No texto de hoje eu vou te apresentar 23 sensacionais pontos turísticos de Florianópolis que vão fazer você se apaixonar por essa cidade. Considerada uma das cidades mais bonitas do Brasil, Floripa é um dos maiores destinos turísticos do país, e tem grandes chances de ser o destino escolhido para a sua próxima viagem.
Florianópolis tem uma localização privilegiada: fica numa ilha. A Ilha da Magia, como é carinhosamente chamada, é bem grande, e o centro da cidade fica no meio dessa ilha.
No entanto, o centro de Floripa não é onde ficam as grandes atrações da cidade. Espalhados pela ilha, ficam os distritos de Florianópolis, que são como bairros afastados.
Muitos desses distritos funcionam quase como uma cidade autônoma, possuindo seu próprio comércio, seus hotéis e restaurantes. E o mais interessante é que cada um tem um estilo diferente, como se fossem cidades distintas.
A ilha de Florianópolis tem uma divisão bem marcada. No norte da ilha ficam as atrações mais badaladas, com público jovem, muitas festas e muito movimento.
A parte sul é o oposto: é onde se localizam as praias mais tranquilas da ilha. Com atrações paradisíacas e cenários quase desertos, essa parte da ilha é ideal para quem quer uma viagem de descanso.
A capital catarinense é a segunda cidade do Brasil mais visitada por turistas internacionais. Isso faz dela um lugar cosmopolita, com gente do mundo todo, dos mais variados estilos, de todas as tribos.
E, além de gente diferente, é lugar de gente bonita. Sabia que um jornal da Inglaterra afirmou que Floripa é a cidade com as pessoas mais bonitas do mundo?
Com belas paisagens, pessoas bonitas, praias maravilhosas e uma grande variedade de atrações, não tem como dar errado. A Ilha da Magia é o lugar perfeito para as suas próximas férias.
Então vem comigo que eu te mostro quais são os pontos turísticos de Florianópolis mais interessantes. Vamos começar pelo centro, e depois vamos desbravar cada cantinho dessa ilha.
1. Ponte Hercílio Luz

A Ponte Hercílio Luz é o maior cartão postal da cidade. A ponte liga a ilha com a parte continental, e é uma das primeiras paisagens de Florianópolis que o visitante vê, chegando por terra ou de avião.
A ponte foi inaugurada em 1926. Desde então, é considerada a maior ponte pênsil do Brasil e uma das maiores do mundo, com aproximadamente 800 metros de extensão.
Por muito tempo, ficou desativada, pois foi detectado um dano em sua estrutura. Recentemente, em 2020, a ponte foi restaurada e reaberta.
No entanto, muito mais do que uma estrutura para dar acesso à ilha, hoje a Ponte Hercílio Luz é um dos maiores pontos turísticos de Florianópolis. É impossível visitar a cidade sem conferir de perto essa atração.
A hora mais legal para visitá-la é de tardinha. Assim, você vai ver o pôr do sol por trás da ponte, que é um espetáculo incrível, e também vai ver o início da noite. Desde sua reinauguração, a estrutura ganhou uma iluminação noturna especial.
Você pode tirar fotos de quase todos os lugares dos arredores, porque a ponte é muito visível. Mas lá pertinho, na parte da ilha, fica o Mirante da Ponte, o lugar de onde se tem uma das vistas mais bonitas da região.
Os animados podem fazer uma caminhada pela ponte, para ver a cidade e o mar de outros ângulos. Mas haja coragem: dizem que a ponte balança, e balança muito!
2. Mercado Público

Eu sei que quem chega em Floripa quer logo conhecer as praias. Mas calma, dentro da cidade há alguns pontos que merecem uma visitinha, mesmo que rápida.
Um desses pontos é o Mercado Público. Com mais de cem anos de história, esse mercado é um dos pontos turísticos de Florianópolis que mais atrai visitantes.
Isso porque é o lugar ideal para experimentar um pouco da culinária da ilha. No Mercado Público há um grande número de restaurantes e bares, ideais para um happy hour.
Dentre esses estabelecimentos, é obrigatório dar uma passadinha no Bar Box 32, que já virou um símbolo do mercado. Esse bar serve um pastel de camarão que foi eleito um dos melhores de Floripa.
Além dos bares e restaurantes, o Mercado também conta com uma ampla variedade de outros produtos, como artesanatos. Se você quiser levar lembrancinhas de Florianópolis, não pode deixar de dar uma conferida no Mercado.
O Mercado Público fica pertinho do Terminal de Integração do Centro (TICEN), de onde partem os ônibus para os distritos de Florianópolis. Além disso, fica pertinho também da Praça XV de Novembro e do Centro Histórico, nossa próxima parada.
3. Praça XV de Novembro

A Praça XV de Novembro fica na região do Centro Histórico da cidade, e é um dos grandes pontos turísticos de Florianópolis. Nem que seja rapidinho, você não pode deixar de dar uma voltinha por aqui.
A principal característica da praça é a quantidade de árvores. O destaque fica por conta de uma gigantesca árvore plantada bem no centro da praça.
Essa grande árvore é uma figueira centenária, com enormes galhos que cobrem uma grande parte da praça. Rodeada de lendas e histórias, a famosa Figueira da Praça XV é um dos patrimônios da cidade.
Mas não é apenas a figueira que é centenária por ali. A Praça XV de Novembro é o coração do Centro Histórico de Floripa, e é cercada por construções do período colonial que vale a pena conhecer.
Uma dessas construções é a Catedral Metropolitana, construída por volta de 1770. A Catedral foi inspirada nas igrejas renascentistas da Europa, e seu interior é rico em obras de arte sacra.
Outro monumento na praça que merece uma visita é o Palácio Cruz e Sousa (R$ 5). Construído por volta de 1750, esse palácio, que serviu muito tempo como a sede do governo do estado, funciona hoje como o Museu Histórico de Santa Catarina.
Visite também a Casa da Alfândega, uma construção do século XIX, que funcionava a princípio como a alfândega do porto da ilha. Hoje, exibe e vende peças de artesanato de artistas da região.
4. Beira Mar Norte

