das Famílias, aberta em 1945, e cujo prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico.

Para os amantes de leitura, a Rua das Flores conta, ainda, com uma pequena e charmosa livraria pública, chamada de Bondinho da Leitura.

Rua 24 horas

A Rua 24 horas é uma galeria inaugurada em 1991, com a proposta de manter seu funcionamento 24 horas por dia. Atualmente, os estabelecimentos já não ficam abertos o tempo todo, mas a rua possui bares, restaurantes e lojas que valem a visita.

Hoje, a Rua 24 horas se tornou predominantemente um centro gastronômico, composto em sua maioria por restaurantes e lanchonetes.

Em 2010, a Rua passou por uma revitalização, mas manteve as suas principais características, já que um de seus atrativos é a arquitetura diferenciada:possui o teto todo de vidro e dois relógios, um em cada uma das entradas, e que marcam o tempo em 24 intervalos, em vez de 12, como os relógios convencionais.

Praça Rui Barbosa

O próximo dos pontos turísticos de Curitiba do ponto do ônibus Linha Turismo é a Praça Rui Barbosa, local importante na rotina dos curitibanos. Nesta praça, está localizado o Centro Comercial Rui Barbosa, onde se localizam diversas lojas, além do Mercado Central, inaugurado na década de 80.

A primeira construção do entorno da praça foi a Santa Casa de Misericórdia, e data do século XIX. É bastante movimentada devido aos ônibus e pontos comerciais.

Museu Ferroviário

O Museu Ferroviário está localizado na antiga Estação Ferroviária de Curitiba, inaugurada em 1885. O museu guarda peças históricas deste período, no qual o transporte ferroviário apresentava uma importância central para o funcionamento do país, apresentando mais de 600 peças entre as quais está uma locomotiva original do século XX.

O Museu Fica anexo ao Shopping Estação e funciona todos os dias para visitação, exceto nas segundas, e o horário de funcionamento é de 12:30 às 20:30.

Teatro do Paiol

3303 teatro do paiol pontos turisticos em curitiba
Teatro do Paiol | Pontos Turísticos de Curitiba

Outro dos pontos turísticos de Curitiba é conhecido como Teatro do Paiol. O prédio, que no passado foi destinado ao armazenamento de pólvora do Exército Militar Brasileiro, tornou-se, a partir de 1971, sede do primeiro teatro de arena de Curitiba.

Tendo sido construído em um momento de reformas urbanas e culturais na cidade, o Teatro do Paiol já abrigou espetáculos musicais e teatrais de grandes nomes como Vinícius de Moraes, Gonzaguinha, Djavan, Elza Soares, entre outros.

Aliás, segundo se conta, quem deu o nome para o teatro foi Vinícius de Moraes, o qual estava presente na inauguração.

Dizem, ainda, que o poetinha teria batizado o teatro com uísque, tendo também prestado uma homenagem ao local com a canção Paiol de Pólvora.

O Teatro do Paiol fica aberto todos os dias, exceto às segundas-feiras, e seu horário de funcionamento é de 14:00h às 18:30h durante a semana e 15:00h às 18:30h no final de semana.

Jardim Botânico

Jardim botânico | linha turismo de curitiba
Jardim Botânico | Linha Turismo de Curitiba

É claro que não poderia ficar de fora do trajeto o grande cartão postal e um dos pontos turísticos de Curitiba mais famosos! O Jardim Botânico foi inaugurado em 1991 e foi planejado à imagem dos jardins franceses e suas formas geométricas.

É no Jardim que se localiza a famosa estufa de vidro, inspirada no Palácio de Cristal em Londres, e que possui diversas espécies botânicas.

Nas dependências do Jardim existe ainda o Jardim das Sensações, caminho de cerca de 200 metros que o visitante percorre de olhos fechados, vivenciando-o através dos sentidos. É possível tocar as flores, pisar a terra, sentir a brisa e o aroma, explorando tato e olfato.

No Jardim, existem também belos chafarizes e a escultura chamada Amor materno, cópia da obra de João Zaco Paraná, e que foi recebida como um presente da comunidade polonesa.

