Pontos Turísticos de Fortaleza: 23 principais lugares para visitar

DestinoBrasilPontos Turísticos de Fortaleza: 23 principais lugares para visitar

Se você quer uma viagem com praias lindíssimas, passeios de quadriciclo pelas dunas, forró, comida boa e alto astral, esse artigo é para você. Para que você realize a viagem dos seus sonhos, vou te apresentar 23 pontos turísticos de Fortaleza e região imperdíveis.

A primeira coisa que se pensa quando se fala na capital cearense é praia. E, de fato, a região possui algumas das praias mais bonitas do Brasil.

Uma das caraterísticas das praias de Fortaleza e do Ceará é a abundância de areia. Além de praias largas, com grande faixa de areia, em quase todas há dunas, que formam paisagens tropicais incríveis.

Mas há uma questão importante, que você deve levar em conta antes de embarcar nessa viagem. As praias da região central de Fortaleza não são as melhores para o banho.

Algumas das praias mais famosas da região não ficam em Fortaleza, e sim nos municípios vizinhos. Ao visitar Fortaleza, portanto, você não pode ficar só na capital. 

É necessário esticar sua viagem pelo litoral cearense, onde ficam atrações imperdíveis. Isso requer um certo planejamento.

Mas Fortaleza tem muito mais do que apenas praias. Visitar a cidade e perder suas belezas arquitetônicas e suas atrações históricas seria uma pena.

No centro, há uma série de pontos turísticos bem interessantes, como museus e casarões antigos. Há também belas praças e monumentos urbanos que merecem uma visita.

Além disso, há ainda muitos pontos culturais. A cultura de Fortaleza é muito rica, e ir até lá e não visitar suas lojas de artesanato e suas apresentações de forró não é recomendado.

Mas tudo isso eu vou falar no texto abaixo. Continue lendo que eu vou te apresentar o que Fortaleza tem de melhor .

 1. Avenida Beira Mar

Avenida Beira Mar

A Avenida Beira Mar é a mais importante da cidade. Além de ser o lugar mais movimentado, ela é considerada um dos pontos turísticos de Fortaleza mais famosos.

A Beira Mar fica na orla da cidade, e atravessa três bairros: Mucuripe, Meireles e Iracema. São três bairros de luxo, com uma boa oferta de hotéis, restaurantes, bares e lojas.

A Avenida Beira Mar é o endereço mais cobiçado de Fortaleza. Os prédios da avenida estão entre os mais luxuosos da cidade, e o metro quadrado nessa região é um dos mais caros do país.

A melhor forma de aproveitar essa avenida é fazendo o que os fortalezenses fazem: dar uma volta pelo calçadão, fazer uma caminhada, uma corrida ou simplesmente sentar-se em algum banco.

Seu calçadão é um dos principais pontos de lazer dos moradores da cidade. Dali, é possível ter uma vista linda dos prédios da avenida e, também, do mar.

Que tal entrar na onda dos fortalezenses e fazer uma caminhada ou uma corrida pela orla, para abrir o apetite? Se a fome bater, você pode fazer alguma refeição ali mesmo, em um dos restaurantes da avenida.

Outra dica ótima para fazer por ali é visitar a feira de artesanato que acontece no local. A Feirinha da Beira Mar acontece na orla de Meireles, todos os dias, a partir das 17h.

CLIQUE AQUI para encontrar os melhores passeios em Fortaleza

 2. Praia de Meireles

Praia de Meireles

As praias da Avenida Beira Mar não são muito próprias para banho. Por ficarem próximas do porto, muitas vezes elas são desaconselháveis para banho.

Mas nem por isso elas deixam de ser grandes atrativos da cidade. A Praia do Meireles, por exemplo, é um dos mais bonitos pontos turísticos de Fortaleza.

Possui uma grande faixa de areia, onde é possível tomar sol e fazer exercícios. O mar de água azul turquesa é maravilhoso.

Ao fundo, o skyline dos elegantes prédios da Avenida Beira Mar completam a paisagem.

Uma boa dica é visitar a Praia do Meireles no fim de tarde, quando o pôr do sol deixa a paisagem ainda mais bonita.

E, como eu disse acima, a tardinha também é boa para conferir a feira que acontece por ali.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Fortaleza

 3. Praia de Mucuripe

Praia de Mucuripe

A leste da Praia de Meireles fica a de Mucuripe, que possui basicamente as mesmas características da vizinha. Mar calmo, água azul turquesa e os prédios elegantes ao fundo.