A Beira Mar Norte é a Avenida Atlântica de Florianópolis. Considerada um dos principais pontos turísticos de Florianópolis, dar uma voltinha por aqui é indispensável.
A principal coisa a se fazer na Beira Mar Norte é fazer um passeio pelo calçadão, de onde se tem belas vistas do mar. No entanto, você vai ter que se contentar com as vistas: a água da região é imprópria para banho.
Enquanto você estiver na Beira Mar Norte, já que não tem praia, você pode aproveitar para conhecer os bares e restaurantes. São muitas as opções, para todos os gostos e bolsos.
Se você quer curtir o pôr do sol bebendo uma cerveja em mesinhas ao ar livre, o Koxixos Beer é o ideal. Outros bares são o Boteco da Ilha e o Scuna Bar. Se você quer um ambiente mais alternativo, o Didge Steakhouse Pub é uma boa pedida.
A Beira Mar Norte conta também com diversos restaurantes, como o Pier 54 (embaixo da Ponte Hercílio Luz) e o Macarronada Italiana. Essas são boas opções, principalmente, para uma noite romântica.
Isso sem falar no Beiramar Shopping, que oferece num só lugar opções de restaurantes e inúmeras lojas. Se você gosta de compras, não deve deixar de visitar esse que é um dos mais famosos shoppings da cidade.
Ah, é também na Beira Mar Norte que fica grande parte dos hotéis de Florianópolis. Hospedar-se aqui é uma boa sugestão, uma vez que é a parte mais central da cidade.
5. Mirante do Morro da Cruz

Florianópolis tem vários mirantes, em várias regiões da ilha. Mas nenhum deles é tão famoso quanto o Mirante do Morro da Cruz.
O Morro da Cruz é uma colina que fica bem no meio do perímetro urbano da cidade. Apesar de não ser muito alto, oferece uma vista deslumbrante de Floripa.
Em primeiro plano, é possível ver a região central da cidade, repleta de prédios. A Beira Mar Norte e a região do centro histórico também são visíveis daqui.
Ao fundo, dá para ver a parte continental de Florianópolis e as cidades da região metropolitana. Ligando essas duas partes, é possível ver a charmosa Ponte Hercílio Luz.
O mirante do Morro da Cruz rende uma das fotos mais bonitas de Floripa. Escolha um dia bonito, com o céu bem limpo, para apreciar a paisagem sem interferência do tempo.
A melhor hora para visitar, é claro, é de tardinha. Mas com um porém: a região é um pouco abandonada, por isso pode ser perigosa à noite. É assistir o pôr do sol e ir embora correndo!
Ônibus – linha 160 (convencional). (Todos os ônibus citados nessa lista saem do TICEN – Terminal de Integração Central, pertinho do Centro Histórico.)
6. Lagoa da Conceição

Florianópolis tem sua área central, que estávamos vendo até agora. Mas além dessa área, a cidade conta com vários distritos, que são quase como bairros distantes, espalhados pela ilha.
Um desses distritos, o mais próximo da cidade, é Lagoa da Conceição. A Lagoa fica a leste do centro, e é o reduto dos artistas, da galera good vibes, dos jovens alternativos.
Com aproximadamente 10 mil moradores, Lagoa da Conceição nasceu de uma vila de pescadores. Ainda hoje, mantém um pouco do clima pacato, de cidadezinha de interior.
No entanto, no verão o grande número de turistas transforma esse distrito numa das regiões mais badaladas de Florianópolis.
Uma das principais atrações da Lagoa da Conceição é, claro, a grande lagoa que dá nome ao distrito. Esse grande lago de água salgada oferece um visual incrível, tipo cenário de filme.
A Lagoa da Conceição é muito procurada para a prática de esportes aquáticos. Por ser uma lagoa, as águas são bem calmas, o que favorece muito a prática segura e mais tranquila de algumas modalidades.
Um programa super tradicional na região é dar uma volta de barco. Assim, você vai ver o cenário paradisíaco da região de outros ângulos.
Para os mais animados, é possível andar de jet ski e praticar stand up paddle, windsurf e outros esportes. O material para essas práticas pode ser alugado ali mesmo, nas margens da lagoa.
A Lagoa do Conceição é um dos pontos turísticos de Florianópolis mais charmosos. Se você quer fazer uma viagem romântica, por exemplo, ou ir com os filhos, esse lugar é um dos mais apropriados.
Para chegar na Lagoa da Conceição de ônibus, você pode pegar as linhas 320 e 330 (convencionais), que saem da plataforma A do TICEN.
7. Praia da Joaquina

