Pontos Turísticos de Maceió: 23 principais lugares para visitar

DestinoBrasilPontos Turísticos de Maceió: 23 principais lugares para visitar

Chegou a hora de conhecer a cidade com a orla mais bonita do Brasil: trata-se da maravilhosa capital alagoana, conhecida como o Caribe Brasileiro. Seguem abaixo 23 pontos turísticos de Maceió, que vão te surpreender e fazer você correr para marcar sua próxima viagem.

Uma das características que fazem de Maceió um lugar apaixonante é que as praias centrais são maravilhosas. Diferentemente de outras grandes cidades, em que é preciso andar muito para curtir um bom mergulho, em Maceió você já sai do hotel de cara com uma praia mais linda que a outra.

Protegidas por corais, as praias da cidade geralmente possuem água morna e poucas ondas, sendo ideais para todas as idades. E também uma cor azul-esverdeada que não perde em nada para as praias do Caribe.

Ao visitar Maceió você não pode deixar de conhecer um pouquinho do litoral de Alagoas. Dentro da cidade há ótimas praias, mas as melhores mesmo não ficam em Maceió, e sim nos municípios da região metropolitana.

Por isso, vale a pena alugar um carro ou contratar uma agência de turismo para conhecer esse litoral. Principalmente a cidade de Paripueira, ao norte, e as cidades de Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e Roteiro, ao sul, que distam no máximo 40 quilômetros de Maceió.

Se você gosta de explorar os destinos e quer conhecer Maceió além das praias, fique tranquilo. A cidade possui diversas outras atrações, com muita cultura, arquitetura histórica e uma natureza exuberante.

Tendo isso em mente, chegou a hora de planejar sua viagem. Abaixo estão os pontos turísticos de Maceió que você não pode esquecer de colocar em seu roteiro.

 1. Praia de Pajuçara

Praia de Pajuçara | Pontos Turísticos de Maceió
Praia de Pajuçara | Pontos Turísticos de Maceió

A orla de Maceió é considerada a mais bonita do Brasil. E as principais praias urbanas da cidade são Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca.

Dessas, a mais movimentada é a de Pajuçara. Considerada um dos pontos turísticos de Maceió mais visitados, essa praia é ideal para curtir com a família toda.

Isso porque, se a praia é muito movimentada, o mar é super calmo. Ali pertinho da costa há grandes recifes de corais que, além de formar lindas piscinas naturais, quebram as ondas vindas do oceano.

O resultado é um mar bem calminho, com poucas ondas, e água com uma temperatura agradável. Isso faz essa praia ser o local perfeito para todas as idades.

No entanto, a praia nem sempre é adequada para banho. Vale a pena conferir o relatório de balneabilidade, que você pode acessar aqui.

Pajuçara é uma das partes mais bonitas da orla de Maceió. A região possui prédios baixos, o que dá uma aparência mais limpa e uma impressão mais arejada à paisagem.

O mar, como em toda Maceió, é de um azul incrível, e a areia é bem clarinha. Para completar, palmeiras dão um toque especial e transformam esse lugar em um verdadeiro paraíso tropical urbano.

CLIQUE AQUI para encontrar os melhores passeios em Maceió

 2. Piscinas Naturais de Pajuçara

Piscinas Naturais de Pajuçara | Pontos Turísticos de Maceió
Piscinas Naturais de Pajuçara | Pontos Turísticos de Maceió

Se o mar da praia de Pajuçara já é lindo, então se prepare para vê-lo ainda mais incrível. Pertinho dessa praia, a poucos quilômetros da costa, há um conjunto de recifes que formam piscinas naturais realmente imperdíveis.

As piscinas de Pajuçara são um verdadeiro spa natural. A água quentinha, sem ondas e de um azul surpreendente vai fazer você passar momentos relaxantes em alto mar.

Além disso, a vista dali é fantástica. Das piscinas naturais você vai ter uma vista belíssima da orla de Pajuçara e de Cabo Verde, de um ângulo totalmente diferente.

Uma das atividades favoritas nessas piscinas é flutuar com snorkel, para visualizar os peixes. Esses recifes formam um verdadeiro aquário natural, com grande beleza marinha.

Se der fome ou sede, a região possui alguns bares flutuantes, que funcionam em barcos. Tomar uma bebida gelada dentro de uma piscina em pleno mar é uma experiência que você não pode perder.

Em Pajuçara, há diversas embarcações que fazem o trajeto. Você pode se informar lá mesmo, com os donos das embarcações, e marcar o seu passeio.

Diversas barracas de praia também oferecem o passeio. A barraca Lopana, na praia de Cabo Verde, possui um catamarã que faz o trajeto.