Como se não fossem atrações suficientes, dentro do jardim está localizado o Museu Botânico Municipal, que conta com uma biblioteca, um auditório e um herbário com o maior gênero de plantas do Brasil.

É possível visitar o Jardim Botânico de segunda a domingo, enquanto que o Jardim das Sensações pode ser visitado de terça a sexta. A entrada é gratuita.

Rodoferroviária e Mercado Municipal

A próxima parada une dois diferentes pontos turísticos de Curitiba. A Rodoferroviária centraliza o transporte coletivo na região, seja ele intermunicipal, interestadual e internacional, saindo da cidade.

Já o Mercado Municipal é um dos principais pontos de encontro e de compras de Curitiba. Apresenta inúmeras barracas de alimentos diversos, além de lanchonetes e restaurantes nos quais é possível experimentar pratos típicos da região.

No mercado, encontram-se queijos, vinhos e bebidas em geral, ervas medicinais, temperos, carnes e conservas diversas, além de outros artigos como produtos de limpeza. Foi fundado em 1958 e desde então é um dos mais tradicionais endereços de compras na cidade.

Teatro Guaíra e Universidade Federal do Paraná

3303 ufpr pontos turisticos de curitiba
UFPR | Pontos Turísticos de Curitiba

Localizados na Praça Santos Andrade, estão o Centro Cultural Teatro Guaíra e a Universidade Federal do Paraná. O Teatro é um dos principais centros culturais da América Latina.

Possui em suas dependências três auditórios: Bento Munhoz da Rocha Netto, Salvador de Ferrante e Glauco Flores de Sá Brito.

Além de sua belíssima arquitetura, o Teatro é palco para espetáculos como, por exemplo, da Orquestra Sinfônica do Paraná e do Balé Teatro Guaíra.

No mesmo ponto, está localizado o prédio da Universidade Federal do Paraná, a mais antiga universidade do país, fundada em 1912. A UFPR é um dos principais símbolos da cidade.

Paço da Liberdade

O Paço da Liberdade é um ambiente cultural tombado pelo Patrimônio Histórico. Foi construído em 1916, desde então, já foi sede da prefeitura de Curitiba e atualmente é administrado pelo SESC.

O Paço apresenta restaurantes, cafés, espaços de leitura e de música.

Além de tudo, o prédio possui uma bela arquitetura, com estilo predominantemente art noveau. Neste edifício, foi instalado o primeiro elevador da cidade, vindo da Europa.

Este pontos turísticos de Curitiba vale a visita por sua beleza, valor histórico e também por seu valor cultural.

Passeio Público e Memorial Árabe

Passeio público | credito monica por flickr
Passeio Público | Credito Monica por Flickr

A próxima parada também reúne dois pontos turísticos de Curitiba, o Passeio Público e o Memorial Árabe.

O Passeio Público é o mais antigo parque municipal de Curitiba, tendo sido inaugurado em 1886. É um local bastante arborizado, que apresenta, inclusive, um mini zoológico, pois é Sede do Departamento de Proteção e Conservação da Fauna.

O Parque abriga, ainda, um Terrário que conta com 40 animais, como espécies raras de serpentes e lagartos e um aquário com 30 diferentes espécies de peixes, com espaço de lazer para as crianças.

Vale a pena prestar atenção aos portões deste parque, que foram construídos à semelhança da entrada do Cemitério de Cães, em Paris, e o melhor a entrada é gratuita.

Ao lado do parque está localizado o Memorial Árabe, prédio que busca homenagear a cultura do Oriente Médio.

O Memorial guarda o Farol do Saber Gibran Khalil Gibran, uma biblioteca especializada que conta também com espaço para uso da internet.

Além disso, o próprio prédio possui em sua arquitetura inspiração oriental.

Centro Cívico

A próxima parada do trajeto dos pontos turísticos de Curitiba é no Centro Cívico de Curitiba. Neste local, planejava-se construir um espaço que reunisse os principais órgãos administrativos do estado.