A Praia da Joaquina, ou Joaca, como é popularmente conhecida, é uma das mais bonitas da ilha. É um dos mais visitados pontos turísticos de Florianópolis, e fica pertinho da Lagoa da Conceição..
A Praia da Joaquina é conhecida, principalmente, pelas ondas fortes. Não por acaso, ela é a queridinha de vários surfistas, além de ser palco de alguns campeonatos do esporte.
Mas é claro que nem todos os dias o mar está tão agitado. Em alguns dias e em alguns pontos da praia, você vai encontrar trechos de mar calmo, bons para um mergulho.
Mas se você vai ou não cair na água, o fato é que vale a pena visitar a Praia da Joaquina por vários motivos. É ali que ficam, por exemplo, as Dunas da Joaquina.
Localizadas entre o mar e a lagoa, as Dunas são um verdadeiro espetáculo da natureza. Essas grandes montanhas de areia clarinha oferecem vistas fantásticas dos arredores.
As dunas também são um point do sandboard, o surfe na areia. Descer as dunas da Joaquina em cima de uma prancha é adrenalina pura e, ao mesmo tempo, uma prática segura.
Agora, se você não quer surfar nem na água nem na areia, uma boa pedida é simplesmente deitar na praia e curtir o sol. O visual da Joaca é sensacional, e a energia do lugar é revigorante.
8. Praia Mole

Pertinho da Praia da Joaquina e da Lagoa da Conceição, fica outra praia super badalada: a famosa Praia Mole. Essa praia é um daqueles lugares que agrada geral, atraindo todo tipo de gente.
A Praia Mole é bem extensa, tendo partes mais agitadas e outras mais tranquilas. Ao longo de sua extensão, você vai encontrar áreas mais familiares, partes mais frequentadas por jovens, um trecho LGBT e a parte dos surfistas e esportistas.
É considerada a praia mais famosa e mais visitada de Floripa. Por isso, possui uma ótima infraestrutura turística, com bares, restaurantes e quiosques por perto.
A Praia Mole é famosa pelo mar agitado. Suas grandes ondas são a condição perfeita para a prática de surfe, por isso o grande número de adeptos do esporte que frequentam essa praia.
Além do surfe, outros esportes aquáticos radicais também são muito comuns aqui. É o caso do kitesurf e do windsurf, por exemplo.
Para a prática desses esportes, você encontra equipamentos para alugar ali mesmo na praia. Inclusive, é comum encontrar instrutores desses esportes pelas proximidades.
Se você prefere um programa mais tranquilo, pode simplesmente deitar na praia e relaxar. A praia tem esse nome por causa de sua areia macia, e deu até origem a um interessante provérbio: “se a vida é dura, a praia é mole”.
9. Praia da Galheta

A Praia da Galheta fica pertinho da Praia Mole, e recebe uma galera ainda mais alternativa. Isso porque a Galheta é uma praia de nudismo opcional.
Apesar de ficar numa das regiões mais movimentadas da ilha, a Galheta é um lugar de muita tranquilidade. Ao redor fica uma área de proteção ambiental, o que confere à essa praia paisagens totalmente paradisíacas.
Além dos adeptos do naturismo, a praia também é muito frequentada por surfistas, já que apresenta ondas um pouco grandes. Vale notar que, geralmente, as praias da costa leste da ilha, que estão viradas para o oceano, apresentam mar agitado.
Apesar de ser um dos principais pontos turísticos de Florianópolis, a Praia da Galheta não possui nenhum serviço turístico, como bares e restaurantes. Mas isso não é um problema: se a fome bater, basta dar um pulo na vizinha Praia Mole, que oferece todas as comodidades.
Para chegar na Galheta, só através de trilhas. A partir da Praia Mole, a trilha é bem curtinha e rápida.
Mas, se você quer mais contato com a natureza, pode fazer a trilha da Galheta, que sai do bairro Barra da Lagoa. Essa trilha é mais longa, e percorre a área de preservação ambiental, de onde é possível ver paisagens deslumbrantes da ilha e do mar.
10. Praia de Moçambique

A praia de Moçambique é a maior e uma das menos movimentadas de Floripa. Fica dentro de um parque ecológico, por isso não possui nenhuma infraestrutura turística.
São aproximadamente 8 quilômetros de areia clara e macia, num ambiente paradisíaco. A vegetação dos arredores é intocada, criando um cenário quase selvagem.
A Praia de Moçambique, como as demais praias da costa leste da ilha de Florianópolis, possui um mar agitado e com muitas ondas. Por isso, dos poucos frequentadores da Praia de Moçambique, a maioria é surfistas.
Caso você não seja surfista e nem tenha desejo de encarar o mar agitado da praia, uma boa ideia é fazer uma caminhada pela orla. Como é bem extensa, uma volta por lá dá um exercício e tanto.
Considerada um dos grandes pontos turísticos de Florianópolis, essa praia é para quem curte uma experiência mais roots. Localiza-se ao norte da Praia Mole e ao sul da Praia dos Ingleses.
11. Santo Antônio de Lisboa