O grande diferencial da Praia de Mucuripe é que essa região é muito usada para a pesca. A vista do mar de Mucuripe é enfeitada por vários barquinhos de pescadores.

E por falar em pesca, vale lembrar que ali na Praia de Mucuripe fica o Mercado dos Peixes, um dos mais visitados pontos turísticos de Fortaleza.

Esse mercado é um dos melhores lugares da cidade para comer. Bons frutos do mar e uma vista incrível o transformam num lugar de parada obrigatória.

 4. Praia de Iracema

A praia mais famosa do centro de Fortaleza é a de Iracema. Seu nome é uma homenagem a uma personagem indígena de um livro de José de Alencar.

Na praia, há uma estátua representando Iracema. No bairro, as ruas são batizadas com nomes de tribos indígenas da região.

Não perca a oportunidade de fotografar os prédios da Avenida Beira Mar. A paisagem urbana que se tem da praia de Iracema é um dos principais cartões postais da cidade.

Essa praia possui uma faixa de areia muito larga. Trata-se na verdade de uma praia artificial, construída após um aterro. O mar é calmo e cristalino, mas na maior parte das vezes impróprio para o banho.

Mas, se você viu o mar e ficou com vontade de dar um mergulho, você pode consultar a condição da água aqui, num boletim emitido pelo estado. Se no boletim constar que a água está boa para banho, pode se refrescar à vontade.

Mas, se não estiver boa, não se preocupe. Continue lendo o texto até o fim, que depois de dar um giro pelo centro, eu vou te mostrar o que Fortaleza tem de melhor no quesito praias.

Não deixe também de dar uma volta pelo bairro de Iracema. Essa parte da cidade possui muitos estabelecimentos comerciais, e suas ruas são uma delícia.

De noite, a dica é visitar o Pirata Bar, que fica na Rua dos Tabajaras, pertinho da praia. O melhor dia para visitar esse bar é a segunda, apelidada de “Segunda mais louca do mundo”, com muita animação e muito forró.

 5. Ponte dos Ingleses

Ponte dos Ingleses

A Ponte dos Ingleses é um dos grandes símbolos de Fortaleza, e fica na Praia de Iracema. Foi construída por volta de 1920, por uma empresa da Inglaterra, de onde vem o seu nome.

A primeira coisa que você precisa saber sobre a Ponte dos Ingleses é que ela não é uma ponte. Trata-se, na verdade, de um píer.

Outra coisa interessante sobre esse cartão-postal da cidade é que ela foi construída para servir de porto. No entanto, desde a sua construção, ela nunca teve essa função.

Nas últimas décadas, a ponte foi restaurada para fins turísticos. Desde então, transformou-se num dos mais visitados pontos turísticos de Fortaleza.

O que faz da Ponte dos Ingleses um lugar tão procurado é a vista que se tem de lá. A paisagem dos prédios modernos da Avenida Beira Mar é simplesmente deslumbrante, e merece várias fotos.

E, é claro, a vista para o mar é imperdível. A Ponte dos Ingleses é o melhor lugar para apreciar o belo pôr do sol da capital cearense.

 6. Dragão do Mar

Dragão do Mar

Apesar do nome estranho, o Dragão do Mar é um dos mais tradicionais centros culturais da cidade, e também um dos maiores do país. Faz parte daqueles pontos turísticos de Fortaleza de visita obrigatória, que você não pode deixar de conhecer de jeito nenhum.

A visita ao Dragão do Mar já valeria pela beleza da arquitetura. Misturando construções antigas com estruturas modernas, esse centro cultural possui uma aparência curiosa, muito bonita.

O espaço conta com apresentações musicais, peças de teatro, biblioteca, salas de exposição e até um planetário. Nas dependências do Dragão também há dois museus: o Museu de Arte Contemporânea e o Museu da Cultura Cearense.

Isso tudo é bastante coisa para você visitar durante o dia. Mas talvez a hora mais gostosa para aproveitar o Dragão do Mar seja de noite.

Considerado um dos redutos mais charmosos da noite cearense, do lado de fora do Dragão do Mar ficam vários bares. Esses bares enchem durante a noite, principalmente nos fins de semana.