Os preços variam entre R$ 30 a R$ 50. Lembrando que o passeio só acontece durante a maré baixa, então esteja atento a tábua de marés para não correr o risco de perder essa atração.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Maceió

 3. Feira de Artesanato de Pajuçara

Alagoas é nacionalmente conhecida pelo seu artesanato. Os produtos dos artesãos do estado são muito bonitos, e encantam pelo colorido e pela diversidade.

O mais famoso desses produtos, que já se tornou um símbolo de Maceió e de Alagoas, é o bordado filé. A importância deste bordado é tão grande que seu modo de produção tradicional foi tombado como patrimônio imaterial de Alagoas.

O bordado filé se assemelha um pouco à uma rede de pesca, e possui cores muito intensas. Com ele, é possível fazer de quase tudo: roupas, toalhas de mesa, roupa de cama e objetos decorativos.

Um dos melhores lugares para comprar o bordado filé, e também outros tipos do artesanato local, é na Feira de Artesanato. Essa feira fica bem na orla da Praia de Pajuçara, muito fácil de achar.

Lá, é possível encontrar diversos vendedores com uma grande diversidade de produtos e bons preços. Além do mais, se você pretende comprar muita coisa, é possível pechinchar e conseguir descontos.

Você vai viajar? Você sabe se seu plano de saúde tem cobertura nacional?

Diversos convênios médicos não oferecem cobertura fora da sua região! Não viaje preocupado! Contrate um Seguro Viagem Nacional para que tenha assistência médica e odontológica, seguro de bagagem extraviada, assistência jurídica e mais um tanto de benefícios.

Fazer Cotação

 4. Pavilhão do Artesanato

Um das lojas do Pavilhão do Artesanato | Pontos Turísticos de Maceió
Um das lojas do Pavilhão do Artesanato | Pontos Turísticos de Maceió

Também em Pajuçara, a poucos metros da Feira, fica o Pavilhão do Artesanato, um dos mais importantes pontos turísticos de Maceió. Os produtos são bem semelhantes aos da Feira, tendo como principal destaque o bordado filé.

Se você tiver tempo e interesse em artesanato, vale a pena visitar os dois; caso contrário, pode escolher ir em apenas um. Ir em pelo menos um é obrigatório, porque é indispensável pelo menos passar para conhecer uma das mais belas tradições de Alagoas.

O Pavilhão do Artesanato é bem maior que a Feira, e possui mais variedade de produtos e mais opções de vendedores. Vá com um pouco de tempo, para olhar com calma, e leve dinheiro, porque vai ser difícil resistir à tentação de comprar lembranças para todos os conhecidos.

Os preços são bem em conta, e é possível pechinchar. Uma boa ideia é visitar tanto o Pavilhão quanto a Feira, para comparar os preços e fazer o melhor negócio.

 5. Praia de Ponta Verde

Praia de Ponta Verde| Pontos Turísticos de Maceió
Praia de Ponta Verde| Pontos Turísticos de Maceió

Pertinho de Pajuçara fica a Praia de Ponta Verde, considerada um dos mais famosos pontos turísticos de Maceió. Para falar a verdade, não há uma separação exata entre Ponta Verde e Pajuçara, uma sendo uma espécie de continuação da outra.

Sendo assim, é claro que Ponta Verde possui as mesmas características da praia anterior: águas bem calmas e super cristalinas, sendo ideal para todas as idades.

Ponta Verde é considerada a praia urbana mais bonita de Maceió. E não é para menos: o mar azul cristalino, a areia clarinha e muitas palmeiras tornam esse lugar um dos mais paradisíacos da cidade.

Mas Ponta Verde não é uma praia apenas para contemplar não. O mar ali é protegido por corais, que impedem as ondas do oceano de chegar à praia e, de quebra, formam piscinas naturais incríveis na maré baixa.

Isso faz com que a praia seja bem tranquila, com água morna e sem ondas, principalmente quando a maré está abaixo de 0.3. Nesses momentos, é possível ir andando até o Farol de Ponta Verde, sobre o qual eu vou falar no tópico abaixo.

Além disso, na orla de Ponta Verde você encontra barracas e quiosques para todos os gostos. Inclusive duas das mais famosas da cidade, a Kanoa Beach Bar e a Lopana, de onde sai um catamarã para as piscinas naturais de Pajuçara.

É na Praia de Ponta Verde também que fica o letreiro Eu Amo Maceió. Não se esqueça de parar por ali para tirar algumas fotos.

 6. Farol de Ponta Verde

Farol de Ponta Verde| Pontos Turísticos de Maceió
Farol de Ponta Verde| Pontos Turísticos de Maceió

Um dos pontos turísticos de Maceió mais conhecidos, o Farol de Ponta Verde é uma visita obrigatória na cidade. O farol fica a apenas 1 quilômetro da orla de Ponta Verde, no meio de recifes e bancos de areia.

O farol começou a ser construído em 1922, mas sua estrutura atual só foi concluída em 1950. Possui mais de dez metros de altura, pintado nas cores vermelho e branco.

