Você quer curtir uma viagem em um ambiente paradisíaco, com lindas praias de águas cristalinas, sem pagar muito por isso? Pois então eu tenho a solução: leia esse texto até o fim, que eu vou te mostrar os principais pontos turísticos de João Pessoa.
Um pouco sobre a capital João pessoa
Primeiramente, a capital paraibana é bem paradisíaca. João Pessoa é uma cidade relativamente pequena, com uns 800 mil habitantes. Por isso, a cidade conserva aquele clima de cidade pequena. Esqueça a pressa da vida moderna: em João Pessoa a vida passa devagar, com calma, sem estresse.
Além disso, a capital paraibana não é um destino muito badalado. A cidade ainda não foi descoberta pelos turistas, e por lá você não vai encontrar uma multidão de visitantes, como em outras cidades do Nordeste.
Mas isso não significa que a cidade não tenha potencial turístico. Além das atrações naturais incríveis, a cidade possui uma ótima infraestrutura, capaz de oferecer aos turistas tudo que há de melhor.
O fato da cidade não ser muito badalada por turistas (ainda) faz com que os preços na cidade sejam bem mais em conta. Essa é a sua chance de curtir um pedaço do nordeste pagando pouco.
E não faltam coisas para curtir: o litoral de João Pessoa e da Paraíba é lindíssimo. A região é conhecida pelas praias fantásticas e pelas belas paisagens. Mas a principal característica da costa da Paraíba são as piscinas naturais.
Em João Pessoa e região metropolitana há várias. Essas piscinas são pequenos poços e lagos que se formam entre os recifes, quando a maré está baixa. Visitar uma dessas é um dos melhores passeios de João Pessoa.
Para não perder sua viagem, então, é preciso se planejar. Primeiro, não vá nos meses de chuva (de abril a julho), mas se for, descubra o que fazer em João Pessoa com chuva, pois nessa época a água fica mais turva. De novembro a março é o período em que a água está mais cristalina.
Mas não basta ir em qualquer dia do período entre novembro e março. Esteja atento à lua, pois é ela que comanda as marés. Planeje sua viagem, preferencialmente, para as semanas de lua nova ou lua cheia, que é quando a maré desce o suficiente para ver as piscinas em toda a sua beleza.
Além do litoral, das praias e piscinas, vale a pena lembrar que João Pessoa possui outras atrações. Jampa é a terceira cidade mais antiga do Brasil, fundada em 1585.
Dona de uma história riquíssima, a capital paraibana possui um Centro Histórico de grande importância. Tombado como patrimônio nacional, esse Centro Histórico possui centenas de casarões que contam a história da cidade.
1. Praia de Tambaú
A Praia de Tambaú é a parte mais movimentada da cidade, e pode ser usada como o principal ponto de referência. A região onde fica essa praia possui a melhor estrutura turística da cidade, com hotéis, restaurantes, lojas e bares.
A Praia de Tambaú é considerada um dos pontos turísticos de João Pessoa mais bonitos. Areias claras, mar esverdeado e um calçadão com coqueiros fazem dessa praia um verdadeiro paraíso tropical.
Apesar de ser a praia mais movimentada da cidade, com grande circulação de moradores e turistas, é um lugar tranquilo.
João Pessoa como um todo é uma cidade calma, com ritmo de cidade pequena. Aqui, mesmo nos lugares mais frequentados, é possível relaxar.
Uma das características da orla urbana de Jampa é que os prédios não são muito altos. Na orla de Tambaú, por exemplo, os edifícios possuem poucos andares.
Isso confere à praia um clima de limpeza, de arejamento. Mesmo estando no centro da cidade, a paisagem não tem aquela cara hiper urbana, como em outras capitais.
É na praia de Tambaú que fica o letreiro “Eu amo Jampa”. Não deixe de passar por lá e caprichar nas fotos.
2. Praia de Cabo Branco
Ao sul de Tambaú fica outra praia muito famosa: a Praia de Cabo Branco. Na verdade, a separação entre as duas se deve mais à divisão de bairros que à mudança de praia, uma vez que não há limites geográficos entre elas.
A Praia de Cabo Branco compartilha as mesmas características de Tambaú: mar azul-esverdeado, com poucas ondas e água quentinha. Cabo Branco é uma praia bem extensa. Conta com diversas barracas e quiosques, e possui bastante movimento, principalmente em sua parte mais ao norte.