O Dragão do Mar fica pertinho da orla de Iracema. Uma boa dica é, depois de curtir a tarde na praia de Iracema e ver o pôr do sol na Ponte dos Ingleses, ir até o Dragão do Mar para aproveitar a noite da cidade.

A entrada é gratuita.

 7. Mercado Central

Mercado Central de Fortaleza

Ali, pertinho do Dragão do Mar, fica o Mercado Central de Fortaleza. Apesar de vender outras coisas, como comidas e bebidas típicas, o forte desse mercado mesmo é o artesanato.

O Mercado Central de Fortaleza é considerado o maior mercado de artesanato do Brasil. Por aqui, você encontra tudo relacionado ao artesanato.

Se você quiser comprar lembrancinhas de Fortaleza, para decorar sua casa ou dar de presente para os amigos, o Mercado Central é sua melhor opção. Em seus três andares, você encontra uma grande variedade de produtos.

Os produtos têxteis estão entre os mais procurados. Tecidos, rendas, bordados, roupas e redes, todos de produção artesanal.

Produtos de couro também são muito procurados. Calçados, chinelos e chapéus, naquele típico estilo nordestino, é um dos destaques do mercado.

Sem falar nos objetos de cerâmica, nas esculturas, nos utensílios de cozinha e muito mais. Tudo isso nas mais variadas cores e formas, o que faz do mercado um dos pontos turísticos de Fortaleza mais curiosos.

Com tanta concorrência, os preços são geralmente bem acessíveis. O mercado fica bem no centro da cidade, pertinho do Passeio Público e a poucos passos da Catedral Metropolitana.

 8. Catedral Metropolitana

Catedral Metropolitana de Fortaleza

Quando você estiver no centro, vale a pena dar uma conferida na Catedral Metropolitana. Essa catedral é considerada um dos pontos turísticos de Fortaleza mais importantes.

Apesar dessa catedral ter sido inaugurada em 1978, ela apresenta uma arquitetura gótica. Suas duas torres monumentais, de 75 metros de altura, chamam a atenção de longe.

O interior da catedral também é gigantesco. Com capacidade para aproximadamente 5 mil fiéis, a nave principal possui uma decoração muito bonita.

Durante o dia, a luz do sol que entra pelos vitrais dão um destaque especial ao espaço. Junto com a luz, os enfeites e as esculturas sacras formam um cenário muito interessante.

Outro motivo que faz a catedral ser uma visita bem legal é o movimento ao seu redor. Em seu entorno, costuma acontecer feirinhas de artesanato e de outros produtos tradicionais.

Entrada gratuita.

 9. Museu do Ceará

Museu do Ceará | Pontos Turísticos de Fortaleza

O Museu do Ceará fica num casarão histórico no centro da cidade, perto da Catedral Metropolitana. É o Palácio Senador Campos, um belo exemplo da arquitetura antiga de Fortaleza.

Se a visita já valeria a pena pela beleza do palácio, o interior guarda um acervo muito interessante. Esse museu se dedica a contar toda a história do estado do Ceará, em todos os seus aspectos.

Há uma seção de arqueologia e outra de paleontologia, onde está traçada a pré-história do estado. Há também uma exposição sobre os grupos indígenas que habitam o estado.

A história política do Ceará também está muito bem representada nesse museu. Nesta visita, você vai conhecer um pouco mais da história desse estado, através de seus acontecimentos mais marcantes.

Outro tema abordado no museu é a cultura do estado. Há homenagens aos intelectuais e grandes escritores cearenses, como por exemplo Rachel de Queiroz.

O Museu do Ceará é considerado um dos pontos turísticos de Fortaleza mais interessantes. Se você gosta de visitar museus, reserve um tempinho para conhecê-lo.

A entrada é gratuita.

 10. Passeio Público

Passeio Público

Se você quiser ver como era a Fortaleza dos velhos tempos, precisa dar uma conferida no Passeio Público. Também conhecido como Praça dos Mártires, essa é a praça mais antiga da cidade.

O Passeio Público é cercado por algumas construções centenárias, de grande importância histórica. Esse entorno privilegiado realça ainda mais a beleza da praça.

Essa praça é densamente arborizada. Possui incontáveis árvores centenárias, gigantescas, que formam um visual maravilhoso.