Quando a maré está bem baixa, é possível ir até o farol caminhando, andando por cima dos recifes. Ao longo do trajeto, surgem pequenas piscinas naturais, com água morna e bem tranquila.

Vá com calçados confortáveis, nunca descalço, pois andar sobre os recifes pode machucar os pés. Se for direto, a caminhada dura em torno de 5 minutos, mas como o legal é ir parando nas piscinas, para nadar e contemplar os peixes, reserve mais tempo.

Mas preste muita atenção na tábua de marés, pois só é possível ir até o farol na maré baixa. De preferência, quando ela está abaixo 0.3.

De perto do farol, é possível ver de longe a fantástica orla de Ponta Verde, que, como eu disse, é a praia urbana mais bonita de Maceió. Portanto, capriche nas fotos.

 7. Praia de Jatiúca

Praia de Jatiúca | Pontos Turísticos de Maceió
Praia de Jatiúca | Pontos Turísticos de Maceió

Para completar o trio de praias centrais de Maceió, não deixe de conhecer também Jatiúca. Apesar de ficar bem pertinho de Ponta Verde e Pajuçara, Jatiúca é um pouco menos movimentada.

Por isso, essa praia é uma ótima opção caso você esteja querendo relaxar em um ambiente bem tranquilo, com poucas pessoas. O legal em Maceió é que você pode curtir uma praia quase vazia na região central da cidade. 

Mas, se a praia tem pouco movimento de pessoas, ela tem o mar agitado. Diferente das outras praias que vimos até agora, a Praia de Jatiúca não é protegida por recifes, e por isso tem muitas ondas.

Portanto, se você não quer se aventurar, convém mais ficar só na areia. A região tem um visual incrível, e a orla possui bares, restaurantes e quiosques.

Os bairros de Jatiúca, Pajuçara e Ponta Verde possuem a melhor rede hoteleira e a melhor estrutura turística da cidade. Se você optar por se hospedar em um deles, estará perto de praticamente tudo e terá uma vista deslumbrante dessas praias de sua janela.

 8. Museu da Imagem e do Som

Na Praça Dois Leões, no coração do histórico bairro de Jaraguá, fica o Museu da Imagem e do Som. Considerado um dos museus mais interessantes da cidade, vale a pena reservar um tempinho para conhecê-lo.

Esse museu é perfeito para quem gosta de história. Em seu acervo, há fotografias, vídeos e diversos outros materiais audiovisuais que retratam um pouco da história da cidade e do estado.

Depois de conhecer um pouco a cidade, uma coisa bem interessante é visitar esse museu e ver como era a cidade nos tempos antigos. Pelas fotografias, você vai poder conhecer como eram os pontos turísticos de Maceió no início dos anos XX.

Além desse acervo, o museu guarda também uma surpresa, que se encontra ao lado do prédio. Trata-se da Estátua da Liberdade. Isso mesmo, Maceió possui uma Estátua Liberdade, e original, ainda por cima!

Segundo a tradição, há três Estátuas da Liberdade originais, idênticas, mas de dimensões diferentes, feitas pelo escultor Frédéric Auguste Bartholdi. A de Nova York, que é a maior, uma que se encontra na França, e a outra, em Maceió.

Há quem desminta essa história, dizendo que a estátua de Maceió não passa de uma réplica, feita por uma indústria francesa. De qualquer forma, o fato é que, original ou réplica, a estátua está lá, do lado do museu, e merece uma visita.

A entrada é gratuita.

 9. Museu Théo Brandão

Museu Théo Brandão | Pontos Turísticos de Maceió
Museu Théo Brandão | Pontos Turísticos de Maceió

Os pontos turísticos de Maceió vão muito além das praias. Quando você estiver na cidade, vale a pena reservar um tempinho para conhecer os pontos históricos e culturais da cidade.

O Centro e o Bairro Jaraguá possuem diversos casarões antigos, de grande beleza arquitetônica. Um deles, que fica no Centro, é o Museu Théo Brandão, especializado em folclore e arte popular.

O museu fica num palacete maravilhoso, construído no século XIX. Só pela arquitetura já valeria a pena a visita.

Mas o acervo do museu é igualmente interessante. O espaço reúne um pouco de toda a rica cultura alagoana, como esculturas de mestres santeiros, como o famoso Mestre Vitalino, artesanato e informações sobre músicas e danças populares.

Uma volta pelo museu é uma forma fácil e rápida de conhecer quase toda a produção cultural de Alagoas sem sair da capital. E, também, uma forma de levar um pouco do estado para casa: o museu conta com uma lojinha de artesanato, onde é possível comprar belas peças por preços acessíveis.

A entrada é gratuita.

 10. Catedral Metropolitana

Catedral Metropolitana | Pontos Turísticos de Maceió
Catedral Metropolitana | Pontos Turísticos de Maceió

Quando você estiver conhecendo o centro de Maceió, vale a pena dar uma parada na Catedral Metropolitana. Essa é a igreja mais importante da cidade, e um dos pontos turísticos de Maceió mais interessantes.