Dizem que o projeto teria sido, inclusive, inspiração para Juscelino Kubitscheck na construção de Brasília, que ocorreu anos depois. Uma destas construções é o Palácio do Iguaçu, prédio de arquitetura modernista, sede do governo do estado do Paraná.

Ao lado do Palácio, está localizado o Painel do Iguaçu, mural artístico, cujos azulejos representam a exploração de D. Alvar Nuñez, explorador que descobriu as cataratas do Iguaçu, em 1542.

Bosque do Papa e Memorial Polonês

O Bosque do Papa é um museu ao ar livre, localizado em um agradável espaço verde em Curitiba, construído por ocasião de uma visita do Papa João Paulo II, em 1980. Nesta visita, uma tradicional casa polonesa foi reformada para a preparação de uma solenidade.

Posteriormente, foram construídas mais 7 casas, que constituem o Memorial Polonês, com artigos históricos e artesanais que representam a história da imigração polonesa na cidade.

A preservação da natureza e o plantio de novas mudas típicas foram planejados pela paisagista Burle Marx.

O Memorial apresenta, ainda, a capela de Nossa Senhora de Czestochowa, que foi abençoada pelo Papa durante sua visita, bem como um espaço para exposição e venda de artigos típicos.

Museu Oscar Niemeyer

Museu oscar niemeyer | linha turismo de curitiba
Museu Oscar Niemeyer | Linha Turismo de Curitiba

O Museu Oscar Niemeyer é um museu inaugurado em 2002 com projeto do famoso arquiteto que lhe rendeu o nome, apresentando as linhas características de suas obras. O MON é conhecido também como Museu do Olho, devido à sua forma singular.

É considerado o maior museu de arte da América Latina, apresentando obras de artistas como Tarsila do Amaral, Picasso e Frida Kahlo e possui em seu acervo cerca de 7000 obras. Além disso, o museu apresenta um grande acervo de artigos sobre a Ásia e sua riquíssima cultura.

O MON funciona de terça a domingo, e o valor da entrada é R$20,00 a inteira e R$10,00 a meia. Para crianças menores de 12 anos e idosos acima de 60 anos, a entrada é gratuita.

Bosque Alemão

Bosque alemão | pontos turísticos de curitiba
Bosque Alemão | Pontos Turísticos de Curitiba

O Bosque Alemão é um espaço em Curitiba que busca homenagear a cultura alemã, bem como os imigrantes que se estabeleceram na cidade no século XIX. Dentro do Bosque, existe o Oratório de Bach, réplica de uma antiga Igreja alemã, e um mirante, que se localiza sobre a Torre dos Filósofos, a 15 metros de altura.

Além disso, é possível visitar o Caminho dos Contos, no qual é contada a história de João e Maria. No meio do percurso, está localizada a Casa da Bruxa, biblioteca destinada a aumentar o interesse das crianças pela leitura.

No Bosque, há, ainda, a réplica da Casa Milla, que, no passado, se localizava no centro da cidade e que representa a tradicional arquitetura germânica. Além dos atrativos culturais, o Bosque apresenta uma bela paisagem com natureza exuberante. Assim como diversos pontos turísticos de Curitiba a entrada é gratuita.

Universidade Livre do Meio Ambiente

Um outro ponto turístico que faz parte do trajeto Linha Turismo de Curitiba é a Universidade Livre do Meio Ambiente ou UNILIVRE, uma organização cultural e educativa que tem o objetivo de promover reflexão sobre a relação dos seres humanos com o meio ambiente e educar os cidadãos sobre esta temática.

A UNILIVRE funciona no Bosque Zaninelli, construído a partir da recuperação ambiental de uma área que antes funcionava como uma pedreira.

O espaço apresenta salas de aula abertas ao público, além de diversas construções nas quais é possível se aproximar da natureza.

Os visitantes certamente vão se encantar com a passarela em meio à mata, com o mirante, no qual é possível observar a cidade, e com o auditório aberto, em que é possível apreciar a vista do lago.

Parque São Lourenço

Parque são lourenço | credito gfdl por wikimedia
Parque São Lourenço | Credito GFDL por Wikimedia

Muito mais que bela paisagem, o Parque São Lourenço apresenta uma história curiosa: foi fundado em 1972, a partir de uma inundação, proveniente do rompimento da represa do Rio Belém. A represa pertencia à fábrica Adubos Boutin.