Um pouco ao norte do centro de Floripa, fica um dos distritos mais badalados da cidade: a histórica vila de Santo Antônio de Lisboa.
Essa charmosa vila foi fundada no século XVIII, por imigrantes portugueses que, apesar do nome, não vieram de Lisboa. Vieram sobretudo dos Açores. De lá, trouxeram sua cultura e suas tradições.
Parte dessa cultura açoriana pode ser vista nas casinhas centenárias que enfeitam as pequenas e poucas ruas de Santo Antônio de Lisboa. Essas casinhas são um charme, e formam um pano de fundo perfeito para suas fotos.
Apesar de ser muito visitado por turistas, Santo Antônio de Lisboa surpreende pela cara de cidadezinha do interior. Na baixa temporada, então, fica difícil acreditar que se está a apenas 15 quilômetros do centro de Floripa.
A proximidade do mar dá um toque todo especial ao casario colonial. Nesse sentido, o distrito lembra um pouco a cidade de Paraty, no estado do Rio de Janeiro.
Apesar do banho ser proibido na região, há uma vantagem. O pôr do sol em Santo Antônio de Lisboa é considerado um dos espetáculos mais bonitos da ilha.
Depois de assistir o pôr do sol, você pode curtir um pouquinho da noite por ali mesmo. Como em todos os distritos turísticos de Florianópolis, em Santo Antônio há uma boa oferta de bares e restaurantes.
Alguns restaurantes bem procurados são a Marisqueira Sintra, o Rosso e o Chão Batido, que ficam bem na beirinha da água. Nesses lugares, é possível fazer refeições em mesinhas ao ar livre, com a vista deslumbrante do mar.
Santo Antônio de Lisboa é um dos cantinhos mais bonitos, bucólicos e românticos da Ilha da Magia. É um dos pontos turísticos de Florianópolis mais bonitos, e compensa reservar pelo menos uma tarde para conhecê-lo.
Ônibus – linhas 331 e 332 (convencionais).
12. Jurerê Internacional

Talvez o ponto alto de Floripa, sua região mais badalada e mais famosa seja Jurerê Internacional. E não é internacional só no nome não: a fama de Jurerê conquistou o mundo todo.
Jurerê Internacional é o nome de um bairro de luxo, no norte da ilha de Florianópolis. Projetado por Niemeyer, é hoje o endereço dos ricos e famosos de Santa Catarina e de outras partes do Brasil.
As mansões de Jurerê, bem naquele estilo californiano, são de deixar qualquer um de boca aberta. Nas ruas do bairro, desfilam carros de luxo.
A Praia de Jurerê é bastante movimentada, frequentada por moradores e por turistas. Com água mansa, areia fina e uma estrutura turística invejável, a praia de Jurerê é uma das mais frequentadas da cidade.
Mas o que faz de Jurerê um destino internacional são as suas festas. O bairro conta com diversas baladas, muito frequentadas pela elite e, principalmente, por jovens.
Dentre essas baladas, as mais famosas são a Cafe La Musique, Posh Club, Milk Club e P12. Dentre os frequentadores habituais dessas festas, estão celebridades e grandes artistas.
Se os solteiros vão se esbaldar nas baladas, os casais podem curtir uma noite romântica em algum dos muitos restaurantes e bares sofisticados de Jurerê. O Positano Diamond Bar, o La Serena e o Donna Jurerê são apenas algumas das muitas e imperdíveis opções.
Muito luxo e muita sofisticação, além das belas paisagens, fazem de Jurerê um dos pontos turísticos de Florianópolis mais simbólicos. Claro, tudo isso tem um preço, mas, independentemente de seu orçamento, uma volta pelo bairro é um passeio imperdível.
Para chegar em Jurerê de ônibus há várias opções. Do centro (TICEN) até Jurerê direto, você pode pegar o ônibus 1123 (executivo). Agora, se você estiver em Santo Antônio de Lisboa, basta pegar o ônibus 272 (convencional) para chegar em Jurerê.
13. Praia de Canasvieiras
Também na zona norte da ilha, a leste de Jurerê, fica a Praia de Canasvieiras. Considerada um dos mais charmosos pontos turísticos de Florianópolis, essa praia é ideal para ir com a família inteira.
Possui um público mais velho, se comparado com Jurerê. Geralmente, Canasvieiras é frequentada por famílias e, principalmente, por turistas argentinos e uruguaios.
Canasvieiras tem um mar mais calmo, águas com temperatura mais elevada e ondas menores. É perfeita para crianças ou para pessoas que não sabem nadar muito bem.
O distrito de Canasvieiras funciona também como uma cidade individual. Possui comércio, restaurantes variados e vários hotéis.
Uma das atrações de Canasvieiras são os vários passeios de barco e de lancha que saem de lá. O mais famoso é o Barco Pirata, que percorre um bom trecho do litoral norte da ilha.
Para chegar a Canasvieiras a partir do centro (TICEN), você pode pegar as linhas 221 e 210 (convencionais). De Jurerê, pegue o ônibus 250. Mas atenção: esses ônibus vão até o TICAN, o terminal de Canasvieiras. Do TICAN até a praia, é preciso pegar outro ônibus ou um táxi.
14. Praia dos Ingleses
Outra praia muito frequentada pelos argentinos é a Praia dos Ingleses. Mas nessa, a predominância do espanhol é bem menor, atraindo também muitos visitantes brasileiros e de outros países.
A Praia dos Ingleses também está virada para o norte, e por isso possui as mesmas características de Canasvieiras, como o mar calmo e de temperatura amena. Aliás, na verdade, a Praia dos Ingleses possui um trecho de ondas mais fortes, muito procurado por surfistas.
A Praia dos Ingleses conta com um grande conjunto de dunas. Se você atravessar a faixa de dunas, você chega na Praia do Moçambique, que vimos lá em cima.
É muito frequentada por famílias, sendo ótima para levar as crianças. Mas também possui um pouco de animação e vida noturna, atraindo um público mais jovem.
O distrito onde fica a Praia dos Ingleses se chama Ingleses do Rio Vermelho. Se você se hospedar por lá, além de praia, vai ter pertinho de você lojas, restaurantes e bares muito animados.
Para chegar até a Praia dos Ingleses de ônibus, você pode pegar o ônibus 264 (convencional) no TICAN, em Canasvieiras. Ou, do centro (TICEN), o ônibus 1121 (executivo).
15. Praia Brava