Foi construída no século XIX, projetada por um arquiteto francês. Sua arquitetura segue o estilo neoclássico, inspirado nas igrejas europeias do período.

Um dos destaques da sua fachada é a grande escadaria, que dá acesso à porta principal. No interior, o que chama a atenção são os vitrais e os afrescos representando cenas bíblicas.

A Catedral Metropolitana é considerada um dos principais patrimônios da cidade. É uma das construções mais bonitas de Maceió, bem como um de seus monumentos históricos de maior importância.

A entrada é gratuita.

 11. Mirante São Gonçalo

Mirante São Gonçalo | Pontos Turísticos de Maceió
Mirante São Gonçalo | Pontos Turísticos de Maceió

Se Maceió tem a orla mais bonita do Brasil, nada melhor do que um mirante para vê-la do alto. Por isso, não deixe de conhecer o Mirante São Gonçalo, um dos pontos turísticos de Maceió imperdíveis.

Apesar de ter uma estrutura bem simples, visitar esse mirante é mais do que recomendado por causa da vista. A paisagem que se tem dali é realmente deslumbrante.

Dali é possível ver boa parte do centro histórico da cidade e a região do porto. O mar, visto lá de cima, apresenta um azul maravilhoso.

Se você quer tirar boas fotos de Maceió, o mirante é o seu lugar. A melhor hora de visitá-lo é de manhã bem cedo ou de tardinha, quando a paisagem fica ainda mais fotogênica.

A melhor forma de explorar um novo destino é com a liberdade total!

Faça um cotação na RentalCars, a maior empresa de comparação de Aluguel de Carro, além de você poder pagar em 12 vezes sem juros.

Reserve Agora!!

 12. Museu Palácio Floriano Peixoto

Museu Palácio Floriano Peixoto | Pontos Turísticos de Maceió
Museu Palácio Floriano Peixoto | Pontos Turísticos de Maceió

O Palácio Floriano Peixoto foi a sede do governo estadual durante décadas. Foi construído por volta de 1900, em estilo neoclássico.

O palácio, com sua fachada branca e com os arcos centrais, é considerado a construção mais bonita de Alagoas. Por isso, é claro, não pode ficar de fora dos pontos turísticos de Maceió imperdíveis.

Atualmente, o palácio sedia um museu, que conta a história do estado. O museu possui em seu acervo relíquias e móveis antigos, da época em que o espaço era sede do governo.

O ponto alto do museu são as obras de arte. Ao longo da sua visita você vai poder apreciar quadros de alguns dos mais importantes pintores regionais.

Outra parte bem interessante para você conhecer no museu são as salas dedicadas a Aurélio Buarque de Holanda, o criador do dicionário, e o poeta Lêdo Ivo. São dois intelectuais alagoanos que merecem ser conhecidos.

Na frente do Palácio, há uma bela praça com palmeiras e uma fonte. Esse cenário emoldura muito bem a linda fachada do palácio, e é o espaço perfeito para tirar umas fotos.

A entrada é gratuita.

 13. Pontal da Barra

Considerado um dos bairros mais charmosos de Maceió, o Pontal da Barra é parada obrigatória em sua viagem. Fica um pouco ao sul de Pajuçara, e possui uma das localizações mais privilegiadas da cidade: banhado pelo mar, de um lado, e pela Lagoa Mundaú, do outro.

O Pontal da Barra é um bairro bem simples, que mais parece uma vila de pescadores. Não pense encontrar por aqui luxo ou modernidade, pois o charme do lugar está justamente na simplicidade e na tradição.

Além de ser um lugar bem bonito, o que atrai tantos turistas para esse pequeno bairro de Maceió é o artesanato. O Pontal da Barra é o principal produtor do bordado filé, o tipo de renda que se tornou patrimônio imaterial da cidade.

Você encontra esse tipo de bordado no Pavilhão do Artesanato e na Feira de Artesanato de Pajuçara, mas lá você só vai ver para vender. O lugar onde eles são produzidos é aqui, no Pontal da Barra.

Pelas ruas do bairro, principalmente na Rua das Rendeiras, você vai encontrar diversas lojinhas de artesanato. Mais interessante ainda, você provavelmente vai se deparar com rendeiras sentadas na calçada, criando os bordados do filé do lado de fora de suas casas ou lojas.

Isso faz com que o Pontal da Barra tenha um outro ritmo, típico de cidade pequena, de lugar parado no tempo. A dica é visitar o bairro pela tarde, pois o pôr do sol da Lagoa de Mundaú, que dá pra ver dali, é o mais bonito de Maceió.

Para curtir o pôr do sol bem instalado, boas opções são os restaurantes Maré e Peixarão. Ambos possuem mesas ao ar livre, com uma vista impagável da lagoa Mundaú.