As antigas estruturas da fábrica foram transformadas em um Centro de Criatividade, que apresenta oficinas, exposições e cursos. Em 1998, foi transferida para o Parque a casa do escultor Erbo Stenzel, que funciona como casa da cultura e abriga o acervo do artista.

Você vai viajar e não sabe se seu plano de saúde tem cobertura nacional?

Diversos convênios médicos não oferecem cobertura fora da sua região! Não viaje preocupado!

Contrate um Seguro Viagem Nacional, para que tenha assistência médica e odontológica, seguro de bagagem extraviada, assistência jurídica e mais um tanto de benefícios.

Ópera de Arame

Ópera de arame | pontos turísticos de curitiba
Ópera de Arame | Pontos Turísticos de Curitiba

A Ópera de Arame une os diversos espetáculos apresentados na casa a uma arquitetura diferenciada.

Com o teto transparente e uma estrutura tubular, a ópera está em meio a lagos e cercada de vegetação, estando localizada no Parque das Pedreiras, espaço de preservação ambiental.

A ideia de se construir um edifício tão peculiar veio justamente para que, com a sua construção, não se perdesse a beleza da paisagem local, que pode ser vista mesmo do lado de dentro.

Para acessar o edifício, é necessário atravessar uma passarela, colocada estrategicamente para que se possa ter visão do belo lago que o cerca.

Parque Tanguá

Parque tanguá
Parque Tanguá | Linha Turismo de Curitiba

O Parque Tanguá, também situado na pedreira Gava, é uma área de preservação da natureza e um dos principais pontos turísticos de Curitiba. O local apresenta um belo mirante em semicírculo, pelo qual é possível ver a cidade ou vivenciar o espetáculo do pôr do sol.

Além disso, o parque apresenta em suas dependências o Jardim Poty Lazzarotto, que homenageia um grande artista plástico curitibano, cujas obras estampam diferentes lugares da cidade.

É possível, ainda, percorrer os 45 metros da pedreira a partir de uma visita guiada por um túnel. Esta, porém, precisa ser agendada.

Parque Tingui

Parque tingui | linha turismo de curitiba
Parque Tingui | Linha Turismo de Curitiba

O parque, cujo nome é homenagem aos indígenas que primeiro habitaram a região, é uma área de natureza preservada.

Apresenta, em sua entrada, uma estátua em tamanho real do líder do agrupamento indígena Tingui, que, segundo se conta, teria mostrado aos colonizadores o local onde a Vila deveria ser fundada. O parque percorre a extensão do Rio Barigui, e apresenta belas paisagens naturais como lagos e vegetação.

Memorial Ucraniano

Dentro do Parque Tingui, está localizado, também, o Memorial Ucraniano, no qual é possível conhecer um pouco da cultura homenageada.

O Memorial foi construído em 1955, para celebrar o centenário da chegada dos imigrantes.

Apresenta a réplica da antiga Capela de São Miguel, uma das mais antigas da Ucrânia, na qual há uma exposição permanente dos tradicionais pessânkas (ovos pintados à mão). Neste espaço, é possível visitar, também, um campanário que representa a integração dos imigrantes ao local.

Portal Italiano

É um edifício que representa as construções tipicamente italianas, e marca a entrada para o bairro Santa Felicidade.

Santa Felicidade

É uma colônia constituída pela imigração italiana por volta de 1878. Preserva algumas construções da época, como a Casa Culpi, a Casa dos Arcos, a Casa dos Gerânios e a Casa das Pinturas. O nome foi dado em homenagem a Dona Felicidade Borges, uma portuguesa que teria doado as terras aos imigrantes italianos.

Dentro da região de Santa Felicidade, existem várias atrações turísticas e espaços de lazer e alimentação. Um deles é o Bosque Italiano, no qual está localizado o Memorial da Imigração Italiana, com espaço para realização de eventos, e que homenageia os imigrantes.