A Praia Brava pode ser vista como uma versão menos conhecida de Jurerê. Muito badalada, frequentada por gente jovem e, geralmente, de classe alta, essa praia é um dos pontos turísticos de Florianópolis mais bonitos.
A Praia Brava fica na Ponta das Canas, a parte mais ao norte da ilha. Como o nome indica, apresenta ondas fortes, sendo muito procurada pelos surfistas.
A principal atração da Praia Brava, além do cenário paradisíaco, são as festas e os bares. Ali mesmo, na areia, há vários quiosques, muita gente e um clima de festa, principalmente no verão.
A animação segue noite adentro nos diversos bares e baladas que ficam na região. O agito não tem hora para acabar, e as opções de estabelecimentos são bastante diversificadas.
Se você quer curtir a vida noturna de Floripa, depois de Jurerê, a Praia Brava pode ser uma das melhores opções. Para chegar de ônibus, você pegar no centro (TICEN) o ônibus 1122 (executivo); ou em Canasvieiras (TICAN) o ônibus 266 (convencional).
16. Praia da Daniela
A Praia da Daniela também fica no litoral norte da ilha, mas mais voltada para o lado continental. Isso faz dela uma das praias mais tranquilas da ilha, ideal para todas as faixas etárias.
Apesar de ficar no litoral norte, a Praia da Daniela não possui a badalação de suas vizinhas, como Jurerê. Não há comércio nem restaurantes na orla (leve um lanche, se pretender passar algum tempo por lá).
Fica pertinho de uma área de proteção ambiental, o que faz com que parte de sua paisagem seja intocada. O cenário é bastante arborizado e conta com um manguezal.
Pertinho da praia da Daniela há um bairro residencial. Possui algumas opções de hospedagem, mas não o comércio diferenciado de Canasvieiras, por exemplo.
No entanto, o bom da Praia da Daniela é que ela é um ambiente tranquilo, que fica bem pertinho dos lugares mais agitados da ilha.
Por isso, é uma boa opção para quem quer conhecer os dois lados da ilha. Se você não abre mão de um agito, mas gosta de dormir com tranquilidade, a Daniela é uma boa opção para você.
Para chegar na Praia da Daniela de ônibus, você deve pegar o ônibus 271 (convencional), que sai de Santo Antônio de Lisboa (TISAN).
17. Fortaleza de Anhatomirim

No período colonial, quando começou a ocupação da ilha de Florianópolis, foram construídas fortalezas. Essas fortalezas foram construídas em pontos estratégicos, e serviam para defender e vigiar a cidade.
Das três fortalezas, a mais famosa é a de Anhatomirim. Fica numa pequena ilha, de frente para a Praia da Daniela, mas mais próxima do continente.
A Fortaleza de Anhatomirim foi construída por volta de 1740. Atualmente, é tombada como um dos principais patrimônios históricos da cidade.
Posteriormente, uma das construções da fortaleza serviu como sede do primeiro governo de Santa Catarina.
Por lá, você vai ver construções antigas, muralhas e diversos outros monumentos. Destaque para a Casa do Comandante, que foi a sede do governo, o Quartel da Tropa e a grande porta de entrada.
Essas construções são de grande beleza, mas ficam ainda mais bonitas pelas belas vistas do mar que se tem da ilha. É um lugar que rende ótimas fotos.
Para chegar a Anhatomirim, só de barco. Agora, que tal fazer esse passeio num barco pirata?
O passeio no Barco Pirata é considerado um dos mais famosos de Floripa, e você pode reservar aqui. O passeio sai da Praia de Canasvieiras e, além de ir a Anhatomirim, faz um tour ao longo da costa norte de Florianópolis.
18. Praia do Campeche

A Praia do Campeche é uma das maiores de Floripa. São quilômetros e quilômetros de areia clara e macia para você relaxar.
Como eu disse, o sul da ilha apresenta atrações mais tranquilas, paradisíacas. E a Praia do Campeche não é uma exceção: apesar de atrair muitas pessoas, principalmente surfistas, não é muito agitada.
A Praia do Campeche fica na costa leste de Florianópolis, virada para o alto mar. Isso significa que o mar é agitado e apresenta grandes ondas.
A água é relativamente fria, o que pode ser um problema durante o inverno. No verão, a temperatura da água fica agradável, ideal para amenizar o calor dos dias mais quentes.
Há duas atrações nas proximidades da praia do Campeche. Uma delas é o conjunto de dunas, que formam paisagens maravilhosas. Outra importante atração é a Ilha do Campeche, que veremos abaixo.
Para chegar na Praia do Campeche, você pode pegar no TICEN os ônibus 410 e 430 (convencionais) que vão até o TIRIO, o terminal mais próximo da praia. Do TIRIO até a praia, você pode pegar o ônibus 462 (convencional) ou outros que fazem esse trajeto.
19. Ilha do Campeche