 14. Lagoa Mundaú

Lagoa Mundaú | Pontos Turísticos de Maceió
Lagoa Mundaú | Pontos Turísticos de Maceió

Alagoas significa “terra alagadiça”, ou terra que fica entre lagos. O estado tem esse nome porque em seu território há algumas lagoas muito importantes, como a Lagoa do Roteiro, que veremos abaixo, e a Lagoa de Mundaú, que fica pertinho do centro da cidade.

Como se não bastassem as praias maravilhosas e o mar incrível, Maceió conta com a Lagoa Mundaú, considerada um dos pontos turísticos de Maceió mais bonitos.

Além de passear na orla da lagoa, o que rende fotos incríveis, uma outra forma de curtir essa região é fazendo um passeio de barco. Na orla da lagoa, além do Maré e do Peixarão, há diversos restaurantes, nos quais é possível contratar esse passeio de barco.

Ao redor da lagoa há diversas praias, povoados, vilas de pescadores e manguezais, formando um verdadeiro ecossistema rico em belas paisagens e culturas tradicionais.

Além disso, a Lagoa Mundaú possui nove ilhas, cada uma com uma característica diferente. A mais famosa delas, a de Santa Rita, é a maior ilha lacustre do Brasil.

Outra ilha bem interessante é a Ilha do Carlito, que possui uma barraca de praia, onde os passeios geralmente fazem uma parada. No entanto, o passeio das 9 ilhas é longo e costuma ser cansativo.

Outra opção é alugar uma lancha e fazer o passeio seguindo o roteiro que você quiser. Assim, você tem mais liberdade para ficar o tempo que achar melhor e ir nos lugares de seu interesse.

E, como dito acima, um programa que você não pode perder na Lagoa de Mundaú é o pôr do sol. Escolha um restaurante na orla, ou, se preferir, sente-se em algum gramado, ou na calçada mesmo, para apreciar o espetáculo do sol se pondo por trás da lagoa.

 15. Parque Municipal

Para quem quer conhecer um outro lado de Maceió, além das praias, o Parque Municipal é uma boa opção. Considerado um dos mais procurados pontos turísticos de Maceió, esse é o melhor lugar da cidade para entrar em contato com a natureza.

O Parque Municipal é uma importante área de proteção ambiental da Mata Atlântica. Lá, você vai poder conhecer um pouco da flora e da fauna riquíssimas da região, e se encantar com as belezas de uma floresta intocada, que fica dentro da cidade.

O parque conta com 5 trilhas de diversos tamanhos e dificuldades. Ao longo de todas elas, você vai se sentir quase perdido em uma floresta.

Além das belas paisagens e dos diversos tipos de plantas, no parque você vai encontrar diversos tipos de animais, como macacos, jacarés e inúmeras espécies de pássaros.

Entrada gratuita. Ônibus – linha 709 (passa em Ponta Verde).

 16. Praia da Cruz das Almas

Praia da Cruz das Almas | Pontos Turísticos de Maceió
Praia da Cruz das Almas | Pontos Turísticos de Maceió

Ainda na região central da cidade, um pouco ao norte de Jatiúca, fica a Praia da Cruz das Almas. Apesar dessa praia e seu bairro terem visto o movimento crescer, com uma estrutura turística cada vez maior, a região é ainda bastante tranquila.

Essa praia é perfeita se você quer relaxar numa praia bem vazia, sem deixar de usufruir de todo o conforto que uma praia urbana pode oferecer.

Cruz das Almas possui ondas fortes, sendo adequada para a prática de surfe. Se sua intenção é apenas relaxar, a melhor escolha é ficar apenas na areia.

O visual da praia é incrível. A areia quase sempre vazia, com pouco movimento, é enfeitada por altas palmeiras e um mar de um azul super cristalino.

Você pode curtir um pouco e tirar umas fotos da Cruz das Almas quando estiver a caminho para as famosas praias do norte da cidade, que veremos a partir de agora.

 17. Ipioca

Ipioca | Pontos Turísticos de Maceió
Ipioca | Pontos Turísticos de Maceió

Ipioca é uma das praias mais famosas de Maceió, e é uma parada obrigatória no litoral norte da cidade. Fica a aproximadamente 20 quilômetros do centro, já pertinho do município vizinho, Paripueira.

Apesar de ser um dos mais bonitos pontos turísticos de Maceió, Ipioca é bem tranquila, e possui pouco movimento. O visual é de um verdadeiro paraíso tropical: o mar é bem calminho, e na maré baixa surgem piscinas naturais com águas ainda mais calmas.

A areia é bem clara, e a orla é repleta de palmeiras. A praia não conta com quiosques, não possui quase nenhuma estrutura turística, o que faz dela um ambiente praticamente intocado.