Na parte sul da praia, o movimento é bem menor. Ou seja, Cabo Branco é uma praia urbana e central, com clima de praia distante, bem tranquila. A avenida que margeia essa praia é interditada para carros, das 5 às 8 da manhã, para a prática de exercícios físicos. Nesse horário, é possível ver inúmeros moradores correndo e fazendo caminhada.
Essa é uma boa opção para deixar a preguiça de lado, acordar cedo, se exercitar um pouco e, de quebra, apreciar o nascer do sol por ali.
3. Praia de Manaíra
Ao norte da Praia de Tambaú fica a terceira praia central da cidade. Manaíra é também uma praia bastante movimentada, mas fique atento: nem sempre a água por aqui é propícia para o banho.
Como as suas vizinhas Tambaú e Cabo Branco, Manaíra possui um calçadão, palmeiras e quiosques. Possui uma ótima estrutura turística. Mas o grande destaque dessa praia nem é mesmo a praia, e sim o bairro onde ela fica. O bairro de Manaíra possui diversos estabelecimentos comerciais que vale a pena conhecer.
No bairro, fica o mais famoso restaurante da cidade, o Mangai, que já se tornou um símbolo de João Pessoa. Seu grande diferencial é o enorme buffet com diversos pratos da culinária paraibana.
Se você gosta de frutos do mar, não deixe de conferir o Nau e o Maré Alta. Já o Tábua de Carne é especializado em pratos nordestinos. Outros bem famosos são o Degustar e o Empório Gourmet.
E, é claro, essas sugestões não dispensam uma voltinha pelo bairro, para ver se você descobre algum lugar simpático. Manaíra tem uma ótima oferta de restaurantes, dos mais variados tipos de comida.
4. Mercado de Artesanato Paraibano
Depois de conhecer a orla central da cidade, nada melhor que explorar um pouco dos pontos culturais de João Pessoa. E, nesse quesito, o Mercado de Artesanato é um dos mais importantes.
Localizado no bairro de Tambaú, pertinho da praia, o Mercado de Artesanato conta com mais de 100 lojas. É o melhor lugar da cidade para comprar lembrancinhas da cidade.
O mercado, que é considerado um pontos turísticos de João Pessoa mais interessantes, vende praticamente de tudo. Por lá você vai encontrar os mais variados tipos de artesanato, enfeites, utensílios domésticos, roupas e diversos outros ítens.
Considerado uma vitrine dos produtos típicos da Paraíba e do Nordeste, esse é o lugar perfeito para levar um pouquinho de João Pessoa para a sua casa.
Além dos produtos artesanais, também é possível encontrar por lá comidas típicas, como doces, geleias e bebidas tradicionais.
Os preços não são muito baratos, mas você pode pechinchar. De qualquer forma, é uma forma de valorizar os artistas da região e, ainda por cima, levar lindos objetos para casa.
5. Piscinas Naturais de Picãozinho
Uma das principais características do litoral paraibano são as piscinas naturais. João Pessoa conta com várias, e é impossível ir à cidade e não conhecer pelo menos uma.
O conjunto de piscinas mais central é o de Picãozinho. Considerado um dos pontos turísticos de João Pessoa mais famosos, fica a mais ou menos 1 quilômetro da Praia de Tambaú.
As piscinas de Picãozinho são um verdadeiro paraíso tropical. Água calma, morna e super cristalina, no meio do mar, não é em qualquer lugar que se encontra.
As piscinas geralmente são bem rasas e, para te auxiliar, as empresas que oferecem o passeio possuem boias para flutuação. Por isso, as piscinas são passeios ideias para a família toda, e são ótimas tanto para crianças quanto para idosos.
Como as águas são cristalinas, uma ótima dica é fazer mergulho ou snorkeling para contemplar a vida marinha. Os equipamentos de mergulho, como o cilindro ou máscara de snorkel, você consegue alugar com a empresa que você contratou.
O passeio dura aproximadamente três horas. Mas não se preocupe: se der fome ou sede, você pode comer ou beber algo ali mesmo.
É que por ali ficam vários bares e restaurantes flutuantes, que oferecem pratos tradicionais e bebidas variadas. Ou seja, João Pessoa tem boa infraestrutura até no meio do mar!
Você pode chegar até as piscinas de Picãozinho por conta própria, alugando uma lancha. Fique atento à maré: as piscinas só surgem quando a maré está abaixo de 0.5 e abaixo de 0.3.