Não por acaso, a Ilha do Campeche é considerada um dos pontos turísticos de Florianópolis imperdíveis. Essa pequena ilha possui uma natureza exuberante, cercada por um mar calmo e de águas super cristalinas.
A Praia da Ilha do Campeche é considerada uma das mais bonitas do Brasil, e é conhecida como o Caribe de Florianópolis.
Além da praia, que por si só já merece uma visita, a Ilha do Campeche reserva mais atrações.
Considerada um sítio arqueológico de grande importância, a Ilha do Campeche foi tombada pelo IPHAN como patrimônio histórico. É que as pedras dessa ilha estão pinturas rupestres, muito antigas, que ajudam a contar a pré-história de Santa Catarina e do sul do país.
Para conhecer essas pinturas, a melhor forma é fazer trilhas guiadas, que são oferecidas na ilha. Nessas trilhas, além de poder ver as tais pinturas rupestres, você ainda vai ter vistas panorâmicas totalmente deslumbrantes da ilha e do oceano azul turquesa que a rodeia.
Apesar de ser um lugar muito procurado, a Ilha do Campeche é relativamente tranquila. Isso se deve ao fato de que há um limite máximo de visitantes por dia.
As embarcações saem principalmente de três lugares: da Praia da Armação, da Barra da Lagoa e da Praia do Campeche. Da praia do Campeche o trajeto é bem mais rápido: de 10 a 20 minutos. Dos outros lugares, o trajeto pode chegar a uma hora.
Os valores de ida e volta variam de R$ 100 a R$ 150, dependendo do local e da temporada.
20. Lagoa do Peri

Um pouco ao sul da Praia do Campeche, fica a Lagoa do Peri, um lugar de grande beleza e tranquilidade. Essa lagoa é ideal principalmente para quem não sabe nadar muito bem e ficou com medo das águas revoltas de algumas das praias que eu apresentei acima.
A Lagoa do Peri é um dos cenários mais bonitos da ilha. Cercada por montanhas e por uma exuberante vegetação de Mata Atlântica, essa lagoa de água doce é um ótimo pano de fundo para suas fotos.
O ambiente é tranquilo e, se comparado com outros locais da ilha, pouco movimentado. A maior parte dos frequentadores são famílias, inclusive muitas crianças.
O local conta com uma boa estrutura turística e é bastante seguro. Se der fome, saiba que é possível almoçar ali mesmo, em um restaurante que fica nos arredores.
Para ir de ônibus, você pode pegar a linha 564 (convencional), que sai do TIRIO.
21. Praia da Armação
Pertinho da Lagoa do Peri fica a Praia da Armação, um dos destinos mais procurados do sul da Ilha da Magia. Com paisagens naturais incríveis, a Praia da Armação é mais um dos pontos turísticos de Florianópolis imperdíveis.
A Praia da Armação fica virada para o leste, então é comum a presença de ondas fortes. Mas como a praia fica numa espécie de enseada, numa pequena baía, há uma parte da praia que apresenta um mar mais calmo.
A povoação da Praia da Armação surgiu com uma vila de pescadores. Apesar do desenvolvimento da cidade, um pouco dessa tradição inicial permanece nessa praia e em seus arredores.
Por lá, você vai ver pescadores tradicionais e seus barquinhos, cruzando o mar. O cenário bucólico e nostálgico fica ainda mais completo com a bela paisagem que envolve a praia, repleta de belezas naturais bastante preservadas.
Apesar desse lado tradicional, você encontra por ali bares e restaurantes, bem como uma infraestrutura bem completa. Há também muitas opções de hotéis e pousadas.
Outro ponto importante sobre a Praia da Armação: é de lá que sai a maioria dos passeios para a Ilha do Campeche. Mas, como esse passeio é muito procurado, seja esperto e faça a sua reserva aqui com algumas semanas de antecedência.
Ônibus 564, a partir do TIRIO.
22. Ribeirão da Ilha

Ribeirão da Ilha é outro vilarejo histórico, de influência açoriana. Como no caso de Santo Antônio de Lisboa, aqui também as belas paisagens se unem à arquitetura colonial para formar cenários super charmosos.
A vila surgiu no século XVIII, e parece até hoje perdida no tempo. Diferentemente do agito que você encontra em outras regiões de Floripa, em Ribeirão da Ilha você vai encontrar um ambiente de tranquilidade, como se estivesse numa pequena vila.
As casinhas são simples, com portas e janelas de madeira, algumas com jardineiras na janela. As ruas estreitas, com pouco movimento, são um convite para um passeio despreocupado, sem nenhuma pressa.
A proximidade com o mar deixa o ambiente ainda mais charmoso. Além do azul do mar, Ribeirão da Ilha também é muito cercado pelo verde da Mata Atlântica.
O bairro não possui toda estrutura comercial dos distritos do norte da ilha, por exemplo. Mas conta com alguns restaurantes e bares bem aconchegantes.
O mais famoso de todos é o Restaurante Ostradamus, um símbolo de Ribeirão da Ilha. Inspirado na culinária portuguesa, o restaurante é especialista em ostras, que são pescadas ali mesmo, pelos moradores do bairro.
Ônibus – linha 565 (convencional), saindo do TIRIO.
23. Praia da Lagoinha do Leste

A Lagoinha do Leste é considerada por muitos a praia mais bonita de Floripa, mas também é a de acesso mais difícil. Localiza-se ao sul da Praia da Armação e ao norte da Praia Pântano do Sul.
Há duas formas de chegar na Lagoinha do Leste: de barco e a pé. Os trajetos de barco saem da Praia da Armação ou da Pântano do Sul, e são mais comuns no verão.
Mas, se você gosta de uma experiência roots, de entrar no meio da natureza selvagem e percorrer trilhas íngremes e bem exigentes, você pode optar por ir até a Lagoinha do Leste a pé. Além da adrenalina, fazer o trajeto a pé é reconfortante por causa das belíssimas paisagens que se tem no caminho.
Depois de fazer o árduo caminho, você vai ter uma das praias mais bonitas do Brasil para descansar à vontade. Lagoinha do Leste é banhada por um mar incrivelmente azul, e possui areia clara e fina.
O nome da praia vem de uma pequena lagoa que fica ali mesmo, na faixa de areia, pertinho do mar. A praia é cercada por grandes montanhas e uma vegetação exuberante, típica da Mata Atlântica.
Pela dificuldade de acesso, a Lagoinha do Leste é uma praia quase deserta. Quando se chega lá, é difícil acreditar que se está em Florianópolis, relativamente perto da movimentada Praia da Armação.
Quer ainda mais adrenalina? Do lado sul da Lagoinha do Leste fica o mirante do Morro da Coroa. Para subir até lá é bastante difícil, mas lá do alto você tem grandes chances de tirar a foto mais bonita de sua viagem.
Mas atenção: não faça as trilhas sem um guia. É muito importante ir acompanhado de alguém que conheça bem a região; os guias podem ser encontrados na Praia da Armação.
Bate e Volta Balneário Camboriú