Considerada um dos grandes pontos turísticos de Fortaleza, essa praça é um dos lugares mais relaxantes da cidade. Principalmente nos dias quentes, quando a sombra das árvores oferece um frescor muito bem vindo.

Muito frequentada por famílias, nos fins de semana o espaço fica cheio de pessoas caminhando, fazendo piquenique ou descansando. Nesses dias, é comum também ver por ali apresentações musicais ao ar livre.

Dentro da praça fica o tradicional Café Passeio, que serve bebidas e pratos deliciosos em um ambiente super charmoso.

 11. Emcetur

Centro de Turismo

O Emcetur, ou Centro de Turismo, é um tradicional mercado de artesanato. Depois do Mercado Central, o Emcetur é a melhor opção para comprar lembrancinhas da cidade.

O Emcetur fica na antiga cadeia, um charmoso prédio do século XIX. Se no Mercado Central a variedade de produtos é maior, no quesito arquitetura certamente o Emcetur fica na frente.

O interessante do Emcetur é que as lojinhas de artesanato funcionam nos espaços das antigas celas. Toda a estrutura antiga foi preservada, e o prédio está em ótimo estado de conservação.

Nas mais de 100 lojinhas do Emcetur você vai achar de tudo um pouco, de roupas a cordéis. Além disso, é possível encontrar alguns produtos alimentícios, como cachaças e castanhas.

Fica na Rua Senador Pompeu, bem pertinho do Passeio Público. A entrada é gratuita, e o preço dos produtos é bem acessível.

 12. Theatro José de Alencar

Theatro José de Alencar

Considerado um dos principais patrimônios históricos de Fortaleza, o Theatro José de Alencar é uma parada obrigatória no centro da cidade. Seu nome homenageia o grande escritor José de Alencar, que nasceu em Fortaleza.

O Theatro José de Alencar é considerado um dos mais bonitos do Brasil e possui duas fachadas. A da frente é bastante convencional, em estilo neoclássico.

Mas o destaque mesmo fica por conta da fachada dos fundos. Composta por uma enorme estrutura em ferro e coberta por vidraças coloridas, essa fachada chama a atenção por sua exuberância e originalidade.

A estrutura de ferro, repleta de curvas e muitos detalhes, segue o estilo art nouveau. Toda essa estrutura foi importada da Escócia e montada ali, no local.

O interior não deixa nada a desejar. A sala de espetáculos possui uma luminosidade natural incrível, por conta dos vidros coloridos que reveste uma das paredes do teatro.

A visita guiada custa R$ 10.

 13. Praça dos Leões

Praça dos Leões

Também no centro da cidade fica a Praça dos Leões, outro dos pontos turísticos de Fortaleza que merece uma visita.

Essa praça centenária é cercada por casarões históricos. Juntamente com o Passeio Público, a Praça dos Leões está entre as praças mais antigas de Fortaleza.

Seu nome vem das estátuas de leões que ficam na escadaria de entrada. Além dos leões, a praça possui diversas estátuas espalhadas, inclusive uma da escritora Rachel de Queiroz.

A praça é um espaço bem gostoso, com muitas árvores e um clima de tranquilidade. Quando você estiver passando por perto, não deixe de dar um pulo na praça e sentar alguns minutos.

Com muita história e um visual muito bonito, a Praça dos Leões é um lugar que merece uma visita, ainda que rápida. Fica a apenas alguns metros da Catedral Metropolitana.

 14. Mercado dos Pinhões

Outro mercado que vale a pena conhecer em Fortaleza é o tradicional Mercado dos Pinhões. Aqui, diferentemente do Mercado Central, o forte é a gastronomia.

Esse mercado centenário fica em uma linda estrutura de ferro, de inspiração francesa. A estrutura é tão bonita que se destaca da paisagem ao redor.

Se a estrutura é francesa, o conteúdo do Mercado dos Pinhões não poderia ser mais cearense. São diversos restaurantes servindo o melhor da gastronomia nordestina.

Os pratos são excelentes e os preços, mais ainda. O forró corre solto até altas horas, e não são poucos os frequentadores que caem na dança.

Considerado um dos mais tradicionais pontos turísticos de Fortaleza, o Mercado dos Pinhões fica no centro, na Praça Pelotas. Os melhores dias para curtir o mercado são os fins de semana e as quintas.

Ônibus – linhas 73, 77 e 78 (todos os ônibus dessa lista passam na orla de Iracema).