Mas a maneira mais prática é contratar uma empresa. Na praia de Tambaú você encontra várias empresas que oferecem o passeio de catamarã.
Dentre essas empresas, estão a Maresia Tour e a Luck Receptivo. Os valores para Picãozinho e para as demais piscinas da lista variam, mas custam em média R$ 50.
6. Jardim Botânico
Uma característica marcante de João Pessoa é a natureza abundante. Jampa é uma das cidades mais arborizadas do país, e conta com alguns parques maravilhosos. O mais famoso deles é o Jardim Botânico, uma importante área de proteção ambiental, com bioma típico da Mata Atlântica.
O parque é tão bem conservado e tão grande, que fica até difícil acreditar que ele está dentro da cidade. Ao entrar nele, a sensação é de ter ido para o meio de uma floresta. O parque conta com salas de exposição, onde é possível conhecer um pouco mais da região e das plantas típicas.
Mas a parte mais interessante são as trilhas. São vários trajetos que percorrem a grande extensão do parque. Durante esses passeios, você vai ver árvores nativas da Mata Atlântica, animais, como macacos e diversas aves, lagoa, rios e muito mais.
O cenário é deslumbrante, e o clima de paz é total. O Jardim Botânico é sem dúvida um dos mais bonitos e mais calmos pontos turísticos de João Pessoa. É também o lugar perfeito para tirar fotos. Muitas pessoas vão até o local para fazer ensaios fotográficos.
O parque fica aberto o dia todo, mas a parte das trilhas não. Não é permitido fazer as trilhas sozinho. Os passeios guiados por elas acontecem todos os dias (menos domingo e segunda), com dois horários: às 9h e às 14h.
Recomenda-se o uso de calça e de calçados confortáveis. A entrada e a trilha guiada são gratuitas.
7. Centro Histórico
Nem só de mar vive João Pessoa. A capital paraibana também é rica em história, sendo a terceira cidade mais antiga do país, fundada em 1585.
Por isso, era de se esperar que a cidade contasse com um patrimônio arquitetônico importante. O Centro Histórico da cidade é tombado como patrimônio nacional, e possui uma grande importância arquitetônica, artística e histórica.
João Pessoa hoje vive em torno do mar. Mas nem sempre foi assim: a cidade foi construída às margens do Rio Sanhauá, relativamente afastada do mar. A região do rio é bastante arborizada, o que dá ao centro histórico uma aparência de cidadezinha do interior.
O Centro Histórico de João Pessoa possui centenas de construções históricas, que compreendem boa parte da história da cidade. Suas ruas charmosas e as lindas fachadas das casas são o cenário perfeito para tirar fotos.
No bairro de Varadouro, visite a Villa Sanhauá, um conjunto de diversas casinhas centenárias, e a Igreja de São Frei, construída no século XIX.
Também no Varadouro fica o Hotel Globo, de 1929. Do jardim desse hotel é possível contemplar uma vista maravilhosa para o rio Sanhauá. A dica é assistir ao pôr do sol daqui, do jardim do hotel.
Outro ponto do centro histórico que você precisa conhecer, já fora do Varadouro, é a Praça Dom Adauto. Nessa praça ficam a Igreja do Carmo e o Palácio dos Bispos, construídos por volta de 1590, estando entre as mais antigas construções da cidade.
Ônibus – linhas 507 e 513 (todos os ônibus dessa lista passam em Tambaú).
8. Centro Cultural São Francisco
O Centro Cultural São Francisco fica dentro do Centro Histórico, mas merece ser tratado à parte. Isso porque ele é considerado um dos pontos turísticos de João Pessoa que realmente se destaca dos demais.
Localizado numa colina da parte histórica da cidade, o centro cultural é composto por uma igreja, um convento, capelas e outras construções sacras.
Essas construções começaram a ser erguidas ainda no século XVI, logo após a cidade ter sido fundada. No entanto, a construção do conjunto seguiu séculos afora, tendo sido concluída no século XVIII.
O centro cultural é uma das principais pérolas da arquitetura colonial não só de João Pessoa, mas do Brasil. As construções seguem o estilo barroco, inspiradas nas igrejas de Portugal.
Merecem atenção os azulejos, que estão espalhados por várias partes do complexo. De origem portuguesa, as paredes adornadas com os azulejos são verdadeiras obras de arte.