Há, ainda, diversos restaurantes que oferecem comida tipicamente italiana, tendo o bairro Santa Felicidade se tornado um importante e atrativo ponto gastronômico.

Parque Barigui

Parque barigui | pontos turísticos de curitiba
Parque Barigui | Pontos Turísticos de Curitiba

O parque Barigui é uma área de preservação natural, fundada em 1972, na qual o turista ou curitibano pode apreciar o contato com a natureza e, quem sabe, encontrar um dos famosos animais que encontram seu lugar no local, como o jacaré de papo amarelo que há anos vive nas margens do lago ou as muitas capivaras que povoam o local.

O Parque é cortado pelo rio Barigui. Possui um parque de exposições, espaço para caminhadas e churrasqueira, entre outros atrativos para se passar uma tarde. A entrada do parque é gratuita.

Torre Panorâmica

A torre panorâmica é um torre de telefonia de com mais de 100 metros de altura, e que permite uma vista panorâmica, em 360 graus, da cidade de Curitiba e de seus arredores. No chão, é possível ver um mapa com os principais pontos turísticos da cidade em relevo.

Um painel do artista plástico Poty Lazzarotto conta, ainda, os principais momentos históricos do desenvolvimento da capital paranaense.

No térreo, está localizado o Museu do Telefone, que exibe exemplares de aparelhos telefônicos antigos, contando a história de seu desenvolvimento.

A entrada na torre custa R$6,00, com a meia entrada custando R$3,00, e o local funciona de terça a domingo.

Setor Histórico

O Setor Histórico é a região com as mais antigas casas de Curitiba. Os casarões preservados e as ruas de pedra se enchem principalmente nas noites dos finais de semana, devido aos bares e restaurantes da região, e nos domingos pela manhã, quando o Setor Histórico é palco da Feira de Artesanato.

Ali está localizada também a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, construída em 1737 e várias casas de inspiração arquitetônica alemã que datam do século XIX, bem como a Sociedade Garibaldi e o Museu paranaense.

Onde ficar em Curitiba

Booking.com

3 hospedagens com excelente avaliações em Curitiba
($) Os viajantes que querem economizar o Hotel Sol é um dos hotéis que recomendo mais barato.
($$) Com excelente custo-benefício proximo aos pontos turisticos é o Intercity Curitiba Batel.
($$$) Se quiser hospedar com mais conforto o Novotel Curitiba Batel é uma das hospedagens preferidas.

Aos mochileiros de plantão o Social Hostel Café e Bar é o que eu recomendo. Se você desejar, pode clicar aqui e conferir mais ofertas de hospedagem em Curitiba.


Como se pode notar, Curitiba é uma cidade rica em diversidade cultural e cheia de pontos turísticos para se visitar. Desse modo, a Linha Turismo se torna uma boa opção, principalmente para os visitantes que dispõem de um tempo limitado e desejam conhecer os encantos da cidade.

Vale a pena analisar, no planejamento da viagem, quais são os pontos nos quais o visitante deseja passar mais tempo e quais prefere visitar mais rapidamente, para evitar confusões na hora de re-embarcar no ônibus.

Planeje sua viagem para Curitiba

Após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Icone de hotel Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.

Icone do seguro viagem É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.

Icone do rentcars O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.

Icone do avião Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.

Icone da mala Nunca foi tão barato e simples viajar com malas premium! No GetMalas você aluga malas sem complicações e com muita segurança.

Icone do onibus Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

Daniel Gualberto
Daniel Gualbertohttps://ficaativoeviaja.com.br
Oi! Sou o Daniel. Sabe, lá em 2019, quando o mundo parecia um pouco louco, criei este blog. Por quê? Para “re-viajar”, mesmo estando parado no mesmo lugar. Maluquice, né? Mas acompanhe comigo. Já imaginou acordar com os pés na areia em uma praia isolada da Tailândia? Ou talvez tropeçar em uma pedra (e em sua própria história) enquanto se perde nas ruelas de Roma? Pois é, viajar não é só uma forma de matar o tempo. É um jeitão de viver, meu amigo! E adivinhe? Não é tão complicado quanto parece.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais

Mais Noticias