 15. Parque Estadual do Rio Cocó

Parque Estadual do Rio Cocó

A maior área verde também não poderia ficar de fora da lista dos pontos turísticos de Fortaleza mais legais. Esse é o melhor lugar da cidade se você quer contato com a natureza.

Considerado um dos maiores parques urbanos do país, o Parque do Cocó conta com esse nome por causa do rio que passa por ele. O parque surgiu com o intuito de proteger a vegetação às margens do Rio Cocó, bem como suas matas ciliares.

Esse rio atravessa grande parte da cidade, sendo um dos principais da região. O Cocó deságua no oceano ali perto, dividindo as praias do Futuro e Sabiaguaba.

Ao longo de sua grande extensão, o Parque do Cocó conta com uma grande variedade de plantas e de animais. Possui plantas tropicais, típicas da Amazônia, além de espécies do sertão e até manguezais.

No parque, há trilhas para caminhada, de onde é possível contemplar toda a beleza do lugar. Há também grandes gramados, onde é possível fazer piqueniques, sentar e relaxar um pouco.

Uma das atrações do parque é a mistura entre paisagem natural e urbana. Por trás das árvores do parque, é possível ver os grandes edifícios da cidade.

O Parque do Rio Cocó fica no bairro de mesmo nome, ao sul da orla da Avenida Beira Mar. Para chegar, você pode pegar o VLT na estação Iate, na orla de Meireles, e descer na estação Papicu.

 16. Praia do Futuro

Praia do Futuro

Como eu disse, as praias do centro da cidade não são as melhores para um mergulho. Por isso, a praia mais movimentada da cidade fica a 10 quilômetros do centro, e se chama Praia do Futuro.

Com aproximadamente oito quilômetros de extensão, a Praia do Futuro é certamente o mais imperdível dos pontos turísticos de Fortaleza.

Essa praia fica repleta sempre, principalmente nos fins de semana. Turistas do mundo todo e moradores de todas as partes da cidade vão até ali para se divertir e curtir os dias ensolarados.

A principal atração da Praia do Futuro são as barracas. Mas não se engane: as barracas de Fortaleza não são simples quiosques.

As barracas da Praia do Futuro são enormes, com uma estrutura e tamanho semelhantes ao de um clube. Além de área coberta para comer, algumas contam com piscina, parquinho e outras comodidades.

A Crocobeach é a barraca com a melhor estrutura: conta com piscinas, saunas e vários ambientes. O acesso à barraca é gratuito, mas as atrações que ela oferece são pagas.

Outras barracas famosas são a Chico do Caranguejo, que possui uma outra unidade em Cumbuco e a Itapariká. Ambas possuem uma estrutura excelente.

Além dessas, há dezenas de outras barracas. A melhor forma de escolher a sua é percorrer a praia e escolher qual a que mais te agrada.

Em todas, os pratos e as porções são bem servidos, e o preço é justo. O ambiente de cada uma varia, desde as de clima mais familiar até as que apresentam um público mais jovem e alternativo.

Assim sendo, a Praia do Futuro é um programa para curtir o dia inteiro. Considerada um dos mais procurados pontos turísticos de Fortaleza, se não o mais, essa praia é de visita obrigatória na cidade.

Ônibus – 906 e 909.

 17. Praia de Sabiaguaba

Praia de Sabiaguaba

A Praia do Futuro é a mais movimentada de Fortaleza, e por isso tranquilidade não é um de seus fortes. Se você quer relaxar, uma super dica é ir para a praia de Sabiaguaba, que fica logo ao lado da Praia do Futuro.

A Praia de Sabiaguaba é uma das mais bonitas da região. Um dos destaques é o Rio Cocó, que deságua no oceano, separando a praia de Sabiaguaba da Praia do Futuro.

Na praia de Sabiaguaba há uma grande faixa de areia, e também algumas dunas. Do alto das dunas, a vista é incrível: dá para ver até mesmo os prédios do centro de Fortaleza.

A praia é delimitada ao norte pela foz do Rio Cocó e ao sul pelo Rio Pacoti. Na foz desses rios é possível ver um tipo de vegetação muito comum na região: os famosos manguezais.

Como quase todos os moradores e turistas ficam na Praia do Futuro, a Praia de Sabiaguaba é bem menos frequentada. Possui uma infraestrutura bem mais modesta que a de sua vizinha famosa.