Outra coisa que merece destaque é a decoração da igreja e das capelas. Esses espaços sacros são sempre cheios de esculturas e de pinturas muito bonitas.
Para completar a visita, há ainda algumas salas de exposição, com peças sacras antigas e informações valiosas sobre o conjunto.
A entrada custa R$ 4.
9. Parque Sólon de Lucena
O Parque Sólon de Lucena é considerado um dos pontos turísticos de João Pessoa mais importantes. É uma visita muito interessante para ver que Jampa é muito mais do que só o litoral.
O Parque Sólon não é um espaço muito grande, e a maior parte de sua extensão é ocupada por um lago. O parque, na verdade, é apenas uma pequena faixa ao redor da lagoa.
Mas, apesar de não ser uma área muito grande, posso garantir que é um espaço muito bonito. A região é bastante arborizada, e conta com gramados, árvores e coqueiros, que conferem ao parque um clima muito agradável.
Os jardins do parque foram criados pelo importante paisagista Roberto Burle Marx. Nesse projeto, Burle Marx conservou diversas espécies de plantas típicas da região.
Além de ponto turístico, o parque é também uma importante área de lazer. Muitos moradores frequentam o parque para praticar atividades físicas e se divertir.
Ao redor da lagoa, há pistas de caminhada e banquinhos, para sentar e contemplar a paisagem. O parque passou por uma reforma recente, e conta com uma estrutura ótima.
O Parque Sólon de Lucena fica no centro da cidade. É pertinho do Centro Histórico, a uns poucos minutos do Centro Cultural São Francisco.
10. Praia do Bessa
No litoral norte de João Pessoa fica a Praia do Bessa, um dos pontos turísticos de João Pessoa que você precisa conhecer. A Praia do Bessa fica perto do centro, por isso conta com uma estrutura excelente.
No entanto, é bem menos movimentada que Manaíra, Tambaú e Cabo Branco. Essa praia é perfeita para a família toda, pois a região é muito usada como local de veraneio. O mar é calmo, com poucas ondas e água morna.
O bairro onde ela fica é predominantemente residencial, e possui casas e prédios baixos. No bairro do Bessa, você encontra boas opções de hospedagem e bons restaurantes bem mais em conta do que em Manaíra, Tambaú e Cabo Branco.
A praia fica ao norte de Manaíra, e faz divisa com Cabedelo, uma cidade da região metropolitana de João Pessoa.
Ônibus – linha 513.
11. Piscinas Naturais do Bessa
Perto da Praia do Bessa, há um conjunto de piscinas naturais. Localizadas a 1 quilômetro da costa, essas piscinas estão entre as mais procuradas da cidade.
Com água cristalina, de um azul esverdeado incrível, as piscinas do Bessa parecem o Caribe. Por isso, até mesmo recebeu um apelido curioso: Caribessa! Por ser um pouco menos movimentado que as piscinas de Picãozinho, o Caribessa é um lugar bom para relaxar.
Como nas demais piscinas de João Pessoa, aqui a água cristalina é perfeita para ver os peixes e os corais. Por isso, não deixe de alugar uma máscara de snorkel para nadar junto com os peixes.
Para realizar esse passeio, você pode contratar as empresas que eu citei acima. Ou, se preferir, pode comprar seu passeio ou obter mais informações na Praia do Bessa, no restaurante Praiano Bar.
NÃO PERCA SEU TEMPO EM FILAS ENORMES!
Adquira com antecedência seu passeio e evite filas durante suas férias.
>> Passeio de catamarã pela Ilha da Areia Vermelha
>> Entardecer na Praia do Jacaré
>> Tour pelo norte da Paraíba
>> Tour pela Praia da Ponta do Seixas
>> Excursão às praias de Pipa saindo de João Pessoa
>> Excursão a Porto de Galinhas saindo de João Pessoa
12. Praia de Intermares
A Praia de Intermares é a continuação da Praia do Bessa. No entanto, essa praia já não fica em João Pessoa, e sim em Cabedelo.
Outra diferença entre a Praia do Bessa e Intermares é que, se na anterior o mar é calmo, nessa ele tem boas ondas. Não por acaso, Intermares é um dos lugares preferidos pelos surfistas.
Outras modalidades praticadas nessa praia são o kitesurf e o windsurf. Para praticar, você consegue alugar os equipamentos ali mesmo.