Se você tem tempo em Florianópolis, que tal fazer um bate-volta na região? Uma das cidades de Santa Catarina mais procuradas pelos turistas que estão em Floripa é Balneário Camboriú, a apenas 80 quilômetros de distância.
Balneário Camboriú é famosa em todo o Brasil por causa de seus prédios. Com apenas 150 mil habitantes, a cidade tem cara de metrópole e já ganhou um apelido de luxo: a Dubai Brasileira.
E não é pra menos: dos 10 prédios mais altos do país, 8 ficam em Balneário. Além disso, Balneário possui também os prédios residenciais mais altos da América do Sul, as torres gêmeas do Yachthouse Residence.
Grande parte desses prédios ficam na orla, na Avenida Atlântica. Essa avenida possui um dos mais belos skylines do Brasil, e é de visita obrigatória.
Ao sul da Avenida Atlântica fica o Parque Unipraias, com uma exuberante paisagem de Mata Atlântica. Mas o grande atrativo desse parque são os bondinhos, dos quais é possível ver a Avenida Atlântica com seus prédios de um ângulo maravilhoso.
Camboriú também tem praias, muitas praias. Ao sul da Avenida Atlântica tem a Praia das Laranjeiras, a Praia das Taquaras, a do Estaleiro e a do Estaleirinho.
Ao norte da avenida principal, fica a Praia do Buraco e a Praia Brava. Entre essas duas praias, o Morro do Careca, de onde se tem lindas vistas e onde é possível voar de parapente.
Balneário Camboriú é uma cidade prática. Como é uma cidade pequena e bastante compacta (é uma das cidades mais verticalizadas do país), é possível conhecer o que ela tem de melhor em um dia, em um passeio de bate-volta.
Mas, como é uma cidade muito turística, com uma grande infraestrutura, ela oferece uma grande variedade de atrações interessantes. Por isso, os turistas que pretendem ficar um bom tempo na cidade não de forma nenhuma se entediar por lá.
Para chegar a Balneário Camboriú de ônibus é bem simples: o Terminal Rodoviário Rita Maria fica do lado do TICEN, pertinho do Mercado Público de Floripa. A empresa Catarinense faz o trajeto entre as duas cidades, e a passagem custa menos R$ 35.
Onde ficar em Florianópolis
Veja algumas dicas de hotéis e pousadas para curtir os seus passeios em Florianópolis tendo a melhor experiência:
Mar e Mar Florianópolis ($)


Um dos pontos a favor do Mar e Mar é a sua localização de 300 metros da Praia dos Ingleses.
A Pousada possui opções como o apartamento de um quarto, que acomoda até 3 pessoas e possui cozinha equipada, o quarto família, que acomoda até 4 pessoas, a suíte deluxe para casais e o quarto com acessibilidade, alem de wi-fi e ar condicionado.
Pela manhã, a pousada serve um delicioso café da manhã, bem famoso pelos bolos e tortas. Um charmoso ofurô na cobertura completa a experiência da hospedagem.
Pousada Baleia Franca Canasvieira ($)

A Pousada Baleia Franca é um opção de acomodação de até 100 reais para casal. A apenas uma quadra de distância da Praia de Canasvieiras.
Seus quartos podem acomodar 2, 4 ou 6 pessoas, e todos são equipados com ar-condicionado, utensílios de cozinha, wi-fi e televisão. Os quartos da frente possuem uma sacada, e a maioria das acomodações possui também lavanderia individual.
Palm Beach Apart Hotel ($)

O Palm Beach Apart Hotel situa-se na Praia dos Ingleses – por isso, quem se hospeda lá tem acesso direto a esta praia e sua acomodações são beneficiado com uma bela vista para o mar.
Além disso, os quartos possuem ar-condicionado, televisão, sacada com churrasqueira, cozinha equipada e em geral acomodam até 4 pessoas.
É uma ótima opção pelo conforto do hotel e ainda disponibiliza guarda-sóis e cadeiras para quem vai curtir um dia de praia.
Majestic Palace Hotel ($$)


Uma opção de hospedagem em Floripa com um ótimo custo benefício é o Majestic Palace Hotel.
Falando das acomodações, todas possuem ar-condicionado, televisão e minibar e wi-fi. As variações ficam por conta do tamanho, da vista e de alguns confortos, como: banheira jacuzzi, travesseiros de penas de ganso e outros luxos.
Além de um excelente café da manhã, o Majestic possui um restaurante com vista panorâmica para a Avenida Beira Mar Norte.
Se você gostou do Majestic até agora, espere até chegar na melhor parte: imagine que incrível voltar da praia e relaxar na piscina, sem perder a vista para o mar.
Pousada Ilha Faceira ($$)