Isso a torna uma opção perfeita para quem quer curtir uma praia quase paradisíaca sem se afastar muito da capital. Por isso, Sabiaguaba é considerada um dos pontos turísticos de Fortaleza mais interessantes.

Para chegar até ela, a partir da Praia do Futuro, basta atravessar o Rio Cocó. Há uma ponte interligando as duas margens.

 18. Beach Park

Beach Park Fortaleza | Pontos Turísticos

Se você pensa que em Fortaleza só dá para tomar banho de mar está muito enganado. Pertinho de Sabiaguaba fica o Beach Park, o maior parque aquático do Brasil.

Reserve aqui sua hospedagem no Beach Park

O Beach Park, na verdade, é um conjunto de parque aquático, hotel, resort e barraca de praia. Ou seja, é uma mega estrutura turística, que oferece tudo o que você precisar.

O parque aquático, propriamente falando, é um dos lugares mais visitados do Ceará. Isso porque o parque conta com inúmeras atrações, para todos os gostos e todas as idades.

Possui desde brinquedos mais tranquilos, como corredeiras e piscina com ondas, até as atrações mais radicais, como os toboáguas altíssimos e quase verticais. São tantas as atrações que para aproveitar tudo um dia fica pequeno.

Além das piscinas e dos brinquedos, vale a pena falar sobre a beleza do lugar. O espaço é repleto de palmeiras entre as piscinas, o que dá ao Beach Park aquela cara de paraíso tropical estilo Maldivas.

Do alto dos toboáguas, então, nem se fala. A vista de todo o parque e do mar ao fundo é simplesmente de tirar o fôlego, quase tanto quanto a descida.

O Beach Park não fica em Fortaleza, e sim na cidade de Aquiraz, na região metropolitana. O parque fica na Praia de Porto das Dunas, a 20 quilômetros de Fortaleza.

Se você comprar o ingresso com antecedência, pela internet, você pode chegar ao Beach Park por meio de um ônibus gratuito do parque. O ônibus sai às 9h20 da manhã das proximidades do Marina Park Hotel, na Avenida Presidente Castelo Branco, 400, pertinho do Emcetur.

O ingresso custa R$ 250 (há desconto comprando pela internet).

CLIQUE AQUI para reservar a Excursão ao Beach Park

 19. Praia Porto das Dunas

Praia Porto das Dunas

A Praia Porto das Dunas é onde fica o Beach Park. A fama do parque é tão grande que eclipsou a praia, mas a verdade é que ela também merece uma visita.

Porto das Dunas é uma das melhores praias nas proximidades de Fortaleza. O mar é lindo, a areia é agradável e o clima é bem tranquilo.

Possui diversas palmeiras na margem, o que confere à paisagem um toque tropical. Não possui muita estrutura, mas conta com algumas barracas, inclusive a barraca do Beach Park.

Apesar de estar próxima do badalado parque, o movimento na praia não é muito grande. Por isso, pode ser um lugar perfeito se você pretende descansar um pouco.

Essa praia é indicada principalmente se você não quiser pagar o valor de entrada no parque. O ingresso não é muito barato e, mesmo do lado de fora do parque, na Praia Porto das Dunas é possível curtir bastante também.

 20. Praia de Morro Branco

Praia de Morro Branco

A Praia de Morro Branco é uma das praias mais procuradas pelos turistas que vão a Fortaleza. Não fica na cidade, e sim num município próximo, mas é muito fácil de chegar.

A principal atração da Praia de Morro Branco, além da água azul-esverdeada e da areia clarinha, são as dunas e falésias. A areia da região, que forma as falésias, possui uma cor entre o amarelo e o vermelho, que forma um lindo contraste com o azul do mar.

Além de curtir a praia, dar um mergulho e descansar na areia, a melhor forma de curtir Morro Branco é passeando pelas falésias. Há uma parte conhecida como Labirinto, em que é possível caminhar e se perder no meio das falésias.

O visual é diferente de tudo, simplesmente surreal. Dessa forma, é um cenário perfeito para fotografar.

Outra atração muito comum em Morro Branco são os passeios de bug pelas dunas. Os bugs podem ser alugados em algumas barracas que ficam perto da praia, e são diversão e adrenalina garantidas.