Apesar de receber um bom número de visitantes, Intermares é uma praia relativamente tranquila. É uma boa opção para relaxar e descansar, bem pertinho do centro.
É uma das praias mais familiares da cidade, sendo muito procurada tanto por esportistas quanto por pessoas que querem um ambiente mais sossegado.
Ônibus – 513.
13. Areia Vermelha
Areia Vermelha é um banco de areia que, como as piscinas naturais, só surge na maré baixa. Está localizada a um quilômetro e meio da orla de Cabedelo, e é um dos mais procurados pontos turísticos de João Pessoa.
A ilha tem esse nome por ser composta de areia de cor escura. A cor da areia contrasta com a água na região, que é bem azulada, calma e com temperatura amena.
É uma experiência única estar quase em alto mar, nadando em águas calmas e rasas. De lá, é possível ver a orla de Cabedelo e de João Pessoa como se estivesse em um navio. A região também possui algumas piscinas naturais, onde é possível nadar e mergulhar. Com as águas claras, é possível apreciar toda a beleza da vida marinha.
Quando a maré está baixa e a Areia Vermelha surge, são instalados por lá diversos bares flutuantes. Sentar numa cadeira e beber um drink numa ilha que em breve será coberta pela água é uma experiência incrível, que só Jampa pode oferecer.
Para chegar até a Areia Vermelha, fique atento na maré. Só é possível ir na maré baixa, geralmente pela manhã.
Você pode ir até lá por conta própria, caso alugue um jet ski. Caso contrário, você pode comprar um passeio de catamarã nas empresas já citadas. Alguns bares da orla de Cabedelo também oferecem o passeio. Um deles é o Cibelly Bar, na praia do Poço.
Os passeios duram em média três horas, e os preços são, em média, R$ 40.
14. Praia do Jacaré
Depois de curtir a manhã na Areia Vermelha, você tem um compromisso imperdível ali perto, durante a tarde. A Praia do Jacaré fica pertinho, no município de Cabedelo. Mas ela não fica às margens do mar, e sim às margens do Rio Paraíba.
A Praia do Jacaré, na verdade, não é uma praia. É uma calçada, com vista para o rio, onde se localizam diversas barracas. No entanto, a Praia do Jacaré é provavelmente a mais visitada dentre todos os pontos turísticos de João Pessoa. E o que atrai tanta gente assim é o pôr do sol.
Quando a tarde começa a cair, a região da Praia do Jacaré enche. Quando o sol começa a baixar, um músico chamado Jurandy do Sax sobe num barquinho e começa a tocar o Bolero de Ravel. Jurandy toca por aproximadamente quinze minutos. É só o tempo do sol se pôr sobre a outra margem do rio.
Mas, apesar de rápido, é um espetáculo simplesmente inesquecível. A música, a paisagem e o pôr do sol formam uma combinação perfeita. Como é um passeio muito famoso, a orla do rio fica lotada. Ir a João Pessoa e não assistir ao Jurandy do Sax tocando no pôr do sol é um absurdo.
Por isso, dê preferência para fazer esse passeio em dias de semana. Assim, você pega a Praia do Jacaré mais vazia, e pode assistir o Jurandy sem se acotovelar numa multidão de turistas.
Você pode chegar na Praia do Jacaré contratando agências de turismo. Outra opção é ir de trem. Você pode embarcar na estação João Pessoa, que fica no Centro Histórico, perto da rodoviária, e descer na estação Jacaré.
15. Estação Cabo Branco
Ao sul da Praia de Cabo Branco, no alto de uma falésia, fica a Estação Cabo Branco, um conjunto cultural projetado por Oscar Niemeyer.
O espaço conta com diversas atrações, como salas para exposições, área para apresentações teatrais, dentre outros espaços artísticos e científicos. A Estação também conta com um planetário.
As exposições são temporárias, e possuem grande rotatividade. Mas mesmo que quando você for não tiver nada, o que é difícil, mesmo assim vale a pena a visita.
A principal atração da Estação Cabo Branco é a arquitetura. São cinco prédios incríveis, super modernos, com o traço arrojado tão típico de Niemeyer.
Outro motivo que torna esse passeio indispensável é a vista. Do alto da falésia, as vistas para o mar e para a orla da cidade são impagáveis. Num dos prédios da Estação Cabo Branco há um mirante, de onde a vista fica ainda mais bonita.
A entrada é gratuita. Ônibus – linha 507.