Por não ter nenhuma estrutura, é melhor você levar comida, bebida e guarda-sol. Ou, caso prefira, pode conseguir tudo isso em algum dos poucos beach clubs da região, que cobram por day use.

O mais famoso beach club não só de Ipioca, mas de toda Maceió, é o Hibiscus. O clube conta com uma estrutura maravilhosa, com piscina, bar, restaurante e, é claro, um visual deslumbrante para a praia e o mar de Ipioca.

É uma boa opção para curtir essa praia maravilhosa sem precisar trazer tudo do hotel. O valor do day use é R$ 50.

Para chegar a Ipioca, basta seguir a rodovia AL-101 na direção norte. Se você estiver sem carro, pode pegar o ônibus 223, que sai de Ponta Verde, ou contratar uma agência. 

Não perca tempo e evite filas da rodoviária!
Compre online sua passagem de ônibus para qualquer lugar do Brasil.

Reserve na ClickBus

 18. Paripueira

Paripueira | Pontos Turísticos de Maceió
Paripueira | Pontos Turísticos de Maceió

Depois de conhecer Ipioca, você pode dar uma esticadinha até Paripueira, uma cidade da região metropolitana de Maceió. A praia central da cidade é simplesmente imperdível.

Diferentemente de Ipioca, a praia de Paripueira oferece uma estrutura bem mais completa. Na praia há diversos quiosques, e é possível alugar guarda-sol e cadeiras por ali.

Mas, no visual, Paripueira é bem semelhante a Ipioca. Mar calmo, poucas ondas, água super cristalina e areia clara fazem dessa praia uma das mais bonitas da região.

Um dos grandes atrativos de Paripueira são as piscinas naturais. Possui menos movimento que as piscinas de Pajuçara, por exemplo.

Pouco movimento é um dos requisitos para que um passeio às piscinas seja perfeito. Com menos pessoas nadando, a água fica bem mais tranquila e a visibilidade maior.

Nadar entre os corais, em trechos de água quentinha e sem ondas, é uma das experiências que você precisa ter em Paripueira. A água é tão límpida que é possível ver os peixes, como se fosse um aquário natural.

Além disso, a cidade de Paripueira oferece outras praias que vale a pena visitar se você dispor de mais tempo. Dentre elas, as mais próximas são a Costa Brava e a Praia Sonho Verde.

 19. Centro Histórico de Marechal Deodoro

Depois de conhecer o litoral norte, como a Praia de Ipioca e a cidade de Paripueira, é hora de dar uma volta pelo litoral sul, que esconde algumas das mais belas praias da região. A primeira parada é a cidade de Marechal Deodoro, que fica a aproximadamente 25 quilômetros de Maceió.

Marechal Deodoro é a antiga capital do estado. Foi fundada por volta de 1611, pelos portugueses, e ainda guarda, em seu Centro Histórico, construções e monumentos dessa época.

Foi nessa cidade que nasceu Marechal Deodoro, o proclamador da república e primeiro presidente do Brasil. A princípio, a cidade se chamava Vila Madalena do Sumaúma, tendo sido rebatizada no século XX em homenagem ao seu ilustre personagem.

Ao longo das ruazinhas estreitas, você vai se encantar com charmosas construções dos séculos XVII e XVIII. As ruas de paralelepípedo são uma graça, e as casas super coloridas formam um charmoso fundo para suas fotos.

Além de bater perna, você precisa conhecer alguns pontos da cidade. Por exemplo, visitar o museu Casa de Marechal Deodoro, onde você vai aprender mais sobre a vida de um dos personagens mais ilustres da história brasileira.

Não deixe de conferir também o conjunto de Santa Maria Madalena, na praça João XXIII. Nesse complexo arquitetônico, há duas igrejas do período colonial, uma construída para os brancos, e outra para os escravizados.

Marechal Deodoro é conhecida também pelos doces e pelos bordados filé. Ao passear pelas simpáticas ruazinhas, você vai encontrar diversos estabelecimentos que vendem diversos tipos de doces e de artesanato.

A cidade fica a apenas 20 quilômetros de Maceió. Para chegar, basta pegar a rodovia AL-101 e seguir a sinalização.

É possível chegar a Marechal Deodoro e à Praia do Francês de ônibus. Basta pegar o ônibus Marechal Deodoro-Maceió (Via Francês) na rodoviária da capital. Você pode consultar o quadro de horários aqui.

 20. Praia do Francês

Praia do Francês | Pontos Turísticos de Maceió
Praia do Francês | Pontos Turísticos de Maceió

O turismo de Marechal Deodoro não vive apenas de história. É na cidade que fica uma das praias mais famosas de Alagoas, a Praia do Francês.

A praia possui esse nome porque, no período colonial, a região era muito atacada por piratas franceses. Possui as características típicas do litoral alagoano, que já foram descritas acima: água de uma tonalidade incrível, mar calmo, poucas ondas e areia clara.