A apenas 200 metros da Praia do Campeche, a Pousada Ilha Faceira possui quartos aconchegantes, que podem ser duplos ou triplos, todos equipados com wi-fi, televisão, ar-condicionado e uma agradável varanda com rede e vista para o jardim.
Além destas acomodações, a Pousada oferece a Suíte Master, que acomoda até 6 pessoas e possui cafeteira e banheira de hidromassagem. As diárias incluem o café da manhã servido pelo hotel e o serviço de quarto.
IL Campanario Villaggio Resort ($$$)


Se sua preferência em Florianópolis é a Praia de Jurerê, o Il Campanario Villaggio Resort pode ser uma boa opção, pois fica a apenas 2 minutos desta praia. Você pode escolher as acomodações que possuem ar-condicionado, TV, banheiro com hidromassagem vertical, utensílios de cozinha e outros confortos.
Este Resort vai transformar a hospedagem em uma verdadeira experiência, pois possui uma série de atrativos dentro do próprio espaço, como restaurantes, piscinas, coberta e ao ar livre, sala de massagens, espaço kids e parquinhos para os pequenos.
Dicas para os viajantes de Floripa
Algumas informações importantes antes de você embarcar para Floripa: a melhor forma de se locomover pela ilha é de carro. Florianópolis não é uma cidade comum: as distâncias são grandes, as atrações são muito afastadas umas das outras.
De carro, você terá mais autonomia e poderá aproveitar ao máximo o seu tempo. Caso você não esteja de carro na cidade, pode alugar um. Há diversas empresas de aluguel de carros na ilha.
Mas calma: mesmo que você não pretenda alugar um carro, nem por isso você vai ficar de fora dos pontos turísticos de Florianópolis. Acima coloquei as linhas de ônibus que você pode pegar para conhecer todas as atrações da ilha.
O transporte público pode parecer um pouco confuso, mas não é. A cidade conta com 6 terminais de integração:
- o TICEN, no centro;
- o TILAG, na Lagoa da Conceição;
- o TISAN, em Santo Antônio de Lisboa;
- o TICAN, em Canasvieiras;
- o TIRIO, próximo da Praia do Campeche;
- o TITRI, que não aparece nessa lista.
De um terminal a outro há ônibus o tempo todo, de forma que é fácil você sair de um terminal e ir parar num terminal do outro lado da cidade. Dos terminais, saem ônibus regionais, por isso para ir a qualquer ponto da ilha a primeira coisa a saber é qual o terminal mais próximo.
Mas atenção para os valores das passagens: os trajetos mais próximos, chamados “convencionais”, custam R$ 4,50. Já os ônibus “executivos”, que vão para outros distritos, custam R$ 11.
Se você é como eu e gosta de planejar tudo direitinho, pode consultar o horário dos ônibus aqui.
Para maximizar seu tempo na ilha, você precisa escolher bem o lugar onde vai se hospedar. A escolha de hospedagem vai depender do tipo de experiência que você quer ter na ilha.
Apesar de ter opções de hospedagem em toda a ilha, a maior parte da rede hoteleira e das pousadas fica em três regiões principais: o Centro, principalmente na região da Beira Mar Norte; Lagoa da Conceição e o norte da ilha, principalmente Jurerê, Canasvieiras e Ingleses.
Hospedar no centro é uma boa opção para quem quer preços baixos e tem mais tempo na cidade. Do centro é um pouco mais difícil se locomover pela ilha, já que as distâncias são grandes.
Se você quer uma viagem tranquila, pra desestressar, talvez o melhor lugar para se hospedar seja na Lagoa da Conceição. Mais aconchegante que os bairros do norte, na Lagoa você fica mais próximo das paradisíacas praias do sul da ilha.
Mas se o que te leva a Floripa é vontade de curtir dias de muita animação, então uma boa escolha é o norte da ilha. Jovens em busca de badalação ficarão muito bem instalados em Jurerê Internacional, e famílias ficarão mais à vontade em Canasvieiras e Ingleses.
Se você tiver tempo na região, pode estender sua viagem para outras cidades do estado. Além de Balneário Camboriú, Bombinhas, Blumenau e Palhoça são destinos próximos e imperdíveis.

Se você estiver com as crianças, o parque Beto Carrero World é uma boa opção. Fica a pouco mais de 100 quilômetros ao norte de Floripa.
Enfim, acho que é só. O fato é que, independentemente do lugar onde você vai se hospedar, ou qual meio de transporte você vai usar, sua viagem para Floripa será ótima.
A capital catarinense é uma cidade imperdível e deixa todos os visitantes encantados. Prepare-se para dias incríveis, pois a Ilha da Magia é uma cidade inesquecível e, principalmente, inexplicável.
Planeje sua viagem para Florianópolis
Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.
Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.
É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.
O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.
Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.
Planeje sua Viagem pelo Brasil toda por aqui!
Finalmente, depois de uma avalanche de dicas, aqui está a última e mais importante: Em viagens, tempo é igual a dinheiro. Para poupar seu precioso tempo, reuni todos os sites que você precisará para planejar o que fazer na sua próxima aventura.
⛪ Hotel: Reserve já sua hospedagem pelo Booking e economize. Simples assim!
❤ Seguro Viagem: A Real Seguro Viagem é a melhor assistência à saúde e cobertura para imprevistos.
♟️ Passeios Incríveis: Com a Civitatis descubra passeios autênticos e seguros!
⛽ Aluguel de Carro: Alugue seu carro com a RentCars e compare preços. Sua aventura do seu jeito!
✈ Passagens aéreas: Com o Skyscanner encontre descontos de até 35% para todos os destinos.