16. Farol de Cabo Branco
Pertinho da Estação Cabo Branco, fica o farol de mesmo nome. É considerado um dos pontos turísticos de João Pessoa de visita obrigatória.
O Farol de Cabo Branco possui um formato muito diferente dos demais faróis. Dizem que seu formato foi inspirado no sisal, uma planta usada para fazer barbante, que era cultivada na Paraíba.
Além de tirar fotos da bela estrutura do farol, o lugar é ideal para ter boas vistas do mar. Localizado no alto de uma colina, as paisagens do mar que se vê de lá são deslumbrantes.
A região do farol possui uma natureza muito privilegiada. Ali pertinho fica o Bosque dos Sonhos, uma área de proteção ambiental que também merece uma visita.
17. Ponta do Seixas
A Ponta do Seixas é um dos mais procurados pontos turísticos de João Pessoa por causa de uma curiosidade. Esse é o lugar mais oriental do Brasil e também da América.
João Pessoa é conhecida como a Porta do Sol, a cidade onde o sol nasce primeiro. Mas, em João Pessoa, o lugar onde o sol nasce primeiro é na Ponta do Seixas. Trata-se de uma pequena praia, não muito própria para o banho, por causa das ondas fortes. Essa praia é cercada por falésias.
O topo dessas falésias é o lugar mais procurado. A tradição é tirar uma foto do alto da falésia, apontando para o oriente. Esse é o lugar, no Brasil, onde se está mais próximo da África. Isso traz um grande simbolismo para o lugar.
E, se esse é o ponto onde o sol nasce primeiro, que tal acordar bem cedo e vir assistir o nascer do sol daqui? Com certeza é uma maneira inesquecível de começar o seu dia.
A Ponta do Seixas fica perto da Estação e do Farol Cabo Branco.
VIAGEM MARCADA E AINDA NÃO SABE ONDE FICAR EM JOÃO PESSOA?
Não se preocupe! Eu pesquisei para você os melhores hotéis, considerando os meus próprios critérios de avaliação.
Pousadas com melhor custo-benefício:O Portuga Pousada |Thematic Pousada |Pousada Tambaú.
Hotel com melhor custo-benefício:Guarany Hotel Express |One Hotel |JR Hotel.
Hotel de Luxo: Laguna Praia Hotel |Xilo Design Hotel |LS Hotel.
Hostel:Manaira Hostel |Slow Hostel.
Se você desejar, pode clicar aqui e conferir mais ofertas de hospedagem em João Pessoa.
18. Piscinas Naturais do Seixas
Perto da Ponta do Seixas ficam as piscinas naturais de mesmo nome. Essas são as maiores piscinas naturais da Paraíba, e um dos pontos turísticos de João Pessoa imperdíveis. A sensação de nadar numa piscina relaxante no meio do mar é simplesmente incrível. De lá, é possível ver a imensidão do mar e, do outro lado, a orla de João Pessoa.
Como nas outras piscinas naturais, as do Seixas possuem uma água muito cristalina. Por isso, uma boa alternativa para curtir esse ponto turístico é mergulhar. Como as piscinas são bem rasinhas, uma simples máscara de snorkel é suficiente para contemplar os peixes e os corais. As empresas que oferecem o trajeto de catamarã geralmente alugam equipamentos para mergulho.
Para chegar até elas, o esquema é o mesmo. Você pode ir por conta própria ou contratando uma empresa. Há diversas empresas que oferecem o passeio de catamarã, como as já citadas Maresia Tour e Luck Turismo Receptivo.
Você também pode conseguir mais informações sobre os catamarãs e comprar os passeios no Restaurante Muxima.
Esse restaurante fica na Praia da Penha, um pouco ao sul da Ponta do Seixas.
19. Piscinas Naturais da Penha
As piscinas da Penha são mais uma opção de piscinas naturais para você conhecer. Das piscinas que eu coloquei nessa lista, essa é a menos conhecida delas. Muitos turistas passam por Jampa e nem ficam sabendo da existência delas. Aliás, até mesmo alguns moradores não conhecem esse pedaço do paraíso.
Isso, em João Pessoa, não é coisa ruim. Não significa que sejam menos interessantes, muito pelo contrário: significa que são menos visitadas e, por isso, mais paradisíacas. As piscinas da Penha possuem as mesmas características das outras piscinas da região: água cristalina e morna, poucas ondas e vida marinha muito rica.