O diferencial da Praia do Francês é que, não muito longe da praia, há uma barreira de corais, semelhante a um dique ou um quebra-mar natural. Essa barreira protege a praia das ondas que vem do mar aberto.

Por isso, a Praia do Francês é uma das mais calmas da região, e é frequentada por famílias inteiras. A praia é um dos principais redutos de finais de semana, sendo procurada tanto por turistas quanto por moradores de Maceió.

Sendo assim, vale a pena visitar essa praia durante a semana, quando o movimento é bem menor. Por ser um lugar super turístico, na praia você encontra tudo o que é necessário para passar um dia inteiro por ali.

Uma boa forma de curtir a Praia do Francês é fazer mergulhos nas piscinas naturais, ou praticar esportes aquáticos. Kite, windsurf e passeios de barco são muito procurados, e você pode alugar o equipamento ou comprar os passeios nas barracas da praia.

 21. Praia de Barra de São Miguel

Praia de Barra de São Miguel | Pontos Turísticos de Maceió
Praia de Barra de São Miguel | Pontos Turísticos de Maceió

Um pouco ao sul de Marechal Deodoro, fica uma outra cidade, chamada Barra de São Miguel. Sua principal atração é a praia de mesmo nome, considerada um dos pontos turísticos de Maceió e região indispensáveis.

A Praia de Barra de São Miguel possui todas aquelas características típicas do litoral alagoano, como o mar bem azul e poucas ondas. Mas a Barra de São Miguel, como a Praia do Francês, é protegida por uma barreira de corais, o que a transforma num lugar incrível.

Isso porque esses corais impedem que as ondas do oceano cheguem até a praia. Nesse trecho, da praia até a barreira de corais, o mar de Barra de São Miguel se parece com uma piscina: sem ondas, água morna, bem rasa, e com um azul-esverdeado deslumbrante.

Essas características fazem dessa praia um dos principais destinos para toda a família. Se você estiver com crianças, ou se você quer relaxar, Barra de São Miguel é uma parada obrigatória.

Apesar da cidade de Barra de São Miguel ser bem pequena, ali na orla você encontra uma boa oferta de bares, restaurantes e hotéis. 

Barra de São Miguel fica a uns 10 quilômetros de Marechal Deodoro, e a apenas 35 de Maceió. Para chegar é muito fácil, basta continuar seguindo a AL-101.

Você pode também pegar o ônibus Barra de São Miguel-Maceió na rodoviária de Maceió. O quadro de horários você encontra aqui.

 22. Praia do Gunga

Praia do Gunga | Pontos Turísticos de Maceió
Praia do Gunga | Pontos Turísticos de Maceió

Um pouco mais ao sul fica a Praia do Gunga, considerada um dos mais famosos pontos turísticos de Maceió e região. Para você ter uma ideia, a Praia do Gunga é considerada uma das praias mais lindas do país.

Essa praia fica onde a Lagoa do Roteiro deságua no mar. Essa mistura de água doce e salgada é responsável pela cor do mar ali: um azul turquesa tão intenso que parece photoshop.

A Praia do Gunga é perfeita para todas as idades. Quem gosta de ondas e quer praticar esportes, vai curtir o mar da região; quem prefere um banho mais tranquilo, pode relaxar nas águas da lagoa.

A cor incrível da água é real, e fica ainda mais bonita emoldurada pelos coqueiros da praia. A região possui um verdadeiro coqueiral, com dezenas de milhares dessas árvores, o que é perfeito para se proteger um pouco do sol.

Para ver a beleza dos coqueiros, a melhor dica é ir até o Mirante do Gunga. De lá, é possível ver a vastidão dessa verdadeira floresta de coqueiros e, ao fundo, o mar.

Na parte sul da praia há um grande conjunto de falésias, esculpidas pela força do vento. A terra das falésias é avermelhada, o que cria um contraste com o azul do mar.

Para percorrer as falésias, a melhor opção é alugar um buggy numa das barracas da Praia do Gunga. Além de ser muito divertido e ser uma aventura, o passeio de buggy é a forma mais prática de conhecer essa praia e essas falésias enormes.

Apesar de ficar a mais ou menos 40 quilômetros de Maceió, a Praia do Gunga oferece uma boa estrutura para os visitantes. A praia possui muitas barracas, onde você pode comprar os passeios de buggy ou passeios de barco pelo mar e pela Lagoa do Roteiro.

A Praia do Gunga fica a 15 quilômetros de Barra de São Miguel, basta atravessar a Lagoa do Roteiro, que divide as duas praias. Não é possível chegar até lá de ônibus.

Uma boa opção, caso você dependa de transporte público, é chegar até Barra de São Miguel de ônibus e, de lá, pegar um barco até a Praia do Gunga.