Morro Branco fica no município de Beberibe, a 1 hora de distância de Fortaleza. A melhor forma de chegar até lá é por meio das agências de turismo. Continue lendo o texto que no final eu vou te falar um pouco mais sobre as agências.

 21. Praia de Cumbuco

A oeste de Fortaleza fica a famosa Praia de Cumbuco, um dos pontos turísticos de Fortaleza e região mais procurados. Apesar de ficar bem pertinho da capital, essa praia é paradisíaca, e possui uma vila de pescadores muito agradável.

Cumbuco é uma praia de ventos fortes e ondas grandes. Se isso a torna imprópria para algumas pessoas, por exemplo crianças, por outro lado a transforma num ótimo lugar para a prática de alguns esportes.

A Praia de Cumbuco é ótima para a prática de windsurf e kitesurf. É considerada, aliás, um dos melhores lugares do Brasil para essas práticas.

Normalmente, o mar e o céu de Cumbuco ficam enfeitados das velas de windsurf e das pipas de kitesurf. Por isso, é muito frequentada por pessoas jovens e esportistas.

Cumbuco é muito procurada também por casais e por famílias. Por ser um destino bem pertinho de Fortaleza, mas sem aquele agito de cidade grande, essa praia é lugar ideal para os que querem curtir momentos de mais tranquilidade.

Em Cumbuco também tem algumas das super barracas de praia, que já vimos na Praia do Futuro. Uma das melhores é a unidade do Chico do Caranguejo, que tem uma estrutura incrível, digna de um resort, comida farta e preços bons.

Cumbuco fica a uns 30 quilômetros de Fortaleza, e você pode chegar lá pegando o ônibus da linha 363, da empresa Vitória. O ônibus é super barato (menos de R$ 5) e possui muitas opções de horário.

Outra opção para chegar a Cumbuco, talvez mais prática, é contratando uma agência de turismo. No fim do texto vou indicar algumas.

 22. Praia de Lagoinha

Praia de Lagoinha

Um pouco mais distante, a uns 130 quilômetros de Fortaleza, fica a praia de Lagoinha, considerada uma das praias mais incríveis do Ceará. É ideal para quem quer fazer um bate-volta.

A praia de Lagoinha possui areia clara, mar azul turquesa, palmeiras e dunas. Apesar de ser um dos principais pontos turísticos de Fortaleza e região, é relativamente tranquila.

O nome da praia vem do fato de que, nas proximidades, há algumas lagoas entre as dunas. Essas lagoas são um espetáculo à parte, com águas bem calmas, cercadas pela areia.

Como a praia de Lagoinha é enorme, uma das melhores formas de percorrê-la é alugando um quadriciclo. É possível alugar um nas barracas de praia que tem por lá.

Percorrer as dunas e as falésias de quadriciclo é uma experiência inesquecível. É pura adrenalina e diversão descer verdadeiras montanhas de areia a bordo de um carrinho minúsculo.

Além disso, do alto das dunas a vista é imbatível. A cor esbranquiçada das dunas contrasta com o mar incrivelmente azul, formando cenários simplesmente deslumbrantes.

As melhores formas de chegar até Lagoinha é de carro ou por agências de turismo.

 23. Jericoacoara

Jericoacoara

Quando você estiver em Lagoinha, uma ótima opção é estender um poquinho a viagem e ir até a famosíssima Jericoacoara. Considerada um dos principais destinos tropicais do país, esse lugar é simplesmente imperdível para quem quer que ponha os pés no Ceará.

Jeri era uma pequena vila de pescadores a uns 300 quilômetros a oeste de Fortaleza. O clima de vila continua, mas nos últimos anos surgiu uma infraestrutura turística invejável no até então pacato vilarejo.

A vila fica cercada pelo mar e pelas dunas. Possui praias para ninguém botar defeito, lagoas maravilhosas, dunas de areia clara e um mar de um azul incrível.

O principal ponto turístico de Jeri é a Pedra Furada, uma formação rochosa que fica nas margens do mar. De lá, é possível ver o sol se pôr através do  buraco da pedra.

Por falar em pôr do sol, em Jeri também tem a Duna do Pôr do Sol. No alto dessa duna, todas as tardes, um grande número de turistas vai para assistir um entardecer maravilhoso.

As praias de Jericoacoara e da Malhada, bem pertinho da vila, são as mais famosas. Nelas, é possível dar um mergulho, tomar um sol ou simplesmente relaxar nas areias macias.