Para ver os peixes, um dos requisitos é a água bem parada. Como as piscinas da Penha são bem menos frequentadas que as demais, aqui é possível ver os peixinhos sem muitas interferências. Mais uma vez, aqui vale as informações sobre como chegar às piscinas anteriores. Você também pode comprar os passeios no Restaurante Muxima.
20. Barra do Gramamé
Ao sul da Praia da Penha fica um dos lugares mais paradisíacos de João Pessoa: a Praia da Barra do Gramamé. Apesar de ser bem famosa, essa praia não é tão frequentada quanto outras praias do litoral sul. Por isso, é uma boa opção para relaxar em um ambiente maravilhoso.
Tranquila também é a água da região. O mar de Gramamé é calmo, com ondas tranquilas, o que faz dessa praia o lugar ideal para a família toda. A praia fica afastada da área urbana, por isso ela é cercada por uma vegetação típica da região.
Mas o que faz de Gramamé uma praia especial é outra coisa. A praia fica onde o Rio Gramamé deságua no mar. A região onde o rio se encontra com o mar possui uma grande extensão de areia. Essa é a parte mais legal da praia, onde você pode optar por nadar na água do rio ou do mar.
Para completar, nas proximidades da praia há algumas trilhas que percorrem as matas da região. Apesar de ser um lugar paradisíaco, a praia possui algumas barracas, onde é possível fazer suas refeições.
A Barra de Gramamé é um dos pontos turísticos de João Pessoa mais bonitos, e merece uma visita. A praia fica entre Ponta do Seixas e Jacumã. A melhor forma de chegar até ela é pegar um táxi do centro de João Pessoa ou de Jacumã.
Jacumã é um distrito da cidade de Conde, região metropolitana de João Pessoa. O distrito é o ponto de partida para conhecer as praias do sul. Para chegar em Jacumã é bem simples. Basta pegar o ônibus 5301, que sai da rodoviária de João Pessoa, que fica perto do Centro Histórico.
No terminal de Jacumã você encontra diversos táxis e vans que fazem o trajeto até as mais variadas praias da região, inclusive para a Barra do Gramamé.
21. Praia de Carapibus
No município de Conde, a 30 quilômetros ao sul do centro de João Pessoa, fica uma das principais atrações da região: a Praia de Carapibus.
Carapibus é uma das praias mais tranquilas do litoral sul da Paraíba. Apesar de possuir um grande número de pousadas e uma boa estrutura em seus arredores, a praia em si é bem tranquila. Um grande número de coqueiros e vegetação típica conferem à praia um ar selvagem, de lugar intocado. Além disso, a praia possui muitos corais, alguns dos quais formam piscinas naturais.
Carapibus é uma praia de mar calmo, com poucas ondas, o que faz dela um ambiente perfeito para toda a família. A estrutura das pousadas também é bastante familiar. Vale a pena lembrar que, para curtir as piscinas, os restaurantes e as comodidades dessas pousadas não é preciso se hospedar por lá. A maior parte delas oferece day use.
Caso não pretenda aproveitar o day use das pousadas, leve um lanchinho e água, pois a região possui poucos estabelecimentos fora das pousadas.A praia de Carapibus fica em Jacumã, e para chegar até ela o esquema é o mesmo que o da Barra do Gramamé.
Chegando no terminal de Jacumã, você encontra ônibus e vans que vão até diversas praias da região, inclusive a de Carapibus.
22. Praia de Coqueirinho
Localizada a uns 30 quilômetros de distância de João Pessoa, ainda na cidade de Conde, fica a Praia de Coqueirinho. Coqueirinho é um dos pontos turísticos de João Pessoa e região mais famosos. Basta dizer que essa praia é considerada a mais bonita da Paraíba e uma das melhores do Brasil.
A Praia do Coqueirinho possui um visual incrível. Águas azul esverdeadas, areia clarinha e vários coqueiros, que trazem um ar tropical irresistível. Mas não é só a beleza que faz dessa praia um lugar imperdível. A região conta com inúmeras atrações que valem a pena conhecer.
Ali, na Praia de Coqueirinho, há piscinas naturais incríveis, onde é possível mergulhar e relaxar nas águas calmas. Com uma máscara de snorkel, é possível ver os peixes nadando. Por ali também há falésias com solo avermelhado. Essas falésias formam cenários incríveis, contrastando com o azul do mar.