 23. Maragogi

Maragogi | Pontos Turísticos de Maceió
Maragogi | Pontos Turísticos de Maceió

Por fim, se você tem um pouco mais de tempo na cidade, vale a pena conhecer um dos lugares mais procurados de Alagoas e do litoral brasileiro: Maragogi. 

Maragogi é o nome de uma pequena cidade na região norte de Alagoas, mas o nome já se tornou referência para a região, que engloba também as cidades de Japaratinga, ao sul de Maragogi, e São José da Coroa Grande, ao norte, já no estado de Pernambuco.

Essa região, que faz parte da chamada Costa dos Corais, apresenta praias paradisíacas. É conhecida popularmente como o “Caribe Brasileiro”, pois possui um mar de uma cor incrível, que mistura azul turquesa com verde.

Geralmente, as praias de Maragogi possuem bancos de areia e recifes de corais. Na maré baixa, surgem grandes extensões de água rasinha e bem calma, sem ondas, com aquela cor surpreendente.

Não deixe de visitar a Praia de Barra Grande, provavelmente a mais movimentada da região. É nessa praia que fica o Caminho de Moisés, um banco de areia que surge na maré baixa, e que forma uma espécie de caminho até as piscinas naturais.

Outra praia imperdível é a de Antunes, emoldurada por uma grande quantidade de coqueiros. Nessa praia tem aquelas típicas redes dentro da água, em que é possível cochilar e curtir o mar ao mesmo tempo.

Dentre as atividades mais legais para se fazer na região, as mais interessantes são os passeios de barco e de lancha, as visitas às piscinas naturais e as bikes aquáticas. Essas bikes são uma mistura de lancha e bicicleta, em que é preciso pedalar para se locomover no mar.

Além disso tudo, há diversas outras praias para conhecer e muitas atividades para fazer em Maragogi. São quilômetros de praias lindas, em meio a paisagens simplesmente deslumbrantes.

Para conhecer devidamente Maragogi, reserve dois ou três dias. No entanto, se você não tiver esse tempo disponível, é possível conhecer um pouco de suas atrações em um dia, em um bate-volta.

Maragogi fica a aproximadamente 130 quilômetros de Maceió, e para chegar até lá, basta seguir a AL-101.

CLIQUE AQUI para encontrar os melhores passeios em Maragogi

 Dicas para os viajantes de Maceió

Para curtir o mar com aquele azul maravilhoso, fique atento nas datas. O mar fica com aquela cor fabulosa das fotos nos meses secos, entre setembro e março.

E, para curtir as piscinas naturais e praias com poucas ondas, escolha as semanas de lua cheia e de lua nova, quando a maré muda mais.

Para conhecer Ipioca, Paripueira e praias da região norte, um dia é suficiente. O mesmo tempo também é suficiente para conhecer as praias do sul, como a do Francês, Barra de São Miguel e a do Gunga.

Mas, para curtir sem correria, é necessário alugar um carro. Apesar de ser possível ir de ônibus, é bem mais prático fazer esses deslocamentos de carro.

Em relação aos deslocamentos dentro do perímetro urbano de Maceió, a melhor opção é chamar um táxi ou carros de aplicativo. É possível fazer os trajetos com transporte público, mas perde-se um pouco de tempo esperando os ônibus.

E tempo é uma coisa que você não quer perder em Maceió. Numa cidade como essa, com esse litoral e essas praias, você vai querer aproveitar cada minuto ao máximo.

Prepare-se para uma ótima viagem. Pois Maceió, além de ser uma cidade linda, é uma cidade muito receptiva, famosa pela alegria e hospitalidade de seu povo.

 Planeje  sua viagem para Maceió

Após um turbilhão de informações no decorrer desse post, vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Para planejar uma viagem, começo sempre pela hospedagem. Quando minha intenção é descanso e curtir o hotel vou de Zarpo. Se for um passeio onde quero aproveitar todas as experiências da cidade, prefiro o Booking.

É tão recomendável que chega a ser obrigatório. O seguro viagem tem muitos pontos positivos, mas o principal para mim são os cuidados relativos à saúde, você pode entender mais sobre o assunto no artigo “Porque contratar um seguro viagem nacional?” ou fazer cotação através do Seguros Promo.

#FicaAtivoNoCupom: até o dia 14/12/2020 o Seguros Promo está com uma promoção única de 15% de desconto em todos os planos de seguro viagem usando o cupom BRASIL. Ah! E pagando via boleto bancário você tem mais 5% de desconto.

Para evitar os famosos perrengue chique, eu prefiro fechar todos os meus passeios com antecedência, reservando eles pela nossa parceira Viator.

O aluguel de carro garante a experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars, você consegue comparar preços entre 146 locadoras ao redor do Brasil.

O momento em que vou bater o martelo da data da próxima viagem, utilizo o site que encontro os melhores preços e promoções de passagens áreas: Passagens Promo.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação.

Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
41FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.