Os mais animados podem alugar um quadriciclo e desbravar as dunas de Jeri. Nesse passeio, você vai conhecer diversas lagoas de águas cristalinas, e vai poder fotografar algumas das paisagens mais bonitas do Brasil.

Tudo isso acompanhado de hotéis e restaurantes muito charmosos. Em Jeri, como em todo o Ceará, come-se bem e você será muito bem recebido.

A pequena vila de Jeri gira em torno do turismo, por isso você não vai ter dificuldade de encontrar os estabelecimentos. É escolher o que mais te agrada e entrar para aproveitar.

E para chegar a esse paraíso natural, a melhor maneira é de carro. Se você estiver sem carro e não pretende alugar um, a melhor opção para você é contratar um passeio com as agências de turismo, sobre as quais eu vou te falar agora.

CLIQUE AQUI para agendar a Excursão a Jericoacoara

 Dicas para os viajantes de Fortaleza

Todo mundo que vai a Fortaleza quer conhecer as praias da região. E como a maior parte delas não fica na capital e sim nas cidades vizinhas, você vai precisar pensar nos deslocamentos.

A melhor forma de se locomover é alugar um carro. Assim, você terá mais autonomia em relação aos horários. Você pode encontrar um carro para alugar, com o menor preço, no comparador Rentcars.

Os pontos turísticos da cidade se concentram principalmente no centro e na região de Iracema. É possível percorrer a maior parte deles a pé.

No entanto, o centro de Fortaleza, como o de toda grande metrópole, é bastante confuso. Não que a cidade seja particularmente violenta, mas em toda grande cidade há o risco de assaltos.

Evite sempre andar com objetos de valor, e esteja sempre atento. Dependendo da hora, evite andar a pé.

Se você gosta de roteiros gastronômicos, você vai se dar bem em Fortaleza. A cidade possui muitos restaurantes e uma gastronomia maravilhosa, à base de frutos do mar.

Não deixe de conhecer a Sorveteria 50 Sabores, que fica na Avenida Santos Dumont, no bairro Aldeota, ao sul de Meireles. Essa sorveteria já é praticamente um patrimônio da cidade, e oferece sorvetes de sabores inusitados.

Coco Bambu é uma rede de restaurantes espalhados pela cidade, que você também precisa conhecer. É especializado em frutos do mar, especialmente camarões, e há uma unidade na Beira Mar, entre Meireles e Mucuripe.

Outra coisa que você precisa fazer em Fortaleza é assistir a um show de humor. As apresentações estilo stand up são tradicionais na capital cearense.

A mais famosa das casas de humor é a Lupus Bier, que fica em Iracema. Não se esqueça de reservar com antecedência.

Com tudo isso, já deu para entender o que faz de Fortaleza uma cidade tão especial. A mistura de paisagens deslumbrantes, cultura rica, um clima privilegiado e muita animação fazem da capital cearense o lugar perfeito para a sua próxima viagem.

 Planeje  sua viagem para Fortaleza

Após um turbilhão de informações no decorrer desse post, vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Para planejar uma viagem, começo sempre pela hospedagem. Quando minha intenção é descanso e curtir o hotel vou de Zarpo. Se for um passeio onde quero aproveitar todas as experiências da cidade, prefiro o Booking.

É tão recomendável que chega a ser obrigatório. O seguro viagem tem muitos pontos positivos, mas o principal para mim são os cuidados relativos à saúde, você pode entender mais sobre o assunto no artigo “Porque contratar um seguro viagem nacional?” ou fazer cotação através do Seguros Promo.

#FicaAtivoNoCupom: até o dia 14/12/2020 o Seguros Promo está com uma promoção única de 15% de desconto em todos os planos de seguro viagem usando o cupom BRASIL. Ah! E pagando via boleto bancário você tem mais 5% de desconto.

Para evitar os famosos perrengue chique, eu prefiro fechar todos os meus passeios com antecedência, reservando eles pela nossa parceira Civitatis.

O aluguel de carro garante a experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars, você consegue comparar preços entre 146 locadoras ao redor do Brasil.

O momento em que vou bater o martelo da data da próxima viagem, utilizo o site que encontro os melhores preços e promoções de passagens áreas: Passagens Promo.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação.

Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
41FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.