Outra forma de curtir a região é fazer um passeio de buggy, que você pode alugar nos restaurantes da praia. Além de ser uma forma perfeita para conhecer a grande extensão da praia e dos arredores, é um passeio super divertido.
Por fim, em Coqueirinho há também alguns mirantes, de onde se pode ver toda a beleza da praia. Não deixe de subir até o Dedo de Deus, um dos pontos mais altos da região, para tirar fotos.
Para chegar, você pode pegar ônibus ou vans que saem do terminal de Jacumã.
23. Praia de Tambaba
Tambaba é uma das praias mais famosas da região de João Pessoa, por ser a primeira praia de nudismo do Brasil e a única do estilo no Nordeste. A Praia de Tambaba se transformou em praia de nudismo em 1991. Desde então, atrai praticantes de naturismo de todo o país.
Além disso, Tambaba é uma das praias mais bonitas da Paraíba. O mar azul esverdeado é cercado por lindas formações rochosas e uma vegetação incrível. A região é uma área de proteção ambiental. Por isso, conta com matas bem preservadas, que dão um toque especial ao lugar.
Mas, se você ficou com vontade de visitar esse paraíso, mas não quer praticar naturismo, não tem problema. A praia possui uma área aberta, não voltada para o nudismo. Essa parte recebe visitantes dos mais diversos perfis, inclusive famílias com crianças. Portanto, não se preocupe, porque Tambaba também é um ambiente familiar.
Apesar de ser uma praia mais roots, se comparada com várias outras da região, em Tambaba você encontra uma boa estrutura turística, alguns bares e restaurantes.
Para chegar em Tambaba, você pode pegar ônibus e vans que saem do terminal de Jacumã.
VIAGEM MARCADA E AINDA NÃO SABE ONDE FICAR EM JOÃO PESSOA?
Não se preocupe! Eu pesquisei para você os melhores hotéis, considerando os meus próprios critérios de avaliação.
Pousada com melhor custo-benefício:O Portuga Pousada |Thematic Pousada |Pousada Tambaú.
Hotel com melhor custo-benefício:Guarany Hotel Express |One Hotel |JR Hotel.
Hotel de Luxo:Laguna Praia Hotel |Xilo Design Hotel |LS Hotel.
Hostel:Manaira Hostel |Slow Hostel.
Se você desejar, pode clicar aqui e conferir mais ofertas de hospedagem em João Pessoa.
Dicas para os viajantes de João Pessoa
Como você deve ter notado, as principais atrações da cidade são as praias e as piscinas, mas há alguns pontos bem interessantes dentro da cidade também. Para otimizar seu tempo, você pode fazer um City Tour pela cidade.
Esse passeio passa pelos principais pontos dentro da cidade: a Estação Cabo Branco, o farol e a Ponta dos Seixas, percorre todo Centro Histórico e faz uma parada no Mercado de Artesanato.
Em relação aos passeios mais afastados do centro, você pode chegar de ônibus, através das linhas que eu citei. Mas a forma mais fácil é contratando agências de turismo. Os preços variam de acordo com a empresa e a época do ano. Mas os passeios aos pontos mais procurados, como as piscinas, Areia Vermelha e Praia do Jacaré giram em torno de R$ 40 a R$ 50.
Para as praias de Conde, há pacotes que incluem diversas praias, o que é uma boa opção para quem gosta de desbravar, de conhecer o máximo possível de lugares. Mas a melhor forma mesmo de conhecer as praias da região metropolitana é alugando um carro. Assim, você terá mais flexibilidade de horários e poderá escolher onde quer ir.
De carro você também vai poder explorar o litoral paraibano, conhecer as praias mais distantes. O litoral da Paraíba é um dos menores do Brasil, mas é dono de belezas inigualáveis. Agora que você já conhece um pouco mais dos pontos turísticos de João Pessoa, não perca mais tempo. Se você quer aproveitar tudo isso antes que a cidade seja invadida por turistas, agora é a hora.
Uma das cidades mais antigas do Brasil, com um dos litorais mais belos, com uma das melhores estruturas e bons preços, João Pessoa tem tudo para agradar até mesmo os turistas mais exigentes.
Planeje sua viagem para João Pessoa
Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.
Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.
É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.
Evite os famosos perrengue chique e compre todos os passeios com antecedência, reservando eles pela nossa parceira Civitatis.
O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.
Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.
Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.
A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação.